05 maio, 2008

2008 Ano Europeu do Dialogo Intercultura

O EVANGELHO DE JESUS CRISTO ACOLHE PESSOAS DETODAS AS CULTURAS
O CONVITE DE JESUS SEMPRE FOI DIRIGIDO A TODOS OS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS PARA RECONHECER A SUA CONDIÇÃO.
Desde o seu início a mensagem de Jesus Cristo foi dirigida a todas as pessoas, sem qualquer discriminação racial, económica, cultural, de género ou outra qualquer.
Deus enviou o Seu Filho a esta terra em virtude do Seu amor para com toda a humanidade e para que todo o que assuma e se comprometa com Ele, não desperdice a sua vida e não se condene à inutilidade, ao vazio, ao nada, à morte eterna, à separação. Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não se perca espiritualmente, mas tenha a vida eterna. Deus não mandou seu Filho para condense o mundo, mas para o salvar. '
O convite de Jesus sempre foi dirigido a todos os que estão disponíveis para reconhecer a sua condição. Venham a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Levem o meu jugo e aprendam de mim, porque sou brando e humilde, e acharão descanso para as vossas almas; pois só vos imponho cargas suaves e leves.2
Antes de regressar ao Pai, Jesus Cristo envia os Seus discípulos por todo o mundo para proclamarem a Boas Novas do amor de Deus, da aceitação incondicional, da graça, do amor imerecido, do perdão, da reconciliação. "Vão por todo o mundo e preguem a boa nova a todos, em toda aparte. Quem crer e for baptizado será salvo. Mas quem não quiser crer será condenado."
No dia de Pentecostes o derramamento do Espírito Santo traduz-se numa proclamação em várias línguas das grandezas de Deus. O berço da Igreja demonstra que ela será formada por homens e mulheres de todas as raças, de todos os continentes, de todas as culturas, de todas as línguas. "Como é que isto pode ser?, exclamaram. "Estes homens são da Galileia e, afinal, ouvimo-los falar em todas as línguas dos países onde nascemos! Estamos aqui partos, medos, elamitas, gente da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frigia, Panfília, Egipto, terras da Líbia perto de Cirene, forasteiros vindos de Roma (tanto judeus como convertidos ao judaísmo), cretenses e árabes. Todos ouvimos estes homens contar nas nossas diversas línguas os poderosos milagres de Deus!" E ficaram ali pasmados, sem saber o que pensar, perguntando uns aos outros: "Que quer isto dizer?"
Sabemos pela profecia bíblica que finalizada a História da contenda do homem com Deus, da rebeldia e da loucura da humanidade contra o seu Criador, colocado um ponto final na acção directa dos poderes do mal por parte do Soberano Senhor do Universo e do que vai além dele, a multidão incontável que cantará o cântico vitorioso de adoração e exaltação do Todo-poderoso, Santo, Amoroso, Gracioso, Justo e Misericordioso Salvador Jesus Cristo, será constituído por pessoas de todas as raças e línguas, geografias e histórias, culturas e classes sociais, que não mais existirão. Vi a seguir uma enorme multidão, impossível de contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, diante do trono e do Cordeiro, com vestimentas brancas, e folhas de palmeira nas mãos. E gritavam em altas vozes: "A salvação vem do nosso Deus, que está no trono, e do Cordeiro"
Comece este ano de 2008, dedicado ao diálogo intercultural, recebendo no seu coração Aquele que O ama como nenhum outro, que promete estar consigo todos os dias da sua vida terrena e Lhe dá a esperança certa de uma eternidade na Sua presença.
Autor do Artigo :
Samuel R. Pinheiro

Sem comentários: