04 maio, 2008

A final, O que É a Verdadeira Fé?

A fé é a coisa mais simples do mundo e, talvez por isso, uma das coisas de mais difícil explicação.
Existem muitos conceitos acerca do que é a fé, mas quase todos os que conheço não apresentam o sentido total, perfeito.
FÉ É CRER QUE CR/STO É O QUE ELE DIZ SER, QUE FARÁ O QUE PROMETE FAZER.
DENTRO DE TUDO AQUILO QUE PRECISAMOS SABER, O MAIS IMPORTANTE É,SEM DÚVIDA, CONHECER JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS.
Pode-se tentar explicar o que é a fé verdadeira, mas não ser compreendido por ninguém. Faz-me lembrar a história de um pregador que, ao ler determinada passagem bíblica, referiu que ia "embrulhá-la" - o que provavelmente fez, se bem que intentava dizer que ia explicá-la. Espero que não me faça culpado do mesmo erro!
O QUE NÃO É A FÉ?
A fé não é uma coisa cega, pois começa pelo conhecimento. Não é coisa de conjecturas, porquanto se funda sobre dados concretos. Também não são sonhos ou ideias ilusórias.
O QUE EA FE?
Para descobrir o que é a fé, gostaria que pensássemos neste verso bíblico "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé"1. A fé de que trata esta citação é composta por três elementos: conhecer, acreditar e confiar.
CONHECER
Em primeiro lugar surge o conhecimento. Precisamos conhecer um facto antes que nos seja possível acreditar nele. O mesmo se passa relativamente à fé.
Paulo diz: "Como crerão n' Aquele de quem não ouviram?"2. A Bíblia diz também "Em Ti confiarão os que conhecem o Teu Nome"3.
É necessário investigar as Escrituras Sagradas e aprender aquilo que o Espírito Santo ensina a respeito do Senhor Jesus e sua Salvação. Deus compensa aqueles que o fazem. Como está escrito: "...porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe, e que é galardoa dor dos que O buscam"
4.Algum conhecimento é essencial e importante para a fé. Por isso, se deseja possuir a verdadeira fé, precisa ler a Palavra de Deus, certificar-se do que é a Boa Nova, do perdão gratuito de Deus para os homens, da mudança de coração que Ele deseja fazer, das inumeráveis bênçãos ao nosso dispor.
Dentro de tudo aquilo que precisamos saber, o mais importante é, sem dúvida, conhecer Jesus Cristo, o Filho de Deus. Descobrir como Ele nos amou e se tornou o Salvador dos pecadores, o mediador entre Deus e nós, o nosso substituto naquela cruz.

Conhecer quem é Jesus e a salvação que Ele dá - a base da fé verdadeira passo seguinte é quando cremos, do fundo da alma, que aquilo que aprendemos acerca de Deus e de Jesus é verdadeiro. A alma crê que Deus existe, que ouve o clamor de corações sinceros, que a Palavra de Deus é a verdade. O coração passa a acreditar firmemente que Jesus é Deus e Salvador, o Redentor dos homens, aceitando essa verdade como pura e certa.

Para acreditar dessa forma, peça a Deus que o ajude e coloque no seu coração essa certeza. Creia inteiramente na Palavra de Deus e em Jesus, como o único que salva o homem da condenação eterna causada pelo pecado, pelo que aquele que crê nessa verdade não será mais condenado.
Se acredita na palavra de um amigo ou familiar, saiba que deve crer com muito maior confiança no testemunho de Deus. A Bíblia diz com verdade que "se recebermos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior"5.
CONFIAR
A última parte que completa a verdadeira fé é a confiança. Esta é a essência vital da fé. Sem ela não há fé salvadora. É uma atitude que envolve aproximar-se de Deus confiando Nele. É preciso colocar a sua total confiança no Evangelho da Graça. É abandonar-se confiadamente nos braços de Jesus, o Salvador, aquele que morto, por minha e por sua causa, ressuscitou e que vivendo Céu. É estar completamente seguro da purificação dos seus pecados pelo sangue de Jesus. Aceite-0 com total consciência e verá a sua vida mudar.
A fé crê que, como Ele prometeu, "o que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede, porque n' Ele se fará uma fonte de água que salta para a vida eterna"6. Esta verdade deve ser verdadeira, de modo que, se recebemos Cristo, esta água da vida permanecerá em nós e em nós saltará como corrente de uma vida santa, de paz e de alegria.
Podíamos explicar a fé usando a palavra reclinação, no sentido de apoiarmo-nos reclinados sobre algo. Neste sentido, apoie todo o seu fardo sobre Cristo. Por outras palavras: abandone-se nos braços de Jesus, entregue-se, descanse n' Ele
CONCLUINDO
Fé é crer que Cristo é o que Ele diz ser, que fará o que promete fazer. É esperar que Ele cumprirá o prometida mente Compreender, aceitar e confiar que Jesus é o único Salvador, que pode perdoar os nossos pecados. Ele promete salvar o pecador e diz que não lançará fora que vier a Si. Também sabemos que quem possui a f salvadora, possui a vida eterna.
Jesus espera seu acto de fé par possuir esta vida. S a deseja fale agora com Ele através de uma simplesmente oração: "Jesus, és verdadeiro e creio nas Tuas palavras. Reconheço que preciso de Ti, por isso entrego-me totalmente nas Tuas mãos para que tomes conta da minha vida. Descanso nas Tuas promessas, confiando que me tornarás um(a) filho(a) de Deus. Amém!' E
Autor do Artigo;
Alfredo Machado
Pastor Evangélico

1 comentário:

Anónimo disse...

Fé é o reconhecimento da absoluta ignorância do individuo, da mente, do ego.
Que escolhas se podem fazer quando nada se sabe?
Fé é a total confiança na omnisciência de Deus, no Amor de Deus e na Vontade de Deus.
Aqui, nesta entrega, nesta não interferência e total aceitação do divino, está a garantia absoluta da nossa felicidade.
CR