23 setembro, 2007

E se Jesus voltasse amanhã?

Evangelho de Mateus, cap. 24:11 ¶ E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. 3 E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

Verso 2729 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.

30 Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

31 E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

32 ¶ Aprendei, pois, esta parábola da figueira: quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.

33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.

34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas aconteçam.

35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.

Verso 4040 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;

41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.

42 Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.

43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa.

44 Por isso, estai vós apercebidos também, porque o Filho do Homem há de vir à hora em que não penseis.

45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

46 Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim.

47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.

48 Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá,

49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados,

50 virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe,

51 e separá-lo -á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

1 ¶ Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2 E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

7 Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11 E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13 Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

Vamos orar: Senhor, nós bendizemos o teu nome nesta noite e pedimos agora a tua benção, primeiro sobre este lar que nos acolhe. Venha a tua paz sobre este lar. Entregamos esta casa e sua família nas tuas mãos agora, pedindo que tu abençoes a cada um. Também pedimos por cada um de nós que estamos aqui, para que o Espírito Santo venha falar ao nosso espírito mediante a tua palavra. Esta palavra que nos acabamos de ler que jamais passará. Oh ! Deus que ela seja aberta para nós agora e que tu nos fale ao coração, o tempo em que estamos vivendo. Que tu desperte as nossas vidas. Precisamos de ti agora. Nas tuas mãos nós encomendamos estes momentos, pedindo a tua benção, tua unção e a tua revelação. Em nome de Jesus nós oramos. Amém.

Estes capítulos do final do Evangelho de Mateus, Cap. 24 e 25 quase inteiro, falam de uma conversa que Jesus teve com os seus discípulos quando eles estavam na última semana, em Jerusalém, e a última vez que Jesus entrou no templo. Quando Jesus saiu do templo, nunca mais iria voltar ali, os discípulos falaram da maravilha do templo que Herodes, o grande, havia jeito em Israel, construções monumentais, e o templo era realmente magnífico. Os discípulos falaram então com Jesus sobre o templo e Jesus falou com eles que: 2 Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Foram, porém, caminhando, e o monte do templo é o monte Moriá, onde tem aquela bola dourada em que toda fotografia de Jerusalém tem hoje, a cúpula dourada, é naquele morro. Chama-se Moriá, e tem aquela mesquita, hoje, a mesquita de Omar, no lugar onde existia o templo. Do outro lado temos o monte das Oliveiras. Jesus saiu do templo com os discípulos, desceu o monte, atravessou o vale do Cedrom, que fica entres os dois montes, e subiu o monte das Oliveiras, e os discípulos foram perguntando para Ele: Senhor, o Senhor está falando que vai cair pedra sobre pedra, que não irá ficar nada por aqui. Como é que é isto? Quando é que irão acontecer essas coisas? Eles fazem três perguntas que Jesus irá responder nestes dois capítulos. Não vamos olhar todas elas hoje, porque não haveria tempo, mas as perguntas são as seguintes: Declara-nos, quando serão estas coisas? Que sinal haverá da tua vinda e que sinal haverá do fim do mundo? Perguntam três coisas. Primeiro, o tempo, o sinal da vinda de Jesus, e o sinal do fim dos tempos. Jesus irá então responder a estas perguntas nestes capítulos. O primeiro trecho do capítulo 24, eu não li, ele é muito vinculado, é muito dirigido ao povo de Israel, ao povo judeu. Jesus fala muitas coisas que aqui também se aplicam ao contexto do mundo: que muitas pessoas virão falando que são o Cristo; que vão enganar muitos; que irão falar de guerras; de rumores de guerras; vai levantar nação contra nação; mas não fiquemos preocupados pois isto não é o fim. E toda esta bagunça, toda esta movimentação que a gente tem visto neste século quase todo, Jesus disse que isto é apenas o princípio das dores, mas virá coisa maior. Depois fala para que não nos preocupemos com isto, apesar de toda hora vermos "cristos" voltando por aí.

Não preocupem com isto, pois quando Eu voltar vai ser igual a um relâmpago que sai do ocidente e vai até o oriente e todo mundo vai ver. Jesus fala que aparecerá no céu o sinal do Filho do homem e todas as tribos da terra se lamentarão e verão ver o Filho do homem, sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E Ele dá um sinal muito claro sobre o tempo, o sinal da figueira: quando a figueira estiver com as folhas tenras, quase dando fruto, vocês fiquem sabendo que está na hora. Este é o sinal que Jesus dá. Aprendei a parábola da figueira; quando o ramo da figueira estiver tenro, tiver folha, e todo mundo sabe que lá em Israel isto era algo muito evidente porque era uma terra que tem muita figueira, e estando perto o verão, e vendo vocês acontecerem estas coisas que estou falando, fiquem sabendo que Eu estou próximo, às portas. Em verdade vos digo, que não passará esta geração, que vê a figueira florescer, sem que todas estas coisas se cumpram.

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão. O Senhor está falando alguma coisa sobre o tempo, embora não saibamos o dia exato, a hora, mas o tempo, Ele diz que a figueira irá mostrar o tempo, e quem estuda as profecias na Bíblia sabe que a figueira é uma alusão direta e clara ao povo de Israel, à nação de Israel. Nós sabemos que desde 1948, depois de dois mil anos de dispersão no meio das nações, o povo de Israel foi disperso através dos povos, depois da segunda guerra mundial, houve uma decisão da ONU que estabeleceu novamente a nação de Israel, que começou numa posição complicada, muito desfavorável, com poucos judeus, no meio de um porção de árabes armados até os dentes, sendo atacados desde a entrada, tendo já o povo de Israel enfrentado umas quatro ou cinco guerras, mas contudo o país foi se estabelecendo, se tornando hoje uma potência tecnológica. Na última guerra em 1967, todo as nações árabes coligadas contra Israel, e eles sozinhos, atacaram antes, e tiveram bom êxito. Em sete dias arrasaram tudo. Começou-se então a se estabelecer o povo de Israel e a nossa geração está vendo isto. O deserto ficou na mão dos turcos, dos ingleses, na mão de muitos povos e não dava nada. Era só areia. Hoje, contudo, o deserto está frutificado. Em Isaias encontramos que o deserto florescerá. Riso de água viva iam correr no deserto. Quando o povo de Israel voltou para a sua terra, o deserto começou a florescer. Eles tem as técnicas mais avançadas de irrigação que o mundo conhece. Lá existe pouco água, mas com técnicas precisas eles conseguem produzir frutos, flores, tudo. Então, a figueira começou a florescer, começou a produzir os seus frutos, porque o povo de Israel é o povo escolhido de Deus. Tem gente que acha que o povo de Israel foi o povo escolhido somente no velho testamento. Não é verdade. Deus escolheu o povo de Israel. Se você ler em Romanos, capítulos 9, 10 e 11, falam das eleições de Deus, que são irrevogáveis. É claro que o povo de Israel hoje, estão cegos. Não sabem que Jesus Cristo é o Messias. No Cap. 10 de Romanos, 1 ¶ Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.

2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.

3 Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Então, o que é que o povo de Israel fez: é o povo da lei, o povo do judaísmo, e não conhecendo a justiça de Deus, a que foi revelada no Evangelho, ou seja, que Jesus saiu da sua glória, veio aqui na terra cumprir a justiça de Deus. Aquilo que nenhum homem conseguia fazer, Deus resolver fazer por conta dele e oferecer aos homens; aquilo que você não consegue fazer eu vou fazer para vocês, porque a Bíblia diz que todos os homens pecaram, se rebelaram contra Deus, e a origem, a essência desta rebelião, ou desta ação é o viver independente, o viver por conta própria. Por isto é que se diz que os judeus rejeitando a justiça de Deus procuraram estabelecer a sua própria justiça. E esse é o problema que quase todas as pessoas religiosas tem. Eles querem estabelecer alguma coisa que façam eles merecer a salvação, merecedores da salvação. Então, se você fizer muita coisa boa, muita caridade, muita bondade, Deus vai te salvar. As pessoas querem estabelecer a sua própria justiça e com isto elas rejeitam a justiça de Deus. Ora, se o homem pudesse ser salvo através das suas boas obras, das suas boas intenções, da usa religião, para que é que o Filho de Deus iria sair da sua glória e vir até a terra para morrer? Teria sentido isto? O homem rejeita a justiça de Deus e procura estabelecer a sua própria. É o que fala então do povo de Israel, dispersos no meio das nações. Jesus disse que quando eles voltassem, quando a figueira florescesse, o tempo estaria próximo, muito próximo. Fique olhando a figueira. Quando as folhas estiverem tenras, sabe-se que está próximo o verão. Assim, você fique olhando o povo de Israel, esse povo que fez isto. Na Bíblia está; 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Porque, quando vem o evangelho, a justiça de Deus é estabelecida com base na sua aceitação ou a sua rejeição da justiça de Deus, porque esta já foi cumprida, pois determinava a punição: "O salário do pecado é a morte". A alma que pecar, como diz o profeta Ezequiel, esta morrerá. Isso é a lei, o judaísmo, que implicava numa condenação para o pecador, e aí, então mesmo uma vez, Jesus estava na terra entre nós, as pessoas levaram para Ele uma mulher que tinha sido pega em adultério e eles falaram com Jesus: Senhor, na lei de Moisés, que quando a gente pegar uma situação destas nós temos que jogar pedra até acabar com a pessoa, até morrer. O que é que o Senhor fala?

Os próprios judeus tinha esta idéia: jogar pedra até ela morrer. Era a Lei. E aí Jesus não falou nada. Estava sentado no chão, rabiscando o chão com um dedo e não falou nada. E o povo perguntava o que eles deveria fazer. A Lei manda jogar pedra nela, pois foi pega em adultério. O que é que o Senhor fala. Por fim Jesus levantou, olhou para todo mundo e falou: É. Vamos jogar pedra nela. Quem estiver sem pecado comece a jogar. Sentou-se novamente e continuou a escrever. Deu-se aquele silencio. Todos se entreolhavam. Quem é que vai jogar a primeira pedra. Quem que não tem pecado. A Bíblia fala que todos pecaram e carecem da glória de Deus. Quem é que poderia julgar o pecado daquela mulher. Quem estava sem pecado para poder condená-la? E como não havia ninguém, foram saindo um por um. Ficou só Jesus e a mulher. Jesus perguntou: Mulher, ninguém te condenou? Não Senhor, respondeu ela. Ninguém me condenou. Eu também não te condeno. Vai em paz e não peques mais.

Jesus poderia jogar uma pedra nela, pois Ele não tinha pecado, mas não jogou. Porque? Porque ele iria morrer por ela. Porque a justiça que tinha cair na cabeça dela, ia cair na cabeça dele. E ele perdoou a ela. Por isso, isto é a justiça de Deus, Jesus veio ao mundo para morrer no meu lugar, no seu lugar. E, se você crer, a justiça de Deus é aplicada a sua vida. Você estará libertado, salvo, perdoado dos seus pecados. Isso é o Evangelho. Por isto dizemos que o judeu rejeitou o Evangelho, e tem gente que ainda hoje rejeita o Evangelho. Quer ser salvo porque é bonzinho, porque está fazendo coisa boa. Ninguém pode ser salvo assim. Você só pode ser salvo se aceitar a justiça de Deus se a justiça de Deus se cumpriu em Cristo Jesus. Por isto dizemos que todo aquele que crer, será salvo. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna. Se você aceitar a justiça de Deus, e aqui diz que o judeu rejeitou a justiça de Deus, vocês perceberam? Vejam em Romanos 10:2 Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.

É um zelo religioso, porquanto não conhecendo a justiça de Deus, quem já creu na justiça de Deus? – quem creu no evangelho, e procurando estabelecer a sua própria não se sujeitaram a justiça de Deus, porque Cristo é o fim da Lei, para justificar a todo aquele que crê. Se você creu que Jesus Cristo morreu no seu lugar, você está livre da condenação da lei. Você está justificado e a justiça de Deus, é aplicada na sua vida. Os judeus não fizeram isto. Aí ele continua explicando como é que você faz isso. Rom 10:8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

9 a saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.

10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

É o que Paulo explica nestes capítulos. Voltando a Mateus, este povo que ficou disperso durante tantos anos nas nações, hoje, já está lá de novo, reunido, ainda cego, pois não vivem o que está escrito na palavra, mas Jesus disse que este seria o sinal, que o tempo estaria próximo quando este povo estivesse lá novamente. Depois começa falando assim, dando umas dicas: Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Quem já leu a Bíblia, no livro de Gênesis, sabe como foi nos dias de Noé, ou seja, uma bagunça. Cada um fazia o que queria. Confusão. Igual a como está hoje. Noé então fazia aquele barco e falava com o povo, que viria a justiça de Deus. O povo o achava louco, fazendo um barco no meio do mato, construindo a arca. Gastou cem anos construindo a arca. E cem anos ele falava ao povo: Deus vai mandar juízo nesta terra, e o povo não dava a menor bola. E eles riam de Noé, porque este construía uma arca no meio do mato. Nunca havia chovido na terra, porque a primeira chuva foi a do dilúvio. Não acreditavam. Quando Jesus voltar vai ser a mesma coisa. O que é que é a arca hoje? A arca hoje está aqui: é a palavra de Deus, que leva a conhecer a Cristo. A arca que leva você para a nova criação é Cristo mesmo. Se você está em Cristo, você vai passar para a nova criação. Você fala isto e as pessoas riem de você. Porque não viram chover ainda, só que o que vai chover não será água mas é fogo. A Bíblia diz. As pessoas riem por nós estudarmos as Bíblia todos os dias. Cem anos estudando a Bíblia, igual a Noé fazendo a arca, porque sabemos que a "chuva" está vindo, mas o povo ri, igual aos dias de Noé. Jesus disse: Vai ser quando eu voltar.

O povo vivia a sua vida e não perceberam até que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será na vinda do Filho do Homem. Estando dois homens no campo, será levado um e deixado o outro, estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. Começa a haver aquilo que a Bíblia chama de arrebatamento onde Deus vai olhar as pessoas que estão aguardando a volta de Jesus com o seu coração já pronto e estas pessoas serão tiradas da terra antes do próximo juízo que estar por vir. Por isso Ele fala que devemos vigiar, pois não sabemos a hora. E fala sobre o servo prudente, que faz as coisas certas, com tudo pronto, para ficarmos apercebidos, prontos.

Conta depois a parábola das virgens, das dez virgens, que aguardavam o noivo que demorou um pouco. Elas dormiram. Todas dormiram. É interessante este estado, pois tinham dois. Dois no campo, duas mulheres e agora são dez. Tudo isto tem um significado, mas não vamos entrar agora nos detalhes. Dez dormiram. Pessoas que não conseguiram esperar a volta de Jesus. Só que umas tinham a lâmpada e tinham reserva de azeite na vasilhas, e cinco não tinham nada. São chamadas as virgens imprudentes ou insensatas. E aí o noivo chegou a meia noite. Quando a noite estiver escura, as trevas aumentando no mundo, quase o momento. A meia noite ouviu-se uma voz: Eis o noivo. E elas levantaram e aquelas que tinham pouco azeite, pediram para as outras um pouco do azeite delas, pois as nossas lâmpadas estão quase apagando. Não tinham mais azeite para que as lâmpadas continuassem acesas. As outras não se dispuseram a dar porque não dava para duas o azeite. Vão lá e comprem mais. E enquanto elas foram comprar, chegou o noivo e as que estavam preparadas entraram para as bodas e fechou-se a porta, igual no dilúvio. Noé entrou no dilúvio e a porta também se fechou. Chegaram as outras, porém, tarde demais.

Jesus está dando aqui alguns sinais. Cinco estavam preparadas e cinco não estavam. Depois que elas entraram, fechou-se a porta e as outras ficaram do lado de fora. E é isto que Jesus estava dando reposta àquelas três perguntas. Quando via acontecer estas coisas,; quais são os sinais da sua vinda e qual o sinalo do fim do mundo. Porque Jesus estava, na verdade, citando todas estas parábolas proféticas do Cap. 24 e 25 do Evangelho de Mateus, para responder a estas perguntas. E aí, sobre este assunto, eu estava lendo esta revista aqui, e achei um artigo muito interessante, uma reflexão que ele fez sobre estes assuntos./ Cita aqui um verso do Apocalipse, cap. 22: 12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra. Ele vai fazer aqui uma imaginação, uma reflexão sobre esta questão da volta de Jesus.

Vamos supor que Jesus mandasse um fax para a CNN, dizendo que Ele ia voltar amanhã. A CNN avisaria todo mundo, dia tal. E o mundo inteiro ficasse sabendo. Nós sabemos que isto não vai acontecer assim. Nós sabemos que a hora que Ele vai voltar, ninguém sabe. Mas, vamos supor que a gente soubesse que Jesus vai voltar no dia 31 de julho de 1999. Vou ler para vocês este artigo. É claro que é uma reflexão.

Imaginemos Jesus voltando amanhã, para buscar a sua Igreja, buscar os seus filhos, aqueles que aceitaram a justiça de Deus, que não fizeram igual aos judeus, que rejeitaram da de Deus para estabelecer a deles. Vamos supor que nos tenhamos 24 horas para isto. No meio do estudo de Hebreus, na casa do Mauro, Jesus vai voltar lá. Vamos supor que seja esta a revelação que a gente tem, que Jesus vai voltar amanhã, as nove e meia da noite. Sabemos então, agora, que Jesus vai voltar amanhã. O que é importante para você agora. O que é que você vai fazer? Vai dormir?

Ele começa a pensar. Achei interessante a colocação dele. Colocação teórica. Não tem base Bíblica. Estou com o objetivo apenas da gente pensar um pouco sobre isto. Biblicamente isto não pode ocorrer, porque nós não sabemos a hora. Mas vamos supor que nós soubéssemos, que Jesus vai voltar amanhã, as nove e meia. Vai fazer umas perguntas e vamos refletir sobre isto. O que seria importante agora para nós. Como é que nos vamos usar esta derradeira 24 horas? No começo haveria uma grande agitação, mas certamente cada um começaria a fazer os seus planos. E agora? O que é que eu faço? Começaria a pensar no que iria fazer. Acho que todos aqui ficaríamos assustados. Cada um iria começar a pensar no que iria fazer nestas próximas 24 horas. Em primeiro lugar, todo cristão verdadeiro, iria se humilhar diante de Deus. Se você tivesse um pecado, você iria começar a confessar na hora. Os cristãos verdadeiros, iam se humilhar diante de Deus. Iriam confessar todos os pecados que inquietam o seu coração e pesam na sua consciência. Pecado que você está arrastando na sua consciência. Hoje tenho que resolver este negócio. Depois vocês podem acrescentar alguma coisa.

A primeira coisa é então: Os cristãos começariam a confessar os seus pecados. Em seguida, quando você já tivesse com o perdão de Deus, você iria rapidamente, procurar as pessoas contra as quais você teria cometido algum tipo de injustiça, que você prejudicou. Ele está falando de cristãos. E você iria pedir perdão a estas pessoas, procurando a verdadeira reconciliação e se a pessoa tivesse em Londres, longe, você mandaria um fax, um e-mail, telefonar, algum jeito de comunicar com a pessoa em questão. Porque a Bíblia fala que se você não acertar as pendências aqui, você terá que acertar lá. Você iria começar a resolver todas as pendências. Deste é um exercício, mas depois vocês podem acrescentar alguma coisa. Você ia mandar qualquer forma de comunicação, para entrar em contato com estas pessoas que você tem pendências com elas, para resolver pois você só tem 24 horas. Depende da quantidade de pendências que você tem.

Para estar mais bem preparado para o arrebatamento, que vai acontecer daqui a 24 horas, certamente todo cristão começaria a pensar na oportunidade de servir que você negligenciou durante tanto tempo. Resolvi meus problemas, perdoados os meus pecados estão, mas eu não tenho nada para chegar lá. Chegar lá de mãos vazias? Nunca servi a Deus, nunca preguei o Evangelho. Como é que eu vou fazer. Você ia começar a pensar todo o tempo que você desperdiçou. Só tenho 24 horas....como é que eu vou fazer. Primeiro era acertar as pendências., e agora ele fala assim para os cristãos, sobre as possibilidades de servir que você negligenciou e tentaria recuperar as chances perdidas, as oportunidades que você não experimentou. Acima de tudo, faríamos um grande empenho para eu os nossos parentes, amigos e vizinhos ouvissem um testemunho claro da nossa fé. As vezes as pessoas com as quais você conviveu tanto tempo, você nunca falou do amor Deus, nunca deu um testemunho coerente. Faltam 24 horas. Quantas pessoas não vão passar na sua mente. Você não mediria esforços para ganhar a atenção dessas pessoas nestes momentos. E elas iriam perceber a seriedade com que você falava aquelas coisas e provavelmente, neste dia, com todo este empenho, pelo menos uma alma você ganharia para o Senhor. Já pensou, se realmente soubesse que amanhã o Senhor vai voltar, certamente você vai falar tanto sobre o Evangelho nestas 24 horas que uma pessoa, pelo menos uma pessoa, um parente, vizinho, do trabalho, alguma pessoa, você irá ganhar uma alma. Para Jesus. A Bíblia fala que aqueles que ganham alma, resplandecerão como estrelas no firmamento. Vai ficar mais tranqüilo. Já pediu perdão dos seus pecados, já acertou sua pendências com as outras pessoas, já ganhou uma alma para o Senhor, e você começa a olhar a sua conta no banco. Tira seu extrato bancário, gordo, cheio. O que é que eu vou fazer com isto? Para quê que eu guardei este dinheiro lá? Você ia olhar no baú, aquele monte de coisas escondidas: o que é que eu vou fazer com tudo isto?

Você iria pensar nos seus bens, no seu dinheiro, nas suas coisas, lastimando ter dado tão pouca oferta, tão pouco serviço, ter repartido tão pouco, tendo entesourado só para você, anos e nunca ajudou a ninguém, e agora só faltam 24 horas. Ia sacar a sua caderneta de poupança, ia começar a distribuir o seu dinheiro da maneira mais sensata. Nem em sonho alguém pensaria em desperdiçar tempo com divertimentos e laser neste dia. Ia querer ir para a praia? Iria, a seguir, para a sua última reunião de estudo bíblico na casa do mauro, ou de oração, e o prédio, na casa do Mauro seria pequeno pois certamente todos gostariam de ir. Não teria ninguém com sono ou cansado. Muitos estariam de pé, assentados no chão, não importa como. Todos orariam sem nenhuma vergonha. Quem sentiria vergonha neste dia? No meio da multidão, nos grupos pequenos. Quando chegasse a hora dos testemunhos, cada um contaria a sua experiência com Deus e relataria o que o Senhor fez por seu intermédio neste dia. Certamente todos os testemunhos terminariam de maneira semelhante: Eu lamento muito porque por tanto anos eu não vive de maneira totalmente consagrada, que ajudei tão pouco na expansão do reino de Deus, que dei tão poucas ofertas, quase não testemunhei a outros, e que raramente participei de reuniões de orações, porque pretensamente tinha coisas mais importantes a fazer. Espero que o Senhor demore um pouquinho mais, quem sabe Ele resolve voltar daqui a uns dois anos, e então eu mudaria totalmente a minha vida. Eu iria viver estes dois últimos anos de uma maneira totalmente diferente. Gostaria de produzir tantos frutos para a eternidade, de ajuntar tesouros lá no céu. Ninguém olharia para o relógio esperando que a reunião acabasse.

Isso, é um exercício que ele está fazendo, uma reflexão sobre estas coisas que a Bíblia fala. Pense bem: isso é algo que pode ser real. Segundo os sinais proféticos, Ele vai voltar. É uma atitude absolutamente realista crer que Jesus poderá voltar amanhã. Todos os sinais do nosso tempo, mostram que vivemos os últimos dias. Para quem estuda profecia, está claro. Não quer dizer que Ele vá voltar amanhã, mas que o tempo é este, nos sabemos. Todos os sinais são claros, mas talvez ainda nos restem exatamente estes dois ou três anos de prazo para o Senhor. Não sei. Assim, se você tiver esta revelação, você possa mudar a sua vida nestes dois ou três anos. Achei o artigo bastante interessante, no sentido de estabelecer uma reflexão em relação a alguns aspectos que são claros na Bíblia, mas que você nunca trás ele para a sua realidade prática. Pense você, que realmente você soubesse que Ele irá voltar amanhã. Você até pediria para que Ele não voltasse amanhã, pois você teria tanta coisa para resolver. Volte daqui a um ano. Neste ano você iria reordenar a sua vida toda. Seria tudo diferente. Não ia? Ia ser tudo diferente. Esta situação provavelmente é a nossa situação hoje, só que não estamos percebendo. Como é que nos vamos viver. Será que nos estamos dando as prioridades corretas. Será que a nossa vida está ordenada de maneira correta? Li para exatamente para que nos possamos refletir sobre. Que o Espírito Santo possa pegar estas palavras que eu li aqui, eu passei rapidamente sobre o texto bíblico, apenas para dizer que Jesus falou com clareza. Isto é algo bastante palpável para quem conhece a palavra de Deus. Vamos supor que isto acontecesse assim. Você pensa assim: eu tenho que resolver aquele problema com aquela pessoa. Porque você não resolve amanhã. Você não sabe quanto tempo você tem!!! Já está atrasado. Pessoas que você tem que resolver alguma coisa. Este pecado que você arrasta. Aquela situação na sua vida que não está resolvida. Fala com Deus. Você não sabe. Porque na realidade isto é um exercício. Você não vai ter este aviso, que é daqui a 24 horas. Os sinais já estão aí. Se realmente você soubesse, que Jesus vai voltar tal dia e tal hora, pensa em quanta coisa, em tudo que está te preocupando agora, não tem mais sentido. Não teria mais sentido. Você teria que mudar tudo. Será que nós não teríamos que pensar nisto. Será que a nossa vida está certa? Precisamos estar realmente prontos. Se você soubesse que você tinha este tempo. Daí você ia pedir mais um prazo. Senhor! Me dá mais um tempo que eu vou viver do jeito que o Senhor quer. Mas as vezes Deus está é te dando exatamente isto. Esse é o tempo que você tem para viver da maneira que deveria viver se você soubesse que Jesus iria voltar na segunda feira. Tem que viver assim, como se Jesus fosse voltar amanhã. Temos que viver é assim.

Temos ter a expectativa de que Deus vai fazer coisas novas, e Ele faz. No nosso meio não tem faltado graça de Deus. Ele tem derramado graça e dado revelação. Isso nós podemos testemunhar. Ele está nos preparando, nos privilegiando, nos dando uma graça muito especial, em relação as revelações que Ele tem colocado no nosso coração. Não é verdade? Podemos dizer que Deus tem nos abençoado ricamente. Isto tudo tem um propósito. É claro que tem um propósito. Realmente precisamos abrir o nosso coração para o Espírito Santo revelar para nós qual a vontade de Deus, o tempo que nós estamos vivendo. E aí então você vai ver que realmente quando nos estamos separando este tempo para as coisas de Deus, isto tem um valor eterno. As pessoas as vezes fala que você está esperdiçando o seu tempo, mas e se ela soubesse que Jesus ia voltar amanhã.......? Quem que vai falar isto. É igual a Noé fabricando a arca lá. É a mesma coisa e as pessoas não enxergam isso. Noé construiu a arca em 100 anos. Vamos supor que está no final, e a arca já está quase pronta. O povo não quer entrar.

(José Antônio) – Leo. Eu sou muito apavorado, mas se eu tivesse esta notícia, eu ia receber com a maior tranqüilidade.

(Leo) - Graças a Deus. Que coisa boa!! Isto é porque você já ordenou a sua vida. Isto é a Graça de Deus. José Antônio, eu vou te dizer uma coisa: Isso é a graça de Deus, porque Deus abriu os seus olhos. (J. Antônio): Vai ser o dia mais calmo da minha vida.

Eu também penso assim, porque , tem algumas pessoas que estão preparadas, mas tem outras que não estão, mesmo no nosso meio.

Deus está nos dando esta oportunidade, e precisamos aproveitar. Que possamos ter um coração sensível ao que o Espírito Santo está fazendo hoje. Porque Deus está nos dando uma graça muito especial, num momento muito especial. Realmente se Jesus voltar segunda feira, que coisa que eu vou fazer, mesmo que você esteja tranqüilo, mas tem pessoas que você precisa falar e como você vai falar?

A última colheita. Deus está chamando algumas pessoas. Vem!! Entre na arca. A porta está aberta. Estas coisas são sérias. Deus está falando, dando graças para a gente. Eu diria que este exercício que foi feito aqui, ele é muito real. Pode ser que Deus nos está dando esta oportunidade para nós vivermos este tempo que temos aqui, desta maneira, sabendo que Ele está voltando, porque, nós, sabemos. Será que nós estamos vivendo como se realmente soubéssemos? E este é o ponto. E nós vamos ver quão grande é o privilégio que Deus nos está dando de termos esta oportunidade porque qualquer dia da semana, sabemos que temos uma porta para onde irmos.

Eu não queria analisar todos os detalhes, porque o estudo deste capítulo já é longo, apenas colocar a importância, porque nós precisamos redefinir algumas prioridades em nossas vidas. Precisamos viver de uma maneira a estar sempre prontos, sempre vigilantes, sem pendências, com tudo acertado, já restitui o que havia por restituir, pecados perdoados, preguei o evangelho para o meu vizinho, meu dinheiro contado e na obra de Deus.

Deus está falando. Se você ver o quanto que Deus fala neste livro!!

Não acumuleis tesouro sobre a terra onde as traças roem e os ladrões roubam. Ide por todo mundo e pregai o Evangelho.

Não tem nada que Ele não tenha falado. Confessai os seus pecados e arrependei-vos. Andai de maneira digna da vocação a que fostes chamados. Estejais sempre prontos. Ele já falou tudo. A gente pode não ter ouvido. O céu e a terra passam, mas as minhas palavras não passam.

Sabe como é que Deus fala hoje? Ele vivifica as palavras que Ele já falou. Tem gente que acha que Deus vai falar mais alguma coisa. O Que ele já falou está mais do que falado. É o que estamos estudando em Hebreus, aos sábados: Havendo outrora Deus falado a nossos pais de muitas maneiras pelos profetas nestes últimos dias. Ele nos falou pelo Filho, que é Jesus Cristo. E depois disto, palavra final. Porque a gente estuda a Bíblia todos os dias? É porque Deus está falando. Se a gente estiver estudando a Bíblia e Deus não fala nada, não precisa estuda e sair de casa para vir a um estudo bíblico. Não tem sentido não. Se você vem aqui e Deus não falou nada com você, não venha. Qual o sentido que tem? É claro que Deus fala. Fala porque? Porque nós estamos estudando a palavra de Deus. A maneira mais comum é Ele falar.

A sua responsabilidade não é o seu irmão aceitar a pregação. É, sim, você testemunhar, e não pregar. Você também não tem que salvar a pessoa. Você tem que testemunhar. Você vai falar para muita gente. Se você ganhar uma alma, imagina!

Imaginem se cada um de nós falarmos para pessoas e cada um ganhar uma pessoa para Jesus Cristo. Uma só.!! Nem todas as pessoas para as quais você vai falar do Evangelho, do amor de Deus, vão crer. Nem todas. Não quer dizer que a sua palavra foi falha. Não. As pessoas estão fechadas. Quem opera é o Espírito Santo. Você pede ao Senhor, em oração para abrir, porque você vai falar ao seu próximo. Que o Senhor me dê graça. Quero falar, mas tenho que falar dependendo de Deus. E A Bíblia é clara: Quando tiveres que falar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, porque naquela hora o Espírito Santo vai colocar as palavras na sua boca. . Você não tem que falar por conta própria não. Senhor: está aqui a minha boca. Mas para Deus falar pela sua boca a sua boca tem que ser pura. Não é verdade? Então você tem de orar, consagrar a sua vida. Você vai quer confessar os seus pecados, resolver os seus problemas para depois poder a sua vida ser usada. É o que o Thiago fala: Da mesma fonte, uma hora não pode sair água doce e outra hora água salobra. Uma hora você está fofocando, e outra falando do amor de Deus? Não funciona. Mas se você falar para Ele que a sua boca é Dele, e a sua língua também, só para falar as coisas de Deus, Ele irá usar sua boca. O que é que precisa acontecer?

Pode ser que a realidade seja muito próxima disto. Então é hora da gente fazer. É hora de acordar. Vamos ler Rom 13, verso 11. Vamos ler, orar e encerrar. 11 ¶ E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé, e nos tornamos crentes.

12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz.

13 Andemos honestamente, como de dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.

14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.

Estão vendo como a palavra de Deus é clara? E lá em Apocalipse diz: Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Quem tem ouvidos ouça. Mas o Senhor já falou.

A pessoa só converte quando a palavra de Deus é revelada para ela. Nós temos que falar a palavra de Deus. E a responsabilidade de abrir a palavra e liberar a vida que está dentro da palavra é do Espírito Santo. Você fala a palavra de Deus. Se o Espírito Santo abrir a palavra para aquela pessoa que ouviu ela vai crer. Porque a Fé é um dom de Deus. Ninguém é responsável por fazer uma pessoa crer. A nossa responsabilidade é proclamar o Evangelho na sua inteireza, na sua beleza na sua maravilha. É isto o que você deve fazer. Porque o Evangelho é uma coisa maravilhosa. Você fala do amor de Deus. Do que Ele fez, e a responsabilidade de convencer a pessoa, da justiça, do juízo e do pecado é do Espírito Santo. Não é sua. Tem pessoas que pregam querendo convencer as outras. Não queriam convencer. Não forcem as pessoas. Deixem as pessoas livres. Porque aceitar o Senhor e entregar a vida para ele é uma coisa muito séria Ninguém pode empurrar alguém para Jesus.

Jesus mesmo falava isto. Senhor : eu quero te seguir. Você quer me seguir? Eu não tenho onde por a cabeça!!! Quer me seguir ainda? Jesus não encorajava as pessoas o seguirem não. Você deve falar: Estás querendo entregar a sua vida para Jesus? Cuidado heim! Pensa bem no que você está fazendo. Eu nunca vi ninguém se arrepender de entregar a sua vida para Jesus. Deus é amor. As pessoas tem medo de entregar a vida para Jesus porque elas não conhecem a Ele. Depois que você o conhece, você sabe o que Ele fez por você, você não tem o menor receio. Mas nós não devemos ter esta atitude de convencer as pessoas. Nós devemos respeitar as pessoas, mesmo erradas, porque elas estão cegas. Nós precisamos é testemunhar. É proclamar o Evangelho na sua beleza. Porque a palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Tem pessoas que não crêem porque ainda não ouviram a palavra de Deus na sua beleza, na sua simplicidade. Porque a Fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. A fé vem quando você fala a palavra de Deus. Se estou falando coisas da minha cabeça, o que fica é a palavra de Deus, que poderá sair da minha boca, mas é a palavra de Deus que produz vida.

Vamos orar:

Senhor nós queremos te agradecer porque nós sentimos que tu tens falado conosco de maneira tão clara. Queremos agradecer pelo privilégio do Senhor estar nos escolhendo para estarmos, neste tempo, concentrados nas tuas palavras, verificando as prioridades da nossa vida, e realmente Senhor, se há alguma coisa a mais para ser acertada o teu Espírito Santo possa despertar a cada um revelando o que temos que fazer. Que não hajam mias delongas nem postergações. Sabemos que o tempo se aproxima, e queremos estar realmente prontos, vigilantes, aguardando com a nossa lâmpada cheia, iluminada, cheia de luz, com muito azeite, para poder receber a ti, para agradecer o que tu tens feito por nós. Te agradecemos por esta palavra, por nos ter aberto esta palavra nesta noite. Que o Espírito Santo possa nos revelar claramente o que é que nós devemos fazer nestes dias. Apresentamos as nossas vidas em tuas mãos, pedimos a tua benção. Em nome de Jesus nos oramos. Amém.

Sem comentários: