Senhor, nós te agradecemos por podermos nos ajuntar aqui em torno do Teu nome, encomendando esses dias aqui nas tuas mãos. Que o Senhor venha falar conosco, venha nos edificar. Pedimos a tua benção Senhor, que o Senhor santifique esse lugar, que o Senhor santifique também as nossas vidas, que o Senhor nos dê um coração reto diante de Ti Senhor, para te buscar. Em nome de Jesus que nós pedimos a Tua benção. Amém.
Antes de nós entrarmos no estudo mesmo, vamos fazer uma introdução rápida deste encontro nosso, que é o décimo primeiro encontro Ágape, e com os vinte e dois fins de semana que nós já passamos aqui no Retiro, essa é a trigésima terceira vez que o Senhor nos concede de sairmos para nos ajuntarmos em torno do nome Dele, para buscar conhecê-Lo mais. Em todas essas saídas do Arraial, nós temos refletido por todo o caminho, pelo qual o Senhor Deus nos tem conduzido, e conduzido o homem para o seu eterno propósito, de fazer todas as coisas, no universo, convergirem para Cristo. E quando nós olhamos a própria seqüência desses encontros Ágapes, nós vemos claramente o chamado de Deus e tudo ficando cada vez mais claro, para nós nos voltarmos para o propósito Dele, para o testemunho Dele nesse tempo do fim. Na verdade, a caminhada do homem começa quando Adão recebeu o sopro nas narinas no jardim do Éden, e tudo começa
Esses Encontros Ágapes, como o próprio nome indica, são encontros de amor. Esse é o significado da palavra Ágape. O nome veio do primeiro encontro, que foi um encontro de amor, e lá nós estudamos sobre o amor de Deus. Esse encontro ocorreu em fevereiro de 1999, quando pela primeira vez, alguns irmãos que se reuniam para estudar a Bíblia
Mas antes de nós entrarmos no assunto do Ágape propriamente dito, que vai correr na reunião de apresentação em seguida dessa palavra, e na reunião da noite, que o irmão Romeu vai falar o que Deus colocou no coração dele, para esses dias, e por causa dessa mudança de agenda de última hora, esse estudo que eu vou fazer brevemente agora, de maneira resumida, ele estava previsto para ser feito a noite, na passagem do ano, como se fosse uma palavra para a passagem, como nós temos tido em todos esses últimos anos.
Na verdade eu queria saldar uma dívida que eu fiquei com ela no último almoço de confraternização, referente a aquela palavra de Gênesis 8 que nós vamos ler daqui a pouco. O que queria dizer é na passagem de Gênesis. Vamos ler então em Gênesis cap. 1 : 9 ¶ Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. 10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
Cap. 8 : 11 À tarde, ela voltou a ele; trazia no bico uma folha nova de oliveira; assim entendeu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra. 12 Então, esperou ainda mais sete dias e soltou a pomba; ela, porém, já não tornou a ele. 13 ¶ Sucedeu que, no primeiro dia do primeiro mês, do ano seiscentos e um, as águas se secaram de sobre a terra. Então, Noé removeu a cobertura da arca e olhou, e eis que o solo estava enxuto. 14 E, aos vinte e sete dias do segundo mês, a terra estava seca.
Daniel cap. 12 : 8 Eu ouvi, porém não entendi; então, eu disse: meu senhor, qual será o fim destas coisas? 9 Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. 10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão. 11 Depois do tempo em que o sacrifício diário for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá ainda mil duzentos e noventa dias. 12 Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. 13 Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.
Livro do Apocalipse, cap. 22 : 6 ¶ Disse-me ainda: Estas palavras são fiéis e verdadeiras. O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer. 7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Verso 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida. Amém.
Vamos ter mais uma palavra de oração.
Senhor nós nos voltamos novamente para Ti, Senhor, pedindo agora a benção da revelação da tua palavra. Que o Senhor venha falar conosco, venha despertar mesmo o nosso espírito e o nosso coração. Que o Senhor nos dê um coração atento mesmo, vigilante nesses dias. Que o Senhor nos guarde de toda dispersão, que nós possamos mesmo estar sensíveis ao Teu Espírito Santo. Que o Senhor nos dê aqui um ambiente propício, para tudo aquilo que o Senhor deseja fazer aqui, a começar desse momento. Então nós pedimos a Tua benção, a revelação da Tua palavra, e é em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.
No almoço de confraternização, eu havia dito que na passagem do ano eu voltaria àquele assunto. Na verdade eu não sei como resolver aquele assunto, daquele dia, mas de qualquer forma, depois disso, uma irmã chamou a atenção do texto de Gênesis, do dia terceiro, onde Deus fez aparecer o elemento seco e o Luis Aguirre ele chamou a atenção para essa semente do terceiro dia, que também já tinha embutida nela, aquele princípio da cruz, antes mesmo da queda, antes mesmo de todas as coisas acontecerem. E aqui então nós vemos: Gênesis cap. 1 9 ¶ Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez. 10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente. Ajuntam-se as águas, apareça o elemento seco, assim foi. Depois ele separou os mares, da terra e disse que era bom. Depois ele falou: as relvas e as ervas que davam semente, e assim foi e a terra produziu essas sementes, Ele disse que era bom e foi a tarde e a manhã o dia terceiro. Mas quando uma irmã, chamou a atenção para esse texto, estávamos meditando no cap. 8, quando a arca parou nos montes e Deus falou com Noé; Gênesis 8:6 Ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela que fizera na arca e soltou um corvo, o qual, tendo saído, ia e voltava, até que se secaram as águas de sobre a terra. Então quando você vê no começo do Gênesis, quando a terra estava sem forma e vazia, havia treva sobre a face do abismo e o espírito de Deus pairava sobre a face das águas. Quando Noé soltou aquele corvo, a terra estava uma desolação, estava completamente inundada debaixo do juízo de Deus, e aquele corvo ia e voltava, até que as águas secaram. Aí, ele soltou a pomba, e quando isso se deu, a águas se tinham minguado. As águas estavam começando a diminuir, a minguar sobre a face da terra, e nós vimos que essa pomba, quando ela foi solta pela primeira vez, ela voltou para a arca. Ela não encontrou onde pousar e voltou para a arca. E nós vimos então, como no Gênesis 1:2, o Espírito de Deus pairando sobre as águas, e vimos a pomba saindo da arca, e voando sobre aquela desolação, e ela voltou para a arca. Vimos também quando o Senhor foi batizado, os Evangelhos relatam, quando então, Ele saiu das águas, como que o Espírito Santo veio sobre Ele em forma de uma pomba. Sabemos que a arca é uma figura Dele. Ali a pomba voou e voltou para a arca, como quando Jesus estava aqui, o Espírito Santo foi e pousou Nele. E você vê então quando o Espírito Santo estava pairando sobre a face das águas, então uma voz ecoou sobre o universo inteiro. “Haja Luz” e você vê a obra do primeiro dia, quando Deus separou as trevas da luz, e chamou a luz dia, chamou as trevas noite, e viu que aquilo era bom. Depois de sete dias, o período de sete dias, o mesmo período que o Senhor gastou para restaurar a terra, e no sétimo Ele descansou e disse que era muito bom. E o Senhor ficou satisfeito com a sua obra, descansou, e soltou a pomba novamente depois de sete dias, e ela voltou à tardinha, com aquele raminho de oliveira no bico. Voltou diferente. Antes ela voltava porque não tinha nada. Ela voltou levando uma primícia, e é claro que a oliveira, reflete na terra, a unção do Senhor, a presença do Espírito Santo, e a pomba que havia voltado para a arca a primeira vez, ou que havia descido no Senhor quando Ele se batizou, agora ela volta à tardinha, depois de sete dias, com aquele ramo de oliveira no bico, ou seja, levando as primícias. Na carta de Coríntios, na primeira, cap. 15, no verso 23, diz assim - Capítulo da Ressurreição: “ Cada um porém na sua ordem. Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.” Não sei como que é a pontuação certa aqui, mas as vezes as pessoas colocam Cristo, as primícias e depois os que são de Cristo na vinda Dele. Então você veja. Cada um na sua ordem. Cristo, as primícias, depois os que são de Cristo na sua vinda. A primeira vez a pomba voltou para a arca, e a segunda vez ela voltou com as primícias, com aquele raminho no bico, e aí você vê que no segundo dia, do Gênesis, depois de Deus ter dito “Haja Luz” e houve luz, aí o que foi que Ele fez? Fez separação das águas, e passou a haver água encima e água embaixo. Então veja que quando voltam essas primícias, alguma coisa vai estar lá encima, e alguma coisa vai estar cá embaixo. Vão ter águas encima, e águas embaixo. E aí Ele fez e colocou o firmamento no meio. Depois de mais sete dias, e esses outros sete dias, eu não sei se são sete dias, ou se nós já estamos naqueles sete anos, que é um tempo, dois tempos, metade de um tempo, duas vezes, aqueles três anos e meio que está incluído aquele período de mil duzentos e sessenta dias. Mas aí, o que é que nós sabemos? Que ela, não voltou. A pomba não voltou, como diz lá no verso 12, de Gênesis 8. Então esperou ainda outros sete dias e soltou a pomba, e esta não tornou mais para ele. Mas veja, que no terceiro dia - essa foi a terceira vez - é quando estava aparecendo o elemento seco, que Deus chamou a terra, no Gênesis, e aí entrou aquela questão que ficou em aberto no almoço. No ano 601, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, secaram-se as águas de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, ou seja, alguma coisa da arca subiu. Ele tirou. E Noé olhou e eis que a face da terra estava enxuta, e depois diz: No segundo mês, aos vinte e sete dias do mês a terra estava seca. Que são os dois verso. A terra estava enxuta, e depois aos vinte sete dias, o primeiro dia do primeiro mês do ano 601. Depois no dia 27, do segundo mês, ele diz que a terra estava seca. E aí nos ficamos pensando no porquê de falar assim duas vezes. Eu não sei exatamente porque, mas se você considerar que a Bíblia é um calendário meio lunar - contando vinte e oito dias - aí você vai ter, os vinte e oito dias do primeiro mês, mais os 27 do segundo, são mais ou menos cinqüenta e cinco dias. E nós, olhando no livro de Daniel, quando Ele encerra a profecia, e Deus pediu para ele selar a profecia, não abrir - sela a profecia até o tempo do fim. Aí Daniel disse: qual será o fim dessas coisas? Como é que vai acontecer isso? E ele diz aqui: Verso 9 Vai Daniel, pois essas palavras estão cerradas, seladas, até o tempo do fim. Muitos se purificarão - como nós estamos vendo no estudo de Domingo - e se embranquecerão, serão acrisolados, mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum deles entenderá. Mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o holocausto contínuo for tirado, isso é mencionado no Evangelho, em várias partes, porque aqui no verso 7, desse mesmo capítulo diz assim: Ouvi o homem vestido de linho que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente, que isso seria para um tempo, dois tempos e metade de um tempo, e quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas essas coisas. Então veja que isso claramente se refere a um período da grande tribulação. Fica claro nos Evangelhos que são aqueles mil duzentos e sessenta dias, que é aquele “um tempo, dois tempos e metade de um tempo”. Se fizer as contas com o ano de 360 dias: um ano, dois anos e metade de um ano, vão dar esses mil duzentos e sessenta dias que ele fala aqui. No cap. 7, no verso 24, ele fala assim: quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino, se levantarão dez reis, e depois dele se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros e abaterá três reis. Proferirá palavras contra o altíssimo, e consumirá os santos do altíssimo, aquele texto do cap. 12, até despedaçar o poder do povo santo. Consumirá os santos do altíssimo, cuidará em mudar os tempos, e a lei e os santos lhe serão entregues na mão, por um tempo e tempos e metade de um tempo. Então você vê que esse é aquele período do verso 7 do cap. 12. E a Bíblia diz que esse tempo tem que ser abreviado. Quando você vê no Evangelho de Marcos no cap. 13, 14 ¶ Quando, pois, virdes o abominável da desolação situado onde não deve estar (quem lê entenda), então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver em cima, no eirado, não desça nem entre para tirar da sua casa alguma coisa; 16 e o que estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai para que isso não suceda no inverno. 19 Porque aqueles dias serão de tamanha tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo, que Deus criou, até agora e nunca jamais haverá. 20 Não tivesse o Senhor abreviado aqueles dias, e ninguém se salvaria; mas, por causa dos eleitos que ele escolheu, abreviou tais dias. A mesma coisa diz no Evangelho de Mateus, cap. 24 15 Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, - que nós acabamos de ler lá, no cap. 7 - no lugar santo (quem lê entenda). Ele diz que no fim dos tempos os sábios entenderiam. 16 então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 17 quem estiver sobre o eirado não desça a tirar de casa alguma coisa; 18 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 19 Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! 20 Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; 21 porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais. 22 Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Agora, de quanto que esses dias serão abreviados? Daniel disse: bem aventurado aquele que chega nos mil duzentos e noventa dias, que é quando vai aparecer essa abominação desoladora. Vamos ler lá de novo. Desde o começo em que o holocausto contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora- aquela que os evangelhos dizem: quem lê entenda - haverá mil duzentos e noventa dias. Agora ele diz: bem aventurado os que chegam a mil trezentos e trinta e cinco dias. Então veja que desde aquele mil duzentos e noventa dias, até os mil trezentos e trinta e cinco dias - são quarenta e cinco dias - mas tem esse período que foi abreviado, antes disso. Ele disse que: vai ter uma tribulação igual nunca teve. E aí então, quanto que é esse abreviar? Talvez nós possamos ver em Apocalipse para ver quanto tempo vai durar essa confusão. Em Apocalipse, cap. 2, verso 10, na carta a igreja sofredora, a igreja que vai, de alguma forma, passar por isso, diz lá para a igreja em Esmirna, no verso 10 Não temas as coisas que tens de sofrer - o sofrimento vai ser muito grande. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Então veja. Antes daqueles mil, duzentos e noventa chegarem para a abominação desoladora ser colocada lá, então deve ter dez dias antes. Então quando você chega depois dos quarenta e cinco dias, são aqueles dez antes, mais os quarenta e cinco, e talvez você chegue naquele ponto em que o livro de Gênesis diz: Agora a terra está seca. Ou seja, no ano 601, no primeiro dia, Noé tirou a tampa da arca, e as águas se tinha secado. E depois no dia 27 do segundo mês elas estavam completamente secas. Mas, independente disso, quando você vê o clamor na tribulação, no Salmo 55, 1 ¶ Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica. 2 Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, 3 por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade e furiosamente me hostilizam. 4 Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam; 5 temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim. 6 Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. 7 Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto. Então veja que esse é um clamor que diz respeito a essa época, e quando a gente começa a olhar todas essas coisas, e o profeta Daniel disse que no tempo do fim nós conseguiríamos vê-las, entende-las, porque teria chegado a hora, e nós vemos quando João Batista estava na prisão e ele viu aquelas coisas acontecendo, ele mandou perguntar a Jesus se iriam esperar por outro. Tem mais coisa para acontecer? O que será que vai acontecer? Na verdade os Evangelhos são muitos claros ao que vai acontecer nessa época. Em Mateus 24:30, Jesus falou e está escrito assim: 30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. No Evangelho de Marcos, cap. 14 62 Jesus respondeu: Eu sou, e vereis o Filho do Homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu. No próprio profeta Daniel, no mesmo cap. 7 no verso 13, o livro dele era selado, mas mesmo assim, olhe o que ele viu lá. 13 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. 14 Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. Então Daniel, mesmo com o seu livro selado, ele viu um que vinha com as nuvens do céu. E na 1ª carta de Paulo à igreja em Tessalônica, no cap. 4 16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. E como nós temos estudado essas últimas palavras que o Senhor deixou à igreja através do apóstolo João, no Evangelho diz que ele ficaria até que o Senhor voltasse. Vamos ler no cap. 21, verso 21 do Evangelho de João. 21 Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? 22 Respondeu-lhe Jesus: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me. 23 Então, se tornou corrente entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não morreria. Ora, Jesus não dissera que tal discípulo não morreria, mas: Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? E no Apocalipse, João, no cap. 1: 9 ¶ Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação; João está aqui como alguém que vai ficar até o fim, que as vezes vai passar pela tribulação. Companheiro na tribulação, no reino e na perseverança,
Vamos orar.
Senhor nós te agradecemos primeiro pela tua palavra, e que o Senhor possa nos despertar mesmo, para que nós possamos ser como aquele raminho de oliveira, chegando antes na Tua presença. Que o Senhor possa nos dar esse coração aqui nesses dias. Que o Senhor venha também agora nos ungir, para proclamarmos o teu nome, para confessarmos o teu nome, quem que o Senhor é nas nossas vidas. Em nome de Jesus que nós oramos. AMEM!!
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