02 fevereiro, 2008

VINDE A MIM

Vamos ler em Mateus 11

25 ¶ Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.

26 Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.

27 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

Lucas 10

25 ¶ E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?

27 A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.

29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.

31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.

32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.

33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.

34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?

37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

38 ¶ Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.

39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.

40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.

41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.

42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Vamos orar

Senhor, nós também queremos nesta noite, como Maria, nos aquietarmos aos seus pés para ouvir as suas palavras. Oh Deus quantas vezes n'' também estamos preocupados com tantas coisas mas nós pedimos que o Senhor aquiete o nosso coração agora, retire toda a agitação da nossa mente, do nosso coração. Queremos também escolher a melhor parte nesta noite Senhor. Queremos nos aquietar aos seus pés e te ouvir. Então, que o Senhor fale conosco nesta noite. Que o Senhor não deixe que nenhuma destas pessoas que entraram aqui neste lugar aqui, deixe de receber a sua parte. Toque em cada vida, com a tua palavra, fale conosco. Queremos ver a Ti nesta noite. Também estamos cansados, sobrecarregados. Queremos nos achegar a Ti para ouvir as tuas palavras. Toca na nossa vida, dá alívio na nossa alma, dá descanso, em nome de Jesus nós te pedimos. Amém.

Na semana passada, nós vimos a última vez que Jesus esteve na Galiléia, e Ele iniciou a sua caminhada para o sul, para Jerusalém, e essa é a última vez que Ele vai sair da Galiléia. Ele enviou aqueles setenta discípulos, e depois quando eles voltaram dizendo que muitas coisas tinham acontecido, eles estavam surpresos, Jesus lhes disse que eles deveriam se alegrar, não porque os espíritos se lhes submetiam, mas porque o nome deles estavam escritos nos céus, porque eles estavam salvos. Jesus começou a ensinar algumas coisas para eles, e no final, nós chegamos a ver este texto na semana passada e Ele exultou e disse: Graças te dou Oh Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultastes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim oh Pai, porque assim foi do teu agrado, todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece plenamente o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. É o mesmo texto que nós estudamos na semana passada em Lucas. O Senhor exultando, e agradecendo a Deus Pai porque as coisas profundas de Deus, também simples, elas eram reveladas e aceitas pelos pequeninos, mas as pessoas muito orgulhosas e muito soberbas, elas rejeitavam e Jesus disse: Assim foi do teu agrado oh Pai que os sábios não entendessem este caminho que o Senhor abriu, mas os pequeninos vão entender. Só que Lucas parou aí. E Mateus acrescentou mais três versículos. 28 a 30. E esse é o único lugar na Bíblia que tem estes versículos. Nos outros Evangelhos não tem. Então ele colocou essas palavras de Jesus aqui, que deveria ter falado por ocasião destes ensinamentos, e era um convite, Jesus convidando a todos só homens para irem até Ele dizendo: Vinde a mim! Todos os que estais cansados, oprimidos, sobrecarregados. Era um convite abrangente. Todas as pessoas podiam atender àquele convite. Vinde a mim! Todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Então para receber este primeiro alívio, basta você atender o convite do Senhor. Que dizia Vinde a mim, venham. Eu vou dar alívio para vocês. Só de você ir ao Senhor, você já tem alívio, você já recebe alguma coisa. E este primeiro alívio, é claro que tem a ver com a sua reconciliação com Deus, com o perdão dos seus pecados. Você vai a Jesus, e Ele recebe você do jeito que você está. Por isso o convite é amplo. Todo mundo, todas as pessoas, todos os cansados, todos os oprimidos. Quantas pessoas hoje, cansadas, sem esperança, sem sentido para viver. E o Senhor convida: Venham a mim!!!! E eu vou dar alívio para vocês. E este primeiro alívio é totalmente gratuito. Basta você atender o chamado do Senhor e ir a Ele, e você recebe alívio, aquele descanso, paz no seu coração. Vinde a mim todos vocês que estão cansados, que estão oprimidos, e eu vos aliviarei. Eu vou dar alívio para vocês. Então esse alívio que nós recebemos tão logo nos achegamos ao Senhor, tão logo nos aproximamos Dele, tão logo cremos Nele, é o alívio no espírito. É o que se segue ao nosso Novo Nascimento. Como diz Paulo no Cap. 5 de Romanos: Justificados pois pela Fé, nós temos paz com Deus. Não há nada mais que impeça a nossa comunhão com Deus, o nosso aproximar de Deus, porque Deus recebe a cada homem do jeito que está. Você não precisa primeiro resolver os seus problemas, melhorar a sua vida, para depois chegar ao Senhor. Ele convida você a ir, do jeito que você está. E na verdade se você esperar, primeiro resolver todos os seus problemas para depois atender ao convite do Senhor, você não vai se achegar a Ele nunca. Porque a única solução está Nele, e é por isso que Ele convida: Venham!!!! Vinde a mim!!! Todos voc6es que estão cansados, oprimidos, e eu vou aliviar vocês. Eu vou dar paz para vocês. Mas depois tem o outro verso. No 29 ele diz: Tomai sobre vós o meu jugo. Mas Senhor, as pessoas dizem, eu já estou cansado, oprimido, já estou carregando um monte de coisas e o senhor quer que eu tome mais jugo ainda? Mas Ele está falando: Você vai tomar o meu jugo. O meu jugo. Tem muito fazendeiro, ou filho de fazendeiro. Como é que é o jugo? Já viram como é que é o jugo? É aquela canga, que coloca no pescoço do boi para o boi poder puxar o carro, o arado, e geralmente são duas. Dois bois. Você vai colocar o meu jugo. O Jugo já está Nele. Você só vai entrar junto com Ele no jugo. Não quer dizer que Ele vai colocar mais peso sobre você não. Ele está dizendo: Venham a mim e eu vos aliviarei. E este primeiro alívio não tem anda a ver com o jugo. É só você ir para Ele. Agora ele fala: Quando você vier a mim, toma o meu jugo. Essa é uma questão de opção. Você pode tomar o jugo Ele ou não. E Jesus disse: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim. Por que aprendei de mim? Quando o fazendeiro tem o boi bravo, o boi bravo não gosta de puxar o arado, de ficar ali na canga. Então se se colocam dois bois bravos para puxar um arado, no jugo, o que é que eles fazem? Eles saem do caminho, vai embora, vai para outros cantos, para tudo quanto é lado. Então não é muito correto você colocar o jugo em dois bois bravos. E então o que ele s fazem é colocar um boi manso, que já está acostumado a puxar o arado, que já está acostumado a trabalhar, que segue o caminho que tem que seguir, e aí tem o boi bravo. Pega a canga, e no boi bravo, juntos. E o boi bravo, não é porque está perto do boi manso que vai querer seguir o caminho não. Ele sempre quer sair e toda vez que ele quer sair, tem aquelas pontas, e aquilo espeta a ele, e o boi manso continua, e então não sai do caminho, porque tem que aprender a seguir o caminho com aquele boi manso. Ele colocou o jugo, no boi manso e no boi bravo juntos. E o boi bravo ainda fica querendo sair, batendo para lá e para cá. Espeta daqui, espeta dali, e o boi manso continua. Não é igual a dois bois bravos que levam o arado para outra direção e aí ele tem que aprender. Esse boi bravo vai ficando manso, porque tem que andar com aquele outro boi. O outro boi é tranqüilo, não está nem aí. E esse boi bravo, ele precisa aprender a andar naquele caminho, porque ele não sabe andar. Ele é bravo. Ele quer fazer tudo do jeito dele. Toma sobre vós o meu jugo e aprendei de mim porque eu sou manso. Jesus é igual a um boi manso. Eu sou manso e humilde de coração. Boi bravo não é hu7milde de coração não. Ele é soberbo. Ele fala: eu faço. Eu resolvo, eu dou conta. É assim que o boi bravo faz. Está cheio de boi bravo por aí, não está? Eu resolvo eu faço. Você sabe que este negócio de boi bravo, sabe onde é que começou esta história de boi bravo? Começou lá no jardim do Éden quando Deus colocou o homem lá, e falou com ele que ele poderia fazer todas as coisas, comer de todas as árvores, mas esta árvore aqui, a do conhecimento do bem e do mal, não come dela não, porque se você comer você morre. Nós já estudamos isto aqui, o que é que significava aquilo. Significava o homem querer discernir e conhecer o bem e o mal por sua própria conta, independente de Deus. E foi exatamente o que o homem fez. Então Adão foi o primeiro boi bravo que apareceu, e depois, todos os bezerros que vieram depois, todos bravos também. Os bezerros já nascem bravos. Você não precisa ensinar a menino pequeno a fazer coisas erradas. Eles aprendem sozinhos. São toso bezerrinhos bravos. E os homens se tornaram assim, bois bravos. Por isso eles não tem paz. E é por isso que Jesus convida a eles: Venham a mim. Vinde a mim, bois bravos para vocês encontrarem alívio. Cocai sobre vós o meu jugo. Aprendei de mim, e eu sou manso, sou humilde de coração. Bem aventurados os humildes de coração pois deles é o reino dos céus. Também já estudamos aqui este texto. Você tem que aprender de mim. Eu sou manso. Eu sou humilde de coração. Eu dependo de Deus para tudo. Jesus, quando estava aqui ele era Deus, mas como homem Ele dependia de Deus para tudo. Ele era humilde de coração. Ele não fazia nada, por conta dele. Se você ler o Evangelho de João, quantas vezes o Senhor fala: Eu não faço nada, que o Pai não me tenha dado para que Eu faça. Eu não faço. Eu sou manso. Eu sou humilde de coração. Só faço aquilo que o pai quer que eu faça. Então você precisam aprender comigo. Precisam entrar no meu jugo. Então a gente fica com medo, pois já estamos cansados oprimidos e o Senhor vai me dar mais jugo? Não. Ele não vai te dar mais jugo não. Ele vai te aliviar de todo este peso que você está carregando que não tem nada a ver com o jugo Dele. Esse peso que a gente carrega é o peso do mundo. As pessoas ficam com a carga em cima dela. Aquela opressão, aquele cansaço, aquele enfado da vida. Venham a mim!!!!!! Vou aliviar vocês. Depois que vocês estiverem aliviados entra no meu jugo, e quando a gente entra no jugo com Ele, quem carrega o jugo, verdadeiramente, é Ele. É o jugo Dele. Não é o jugo seu. O jugo é dele. Você só tem que aprender com Ele. Mas quem carrega o jugo é Ele. Ele está na canga com você. Ele não está colocando você na canga, sozinho e dizendo: Agora se vira!. Não. Ele vai com você. Por onde você for Ele vai com você. Igual aquela história bonita das pegadas na areia. O Senhor vai com você. E quando você não der conta Ele te carrega, mas Ele vai. Ele está na mesma canga que você, no mesmo jugo. Então vocês aprendam de mim. Eu sou manso, sou humilde de coração, e aí, o que é que vai acontecer? Você achará descanso para a alma. para a alma. Foi o que nós estávamos estudando no nosso Encontro lá, quatro dias. Descanso para a alma. As vezes mesmo que você tenha alívio no Espírito, você já tenha crido no Senhor, você já teve o perdão dos seus pecados, a reconciliação com Deus, mas a sua alma ainda está agitada. Você ainda está fazendo igual ao boi bravo. Então você precisa aprender com o Senhor, colocar-se no jugo Dele. E você vai achar descanso para a sua alma.

O boi bravo fica querendo ainda sair do jugo. Mas se ele olhar qual que é o segredo para demorar menos, é olhar o boi manso. Se você olhar o boi manso, você vai amansar. Por isso a Bíblia fala. Você deve manter o olhar fixo, no autor e consumador da sua Fé. É o "aprendei de mim". Se você olhar como é que o boi manso faz, você vai amansar mais rápido. Foi o que nós estudamos lá. Você deve guardar aquilo que o boi manso fez, aquilo que Ele falou. Procurar fazer igual. Quando você está fazendo alguma coisa, verifique se Jesus iria fazer daquela forma. Pensa nas coisas que você fez hoje, naquilo que você falou hoje. Se Jesus estivesse no seu lugar, Ele iria fazer do jeito que você fez? Será? O que é que vocês acham? Vocês agiram hoje igual a boi bravo ou boi manso? Mas você pode pensar: se Jesus estivesse no meu lugar, será que Ele iria fazer do jeito que eu fiz? Olha para Ele. Como é que eu vou saber de tantas coisas que eu tenho que fazer? Olha para o Senhor. Pensa. Se Jesus estivesse no meu lugar, Ele iria neste lugar que eu estou querendo ir? Mas eu posso fazer isso, eu posso fazer aquilo? Eu posso ir naquela festa ali? Pense: Jesus iria lá? O que é que você acha? Se você achar que Ele vai, vai com ele. Se você achar que Ele não vai, não vá. Entra no jugo Dele. Segue o boi manso. Quanto mais você olha o boi manso fazer, mais rápido é o processo desta transformação da sua alma. o amansamento. Descanso na alma. A alma relaxada, confiada no Senhor, igual ao Salmo 131. Quietinho. Você vê que a agitação da alma que nós estudávamos, nestes quatro dias, é algo de muito sério na nossa vida, na vida dos homens. Você vê o salmista conversando com a alma dele. Oh minha alma !!! por que você está aí agitada? Por que é que você está assim angustiada? Por que te agitas dentro de mim? De vez em quando você precisa falar para a sua alma assim. Porque quem deve comandar a nossa vida é o espírito. De vez em quando o seu espírito deveria falar para a sua alma: Porque é que estás agitada assim? Quieta aí. Quietinha aí. O salmista quando, falam isso eles começam com esta lamúria, igual a Jó ficou falando trinta e um capítulos. Perguntando para Deus. Por que isso, por que aquilo. Isso é agitação da alma. mas quando a alma aquieta, Deus fala. E quando Deus fala é que você começa a discernir as coisas, porque na verdade a palavra de Deus, como diz lá em Hebreus, é como uma espada de dois gumes, mas penetrante do que esta espada de dois gumes que separa a alma do espírito. E aí quando você tem este discernimento na sua vida espiritual, você pode falar para a sua alma: Uai!! Por que é que você está agitada assim? Por que te agitas dentro de mim? Vocês já viram ele falando isto? Está lá nos Salmos. Querem ver? Qual é o número? 42. O Salmista fala o seguinte: 1 ¶ Como suspira a corça pelas correntes das águas ( sede, muita sede) , assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A sua alma não vai se saciar nunca, até que você beba da Água Viva, como o Senhor disse para aquela mulher, lá na beira do poço: Você precisa beber uma água viva. A minha alma tem sede, diz o Salmista. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? 3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? Chorava e chorava e chorava. Igual gente. Que a minha cabeça se torne uma caixa d'água, para que eu possa chorar. O profeta Jeremias era chamado o profeta chorão. Mas ele tinha motivos de sobra para chorar, mas não vamos entrar nisso agora não. 3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está? 4 Lembro-me destas coisas—e dentro de mim se me derrama a alma—,de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa. Começa a lembrar. Ah eu era assim: eu ai na casa de Deus, mas agora aconteceu isso comigo, mas eu era assim....igual ao Jó. A história de Jó é comprida, não vamos falar sobre ela agora também não. 5 Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Interessante. Que é que está perguntando para a alma? É o espírito. O que é que aconteceu com você que você está assim meio deprimida, acabrunhada hoje? Tem dia que a nossa alma acorda acabrunhada. Devia virar para ela e perguntar o porquê dela estar assim. Não dormiu direito? Por que é que você está assim hoje? O que é que aconteceu com você? Por que você está perturbada dentro de mim? Mas de vez em quando a gente precisa chamar a atenção da nossa alma. mas o problema é que a gente está tão acostumado a viver com base na nossa alma, que a alma é quem manda. Esse é que é o problema. E por isso a nossa vida, as vezes é assim, cheia de altos e baixos. Por que é que a gente fica assim neste tobogã? Por que? Igual aquele exame do coração. A alma é daquele jeito, e quando ela está tranqüila, é aquela linha. Vocês estão rindo? O que é que Jesus falou? Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á. Marcos 8:35 Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Enquanto a sua alma estiver batendo igual a u8m coração em um monitor, um mostrador, subindo e descendo, não adianta. O dia em que sua alma ficar como se fosse uma linha , aí sim. Que vida é essa que deve ser perdida? É a vida da alma. Se você olhar a palavra, no grego, de quando Jesus falou isso, é a vida da alma. A alma tem que aquietar, e a gente está tão acostumado a viver pela vida da lama, que ela manda e desmanda em você. Mas o Espírito é que deve governar a nossa vida. E por isso Jesus está dizendo: primeiro as coisas do espírito e depois as coisa da lama. Toma o jugo, e encontrareis descanso para as vossas almas. Ele fala assim: porque meu jugo é suave. A pessoa tem medo. Vou seguir Jesus e entregar isso tudo para Ele vai ficar pior ainda. Não. O jugo é leve. Porque é que o jugo é leve? Porque Ele é quem carrega. Você não sente o peso. Quando vo6e entra no jugo com o Senhor, você está no jugo com Ele. Ele é quem carrega o jugo. Por isso você fica aliviado. Ele carrega o jugo para você. Na verdade as vezes as pessoas fazem tanta força, para viver a vida cristã, para terem vitória sobre o pecado, para vencerem as tentações, para isso, e para aquilo, e isso é um caminho religioso, e isso não funciona. O caminho que o Senhor propôs para nós é outro. É o Senhor que faz as coisas em nós e por nós. Não adianta você fazer força. Você consegue fazer força, um dia, dois. Mas não passa disso, pois você cansa. Aí você volta do jeito que está aqui. Cansado e oprimido. Volta!!!! Por que você sai igual a boi bravo andando fora do lugar. Volta. Coloca a cabeça no jugo de Novo e você tem descanso. Então veja bem. São três versículos que só o Evangelho de Mateus é que tem. Muito preciosos. E falam muita coisa que nós estudamos lá nestes quatro dias. É o jugo do Senhor. Fazer as coisas igual ao que Ele falou, como nós estudamos lá em Tiago. É o jugo do Senhor, que nós vimos lá. O jugo é suave, e o meu fardo é leve. Você começa a flutuar. Se você está no jugo com o Senhor, mas dentro de você, você está flutuando. Faz igual às águias. Voam alto. Mas o jugo deste mundo faz você arrastar. Igual àquela mulher que andou curvada trinta e oito anos. A coluna dela era torta, e ela só conseguia olhar o dedão dela. Trinta e oito anos. Imaginem. Tem gente que é assim. Só olham para baixo. Não tem visão de coisas mais altas, do eterno propósito de Deus, da grandeza do chamamento de Deus. Olhando para baixo, mas Jesus desentortou a ela. E a mulher torta, nós falamos que a nossa alma é torta. A mulher é uma figura. A nossa alma é torta mesmo. Tem que desentortar. E Jesus desentortou a coluna, a alma dela. Já pensou o alívio? Trinta e oito anos. De repente você faz assim e olha o céu lá em cima? Já pensou que maravilha? Tem muita gente precisando de desentortar para poder olhar o céu, as estrelas, para olhar o sentido maior para a vida, mais alto que o Senhor tem, que o Senhor nos chama. Então são muito preciosas estas palavras aqui, por isso eu passei para Mateus, mas vamos voltar para Lucas.

Aí na seqüência aqui, vocês notam que o texto anterior, é exatamente o que nós lemos lá.

Doutor da Lei. É o que conhece as escrituras, conhece toda a Torá. Conhece a lei, conhece os profetas, conhece tudo. Doutor da Lei. A pessoa que estudou a Lei, que pode ensinar todas as coisas. E ele está vendo Jesus falar aquilo. AH! Senhor o Senhor escondeu. Graças te dou oh Pai porque escondeste as coisas dos sábios e dos entendidos. E o doutor da Lei lá. Mas eu sou sábio, porque eu sou Doutor da Lei. Mas as revelou aos pequeninos. Vinde a mimos que estão cansados. Tomai o meu jugo lhes darei descanso. E ele está lá ouvindo. Aí ele foi lá em Jesus e perguntou para Ele. Mestre: o que é que eu tenho que fazer para herdar a vida eterna? Essa é a pergunta típica de pessoas religiosas. O que eu tenho que fazer para Deus me dar alguma coisa? O que é que eu tenho que fazer para ganhar a vida eterna. Então olhem só a pergunta do doutro da Lei. Será que você tem que fazer alguma coisa para herdar a vida eterna? Como é que a gente ganha a vida eterna? Depende do que Jesus fez. Não tem nada a ver com o que nós vamos fazer. A vida eterna é recebida e ganha com base no que Deus fez em Cristo. Não depende do que os homens fazem. Por Isso Jesus fala: Vem todo mundo. A Bíblia tem várias parábolas sobre isto. O Rei preparou um banquete lá nas bodas do filho. Os convidados diziam que não poderiam ir. Eu comprei uma junta de bois e vou ver se ela é boa. Só que o boi era bravo. Eu casei. Eu comprei uma fazenda. Eu fiz isso, fiz aquilo. Então sai pelas encruzilhadas, e pelas estradas pega todo mundo. Os aleijados, os estropiados, os mendigos, todos. E venham , todo mundo. Eu só sei o que eu tenho que fazer. A pessoa quer ganhar a vida eterna com base nos seus méritos. Senhor eu fiz isto. Igual ao Jó. Ah! Senhor. Eu cuidei da viúva. Eu dei comida para o pobre. Eu vesti o nu. Eu fiz isso, e aquilo. E Jó falou, falou, trinta capítulos falando. Rodou, rodou. Igual ao que o Luiz chamou a atenção. Essa é a idéia que as pessoas tem: "o que é que eu tenho que fazer" ? E as vezes as pessoas ouvem o Evangelho e quando a gente fala que o Evangelho significa boa nova. Notícia boa., e quando a gente diz que a boa nova é o que Deus fez para nós o que nós precisávamos fazer, o pessoal fica perguntando: eu não preciso fazer nada? É de graça? Ah não. Aí não. Tem algo errado. Não dá. Não é uma coisa estranha? A boa nova, é exatamente esta. Que Deus já fez. É só pegar. Já está pronto. Sói você querer. Mas as pessoas dizem: não. De graça não. Tem que merecer, tem que fazer alguma coisa. Todo mundo merece a salvação – já ouviram as pessoas falando isto? Ninguém merece salvação não. Deus dá a salvação porque Ele é bom, mas ninguém merece não. Porque a salvação não pode ser por mérito. Paulo fala: por obras de Lei ninguém será justificado diante de Deus, porque pela Lei vem o pleno conhecimento do pecado, e a idéia deste doutor da lei era exatamente esta. O que é que eu tenho que fazer? Romanos 3:20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado. Romanos 3:28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Gálatas 2:16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado. Gálatas 3:11 E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.

Só que veja bem: a conversa aqui é judaica. Temos que entender a história. Era um doutro da Lei dos judeus, conversando com Jesus que estava ministrando em Israel. Então Jesus respondeu para ele. Tudo que está escrito na lei. Você não é um doutro na Lei? Como é que você lê a lei? Tem gente que lê a Bíblia e não entende nada. Que lê a lei de Deus e não entende nada. Como é que você lê na Lei. Será que você entende o que está escrito lá? Antes de falar nada, Jesus perguntou para ele. Perguntar para o doutor da Lei, perguntar como é que é. Como é que você lê a Lei? Esse é um ponto chave. Como é que nós lemos a lei? Como é que nós lemos a Bíblia? Será que a Bíblia se tornou para nós, igual ao que o só profetas falam? Normas sobre normas, regar sobre regra, um pouco aqui, e um pouco ali? Jesus disse: a palavra de Deus é vida e espírito. Vida e espírito. E Ele perguntou: como é que você lê? Aí ele leu. Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma, de todas as suas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. Se você se lembra quando os fariseus, foram perguntar a Jesus – fariseus era aquele partido dos judeus que ficavam querendo saber qual o mandamento era mais importante - Então, vamos supor. A Bíblia tem lá, setecentos e cinqüenta mandamentos. Ele quer saber qual é o mandamento quinhentos e quarenta e sete, quinhentos e quarenta e seis. Eles querem ordenar tudo. Quer saber tudo, qual é o mais importante. E eles foram perguntar a Jesus: Senhor qual é o maio mandamento da Lei? Jesus respondeu isto aqui que ele falou. A resposta deste doutor da lei é impressionante. Ele respondeu igual a Jesus. Porque a Lei dos judeus é muito mandamento mesmo. E ele citou os dois mais importantes, porque a Bíblia fala que se você amar você cumpriu toda a lei. Toda a lei. A resposta dele foi de uma precisão. Vejam que era um bom doutor da Lei. Não era uma pessoa descuidada. Realmente conhecia a lei que deus havia dado ao povo de Israel. Porque ele respondeu da mesma maneira que Jesus respondeu. Ou seja, ele respondeu segundo o espírito da lei. E Jesus concordou: Muito bem. Você respondeu bem. Agora, vai e faça o que estás falando. Está muito certo o que você falou. Vai e faça. Mas como ele tinha aquela idéia de ter que fazer para herdar a vida eterna, ele ficou na dúvida: Vai e faz. Como é que eu vou fazer. Aí ele viu que ele não fazia. Aqui diz que para se justificar, ele perguntou – em relação a Deus ele não questionou não – em relação ao próximo ele falou assim: quem é o meu próximo? Quem que eu tenho que amar? E aí Jesus contou uma história para ele. E a história era a seguinte. Um homem descia de Jerusalém para Jericó. Jerusalém nas montanhas, e Jericó, mas abaixo, nas planícies do Jordão. Uma descida grande e uma estrada perigosa, onde havia muito ladrão, muito salteador. E Ele contou uma história que dentro contexto da época era bastante realista. Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de salteadores, os quais os despojaram, e o espancando se retiraram, deixando-o meio morto. E ele ficou lá na estrada, jogado. E casualmente, descia pelo mesmo caminho, certo sacerdote, que olhou aquele homem todo machucado, ferido na estrada, olhou de longe e passou de largo. E seguiu o seu caminho. De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu e passou de largo. Interessante. Olhe só as pessoas que o Senhor citou aqui. O sacerdote e o levita, que era a nata da religião judaica. O sacerdote era o responsável por oferecer os sacrifícios a Deus, entrar no lugar Santo, no lugar Santíssimo, por se colocar diante de Deus em favor do povo, e colocar-se perante o povo em nome de Deus, e os levitas, são os israelitas da tribo de Levi, que eram encarregados de cuidar do Tabernáculo, na época da peregrinação no deserto e depois no Templo. Sacerdotes e Levitas, eram o máximo da religião, junto com os doutores da lei e os escribas. E Jesus citou exatamente: o sacerdote passou de largo, e o levita também. Será que Jesus escolheu o sacerdote e o levita a toa? Claro que não. Está querendo dizer alguma coisa. Ele está querendo te dizer que o problema não é religião. E olha o terceiro que ele vai escolher. Um Samaritano, que perante aos judeus era igual a um cachorro. Não valia nada, eram miscigenados. Vocês se lembram que os judeus acusaram Jesus quando Jesus fez aquela cura, expulsando o demônio daquele rapaz. O que é que foi que os judeus falaram com Ele? Você é samaritano. Eles estavam xingando Jesus, quando o chamaram de samaritano. Você está endemoninhado. Então Jesus escolheu o sacerdote, escolheu o levita e o samaritano. E Ele disse que o sacerdote passou de largo, o levita passou de largo, ou seja, pessoas meramente religiosas, as vezes passam longe daquilo que para Deus é mais importante. E aquele que era desprezado, o samaritano, veja que todo este texto, esta história toda do Vinde a Mim, está depois que Jesus falou aquilo: os sábios e entendidos não vão entender nada, mas os pequeninos vão. Aqueles que perante o mundo não são nada, vão entender. Passou então o sacerdote, passou o levita, e o samaritano passou, e vamos ver então os detalhes do samaritano. Olha só o que Jesus disse. Os outros passaram de largo. Mas o samaritano o que é que fez? Primeira coisa que ele fez? Chegou perto de alguém necessitado de alguém ferido. Vamos prestando atenção nestas coisas todas. Primeira coisa: ele chegou perto. Segunda coisa: encheu-se de compaixão. Chegou perto. Vocês se lembram de qual a pergunta que ele fez? Quem é o meu próximo. Guardem isto. Ele está tentando responder quem é o próximo. Primeiro: Chegou perto. Segundo: Encheu-se de compaixão. Depois aproximou-se mais ainda. Chegou perto, encheu-se de compaixão, aproximou-se mais ainda. Esperem.... é chegou perto, viu – me esqueci do viu - encheu-se de compaixão, aproximou-se , atou-lhe as feridas. Cuidou dele. E o que foi que colocou nas feridas? Onde é que Jesus tirou esta receita? Azeite e vinho. Jesus não tira receita a toa não. Tudo tem um significado. Azeite e vinho. Colocou nele. Chegou perto, viu, se encheu de compaixão, aproximou-se, atou as feridas, colocou azeite e vinho. Você sabem o que é que significa azeite e vinho na Bíblia. Não sei se todos sabem. Azeite, da oliveira, é óleo, a unção. E o vinho na Bíblia representa o sangue de Jesus. Alegria dos homens também. E depois o que é que ele fez? Pegou o moço todo machucado, mas já cuidado assim, colocou na sua própria cavalgadura, carregou ele e foi puxando a ele, e o levou para uma estalagem. E cuidou dele. Olha só este samaritano: no dia seguinte tirou dois denários, deu ao hospedeiro da estalagem e falou. Cuida dele até o fim. O que gastares a mais – ele tinha dado dois denários- você sabe o que é um denário que é o salário de um dia de trabalho. Então, ele deu dinheiro para dois dias. E falou: Olha. Você cuida dele. Se você gastar mais do que dois dias, eu vou te pagar, quando eu voltar. Estou te dando dois dias para você cuidar dele. Se demorar mais, você continua cuidando, e quando eu voltar eu pago. Essa é a história. E acabada a história, Jesus perguntou. Quem é o próximo. O que é que vocês acham que é o próximo? Porque a pergunta dele foi assim. Amar o próximo. Ele perguntou quem era o próximo. Quem que eu tenho que amar? Quem que vocês acham que é o próximo. Vamos ver o que é que ele falou aqui. As vezes as pessoas entendem que o próximo, é o cara que estava lá caído, todo machucado. A maioria das pessoas entende assim. Veja que isso é uma parábola. Toda parábola é para o povo não entender. Só filho de Deus é quem entende. Por que é que o senhor fala em parábolas para eles? É para eles não entenderem. Você fica rindo, converse sobre as parábolas com as pessoas, principalmente as religiosas. Elas não entendem nada. Elas lêem a parábola durante cinqüenta anos. Não sabe o que é que é. Rodam, rodam, rodam. Não sabem. As pessoas acham que o próximo é o moço todo machucado. Mas o que é que Jesus perguntou? Qual foi destes três que aprece ser o próximo, do que está lá no chão???? Olha a pergunta que Jesus fez. Isso é importante. Esta é a chave. Toda parábola tem uma chave. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Então não é o machucado que é o próximo. É o outro é que é o próximo dele. Agora que próximo é este? Vamos ver o que é que o próximo fez? Chegou perto, viu, compadeceu-se, colocou azeite, vinho, colocou na cavalgadura, deu dois dias para cuidar, falou que ia voltar, e pagava tudo quando voltasse. Quem é esse? Quem que é esse próximo? É Ele mesmo: Jesus Cristo de Nazaré. Amém. Eles falaram que Ele era samaritano. Ele é o próximo. Quem que saiu da usa glória, e veio ver cada um de nós caídos neste mundo aqui, todo ferido? Por que dois dias? Cada dia na bíblia representam mil anos. Mas ele falou assim. Se demorar um pouquinho vocês continuam que eu vou pagar tudo. Eu vou pagar tudo. Deus não vai ficar devendo nada para ninguém. Se você está gastando seu tempo, seu dinheiro, sua vida com os negócios do reino de Deus, não pensa que Deus vai ficar te devendo. A Bíblia fala que se você der um copo de água a um destes pequeninos que crêem em mim, de modo nenhum você perderá a sua recompensa. Quanta oportunidade você está perdendo, heim? Deus não vai ficar te devendo não. Ele deu dois denários, dois dias, dois mil anos. Mas você cuida até o fim. Que hospedaria é esta? É a igreja. Cuida. Cuida dos feridos, continuem falando com eles, Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos. Eu vou aliviar vocês. Continuem, ide por todo o mundo, pregai o Evangelho. Azeite para todo mundo, vinho para todo mundo. Mas primeira coisa: Chegou perto. A igreja não pode estar longe. Tem que ver, compadecer, tem que tratar. Se alguém não tivesse se aproximado de você, talvez você não estivesse aqui estudando a Bíblia. Na verdade, eu não sei como é que você chegou aqui, mas alguém chegou perto de você, ou não sei como você chegou. Se alguém não chegou, Deus chegou. Porque ele saiu da sua glória, e veio aqui, e Ele viu você e está vendo você. Está vendo as suas feridas, o coração Dele se enche de compaixão. E ele trata você, trata suas feridas com azeite e com óleo. Ele leva você para a hospedaria. Ele dá condição para os que estão cuidando da hospedaria cuidar de você, até você ficar manso. Dois dias. Ele falou. Eu vou voltar, e quando Eu voltar, eu vou pagar tudo, mas cuida até o fim. O Senhor deixou um povo representando a Ele na terra. É a igreja verdadeira, são os filhos de Deus. Cuidem deles. Cuide. E ele nos deu recursos para dois dias. E falou. Quando eu voltar, vou pagar tudo o que você tiver feito. Tudo o que você tiver gastado.

E o doutor da lei falou assim: 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo. Quem é que usou de misericórdia para com você? O nosso Senhor, que é cheio, que é rico em misericórdia. Deus é rico em misericórdia. Ele tem muita. Fala que a cada manhã as misericórdias do Senhor se renovam. Você sabia que amanhã, Deus não vai ligar para as bobagens que Deus fez hoje? Amanhã as misericórdias dEle são novinhas para você. Por isso a Bíblia fala que o sol não deve se por em cima da sua ira. Não leve para o outro dias os seus pecados de hoje. Confesse-os a Deus. Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça. Vinde a mim, e Eu vos aliviarei. E o doutor falou: aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe pois Jesus. Vai e fazei tu o mesmo. O Senhor nos ensina agir como ele agiu. A chegar nas pessoas, a cuidar delas, porque Jesus falou para sermos colocados no jugo dele, ele vai ficar perto de nós. Por isso a comunhão, a vida dentro da igreja é necessária. Não há como nós sermos tratados se não houver relacionamento. Tem que estar perto, tem que estar junto. Ele não o deixou na estrada. Ele levou para a hospedaria. Cuida dele lá na hospedaria. E eu vou voltar. Você vê que essas parábolas, se você emendar estas parábolas, com as outras que falam da volta de Jesus, você vai ver como que elas todas tem um sentido profundo. Hospedeiro são os que cuidam da hospedaria, são todos os servos de Deus que ministram na casa de Deus, e na verdade, todos os filhos de Deus, deveriam estar fazendo assim. Porque na igreja não existem castas ou classes, ou cleros. Todos os filhos de Deus são chamados a exercerem uma função sacerdotal e de serviço na casa de Deus, na hospedaria. Todos. Cada um tem a sua função. Por isso aquele que enterrou o talento, o Senhor falou bravo com ele. Todo mundo tem que fazer alguma coisa. Cada um recebe de Deus alguma coisa para fazer. A hospedaria não pode ter gente a toa. Tem que fazer alguma coisa. São todos servos de Deus. Tem a história da Marta e da Maria aqui, mas o tempo que já esgotou, com minutos emprestados. Vamos deixar este trecho aqui para a próxima vez.

A Bíblia fala assim: Não podemos marcar data. Mas que é muito claro a época. Toda profecia aponta para uma época, uma ocasião. Não podemos falar que é o dia 31 de dezembro. Isso não existe. Mesmo porque Jesus Cristo não nasceu no ano zero. Vocês sabem disso. Ele deve ter nascido uns quatro anos antes do ano zero, porque fizeram as contas erradas por lá. Então, nós não precisamos olhar esta questão de data, mas questão de época, é muito claro. E hoje nós estamos, a nossa geração, está vivendo o término dos dois dias. Mas a palavra de Jesus não é só para você cuidar dois dias não. Ele falou: Se gastares mais, eu vou pagar tudo. Então nós não podemos ficar com esta idéia de data na cabeça. Agora, que é muito claro, em todas as profecias, da Bíblia, que depois de dois dias, o Senhor vai voltar, ficou claro. Não cabe a nós marcarmos data. Pelo contrário, a Bíblia adverte a todos os marcadores de data, e fala para nós não fazermos isto, mas fala também para estarmos preparados, seja qual for o momento. Devemos estar preparados. Mas os dois dias tem este significado que você falou sim.

Andar na palavra não é religiosidade não. A religiosidade é aquela parte externa, ritualística que não expressa vida, como aquele sacerdote. Os sacerdotes eram pessoas boas, mas Jesus os chamava de hipócritas. Por que? Porque eles colocavam o jugo sobre o ombro do povo e ele sabia que eles não davam conta. A religião muitas vezes chega para você e diz: Faz isso!!!! Mas você não dá conta de fazer. Essa é que é a questão. Mas não quer dizer que andar na palavra está errado. Mas como é que você consegue andar na palavra? Quando você coloca o seu pescocinho naquele jugo lá. Porque aí, Ele carrega o jugo com você. Aí você vai com ele. Se você for andar na palavra religiosamente, você vai ver que você ;é um boi bravo. Sai fora. Como é que anda na palavra? Com o pescoço no jugo dele. Porque Ele é quem anda na palavra. Você andando com Ele, Ele te leva. Só assim. É uma expressão de vida. A igreja, a hospedaria, deve expressar vida. E não normas e ritos. Vida. Hoje as pessoas tem muitos métodos, muitas idéias, muitas fórmulas, muitos ritos, mas o que vale na hospedaria, é a expressão da vida. Não é método. A igreja não precisa de método. Não precisa de norma. A igreja precisa é de vida. Vida real. É isso que precisa.

Colocar o jugo tem a ver com a cruz. Você pode entender como tomar a cruz.

Verás o fruto do penoso trabalho da sua alma. Isaías 53:11 Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito.

O Senhor sofreu lá na cruz, por nossa causa. O primeiro convite é vinde a mim. Não pode tomar o jugo antes de aceitá-lo. A cruz tem vários aspectos. Quando Jesus fala vinde a mim, e eu vos aliviarei, que cruz é essa? É quando você olha para Jesus Cristo na cruz e fala: Eu creio que Ele morreu no meu lugar. Aí você tem alívio, mas isso é apenas um pedaço da cruz. Porque aí depois, quando você tem esta revelação, o que é que significa? Quando você descobre que Jesus Cristo morreu na cruz no seu lugar, essa é uma das maiores descobertas do ser humano pode fazer. Isso significa que você não mais precisa morrer, porque Jesus Cristo, filho de Deus, morreu lá no seu lugar. Esse dia é o dia da sua salvação. É o dia do seu Novo Nascimento. Agora. Preste atenção. Isso é maravilhoso, isso é bom demais, mas isso é metade do Evangelho. Isso não é o Evangelho não. Isso é metade do Evangelho: você descobrir que Jesus morreu por você lá, significa que você não precisa mais morrer. Isso é uma maravilha. Você está livre da morte. Então é uma boa nova. Mas aí quando você está livre da morte, você fala que aí você vai viver. Aí, quando você vai viver, você vai descobrir que você é boi bravo. E aí você vai ver que você não dá conta de viver. E aí Jesus fala: Toma o meu jugo. E aí você vai descobrir o outro lado da cruz. Jesus Cristo não apenas morreu na cruz no seu lugar, mas ele levou a sua natureza à morte na cruz com Ele. Então, da mesma foram que é uma das maiores descobertas que um ser humano pode fazer, é que ele não precisa mais morrer, a outra maior é que você não precisa mais viver também não. Não precisa mais não, porque Ele agora vai viver em você. Igual Paulo falou. Eu não vivo mais independente de Deus. A vida que eu vivo agora eu vivo com a fé no filho de Deus. Não mais eu vivo. Cristo vive em mim. Então você descobre que você andar no jugo, você anda com Ele. É a vida Dele em você. Porque a questão da religião é quando as pessoas querem viver a vida cristã. As pessoas fazem força. Você vê as pessoas orando elas ficam até vermelhas. Será que a vida cristã pode ser assim? Tem gente que faz força para ser cristão. Luta, lê a Bíblia, mas não funciona. Isso não funciona. Por que? Estão tentando viver a vida cristã. Mas vocês já pararam para pensar o que é vida cristã? Vida Cristã. O que é que significa isto? É a vida de Cristo. Como é que você vai viver a vida Dele? Ele é que tem que viver ela em você. E essa é a realidade maior do Evangelho. Cristo em nós a esperança da glória. E essa é a realidade da vida da gente. Porque quando Cristo vive em nós, quando nós nos reunimos, o que é expresso, não é um monte de ego. A igreja hoje, está cheia de ego inchado. Bate um no outro, mas quando só cristãos se reúnem o que tem que ser expressado, e Cristo. A realidade da igreja é Cristo. Tem outra não. Só Cristo. Só que se a gente soubesse o que é que é Cristo, você vai gastar a eternidade apara saber o quê que é só Cristo. Porque todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo. Tudo o que Deus tem para nós está em Cristo. Tudo. Já falei várias vezes isso.

E as pessoas chegam e falam que precisam de paciência. Você não precisa de paciência não. Você pode ler a Bíblia inteira e não vai achar paciência. A paciência que você precisa está em Cristo. Se você tiver Cristo, você vai ter a paciência que você precisa. Porque um dos nomes que Deus deu na Bíblia é o : Eu Sou.

Eu sou o quê? Não tem predicado (predicativo). É. Como é que você se chama, Moisés perguntou. Eu Chamo Eu Sou. Mas Moisés não perguntou: Eu sou o quê? Ele é o que você quiser. É paciência que você precisa? Eu sou a sua paciência. Eu preciso de descanso. Eu sou o seu descanso. Eu preciso de poder. Eu sou o seu poder. Eu preciso é de vitória. Eu sou a sua vitória. Qualquer coisa. A Bíblia só tem uma coisa para nós: Cristo. É isso que nós precisamos concentrar. Nós não podemos tirar o olho Dele. Não podemos olhar religião, não podemos olhar homem, nem para nós mesmos. Se ficarmos olhando no espelho, não vai funcionar. Aí que você fica boi bravo mesmo. Nós temos que olhar para Ele. Cristo é a realidade última da expressão de Deus entre nós. Ele é a imagem do Deus vivo. É a expressão de Deus para nós. E esse livro só tem sentido nós estudarmos ele, especialmente agora que nós estamos estudando os Evangelhos, para conhecê-LO. Porque quem é que é o próximo? É Ele. Se você quer conhecer bem Porque , para amar as pessoa que estão chegando na hospedaria, você precisa primeiro amá-Lo Primeiro amar a deus. Porque não fomos nós que amamos primeiro. Se você ler na primeira carta que João escreveu, o que foi que ele escreveu lá? Sabe o que nós conseguimos amar? Porque Ele nos amou primeiro. A iniciativa é sempre de Deus. Ele nos amou primeiro e aí nós conseguimos amar.

Aquilo é uma figura do Evangelho. O general falou: Eu? Vou ter que entrar nesse Rio Jordão aqui? neste riozinho de nada? Todo sujo de barro? Será que lá em Damasco não tem um rio melhor do que este não? Vou-me embora. Aí o pessoal falou com ele: General. O senhor vai embora? Se o profeta tivesse mandado você ir lá na China, arrumar um macaco de um metro que tivesse um dente deste tamanho, para tirar para fazer um chá, uma coisa difícil, não iria fazer? Ele mandou você entrar no Jordão, sete vezes, e mergulhar e você vai embora? Vai lá. E foi. E foi curado. A palavra de Deus é maravilhosa. É tremenda. Ele foi. Interessante. Para ele ir, ele teve que expor a lepra, perante o povo. Teve que se humilhar. E tem mais. Teve que mergulhar sete vezes. Então imagina aquele general leproso. Entrou uma vez. Saiu. Saiu leproso e o povo olhando. Segunda vez. Entrou, saiu. Saiu leproso. Imaginem a quinta vez. Sexta vez. Lepra para tudo quanto é lado. Imaginem. Será que você vai crer na palavra de Deus? Na sétima vez. E agora. Saiu com a pele igual a menino, um bebê, diz a Bíblia. É o Evangelho. Basta você crer. Vinde a mim e eu vos aliviarei.

Só isso? Mas só ir a Ele? Ah não. Vou-me embora. Tem pessoa que fazem isso. É só ir a Jesus? Mas se tivesse mandado ir no guru, lá no Tibete e subir a escadaria de joelhos, aí eu ia. Mas só ir para Jesus, num quero não. Vou não. Vou embora.

É isso aí. O homem é o mesmo até hoje. Mesma coisa. Mais alguma colocação, alguém tem?

O amor ao próximo, ele vai além dos irmãos. É claro que nos irmãos, é a própria vida da igreja é o amor, porque Deus é amor. Mas o amor ao próximo não se limita aos irmãos. A Bíblia diz que você deve amar inclusive seus próprios inimigos. Então o próximo é toda aquele que tem alguma necessidade também. É claro que, o próximo principal, é o Senhor. Mas não quer dizer com isto que a lei de Deus é anulada, e que você não deve amar verdadeiramente como João fala. Nós estudamos em Tiago. Você vê uma pessoa passando frio, sem roupa. E você diz: Vá aquentar. Tá com fome? Vá comer. Que você possa se fartar e se aquecer. Mas você não deu nem um pedaço do pão que você tinha para ela, nem deu uma blusa, de duas, para ela. João falou: Filhinhos. Não ameis só de palavras. Ameis de fato. Se você ler a Bíblia, fala que deve haver uma expressão prática deste amor. Então, o fato de Jesus estar chamando a atenção aqui para como que o próximo é Ele mesmo, que se aproximou de nós, isso não quer dizer que o outro lado, que as pessoas entendem esta parábola, está errado não. Não é o significado mais importante da parábola. mas se você ler a Bíblia na sua inteireza, nós ainda como representantes de Deus, como filhos de Deus, nós devemos amar o próximos e as pessoas necessitadas como Ele amou. Foi isso que ele disse. Só que Ele mudou. Não é aquele negócio de amar ao próximo como a ti mesmo. Jesus falou: Novo mandamento eu vos dou: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Esse é o novo mandamento. No Novo Testamento este é o novo mandamento, que é muito assim. Então o amor na igreja ele é muito mais alto. Porque você tem que amar o seu irmão, como o Senhor te amou. E sabe como o senhor te amou? Dando a vida por você. E João fala que você deve dar a sua vida pelos seus irmãos. Você deve servir aos seus irmãos. Deve lavar os pés dos seus irmãos. Deve ajudá-los. Deve buscar os interesses deles. Não o seu próprio. E Jesus disse: Eu não vou te ficar devendo não. Quando eu voltar eu te pago. Cuida dele. Quando voltar eu acerto tudo.

Vamos agradecer a Deus, e orar por esta pessoa necessitada.

Senhor nós nos maravilhamos da tua palavra. Como o Senhor exultou dizendo ali graças oh Pai porque escondeste essas coisas aos sábios e revelastes aos pequeninos. Oh Deus estamos aqui diante de ti como pequeninos. Nós temos tido revelação da tua palavra, do teu amor por nós e nos maravilhamos de como o Senhor chegou perto de nós. Como que o Senhor se compadeceu de nós, como o Senhor tratou as nossas feridas, com Azeite, com vinho, como o Senhor nos levou para sermos cuidados, como o Senhor dá provisão àqueles que o Senhor usa para nos ajudar. Nós nos maravilhamos da tua palavra, da tua obra de redenção Que maravilha que é a tua palavra. Aceita a nossa gratidão, dá-nos mais de ti, mais revelação. Oh Deus. Temos sido aliviados porque temos ido a ti, temos nos reunidos para ouvir a tua palavra. Senhor, mas muitas vezes reconhecemos que a nossa alma está tão agitada, perturbada dentro de nós, e nós queremos aprender de ti, da tua mansidão, da tua humildade. Nós queremos aprender a nos colocarmos debaixo do jugo, junto contigo. Reconhecemos que não dá mais para andarmos sozinhos. Nós nos desviamos para lá e para cá. Nós queremos andar contigo no teu jugo, Senhor. E assim que o Senhor nos dê descanso nas nossas almas. Senhor aquiete as nossas almas e complete a tua obra em nós. Agradecemos por ter falado conosco hoje, através da tua palavra e como nós oramos aqui no começo, o Senhor não permita que ninguém saia daqui sem a sua porção, sem este alívio na sua alma, sem esse descanso. Oh Deus. Refrigera mesmo nossas almas. Em nome de Jesus oramos a ti.

E colocamos também agora, diante de ti, esse que caiu no caminho que está no hospital sofrendo, com este diagnóstico tão severo. Oh Deus. Vinte por cento de chance de viver, mas se for meio por cento, se o Senhor soprar a vida volta. Nossa oração é que o Senhor use o pouco de vida que ainda tem para definir onde ele vai passar a eternidade, para salvá-lo o espírito dele Senhor. O Senhor mande azeite, vinho, Senhor. Trata dele Senhor. Oh Deus, que realmente o Senhor escolher alguém para se aproximar dele Senhor. Que nós não passemos de largo, mas que o senhor salve esta vida Senhor, pela qual nós estamos clamando aqui diante de ti. Em nome de Jesus que nós oramos. Amém.

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