02 maio, 2008

EXPIAÇÃO

JESUS CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS E RESSUSCITOU PARA TERMOS VIDA ETERNA
O assunto parece pouco contemporâneo e, no entanto, foi tema de um filme muito recente.
A EXPIAÇÃO CRISTÃ ENVOLVE A SUBSTITUIÇÃO. NÃO TEMOS QUE EXPIAR OS NOSSOS PECADOS PORQUE FOMOS SUBSTITUÍDOS - CRISTO EXPIOU-OS POR NÓS!
A expiação é um tema profundamente bíblico e evangélico. O Evangelho de Jesus Cristo radica precisamente na realidade da expiação.
Primeiro porque todos precisamos com ser humanos diante de Deus de expiação, em virtude da nossa condição pecaminosa. Todos somos pecadores, apesar de muitos não quererem admitir essa realidade espiritual. Os sinais à nossa volta e dentro de nós, são mais do que suficientes para evidenciarem essa situação, que nos afecta em todas as dimensões da nossa vida.
Segundo não temos qualquer possibilidade de expiarmos por nós mesmos o nosso pecado.
Terceiro só Deus, o nosso Criador, podia tratar pessoalmente da nossa expiação e Ele fê-lo por Jesus Cristo, que como Deus se fez homem e, como Deus e homem, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para termos vida eterna.
O dicionário de português da Porto Editora, define expiação como acto ou efeito de expiar; cumprimento de pena ou castigo; penitência; . Preces para aplacar a cólera celeste. Já o verbo expiar é definido como remir uma culpa ou um crime por meio de penitência; reparar; sofrer as consequências de. O dicionário bíblico, das Edições Vida Nova, apresentam o conceito nestes termos: O sentido da ideia envolvida nessa palavra é o processo da reunião de duas partes, antes alienadas, para que formem uma unidade. (...) é empregada em teologia para denotar a obra de Cristo ao tratar do problema apresentado pelo pecado humano, levando os pecadores à relação correcta com Deus.
A Bíblia revela-nos um Deus santo, justo e amoroso que não é indiferente para com o pecado que arruína e destrói o homem. A cólera de Deus contra o pecado é resultado do Seu profundo amor. A justiça divina só podia ser satisfeita através d' Ele mesmo.
O homem não tem de que se queixar senão do seu próprio pecado. O homem foi criado perfeito. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Deus é o bem e da verdade, o Legislador e o Juiz, mas é também o Substituto do condenado e o Advogado. Pessoalmente Deus veio ao encontro do homem e expiou o pecado humano. Deus determinou a sanção do pecado e carregou-a sobre Si mesmo, possibilitando o perdão, a reconciliação e a restauração de todo aquele que se arrepende do seu pecado e se converte a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A expiação cristã envolve a substituição. Não temos que expiar os nossos pecados porque fomos substituídos - Cristo expiou-os por nós! O homem não se reconhece como pecador. Só o Espírito Santo faz isto e Ele fá-lo, mesmo quando o homem se recusa a admiti-lo. Na sua essência o pecado é o homem viver errando o alvo, o propósito, o desígnio, o sentido para o qual foi criado. O homem foi criado para Deus e ele só pode regressar a Deus através do próprio Deus, ou seja através de Jesus Cristo - Deus feito homem.
Autor do Artigo ;
Samuel Pinheiro

Sem comentários: