08 fevereiro, 2008

VEM !!!

Senhor, nós te agradecemos por podermos nos ajuntar aqui em torno do Teu nome, encomendando esses dias aqui nas tuas mãos. Que o Senhor venha falar conosco, venha nos edificar. Pedimos a tua benção Senhor, que o Senhor santifique esse lugar, que o Senhor santifique também as nossas vidas, que o Senhor nos dê um coração reto diante de Ti Senhor, para te buscar. Em nome de Jesus que nós pedimos a Tua benção. Amém.

Antes de nós entrarmos no estudo mesmo, vamos fazer uma introdução rápida deste encontro nosso, que é o décimo primeiro encontro Ágape, e com os vinte e dois fins de semana que nós já passamos aqui no Retiro, essa é a trigésima terceira vez que o Senhor nos concede de sairmos para nos ajuntarmos em torno do nome Dele, para buscar conhecê-Lo mais. Em todas essas saídas do Arraial, nós temos refletido por todo o caminho, pelo qual o Senhor Deus nos tem conduzido, e conduzido o homem para o seu eterno propósito, de fazer todas as coisas, no universo, convergirem para Cristo. E quando nós olhamos a própria seqüência desses encontros Ágapes, nós vemos claramente o chamado de Deus e tudo ficando cada vez mais claro, para nós nos voltarmos para o propósito Dele, para o testemunho Dele nesse tempo do fim. Na verdade, a caminhada do homem começa quando Adão recebeu o sopro nas narinas no jardim do Éden, e tudo começa em Deus. Deus soprou nele e Deus tem um propósito e este é um propósito de amor, porque Deus é amor. E esse foi o assunto da primeira vez que nós saímos, em fevereiro de 99, que Deus é amor. Esse foi o tema do primeiro encontro Ágape. Tudo começa em Deus, e tudo também termina em Deus. E “Eu sou o Alfa e o Ômega, foi o tema do segundo encontro. Foi a primeira vez que nós viemos aqui, no Retiro das Rosas, estudando o livro do Apocalipse. Mas, para nós entendermos que o Senhor é amor, que Ele começa todas as coisas, e que Ele também termina, nós precisamos de muita luz. E a terceira vez que nós viemos aqui, o tema foi “Haja Luz”. A nova criação e as festas do Senhor. Foi o terceiro encontro. E quando nós então começamos a ver essa grandeza do propósito de Deus, e a nossa condição inadequada para Ele, então nós temos que nos humilharmos diante do Senhor, esse foi o tema da quarta vez: “Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará”. E assim nos humilhando, esvaziando de nós mesmos, nós começamos a sermos cheios da plenitude do Espírito Santo, a caminhar como vencedores para a Nova Jerusalém, que foi o tema da quinta vez: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. E aí, quando nós começamos a caminhar, nós vemos que não estamos caminhando sozinhos, que tem muita gente buscando este propósito do Senhor e nós descobrimos a grande revelação do mistério do Deus Filho que nós vamos voltar nesse encontro agora, que é a igreja, o corpo de Cristo sobre a terra. E o tema dessa vez, a sexta, foi: “Somos muitos membros, mas um só corpo”. E com a revelação da igreja, do mistério que esteve oculto durante séculos em Deus que tudo criou, como está em Efésios, no cap. 3, verso 9, nós começamos a descobrir o propósito de Deus para toda a criação, tudo o que Ele fez. E para que a multiforme sabedoria de Deus seja manifestada por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes, vamos voltar a isso dessa vez, então este de alguma forma foi o tema do sétimo encontro, quando nós meditamos no livro de Ester, sobre a história da criação. Uma visão profética da história da criação no livro de Éster, nos revelando a soberania de Deus, a despeito de toda a rebelião e tramóia dos inimigos do Senhor, que termina contribuindo para o cumprimento dos seus propósitos e para a vitória e libertação dos seus filhos. Quando nós vemos o propósito de Deus na criação, estamos muito perto do Reino de Deus, e esse foi o tema do oitavo encontro: “É chegado o Reino dos céus - Arrependei-vos” e para chegar nós precisamos continuar caminhando, continuar marchando, como vencedores, como nós vimos a partir do terceiro encontro, e o tema do nono encontro foi: “Por que clamas a mim. Dize aos filhos de Israel que marchem”. E quando nós começamos a marchar, nós vemos o vento, que abre o mar à nossa frente, e continuando a marchar, nós percebemos vento de todos os lados,e precisamos então discerní-los e precisamos depender sempre do Espírito Santo. Esse foi o tema da última vez, o décimo, “O Vento sopra aonde quer. Ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. E o sopro, ou o vento de Deus, com o qual o homem começou a sua caminhada, no jardim do Éden, ele vai nos levar a essa plena revelação da obra de Deus: o Filho, a igreja e o Cristo, que é o que nós vamos meditar dessa vez.

Esses Encontros Ágapes, como o próprio nome indica, são encontros de amor. Esse é o significado da palavra Ágape. O nome veio do primeiro encontro, que foi um encontro de amor, e lá nós estudamos sobre o amor de Deus. Esse encontro ocorreu em fevereiro de 1999, quando pela primeira vez, alguns irmãos que se reuniam para estudar a Bíblia em Belo Horizonte, muitos estão aqui até hoje, resolveram passar alguns dias juntos, no carnaval daquele ano, quando a Conferência dos irmãos de Contagem, que eu mesmo sempre participava lá, foi cancelada naquele ano por causa da vinda do irmão Kaung, para uma palavra aqui no Brasil, pois já havia mais de dez anos que eles tentavam trazer o irmão aqui, e nesse ano de 99 ele veio, e veio em abril Os irmãos de Contagem cancelaram a Conferência e nós podemos estar no sítio, lá em Venda Nova, e até o sexto encontro eles sempre ocorriam em fevereiro, e setembro de cada ano, geralmente. E depois, a partir do sétimo Encontro Ágape, por questões de agenda aqui do Retiro, nós não conseguimos mais horário, e então eles começaram a ocorrer também no fim do ano. O sétimo foi o primeiro que ocorreu no final do ano. Na verdade esse décimo primeiro, é o terceiro no final do ano, e é a nossa sexta passagem do ano juntos, quando nós resolvemos sempre virar o ano, aguardando a chegada do Senhor e meditando na sua palavra. A primeira vez que nós passamos o ano juntos foi exatamente no ano em que começaram os Encontros Ágapes, em 99, o mesmo ano em que nós nos reunimos lá, e naquele ano nós falamos sobre o sétimo dia, o dia do descanso, a vinda do Senhor e o Reino milenar. Isso ocorreu na entrada do ano 2000, com o mundo todo alvoroçado, nós estávamos meditando, no sétimo dia, o dia do descanso. E aí nós refletimos sobre o oitavo dia, que foi no ano de 2000. Sétimo dia foi no ano de 99, na entrada de 99. No ano 2000 foi o oitavo dia, o dia da eternidade, e na virada do milênio, quando entrou o ano de 2001, nós falamos sobre o final do sexto dia, que é o dia do trabalho do homem, e o caminho dos vencedores. E na primeira passagem de ano, dentro desse milênio, que foi a entrada do ano 2002, aí os Encontros Ágapes, ocuparam o final do ano que foi o sétimo encontro lá na Moeda. E lá então foi quando nós refletimos sobre a história da criação. E esse então vai ser o terceiro final de ano, que nós passamos com Encontros Ágapes, e o primeiro aqui no Retiro das Rosas. De todos os onze esse é o oitavo aqui no Retiro das Rosas, esse também é o primeiro encontro Ágape, cujo tema foi definido por um irmão, separado por Deus para estar conosco em amor, e nos ajudar. Todos os temas tem sido buscados diante de Deus, temos orado e essa é a primeira vez que um irmão traz o tema, escolhido por ele. Na verdade ele não é o primeiro irmão a estar conosco. O irmão Alexandre esteve conosco no terceiro encontro, falando sobre a vida de Paulo, o irmão Luis Aguirre, no quarto Encontro, falando sobre a salvação da alma no livro de Jó, e o irmão Mário, no oitavo, falando sobre Aspectos do Crescimento da Vida Cristã. E agora o irmão Romeu, da igreja em São Lourenço, e esteve conosco no Encontro de Casais, no final de agosto, me parece, e teve agora a direção do Senhor de trazer uma palavra sobre o Filho de Deus, a obra, a igreja e o Reino. Aqui estamos então para refletirmos desta vez sobre esta revelação de Deus.

Mas antes de nós entrarmos no assunto do Ágape propriamente dito, que vai correr na reunião de apresentação em seguida dessa palavra, e na reunião da noite, que o irmão Romeu vai falar o que Deus colocou no coração dele, para esses dias, e por causa dessa mudança de agenda de última hora, esse estudo que eu vou fazer brevemente agora, de maneira resumida, ele estava previsto para ser feito a noite, na passagem do ano, como se fosse uma palavra para a passagem, como nós temos tido em todos esses últimos anos.

Na verdade eu queria saldar uma dívida que eu fiquei com ela no último almoço de confraternização, referente a aquela palavra de Gênesis 8 que nós vamos ler daqui a pouco. O que queria dizer é na passagem de Gênesis. Vamos ler então em Gênesis cap. 1 : 9 ¶ Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. 10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.

Cap. 8 : 11 À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. 12 Então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele. 13 ¶ Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto. 14 E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca.

Daniel cap. 12 : 8 Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? 9 Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão. 11 Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.

Livro do Apocalipse, cap. 22 : 6 ¶ Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. 7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

Verso 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Amém.

Vamos ter mais uma palavra de oração.

Senhor nós nos voltamos novamente para Ti, Senhor, pedindo agora a benção da revelação da tua palavra. Que o Senhor venha falar conosco, venha despertar mesmo o nosso espírito e o nosso coração. Que o Senhor nos dê um coração atento mesmo, vigilante nesses dias. Que o Senhor nos guarde de toda dispersão, que nós possamos mesmo estar sensíveis ao Teu Espírito Santo. Que o Senhor nos dê aqui um ambiente propício, para tudo aquilo que o Senhor deseja fazer aqui, a começar desse momento. Então nós pedimos a Tua benção, a revelação da Tua palavra, e é em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

No almoço de confraternização, eu havia dito que na passagem do ano eu voltaria àquele assunto. Na verdade eu não sei como resolver aquele assunto, daquele dia, mas de qualquer forma, depois disso, uma irmã chamou a atenção do texto de Gênesis, do dia terceiro, onde Deus fez aparecer o elemento seco e o Luis Aguirre ele chamou a atenção para essa semente do terceiro dia, que também já tinha embutida nela, aquele princípio da cruz, antes mesmo da queda, antes mesmo de todas as coisas acontecerem. E aqui então nós vemos: Gênesis cap. 1 9 ¶ Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. 10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente. Ajuntam-se as águas, apareça o elemento seco, assim foi. Depois ele separou os mares, da terra e disse que era bom. Depois ele falou: as relvas e as ervas que davam semente, e assim foi e a terra produziu essas sementes, Ele disse que era bom e foi a tarde e a manhã o dia terceiro. Mas quando uma irmã, chamou a atenção para esse texto, estávamos meditando no cap. 8, quando a arca parou nos montes e Deus falou com Noé; Gênesis 8:6 Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas de sobre a terra. Então quando você vê no começo do Gênesis, quando a terra estava sem forma e vazia, havia treva sobre a face do abismo e o espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Quando Noé soltou aquele corvo, a terra estava uma desolação, estava completamente inundada debaixo do juízo de Deus, e aquele corvo ia e voltava, até que as águas secaram. Aí, ele soltou a pomba, e quando isso se deu, a águas se tinham minguado. As águas estavam começando a diminuir, a minguar sobre a face da terra, e nós vimos que essa pomba, quando ela foi solta pela primeira vez, ela voltou para a arca. Ela não encontrou onde pousar e voltou para a arca. E nós vimos então, como no Gênesis 1:2, o Espírito de Deus pairando sobre as águas, e vimos a pomba saindo da arca, e voando sobre aquela desolação, e ela voltou para a arca. Vimos também quando o Senhor foi batizado, os Evangelhos relatam, quando então, Ele saiu das águas, como que o Espírito Santo veio sobre Ele em forma de uma pomba. Sabemos que a arca é uma figura Dele. Ali a pomba voou e voltou para a arca, como quando Jesus estava aqui, o Espírito Santo foi e pousou Nele. E você vê então quando o Espírito Santo estava pairando sobre a face das águas, então uma voz ecoou sobre o universo inteiro. “Haja Luz” e você vê a obra do primeiro dia, quando Deus separou as trevas da luz, e chamou a luz dia, chamou as trevas noite, e viu que aquilo era bom. Depois de sete dias, o período de sete dias, o mesmo período que o Senhor gastou para restaurar a terra, e no sétimo Ele descansou e disse que era muito bom. E o Senhor ficou satisfeito com a sua obra, descansou, e soltou a pomba novamente depois de sete dias, e ela voltou à tardinha, com aquele raminho de oliveira no bico. Voltou diferente. Antes ela voltava porque não tinha nada. Ela voltou levando uma primícia, e é claro que a oliveira, reflete na terra, a unção do Senhor, a presença do Espírito Santo, e a pomba que havia voltado para a arca a primeira vez, ou que havia descido no Senhor quando Ele se batizou, agora ela volta à tardinha, depois de sete dias, com aquele ramo de oliveira no bico, ou seja, levando as primícias. Na carta de Coríntios, na primeira, cap. 15, no verso 23, diz assim - Capítulo da Ressurreição: “ Cada um porém na sua ordem. Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” Não sei como que é a pontuação certa aqui, mas as vezes as pessoas colocam Cristo, as primícias e depois os que são de Cristo na vinda Dele. Então você veja. Cada um na sua ordem. Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo na sua vinda. A primeira vez a pomba voltou para a arca, e a segunda vez ela voltou com as primícias, com aquele raminho no bico, e aí você vê que no segundo dia, do Gênesis, depois de Deus ter dito “Haja Luz” e houve luz, aí o que foi que Ele fez? Fez separação das águas, e passou a haver água encima e água embaixo. Então veja que quando voltam essas primícias, alguma coisa vai estar lá encima, e alguma coisa vai estar cá embaixo. Vão ter águas encima, e águas embaixo. E aí Ele fez e colocou o firmamento no meio. Depois de mais sete dias, e esses outros sete dias, eu não sei se são sete dias, ou se nós já estamos naqueles sete anos, que é um tempo, dois tempos, metade de um tempo, duas vezes, aqueles três anos e meio que está incluído aquele período de mil duzentos e sessenta dias. Mas aí, o que é que nós sabemos? Que ela, não voltou. A pomba não voltou, como diz lá no verso 12, de Gênesis 8. Então esperou ainda outros sete dias e soltou a pomba, e esta não tornou mais para ele. Mas veja, que no terceiro dia - essa foi a terceira vez - é quando estava aparecendo o elemento seco, que Deus chamou a terra, no Gênesis, e aí entrou aquela questão que ficou em aberto no almoço. No ano 601, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, ou seja, alguma coisa da arca subiu. Ele tirou. E Noé olhou e eis que a face da terra estava enxuta, e depois diz: No segundo mês, aos vinte e sete dias do mês a terra estava seca. Que são os dois verso. A terra estava enxuta, e depois aos vinte sete dias, o primeiro dia do primeiro mês do ano 601. Depois no dia 27, do segundo mês, ele diz que a terra estava seca. E aí nos ficamos pensando no porquê de falar assim duas vezes. Eu não sei exatamente porque, mas se você considerar que a Bíblia é um calendário meio lunar - contando vinte e oito dias - aí você vai ter, os vinte e oito dias do primeiro mês, mais os 27 do segundo, são mais ou menos cinqüenta e cinco dias. E nós, olhando no livro de Daniel, quando Ele encerra a profecia, e Deus pediu para ele selar a profecia, não abrir - sela a profecia até o tempo do fim. Aí Daniel disse: qual será o fim dessas coisas? Como é que vai acontecer isso? E ele diz aqui: Verso 9 Vai Daniel, pois essas palavras estão cerradas, seladas, até o tempo do fim. Muitos se purificarão - como nós estamos vendo no estudo de Domingo - e se embranquecerão, serão acrisolados, mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum deles entenderá. Mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, isso é mencionado no Evangelho, em várias partes, porque aqui no verso 7, desse mesmo capítulo diz assim: Ouvi o homem vestido de linho que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente, que isso seria para um tempo, dois tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas essas coisas. Então veja que isso claramente se refere a um período da grande tribulação. Fica claro nos Evangelhos que são aqueles mil duzentos e sessenta dias, que é aquele “um tempo, dois tempos e metade de um tempo”. Se fizer as contas com o ano de 360 dias: um ano, dois anos e metade de um ano, vão dar esses mil duzentos e sessenta dias que ele fala aqui. No cap. 7, no verso 24, ele fala assim: quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino, se levantarão dez reis, e depois dele se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros e abaterá três reis. Proferirá palavras contra o altíssimo, e consumirá os santos do altíssimo, aquele texto do cap. 12, até despedaçar o poder do povo santo. Consumirá os santos do altíssimo, cuidará em mudar os tempos, e a lei e os santos lhe serão entregues na mão, por um tempo e tempos e metade de um tempo. Então você vê que esse é aquele período do verso 7 do cap. 12. E a Bíblia diz que esse tempo tem que ser abreviado. Quando você vê no Evangelho de Marcos no cap. 13, 14 ¶ Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma coisa; 16 e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai para que isso não suceda no inverno. 19 Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. 20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias. A mesma coisa diz no Evangelho de Mateus, cap. 24 15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, - que nós acabamos de ler lá, no cap. 7 - no lugar santo (quem lê entenda). Ele diz que no fim dos tempos os sábios entenderiam. 16 então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 17 quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; 18 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 19 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 20 Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Agora, de quanto que esses dias serão abreviados? Daniel disse: bem aventurado aquele que chega nos mil duzentos e noventa dias, que é quando vai aparecer essa abominação desoladora. Vamos ler lá de novo. Desde o começo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora- aquela que os evangelhos dizem: quem lê entenda - haverá mil duzentos e noventa dias. Agora ele diz: bem aventurado os que chegam a mil trezentos e trinta e cinco dias. Então veja que desde aquele mil duzentos e noventa dias, até os mil trezentos e trinta e cinco dias - são quarenta e cinco dias - mas tem esse período que foi abreviado, antes disso. Ele disse que: vai ter uma tribulação igual nunca teve. E aí então, quanto que é esse abreviar? Talvez nós possamos ver em Apocalipse para ver quanto tempo vai durar essa confusão. Em Apocalipse, cap. 2, verso 10, na carta a igreja sofredora, a igreja que vai, de alguma forma, passar por isso, diz lá para a igreja em Esmirna, no verso 10 Não temas as coisas que tens de sofrer - o sofrimento vai ser muito grande. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Então veja. Antes daqueles mil, duzentos e noventa chegarem para a abominação desoladora ser colocada lá, então deve ter dez dias antes. Então quando você chega depois dos quarenta e cinco dias, são aqueles dez antes, mais os quarenta e cinco, e talvez você chegue naquele ponto em que o livro de Gênesis diz: Agora a terra está seca. Ou seja, no ano 601, no primeiro dia, Noé tirou a tampa da arca, e as águas se tinha secado. E depois no dia 27 do segundo mês elas estavam completamente secas. Mas, independente disso, quando você vê o clamor na tribulação, no Salmo 55, 1 ¶ Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica. 2 Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, 3 por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade e furiosamente me hostilizam. 4 Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam; 5 temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim. 6 Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. 7 Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Então veja que esse é um clamor que diz respeito a essa época, e quando a gente começa a olhar todas essas coisas, e o profeta Daniel disse que no tempo do fim nós conseguiríamos vê-las, entende-las, porque teria chegado a hora, e nós vemos quando João Batista estava na prisão e ele viu aquelas coisas acontecendo, ele mandou perguntar a Jesus se iriam esperar por outro. Tem mais coisa para acontecer? O que será que vai acontecer? Na verdade os Evangelhos são muitos claros ao que vai acontecer nessa época. Em Mateus 24:30, Jesus falou e está escrito assim: 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. No Evangelho de Marcos, cap. 14 62 Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. No próprio profeta Daniel, no mesmo cap. 7 no verso 13, o livro dele era selado, mas mesmo assim, olhe o que ele viu lá. 13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. 14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. Então Daniel, mesmo com o seu livro selado, ele viu um que vinha com as nuvens do céu. E na 1ª carta de Paulo à igreja em Tessalônica, no cap. 4 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. E como nós temos estudado essas últimas palavras que o Senhor deixou à igreja através do apóstolo João, no Evangelho diz que ele ficaria até que o Senhor voltasse. Vamos ler no cap. 21, verso 21 do Evangelho de João. 21 Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. 23 Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? E no Apocalipse, João, no cap. 1: 9 ¶ Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação; João está aqui como alguém que vai ficar até o fim, que as vezes vai passar pela tribulação. Companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus. E aí você vê então quando nós começamos a olhar todas essas coisas, a palavra de Deus diz que nós devemos ser simples como as pombas, porque no tempo do fim nós começaríamos a entender. Como você vê Jesus dizendo àquele centurião que teve aquela grande fé, o que foi que o centurião falou? Mateus cap. 8 : 9 Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai (um é para vai), e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. Esse vai, Mateus 9, no verso 6 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados-disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. Jesus depois de curar aquele paralítico, ele falou isso. Vai para a tua casa, com o seu descanso, levando alguma coisa, como aquela pomba com aquele raminho no bico. Vai para a tua casa. E em João 11 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Então veja. VAI para casa. é como se fosse aquele momento em que raminho estivesse chegando ali. Vai. E o outro VEM. O momento da ressurreição. A um eu digo vai, e ele vai, e leva o seu leito. E a outro VEM. Lázaro, vem pra fora. Como nós vimos em Tessalonicenses, que os mortos em Cristo, ressuscitarão primeiro. Mas veja bem que a pomba, na terceira vez que ela saiu, ela ainda não voltou. Mas onde vai estar ela. No livro de Cantares nós podemos ver alguma coisa sobre a pomba também. Vamos ver lá uns quatro ou cinco versos. Cantares, cap.1, verso 15, menciona os olhos da amada dele. 15 Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas. Mas não é só os olhos dela. No cap. 5, no verso 12 Os seus olhos são como os das pombas junto às correntes das águas, lavados em leite, postos em engaste. Aqui ela o descreve. No cap. 2, no verso 14, ele se dirigindo a ela diz assim: 14 ¶ Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável. 15 Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor. 16 O meu amado é meu, e eu sou dele; ele apascenta o seu rebanho entre os lírios. 17 Antes que refresque o dia e fujam as sombras, volta, amado meu; faze-te semelhante ao gamo ou ao filho das gazelas sobre os montes escabrosos. A pomba voltou a tardinha, com aquele raminho. E no cap. 6, no verso 9 Mas uma só é a minha pomba, a minha imaculada. É uma a que ele está buscando dessa forma que nós vimos. E quando nós lemos os últimos versos que quando aqui eu comecei, foi no Apocalipse, cap. 22, quando as palavras de Daniel começam a ser abertas, e lá então tem aquela chamada, no 17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Mas quem é que está chamando? O Espírito e a noiva chamando o Senhor? Ou ela está chamando junto com o Espírito? Veja que logo depois tem assim: Quem tem sede venha. Então, a quem ela está chamando? O Espírito e a noiva dizem Vem. E onde estão o Espírito e a noiva falando vem? Quem é a noiva que está clamando aí? Quem é que ela está clamando? Veja. No cap. 22, no verso 7, como nós vimos lá no domingo, e estamos estudando isso, diz assim. Eis que cedo venho. Bem aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. E ele diz no verso 9. eu sou um conservo teu, e dos teus irmãos um profeta. Esse primeiro “cedo venho”, para os que guardam as palavras da profecia, esse que está falando com ele se identifica como um conservo dos profetas, ou seja, eles estão chegando lá primeiro. Adora a Deus. Depois no verso 12 diz assim: Eis que cedo venho, e está comigo a minha recompensa para retribuir a cada um segundo a sua obra. Veja bem. O primeiro “cedo venho”, é para os que guardavam a profecia. E ele diz que ele é irmão dos profetas. Este aqui, cedo venho, está comigo a recompensa, e é dentro deste segundo “cedo venho”, que tem mais alguns versos que nós não vamos considerar agora, que o Espírito e a noiva chamam. Está entre o segundo e o terceiro “cedo venho”. E diz assim: Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa. E aí dentro desse segundo “cedo venho”, o Espíritoe a noiva dizem: VEM!. Quem é que ela está chamando? Apocalipse 19:7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou. 8 pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Vejam o que o verso 9 diz: 9 Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. De onde ela está chamando VEM? Bem-aventurados os que são chamados. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus. 10 Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Já haviam lá pessoas com o testemunho de Jesus. Ou seja, o raminho de oliveira já havia chegado lá - as primícias. Agora no cap. 22, no verso 20, é o último “cedo venho”. 20 ¶ Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus! Então veja. Com as águas que estavam minguando ele soltou a pomba, e ela voltou para a arca, assim como o Espírito Santo desceu sobre o Senhor e como Cristo foi o primeiro a subir. Depois quando ele soltou novamente, depois de sete dias, ela voltou a tardinha, com um raminho de oliveira no bico, bem a tardinha. E depois de sete dias, que tem aquele período terrível entre os mil duzentos e sessenta dias e os mil duzentos e noventa dias e os mil trezentos e trinta e cinco dias, ela ainda não voltou. E diz que no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca. Todas as coisas haviam se consumado, e o profeta Daniel disse que no tempo do fim, quem lê entenda, e eles irão entender. Quando Daniel escreveu ele disse: Cerra. Sela as palavras das profecias deste livro. Mas no tempo do fim eles vão entender e nos Evangelhos, todas as vezes que eles mencionam isso, ele diz: quem lê entenda. Então veja. A noiva e o Espírito dizem Vem. De que lado nós vamos estar? Naqueles que estão dizendo vem, do lado de lá, ou naqueles que estão dizendo vem, do lado de cá? Mas veja: a primeira palavra do “cedo venho”, é para aqueles que guardam as palavras da profecia deste livro, para voltarem da primeira vez que a pomba chegar lá com aquele raminho no bico, porque depois de cinqüenta e cinco dias, quando a terra secar, chegaremos lá também, mas será diferente. Bem aventurados os convidados da ceia das bodas do cordeiro. Ainda assim eles são bem aventurados. Mas é um outro momento. Então que o Espírito Santo possa mesmo nos despertar, para que nós possamos ver o que aconteceu antes. Apocalipse 19:7 Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque a noiva já se preparou. Pomba minha. Mostra-me a sua face, e ela voltou com o raminho de oliveira. Depois ela não voltou ainda. E agora a noiva e o Espírito dizem Vem. E quem ouve, diga VEM. E quem tiver sede, Venha, e receba de graça a água da vida. É claro que eu não posso dizer que essas coisas são exatamente assim, mas que o Espírito Santo - e eu só queria pagar a minha dívida porque se o Senhor voltar esse ano, em relação àquela pendência do almoço, são apenas mais algumas reflexões. Eu achei muito bom que nós pudéssemos antecipar isso para não ficar aquela palavra de passagem do ano, porque realmente o momento em que volta com o raminho de oliveira, nós precisamos estar preparados antes. Então que nós possamos mesmo dizer com o Espírito do lado da noiva: VEM!. Mesmo aqueles outros que vão ouvir e dizer vem, eles ainda são bem aventurados. Mas que o Senhor possa nos despertar, ainda este ano. Nós não sabemos se Ele vai tardar. Talvez Ele ainda volte este ano. Talvez não são apenas os jovens que nos prepararam uma surpresa. Bom, mas de qualquer forma essa primeira reunião é apenas uma de introdução, e agora nós temos aquela segunda parte de apresentação para que todos possam se conhecer, e dizer pelo menos o seu nome e como chegou até aqui. É claro que aqueles que estão se reunindo para estudar a Bíblia todo dia, sempre já se conhecem. Mas temos irmãos que vieram de São Paulo, e já estive com alguns aqui, e queremos pelo menos ouvir o nome deles, como eles chegaram até aqui, e com base no tema desse encontro Ágape, nós encorajamos a todos os irmãos, quando eles se apresentarem e dizerem o seu nome, que eles também dêem o seu testemunho de uma forma bem objetiva e rápida, para que mais pessoas possam falar, dizendo, respondendo àquela pergunta que o irmão Romeu escolheu como tema: Quem dizeis que eu sou? Quem é Jesus para você? Mateus cap. 16, no verso 15.

Vamos orar.

Senhor nós te agradecemos primeiro pela tua palavra, e que o Senhor possa nos despertar mesmo, para que nós possamos ser como aquele raminho de oliveira, chegando antes na Tua presença. Que o Senhor possa nos dar esse coração aqui nesses dias. Que o Senhor venha também agora nos ungir, para proclamarmos o teu nome, para confessarmos o teu nome, quem que o Senhor é nas nossas vidas. Em nome de Jesus que nós oramos. AMEM!!

Sem comentários: