08 janeiro, 2008

SAINDO DO MUNDO

1 Coríntios 12:12 ¶ Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. 13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16 E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 18 Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? 20 Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.

Evangelho de Mateus, cap. 16 verso 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Vamos orar

Senhor, nós bendizemos o teu santo nome. É em torno do teu nome, é por causa do Teu nome que estamos aqui. E te agradecemos, entramos na tua presença com ações de graça, por mais esta oportunidade que o Senhor nos concede, de nos ajuntarmos aos seus pés, para ouvirmos a tua voz, a tua palavra. Pedimos que o Senhor venha nos abençoar aqui nesses dias, que o Senhor venha cumprir o teu propósito. Que o Senhor nos atraia para Ti Senhor, que o Senhor prepare o nosso coração, que o Senhor nos dê um coração ensinável, um coração responsivo a ti Senhor, e que o Senhor fale conosco, e que o Senhor edifique a tua vida em nós. Que o Senhor nos revele esse corpo que o Senhor deixou aqui na terra, quando o Senhor partiu e enviou o Espírito Santo para habitar em nós. Oh Deus, nós clamamos o teu nome Senhor, reconhecendo que sem ti nós nada podemos fazer. Sabemos que se nós somos um só corpo é por tua causa, é por causa do teu espírito, da tua vida que está em nós, porque se um corpo tem muitos membros assim também és tu, Senhor. Cristo é assim. Que o Senhor abra os nosso olhos para te entender, para te conhecer, para ver a realidade, que isso não seja apenas informação para nós, mas que nós possamos te conhecer mais Senhor. Fala conosco Senhor. Em nome de Jesus, nós pedimos a tua benção, para todos esses dias que nós vamos estar aqui. Amém.

Aqui no Retiro das Rosas nós temos nos reunido com freqüência, mas esses encontros chamado Ágape, é o sexto. Nós já viemos vários fins de semana, se não me engano quatro, e esses encontros eles começaram em 1999, no carnaval, e nós temos feito duas vezes por ano. Carnaval de 99, depois sete de setembro de 99, carnaval de 2000 e sete de setembro de 2000, e o carnaval deste ano agora. Foi a primeira vez que nós saímos para nos reunir, nós já estávamos estudando a Bíblia cada grupo em um lar diferente, em uma casa, em um lugar, e o propósito era reunir todos os irmãos. Isso mudou um pouco, porque vários irmãos vão em vários grupos quando não vão em todos. No início não era assim. A idéia inicial era reunir todos os irmãos, e da primeira vez, em um sítio em Venda Nova, nós estudamos sobre o amor de Deus, e daí esse nome Ágape, Encontro Ágape. Ágape significa o amor, o amor de Deus. E o tema deste primeiro encontro foi exatamente Amor. E nós vimos então o Amor de Deus em seus vários aspectos. Aspecto Eros, Aspecto Fileo, e o aspecto Ágape mesmo. E foi maravilhoso e por causa deste encontro nasceu o desejo de nós repetirmos essas saídas para estarmos juntos em torno da palavra de Deus. Aí foi então que as irmãs Samantha e Renata descobriram o Retiro das Rosas aqui. Em setembro de 99, e foi a primeira vez que nós viemos para cá. E aí estudamos sobre uma visão panorâmica do livro do Apocalipse. E ficamos aqui então, quatro dias estudando sobre isso. E a partir do segundo, todos os demais encontros Ágapes, foram aqui, no Retiro das Rosas. O terceiro, no carnaval de 2000, sobre o tema Haja Luz, a Nova criação e as festas do Senhor, estudamos aqui, cada dia da criação. Sete dias mais o oitavo dia, mais as sete festas do Senhor, e como que isso significava no contexto que nós estamos vivendo. Depois da quarta vez, novamente em sete de setembro do ano de 2000, nós estávamos pretendendo estudar sobre a tomada de posse da terra, mas em função de algumas coisas que estavam acontecendo no nosso meio, Deus nos deu a direção de mudar o assunto e estudamos sobre aquele verso que estava aqui e foi apagado, que diz; Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará. Foi a quarta vez. Na quinta vez, foi agora esse ano, em fevereiro, nós estudamos sobre as Carta às Sete Igrejas e os Vencedores. Foi a direção que o Senhor estava nos dando. E aqui então estamos pela sexta vez. Esses outros encontros de fins de semana são também Encontros de Amor, mas não são como esses mais organizados, com a programação um pouco mais cheia, e os outros fins de semana são mais livres. Neste sexto encontro a direção do Senhor para nós foi seguir as crianças. O assunto foi decidido pelas irmãs, que estão ministrando para as crianças, e como elas tiveram a direção do Senhor de estudar sobre esse assunto, e nós orando e considerando isso diante do Senhor, resolvemos acompanhá-las.

A Bíblia diz que nós precisamos ser como as crianças. Se não formos como as crianças, de modo nenhum nós entraremos no reino dos céus. Então dessa vez, Deus deu a direção para as crianças, e então nós vamos então segui-las. De todas as outras vezes era o contrário. Os adultos e os jovens definiam os assuntos diante de Deus, e as crianças adaptavam-se para estudarem um assunto parecido ou correlato. Dessa vez agora foi o contrário. As crianças tiveram o seu programa feito antes do programa dos irmãos adultos e então nós resolvermos segui-las. Na verdade o programa tem o nome desses estudos aí, mas realmente não tempo de organizar tudo, então vamos ver como o Senhor nos conduz. Esse primeiro estudo que eu coloquei, “Saindo do mundo - Saindo do Egito”, é porque no primeiro dia, muitos irmãos não estão presentes. Então todos os encontros Ágapes, o primeiro estudo geralmente o primeiro estudo é uma introdução, uma visão geral, sem entrar no assunto propriamente dito, porque grande parte, a maioria dos irmãos, chega realmente no segundo estudo. Esse é o primeiro Encontro Ágape que está começando a noite, e também vai ser o menor dele. Todos os encontros, são no mínimo, quatro dias. Então nós tínhamos um estudo antes do almoço, pela manhã, que era o primeiro, de introdução e o assunto começava a tarde ou a noite daquele dia. Mas este, por causa do feriado ter caído na sexta feira, nós estamos fazendo este primeiro estudo de introdução hoje. E talvez seja o encontro em que apareceram poucos irmãos no primeiro dia. Nós não vamos propriamente, entrar no assunto que nós vamos tratar aqui nos outros cinco.

O título que eu dei foi “Saindo do Mundo”. Por que este título? A realidade da igreja - Jesus disse que edificaria a igreja Dele e as portas do hades não prevalecerão contra ela - é preciso que nós estejamos dentro dessa realidade, porque senão nós não vamos entender.

E como é que nós entramos na realidade da igreja? É quando nós nascemos de novo, quando nós cremos no Senhor, quando a vida de Deus é gerada dentro do nosso espírito. E quando isso acontece, o que se espera é que alguma coisa mude na sua vida. A palavra Igreja, Eclésia, significa uma assembléia, aqueles que são chamados para fora, reunidos juntos. Hoje nós estamos aqui. Saímos do nosso arraial, e viemos aqui, nos reunir. Saímos para fora do arraial e estamos reunidos aqui no Retiro das Rosas. A palavra Eclésia, tem um pouco este significado: chamados para fora - não necessariamente chamados para fora do arraial - mas chamados para fora, reunidos juntos. Mas chamados para fora de quê? Para fora do mundo. E o que é que é o mundo? É um sistema que está em rebelião e em oposição ao governo de Deus. Então você é chamado para fora desse sistema e aí então quando você se reúne com todos aqueles que estão saindo deste sistema, você está dentro da realidade da igreja se a vida do Senhor está em você.

Esse primeiro dia, hoje, nós não vamos entrar propriamente na realidade da igreja, mas no sair do mundo. Você vê na Bíblia, as vezes, várias representações do mundo, várias cidades que são colocadas na Bíblia como figuras do mundo. Por exemplo, você tem o Egito quando a Bíblia fala que você deve sair do Egito. No livro de Êxodo, no cap. 3, verso 10, quando então Moisés teve aquele encontro com Deus, Deus falou com ele. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Para que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel. Então, sair do Egito. O Egito sempre representa o mundo na Bíblia. Depois você tem a cidade Ur, na Babilônia. Deus falou com Abraão: Sai da tua terra e da tua parentela e vai para outra terra que eu te mostrarei. Está no cap. 12 do livro de Gênesis. Depois você tem a Babilônia. O Egito representa os prazeres do mundo, Ur da Caldéia representa as religiões do mundo, a Babilônia representa a confusão do mundo. E você vê no Apocalipse, cap. 18 verso 4. 4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Saí dela. Que dela é esse? Saí da Babilônia, e também no profeta Jeremias, no cap. 51, no verso 45, que diz assim: 45 Saí do meio dela, ó povo meu, e livre cada um a sua alma, por causa do ardor da ira do SENHOR. Se você ler o verso anterior você vai ver que é a Babilônia. 44 E visitarei a Bel na Babilônia e tirarei da sua boca o que ele tragou, e nunca mais concorrerão a ele as nações; também o muro de Babilônia caiu. 45 Saí do meio dela, ó povo meu. E também Sodoma. Outro dia estudamos sobre Sodoma, como que um anjo chegou a Ló e disse: Sai daí. Então você vê que quer seja o Egito, quer seja Ur, a Babilônia, Sodoma, são figuras de representações do mundo do qual nos somos exortados na palavra de Deus a sairmos. Nós precisamos nos separar deste sistema que está em rebelião contra o governo de Deus. Quando você vê no livro de Êxodo, quando o povo de Israel ia sair do Egito, você vê como que era complicado para o povo sair do Egito e como que o faraó, tentou de todas as formas que o povo saísse de lá. Êxodo cap. 10 no verso 8 diz assim: 8 Então, Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR, vosso Deus. Quais são os que hão de ir? 9 E Moisés disse: Havemos de ir com nossos meninos e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, e com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque festa do SENHOR temos. 10 Então, ele lhes disse: Seja o SENHOR assim convosco, como eu vos deixarei ir a vós e a vossos filhos; olhai que há mal diante da vossa face. 11 Não será assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da face de Faraó. Então quando Moisés disse a faraó que o povo todo tinha que sair do Egito, o faraó disse que não fosse o povo todo, mas só os homens. Que deixasse as mulheres, as crianças, deixassem todas as coisas aqui. Mas no verso 21,

21 ¶ Então, disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem. 22 E Moisés estendeu a sua mão para o céu, e houve trevas espessas em toda a terra do Egito por três dias. 23 Não viu um ao outro, e ninguém se levantou do seu lugar por três dias; mas todos os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.

24 Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. 25 Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR, nosso Deus. 26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao SENHOR, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá. Primeiro faraó falou que fossemsó os homens e depois falou que poderiam ir também as famílias, os meninos, todo mundo. E os rebanhos ficam. Ele nunca que queria deixar o povo sair todo.

