18 maio, 2008

A boa dádiva

Queria escrever algo sobre dádivas... Algumas palavras simples, apenas, porque estou a pensar no quanto cada pessoa se esforça para dar o melhor aos que fazem parte do seu grupo de amigos ou à sua família.
Dentro das possibilidades financeiras ou sociais de cada um, há sempre quem escolha o que considera ser o melhor para o seu amigo ou para o seu familiar, se as circunstâncias exigem o gesto de uma oferta: o melhor presente, as melhores palavras, os melhores discursos, o melhor ambiente... No meio de um mundo bélico e desordenado onde as lutas e as dissensões são cada vez maiores, tenta-mos ainda dar alguma coisa boa, útil e agradável que compense, atenue ou minimize a dor, a tristeza ou a necessidade do amigo.
É notável, e não passa despercebido a ninguém, o enorme esforço que os pais desenvolvem, obrigatoriamente, para dar o melhor dos melhores aos filhos! Tudo o que possa contribuir para os fazer felizes, não só no momento presente, mas já antevendo o futuro: boas roupas (às vezes da melhor marca e da última moda), se possível um bom carro, boa educação e o melhor curso que venha, no amanhã, a proporcionar-lhes o melhor ordenado, a melhor carreira profissional. Todos concordamos que isto está certo!
Depois de tantos quefazeres que preenchem o quotidiano e que deixam o seu rasto de fadiga, ainda temos que dar tempo para fazer uma visita levando a dádiva de uma palavra a um amigo necessitado, ou tempo para ajudar os filhos nos trabalhos da escola, numa conversa, num passeio, numa brincadeira, num jogo, numa prova de companheirismo
Estou a falar da dádiva do nosso tempo, sempre tão escasso neste mundo de correrias!...
Vivemos numa era em que o apelo ao consumo de extravagâncias é constante e cada vez maior. Os reclamos chamam a atenção para produtos que surgem novos cada dia e é difícil escapar a essa atracção! O que era ontem... já não será mais amanhã! As novidades sucedem-se sem interrupção e o desejo de possuir novas coisas e ter novas experiências vai incrementar a procura e em contrapartida a oferta — na nossa linha de pensamento, a dádiva.
Nem todas as novidades são coisas boas, é certo. Muitas contribuem para a destruição, mais cedo ou mais tarde; às vezes, tudo não passa de uma mera ilusão que logo se esvai. Já a Bíblia exorta o homem a não gastar o dinheiro mal gasto, naquilo que não é pão... e muitas ilações podemos tirar deste conselho, atentando para ele. Somos ensinados que também não é bom educar os filhos dando tudo, tudo o que eles se lembram de querer! Mas creio que quando os pais dão aos filhos ou os amigos uns aos outros, querem sempre dar uma coisa boa e fazem-no com a melhor intenção! Tenho os meus amigos e também tenho filhos e muitos familiares, e por isso sinto pro-fundamente tudo o que estou a dizer, reflectindo nisto muitas vezes e pedindo a orientação de Deus.
E foi neste ponto que alguns versículos bíblicos, já antes lidos ou ouvidos, vieram à minha mente, tornando-se muito significativos na minha natural preocupação de dar o melhor aos meus filhos ou aos meus amigos.
A Bíblia diz que se nós sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, muito melhor Deus nos sabe dar boas coisas, quando Lhe pedimos, pois Ele tem todo o poder e toda a sabedoria (Mt 7:11). É, então, nossa a responsabilidade de dar aos filhos e amigos o ensino do caminho que os levará à experiência de receber de Deus o maravilhoso e inesgotável presente que Ele tem para dar a cada um dos Seus filhos. Pedi e dar-se-vos-á, também diz a Bíblia! (Lc 11:9). A nossa capacidade é muito limitada, mas a de Deus não é, glória ao Seu Nome!
É legítimo o esforço que fazemos para dar o melhor; também considero humano gostar de receber o mesmo em troca, por que não? Não esqueçamos, porém, — e é pena que às vezes isto aconteça — que só do Senhor vem toda a boa dádiva, porque é
só através d'Ele que nos tornamos pessoas diferentes, especiais, primícias das Suas criaturas, capazes de compartilhar o melhor da vida uns com os outros (Tg 1:17,18).
Deus deu-nos, como dádiva, o melhor que tinha, quando ainda nem éramos Seus amigos e sem que o merecêssemos: o Seu Filho Amado para nos salvar (Jo 3:16). Nunca haverá melhor dádiva do que esta!
Autor do Artigo ,
ELISA CÓIAS

Sem comentários: