28 abril, 2008

A OBRA DA CRUZ

Vamos ler em 1 Coríntios cap 1

17 ¶ Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.

20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;

23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos.

24 Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

Verso 18 novamente: 18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.

Vamos orar

Senhor nós te agradecemos porque o Senhor nos trouxe aqui mais uma vez. Nós te bendizemos pela Tua presença entre nós, pela Tua palavra, por este privilégio que o Senhor nos tem concedido de sairmos da agitação da cidade, para nos assentarmos a Teus pés, para nos aquietarmos e ouvirmos a Tua voz. Mas que a Tua palavra para nós não seja loucura, mas seja a manifestação plena do Teu poder. Que o Senhor nos dê mais revelação da cruz, do caminho da cruz, que o Senhor nos ajude. Nós encomendamos este tempo nas Tuas mãos, te pedimos a Tua benção. Que o Senhor nos ajude, que o Senhor fale conosco. Em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

Aqui nos retiros, nas sextas feitas, costuma-se fazer um estudo preliminar sobre o tema, o que nós estamos estudando aqui, alguns irmãos vêem hoje, outros chegam amanhã, mas acabou que a sala ficou cheia e então nós estávamos estudando, nestes últimos retiros aqui, acredito que este deva ser o quarto, fins de semana claro, sobre o propósito de Deus quando Ele criou o homem - começamos com a criação da mulher, depois como criou o homem, e como que o homem era constituído - e nós vimos que depois que o homem caiu e resolveu viver uma vida independente de Deus, uma vida por conta própria, então aquele propósito de Deus inicial na vida do homem ficou prejudicado, e Deus então começou a revelar o seu plano, o seu propósito para trazer o homem de volta para a posição para a qual Deus o havia criado. E neste aspecto toda a obra da redenção, ela vai apontar para a cruz. Então hoje, sem entrar exatamente no assunto que nós estávamos vendo na última semana, que nós vamos voltar amanhã, nós vamos falar um pouco sobre esta obra da cruz, seguindo a própria palavra de Deus. E aqui diz que essa palavra da cruz, ela é uma loucura para os que perecem, mas para nós que somos salvos, é o poder de Deus. Todo o centro do Evangelho, toda a revelação do plano da redenção ele está centrado na cruz. Ou seja, o Evangelho, ele é centrado na cruz. E existem vários aspectos pelo qual você pode olhar essa obra da cruz.

O primeiro nós, podemos ler nesta mesma carta, no cap. 15, no verso 3, quando Paulo faz um resumo do Evangelho, segundo ele entendia. E ele resume o Evangelho da seguinte forma: 3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu POR nossos pecados, segundo as Escrituras,

4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Então esses verso 3 ele diz: eu preguei para vocês o que recebi, que Cristo morreu POR nossos pecados. Então esse é o primeiro aspecto da cruz. É claro que talvez não precisasse eu falar deste aspecto aqui. Se nós estamos aqui, se nós somos cristãos, se nós somos filhos de Deus, na verdade nós já conhecemos este aspecto da cruz, quando nós pela primeira vez cremos no Senhor, essa é a primeira revelação. Cristo morreu POR nós. Ele morreu em nosso lugar. E assim é que Paulo diz: Cristo morreu por nossos pecados. No cap. 53 do profeta Isaías, que também fala o que aconteceu, no verso 5, está escrito assim: 5 Mas ele ( referindo-se ao Messias ) foi ferido por causa das nossas transgressões, esmagado por causa das nossas iniqüidades; e o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. Então novamente esta preposição POR. Ele foi ferido POR nossos pecados, POR causa das nossas transgressões. Foi esmagado por causa das nossas iniqüidades. Então esse aspecto primeiro da cruz, quando o Senhor morre POR nós. Essa é a primeira revelação que você tem da cruz.

O apóstolo Pedro, também na primeira carta, no cap. 2 no verso 24, escreveu assim: 24 levando ele mesmo ( ele mesmo é Cristo) em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. É a mesma citação que Isaías fez no cap 53, porque éreis desgarrados como ovelhas, mas agora tendes voltado ao pastor e bispo das vossas almas. Quando você se volta ao Senhor, quando você crê no Senhor, quando você confessa o nome dEle com a sua boca, você na verdade está olhando este aspecto da cruz, que é o primeiro aspecto e o mais básico em que Cristo morreu por nós, no nosso lugar. E a conseqüência disso está em vários lugares e por exemplo na carta de Efésios, cap. 2, verso 1. Então pelo fato do Senhor ter morrido por nós, ou no nosso lugar, por causa dos nossos pecados, por causa das nossas transgressões, então, o apóstolo Paulo escreveu aqui no primeiro verso primeiro do cap. 2 da carta de Efésios. 1 ¶ E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Então a ação deste primeiro aspecto da cruz, quando você crê, quando você percebe que Cristo morreu POR você, no seu lugar, é você receber vida.. Não é aquela fé genérica quando você ouviu falar quando criança, você foi ensinado que Cristo morreu na cruz por todos os homens, e então uma vez por ano você se lembrava daquilo. Não é mais aquilo. Quando você tem uma experiência pessoal, em relação a Cristo ter morrido lá por você, e quando você tem essa experiência, e crê nisso, você recebe vida no espírito. Nós vimos que quando o homem escolheu viver por conta dele, o espírito dele perdeu a ligação com Deus. O espírito do homem se apagou na linguagem bíblica, o espírito do homem morreu. Por isso quando diz: vivificou, não é que você estava no cemitério, e sim que o seu espírito estava sem a vida. Que vida é essa? A vida de Deus. Então, quando você crê nesse primeiro aspecto da cruz, você recebe vida no espírito. Todo cristão, todo homem nasce de novo aqui nessa terra quando ele crê nesse aspecto da cruz, em que Cristo. Filho de Deus, veio ao mundo e morreu por nós, ou morreu no nosso lugar, morreu por causa dos nossos pecados. Morreu por causa das nossas iniqüidades. Pelas pisaduras que ele sofreu, nós fomos sarados. O castigo que nos trás a paz, estava sobre Ele. E a Bíblia diz que se isso é verdade, então hoje nós podemos ter paz. Se nós cremos que o Senhor morreu no nosso lugar, por causa dos nossos pecados, se ele levou sobre si a condenação que deveria estar sobre mim, então, eu estou livre do pecado. Estou livre da condenação. E essa é a primeira revelação da cruz. Ela nos traz vida. Vida no espírito. O espírito passa a ter relação com Deus. O espírito passa a ter a vida eterna. Você se torna por isso, um filho de Deus, quando você é gerado por Deus no espírito. Quando o seu espírito é regenerado, ou regerado, quando você tem a experiência do novo nascimento. Isso ocorre então quando você crê que Cristo morreu por nós, ou por você, de uma maneira mais específica. Ele morreu por você lá na cruz. Esse é o primeiro aspecto da cruz. Esse aspecto, o que é que ele vai tratar na nossa vida? Ele vai tratar com a nossa natureza não regenerada. Esse primeiro aspecto da cruz, vai representar a nossa regeneração, ele vai tratar com a nossa perversidade, com a nossa pecaminosidade intrínseca, de quando nós nascemos neste mundo. Se você ler na Bíblia, é isso que a Bíblia chama de pecados, no plural. É a maneira que nós vivíamos, independente de Deus. A raiz do pecado, a origem do pecado, não é fazer coisa errada. As pessoas entendem o pecado de uma maneira um pouco catequética, porque você faz isso, faz aquilo, então você está pecando. É verdade, mas o pecado não é aquilo que você fez, mas, é claro que aquilo é pecado, mas o porquê você fez aquilo. Como é que é a origem do pecado. Não é você fazer a coisa errada. É você ter agido independente. Você faz errado porque você está agindo fora de Deus. Se você for ver na origem o pecado começa quando um ser criado, à imagem de Deus, com liberdade, com livre escolha, toma a iniciativa de viver por conta própria independente de Deus, e aí sim, se você fica fora de Deus, tudo o que você vai fazer está errado, mesmo que pareça estar certo, está errado, porque a raiz do pecado é o fazer independente. Até fazer a coisa certa, independente de Deus, pode ser errado. Então o pecado não é só o fazer errado. O pecado é o fazer da forma errada. E você pode fazer até o que é certo da forma errada, se você faz independente de Deus. Este aspecto da cruz vai tratar com esta questão. Vai tratar com os seus pecados, com a sua natureza não regenerada. Quando o homem pecou, a primeira vez, livro de Gênesis, cap. 2, como é que foi? Nós não vamos entrar nos detalhes. Deus colocou o homem no jardim do Éden, para ele fazer o que ele quisesse. Podia comer de todas as árvores que havia lá, e Deus chamou a atenção para a árvore que estava no meio do jardim que era a árvore da vida, que é claro, tinha um significado espiritual, que tem um significado espiritual. A árvore da Vida, representava essa vida de Deus, a Vida não criada, que era para o homem receber dentro de si. Mas, o homem, foi advertido em relação a uma outra árvore, a árvore do conhecimento do bem e do mal, e Deus no verso 17 do cap 2 falou: Da árvore do conhecimento o bem e do mal, dessa não comerás. Porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Esse é o aspecto que a cruz vai tratar primeiramente. Se você comer do fruto dessa árvore, se você quiser viver uma vida discernindo o bem e o mal por sua própria conta, independente de Deus, você vai morrer. Quando em Efésios fala que Ele nos vivificou, é para tratar com este morrer no espírito - a morte na Bíblia é uma separação - o espírito separado de Deus. Então, da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. E quando você estuda a Bíblia, você vê que Adão fez aquilo que Deus falou para que ele não fizesse, você vê que ele morreu. Se você ver como que ele começou a agir, o estado em que ele ficou depois de ter pretendido viver daquela forma, você vê que ele ficou com a sua mente desorganizada. Ele ficou sem noção das coisas. Ele se escondeu de Deus, e muitas coisas outras. Ele ficou em um estado em que o seu espírito perdeu a ligação com Deus. Perdeu a confiança em Deus. Então ele morreu. Ele perdeu a vida no espírito. Não é que ele foi para o cemitério naquele dia. Ele morreu naquele dia, porque o espírito dele perdeu a ligação com Deus, e ele ficou então prejudicado. No cap. 3 no verso 19, o Senhor falou com ele da sentença: Do suor do teu rosto coeras o teu pão até que tornes à terra. Isso é a morte puxando o homem para a terra, porque dela foste tomado, porquanto és pó e ao pó tornará. É a morte consumindo o homem. O homem voltar para o pó é a morte dominando a sua vida. Então porque o homem escolheu viver daquela forma ele começou a caminhar para a morte, começou a caminhar de uma maneira fora de Deus. Então o Senhor deu uma promessa para a mulher em relação `a vinda do descendente que era Cristo que iria resolver este problema. No cap. 5, verso 5, fala sobre o Adão. Todos os dias que Adão viveu foram 930 anos; e morreu. Então o problema é esse: "e morreu". E se você ler este capítulo 5, você vai ver a história dos descendentes de Adão. Fulano de tal. Viveu tantos anos, gerou um filho tal, gerou filhas, fez isso, empreendeu, fez outras coisas "e morreu". Então a morte começou a dominar todos os homens. Você pode ler no livro de Romanos, 5, verso 12 Pelo que, como por um homem ( que é o Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. E é importante você refletir sobre o que Paulo escreveu aqui: as pessoas perguntam o que é que eles tem com o que adão fez lá. Ele que fez o negócio lá e sou eu quem vou pagar o pato aqui? As pessoas pensam assim. Adão, a palavra adão, significa homem, e quando Deus criou Adão, todos nós estávamos nele, tanto é que aqui diz: A morte passou a todos os homens, não é porque Adão fez aquilo. É porque todos pecaram. Quando Adão escolheu viver por conta própria, ele arrastou toda a raça, porque todos os filhos de Adão querem viver assim. Por isso é que a Bíblia fala que eles pecaram também. Não é que Adão tenha feito alguma coisa errada e nós estamos pagando pelo erro dele. É porque o erro é nosso. Tanto é nosso que todos os filhos de Adão seguem o mesmo caminho. Você não precisa ensinar um Adãozinho a fazer alguma coisa errada. Precisa? Ele aprende sozinho. Você não precisa ensinar um homem a pecar. Ele aprende sozinho. Os homens são doutores nestas coisas. Essa é a herança dos filhos de Adão. E esse é o pecado, e essa é a morte. Esse aspecto da cruz, vai tratar com esta situação. É claro que isso é básico, e falo isso, só para ficar completa a visão do que representa a cruz. Talvez não precisasse falar sobre isso, mas este é o primeiro aspecto da cruz. "Mediante o qual, nós nos tornamos filhos de Deus" E quando você tem então, plena revelação desse primeiro aspecto da cruz, de Cristo ter morrido POR você, ou POR nós, ou no nosso lugar, isso vai tratar com várias coisas que aconteceram lá na queda. Se você estudar a queda do homem, você vai ver que o homem ficou prejudicado várias áreas da sua vida. A primeira área, tem a ver com o próprio Deus. O homem se alienou em relação a Deus. Ele se tornou separado de Deus. Ele perdeu o contato com Deus. E se você vê em Gênesis, no cap 3, você vai ver as conseqüências do que Adão fez. E por exemplo, aqui no verso 8, a Bíblia diz que todo final de tarde, Deus ia ao jardim para conversar com o homem. E no dia em que Adão fez isso, no verso oito está escrito assim: ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher, da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. Olhem que coisa estranha! Já pararam para pensar nisso? Eles ouviram a voz de Deus, o seu Criador. Eles sabiam que era a voz de Deus, que tantas vezes eles conversavam com Deus ali, naquele jardim. Mas naquele dia que eles resolveram viver por conta deles, naquele dia que eles pecaram, quando eles ouviram a voz de Deus, eles se esconderam. Não é estranho isso? E não apenas se esconderam quanto acharam – vejam só a pretensão deles - que se escondessem de Deus, este não os veria. Não apenas se esconderam, como acharam que se escondendo, Deus não os estaria vendo. Viu como já estavam esquisitos? Eles já estavam esquisitos. Tinha alguma coisa acontecido com eles. Eles estavam alienados em relação a Deus. Você vê que esta atitude deles, é a mesma que os filhos de Adão fazem até hoje. As pessoas escondem. Se você vai querer conversar com alguém hoje a respeito de Deus, elas se escondem. Se você está em uma roda, e se fala do nome de Jesus nesta roda, espalha o bolo. Elas se escondem, e eles se esconderam achando que Deus não os veria. Olhem que pretensão do homem? Não é esquisito isso? E aí Deus foi e perguntou: "Adão. Onde é que estás?" Você acha que Deus não sabia onde é que Adão não estava? Adão é que não sabia onde é que ele estava. Os homens estão perdidos e não sabem que estão perdidos. Sabiam disso? As vezes você fala do Evangelho para uma pessoa e elas dizem que não precisam do Evangelho. "Eu estou bem. Está tudo certo. Sou uma pessoa boa, nunca matei, nunca roubei". Os homens não sabem onde é que eles estão. E aí Deus pergunta: "Onde é que você está?" Já havia alguma coisa séria acontecida com o homem. Mas chamou o Senhor Deus ao homem e perguntou-lhe: Onde estás? Respondeu-lhe o homem: ouvi a tua voz no jardim e tive medo. Medo do seu criador. Medo de Deus. Não é uma coisa esquisita isso? Por que é que os homens tem medo de Deus? Porque eles não conhecem Deus. E porque o pecado deles está acusando na consciência deles. Medo. Então a cruz, neste primeiro aspecto vem tratar com isso, com a nossa relação alienada em relação a Deus. Olhem aqui porque é que ele teve medo!! Eu tive medo porque estava nu. Escondi-me. Veja como a mente do homem já estava toda complicada!! Você vê que aqui o homem já estava em um estado decaído, alienado em relação a Deus. Essa é uma questão muito séria. Você vê, por exemplo, no Salmo 51, que Davi escreveu, no verso 3. Esse Salmo Davi escreveu depois daquele pecado dele com Bate- Seba . E aí ele escreveu aqui no verso 3: Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Então você vê que agora passa para um segundo estágio. É o homem na sua culpa. Primeiro é o homem alienado em relação a Deus. Agora o homem se sente culpado. Ele fala: eu conheço as minhas transgressões. O meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei.

O primeiro aspecto que complicou no homem foi a relação com Deus, e depois dentro dele mesmo o homem se sentiu culpado. A culpa é que pesa sobre o homem. E é por isso que o homem se escondeu. É por causa da culpa. Ele teve medo de Deus, porque ele se sabia culpado. Alguma coisa séria aconteceu com ele. O profeta Isaías, no cap. 59 2 Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. É o homem ss sentindo culpado diante de Deus, perdendo a comunhão com Deus, por causa do pecado. No Novo Testamento, no Evangelho de João, capítulo 8 , naquele episódio da mulher adúltera. Eles levaram aquela mulher, apanhada em adultério, perante o Senhor e falaram com Ele o acontecido e que pela lei de Moisés deveriam apedrejar tal mulher. E Jesus então, ficou escrevendo no chão, e eles insistiram. E aí Jesus no verso 7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. 8 E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. 9 Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.

Olhem a situação. Estavam acusando a mulher de pecado. E queriam a aprovação de Jesus para jogar pedra nela, por causa dos seus pecados. E eles insistiam com Jesus para que pudessem jogar pedra nela. E Jesus não falou nada. E como insistissem muito, Jesus se levantou e falou: É. Vamos jogar pedra nela. Quem estiver sem pecado, jogue a primeira pedra. E sentou-se novamente e continuou a escrever no chão. Tem pessoas que dizem que Jesus estava escrevendo os pecados de todos no chão. Mas a Bíblia não fala disso. Mas o fato é que foram saindo um a um. Foram saindo. Primeiro os mais velhos: o vovô, depois o papai, depois os moços, e foram saindo todos. Não ficou ninguém porque todos eles sabiam que eram pecadores. Essa é a questão da culpabilidade do homem. O homem não apenas se alienou em relação a Deus, mas ele se sentiu culpado. É a depravação do homem está escrito aqui também no Evangelho de Marcos, cap 7, verso 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. O homem não ficou apenas naquela situação de se sentir culpado, mas ficou contaminado, impuro. Ficou com uma natureza corrompida dentro dele. Ele ficou depravado. O profeta Jeremias, no cap. 17, no verso 9 fala assim: 9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? O coração do homem passou a ser enganoso. Passou a ser não confiável. Sabia que o seu coração não é confiável? Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas. E a minha tradução diz assim: e perverso. Quem o poderá conhecer? Irremediavelmente, incorrigível. Desesperadamente corrupto. Essa é a situação do homem. Por isso é que a Bíblia não se propõe a mudar o coração do homem. Propõe a dar um novo coração. Isso significa a alienação em relação a Deus, significa a culpa e significa a depravação, a corrupção. Olhem que situação terrível. Se fosse só isso, já estava muito ruim a situação, mas é pior do que isso ainda. O homem perdeu a comunicação com Deus, o homem ficou alienado, depravado, culpado, e não apenas isso. Se você ver o que é que aconteceu, ainda ficou escravizado por Satanás. Quando o homem caiu, ele perdeu a ligação com Deus, se tornou depravado, culpado, e se tornou sujeito ao inimigo. É isso que a queda gerou. Você pode ver isso no Evangelho de João, cap. 8, 34. O homem ficou escravizado. Diz assim: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. O escravo virou mandão. Ele manda em você. Na carta de Romanos, verso 8, verso 20 Porque a criação ( e nós juntos) ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, ( não foi mais escolha ), mas por causa daquele que a sujeitou. Quem que é esse que sujeitou? É Satanás. Ele dominou o homem. Então é algo terrível.

Como que este primeiro aspecto da cruz vai tratar com cada uma destas três áreas? Primeiro a alienação em relação a Deus. Depois a culpa e a depravação. E terceiro, o domínio de Satanás sobre a nossa vida.

O primeiro aspecto da cruz, quando você descobre que Cristo morreu POR você, isso vai trazer perdão e vida regenerada. E quando você tem perdão e vida regenerada, você está reconciliado com Deus. Como diz em Coríntios, segunda carta, cap. 5, a mensagem da reconciliação, no verso 20.................... Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Não fiquem mais alienados em relação a Deus. Então, o primeiro aspecto da cruz vai trazer perdão, e vida regenerada, para tratar com o primeiro problema da queda, que foi a alienação e a separação de Deus. Depois para tratar com a culpa e a depravação do homem, você vai ter o aspecto da purificação, e da santificação no sangue de Jesus, que Ele derramou na cruz, que vão tirar a sua culpa, que vão limpar os seus pecados, e que vão tratar com o seu íntimo, trazendo purificação da sua vida. O perdão e a regeneração resolve o seu problema em relação a Deus. A purificação e a santificação, resolve o seu problema dentro de você, da sua culpa, da sua depravação, o seu caráter corrompido. E em relação a Satanás, você vai ter libertação e vitória. E todos estes aspectos são alcançados na cruz. Aqui mesmo em Romanos 8, verso 29 ¶ Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. A imagem de Jesus. Quando você estiver nessa situação você vai estar livre. Mas aonde que fala sobre liberdade aqui? Verso 37: em todas essas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. É uma vida de vitória. Antes de entrar no segundo aspecto da cruz, como que nós vamos nos apropriar plenamente deste primeiro aspecto? É claro que todos que são cristãos, e eu creio que quase todos que estão aqui senão todos, já conhecem este aspecto, mas nunca é demais você refletir novamente sobre isso, porque a revelação da cruz, começa aí. Você entende e se apropria plenamente do fato de Cristo ter morrido por você na cruz. A primeira coisa, se você ainda não tem essa experiência, é quando você admite a sua culpa. Depois você se arrepende. A mensagem do Evangelho começa com arrependimento. Arrependei-vos. É assim que João Batista falou. Foi assim que Pedro anunciou no dia de Pentecostes. Várias vezes. Então depois de você admitir a sua culpa e se arrepender, então você agora muda de direção, que é o que se chama de conversão esta mudança, mudar de rumo. É o desejo de abandonar o pecado. Conversão, não é mudar de religião. Conversão é mudar de direção, porque o homem filho de Adão, está caminhando para a morte, está caminhando para o pó, para a destruição, para o brejo. Quando você converte, você para de caminhar nesta direção, e passa a caminhar para Deus. Isso é que é conversão. Você admite a sua situação, você se arrepende e você se converte, desejando mudar de rumo. E aí então, você aceita este primeiro aspecto da cruz, de que Cristo morreu por você lá, em seu lugar e aí você então recebe a Ele como Senhor e como Salvador da sua vida. Esse então é o primeiro aspecto da cruz, que é o aspecto mais básico, que é o aspecto que todo filho de Deus deve conhecer. E' o aspecto que vai tratar com tudo o que aconteceu lá na queda, com a nossa alienação em relação a Deus, com a nossa culpa e depravação, e com a nossa escravidão ao inimigo. Então tudo isso vai ser tratado quando o Senhor morre por nós na cruz.

LADO B DA FITA

Romanos 6 : 6 sabendo isto: que o nosso velho homem foi COM ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado.

O primeiro aspecto da cruz, Cristo foi crucificado por nós. A preposição era POR. O segundo aspecto da cruz, é esse aqui. O nosso homem velho foi crucificado COM. Quando Cristo morreu na cruz, Ele não apenas morreu no nosso lugar, não apenas morreu POR nós, mas Ele levou a nossa natureza adâmica, a nossa natureza decaída, à morte, COM Ele. Ele estava ali também como representante da raça, e assim como em Adão toda a raça caiu, quando Jesus morreu, toda a raça decaída foi levada à morte. Então esse segundo aspecto da cruz, revela a nossa identificação e a nossa união com Cristo na sua morte. Não é mais Ele morreu POR nós. Somos nós, no que se refere à nossa natureza antiga, morrermos COM Ele, ou sermos incluídos na sua morte. É aquele aspecto que nós frisamos no Batismo, quando você é colocado dentro da água, como se você tivesse sendo colocado dentro da morte de Cristo, como se tivesse sido incluído na morte de Cristo. Então aqui diz assim: Sabendo. Com toda ênfase que a Bíblia afirma que o Filho de Deus veio ao mundo e deu a sua vida por nós lá na cruz, a Bíblia também afirma com todas as letras, que nós homens decaídos, fomos incluídos na morte com Ele. Esse é o segundo aspecto da cruz. É a nossa inclusão na morte de Cristo. Sabendo isso: que o nosso homem velho. O que é o "homem velho"? É o homem que veio de Adão, o homem que age de maneira independente, o homem em rebelião contra Deus. Ele foi crucificado COM Ele. COM Cristo, para que o corpo do pecado - agora não é mais pecados. Quando Jesus morreu por nós todos os pecados foram perdoados, mas a raiz do pecado não foi atingida. A raiz do pecado só é atingida, quando a capacidade de pecar é levada à morte. E esse é o segundo aspecto da cruz: para que o corpo do pecado fosse desfeito a fim de não servirmos mais ao pecado. No verso 11 diz assim. Considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Primeiro, veja bem: Sabendo. Primeiro você ouve uma informação que Deus falou com você, que você na sua velha natureza foi colocado na morte com Cristo. Quando foi que aconteceu isso? No dia em que você creu. Isso aconteceu a quase dois mil anos atrás. Quando Cristo morreu ele levou, como representante, toda a raça à morte na cruz. Sabendo que o vosso homem velho foi crucificado COM Ele. É algo no passado, que já aconteceu. No verso 11 fala sobre a nossa atitude: Considerai-vos. Se você já sabe, se considere. Aplique isso na sua vida. E quando o pecado vier bater na sua porta, e vier querer que você faça isso ou faça aquilo, você fala que está morto. Já viu defunto fazer pecado? Já viu defunto brigar, ficar nervoso, ficar vermelho, perder o controle? Ele não faz, porque está morto. Se você tiver esta atitude para o pecado, vai ser a mesma coisa.

Na 2 Coríntios, cap 5 verso 14 Porque o amor de Cristo nos constrange, ( tamanho é esse amor ) julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. É a inclusão na morte de Cristo. Se um morreu por todos - esse um que morreu por todos é o Senhor – logo todos morreram. E Ele morreu por - aqui é POR, o primeiro aspecto da cruz - para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. É uma mudança na direção da nossa vida. Nós nos consideramos mortos para fazermos o que nós queremos – independente de Deus. E aí este segundo aspecto da cruz, é a porta de entrada para a libertação e a vitória sobre o pecado. Você precisa ter uma revelação de que quando Jesus, morreu na cruz, Ele não apenas morreu no seu lugar para o perdão dos seus pecados, mas mais do que isso, Ele levou a sua velha natureza à morte com Ele lá na cruz. Quando Jesus morreu na cruz, a Bíblia nos diz que: Deus amou o mundo - todo mundo - de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna. O primeiro aspecto da cruz, Jesus morreu POR e pelos homens, isso vale para todos os homens. Vocês acham que todos os homens estão salvos? Jesus morreu por todos. Até pelo Hitler. Por todos. Mas será que o Hitler foi salvo? Não foi. Pelo menos nós não temos o registro na história que ele não foi. Sei lá se na última hora ele confessou Jesus, não sei. Ninguém sabe. Mas o fato é que se ele não confessou, ele está liquidado. Mas Jesus morreu por ele também. Somente quando um homem crê é que este aspecto da cruz se torna operante na sua vida. Não é verdade? Isso vem para a sua vida quando você crê. O segundo aspecto, quando então você sabe que Jesus morreu na cruz, você também foi incluído na morte com Ele, quando que isso vai se tornar real na sua vida? Quando? Quando você crer. É a mesma coisa. É igual. Não muda não. As coisas de Deus são sempre simples. Então se você creu que Jesus morreu por você, você tem que crer que você - o seu você corrompido - morreu com ele. É assim. É fé. É algo que já aconteceu. Primeiro, saber, verso 6: sabendo. Depois você considera que você se rende. E depois você confia. Você crê. Não adianta você querer simular que você está morto, não adianta você fingir de morto. Fingir de morto não resolve. Você tem que ter uma experiência real. Não é verdade? E isso é algo que vem pela fé. Você tem que crer para que isso se torne operante na sua vida. Por exemplo, na carta aos Gálatas, cap. 5, verso 24. Essa parte aí fala sobre o conflito do espírito com a carne. Aqui diz assim: os que são de Cristo Jesus, crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Como é que é que se faz isso - Crucificar a carne? Você não consegue se crucificar. Você já viu alguém se crucificando? Já viu? Pega-se um martelo, e bate em uma mão. Depois no pé. E a outra mão? Como é que se faz? Não tem jeito. Você não consegue se crucificar. Não funciona. Quando a Bíblia fala que crucificaram a carne, é porque se viram crucificado com Cristo na cruz. Sabendo que o nosso homem velho foi crucificado. Não é você que vai se pregar na cruz. Não funciona, mas você crê e se vê incluído na morte de Cristo lá na cruz. Uma vez só. Então, os que são de Cristo, crucificaram a carne. A carne diz respeito a esta natureza corrompida.

A salvação do espírito tem a ver com o primeiro aspecto da cruz, quando você crê que Jesus morreu POR você. Então você recebe o perdão dos pecados e a regeneração que trata com o aspecto de alienação em relação a Deus. Depois você começa a purificação e a santificação. Porque o sangue de Jesus te purifica a consciência a primeira vez. Te limpa. Quando você crê em Jesus todos os seus pecados são perdoados. E você tem o começo da sua purificação, e da sua santificação. E depois você começa a libertação também da escravidão ao pecado. Mas você tem que prosseguir. A cruz é uma coisa só. É uma obra só. Na verdade você não precisa crer que Jesus morreu por você e dez anos depois você crer que você morreu com ele. Mas tem que cristão que é assim. Crê que Jesus morreu por ele, e vinte anos depois descobre. Ah não sabia disso. Mas aqui na Bíblia está dizendo isso: sabendo isso. Quando você descobre que Jesus morreu por você, isso é uma das maiores descobertas que um ser humano pode fazer. É um dia de grande alegria, o dia que você descobre que o Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, veio na terra e morreu no seu lugar e você não precisa morrer mais. Isso é uma coisa tremenda. O dia que você descobrir isso, você deve sair falando para todo mundo, acordar os seus amigos. É a maior descoberta. Mas isso não é o Evangelho inteiro. Isso é metade do Evangelho. Porque aí, quando você descobre que Jesus morreu por você, você está livre da morte, e aí então, quando você está livre da morte, você não precisa mais morrer, então você vai viver. E quando você começa a querer viver, você conhece a Deus, quer viver uma vida que agrade a Deus. E começa a tentar em fazer as coisas que agradem a Deus. E você vai começar a ver que não é tão simples assim não. E aí você vai ver que você não dá conta. Depois disso tudo, vem a outra mensagem do Evangelho, que assim como você não precisa mais morrer, você também não precisa mais viver, porque você morreu com Cristo, e quem vive agora é Ele. E esse é o aspecto que vai levar você a uma experiência mais abundante com Cristo. Mas você não precisa crer nisso agora, e daqui a vinte anos crer no outro. Não. Pode crer tudo de uma vez. Pode crer tudo de uma vez. Porque o Evangelho, ele não apenas inclui que Cristo morreu no seu lugar, mas ele inclui que a sua natureza corrompida morreu com ele, que o Espírito Santo, vem agora viver em você, e Cristo em você agora pode te dar plena vitória e plena alegria na presença de Deus em todas as coisas. É o aspecto da cruz que vai chegar agora. Aqui, Gálatas (Cap 5:24)diz isso. Em primeira Pedro, Cap.4 versos 1 e 2. 1 ¶ Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento: que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado, 2 para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. É a mesma ênfase de Paulo em Romanos, cap. 6. Morte para o pecado mas livre para Deus. Libertados do pecado, mas livres para Deus. Assim como aquele primeiro aspecto da cruz, vai tratar com a nossa perversidade, com a nossa pecaminosidade, com a nossa natureza não regenerada, esse aspecto da cruz, o segundo, vai tratar com a nossa carnalidade. Isso que lá em Romanos foi chamado de Velho Homem. Sabendo isso, que o nosso Homem Velho, foi crucificado com Ele. Isso é a maneira de tratar com a carnalidade do homem, com a natureza corrompida do homem, ou com o pecado no singular. O primeiro aspecto lá em Romanos - quando Cristo morreu POR nós - é o perdão dos nossos pecados, no plural. Aqui agora vai tratar com o princípio do pecado, o pecado como uma lei, que nos domina e que nos escraviza. É aquele conflito que está lá em Romanos cap. 7. Vamos ler. Romanos 7 15: Porque o que eu faço não o entendo porque o que quero, isso não pratico, mas o que aborreço, isso faço. Olha só que coisa. O que faço, eu não o entendo, porque o que quero isso não pratico, mas o que aborreço, isso eu faço. 16 E se faço o que não quero, eu consinto com a lei ( a lei de Deus - que é boa ) 17 Agora porém não sou mais eu que faço isso, mas o pecado que habita em mim ( olhem que pecado mandão) 18 porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum. Com efeito, querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. Olhem que situação. É essa que é a carnalidade do homem. É uma natureza corrupta. É a natureza do "eu". É o "eu" carnal. Quando Paulo escreveu para os cristãos da igreja em Coríntios, ele falou assim: 1 Coríntios 3:1 ¶ E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Irmãos. Eu não pude falar para vocês muitas coisas, sabem por que? Porque vocês são carnais, no cap 3, verso 1. Vocês estão na carne. Não posso falar com vocês, coisas com vocês, coisas maiores. Mas em Romanos está dizendo: o homem velho foi crucificado. Nós acabamos de ler, para essa situação que Paulo está falando aqui no cap 7, acabar. ( Romanos 6:11 Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor. ) em Colossenses, cap 3 verso 3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Você sabia disso? Um dia o irmão Watchmam Nee, quando ele estava com problemas, ele estava estudando a Bíblia, e ele começou a ler este texto de Romanos cap.6, e Colossenses, e morava com outros irmãos em uma casa, e ele chegou na cozinha e havia um irmão ali fazendo a refeição e ele disse: "Irmão. Eu morri" O irmão olhou para ele e arregalou um olho e ficou pensando que Nee havia ficado doido. Ele estava começando a descobrir o caminho. É o que Paulo ele está falando aqui: "Irmão. Você morreu. A sua vida agora, não é mais aquela que você vivia". Quando você se batiza, na verdade, é isso que significa. Que você foi colocado ali dentro da água, e sua vida velha vai ficar lá. E quando você sai, você sai em novidade de vida. Mas é verdade. Você tem que ter essa revelação de Deus. Porque morreste. Não é isso que está falando aqui? Sabia que você morreu? Porque morreste e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Esse é que é o caminho da vitória, essa revelação plena da sua inclusão na morte de Cristo. Isso é tremendo essa revelação. Efésios, cap 4, no verso 22 fala assim: 21......Conforme a verdade em Jesus que vocês ouviram o ensinamento, 22 a despojar-vos – é como se você fosse tirar - quanto ao procedimento anterior quanto ao velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e a vos renovar no espírito da vossa mente, e a vos revestir do novo homem que segundo Deus foi criado em verdadeira Justiça e Santidade. Isso é o despojamento do "eu". É quando você fala com o "eu": "Sai do trono. Agora quem vai sentar no trono da minha vida é o Senhor. Tem para você mais não. Então é como você tirar ele, falar com o "eu"para sair daí. "Acabou.Você não pode mais fazer o que você quer. Acabou a mamata. Agora o Senhor é quem vai mandar". Esse é o aspecto. É a tomada de posição para uma vida de vitória com o Senhor. Agora. Isso depende de fé também. Não é fazer força. Você tem que crer. A palavra de Deus está dizendo: você morreu. Você pode dizer: morri não. Então você pode crer nisso. Morri mesmo. É uma questão de fé. Se você não tiver revelação, não adianta. Quando você crê que Jesus morreu por você, quem que te prova isso? Qual é a garantia que você tem que o fato de Jesus ter morrido na cruz, e você ter o perdão dos seus pecados? Já pensou nisso? Se alguém chegar para você e pedir uma prova de que os seus pecados estão perdoados. Como é que você prova? É Fé. É claro que nós sabemos porque Jesus Cristo ressuscitou. Deus aceitou o que Ele fez. Nós sabemos porque nós cremos. Se nós não crêssemos, não teria como. Vocês percebem? Esse aspecto aqui é a mesma coisa. Tem que crer. Do mesmo modo que a Bíblia afirma que Cristo morreu por nós, afirma que o nosso velho homem morreu lá com Ele. Você crê nisso ou não crê.

4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória. É a mesma coisa. O fato de Deus é isso. A fé ela não é baseada em pressupostos, ou em fatos religiosos. A fé é baseada na palavra de Deus. Uma coisa que Deus fez, que Deus falou. E Deus falou, que o velho homem acabou. Ou você concorda ou você não concorda. Você tem que crer. Esse é o aspecto importante. Isso tem a ver com a libertação. No Evangelho de João, cap 8 verso 32 e conhecereis a verdade ( isso que eu estou falando para vocês aqui é a verdade, está escrito na Bíblia), e a verdade vos libertará. No verso 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres. O filho de Deus, quando ele toma consciência disso ele está livre. Ele pode fazer o que ele quiser. Só que agora ele pode não pecar. Antes ele não podia, pois o pecado mandava nele. Agora você pode não pecar. O pecado vem e você nega. Quando o pecado bater à sua porta, mande Jesus atender. É uma libertação. Você está livre. Isso é tremendo. E a Bíblia diz que nós devemos viver dessa forma. É a vitória sobre a carne. Voltando lá em Gálatas, cap 5, verso 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. ( é aquele problema de Romanos 7)

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Quando o homem velho sai de circulação, quando a carne não pode atuar sobre ele, então nós somos libertos, livres. 25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. E Romanos cap. 8 6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. 7 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. É o governo do Espírito em nós. Ele vai dizer aqui na frente. Se você é guiado pelo Espírito de Deus - nos últimos dois retiros aqui, nós refletimos sobre isso naqueles grupos pequenos - nós somos os filhos de Deus. Nós não agimos mais com base no "eu", com base no velho homem, com base no agir independente. Nós agimos em obediência, em submissão e em sujeição à vontade de Deus, ao governo de Deus na nossa vida. O Senhor reina sobre nós. Isso nós vemos também que quando nós descobrimos estas verdades, você deve fazer igual ao povo de Israel, e está no livro de Josué, cap 4 verso 9. É um texto grande quando os israelitas entraram na terra prometida. O Rio Jordão secou, as águas acumularam de um lado, eles atravessaram o Jordão, e essa travessia representa a cruz. Quando os israelitas saíram do Egito, eles cruzaram o mar Vermelho. O cruzamento do mar Vermelho, representa o batismo, e depois quando eles chegaram na terra, eles cruzaram o Jordão, que representa a obra da cruz. E aí então, no verso 9 diz assim: Amontoou Josué também doze pedras no meio do Jordão, no lugar em que pararam os pés dos sacerdotes que levavam a araçá do pacto e ali estão até o dia de hoje. O que ''e que significa isso? Significa um testemunho. Eles colocaram naquela travessia, naquela mudança de posição um marco. Colocaram doze pedras significando: Nós cruzamos o Jordão. Então quando você tem a revelação do segundo aspecto da cruz, você deve fazer a mesma coisa. Coloca uma marca: "daqui para a frente vai ser diferente" porque você toma posse daquele aspecto da cruz. Você marca. Levanta um monumento. Aquelas pedras, na verdade, no contexto de Israel, representavam cada uma delas, as tribos.

Vem então o terceiro aspecto da cruz, e nós não vamos entrar nele hoje por causa do horário, só vou mencioná-lo. O terceiro aspecto da Cruz, podemos ler em Lucas, cap. 9 verso 23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24 Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará. O primeiro aspecto da cruz, é Jesus morrendo por nós, no nosso lugar. O segundo é quando nós tomamos consciência e cremos que o nosso velho homem foi incluído na morte com Ele. É a identificação com a morte. O primeiro aspecto é Ele no nosso lugar. O segundo aspecto, somos nós com Ele. E o terceiro agora, é a nossa própria escolha de agora tomar a cruz. Quem quiser – veja que agora já é uma opção - é um chamado ao discipulado. Quem quiser me seguir, negue a si mesmo, tome a cada dia. O Velho Homem foi colocado na cruz. A carne ela é crucificada, ela é despojada, mas ela não é anulada, ou seja, a crucificação da carne, a carne levada a impotência, não significa que ela deixou de existir. Não existe um estado de um cristão, por mais maduro que ele seja, que ele se torne uma pessoa tão longe do pecado que ele não peque mais. Não existe isso. Você não pode atingir um estágio em que você não peca mais. Um estado de ficar "impecável". Não existe isso. Ou seja. A natureza continua, e então você tem que negar-se a si mesmo. E seguir o Senhor. Esse negócio de perder a vida - essa vida é a vida do eu, a vida do agir independente, é a vida da alma. Toda essa questão do "eu" tem a ver com a vida da alma. Então nós não vamos entrar nestes detalhes deste terceiro aspecto da cruz, mas ele tem a ver com a nossa oferta a Deus, como diz em Romanos cap 12, verso 1: Apresentai-vos a Deus como sacrifício vivo, santo, agradável, para que você possa compreender a vontade de Deus. Não vos conformeis com este mundo,transformai-o pela renovação da mente. Esse exercício contínuo de a cada dia você seguir. Tem a ver com disciplina, com domínio próprio, tem a ver com este sacrifício, com quebrantamento, intercessão e com o combate e vitória final. Nós não vamos entrar neste aspecto hoje, por causa do horário, mas isso aqui é apenas uma visão geral dos vários aspectos da obra da cruz. Eu talvez gastei um pouco a mais de tempo no primeiro aspecto, embora nós sejamos cristãos, mas é importante você entender plenamente a extensão, e a grandiosidade da obra da cruz, nesses aspectos. Depois nós vamos voltar. Eu quis fazer um estudo não vinculado àquela seqüência que estávamos seguindo, porque embora tenhamos muitos irmãos aqui hoje, amanhã, certamente, virão outros irmãos. Amanhã nós vamos continuar com esses estudos. Se alguém tiver alguma dúvida ou algum comentário sobre isso, podemos falar agora.

Você seguir Jesus por conta própria, não funciona. Vai acontecer aquilo: eu quero fazer mas não consigo, e o que eu não quero fazer eu faço. É aquele dilema de Romanos cap. 7. Você fala: eu vou seguir Jesus. Nunca mais vou gritar com ninguém, nunca mais vou xingar ninguém no trânsito. Primeira fechada que você leva, você apela. É aquela coisa. Vocês sabem como é que é.

De repente alguém pisa no seu dedão, e você explode. Você não dá conta.

Fazer força, não funciona, é uma luta inglória. Esses detalhes estão em Romanos. Uma vez nós demos um exemplo assim: Não sei quanto pesa esta Bíblia. Umas trezentas gramas, eu estou segurando a Bíblia, com o braço na horizontal, e esticado. Existe uma lei atuando sobre a Bíblia, que é a lei da gravidade. Se eu soltar a Bíblia ela cai. Se fizer isso em qualquer lugar da terra ela faz a mesma coisa, porque existe uma lei que sempre puxa a Bíblia. Quando eu estou segurando a Bíblia aqui, eu estou força de vontade. Posso ficar aqui uns dez a quinze minutos segurando. Você não consegue segurar muito tempo. Isso de segurar é a força de vontade. Os músculos, daqui a pouco, vão ficar rígido, e mais um tempo, tem que chamar um médico para dar um remédio para ele. Não funciona, porque você está exercendo a força de vontade contra uma lei. E a Bíblia fala que o pecado é uma lei. Então quando você resolve fazer muita força contra o pecado, o pecado não está nem aí para a sua força. Ele fica te olhando. É igual a lei da gravidade. ": Você vai me segurar aqui?" Não adianta segurar. A lei da gravidade não pára. E eu não consigo ficar fazendo força o tempo todo. Veja que a Bíblia é leve. São só trezentas gramas. E realmente se você pegar o mais forte que tiver aqui e ele ficar ali, ele não consegue. Não consegue. Então quando você fala: Não vou pecar. Tudo bem. Você é uma a muito forte, tem determinação. No primeiro dia você consegue, no segundo também. Mas no terceiro você cai. Se você for muito bom, uma semana depois, ou duas, ou dez dias. Não importa. Você não consegue, porque a força de vontade do homem é inadequada para vencer uma lei. Chega num ponto que por mais força que você faça, não adianta.

A força de vontade, para vencer o pecado é uma frustração e se vocês ainda acham que fazendo força vocês conseguem, eu acho que vocês devem tentar, mas eu lamento informar que vocês vão se decepcionar. Não adianta. Realmente não adianta.

A questão de libertação e de vitória, não é por força de vontade. É pela vida do Senhor em você. Não é pela sua força. Não por força, nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor.

Você pode acelerar este processo, porque aqui diz: sabendo isso. Então a primeira coisa é saber. Como que você sabe? Quando você lê a Bíblia, quando você vem aqui no Retiro das Rosas, quando Deus nos dá essas oportunidades, você começa a saber mais de Deus. Quando você sabe, você aplica aquilo na sua vida, porque Jesus disse que o homem que ouve as palavras e não as pratica, a quem que eu o vou assemelhar ? Aquela pessoa que edificou a casa em cima da areia. Não é assim que Ele fala? Virão as tempestades, o vento e a casa cai toda. O homem que ouve as minhas palavras e as pratica, vou comparar ao homem que edificou a casa na rocha. Quando você sabe, considera e aplica, então você pode acelerar o processo, porque quanto mais da palavra de Deus você conhece, mais fé você vai ter e mais você vai acelerar o processo.

Ter domínio próprio, envolve o corte do "eu" pela cruz, e o governo do Senhor na sua vida.

Obediência e cruz, são coisas diferentes. Obediência é o seu reconhecimento do governo do Senhor na sua vida e a sua submissão a Ele. A cruz é quando você corta o "eu" rebelde. Quem não obedece é a vida Velha. Seu espírito, ele quer obedecer. É o que Paulo diz: Eu quero fazer, mas não consigo!!

Jesus citou um caso, que não sei onde é que está, mas Jesus citou o seguinte caso. Havia um fazendeiro que tinha dois filhos. Ele disse assim: Mateus 21 28 ¶ Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.

29 Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas, depois, arrependendo-se, foi.

30 E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.

31 Qual dos dois fez a vontade do pai?

Eu acho que a obediência é aceitável a Deus. É bobagem você fazer bico, porque quando isso acontece, você não está concordando com Deus. E aí entra aquele problema do caco de barro no meio dos outros cacos discutindo com o Criador. Então não adianta você fazer bico, porque quando Deus fala alguma coisa, Ele sabe o que está falando, e é o melhor. Então não precisa fazer bico para Deus, pois Ele vai te amar do mesmo jeito. Eu acho que Ele aceita a sua obediência, mas eu acho desnecessário, e por isso a gente tem que conhecer mais a Deus, para não fazer bico na hora de obedecer.

O Chico está arrasando.

Se alguém quiser ficar igual ao Chico é só ir na Conferência de Curitiba. Ele falou que vai contar tudo para vocês, para vocês ficarem igual a ele.

Terminou a fita.

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