Depois, no cap. 12, verso 6 você começa a ver a verdadeira saída do Egito. Aqui fala sobre o sacrifício pascal, a morte do cordeiro, do verso 6 ao verso 11. Vamos ler. 6 e o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. 7 E tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. 10 E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo. 11 Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do SENHOR. A Páscoa significa passagem, saída, e no verso 37, finalmente, 37 ¶ Assim, partiram os filhos de Israel de Ramessés para Sucote, coisa de seiscentos mil de pé, somente de varões, sem contar os meninos. 38 E subiu também com eles uma mistura de gente, e ovelhas, e vacas, uma grande multidão de gado. 39 E cozeram bolos asmos da massa que levaram do Egito, porque não se tinha levedado, porquanto foram lançados do Egito; e não se puderam deter, nem prepararam comida. 40 O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41 E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do SENHOR saíram da terra do Egito. Essa é a história da saída dos filhos de Israel do Egito, como que eles foram pouco a pouco, e essa história de Israel no Egito, a história da Páscoa, do sacrifício do cordeiro, ela é um tipo ou uma representação da nossa salvação, e da nossa saída do mundo. Você fica olhando isso que aconteceu com eles, você vai poder descobrir muitas coisas. Os israelitas, por quê que eles foram livres nesta noite na páscoa? Por causa do cordeiro que foi sacrificado. Nós não lemos o texto todo. A palavra de Deus para Moisés era que cada família deveria separar um cordeiro, deveria sacrificar um cordeiro, colocar o sangue na porta, e então quando o anjo passasse, aquela casa que tivesse o sangue, seria preservada, seria guardada. Então, a questão da salvação, no caso dos israelitas, dependia estar ou não estar na porta da casa. Se estivesse eles seriam salvos. Se não estivesse, o primogênito da casa morreria. A diferença entre a salvação e a perdição, no que se referia a eles, era somente a questão do sangue de Jesus. Quando nós olhamos para nós hoje no mundo, é a mesma coisa. A diferença entre uma pessoa que vai ser condenada e morrer, e de uma que vai ser salva que tem a vida eterna, é somente se ela creu e aceitou o sangue de Jesus. Mesma coisa. Nós somos redimidos pelo sangue e quando os israelitas tiveram a primeira revelação do sangue, que essa aqui na páscoa, eles começaram uma caminhada. Por isso vocês prestaram atenção em como que eles tinham que comer. Com os lombos cingidos, sandálias nos pés, e cajado na mão. Por que isso? Porque era uma refeição apressada. Logo eles iriam sair dali, para caminhar para fora do Egito. Logo depois que eles receberam a instrução da Páscoa, e a celebraram eles comeram daquela forma apressada. Logo após eles terem descoberto a realidade do sangue do cordeiro, eles começaram o seu Êxodo. E assim deveria ser na nossa vida também. Tão logo você crê no Senhor, crê na eficácia do sacrifício Dele na cruz, no sangue que Ele derramou, quando você toma contato com esta realidade, apressadamente você deve começar a sair do mundo, porque a mesma realidade espiritual do povo de Israel saindo do Egito é a nossa quando nós cremos no Senhor. Então, o primeiro efeito da redenção no caso dos israelitas, o que é que foi? Separação deles do Egito. A primeira coisa que eles fizeram depois do contato, da revelação do sangue e da páscoa, foi a caminhada para fora do Egito. Foi a primeira coisa que eles fizeram, ou seja, para nós, depois que nós somos redimidos, nós devemos iniciar o nosso Êxodo do mundo e não deveríamos continuar a viver como nós vivíamos antes. Toda pessoa regenerada, que já foi salva, assim que ela recebeu a vida eterna em si, ela deve tomar um cajado nas mãos e começar o seu êxodo. Assim que o anjo da destruição, lá no Egito, separou aqueles que iam morrer dos que iam ser salvos, quando você creu em Jesus, mesma coisa. Você está separado. E agora não faz parte daquela multidão de pessoas que caminha para a morte. Então você deve começar o seu êxodo, a sua saída do mundo. Todas as almas redimidas pelo sangue, no caso dos israelitas lá, e no nosso caso quando nós somos salvos, se tornam como que peregrinos e estrangeiras no mundo. Deixam o Egito e são separados do mundo. Não podem continuar mais lá. Os israelitas tinham que sair do Egito naquela mesma noite. Era a noite da páscoa, que significa passagem. E isso é importante para nós. As vezes as pessoas quando conhecem o Senhor, elas ainda querem o Senhor, e o mundo ao mesmo tempo. Você tem que escolher. Ou você quer o Senhor, ou você quer o mundo. Do livro que eu tirei esse estudo aqui, ele cita um exemplo de uma professora de uma escola de crianças, que perguntou, citou aquela parábola do lázaro e do homem rico, e ela falou que o homem rico quando estava na terra ele tinha todas as coisas boas, desfrutou de todas as coisas e depois está padecendo. E o lázaro, sofreu muito aqui na terra e depois ele foi para a glória de Deus. Então se vocês pudessem escolher em ser o lázaro ou o homem rico - perguntou para as crianças - o que é que vocês quereriam ser? Uma menina respondeu assim: enquanto eu estivesse aqui no mundo, eu queria ser o homem rico, mas quando eu fosse para o céu, eu queria ser o lázaro. Ela queria as duas coisas. Foi inteligente ela. Mas será que nós podemos ter as duas coisas aqui? Será que você pode ter o mundo e as coisas Deus plenamente? Precisamos refletir. Na verdade isso não existe. Você não pode ter um pé no mundo e um pé caminhando para a glória de Deus. Isso não vai funcionar. Mais cedo ou mais tarde vai ter problemas. Muitas pessoas quando precisam da salvação confiam no sangue do cordeiro, no sangue de Jesus, mas, após terem sido salvos, querem ainda continuar no Egito como menininha falou. Querem ambos. Querem o mundo e querem a benção de Deus. E isso gera uma série de problemas. Sermos separados do mundo não significa que não viveremos mais sobre a terra. Quando a gente fala sair do mundo, não é sair do mundo como um lugar, é sair do mundo como um sistema, como um sistema corrupto que está em oposição a Deus. Ao sermos redimidos pelo sangue somos também separados e nos tornamos peregrinos e estrangeiros na terra. Não somos mais residentes definitivos deste mundo. Nós estamos aqui de passagem. O sangue, como no caso dos israelitas, ele divide aquele que está caminhando para a morte, e separa os filhos de Deus que começam a caminhar para a vida. Então é uma separação, é um êxodo, é o começo de uma separação. E como nós vimos no caso do povo de Israel, isso não deve acontecer muitos anos depois. No caso do povo de Israel foi na mesma noite. Eles viveram a realidade da páscoa, do sangue do cordeiro, e naquela mesma noite eles saíram do Egito. Então não deve se passar muitos anos até que um filho de Deus, se separe do mundo. Não é uma questão entre você decidir sair do mundo após deliberar alguns anos na sua vida. Se nós somos cristãos e pertencemos ao Senhor, nós devemos sair do Egito. Ou seja, do mundo, imediatamente. Se você achar que isso é uma coisa fácil, não é não. Basta você ler estes textos que eu li sobre como os filhos de Israel saíram do Egito. Nós falamos só os textos básicos. Você pode ler o restante, depois, com calma. Foi muito difícil. E o que é que aconteceu lá? Você vai ver que o Egito, através do faraó, que era o governador do Egito, ele sempre procurou impedir que os filhos de Israel partissem. Através de várias proposições, através de várias estratégias diferentes e mesmo após o faraó, por causa das pragas, por causa da mão de Deus que pesou sobre o Egito, ter concordado em que os filhos de Israel partissem, ele não concordou plenamente, nem de uma vez. Ele sempre queira fazer uma proposta, um jogo com eles. Primeiramente, no texto de Êxodo, ele queria que apenas os homens fossem, ficando as crianças, os mais velhos, o gado e o restante. É claro que se apenas os homens saíssem do Egito, vocês acham que eles iriam muito longe? As esposas ficaram, os filhos, todas as pessoas. Eles não iriam sair muito longe. Eles iriam acabar voltando para o Egito. Essa foi uma estratégia do faraó. Na verdade, quem é o faraó hoje que não quer que nós não saiamos do mundo? É ele mesmo. Pois é. Ele não quer que você saia do mundo. Ele tem uma série de propostas para você. Se você deixar alguma coisa, alguma pessoa para trás, então também você não conseguir sair muito longe do mundo. Você vai voltar ao mundo eventualmente. Essa não foi a única tentativa do faraó. Vamos ver outras. Êxodo cap. 8, verso 25. Se você ver, os apóstolos falavam que tudo o que está escrito na Bíblia é para a nossa instrução. Com o que aconteceu com eles, você pode aprender muitas coisas, vai descobrir muitas coisas. 25 Então, chamou Faraó a Moisés e a Arão e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Nessa terra. Vocês vão querer adorar a Deus? Adora a Deus no mundo. Para que é que vocês vão sair do mundo? Fica no mundo. Podem adorar a Deus no mundo. A primeira proposta de faraó foi para que eles adorassem no Egito mesmo. Para que é que você vai adorar a Deus na terra prometida? Adorem aqui no Egito. 26 E Moisés disse: Não convém que façamos assim, porque sacrificaríamos ao SENHOR, nosso Deus, a abominação dos egípcios; eis que, se sacrificássemos a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejariam eles? O mundo nunca vai entender a sua relação com o Senhor, a sua relação, a sua adoração com o Senhor. Vai ser alguma coisa que eles vão te gozar, te jogarem pedras, te rejeitarem. Vai ser um problema. 27 Deixa-nos ir caminho de três dias ao deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR, nosso Deus, como ele nos dirá. 28 Então, disse Faraó: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao SENHOR, vosso Deus, no deserto; somente que indo, não vades longe; orai também por mim. Ou seja: o mundo, de vez em quando te deixa sair, mas com a recomendação de que não vá muito longe não. Te dá um pouquinho de corda, mas está te puxando, para você não ir muito longe. Essa foi uma estratégia. No verso 11 do cap. 10 o faraó mudou de tática e falou assim: 11 Não será assim; andai agora vós, varões, e servi ao SENHOR; pois isso é o que pedistes. E os lançaram da face de Faraó. Eu não estou lendo tudo, mas faraó para poder deixar isso e mudar de idéia, a mão do Senhor estava pesando sobre o Egito. Você tem aquelas pragas todas. E aí faraó ficava fazendo essas propostas aqui. “não vão vocês todos. Só os homens, e aí vocês vão servir ao Senhor porque é o que estão querendo”. Depois no verso 24 ele fala: 24 Então, Faraó chamou a Moisés e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças. O rebanho e o gado era o sustento deles. “Deixo você ir mas o seu tesouro fica aqui”. E a Bíblia fala que onde está o seu tesouro está o seu coração. Então se deixar a suas coisas no Egito você vai acabar voltando. O faraó, satanás, sabe disso. Se os seus valores estão no mundo, então você não vai conseguir ir muito longe. “Primeiro adore aqui no mundo mesmo, ou então não vá muito longe não. Vá só os homens. Deixe o gado aqui”. Então a cada hora era uma proposta para reter o povo no Egito. Nós não precisamos falar o que acontece hoje, mas é a mesma coisa. Então o pensamento básico do faraó, qual que era? Se eles são o povo de Deus, então que seja o povo de Deus aqui no Egito mesmo. O primeiro pensamento foi esse. Aqueles que servem a Deus no Egito - faraó não é bobo - pois se você servir a Deus no Egito, você vai servir a Deus mas vai servir também a faraó. Se você ficar no mundo , você vai servir a Deus e vai servir ao outro também. Eles serão servos de Satanás tanto quanto serão servos de Deus. Se você quer servir a Deus e permanecer no mundo, não vai funcionar. Sem dúvida nenhuma, você vai acabar fazendo tijolos para faraó, que era o que os israelitas faziam no Egito. Se você ficar nessa situação, você vai fazer tijolo para ele. Ele não quer que você saia. Ele conhece bem o ensino de Mateus 6 : 21, que fala que onde estiver o seu tesouro, vai estar o seu coração. Ele não quer que você saia. Ele sabe que ninguém irá muito longe se os seus rebanhos estiverem no Egito. Mas Deus quer que os rebanhos saiam conosco, Tudo. As nossas riquezas, o nosso dinheiro também devem ser libertados conosco. Não podemos seguir o padrão do mundo. Quando sairmos para o deserto devemos levar, no caso dos israelitas, todas as nossas propriedades. O comando de Deus é claro. Quem serve a Deus, deve ser separado do mundo. Com o que é que os israelitas se defrontaram quando saíram do Egito? Quando eles saem do Egito qual foi a primeira coisa que apareceu para eles? É o deserto. É a mesma coisa conosco. Quando você toma a decisão de sair do mundo, e quando o mundo começa a azedar para você o mundo vira um deserto, literalmente. O mundo fica uma coisa seca, onde você não tem mais graça. Você começa a caminhar. Sair do mundo é sermos separados. Devemos perceber e assumir uma nova posição que agora temos no Senhor, deixando para trás a nossa posição anterior, quando estávamos relacionando com o mundo de uma maneira muito próxima. Não poderemos manter as nossas amizades, afeições e relações anteriores como elas eram. Não tem jeito. Devemos sair com todas as nossas coisas. As pessoas podem nos ridicularizar, podem falar contra nós, mas nós temos que sair do mundo. Não há outra alternativa para nós. Desde que nos tornamos cristãos, o nosso caminho está agora no deserto - isso foi no povo de Israel, mas para nós é a mesma coisa espiritualmente falando - e não no mundo. De acordo com o Novo Testamento, tanto o Egito quanto o deserto, representam o mundo também. Egito diz respeito ao mundo no sentido moral, e o deserto no seu sentido físico. Nós cristãos estamos no mundo físico, no lugar que é o deserto, mas não no mundo moral. Talvez seja melhor dizer no mundo imoral, porque o mundo não tem nada de moral. Mas é um sistema que está em oposição ao governo de Deus. O mundo representa tanto um sistema como um lugar. Como sistema o Egito representa ou apresenta inúmeros e variados e sofisticados atrativos. Aquelas luzes piscando, vocês já viram? Certa vez fui aos Estados Unidos, em uma conferência cristã em Richmond, e como havia uns dias de folga passei por Nova York para conhecer e achei impressionante a cidade de Nova York de noite. As luzes piscando, querendo te pegar. Você passa e está cheio de luzes. Agora está tudo assim. O mundo é cheio disso. É tudo assim, cheio de coisa, de armadilhas. É claro que nós não vamos deixar o mundo como lugar, mas nós vamos deixar o mundo como sistema. Se não pudermos olhar para o sistema do mundo, como tendo sido deixado para trás, nós estaremos errados na caminhada cristã e se nós não olhamos friamente para o mundo, mais cedo, ou mais tarde, nós iremos cair. Não tem como. Se aquelas luzes continuam a te atrair muito, um dia você vai lá, você vai entrar lá. Não adianta. O mundo é pegajoso. Ele vai te puxando. Não adianta. Se não pudermos adotar uma atitude como de espectador, e em Nova York eu estava literalmente como espectador. Ficava olhando aquelas coisas. Se não pudermos adotar uma atitude de espectador diante de todas as coisas em relação do mundo, estamos falhando como cristãos. Isso nos mostra que estamos ainda de alguma forma envolvidos neste sistema que tanto está nos atraindo. E que não saímos dele complemente. Precisamos ser separados, como o povo de Israel saiu do Egito. O sangue lá fez a separação no caso deles. A mesma coisa conosco. O sangue do Senhor está na nossa vida. Somos redimidos, temos a vida eterna. Senão não podemos nunca falar sobre a realidade da igreja que é o nosso assunto principal, que nós vamos começar amanhã. Devemos voltar os nossos olhos para a terra prometida. Os egípcios não são redimidos. Eles não tinham o cordeiro de Deus na casa deles. Eram pessoas do mundo. Os redimidos tornam-se cidadãos de um outro mundo, o Reino de Deus. É claro que quando o Senhor nos comprou com o sangue Dele, Ele quer que nós saiamos do mundo. Não é para nós ficarmos no mundo. Ele quer nos levar para Ele. Esse é o princípio espiritual. Vamos falar de uma maneira prática. Que princípios ou que situações nós poderíamos ilustrar aqui que dizem respeito a esta separação do mundo a esta saída do mundo? Vamos ver algumas, porque as pessoas podem perguntar o que é que é sair do mundo? O que é que significa isso? Que coisas são coisas do mundo? Como ser separado do mundo?

Vamos examinar alguns princípios. Antes de nós olharmos estes princípios, o que importa é o seu coração. Se você realmente deseja se separado do mundo, você vai conseguir se separar do mundo. Se você não deseja, se o mundo está te atraindo, você saber princípio não vai te adiantar nada, porque se você não tem essa realidade, esse desejo real no seu coração, se você simplesmente estudar e verificar alguns princípios e mesmo coisas práticas, isso não vai te ajudar muito. Se você tem esse desejo já despertado para a necessidade disso, então nós temos algumas coisas práticas.

Vamos ver os princípios.

A primeira coisa que nós devemos falar são as coisas que o mundo considera inadequada para um cristão. Quando o próprio padrão do mundo te repreende, significa que está muito ruim. Se alguém do mundo chegar para você e falar: “você faz isso? Você é cristão e faz isso? E vai nesse lugar aí?” Então, se o mundo está te cobrando, então isso é uma vergonha para um cristão. O próprio mundo repreende você. Essa é a primeira coisa prática, em um nível bastante baixo ainda. Uma coisa que o mundo está te cobrando, é uma coisa esquisita. Coisas que o mundo considera inadequada para um cristão. Nós devemos nos separar dessas coisas. Começamos a nossa vida cristã diante do mundo e o mundo sempre estabelece alguns padrões para os cristãos. E o padrão do mundo é horroroso. E se nós não atingirmos nem o padrão do mundo, como é que vai ficar o nosso testemunho? Ele está arruinado. Nada que fizermos deve possibilitar ao “não cristão”, se levantar e dizer para você: “Você fez isso”? Te repreendendo. Isso é muito ruim. Antes de você ser cristão não tem problema nenhum. Você poderia ir em qualquer lugar, fazer qualquer coisa e todo mundo achava uma maravilha. Mas agora as pessoas sabem que você é cristão, que você creu no Senhor. Aí se eles te verem em determinados lugares, eles vão te perguntar o que é que você está fazendo ali. Quando você não era cristão, eles nem ligavam. Quando agora você é cristão, eles vão te questionar. O mundo está te cobrando. O próprio mundo sabe que você não deveria estar lá. Esse é um padrão vergonhoso. Existem lugares que um não cristão podem freqüentar tranqüilamente. Ninguém reclama nada.

Se tiver um não cristão lá e ele for questionado ele pode dizer que ele vai onde quer e faz o que quer. Ele vai argumentar e se defender. Mas se um cristão for nesses lugares, e ele receber objeções, ele não vai ter como argumentar. Ou seja. As pessoas do mundo podem, mas aos olhos do mundo o cristão não pode. Fica uma coisa esquisita. Esse é um requisito mínimo. Aquilo que o mundo considera inadequado para um cristão, nós não devemos fazer. Ser corrigido por uma pessoa do mundo que não é cristã, é uma vergonha para qualquer cristão. Nós lemos em Gênesis cap. 20 verso 9, na vida do Abraão. Ele falou uma mentira. E por causa dessa mentira, a mão de Deus pesou lá sobre a casa de Abimeleque. E Abimeleque falou assim no verso 9 Então, chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre mim e meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. Abimeleque falando com Abraão, de que ele não poderia fazer aquilo. É uma vergonha. O pai da fé, o primeiro patriarca de Israel, sendo repreendido pelo Abimeleque. O Abimeleque já repreendeu você? É uma vergonha. Quando Abimeleque chega para você e diz: “mas você está fazendo isso?” Isso é uma vergonha. E então, você não deve fazer isso. Esse é o primeiro “impedimento”.

A segunda é o que é incompatível com o nosso relacionamento com o Senhor. Qualquer coisa que não é compatível com a sal relação com o Senhor, é o mundo e você tem que se separar dela. O Senhor na terra, Ele foi humilhado, foi rejeitado, e será que nós agora vamos esperar que o mundo vai bater palma para nós? É claro que não. Se temos uma relação com o Senhor, nós temos que saber que algumas coisas que existem no mundo vão ser contra nós. Jesus disse: Se eles fizeram isso comigo, eles vão fazer com vocês. Basta ao discípulo ser como o seu mestre. Então você não deve esperar um tratamento do mundo muito diferente do que o Senhor teve. Se o mundo está muito assim ( batendo palmas para você ) com você é porque está errado, é porque a sua relação com o Senhor está muito pobre. Se você realmente estiver andando como Senhor, o mundo vai te rejeitar também. Isso é uma coisa que nós precisamos prestar atenção. O Senhor foi crucificado como um ladrão, será que nós então vamos esperar então que o mundo vá nos honrar, vá nos fazer muitos favores? Jesus foi acusado de estar endemoninhado. Será que nós podemos esperar que os homens nos considerem pessoas muito inteligentes, muito racionais porque nós estamos estudando a Bíblia, porque estamos seguindo ao Senhor? As vezes não. As vezes vão falar que você é fanático, que você está esperdiçando a sua vida. Já viu pessoas falando isso? Poderia estará fazendo outras coisas. Já ouvi isso incontáveis vezes. Você está esperdiçando a sua vida. Essas condições são incompatíveis com a nossa relação com o Senhor. Você não tem que esperar que o mundo bata palma para você. E se o mundo estiver batendo palma para você, tem alguma coisa errada na sua vida. Esse é um outro ponto tranqüilo que nós podemos saber da Bíblia. Devemos andar no mesmo caminho que Jesus andou. Se eles trataram Jesus de uma determinada forma, será que podemos esperar sermos tratados de uma forma diferente? Caso isso aconteça tem um problema na nossa vida, na nossa relação com o Senhor. Todos aqueles que seguem Jesus deve estar preparados para serem perseguidos pelo mundo. Não tem outra. Jesus falou: (Marcos 8:34 ) Quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, basta ao servo ser como o Senhor. ( Mateus 10:25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?) Se Jesus foi tratado assim, Ele que era o Senhor, será que nós vamos esperar que o mundo vá nos dar um tratamento muito privilegiado para nós? Isso é ilusão. O nosso caminho é o caminho da cruz. É o único caminho: seguir ao Senhor. Em Gálatas cap 6 verso 14 Paulo escreveu que 14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. Longe de mim gloriar-me. Você está esperando glória no mundo? Jesus disse: no mundo teremos aflições. Está querendo glória no mundo agora? Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz. Jesus falou que quando perseguirem vocês, bem aventurado sois. Longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado. Quando você olha para o mundo, sabe o que é que você vê na frente? CRUZ. E deveria ser o contrário também. Quando os seus amigos do mundo olharem para você e chamar você para um programa, sabe o que eles deveriam ver na sua frente? CRUZ. Se eles sabem que você é um cristão de verdade, quando eles olham para você e vêem a cruz, eles não vão te convidar para aquele programa que eles iriam te convidar. Mas, se eles não verem a cruz, eles vão te chamar mais uma vez, não tem nada de mais. Vamos lá. Mas se eles verem a cruz, eles não vão convidar. O mundo está crucificado para mim e eu crucificado para o mundo. A cruz se posiciona entre o mundo e o Senhor. Pela cruz, nos colocamos do lado do Senhor. De um lado está o Senhor, e do outro está o mundo. No meio a cruz. Nossa atitude em relação ao mundo, é definida pela cruz. Não podemos superar o mundo a não ser pela cruz. Você não vai conseguir vencer o mundo fazendo força. A única possibilidade é você assumir a cruz. Negar-se a si mesmo e seguir a Jesus. Não tem outro jeito. O mundo crucificou o Senhor lá na cruz. Nós estamos do lado do Senhor agora porque cremos no sangue que ele derramou, e que comprou a nossa vida. Nós não podemos “by passar” a cruz para ir lá no mundo. Nós temos que estar do lado da cruz. Dessa forma para nós o mundo também está crucificado. Esse é um fato. A não ser que você despreze a cruz, você não pode de forma nenhuma estar do outro lado, porque você sabe que a vida agora é outra coisa. A vida que o mundo fala que é vida, que você está perdendo, é um engano. É uma mentira. Então você nega, mesmo que você queira, toma a cruz, e segue Jesus. Por isso é que nós estamos do lado da cruz. É assim no que se refere ao mundo. Nós estamos crucificado, e no que se refere a nós, o mundo está crucificado. Estamos em lados opostos da cruz. O mundo de um lado e nós do outro. O mundo não pode atravessar a cruz para o nosso lado, nem nós podemos atravessar a cruz para o lado do mundo. Quando abrirmos os nossos olhos nós vemos a cruz, e não o mundo. É assim que deve ser. As vezes as pessoas perguntam, se elas fizerem isso ou aquilo, elas estarão no mundo? Se nós ficarmos falando, nós vamos falar só sobre alguns princípios, porque se você ficar colocando, se isso é mundo, ou se aquilo é mundo, se fazer isso é mundo, nunca que nós vamos conseguir esgotar isso. Então nós vamos estabelecer um princípio: O que é o mundo e o que não é o mundo. Você saberá isso, quando você se aproximar do Senhor. Se você olhar para o Senhor, você vai saber se isso é ou não é mundo. Basta você fazer uma pergunta: Como é que essa situação que você está em dúvida, ou este lugar, ou essa coisa que você queria se relaciona com o Senhor? Se Jesus estivesse aqui, Ele iria lá com você? Só para você pensar isso. Como que isso se relaciona com o Senhor? Se o Senhor tivesse aqui Ele iria fazer isso que você está querendo fazer? Pensa aí. As vezes as pessoas me perguntam e eu digo para que eles convidem ao Senhor. “Eu posso fazer isso, posso ir em tal lugar”? Pode. Convide a Jesus para que Ele vá com você. Se Ele falar que vai, então vá. Se ele falar que não vai, não vá. É simples. Vocês estão rindo, mas é a única maneira. Não tem jeito de você responder a todas as perguntas. Sempre vai aparecer mais dúvida. Mas se você aprender só isso, pensa como que essa coisa se relaciona com o Senhor. Se passar no teste, OK. Se não passar, é o mundo. Sai fora. Não é simples? Exatamente. É simples. Como que o Senhor reagiria nessa situação? Ele iria nesse lugar para se divertir? Se esse comportamento for compatível com o Senhor, tudo bem. Caso contrário, está errado. Qualquer coisa que não estiver nessa posição e for contrária à posição do Senhor, é o mundo e nós devemos nos separar dele. Então esse é um princípio básico que você pode aprender.

O Francisco citou um verso que é o terceiro princípio que eu vou citar. Primeiro as coisas que o mundo considera inadequadas, as coisas que são incompatíveis com o Senhor, e terceiro as coisas que prejudicam a nossa vida espiritual. Qualquer coisa que prejudique a nossa vida espiritual, deve ser evitada. Novamente nós podemos perguntar. Que coisas são essas? O que é mundo e o que é que não é mundo? E novamente, principalmente para os novos cristãos, é impossível você explicar para os novos cristãos, que coisas são permitidas, que coisas não são permitidas, e que coisas prejudicam a vida espiritual, que coisas não prejudicam. Se você falar dez coisas eles aparecerão com a décima primeira. Sempre vai ter mais uma. Mas também novamente, se você aprender um princípio só, vai te ajudar muitas vezes. Toda e qualquer coisa que prejudicar a sua vida espiritual diante do Senhor, ela é inconveniente. Qualquer coisa que faz com que você perca o zelo pela oração, o gosto por estudar a Bíblia, ou a coragem para testemunhar, é o mundo. Qualquer coisa que você faz e que depois de você fazer muito, aí você não quer orar mais, não quer ler a Bíblia, você não tem mais cara para testemunhar para os seus colegas, é o mundo. Qualquer coisa que atrapalhou a sua vida espiritual, é o mundo.

Se você saiu com a sua turma, e ao chegar em casa, pensa em ler a Bíblia e esmorece, esse tipo de relação atrapalhou a sua vida. Se você descobrir este princípio, ele vai te ajudar muito. O mundo sempre cria uma atmosfera gentil, sorridente, atraente. O mundo tem muitas maneiras de nos convidar, mas depois que você atende ao gentil convite do mundo, a situação na qual você vai estar envolvido, simplesmente congela o seu amor pelo Senhor. Vira gelo. E você sabe que alguma coisa congelou dentro de você. Já experimentou uma situação como essa? Gela. Fica um a coisa fria, e você não sabe porquê. Gelou. Fica vendo televisão o dia inteiro, e na hora de ler a Bíblia, você desanima. Você fica frio. Quem já experimentou sabe o que estou falando. Gela, congela o seu amor, bloqueia a sua vida espiritual, destrói o seu zelo esfria a sua procura por Deus. Atrapalha tudo. Como ele disse, o Francisco, pode ser coisa que nem pecaminosa seja. Ver televisão é pecado? Não. Claro que não. Mas são coisas que não edificam e mesmo que não seja pecado pode ser considerada coisa do mundo. Para muitas coisas boas do ponto de vista humano, elas contribuem para que nos aproximemos mais do Senhor, ou elas prejudicam a nossa vida espiritual? A questão é essa. Embora sejam coisas boas, ao fazê-las, algumas vezes a nossa chama interior começa a minguar, começa a apagar. Fica aquele pavio quase apagando, e esfria. Pode chegar a ficar frio mesmo. Nós ficamos incapazes de confessar os nossos pecados - você acaba não querendo confessar - não ora mais, ler Bíblia só de vez em quando. Vocês já passaram por isso? A nossa consciência fica enfraquecida diante de Deus, passamos a ter um inexprimível sentimento de que nós estamos errados. Você sabe que está errado, você sabe disso, mas não tem ânimo. Atrapalhou. Você sabe, no fundo, que aquilo está prejudicando a sua vida espiritual. Não precisa de ninguém te falar: você mesmo sabe. Se você aprender isso, você vai saber que aquilo é coisa do mundo, porque atrapalhou. Você sabe. Não importa de que todo mundo ache uma maravilha aquilo, não importa que aquilo seja pecaminoso, não importa quão corretos possam ser os seus argumentos, mas esfriou a sua vida espiritual. Seu amor pelo Senhor virou uma pedra de gelo. Seu ânimo para orar, confessar pecados nunca. Você sabe que aconteceu alguma coisa errada. Esse é um princípio simples que se você aprender ele vai te ajudar. Não é necessário então, você ficar perguntando se isso pode ou não pode: se atrapalhou a sua vida espiritual, sai fora. Sai fora. Esse é o terceiro princípio. Muito fácil de ser aprendido nessa relação de separação do mundo.

Agora vem o quarto: compromisso sociais que obscurecem o nosso testemunho. Situações. Qualquer reunião social, ou festa ou tempo de laser, que faz com que a nossa lâmpada - um véu em cima da lâmpada - já viram? Suponhamos um abajur, e você coloca algo em volta do abajur. A luz ninguém vê mais. Já passaram por situação assim? Não tem testemunho. Não tem como testemunhar. Faz com que a nossa lâmpada seja coberta por um véu. Como verdadeiros cristãos podem participar de entretenimentos sociais, onde não podem confessar que pertencem ao Senhor, e tem que fingir para serem gentis, ao ouvirem e sorrirem às maiores maluquices que as pessoas do mundo estão falando. As pessoas estão falando e você tem que ficar lá, prestando a atenção. Vocês sabem como é que é, não é ? Já passaram por situações desse tipo? Isso é o mundo, e depois de você rir daquela piada, você vai poder falar que é cristão? Vai poder falar de Jesus? Não dá. Não funciona. Isso é o mundo. Estão entendendo? Aquilo obscurece o seu testemunho. É igual jogar um véu em cima de uma lâmpada. Acabou. Não dá para testemunhar mais. Não tem jeito. São princípios que todos podem aprender. Lá dentro de você fica aquele nó, aquela coisa mal resolvida. Como é que você pode suprimir o seu sentimento interior, e ficar lá rindo daquelas coisas que eles falam. Como? Fica com aquele sorriso amarelo. E por dentro aquela coisa estranha.

Se você entra naquela você nunca mais consegue resolver o problema. Muitos filhos de Deus são gradualmente arrastados de volta para o mundo porque falham em se diferenciarem na sua vida social. E o mundo começa a puxá-los de novo. Crítico isso. Os novos cristãos devem ver de forma clara a posição deles logo no início. Claro. Isso não quer dizer que nós vamos virar radicais, não vamos conviver com as pessoas, não é isso. Precisamos comunicar com as pessoas, conviver com as pessoas. Precisamos ter sabedoria de Deus para saber como nos portar nessas situações. Não precisamos ser igual a João Batista, que foi para o deserto comendo mel e gafanhoto. Não é assim também não. Nós somos aqueles que seguem a Jesus por onde quer que ele vá, mesmo na nossa vida social. Não é que nós vamos virar célticos. Temos que tratar com as pessoas do mundo. Nós precisamos saber fazê-lo e o mundo tem que respeitar a nossa posição. No começo as pessoas falam, mas depois quando você começa a falar que você é cristão e assumir a sua posição, quando você entra no ambiente, já é um testemunho, porque você já se diferenciou. As pessoas do mundo já sabem que você é diferente, e elas começam a te respeitar. Você vai em uma festa, e quando você chega o papo muda. Não é assim? Você se diferenciou. Isso é importante. Temos que saber. Tem que respeitar, mesmo que o mundo não concorde conosco, ele não pode nos mover da nossa posição. Lá no Salmo 1, verso 1, diz assim: Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. E fica lá dando sorrisos amarelos com os escarnecedores falando. Não se assenta na roda dos escarnecedores. Não anda no caminho dos pecadores nem se detém. Não pára lá. Mas o que é que ele faz? Tem seu prazer na lei do Senhor, e nela medita, dia e noite. São pessoas que se diferenciam na sua vida social. Em nossos contatos com os homens devemos ser capazes de manifestar a nossa posição cristã. Se andarmos no caminho dos pecadores, logo nós estaremos onde eles estão, no pecado. Se nos assentarmos com os escarnecedores seremos contaminados com a impiedade deles. Impiedade contagia, perigoso. Você fica muito tempo na roda dos escarnecedores, você vai ficar contaminado pela impiedade. Pecado e impiedade é um perigo - altamente contagiosos. Não conviva muito perto das pessoas do mundo. Devemos fugir deles.

A quinta, seria um pouco parecido com a primeira. Primeira, o que o mundo condena. Agora que os cristãos fracos condenam. E a Bíblia fala que você não deve escandalizá-los. Paulo fala claro isso. Qualquer coisa que prejudique a consciência de um cristão mais fraco deve ser evitada e considerada como sendo do mundo. São coisas que podem não ser desaprovadas, por cristãos mais maduros, de forma que estes cristãos fracos podem até estar errados no seu julgamento por não terem conhecimento da liberdade dos filhos de Deus e da palavra de Deus. Mas se eles estão te cobrando aquilo, você não deve ferir a consciência deles. Você deve se separar dessas coisas também. Aquilo que eles desaprovam, mesmo que esteja correto, está sendo cobrado de você com cristão mais maduro. Como poderemos escandalizá-los nas coisas que eles consideram erradas? Devemos nos portar diante deles sem qualquer ofensa. 1 Co 6 : 12. 12 ¶ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Romanos 14 : 1 ¶ Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. 2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. 3 O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. E aí nesse capítulo 14 ele explica este problema.

Esses cinco princípios que nós falamos aqui, 1-coisas consideradas inadequadas pelo mundo, 2-coisas incompatíveis com o Senhor, 3-coisas que prejudicam a nossa vida espiritual, 4-compromissos sociais que obscurecem o nosso testemunho, 5-coisas condenadas por cristãos fracos, tudo isso revela para nós o que é o mundo e cosias que a gente deve se separar. E lá em 2 Co cap. 6 verso 17 Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso. Saí e separai-vos. O Senhor quando Ele nos salvou, Ele nos chama para sair do mundo, para ter uma vida santa com Ele. Esse é o princípio, para nos vermos a realidade da igreja, a igreja formada, por aqueles que tem a vida do Senhor. E se nós não estamos separados dessa realidade do mundo, e aqui são princípios bastante simples, como é que nós vamos entender a realidade da igreja, do corpo de Cristo, se nós ainda estamos misturados com as coisas do mundo? A primeira coisa e hoje eu disse que nós teríamos apenas essa introdução, não íamos entrar no assunto mesmo, para você entender a realidade da igreja, primeiro você tem que ter a realidade dentro de você. Isso nós consideramos que nós já temos porque nós cremos no Senhor. Mas se nos estivemos misturados com as coisas do mundo, nós teremos dificuldades de entender a realidade da igreja. Nós precisamos , depois de recebida a vida, que corresponde aquele conhecer o sangue de Jesus, nós começamos a nossa caminhada, o nosso êxodo, passando pelo deserto. O mundo se torna um deserto para nós. Saindo do Egito, e nós temos que levar tudo do Egito, e uma série de coisas que nós ficamos envolvidos, vai atrapalhando o nosso caminhar com o Senhor. Por isso você vê que os israelitas comeram com os lombos cingidos, sandálias nos pés, cajado na mão. Sair do Egito. Eles se tornaram peregrinos. E nós temos que ter essa mesma revelação. A igreja são aqueles chamados para fora do mundo reunidos juntos. Mas para que essa reunião juntos, reflita plenamente o caráter e a luz de Deus, nós precisamos estar separados do mundo. Por isso este tempo que nós estamos aqui é um tempo muito precioso. Podemos sair de toda a agitação lá, e estarmos aqui alguns dias, para estarmos o tempo inteiro, o tempo todo, meditando com o Senhor. E nós podemos refletir, e amanhã nós teremos alguns grupos pequenos para nós conversarmos e o primeiro da manhã que vai ter, vamos exatamente falar sobre esta questão que estamos falando aqui hoje. Como que é isso na sua vida, para depois a tarde nós falarmos sobre a questão da igreja. A primeira coisa é nós nos separarmos do mundo. A Eclésia, igreja é, os chamados para fora. Para fora do quê? Do mundo. Reunidos juntos. E como o Moisés falou com faraó no Êxodo, nós também devemos ter a mesma posição. O que é que Moisés falou com o faraó? Ele disse: Cap 10 verso 26 E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará. Ou seja. Nada ficará. Nenhuma pega. Tudo vai conosco. Tudo. Nós não vamos fazer concessão nenhuma ao Egito. Não vamos deixar nenhuma unha lá. Qualquer pega que você deixar, vai impedir ou dificultar a sua caminhada com o Senhor, e o pleno entendimento da realidade espiritual. Essa é que é a questão. Nada que as pessoas condenam do mundo, condenam na sua vida, nada que obscureça o seu testemunho, que seja incompatível com o Senhor, que prejudique o seu testemunho. Nada disso. Nem uma unha nós vamos fazer concessão. Nós vamos tomar o caminho da cruz e seguir ao Senhor. Essa é a realidade da separação e como hoje nós iríamos ficar só na introdução, passamos do horário, porque os horários mudaram. Começamos meia hora mais cedo, e então a hora ficou avançada, e se tiverem algumas perguntas, colocações a fazer, porque o tempo hoje já se foi.

Estamos falado isso para cristãos, porque o cristão tem o Espírito Santo. Falar para uma pessoa do mundo se separar do mundo? Esquece. É loucura. Uma pessoa do mundo não pode separar do mundo. Só um cristão pode. O cristão só tem ânimo para se separar do mundo quando ele começa a perceber a realidade espiritual, mas o certo seria ele ouvir essas coisas logo no começo. Você não deve esperar muitos anos, antes de tomar essa decisão de sair do mundo. Porque se você ficar com o pé no mundo, você não vai progredir muito espiritualmente. Não vai. O mundo vai te laçar, vai te pegar. É igual faraó: você quer ser cristão, quer estudar a Bíblia agora? Fica no mundo, continua estudando a Bíblia no mundo. Já que você não quer estudar no mundo, vai, mas não vá muito longe não. De vez em quando você volta. É a mesma estratégia. Satanás faz de tudo para você não se desvincular do mundo. Até sexta feira você vai estudar a Bíblia? Não. Sexta feira não.

O nosso mundo hoje é outro. Nós estudamos Bíblia porque queremos, porque gostamos. Pra nós é melhor estudar a Bíblia do que tomar chopinho. Tomamos muito tempo. Agora cansamos e queremos Bíblia. Queremos é Deus. É assim.

Eu lembro que as pessoas oravam para que o mundo se azedasse para determinadas pessoas. Passava um pouco, chegavam na sexta, na casa do Tarcísio, e diziam que não achavam mais graça em bar. Acabou. É assim mesmo. Estamos falando para cristão.

“Sábado. Não se pode trabalhar sábado, porque sábado está na lei. Domingo, não se pode fazer nada. Domingo é o dia do Senhor. Tem que se ler a Bíblia o domingo inteiro”. São pessoas que pensam religiosamente. As vezes elas podem até não ter discernimento, porque você é livre. Eu tenho que adorar a Deus quarta feira também. Não é só domingo. Só sexta feira santa. Não pode comer bife. São aquelas coisas. São pessoas fracas na fé, que crêem. Quando eu era menino, sexta feira santa não se podia nem falar alto. Ligar rádio então, nem se fala. Hoje não tem muito isso.

As vezes a pessoa não tem conhecimento da palavra de Deus, e fala: vocês vão jogar bola? Cristão joga boa? Nós vamos sim.

Tem outros problemas. Depois o Cristiano conta para vocês. Jogar bola não tem problema, mas nem tudo convém.

Se você fala só para apontar o erro. Nós somos o corpo. Se você vê um irmão, que está em um pecado que ele não sabe, você pode instruí-lo sem julgá-lo. Você o chama para ler a Bíblia com você. Abimeleque questionou a mentira de Abraão. Quem fala mentira, não pode. Você pode mostrar para ele sem colocar o dedo no nariz.

Você não pode exortar uma pessoa do mundo. Você pode falar com um irmão. Chegar para uma pessoa do mundo e dizer que ela está falando mentira, ela vai te gozar e vai rir. Se você falar isso com uma pessoa do mundo ela vai te gozar. Você tem que falar com um cristão.

Vamos orar agradecendo ao Senhor.

Senhor nós te agradecemos pela tua palavra, Oh Deus, pela tua mão poderosa que tirou o seu povo do Egito, e que pode nos tirar deste mundo, de todas as armadilhas, as propostas deste mundo. Senhor. Desperta a nossa vida para realmente termos esta posição de estarmos com os lombos cingidos, cajados na mão, sandálias nos pés, ainda mais nesses nossos dias. Nós não sabemos se estaremos aqui até o final deste fim de semana. Se o Senhor volta antes, com tantas coisas acontecendo. Nos livre das pendências com este mundo, e que o Senhor venha nos ajudar aqui, para entendermos a realidade da tua igreja, o teu corpo Senhor. Nós fomos chamados para fora. E nada que venha do mundo possa impedir que nós estejamos plenamente dentro da realidade do teu corpo e da tua vida. Oh Deus, que o Senhor nos instrua, que o Senhor mande luz aqui. Que estes princípios tão simples possam ajudar os seus filhos, mesmo aqueles novos, a entenderem a sua vontade o seu caminho e que o Senhor nos livre de todos os enganos de todas as luzes, de todas as propostas do faraó deste mundo. Oh Deus. Que o Senhor nos leve para a terra prometida. Que o Senhor nos atraia cada vez mais para ti, porque é em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

Sem comentários: