Vamos ler
Vamos orar
Senhor, mais uma vez, nós invocamos o Teu nome, pedindo a revelação da Tua palavra. Senhor. Que o Senhor tire de nós este fardo de tentarmos vencer o pecado com os nossos próprios esforços. Tem misericórdia das nossas vidas, das nossas derrotas sucessivas, das nossas quedas. Nos revela Senhor, isso que o Senhor colocou aqui na tua palavra, sobre esta questão das leis. Nos leve Senhor para onde a lei do Espírito da Vida, nos livre da lei do pecado e da lei da morte. Oh Deus, em nome de Jesus, que a tua vida flua em nós, Senhor. Que essas boas obras que o Senhor preparou para que nós andássemos nela, que nós possamos realmente andar nelas, com toda tranqüilidade, com paz, com pleno descanso
Na semana passada nós começamos a olhar este texto de Romanos cap 7, e estamos estudando o caminho da igreja quando o Senhor a gerou na terra no dia de Pentecostes, e aqui em Romanos é uma fase muito importante onde o apóstolo Paulo maturidade, ele vai falar a sua visão sobre o Evangelho e da obra de Deus. Nós já vimos sobre a justificação, como que nós somos justificados e recebemos a justiça de Deus à parte dos nossos merecimentos por causa daquilo que Jesus Cristo fez por nós, como que a justiça Dele nos é atribuída. Agora então ele começa a prosseguir. Uma vez que você já tem a justiça de Deus, a vida de Deus, você vai querer viver uma vida reta diante de Deus, que agrade a Deus, e na primeira parte deste texto você observa: eu quero, eu não quero, eu penso. Ou seja, tudo o que o homem pensa fazer por ele mesmo, Paulo vai falar sobre a sua própria experiência que não deu certo. O bem que eu quero fazer, eu não consigo fazer. O mal que eu não quero, que eu aborreço, esse eu acabo fazendo. Miserável homem que eu sou. Então, através da sua experiência, ele vai nos passar aqui, através do Espírito Santo, uma tremenda revelação, porque se o espírito nos ajudar e nos revelar, não é apenas aquilo que nós falamos lá, na outra vez. Aqui no verso 21, depois de tudo isso que ele falou, sobre a experiências como nós vimos na semana passada, ele fala assim: eu acho esta lei.
Naqueles estudos, naquelas lições básicas, que os irmãos estão até traduzindo e o último livro até já contém essa e nós tínhamos feito algumas traduções antes, e tem uma daquelas lições lá que tendo em vista a importância deste assunto, eu vou tentar passar para vocês um pouco disso que ele falou sobre essa parte de Romanos aqui, porque realmente é muito importante. É a revelação do significa isso que ele está dizendo aqui, de que isso é uma lei, e como que nós vamos lidar com isso. Isso pode mudar toda a história da nossa vida. Todas as nossas quedas, os nossos altos e baixos, em relação a essas sucessivas derrotas. Essa lição, se chama no livro de "Libertação" e trata exatamente deste texto de Romanos. Eu estou seguindo as anotações que eu fiz na época, embora hoje ela já está publicada na íntegra, e eu só coloquei algumas idéias principais. E quem escreveu essas lições foi o pessoal que estudava com o Watchmam Nee na igreja da China. E eles escreveram assim: Embora uma pessoa que crê no senhor possa ser imediatamente liberta, porque a questão dom pecado é libertação. Você não pode vencer o pecado, pois você é liberto do pecado. Embora uma pessoa que crê no Senhor possa ser imediatamente liberta do pecado, essa não é contudo a experiência de todos, a começar de muitos de nós. Ou seja, muitos novos cristãos, continuam caindo em pecado mesmo após terem sido salvos. Eles pertencem ao Senhor, recebem a vida eterna, mas continuam caindo, caindo sucessivamente. E a grande dificuldade, é que, à medida que você já tem a vida do Senhor em você, a sua consciência já está purificada, regenerada. Então agora, a sua consciência do pecado ela é muito mais nítida, muito mais clara do que quando você andava afastado de Deus. Então isso realmente é um transtorno muito grande para a vida dos cristãos. E é uma experiência difícil na nossa vida. Uma pessoa que tem a luz de Deus, que tem a sua consciência sensível e tem essa consciência clara do pecado, ela sente profundamente a sua própria corrupção. É o que Paulo está falando: "Miserável homem que eu sou". Você começa a descobrir que há algo muito mais sério na sua natureza, e você acaba chegando no ponto de quase que se abominar, como Paulo estava dizendo ali, por causa dessa situação que ele encontrou na vida dele. Na minha vida habita um pecado que eu não consigo.
Então à parte desta experiência, existe um outro problema. Essa experiência que ele relatou aqui, que nós falamos na semana passada. Muitos cristãos, eles não sabem o que é o pecado na realidade. Tanto como ele opera na nossa vida, como ele é aos olhos de Deus. Eles não sabem. Eles acham que o pecado é meramente fazer alguma coisa errada, fazer coisa que não pode fazer. E alguns cristãos acham, enganosamente, que podem vencer o pecado resistindo a ele, fazendo força. Então eles empregam toda a sua força, força de vontade para resistir à tentação de pecar. E lutam o tempo todo contra o pecado tentando superá-lo e essa é uma história que se repete, se repete, várias vezes. Agora. Isso não é o que a Bíblia fala. Isso é uma idéia humana. Você não vai ser bem sucedido com essas tentativas de vencer o pecado, exercendo força, fazendo esforço, colocando a sua força de vontade contra a sua tendência ao pecado. Talvez você já tenha descoberto isso pela sua experiência própria. Esse não é o ensinamento que você encontra na Bíblia, como nós estamos lendo aqui em Romanos 7. E essa questão deve ficar bem clara para nós, desde o começo da nossa vida cristã, para que nós não venhamos a ter dificuldades depois. A palavra de Deus, não nos diz para superarmos o pecado. O que nós lemos na palavra de Deus, é que nós precisamos ser libertados do pecado. O pecado é um poder que escraviza a nossa vida, escraviza as pessoas. Precisamos ser livres das suas amarras e não tentarmos destruir, com as nossas forças, o seu poder. Nós não podemos acabar com ele. É uma luta infrutífera, mas o Senhor pode nos tirar dessa situação. Ele pode nos remover dessa escravidão ao pecado e aí entra essa questão do pecado ser a lei. Nesse verso 15 aqui de Romanos que eu li até o verso 20, você vê muitas vezes o verbo na primeira pessoa: eu quero, eu faço, eu não faço, eu não dou conta. E do verso 21 ao 25, aquele que eu li agora, você menciona que ele descobre - depois deste eu faço, eu quero - que encontro em mim essa lei. No verso 21 ele vai mencionar que o pecado é uma lei. Esse ponto é fundamental para você entender como lidar com estas coisas. Nessa parte do texto Paulo está falando sobre a tentativa de superação do pecado: eu quero fazer, eu não dou conta, e parece que seria melhor se nós pudéssemos não pecar e agradássemos a Deus fazendo o que Lhe é aceitável. Eu quero fazer o bem, mas quando eu quero fazer o bem eu acabo fazendo o mal. Eu não quero fazer o mal, mas eu acabo fazendo. O que Paulo quer é que ele quer agradar a Deus, mas ele começa a descobrir que ele não dá conta. Eu creio que isso, o que o apóstolo Paulo escreveu aqui, não se refere apenas à sua própria experiência. Mas é claro, isso é algo que se aplica a todos os cristãos, e a cada um de nós. Essa é a história de cada um dos filhos de Deus e o Espírito Santo colocou isso aqui para a nossa instrução para o nosso ensino. Embora ele tenha em si a vontade de fazer o que é bom, a capacidade de fazê-lo ele começa a ver que está além dele. Ele não alcança aquilo. Ele quer fazer o bem mas não consegue. Ele tenta não pecar, mas continua pecando. Ele tem prazer na lei de Deus, mas não consegue praticá-la. Ele não consegue fazer o que ele quer fazer. Isso é o que nós vimos na semana passada. Mesmo tentando superar o problema, ele sofre derrota após derrota. E muitas vezes essa tem sido a nossa própria experiência. Por aí, nós já vemos que o caminho de vitória em relação a isso não está nessa primeira parte, no que quero, eu faço, eu isso, eu aquilo. Por aí você não vai conseguir. Fica claro isso. Esse não é o caminho. Esse não é o caminho. A vitória em relação a esta questão, não depende da vontade do homem, e por isso, não pense você e muitos de nós já experimentamos isso, e alguns ainda vão experimentar, não pense você que vai correr tudo bem, se você tiver a intenção ou a vontade de fazer o bem. "Essa semana eu não vou estourar, não vou fazer isso e nem aquilo" Não pense você que essa mera decisão sua, vai fazer com que ocorra assim Alguns aqui podem até testificar que é verdade. É ou não é? Não basta você tomar essa decisão, e que tudo então, essa semana vai ser uma maravilha. O querer pode estar com você, mas a capacidade de fazer não está. É o que nós olhamos na semana passada. Tudo o que você pode fazer é querer, mas a nível prático, isso muitas vezes não vai ser de grande utilidade quando você estiver envolvido nas diversas situações e circunstâncias da vida.
Quando você porém, chega no verso 21, então ele vai falar: "Encontro em mim essa lei". E aí é importante você agora prestar atenção nessa afirmação do apóstolo Paulo. "Encontro em mim uma lei" Tem uma lei funcionando dentro de mim. Esse é o ponto que eu queria frisar hoje. Essa questão do pecado ser uma lei. Que o Espírito Santo possa nos ajudar a entender isso. Isso é fundamental. E por quê que aquelas tentativas ou aquelas meras decisões de você querer não funcionam? É exatamente porque o pecado é uma lei. No fundo esta é a razão da sua derrota. Você está exercendo o seu querer e a sua vontade contra uma lei e por isso o resultado não vai ser muito bom.
No homem interior, no seu espírito, você tem prazer na lei de Deus, como Paulo diz. Mas na sua natureza corrompida, na sua carne, você começa a perceber uma outra lei, que é essa que ele está dizendo: encontro em mim, a lei do pecado. Então ele descobre uma outra lei nos seus membros, a lei do pecado, que o mantém cativo. Sempre que ele quer fazer o bem - estou falando ele porque foi Paulo quem escreveu e isso vale para nós – ou sempre que nós queremos fazer o bem, nós encontramos esta situação. O mal está presente, como ele disse aqui, no verso 21. Acho então essa lei em mim que mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. Ele começa descobrir isso. Eu acho essa lei em mim: eu quero fazer o bem e aí parece o mal. Muitos cristãos, mesmo depois de muitos anos, não percebem isso: que o pecado é um poder bastante autoritário. Eles não percebem que o pecado é lei. É mais do que uma mera influência e poder. Ele é uma lei. O que é que significa isso? Vamos ver. É completamente inútil, completamente inadequado você simplesmente exercer a sua vontade contra uma lei. A vontade é o poder interno do homem. É claro que tem muita força na nossa vontade, mas para contrariar uma lei, é inadequado. Uma lei é um poder natural. A vontade tem a ver com a nossa existência, como seres livres. E a lei é algo que tem a ver com a própria natureza, ela está sempre operando, independente de qualquer coisa. A vontade nós temos que exercê-la. Nós podemos fazê-la. Claro que existe um poder em ambas as coisas, na nossa vontade e na lei da natureza, e aqui ele citou um exemplo que eu já falei várias vezes. Ele citou a lei da gravidade, que como lei, se você apanha qualquer objeto e solta, ele cai no chão. Isso em qualquer lugar, ele cai no chão. Isso sempre vai acontecer, e tudo que sempre acontece de maneira repetida, você vai ver que isso é uma lei, e essa lei foi chamada de lei da atração entre os corpos, lei da gravidade. Então uma massa atrai uma outra massa. Esse você não sabe explicar porque, e os cientistas também não, mas eles sabem que é assim. Acontece. Esse acontecer sempre assim, mesmo que você não saiba porque, porque eles na verdade não sabem o porquê, caracteriza uma lei, porque sempre é assim. Não existe nem uma vez que você vai soltar o objeto que ele vá subir. Isso é sempre uma lei. Toda lei tem o seu poder natural, algo que não depende de esforços humanos. Ela está sempre operando continuamente, mas essa vontade que nós temos dentro de nós ela tem a ver com a determinação do homem, com a decisão do homem. A vontade também tem um poder, é claro. Quando decidimos uma coisa, nós começamos fazê-la. Se você decide se levantar da cadeira e dar uma volta e voltar, você faz. É algo que você pode fazer. Você decide: vou respirar um ar e voltar. Isso você tem a condição de fazer. É algo que está sujeito à sua vontade. É uma decisão sua. Você decidiu hoje, sair da sua casa, e vir até aqui na Academia, para estudar a Bíblia. E veio. Então é claro que isso também existe. E em qualquer outras coisas que nós fazemos é assim. Contudo o poder da vontade e o poder da lei, são de naturezas completamente diferentes. O poder da lei, é um poder natural. E o poder da vontade é um poder humano. Apenas o que é vivente pode ter uma vontade. Nós podemos ter uma vontade, mas esse microfone aqui, não pode. Essa mesa não pode ter uma vontade. Uma vontade depende de um ser vivente, para poder ser exercida. Quem ou o quê vai prevalecer quando a vontade, o poder humano, o poder do ser vivente, se defrontar contar uma lei natural? Não sei se vocês estão percebendo. Vamos supor agora. Você tem dois poderes: a vontade e a lei natural. Só que agora a vontade quer ir em uma direção, e a lei natural está apontando na outra. Quem vai prevalecer? Alguns irmãos disseram que é a lei. Em um primeiro momento, a vontade prevalece. Mas no final, a lei vai prevalecer. Em um primeiro momento quando você decidir, você vai conseguir porque a vontade ela tem um poder também. Mas, você não vai conseguir sempre. Vamos ver o porquê, e temos até uma ilustração interessante aqui. Ele citou um exemplo de apanhar um objeto, que pode ser esta Bíblia, a qual tem um peso, umas trezentas gramas. Se eu soltasse essa Bíblia, ela cairia no chão porque a terra está puxando a Bíblia, para que ela caia no chão. No momento, estou com a Bíblia e ela não está caindo no chão, porque eu a estou segurando, porque a decidi segurar. A minha vontade está contrariando uma lei. Falaram que a lei iria prevalecer, mas a minha vontade está prevalecendo, pois não deixei a Bíblia cair. Estou segurando a ela. Vamos supor que eu vá terminar este estudo aqui segurando esta Bíblia deste jeito, com o braço esticado. O que é que vocês acham que vai acontecer? Depois de meia hora aqui, já começa a doer. E a Bíblia só pesa trezentas gramas. Por que? A lei da gravidade não está nem aí para a minha força. Se eu ficar segurando uma hora esta Bíblia vocês vão ter que me levar para um médico. Não funciona. Realmente não funciona. E mesmo se você pegar o mais preparado fisicamente aqui, vai dar problema, porque você pode dizer que a Bíblia não vai cair, você segura, mas a gravidade fica puxando o tempo inteiro. Ela não está nem aí para a sua decisão. Ela vai continuar puxando, e puxando. Esse é um exemplo, que parece bobo, mas se você entender isso, você vai perceber que não adianta você falar que não vai estourar essa semana. Não adianta, porque o pecado diz assim: vai sim. E você diz que não vai. E o pecado diz: vai sim. E ele fica lá te olhando, e não vai ter como você prevalecer. Não tem jeito, porque é uma lei. Se você perceber isso em um exemplo tão simples quanto a gravidade, você vai entender que esta descoberta de que o pecado é uma lei, é algo tremendo, é algo muito sério. Vai te poupar muitos esforços vãos. E talvez vá te levar a descobrir qual que é o caminho de Deus. Ele citou isso. Então a lei opera vinte e quatro horas por dia. Mas você não pode fazer o mesmo. Eu não posso ficar fazendo esta força de segurar a Bíblia o tempo todo. Mas a terra pode, pois é natural, não depende de nada. Ela não tem que pensar para poder atrair a Bíblia. A terra não pensa. Ela puxa. É uma coisa natural que nós não sabemos porque mas é assim. Ou seja, no final a lei certamente irá prevalecer, não tem como. Não podemos desprezar a lei da gravidade, pois é uma coisa seríssima. Ela está puxando, puxando, e este puxar da lei, e ela puxa tanto que um dia vai te tragar. Já pensou isso? A terra está puxando os homens e por trás deste puxar da terra, tem o que se chama o que se chama "a lei do pecado e da morte". Um dia você vai cair dentro da terra, é a lei, é o caminho dos filhos de Adão. Como o Senhor disse: "Tu és pó e ao pó, tornarás". A lei da gravidade, no sentido espiritual do que ela representa, ela está puxando os homens para a morte. Por isso, você não pode prevalecer contra ela. Para um homem ser condenado, para um homem ir para o abismo e para a condenação eterna, basta ele não fazer nada. Se você quer ser condenado é só seguir a sua vida normalmente. É o caminho natural. Por isso, o Evangelho é uma grande novidade na terra, quando então você percebe que existe uma escapatória, um caminho, mas o caminho do mundo já está definido. O mundo já está condenado. Ele não vai ser não. Por isso é uma loucura quando nós nos apegamos a um estado de coisas que estão acabando. E falta aquela visão. A mesma coisa: se você souber que um banco está quebrando - de vez em quando haviam aqueles boatos - você colocaria ali o seu dinheiro? Você faria isso? Você não ia fazer. Pois é. O mundo está quebrando. E você as vezes está empenhando toda a sua vida em algo que está acabando. Então você não percebe estas leis puxando. É algo muito sério isso. E essa lei do pecado e da morte, ela vai fazer um dia cessar toda a atividade do homem. Parece que Paulo aqui na Bíblia, foi o primeiro servo de Deus a ter uma revelação tão profunda sobre esta questão da escravidão ao pecado. Somente após pecar repetidas vezes foi que ele descobriu isso, que existia um poder na sua natureza que o puxava par o pecado como a gravidade puxa a Bíblia, um peso. Ele não pecava porque queria, mas este poder que havia na natureza dele, o arrastava para o pecado. Você já teve esta experiência do pecado te arrastar, de te pegar e te puxar? "Você vai comigo, você é meu escravo, você vai ter que fazer isso". E você mesmo não querendo, um lado querendo e um outro não querendo, você vai sendo arrastado. E a hora que você vê você já está no buraco. E a Bíblia diz que um abismo chama outro abismo ( Salmos 42:7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.) Essa é a situação. Quando a tentação vem, nós tentamos resistir, fazendo força. Com o passar do tempo você falha. Pode não falhar na primeira hora, mas se aquilo permanece, você vai cair, você vai falhar. Essa é a história das nossas derrotas e das nossas quedas. Novamente vem a tentação e novamente nós resistimos e novamente falhamos. Isso acontece, dez vezes, cem vezes, um milhão de vezes. É ou não é verdade? Vai acontecendo, acontecendo e você se pergunta o que é que está errado com você. Você não descobriu ainda o que é o pecado. É sempre a mesma história. Como isso acontece repetidamente, percebemos que não se trata apenas de uma coisa ocasional. Se isso acontecesse de vez em quando seria diferente. Mas não é de vez
Deus não incita ninguém a pecar. A lei do pecado é uma conseqüência da livre decisão das criaturas de agirem independentes de Deus. E o agir independente se torna uma lei. E contra essa lei não adianta você decidir novamente. Da primeira vez, você decidiu, você era livre. Foi Adão e Eva que fizeram isso. Quando eles fizeram, eles ficaram sujeitos a esta lei, mas não foi Deus que determinou desta forma. Isso é uma conseqüência da queda do homem.
O mundo jaz no maligno. A lei vale para as criaturas viventes. O mundo é um sistema que incita essa situação, mas a lei do pecado ela opera em nós e o sistema do mundo é a soma das operações em muitos nós. É a soma das corrupções das pessoas que fazem as pessoas serem corrompidas. Não é o mundo que corrompe as pessoas. Nós é que geramos o mundo. O mundo é produto dos nosso pecados. Por isso a bela intenção das pessoas de reformar o mundo fazendo sistemas políticos, estão tentando até hoje, mas já viram que não funciona. Enquanto o Senhor não assumir o governo e não assentar-se no seu trono, não vai funcionar. Mas os homens estão tentando até hoje. Até hoje não desistiram. Isso vale também quando se refere às nações.
O caminho para a vitória nós vamos ver na semana que vem. Vocês tem que meditar nisso, por causa do horário.
OK. Vamos prosseguir mais um pouco.
Então se você quer mudar de endereço, sair da Avenida Romanos número 15, aí temos Romanos capítulo 8, graças a Deus. Não basta simplesmente você saber que existe cap. 8 e ler Romanos cap. 8. Na verdade eu li apenas os dois primeiros versos. A questão básica antes de você ler cap. 8, é se você saiu de Romanos cap. 7, porque se você ainda estiver lá, você não vai entender a grandiosa próxima revelação que o Espírito de Deus vai nos entregar. Então vamos ler Romanos cap 8, versos 1 e 2. 1 ¶ Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão
O pecado, ele é nosso velho conhecido. Você tem andado com ele há muito tempo. Então o pecado você já está acostumado com ele. O Espírito Santo, infelizmente, nem tanto. Para você descobrir a operação do pecado, você poderá descobrir mais rápido. Mas o Espírito Santo, você ainda não tem tanta intimidade com Ele. Mas Ele é uma lei. Poderosa. Muito poderosa. Muito maior que a lei do pecado e da morte. Muito maior. O pecado tem nos seguido por muitos anos, e temos tido íntima associação com ele. E mesmo assim, podemos nem saber que ele é uma lei. Da mesma forma podemos ter recebido o Senhor, há muitos anos e mesmo conhecendo o Espírito Santo em nossas vidas, podemos não conhecê-lo ainda como uma lei de vida. É um dia de grande revelação quando nós descobrimos que o pecado é uma lei. Quem sabe hoje é um grande dia para muitos aqui? É uma grande revelação. Mas é um dia de revelação ainda maior - que era para ser domingo que vem, mas quem sabe você tem as duas hoje - que o Espírito Santo também é uma lei. Ele é uma lei e vai prevalecer. Apenas, prestem atenção, apenas uma lei pode prevalecer e superar outra lei. Só uma lei pode revogar uma lei, dizem os especialistas aqui, na área jurídica. Só uma lei pode revogar outra lei. Mas é verdade. A força de vontade é inadequada. Apenas a lei do espírito da vida, pode nos livrar
A Bíblia tem muitas fichas para caírem e isso pode ser de grande valia na sua caminhada com o Senhor. Que essa semana, ao invés de você querer fazer força, você medite, e que o Senhor te dê a vitória através da lei do Espírito da Vida, que habita
Alguém tem alguma colocação a fazer ou alguma pergunta?
O pior endereço não é Romanos 7 não. Existem outros piores. Se você está em Romanos 7, pelo menos você já é salvo, porque só uma pessoa que conhece o Senhor, tem este conflito de Romanos 7. Então, Romanos 2 é muito pior, do que Romanos 7. Se você está aí, já está a caminho. Não fique aí morando muito tempo. Passe para Romanos 8. Realmente, quem me livrará do corpo dessa alma.Graças a Deus, por Jesus Cristo, e nenhuma condenação há para aqueles que estão
O Léo está dizendo aqui que quando o Senhor falou para nós, que nos negássemos a nós mesmos, é exatamente negarmos esta natureza que gera essa situação.
A intenção é porque essa é a nossa experiência. Mesmo depois de você conhecer a grandiosa revelação de Romanos 6 - de que o nosso velho homem foi crucificado - você vai perceber a natureza
Vamos orar.
Senhor nós nos maravilhamos cada dia mais da tua palavra. Oh Deus. Libera esta palavra para todos os teus filhos aqui, para que todos possam experimentar essa maravilha que é o teu Espírito Santo como lei que prevalece nas nossas vidas, conduzindo-nos, guiando=nos, levando-nos a sermos parecidos contigo, levando-nos a andar no caminho da Santidade. Oh Deus. Abre este texto, este livro para nós. Faz um marco nas nossas vidas aqui nestes nossos estudos de domingo aqui na Academia. Marca a nossa vida com esta palavra que o Senhor nos deixou e ajuda-nos a sair desta Avenida Romanos 7, para podermos saber que nenhuma condenação há para os que estão
Sem comentários:
Enviar um comentário