01 maio, 2008

APOCALIPSE CAP. 2 e 3

1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos;
3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.
7 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu:
9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.
15 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço.
16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,
28 dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
2 Sê vigilante e confirma o restante que estava para morrer, porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
3 Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre:
8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não o são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
13 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
15 Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!
16 Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),
18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

16 Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),
18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Vamos orar: Senhor. Nós bendizemos o teu nome, exaltamos o teu nome esta noite, e a nossa oração diante de ti neste momento, é que o Senhor nos dê ouvidos para ouvirmos o que o Senhor disse às igrejas e o que o Senhor disse para nós. Oh! Senhor dá-nos ouvidos para ouvir a tua voz, o que o Senhor está querendo dizer conosco nesta hora, em nome de Jesus abre a tua palavra em teu próprio nome. Fala conosco nesta noite. Em nome de Jesus, nós oramos. Amém



Essa segunda parte do Apocalipse, capítulos 2 e 3, vão ser correspondentes àquele verso 19, "as coisas que são hoje, as que estão acontecendo hoje".( 9 Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer:) E você pode estudar estas cartas de várias maneiras. São 7 igrejas na Ásia que foram selecionadas. Existem algumas pessoas que entendem que estas cartas diziam respeito apenas ao contexto da época. Eles procuram analisar, historicamente, o que havia em cada uma destas cidades e assim procurar entender estas cartas. Esta é uma das maneiras de analisar estas cartas, olhando para o passado. Uma segunda maneira de análise, é quando você considera, estas sete igrejas, por serem representativas da totalidade da igreja, elas foram escolhidas pelo Espírito Santo, por representarem o estado da igreja ao longo dos séculos. Você vai ver o aspecto profético de cada uma destas cartas. E ainda uma terceira abordagem pode dizer, a característica de cada uma destas igrejas e o que tem de presente na igreja atual de cada uma destas igrejas. Nós poderíamos analisar de qualquer destas maneiras. E todas elas nos trariam alguma luz. Obviamente nós vamos procurar enfatizar as duas últimas, e não a primeira, que diz respeito a uma análise do eu era a cidade de Éfeso, de Esmirna, ou de Pérgamo na época. É claro que na história, nós temos muitas informações sobre isto, e nós podemos falar sobre isto. Antes de nós entrarmos nas cartas propriamente, podemos ver que todas as cartas tem uma estrutura bastante semelhante. Não sei se vocês notaram. Existem umas partes comuns nestas cartas, que são mais ou menos as seguintes:
A estrutura das cartas, no seu esboço, sempre tem, primeiro, o nome da igreja a quem ela está dirigida, sempre com um mensageiro da Igreja. Depois tem uma identificação de quem fala, que é uma repetição, não sei se você notou daquela visão do Senhor, que nós estudamos no cap. primeiro, para cada igreja, um dos aspectos daquela revelação de Jesus, foi colocado. Você tem depois a identificação de quem fala, com uma repetição de alguma referência à visão referida no primeiro capítulo. Depois você tem um elogio da igreja, um incentivo, e uma reprimenda, de alguma coisa que deveria ser corrigida. Tem depois, uma menção da segunda vinda de Cristo e o seu efeito sobre aquela igreja em particular. Tenho também uma ordem universal para que todas as igrejas ouçam. E por último temos uma promessa ao vencedor. Esta é uma estrutura básica e nem todas as cartas tem estes pontos. Você vai notar que a reprimenda ela não ocorre, em duas das cartas. Na de Esmirna e na Filadélfia. Vamos notar que na hora em que Ele coloca quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas, isto muda. Se você lê onde está esta nas três primeiras cartas, ela é diferente nas quatro últimas. Nas três primeiras não há nenhuma referência à vinda do Senhor, enquanto que nas quatro últimas tem uma referência direta à vinda do Senhor. Se você começa a coletar isto, nós não vamos colocar todos estes argumentos, você vai começar a notar que tem muitas coisas nestas cartas que o Espírito Santo está querendo dizer. Nós temos aqui toda a Bíblia, e no que4 ser refere a igreja, após ao cap. 3 do livro de Apocalipse, você não mais vai encontrar a palavra igreja. Estas são as últimas palavras de Jesus Cristo para a sua igreja. Estas sete cartas., é claro, então, que tem muitas coisas nestas cartas que o Senhor quer dizer. Quando você chega no Cap. 4, não quer dizer que a igreja desapareceu, mas ela mudou de estado, de lugar, mas aqui no cap 2 e 3 nós estamos numa época que é a nossa época. Esta é a carta às igrejas e quem tem ouvido ouça o que o Espírito tem a dizer às igrejas. Que nós tenhamos agora um coração para que o Senhor revele para nós o que Ele tem a nos dizer. Porque são palavras do Senhor para a sua igreja, as últimas palavras. Vamos ver como que nós vamos abordar esta carta.
Eu gostaria de abordá-las, como nós estamos vendo o Apocalipse do ponto de vista profético, e é um livro profético, eu acho que estas cartas tem muito mais do que meramente haver com aquelas cidades da época., Existiam estas cidades? Claro. João escreveu àquelas cidades, mas o Espírito Santo quando estava comandando João para escrever para aquelas sete cidades, o Espírito Santo sabia o que iria acontecer nos séculos vindouros. É claro que o contexto daquelas cidades era importante para aquele momento, mas não para nós hoje. é claro que se você for estudar o que havia em Esmirna, em Tiatira, você vai encontrar alguma coisa que te ajuda a entender a carta. Isto é claro. Nós podíamos até usar algum material para isto, podendo até fazer algumas referências, mas eu diria que talvez não seja este o ponto principal para nós hoje. Precisamos ver o que o Espírito santo queria dizer, porque estas comunidades como as igrejas de Éfeso, de Esmirna, de Pérgamo, etc., elas não existem mais, mas as sete igrejas no que se refere à totalidade das igrejas, você vai encontrá-las por aí. Continua. Pelo menos as quatro últimas. Então sempre que aparece o número sete na Bíblia, especificamente no Apocalipse, o número sete representa um tipo de perfeição, que é um três misturado com um quatro, no caso soma. Por isto é que eu falei que o livro tem muita matemática. E tem mesmo, embora você não precise entender matemática para estudar o Apocalipse. Mas, então, o que é o sete. É o três, mais o quatro. O três vai falar de Deus, das coisas de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, e o quatro sempre vai falar da criação. Sempre. A criação é sempre descrita por norte, sul, leste e oeste. Sempre tem quatro coisas. Vai ser a perfeição no tempo, esta soma. No começo do Apocalipse, esta cheio de sete. Quando você chega no final, não é mais o sete, porque o sete é apenas quatro mais três. No final teremos quatro vezes três. Vamos encontrar o número 12 para tudo quanto é lado no final de Apocalipse. Porque lá você vai chegar à perfeição eterna. Lá a divindade vai estar dentro do homem, e o homem vai estar plenamente unido com Deus. Então é o "The best", o melhor, que estará por vir. Agora, nós estamos experimentando alguma coisa do sete. Alguma coisa deste tempo, mas quando chegar o 12, no final, você vai ver.
Se nós entendermos desta forma, nos temos sete igrejas. Nós vamos dividi-la em três e quatro, ou em quatro e três. No caso das igrejas é claro, que é três e quatro, porque a posição do quem tem ouvido muda nas últimas quatro cartas. A referência a volta de Jesus não existe nas três primeiras cartas, mas existe nas quarto últimas. Quanto às igrejas, é muito fácil. Se você estudar com detalhes, você vai ver que estas igrejas são divididas em três, e mais quatro. Vamos olhar primeiro as três.
Por que é que elas são divididas em três e quatro? É porque, na verdade, do ponto de vista da história, as três primeiras igrejas, a nível de época, elas já passaram. Elas não existem mais. Vamos olhar carta por carta.
A igreja de Éfeso.
Éfeso, significa desejável. Qual é a época da igreja de Éfeso, do ponto de vista profético? A igreja de Éfeso é a igreja apostólica, é a igreja da época dos apóstolos, igreja do primeiro século. Era uma igreja que estava começando, cheia de vida, mas se você olhar na Bíblia, nas cartas dos apóstolos, nas cartas de João, você começa a ver que aquela igreja começou a entrar algum tipo de fermento, de contaminação. Então a carta começa assim: "Ao anjo da igreja em Éfeso". As cartas sempre são dirigidas ao anjo da igreja, ao mensageiro da igreja. 1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas. Este foi um dos aspectos do cap. 1. Jesus tinha na sua mão as sete estrelas. Eu, que tenho as sete estrelas na mão, estou falando para você. Eu que ando no meio dos sete candeeiros, castiçais, de ouro, ou seja Jesus. Essas sete cartas vão nos falar como é que o Senhor vê a igreja. O que é que Ele está olhando na igreja de Éfeso? Boas obras. Conheço as tuas obras, conheço o teu trabalho. Este é o elogio. Naquela parte que nós fizemos o esboço da carta, você vai encontrar o elogio à igreja em Éfeso. A tua obra o teu trabalho e a tua perseverança que não podem suportar o mal, no meio das igrejas, está olhando as igrejas:
2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; Era a igreja da época apostólica, e já estava começando a aparecer pessoas que se diziam apóstolos e a igreja em Éfeso rejeitava, porque eles eram falsos apóstolos. A igreja em Éfeso era firme, era ortodoxa, de doutrina firme, que se apegava à palavra de Deus. Não admitiam falsos apóstolos. Era uma igreja, sob este ponto de vista, elogiável, e o Senhor está fazendo um elogio da igreja. Uma igreja que não tem mistura de doutrinas, que se mantém fiel a palavra de Deus, ao fundamento dos apóstolos, que provava. " e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos" Foi uma igreja que continuou, e por amor do meu nome sofreste (começava a perseguição) e não desfaleceste. Este é o elogio da igreja apostólica, uma igreja que se manteve fiel ao fundamento da palavra de Deus. Mas, na sua ortodoxia, no seu apego a doutrina, a igreja foi se esfriando. E na hora que chega a reprimenda o Senhor disse: 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade, o teu primeiro amor. Há muitas pessoas hoje e no segundo aspecto que eu disse, esta igreja é a apostólica do ponto de vista profético, mas esta característica da igreja, naquela terceira abordagem que eu mencionei ela representa a frieza da ortodoxia. Pessoas que se apegam a letra, mas que não amam. O sentido da vida espiritual é o amor. Foi o tema do nosso primeiro encontro. Agora estudamos profecia, um estudo um pouco diferente daquele. Mas, ele disse àquela igreja que tinha contra ela, que ela havia deixado o seu primeiro amor. Você está muito ortodoxa, muito apegada à doutrina, muito ria. Isto é um retrato de muitas situações hoje. pessoas que se apegaram a doutrina, mas que se enrijeceram na doutrina, tornaram-se duras. Então a igreja apostólica começou naquela operância total, na manifestação do espírito, mas foi chegando o final do primeiro século e já não havia mais o primeiro amor. E no que diz respeito a esta característica, nós devemos examinar a nossa própria vida. As vezes no momento em que você encontra o Senhor, que você entrega a sua vida a Ele, você tem o coração cheio de amor ao Senhor, mas que, com o tempo, você pode cair em uma situação como esta. Você pode se esfriar. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Lembra-te de onde é que você começou a se afastar, do propósito que Eu tenho para a sua vida. Pratica as primeiras obras baseadas no amor, não em ortodoxia, porque se eu tiver uma fé que transporta os montes, se eu falar a língua dos anjos e dos homens, se eu tiver os dons de cura, ou quaisquer que forem os dons, mas se eu não tiver amor, nada serei. Então o Senhor diz a esta igreja. Tenho contra ti que você deixou o seu primeiro amor. Lembra-te pois onde caíste. Jesus está falando para a sua igreja. Esta é uma palavra para nós. Como eu disse. Eu vou frisar os dois aspectos, o profético e o da aplicação para a igreja hoje. Neste aspecto da aplicação o Senhor está dizendo, ou será que você está me amando quando você me conheceu, quando você olhou na cruz do Calvário e você me viu que eu estava lá por sua causa, quando você abriu os seus lábios e confessou que eu era o Senhor, quando você entregou a sua vida apara mim. Será que você tem este amor por mim? Ou será que você se esfriou? Será que você ficou muito ortodoxo? Então esta é uma situação grave em muitos segmentos da Igreja de Jesus Cristo na terra hoje. Muito séria. Muito séria. Lembra-te onde caíste. Lembra-te donde caíste. E arrepende-te e pratica as primeiras obras, senão brevemente virei a ti e removerei do teu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. O candeeiro é onde está a luz, e aquela igreja seria removida. Se você olhar o primeiro aspecto histórico, se você olhar onde era Éfeso hoje, ruínas. Ruínas e ruínas. Eu vou remover o teu candeeiro - O Senhor disse a igreja em Éfeso. E é interessante que Ele volta aqui num elogio, e é um elogio que está começando numa igreja apostólica, tem-se porém isto que aborreces os nicolaítas e estes vão voltar para a igreja em Pérgamo. Mas, em Pérgamo, a obra dos nicolaítas, já vai estar estabelecida. Mas você veja que na igreja apostólica já havia o começo dos nicolaítas. 5 Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. E é claro que muitas pessoas falam que nicolaítas é isso, que é aquilo, que é aqueles que falam para você ter uma vida muito licenciosa, mas na verdade para você saber o que é um nicolaíta, basta você olhar a palavra, que significa os dominadores do povo. Os dominadores do leigo. É o começo do clero, que começa na igreja apostólica e o Senhor falou que se aborrecia com as obras dos nicolaítas. E vocês também aborrecem porque a igreja apostólica não aceitava isto. Já estava incipiente a obra dos nicolaítas, começando lá. Aí Ele fala uma palavra que tem em todas as cartas e Ele muda de ordem a partir da quarta carta.
17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.
Prestem atenção a estas palavras porque todas as igrejas vão ter estas palavras "Ao que vencer". Veja bem. Todas as igrejas você vai encontrar vencedores. Se são igrejas, vão haver cristão verdadeiros lá. E aos que vencerem, o Senhor tem uma promessa. Cada igreja, os vencedores recebem uma promessa. Vencedores são aqueles que mantém o testemunho, são os remanescentes do Senhor no meio da igreja a despeito da ruína e da situação que ela possa estar. Sempre o Senhor vai dizer: "Ao que vencer" nesta igreja. E para esta igreja á promessa é: "Darei de comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus. Como eu disse de manhã, quando eu fiz um paralelo de gênesis com Apocalipse. A árvore da vida que aparece lá então no Gênesis. Ela aparece aqui pela primeira vez e no final do Apocalipse nós vamos voltar a ela. É a promessa para o vencedor da igreja, em Éfeso.
Depois vem a segunda carta à igreja em Esmirna. A palavra Esmirna vem de Mirra. É um perfume que se obtém pela incisão de uma árvore do mesmo nome. E a Mirra, você tem que ferir a árvore e tirar a essência que está dentro da árvore. A igreja em Esmirna vai falar em sofrimento. É a igreja sofredora, que no aspecto do que acontece hoje, existem igrejas sofredoras, não aqui no Brasil, graças a Deus. Podemos vir aqui, estudar a Bíblia, nos dias da semana nós temos uma porta aberta, onde nós podemos ir para estudar a palavra de Deus. Graças a Deus. Mas não é assim no mundo inteiro. Neste aspecto existe uma igreja perseguida, uma igreja sofredora, uma igreja que não pode fazer as coisas abertamente. Do ponto de vista profético, é a igreja quando os imperadores começam a lançar os cristãos às feras. A iluminar a noite de Roma, queimando cristãos, nos postes. É a igreja da época da perseguição, do ponto de vista profético, no segundo e terceiro séculos. Foi quando a fúria de Roma se volta contra os cristãos. Você relatos desta época na história, você vai ver como que estes irmãos iam para a morte louvando a Deus. Na hora deles irem para ser lançados aos leões, eles diziam que "eu vou primeiro". O Bispo da igreja de Esmirna se chamava Policarpo, que, quase com seus noventa anos, foi levado perante as autoridades, e estas pediram para que ele negasse o seu Senhor, para que ele dissesse que o imperador é quem era deus. Negue ao seu Senhor. E Policarpo disse: Eu tenho noventa anos. O Senhor nunca falhou comigo. Como é que eu posso negá-lo agora? E ele foi para a fogueira. E ali, na fogueira, ele disse: "Senhor eu te louvo por sofrer por causa do teu nome". Eu não consigo falar sobre estas coisas, mas se você ler na história, existem livros sobre tudo o que aconteceu nesta época. Você vai ver como que a vida de Cristo se manifestava nesta igreja. Os romanos matavam 10 cristãos, apareciam 100. Porque os romanos ficavam assustados, de como as pessoas iam para a morte, com um sorriso aberto, louvando ao Senhor, a Deus. Na hora de serem jogados aos leões, pediam para serem os primeiros. Foi uma época terrível. Por isso que você vê aqui, qual que é a identificação de Jesus: "Eu sou o primeiro e o último que foi morto e reviveu". Porque esta igreja ia para a morte e a identificação de Jesus Cristo para eles era esta: "Eu sou o primeiro e o último". Eu fui morto e revivi. Esta foi a palavra para a igreja em Esmirna, a igreja sofredora. 9 Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
E ali eles eram acusados. Os judeus começaram a querer ficar diferentes deles, porque no começo da igreja, era considerado uma seita judaica, uma seita do caminho. Depois os próprios judeus começaram a acusá-los, e sempre que o testemunho é levantado você vai encontrar menção a satanás, vai aparecer em Esmirna e em Filadélfia. A sinagoga de satanás. Quando Deus levanta um testemunho, como aqueles irmãos indo para a morte bendizendo ao Senhor, você levanta sinagoga de satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Uma tribulação de dez dias não quer dizer dez dias literais. É um período definido. Sempre no Apocalipse nós vamos encontrar isto. Meia hora, três anos e meio. Vários períodos de tempo que representam um período definido, embora os três anos e meio, quase todos os eruditos, consideram literalmente. Essa igreja se você notar, não tem naquele esboço que nós falamos, nenhuma repreensão, pois era uma igreja sofredora, caminhava para a morte porque não podiam viver aqui na terra. Hoje você pode adorar ao seu Senhor, bendizer o nome dele, em altas vozes. Mas naquela época não. E existem irmãos hoje na terra que enfrentam perseguições. No mundo muçulmano, países orientais, muita perseguição. 10 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.( Olha a promessa para eles)
11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Você vê que esta é a igreja sofredora porque eles iam ser fiéis até morrer. Não há nenhuma menção alguma de arrebatamento, pois eles iam é para a morte. E a palavra do Senhor para eles é: 10 - Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. 11 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. Tudo tem a ver com o contexto da igreja. O que vencer de modo algum sofrerá o dano da segunda morte. A segunda morte nós vamos ver no cap. 20 do Apocalipse. Então esta primeira more, a dos leões, e da fogueira, não tem problema. O problema é a segunda morte. É a morte eterna. Essa igreja vai terminar mais ou menos quando Constantino, dizem que se converteu e se se converteu, não sabemos ao certo, mas o fato é que o imperador Constantino, por volta do terceiro século, em 312, e o Teodósio, que veio depois dele, oficializa o cristianismo religião do império. E aí, se você batizar, você ganha um pouco de dinheiro, duas mudas de roupa nova. Começou a religião a associar-se com o Estado.
Nós estamos, então na carta a igreja em Pérgamo. Esta palavra Pérgamo, significa "gamia", casamento, mistura. A igreja misturando com o poder temporal. Os imperadores decretam o cristianismo como religião do império. Roma dominava o mundo inteiro. Tentaram acabar com o cristianismo, não conseguiram, Quanto mais cristãos matavam, mais aparecia. O jeito, então, foi se associarem com eles. E aí foi o começo da chamada "Idade das Trevas". Que durou, talvez, mil anos. Vocês conhecem um pouco da história, da idade média,. Temos aqui o começo da era de trevas da igreja, que começa em Pérgamo. A Inquisição vai envolver Tiatira.
É caracterizada, em Pérgamo, pela união do poder religioso, com o poder temporal, e você vai ver no final, quando aparecer o anticristo, o poder temporal misturado com o poder religioso.
12 E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: A espada aguda. Por quê que esta é a característica? Como nós vimos em Hebreus, a espada separa, corta. O Senhor está discernindo a mistura que tem dentro da igreja de Pérgamo. Eu sou o que tem a espada afiada. Vai cortar. Essa questão do trono de Satanás em Pérgamo, realmente tinha um templo lá. Mas veja que está um elogio a igreja de Pérgamo.
13 Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
Este trono de Satanás, tem a ver com o poder político, com a adoração dos ídolos. Havia uma imagem neste trono. Apesar desta idolatria, que os imperadores colocaram lá, os cristãos de Pérgamo retinham o nome do Senhor: 13 e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Na época da perseguição, foi morto um cristão com este nome. Não temos muitas notícias sobre ele. Entretanto, depois do elogio, começa a repreensão. 14 Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. No caso desta igreja, é a doutrina de Balaão. Como o Apocalipse é o fim da Bíblia ele faz menção a quase todos os livros da Bíblia. Para você ter um pleno entendimento do livro do Apocalipse, você tem que conhecer bem a sua Bíblia, claro. Balaão, é um profeta gentílico, que aparece no livro de Números, quando o povo de Israel está para tomar posse da terra prometida, o Rei de Moabe, Balac, assalaria este profeta para amaldiçoar o povo de Israel. Ele sobe em um monte para amaldiçoar o povo de Israel, e de sua boca só conseguia sair benção. Não conseguia amaldiçoar. Repete-se cinco vezes. É preciso entender o que é a doutrina de Balaão. O que acontece logo em seguida, é que o povo de Israel é abençoado, mas, os filhos de Israel começam a coabitar com as filhas dos moabitas, com as moças da terra. Começam a se misturar, e isto foi uma idéia do Balaão. Qual que é a idéia, a doutrina do Balaão. Já que nós não podemos acabar com igreja, então nós vamos corrompê-la, pelo lado de dentro. Vamos colocar algumas coisas lá. Vamos colocar um fermento.
Igual a parábola de Jesus, de uma mulher que tomou três medidas de farinha e pôs fermento lá. A doutrina de Balaão começa aqui. Se você analisar a história, é muito fácil você ver o que aconteceu. O imperador oficializou o cristianismo a religião do império. Mas o império era pagão. Eles adoravam inúmeros deuses, pois tinham um para cada coisa. Então, como faremos? Vamos inventar um santo para cada coisa. E começaram a inventar de tudo. No império tinha deusas. Colocaram também no cristianismo. Começou a corromper a igreja do lado de dentro. Para você se batizar o imperador pagava para você!!! Você ganhava roupa nova se você se batizasse!! E a igreja, com isto, ficou cheia de pagãos, e pagãos em uma igreja, como é que faz? Tem que inventar algumas coisas para que eles fiquem na igreja. Aqui começa a doutrina do Balaão, ou seja corromper a igreja pelo lado de dentro. A gente tem que entender o que significa Balaão, cujos detalhes estão no livro de Números, o qual ensinava Balac, que era o rei de Moabe a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, induzindo-os a comerem coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituirem. Se não tem jeito de enfrentar por fora, vamos contaminar por dentro. E tem mais. Vocês viram que em Éfeso, eles aborreciam as obras dos nicolaítas. Lá em, Pérgamo, tem alguns que seguem as doutrina dos nicolaítas. Agora esta doutrina, a dos nicolaítas, já está estabelecida. Já tem os donos das igrejas por lá. Começa a aparecer o homem, querendo colocar o poder espiritual, começam os bispos a competir, e o resto da história vocês podem ler nos livros, e nos livros que tem em alguns lugares, mas se você for lá, você vai ver. Coisas que aconteceram na história. Os bispos competindo. A doutrina dos nicolaítas, estava agora estabelecida. Tem alguns aí nesta igreja misturada que seguem as doutrinas dos nicolaítas. Pessoas que começam a dominar os outros. Começam a aparecer os intermediários humanos e o clero é plenamente estabelecido. A obra dos nicolaítas se espalha pela igreja inteira, e nisso você pode verificar o que aconteceu na idade média, mil anos. Mil anos. Era proibido ler este livro. Proibido. Porque os nicolaítas é que podiam ler, só eles podiam interpretar, só eles podiam falar.
A igreja de Pérgamo é a igreja da época da mistura, mas não tem promessa. O sete vai ser dividido em três e quatro. As três primeiras igrejas, profeticamente já acabaram. A obra dos nicolaítas vai crescer em Tiatira e Sardis. Mas em Pérgamo ela é iniciada.
16 Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. O "em breve" sempre aparece.
17 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Vejam o "melhor está por vir": o maná escondido. Aquela relação pessoal que o Senhor vai ter com você. Essa pedra branca tem a ver com a cidade de Pérgamo, pois eles produziam isto lá. Não estou frisando estes aspectos históricos, mas tudo tem um contexto. Então essa é a igreja em Pérgamo, a igreja da mistura.
Passamos às três primeiras igrejas que vão até mais ou menos o final do terceiro e quarto século, e depois nós chegamos à quarta carta em Tiatira, que significa incenso contínuo. Depois da união da igreja com o estado, esta começa a assumir um poder descomunal, e começam então, a aparecer os papas. O bispo de Roma começa a predominar sobre todos os outros bispos. Até o bispo de Constantinopla, tem origem aquela separação que deu origem à igreja oriental, mas no ocidente o bispo de Roma predomina. Você tem o início da igreja papal. Essa igreja, de Tiatira, como ela está incluída nas quatro, ela estará presente até o fim dos tempos. E qual que é a identificação do Senhor para esta igreja, a primeira palavra? O Filho de Deus. O Espírito Santo sabia o que esta igreja ia fazer. É o Filho de Deus. A palavra do Espírito Santo é clara. Isso diz o Filho de Deus, para que não colocasse Ele de outra forma. Para esta igreja a palavra é clara.
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente: Para esta igreja a palavra é clara. Que tem os olhos como chama de fogo. O Senhor vai discernir esta igreja, vai perceber esta igreja, os olhos vão ver o que a igreja está fazendo. E os pés semelhantes a bronze. Virá juízo sobre esta igreja. Mas, era uma igreja. Tem gente que só fala mal desta igreja. Toda igreja é uma igreja. Uma outra coisa, são as religiões. É uma igreja? Sim, por mais deformada que ela esteja. E o Senhor fala com ela: "Conheço as tuas obras, o teu amor e a tua fé, o teu serviço e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas do que a primeira. Se você olhar o que esta igreja fez !!! Muita obra boa. Muita assistência, muita ajuda, muita coisa. Até para nós. É uma igreja operosa. Não é verdade? Nós estamos vendo aí. 19 Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Tão cheia de obras que eles acham que por causa das obras serão salvos. Aí ultrapassaram o sinal vermelho. Eles acham que porque tem tantas obras boas, serão salvos. O Senhor elogia, o Senhor discerne. Tem boas obras. Você vê a assistência social desenvolvida. Muito fértil. Esse é o elogia à igreja em Tiatira. Mas, aí vem a repreensão.
20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Toleras a Jezabel. Vocês conhecem a Jezabel. O pessoa da segunda feira conhece a Jezabel. Ela foi a mulher de Acabe, filha de Etbaal, rei dos Sidônios. 1 Reis 16:31 E sucedeu que (como se fora coisa leve andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate), ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e se encurvou diante dele. Ela introduziu adoração a Baal, ídolos. Agora sabemos de onde vem a Jezabel. É claro que faz referência ao que estudamos no livro de Reis. O tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam ( idolatria) e comam dos sacrifícios da idolatria.
Comerem coisas sacrificadas a ídolos. Eu dei tempo para ela arrepender, mas ela não quer arrepender da sua prostituição. O Senhor deu tempo para ela se arrepender, mas ela não quer.
A Jezabel é uma referência ao antigo testamento, porque tudo que tem na Bíblia tem um significado espiritual, que o Apocalipse está usando e a Jezabel significa o princípio da introdução da idolatria, ou seja a prostituição, porque a idolatria é prostituição, porque adorar alguma coisa que não é Deus, biblicamente se chama prostituição. No que se refere ao Balaão, a prostituição era literal. Eles tinham relações com as filhas dos moabitas. No que se refere ao sentido espiritual, a prostituição é adorar qualquer outra coisa que não seja Deus. A prostituição é idolatria. Você vê lá, que nós estávamos estudando Ozéas, e ele vai e casa com a prostituta. O Senhor disse com Ozéas. Ela não quer se arrepender da sua prostituição. 22 Eis que a lanço num leito de dores. O seja, ela não tem jeito. Será prostrada de cama e vai ficar lá. É incorrigível, e como ela é assim, o Senhor diz: eu a lanço num leito, doente. E é esse o estado. Não quis se arrepender, dei tempo para se arrepender, mas não quis. Vai ficar. Mas veja que ela vai ficar. Não adianta você achar que ela não vai ficar, porque ela vai ficar. "Eu a lanço num leito de dores e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela. E ferirei de morte a seus filhos e todas as igrejas saberão que Eu sou aquele que esquadrinha, os rins e os corações e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Ele vai julgar . É o latão. É o bronze. Então veja. Para esta igreja, muitos deles certamente vão morrer. Vão enfrentar o anticristo. Mas eles estarão lá. 24 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Por isto não podemos generalizar. E graças a Deus, porque ele tem juntado muitos dentro desta igreja que estão rejeitando esta doutrina, hoje. Aos demais que estão em Tiatira, a todos quantos não tem esta doutrina e não conheceram as chamadas profundezas de Satanás. Estão vendo que coisa de religião é coisa de Satanás?
Aqueles que estão em Tiatira e que não tem esta doutrina, não conhecerão as profundezas a Satanás, estes cultos a ídolos que ele estabelece para se ocultar atrás delas. Estas pessoas rejeitam. Hoje, você vai em algum lugar, você não encontra nada deste tipo, eles tiram. Eles rejeitam as doutrinas de Jezabel. Estão em Tiatira mas não aceitam a idolatria. 25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. E aí muda. Nessa igreja aparece. Espera que eu vou voltar. Nós já sabemos que agora nós estamos na segunda divisão do sete. As quatro igrejas que estarão presentes quando Jesus voltar. Retende-o até que eu venha. Para esta igreja há uma palavra do Espírito Santo, dizendo que ela estará presente quando Jesus voltar. E aí o "quem tem ouvidos" passa para o fim. Vocês prestaram atenção quando eu disse que ia mudar de lugar?
Nesta igreja, o "quem tem ouvidos", não está mais aqui. Está lá no fim. Porque esta igreja vai continuar. Mudou a ordem . Os tópicos do esboço são os mesmos, mas o lugar em que estão mudou. Notaram isso?
Se não notaram, olhem depois, com calma.
26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro;
como também recebi de meu Pai,
28 dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Agora está aqui.
Existem vencedores nesta igreja? Existem. Eles reinarão com Cristo, e reinarão sobre as nações.

Temos esta igreja que irá continuar a obras dos nicolaítas, a obra de Jezabel, durante toda a idade média. Profeticamente é a época das trevas, uma época terrível. Se você ler a história, você vai ver como esta época foi complicada. Nós estamos vivendo numa época difícil, sem dúvida, mas uma época muito boa, cheia de oportunidades. Imaginem uma pessoa que viveu nesta época, sem uma Bíblia para ler. Deveria ser terrível.
Por volta do ano 1500, um monge desta igreja começa a ler a sua Bíblia, numa época em que a igreja cobrava para perdão dos pecados, para indulgência, para tudo. Este monge vai até o Vaticano, fica assustado com o que vê. Ele tenta reformar esta igreja, pois ele não queria sair desta igreja. Queria que a igreja voltasse para a palavra de Deus. Ele é expulso da igreja. Chegamos na época de Sardes.
Significa restauração. Chegamos na igreja de Sardes, na época da reforma protestante, mais ou menos entre os anos l483 e 1546, que Martinho Lutero viveu. Inicia-se no décimo sexto século. E qual que é a identificação para o mensageiro da igreja em Sardes. 1 E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.
É aquele que controla todas as igrejas. Essa é a palavra para esta igreja. Como é que começa esta igreja? Grande revelação do Senhor. Começam a descobrir a palavra de Deus. Duas grandes descobertas deles. Primeiro a salvação é pela graça mediante a Fé. Segundo: Todos os filhos de Deus são sacerdotes. A obra dos nicolaítas não pode continuar. Eles descobriram isto. A salvação é pela graça de Deus mediante a Fé. Não tem que pagar, não tem que fazer obras, nada. Esse é o começo da igreja em Sardes, um grande mover do Senhor. A volta para a palavra de Deus. A tradução da Bíblia para a linguagem do povo. E tem pessoas que foram queimadas porque traduziram a Bíblia para a língua do povo, porque a Bíblia estava em latim. E quando eu era menino, me lembro de ter assistido diversas celebrações em latim. E naquela época não se podia nem traduzir a Bíblia para a linguagem do povo. E começa a igreja em Sardis. E como que ela começa? Com a expulsão do monge. Ele cria, juntamente como rei da Alemanha, um igreja. Começam a aparecer as igrejas nacionais. Aí o rei da Inglaterra quer casar, mas o papa não deixa. Ele fez uma igreja e casou. Henrique VIII. Começam as igrejas nacionais;. O pessoal que lê a Bíblia, vê que eles estão igual a Roma. Está pior. Começa então os moveres de Deus. Aparecem os Batistas, os Anabatistas, os Metodistas. Em cada igreja destas você poderá ver a graça de Deus, o poder de Deus. Na primeira geração, grande revelação, na segunda geração, a estrutura, e na terceira geração a ruína. E essa igreja começou uma após outra, porque tem nome de que vive mas estás morta. Havia estrutura, mas a vida não estava mais lá. Começa a igreja que tem nome que vive, mas que está morta. Sê vigilante, confirma o resto que está para morrer, porque o que ainda está vivo, vai acabar morrendo. Porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do teu Deus. Repreensão à igreja em Sardes. "Lembra-te portanto do que tens recebido. Vocês receberam a palavra de Deus, descobriram a s verdades do Evangelho. Olha o que vocês receberam porque as tuas obras não estão perfeitas. E guarda o que voc6es receberam. Arrependam-se do que vocês estão fazendo, pois se vocês não vigiarem, virei a ti como um ladrão. Essa palavra é séria. Você não vai saber a hora em que eu vou vir. E eu vou te surpreender.
Agora vem o elogio. "Mas tenho em Sardes, algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes". Se você olhar a história da igreja em Sardes, os santos que viveram nesta igreja, você vai ver quanta riqueza. Quantas pessoas que amaram o Senhor e até hoje, amam o Senhor, as vivas. No meio desta igreja, santos de Deus. "Tem algumas pessoas em Sardes que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão comigo vestidas de branco porque são dignas". Mas a igreja em Sardes, receptora das verdades do Evangelho. Na verdade se você olhar a história dela, ela manteve muitas coisas da igreja de Pérgamo e de Tiatira. Manteve a obra dos nicolaítas, e Deus continuou então falando para elas: "As suas obras não são perfeitas. Arrepende-te".
(Não há em Sardes nenhuma idolatria. O clero continuou fazendo a intermediação, ou seja colocando homens entre os cristãos e Deus. A igreja de Sardes cortou a idolatria toda porque voltaram para a palavra de Deus.
Hoje, estas igrejas se tornaram igrejas empresas, são empresários. Estas igrejas se tornaram, empresas, igrejas protestantes e deus não quer que elas se misturem com o mundo, que elas percam o testemunho. Fizeram uma coisa certa da maneira errada, da maneira não perfeita. )
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Novamente no final, para as quatro igrejas. Quem tem ouvidos ouça.
Aí chegamos no ano de l830/l840, quando alguns irmãos da igreja Anglicana, começaram a ver que não tinha nenhum sentido o clero na igreja, que ele era contar a palavra de Deus. Começaram a se reunir de casa em casa, e se chamavam-se os irmãos. Você está, então, profeticamente, na época da igreja de Filadélfia. E poderíamos dizer, que começa na Inglaterra por volta de 1830/40, na época do Darby, e depois paralelamente na China, depois futuramente neste século, começam a acontecer algumas coisas em paralelo. Mas, ela começa talvez na Inglaterra. 7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre: Olha a identificação de Jesus para esta igreja. Tudo diferente. Isso diz o que é Santo, o que é Verdadeiro. Isto você não vê o no cap. 1. Para esta igreja o Senhor revela a mais. Quase tudo o que a igreja hoje no mundo sabe sobre o Apocalipse, foi entregue a estes irmãos. Deus mandou grande luz para eles. um grande tesouro o que eles escreveram. Isso diz o que é Santo e o que é Verdadeiro.
Essa foi a identificação.
Essa igreja não tem repreensão. Igual a de Esmirna. Esmirna não tem porque ela vai morrer. Das outras igrejas, essa é a única que não tem repreensão. E o Senhor disse para elas: 8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Essa é uma igreja sem força. Você não vai ver a catedral da igreja de Filadélfia. O dia que você ver, já não é mais, já morreu. Você nunca vai ver. A igreja de Filadélfia não tem placa, porque é uma igreja anônima, sem força. Deus levanta Aparece. De repente este pessoal começa a reunir aqui, ali. Deus levanta, porque Ele vai manter o seu testemunho. É uma igreja sem força, Por isso é que esta igreja não tem repreensão. 8 Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Se você quiser saber onde está Filadélfia, não vá procurar placa. É uma igreja que está encima da palavra de Deus, e que usa o nome de cristão. E só. Cristão de onde? De Cristo. Se precisa de alguma coisa a mais, você tem que voltar para Sardes. Então em Filadélfia, eles guardam a minha palavra e não negam o meu nome. Não tem outro nome não. É o nome dele. Quer as pessoas entendam ou não, nós seguimos Jesus Cristo. Filadélfia segue Jesus Cristo. Esta é a placa da Igreja de Filadélfia. "Eles guardam a minha palavra e não negam o meu nome". O que é que significa Filadélfia. Foi o tema do nosso primeiro encontro Ágape. Significa Amor entre irmãos. É a característica mais importante, porque na Filadélfia vai haver a verdadeira vida da igreja. O amor entre os irmãos. Os irmãos, na Filadélfia se amam. E aí, muito importante: Amor entre os irmãos. Me esqueci de salientar, mas na Filadélfia tem isto: Deus usa quem Ele quer na hora em que Ele quer, e da maneira que Ele quer. Se um esquece, um outro levanta. Filadélfia é a vida funcionando. Deus faz, aquilo acontece., É assim que Deus acontece. Mas vejam que a Sinagoga de Satanás continua a rodar por lá, porque Deus está levantando um testemunho.
9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Eles vão se opor, e que se dizem judeus e não o são. Irá ter muitas pessoas religiosas que irão reprovar: "Vocês se reúnem dentro de casa? Não pode" Vão reprovar. Só estudando Bíblia. Isto está errado.
Mas eles virão e adorarão prostrados aos teus pés.
10 Como guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre todo o mundo inteiro, para tentar os que habitam na terra. A promessa desta igreja é que ela vai embora toda. Junta. É a promessa para a igreja em Filadélfia. A promessa é essa: "Eu vou te livrar da hora que está vindo sobre o mundo. Venho sem demora." Não tem repreensão para esta igreja, mas tem um aviso: "Guarda o que tens". Deus já te deu, não deu? Deus já te mostrou, não mostrou? "Guarda o que tens". Não perca. Guarda o que Deus te deu. Essa é a única palavra. Não é uma repreensão. É uma advertência. Se você já recebeu, se você já viu, guarda. 11 guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Você já está até com a coroa. Se você chegou a Filadélfia, você pode perder a coroa, mas você tem ela. A palavra para você é: Guarda. Guarda o que Deus te deu, para que ninguém tome. Tem muita gente querendo te tomar. Cuidado. Esta é a advertência. Não há uma repreensão.
A coroa da vida é para Esmirna. A vida eterna para Filadélfia é pouco. Ela está no nível de reinar com o Senhor. É a corroa do Reino mesmo.
12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. Tem a ver com a construção de Filadélfia, coluna.
Aqui poderá ter placa, que o Senhor vai colocar uma placa na sua testa. Tudo vai ser novo lá. Esses irmãos receberam tanta revelação que eles começaram a achar que eles eram a igreja e que o resto era o resto, e aqui nós chegamos a Laodicéia, que significa a "opinião do povo".
14 E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. O Amém sou eu. O Amém é Jesus. O Amém é assim seja. Jesus está dizendo que Ele é que é o Amém. Ele é é. Ele é, então Ele é o Amém.
A igreja em Laodicéia ela sai da linha. O que acontece em Laodicéia? Ela começa a ser uma igreja espiritualmente, não fria, não distante, mas não é quente, mas Morna. O Senhor fala: "Eu vou te vomitar da minha boca, e essa igreja profeticamente é a corrupção da Filadélfia, mas a nível de caracterização de época, como ela é a última , indubitavelmente, é a nossa época. É a nossa época. E aí o que é que esta igreja considera? "Eu resolvo o problema. Eu sou rico, é uma igreja que tem recursos, eu estou enriquecido, não tenho falta de nada". Mas Deus diz: "Você não sabe que você é um coitado, miserável, pobre, cego e nu, porque esta igreja está perdendo a visão das coisas espirituais, que se ensoberbece, que se torna auto-suficiente.
18 aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.
Vejam bem. Compra. Já não é mais de graça. Compra para que te enriqueças. Todos estes produtos em a ver com a situação histórica da cidade de Laodicéia .
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.
Olha a palavra de Jesus para esta igreja.
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
A igreja está lá dentro, estudando a Bíblia, cantando, fazendo tudo. A igreja perfeita. Tudo funciona. Projetor, som. Tudo certo. Tudo. E Jesus batendo. Jesus está fora da igreja já. A igreja se torna tão vinculada a ela mesma, a revelação para ela é tanta que eles não precisam mais do Senhor Jesus. O Senhor fica fora. Se você notar a palavra para esta igreja, o Senhor não chama a igreja. Ele chama indivíduos da igreja. É uma chamada individual. Eis que estou a porta e bato. Se alguém, individualmente ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo. Todo mundo usa este verso para pregar o evangelho. Para pregar o Evangelho você deve usar tudo. Toque a trombeta. Mas, de vez em quando, você deve pegar o verso e colocar no contexto dele, de Laodicéia. É muito bom. Você prega isto. Mas, no contexto aqui, Jesus está fora da Igreja. E a Igreja está corrompida. Na Inglaterra , os irmão começaram a se dividirem entre os fechados e os abertos. Os fechados consideravam que só eles eram a igreja, e os abertos. Começou a corrupção. Ali, começa a igreja em Laodicéia, e a época em Laodicéia vai se espalhando, porque hoje você tem uma mistura. Estas quatro igrejas vão continuar.
21 Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.
22 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Se você vencer nesta igreja, você tem mais é que sentar no trono. Essas quatro igrejas, Tiatira, Sardes, Laodicéia e Filadélfia elas tem promessas de que elas estarão presentes quando Jesus voltar. O estado da nossa época, é o estado de Laodicéia, mas estas quatro igrejas estão coexistindo. Você tem a igreja de Tiatira, a de Sardes a igreja de Filadélfia e a de Laodicéia, que é a corrupção.





Autor do Artigo ;

Alf

Sem comentários: