29 setembro, 2007

DÁ-ME ENTENDIMENTO

Co 1:9-12 – 9 Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade em toda sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus, 11 sendo fortalecidos com todo o poder, segundo a força de sua glória, em toda a perseverança e longanimidade; com alegria, dando graças ao pai, que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz.

Eu nunca pensei que eu iria amar um livro, mas na verdade não é um livro que nós amamos é o próprio Cristo, que esta nele.

Espero com a Graça de Deus, através deste estudo, despertar no coração dos irmãos, a NECESSIDADE, de nós cristãos, nos voltarmos nesta última hora para o Estudo da Palavra, sempre pensando na Suprema Vontade de Deus para nossas vidas, aqui no APAGAR DAS LUZES DESTA DISPENSAÇÃO.

Vamos dividir o referido estudo em três partes SENDO ESTA A PRIMEIRA PARTE.

É notável como o Senhor nos tem falado ultimamente sobre o SEU TESTEMUNHO.

Sl 119:34 Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei; de todo o coração e cumprirei.

No Salmo 119 a expressão “dá-me entendimento” aparece 5 vezes, vv 34, 73, 125, 144,169.

Certamente é o capítulo mais longo da Bíblia com 176 versículos, mas por quê?

Porque o Espírito Santo nos fala sobre a própria palavra de Deus, diferente do Salmo 131, por exemplo, que nos fala de humildade, que significa: não olharmos para nós mesmos, quando aprendemos isto, não há nada mais a falar sobre nós mesmos.

È impossível que encerremos toda a natureza da Palavra de Deus em algumas linhas, mas poderíamos talvez ensaiar três aspectos desta natureza, e o Salmo 119 abrangem estas 3 áreas: a Natureza da Palavra em si, que será a primeira parte do nosso estudo, depois o homem que irá estuda-la; e a TRANSFORMAÇÃO QUE A PALAVRA DE DEUS EFETUA NESTE HOMEM; que será a segunda parte do nosso estudo.

As pessoas se preocupam com métodos e academicismos para estudar a Palavra. Acham que com ferramentas ideais irão ter o pleno entendimento. Engano. Sem a obra do Espírito Santo nas nossas vidas, sem o advento do transformar, efetuado em nossas mentes pela presença da Vida de Cristo, através do Seu Santo Espírito, é impossível que possamos CHEGAR PERTO de entender alguma coisa. Os métodos são importantes sim, mas a qualificação do homem que irá estudar a Palavra é muito mais importante, não qualificação em termos didáticos, mas em termos de vida com o Senhor, e de operação da própria Palavra na vida do homem.

1) A NATUREZA DA PALAVRA

No Salmo 119 o Senhor usa oito termos diferentes para descrever a Sua própria Palavra:

1)LEI – 25 vezes 2)TESTEMUNHO – 23 vezes 3)PALAVRA (LOGOS) – 23 vezes 4)ESTATUTOS – 22 vezes 5)PALAVRA (RHEMA) – 19 vezes 6)JUÍZO – 21 vezes 7)PRECEITOS – 21 vezes 8)MANDAMENTOS – 22 vezes.

São 22 estrofes de 8 versículos cada uma formando uma estrutura ACRÓSTICA, seguindo o alfabeto hebraico; ou seja: os primeiros 8 versículos começam todos com a primeira letra hebraica ALEF, e assim por diante; cada letra do alfabeto hebraico constitui um grupo de 8 versículos de acordo com as 22 letras 1 Alef, 2 Bet, 3 Guimel, 4 Dalet, 5 He, 6 Vav, 7 Zayin, 8 Chet, 9 Tet, 10 Yud, 11 Caf, 12 Lamed, 13 Mem, 14 Nun, 15 Samech, 16 Ayin, 17 Pê, 18 Tsadic, 19 Cuf, 20 Resh, 21 Shin, 22 Tav.

NÃO HÁ COMPLICAÇÃO AQUI, SE VOCÊ CONHECE E TEM A FONTE !

Vejamos os evangelhos:

ESCRITOR FACE CRISTO ENDEREÇO

MATEUS LEÃO REI JUDEUS

MARCOS BOI SERVO ROMANOS

LUCAS HOMEM HOMEM PERFEITO GREGOS

JOÃO ÁGUIA FILHO DE DEUS TODOS NÓS

Claro que se tivéssemos infinitos livros não conseguiríamos encerrar toda a VERDADE. Mas com a Graça de Deus podemos por esses quatro Evangelhos que aprouve ao Espírito Santo que chegasse às nossas mãos hoje, ter um vislumbre da VERDADE, a saber: JESUS CRISTO.

É impressionante vermos o desenvolver nos quatro Evangelhos: de Mateus que foi escrito para os Judeus, até João que foi escrito para todos os homens; nós temos: UM REI, QUE SERVE, SENDO HOMEM PERFEITO E FILHO DE DEUS. Os irmãos percebem que são características individuais notórias e com um alto grau de exigência.

Agora pensem: todas elas estão aglutinadas em um só HOMEM.

ESSE É O NOSSO SENHOR!

JESUS É A PALAVRA ENCARNADA, E A PARTIR DAÍ DEUS NOS CONCEDE A PALAVRA ESCRITA, ESTE É O GRANDE TEMA DO UNIVERSO.

Existem duas outras estruturas na Bíblia que servem de pano de fundo para o Salmo 119, utilizando as primeiras letras do alfabeto hebraico.

Essas estruturas são:

1) PROVÉRBIOScap 31 v 10 até v 31, então temos : 1 estrofe x 22 versos.

2)LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS - Cap 1: 1 estrofe x 22 versos

Cap 2: 1 estrofe x 22 versos

Cap 3: 3 estrofe x 22 versos

Cap 4: 1 estrofe x 22 versos

Cap 5: 1 estrofe x 22 versos

Total 7 estrófes x 22 versos

ESSAS DUAS OUTRAS PARTES DA BIBLIA SE INTERPRETAM UMA A OUTRA:

LAMENTAÇÕES + PROVÉRBIOS = 1 X 22 + 7 X 22 = 8 X 22

VIRA o pano de fundo de:

SALMO 119 = 8 X 22

ENTÃO SE FORMA:

22

22

22 22 22 22 22 22 22 22

22

22

22

22

22

22

ENTÃO TEMOS A REVELAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA CRUZ NA INTERPRETAÇÃO DO SALMO 119, OU SEJA: A PRIMEIRA COISA QUE DEVEMOS LEMBRAR É QUE A OBRA DA CRUZ NÃO SOMENTE NOS SALVA, MAS TAMBÉM NOS TRANSFORMA PARA QUE POSSAMOS ESTUDAR A BÍBLIA.

JERUSALÉM, na Bíblia é sempre aquilo que permanece como TESTEMUNHO de Deus, Lamentações, nos conta sobre como a cidade estava sendo queimada, Jesus quando entrou pela última vez em Jerusalém chorou sobre ela.

Vemos hoje como o TESTEMUNHO DE DEUS está em ruínas, a igreja, o que se tornou e o que está se tornando.

È NOTÁVEL: TODA A PALAVRA DE DEUS TEM COMO PANO DE FUNDO DUAS ESTRUTURAS:

1)UMA QUE É UM ENVIADO DO SENHOR, JEREMIAS, LAMENTANDO SOBRE O TESTEMUNHO DE DEUS, SOBRE O BERÇO DA PROMESSA, PROMESSA ESSA FEITA ÀQUELA FUTURA MÃE LÁ NO JARDIM DO ÉDEM: Gn 3 - 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos...

2)A OUTRA NOS REMETE AO LIVRO DE SABEDORIA, QUANDO UMA OUTRA MÃE,(A MÃE DO REI LAMUEL) DÁ CONSELHOS AO SEU FILHO: Pv 31-1 Palavras do rei Lemuel, de Massa, as quais lhe ensinou sua mãe. Agora o Senhor nos ensina através de outra mãe como deverá ser a mulher virtuosa, com características que são sombra para a Igreja (TESTEMUNHO DE DEUS) HOJE.

Então vemos o Testemunho de Deus como não deveria ser (LAMENTAÇÕES), e como deveria realmente ser (PROVÉRBIOS 31).

A PALAVRA DE DEUS NOS MOSTRA COMO ACONTECEU, COMO DEVERIA ACONTECER, E AO MESMO TEMPO; NOS DÁ ESPERANÇA PARA O RENOVO.

NOS FALA QUE A VONTADE DE DEUS É SOBERANA, E QUER OS HOMENS QUEIRAM OU NÃO ELA VAI ACONTECER!

TODOS NÓS QUANDO LEMOS A PALAVRA DE DEUS, NOS SENTIMOS CHAMADOS A NOS ARREPENDER, A NOS LAMENTAR PELO QUE VEMOS HOJE COM A IGREJA; E AO MESMO TEMPO QUANDO OUVIMOS O QUE DEVE REALMENTE SER A MULHER VIRTUOSA (IGREJA DE CRISTO) COMO NOIVA; DEVEMOS NOS LEVANTAR E ASSUMIRMOS NOSSAS PORÇÕES DE ESDRAS, DE NEEMIAS, DE RECONSTRUTORES, ERGUENDO NOSSOS ALTARES, EDIFICANDO O TEMPLO, SUBINDO OS MUROS.

Quando ouvimos esse lamento, entendemos porque o Senhor nos deu o Salmo 119 e porque; estudamos a Bíblia.

Não é para nos tornamos eruditos, mas é por causa do TESTEMUNHO DE DEUS.

NÃO PODEMOS DEIXAR DE NOS LEVANTAR E COMEÇAR A ESTUDAR A SUA PALAVRA.

Esdras voltou com a segunda geração. Ele RECUPEROU A PALAVRA, e adornou o TEMPLO DE DEUS.

É interessante vermos que ele tinha todo o conforto na Babilônia, mas ele voltou e sabia que precisava mudar as coisas para a vinda do MESSIAS.

Quais são os nossos motivos hoje, a nossa razão o nosso propósito?

Estudamos a Palavra para conseguirmos graças individuais, ou estamos ocupados com o Testemunho de Deus, que agora é o de Cristo, que agora é a sua IGREJA? Pensemos nas LAMENTAÇÕES, E QUANTO ELAS CONTRIBUEM PARA QUE HOJE POSSAMOS EXERCER O VERDADEIRO TESTEMUNHO DE DEUS.

Vamos agora pensar na recuperação deste TESTEMUNHO, COMO FAZER?

No último capítulo de provérbios temos: UMA MULHER VIRTUOSA.

Traduzindo para o novo testamento temos: IGREJA GLORIOSA.

Paulo em Ef 5: 27 nos fala da Igreja Gloriosa, sem mácula, sem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. MAS COMO MESMO?

PAULO RESPONDE EM: Ef 5: 26... tendo-a purificado por meio da lavagem da água PELA PALAVRA.

É de suma importância notar as traduções do grego no Salmo 119:

LOGOS = que quer dizer PALAVRA FALADA.

RHEMA = que quer dizer VIDA.

NO ANTIGO TESTAMENTO, o Espírito Santo nos deu o LOGOS, através da BÍBLIA.

RHEMA é O SOPRO DA PALAVRA LOGOS feito pelo ESPÍRITO SANTO, tornando essa PALAVRA COMO VIDA em nossas vidas.

RHEMA = PALAVRA VIVA.Logo deduzimos que a IGREJA se tornará gloriosa quando ela estiver cheia de RHEMA = VIDA. CHEGAMOS então NA MULHER VIRTUOSA DO CAP 31 DE PROVÉRBIOS!

Lucas conta no Livro de Atos; a história da expansão daqueles seguidores do evangelho ou do “CAMINHO”, por toda a Palestina até Antioquia, no norte, e dali para o oeste, passando pela Ásia Menor e a Grécia, até Roma – ou seja: a ESPINHA DORSAL DO IMPÉRIO ROMANO – a Palavra de Deus literalmente rasgou ao meio o maior contrato feito até então; entre os homens e o inimigo de Deus.

A VIDA DE CRISTO ATRAVÉS DOS CRISTINHOS PRODUZIU ISTO.

At 4-12 E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.

At 16 - 30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?

31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

At 1 - 8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

E foram TESTEMUNHAS MESMO, naquela primeira geração apostólica, o evangelho expandiu-se em todas as direções até alcançar todas as nações do mundo então conhecido: Cl 1 - 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

ESSA É A NECESSIDADE DE ESTUDARMOS A PALAVRA DE DEUS.

Em Apocalipse nos é dito que Cristo é o ALFA e o ÔMEGA. Significa que Deus SOLETRA A SUA VONTADE ATRAVÉS DE CRISTO. CRISTO é O ALFABETO, E DEUS SE EXPRESSA ATRAVÉS DESTE ALFABETO.

Como o Salmo 119 nos mostra nas suas estrofes, temos 8 VERSOS. O número 8 na Bíblia significa RESSURREIÇÃO.

ESSA é A NATUREZA DA PALAVRA DE DEUS, NATUREZA QUE SÓ ENCONTRAREMOS NO UNGIDO.NATUREZA DE RESSURREIÇÃO.

BUSCAMOS A PALAVRA DE DEUS PORQUE ELA NOS VIVIFICA E NOS TRANSFORMA, NOS RESSUSCITA.

NOS ENSINA A PREGARMOS NA CRUZ O TESTEMUNHO ANTIGO E FALIDO QUE CERTAMENTE MORRERÁ, E LOGO DEPOIS RESSUSCITAR COMO NOIVA GLORIOSA.

FAZEMOS ISTO PORQUÊ ELE JÁ FEZ POR NÓS, E POR ELE VIVEREMOS EM NOVIDADE DE TESTEMUNHO.

AO ESTUDARMOS A PALAVRA DE DEUS, ENCONTRAREMOS CRISTO COMO CHAVE PARA SUA INTERPRETAÇÃO EM TODAS AS PÁGINAS.

2) O HOMEM APTO PARA ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS

Gostaria de chamar a atenção agora a respeito do homem apto a estudar a Palavra de Deus. É interessante falar do homem sabendo nós o que é o homem!

Se os irmãos notarem logo atrás do Salmo 119 temos o versículo 8 do Salmo 118 que nos dá uma dica importante: MELHOR é BUSCAR REFúGIO NO SENHOR DO QUE CONFIAR NO HOMEM.

Ora não é à toa que o Espírito Santo nos chama a atenção! O Salmo 118 é o capítulo central da Bíblia, e se estudarmos os 594 capítulos adiante e os 594 capítulos posteriores, a única conclusão sóbria a respeito do homem, a qual podemos tirar é essa mesma: PORQUÊ CONFIAR NO HOMEM?

A providência de Deus em deixar essa revelação logo antes de nos falar a respeito da SUA Palavra através do Salmo 119 é salutar e nos remete a lembrar quando o apóstolo Paulo cita algumas “características adicionais” da nossa natureza: Rm 2 - 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;

29 estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;

30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;

31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia.

Ufa! Mesmo o mais honesto dos homens tem dificuldade de admitir tal caráter!

Mas, irmãos; é exatamente isso que somos! Mesmo os mais bem intencionados podem fazer uma revisão sincera de sua trajetória; que certamente achará todos esses adjetivos acima. Tente fazer isso. Abra aquela gaveta mais escondida de sua mente e de seu coração e de seu passado; faça o teste!

Espero que os irmãos não se sintam ofendidos, mas quando Paulo escreveu aos Romanos os versículos acima, ele certamente pensou muito nele mesmo e acredito pensou mais ainda no antigo Saulo de Tarso.

Bom, agora que lembramos um pouco sobre a natureza do homem, vamos agora ver pelo Salmo 119 os requisitos para o homem que quer estudar a Palavra de Deus.

As primeiras 5 porções de 8 versículos cada, totalizando 40 versículos, do Salmo 119, nos fala exatamente como deve ser esse homem. Vamos seguir a estrutura acróstica revelada. Os irmãos se lembram? O Salmo 119 é composto de 22 porções de 8 versículos cada, com cada porção começando por uma letra do alfabeto hebraico, subseqüentemente.

Pois então: o Espírito Santo revela nos cinco primeiros blocos, notadamente nos cinco primeiros versículos de cada bloco; cinco características básicas e fundamentais. Se não vejamos:

1) Versículos de 1 a 8 – A letra é ALEF. 1 Bem-aventurados os que trilham com integridade o seu caminho, os que andam na lei do Senhor!

Nós vemos então que a primeira característica do homem é: ANDAR NOS CAMINHOS DO SENHOR, E VEJAM: INTEGRALMENTE, em outras traduções encontro a palavra: IRREPREENSIVELMENTE!

2) Versículos de 9 a 16 – A letra é BET. 9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.

Aqui temos a segunda característica do homem: ele já não deve ser uma criança no Senhor, deve ser um jovem que está amadurecendo na fé, ou seja: deve buscar sempre sair de seu estágio inicial de caminhada, procurando aprofundar-se nos caminhos do Senhor. O Senhor deseja que esse homem tenha vontade de se desenvolver na fé.

3) Versículos de 17 a 24 – A letra é GUIMEL. 17 Faze bem ao teu servo, para que eu viva; assim observarei a tua palavra.

No terceiro atributo temos uma revelação especial. O homem para entender a Palavra de Deus, deve primeiro pensar em servir. Os irmãos se lembram de Cristo falando aos apóstolos no Evangelho de Marcos, cap 9 vv 35? Os apóstolos discorriam entre eles quem seria o maior, Jesus censurando-os disse: “SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, SERá O ÚLTIMO E SERVO DE TODOS”.

4) Versículos de 25 a 32 – A letra é DALET. 25 A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

O quarto requisito nos fala do homem que, será aquele que: ESTÁ, VIVIFICADO! Ou seja: há uma RENOVAÇÃO da ESPERANÇA e da FÉ, A CADA SEGUNDO. Ele sabe que a alma está entregue ao caráter natural do homem que é o mesmo da carne: pó. Então a única forma de entender o que Deus lhe fala ao coração é ser sempre renovado e vivificado pela LEI DE DEUS. É por andar EM NOVIDADE DE VIDA que ele cumpre a lei e ele cumpre a lei por estar EM NOVIDADE DE VIDA!

5) Versículos de 33 a 40 – A letra é HE. 33 Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e eu o guardarei até o fim.

O quinto atributo é fundamental, e foi baseado nele que Cristo tabernaculou entre nós: a OBEDIÊNCIA. SER FIEL ATÉ O FIM, como Jesus foi com o Pai.

Vejamos o Resumo: Bem-aventurado o homem que trilha com integridade o caminho de DEUS, que é o jovem que quer crescer na fé; que serve a Deus e a seus irmãos; que sabe que provém do pó e por isso é vivificado a cada instante; e que é obediente até o fim!

Os irmãos sentiram o alto padrão? Será que NÓS conseguiríamos alcançar tal magnitude para estudarmos a Palavra?

Na primeira parte vimos o homem como ele é e agora vimos como deveria ser! Que distância! COMO SOMOS INADEQUADOS! COMO ÁGUA E AZEITE!

É interessante que o número cinco na Bíblia nos remete a um conceito de RESPONSABILIDADE, e como é frustrante saber que para nós estudarmos a Palavra de Deus os CINCO PRECEITOS FUNDAMETAIS; argüidos pelo Espírito Santo no Salmo 119; nos torna totalmente incapacitados a ponto de...

Salmo 119- 41 Venha também sobre mim a tua MISERICÓRDIA, ó Senhor, e a tua salvação, segundo a tua palavra.

A Palavra de Deus é maravilhosa. No versículo subseqüente à todas as exigências para que o homem possa TER ENTENDIMENTO, o Espírito Santo nos conduz através da própria incapacidade do salmista, a uma palavra de ARREPENDIMENTO. É isso mesmo irmãos, devemos nos prostrar e clamar pela ETERNA MISERICÓRDIA DE DEUS, assim como fez o salmista quando descobriu a sua total incapacidade e inadequação; ou seja: SENHOR; ESTAMOS AQUI SEM CONDIÇÕES DE TE ENTENDER, OPERE EM NÓS A TUA MISERICÓRDIA PARA QUE POSSAMOS ESTUDAR A TUA PALAVRA.

É impossível não lembrarmos agora da Voz que Clama no deserto: ARREPENDEI-VOS É CHEGADO O REINO DOS CÉUS!

Então; como que respondendo à nossa oração Deus nos fala como fazê-lo, ao longo do restante do Salmo.

Os próximos 134 versículos nos ensina de uma maneira única como aprender de Deus. COMO NOS TRANSFORMARMOS, para entender a PALAVRA DELE. É verdade irmãos: A ÚNICA MANEIRA DE ESTUDARMOS A PALAVRA DE DEUS, e a respeito de nossa total transformação. É TROCAR A NOSSA NATUREZA.

Aqui não cabe remendos, como disse a própria Palavra, enquanto Ela andava por aqui: Mt 9 - 16 Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque semelhante remendo tira parte do vestido, e faz-se maior a rotura.

Irmãos; através do primeiro estudo vimos a respeito da NATUREZA DA PALAVRA DE DEUS, e que essa Natureza é o Próprio Cristo.

Ora, se sabemos que a Natureza da Palavra é Cristo; então não há como fugirmos do que Ele mesmo nos falou, vamos consultá-lo: Mt 10 38: E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.

O único modo de haver mudança completa, troca de natureza, se dá através da Obra da Cruz na nossa vida.

E se começarmos como começa o salmista no versículo 41, pedindo misericórdia e nos arrependendo, já começamos bem!

É interessante que quando comecei a estudar o Salmo 119 com a ajuda dos escritos de irmãos preciosos na fé, além do estudo da palavra com outros irmãos não menos preciosos; fui entendendo a transformação que a Palavra de Deus, deveria operar em minha vida para que eu pudesse entendê-la.

Mas, depois, o Senhor me tocou o coração, que essa transformação, na verdade já deveria ter ocorrido e ocorre com milhares de outras pessoas!

Então, fui procurar alguém, para saber como a Palavra de Deus, mudou a sua vida. Não pude deixar de pensar em Simão Barjonas.

E; como nada melhor do que a Palavra para traduzir a própria Palavra, então peço licença aos irmãos, para estudarmos o restante do Salmo 119, ou seja: na parte em que a Palavra de Deus nos ensina e nos capacita para estudá-la, nos transformando; à luz de alguns acontecimentos da vida do apóstolo Pedro.

Vamos estudar a doutrina baseada na vida e vice-versa. E irmãos, digo a vocês que: uma coisa não funciona sem a outra.

Vejamos então as porções que o Senhor tem para nós :

As sete próximas porções de 8 versículos tem a seguinte estrutura:

Versículos 41 a 48– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é VAV.

Versículos 49 a 56– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é ZAYIN.

Versículos 57 a 64– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é CHET.

Versículos 65 a 72– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é TET.

Versículos 73 a 80– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é YUD.

Versículos 81 a 88– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é CAF.

Versículos 89 a 96– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é LAMED.

Essa parte do Salmo nos fala exatamente do começo de nossa transformação, e de como os agentes externos do mundo devem ser tratados em nossa vida.

Aqui nestes versículos desta parte vamos ver sempre a tradução do vocábulo PALAVRA como LOGOS, ou seja: significando: PALAVRA FALADA, OU ENSINADA.

Os ensinamentos da PALAVRA; nos remete ao trabalho positivo da cruz em nossa vida no trato com o mundo.

Vejamos: vv 43 De minha boca não tires totalmente a palavra da verdade, pois tenho esperado nos teus juízos.

45 e andarei em liberdade, pois tenho buscado os teus preceitos.

Ora, vamos nos transportar para algumas centenas de anos depois que o Salmo foi escrito, mais precisamente para a região do rio Jordão entre a Judéia e a Galiléia, quando Jesus o Messias chamou um certo Simão:

Jo1- 40 André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus.

41 Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo).

Algumas pessoas, quando Jesus começou seu ministério, estavam aguardando o messias, eu diria que: algumas pessoas; no meio de tanta mistura e confusão; mantinham a esperança da promessa do Deus de Abraão seu Pai.

Eles esperavam ansiando por andar em liberdade, já que buscavam os preceitos de Deus, e entre elas estava Simão irmão de André. E quando este ouviu da boca de João Batista o testemunho a respeito do Cordeiro de Deus, foi ter com seu irmão.

E é salutar como Jesus logo tratou com ele: Jo1-42 E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Jesus já avisou para Simão: você quer conhecer o Messias, quer ter entendimento a respeito do Filho de Deus? Então você vai ter que mudar, e já começou trocando a natureza dele pelo nome! É maravilhoso o carinho de Deus para com seus escolhidos.

Voltando: Sl 119- 53 Grande indignação apoderou-se de mim, por causa dos ímpios que abandonam a tua lei. 55- De noite me lembrei do teu nome, ó Senhor, e observei a tua lei. 61- Enleiam-me os laços dos ímpios; mas eu não me esqueço da tua lei. 63- Companheiro sou de todos os que te temem, e dos que guardam os teus preceitos. 69-Os soberbos forjam mentiras contra mim; mas eu de todo o coração guardo os teus preceitos. 79-Voltem-se para mim os que te temem, para que conheçam os teus testemunhos.

Sl 119 - 83- Pois tornei-me como odre na fumaça, mas não me esqueci dos teus estatutos.

89- Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus.

90- A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece.

Os irmãos percebem o trabalho da Cruz tratando com os efeitos do mundo ao redor do homem que quer entender a Palavra de Deus?

Precisamente no versículo 83 o salmista nos fala de um odre na fumaça.

Os Judeus naquela época colocavam o vinho em odres de barro e colocavam esses odres para “defumar” por um tempo, para que o vinho tornasse o sabor e assim amadurecesse os aromas.

O vinho novo e sem gosto, após alguns dias sob a fumaça, ficava no ponto e agradável ao consumo.

O detalhe é que os odres ficavam feios, retorcidos e queimados; mas o vinho que saia de lá era sobremodo excelente!

Assim é o homem exposto ao mundo, sendo vituperado pelos de fora, mas mantendo o testemunho da PALAVRA (LOGOS), talvez o seu exterior possa estar sendo marcado pelas lutas e sacrifícios empreendidos, mas o que sairá de dentro dele é algo totalmente purificado e bom.

E olhem como não foi diferente que Jesus tratou com Pedro.

Pedro seguindo Jesus viu que Ele tinha expulsado o demônio de um homem na Sinagoga de Cafarnaum, (Mc 1:23); depois saiu de lá e Jesus indo a casa de Pedro curou a sua sogra de febre(Mt 8:14); Pedro viu Jesus naquele mesmo sábado curar todos os doentes com apenas alguns toques, viu Jesus expulsar vários demônios apenas com a Palavra e os mesmos demônios saiam gritando: “ Tu és o Filho de Deus”(Lc 4:41).

A PRÓPRIA OBRA DA CRUZ VIVA, A OBRA DA CRUZ QUE ANDOU ENTRE NÓS TRATOU DE PEDRO. QUE REGALIA!

Pedro estava muito impressionado como Jesus fazia aquelas coisas; poderíamos dizer: de como Jesus tratava com soberania aqueles problemas externos que o mundo castigava a vida dele, Pedro, e também as outras pessoas em geral.

Lc 5 1 Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré;

2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes.

3 Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.

4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca.

5 Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes.

6 Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam.

7 Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.

Os irmãos notam que Jesus já havia cuidado da família de Pedro, já havia entrado na casa de Pedro e pousado ali, e agora o que acontece?

Pedro convida Jesus para entrar também no trabalho dele. E foi assim. Jesus cuidou de todas as áreas da vida de Pedro, de onde poderiam surgir arestas para que Pedro o seguisse, Jesus cuidou de acertar; ou seja: da parte exterior que afligia aquele pescador.

E é importante que Pedro teve algumas atitudes depois que Jesus entrou na sua vida: ele acreditou em Jesus. Senão porque lançariam as redes novamente? Ele teve fé e esperança! Sabem porquê? Lc 5 - 3 Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões.

Pedro já ouvira a Palavra antes, já havia visto sobre os ensinamentos de Jesus, sabia do que eu Ele era capaz, então teve FÉ! Ele já começava a crer na Palavra. É impossível ter relacionamento de verdade, profundo com Cristo, sem crer na ifalibidade de Sua Palavra!

Então o que aconteceu? Lc 5 - 8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.

Pedro reconheceu sua pequenez. PROSTROU-SE. Você não vê um judeu prostrando-se na esquina; não é fácil, normalmente judeu não adora homem algum. Pedro era judeu, só que na frente dele não estava um homem qualquer, estava o Filho do Deus Vivo; como ele mesmo iria falar mais tarde!

O que aconteceu? Pedro CREU; TEVE FÉ E SE ARREPENDEU!

Jesus tratou com todos os agentes externos (mundo) que influenciavam a vida de Pedro: amigos, família, trabalho, casa, alimentos, trabalho!

Exatamente como as 7 porções do Salmo 119 que lemos, faz conosco, exatamente como a Obra da Cruz faz conosco. Começando a nos capacitar para estudar a Palavra de Deus!

Então sabem o que aconteceu?

Lc 5 - 9 Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam,

10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

11 E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram.

Ora, a pesca tinha sido sobremodo excelente; Pedro tinha um negócio, parece que uma sociedade, uma empresa de pesca. O que ele fez?

Largou tudo e seguiu o Senhor. Eles encontraram algo que valia mais do que todos os barcos do mundo, todos os peixes do mundo.

Cumpriram a decisão básica de seguir a PALAVRA VIVA!

Mt 13 - 44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas;

46 e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou.

Reflitam irmãos. Como alcançaremos o Reino dos Céus, sem deixarmos nossas mazelas materiais e o mundo que nos cerca com seus castelos de areia? Como vamos conseguir ter entendimento, se nossa maior preocupação é com o frenesi do dia a dia?

Pedro apostou sua vida em um curso intensivo com o Mestre! E ganhou a Vida Eterna ao lado do Pai!

Você também pode; desde que o mundo e as suas coisas não ocupem lugar preponderante no repartir de seu dia!

Reflitam sobre as sete porções acima do Salmo 119, reflitam sobre a mudança no aspecto externo da vida de Pedro!

E não deixe mais que o mundo e seus aspectos exteriores enganosos, te tirem do CAMINHO!

Jesus tratou a parte externa do odre que estava na fumaça, deixando o odre bem a vontade para não se importar a respeito de sua aparência chamuscada e sofrida, e sim começar a se preocupar com a qualidade do vinho que sairá de dentro dele mais tarde.

Devemos estar sempre nos olhando no espelho e checando como anda nossos odres!

Continuando vamos ver agora o que o Senhor tem para nós nas sete porções subseqüentes do Salmo 119.

Versículos 97 a 104– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é MEM.

Versículos 105 a 112– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é NUN.

Versículos113a120–letra inicial que começa cada um deles do hebraico é SAMED.

Versículos 121 a128–letra inicial que começa cada um deles do hebraico é AYIN.

Versículos 129 a136– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é PÊ.

Versículos 137a144- letra inicial que começa cada um deles do hebraico TSADIC.

Versículos 145a152– letra inicial que começa cada um deles do hebraico CUF

Aqui irmãos a Obra da Cruz trata com o inimigo interno.

Isso mesmo, com três cavalos: o cavalo sedento que é nossa carne; o cavalo selvagem que é nossa mente e o cavalo insaciável que é nossa alma. Senão vejamos:

119 - 97 Oh! quanto amo a tua lei! ela é a minha meditação o dia todo.

119 - 104 Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade.

119 - 105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.

119 - 107 Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra.

119 - 112 Inclino o meu coração a cumprir os teus estatutos, para sempre, até o fim.

119 - 113 Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei.

119 - 116 Ampara-me conforme a tua palavra, para que eu viva; e não permitas que eu seja envergonhado na minha esperança.

119 - 133 Firma os meus passos na tua palavra; e não se apodere de mim iniqüidade alguma.

119 - 134 Resgata-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.

119 - 136 Os meus olhos derramam rios de lágrimas, porque os homens não guardam a tua lei.

119 - 143 Tribulação e angústia se apoderaram de mim; mas os teus mandamentos são o meu prazer.

O tratamento agora é com o inimigo interno, nosso ego, nossas coisas, nosso EU. O Espírito Santo nos fala de meditação, de falsidade, e luz, de caminho, de aflição, de coração, de engano, de vergonha, de opressão, de choro, de angústia, de tribulação!

É isso, o Senhor vai nos curando de todos esse males da alma, que são alavancados; basicamente pelos desejos desenfreados da carne!

2 Co 5 - 13 Porque, se enlouquecemos, é para Deus; se conservamos o juízo, é para vós.

14 Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;

15 e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

Paulo tem a medida exata de como essa transformação nos atinge.

O amor de Cristo nos CONSTRANGE, mas o constranger não é no sentido de enrrubecer ou nos deixar inquietos, é no sentido de nos impelir a não mais deixarmos que nossas vontades suplantem nossa fé.

É no sentido de afogarmos a alma na vida abundante de Cristo em nós.

O Trabalho positivo da Cruz em nossa vida muda o trato com todas as angústias e necessidades subjetivas que nosso corpo e nossa alma possam suscitar!

Nos deixando LIVRES PARA ENTEDER O QUE O SENHOR QUER NOS FALAR E PARA ESTUDAR E APRENDER DELE ATRAVÉS DA PALAVRA VIVA.

LIMPA NOSSOS vasos condutores, ISSO É O FLUIR DA VIDA DE CRISTO EM NÓS!

E... Não foi diferente com Simão Pedro.

Mt 14 - 28 Respondeu-lhe Pedro: Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo sobre as águas.

29 Disse-lhe ele: Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus.

30 Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.31 Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Jesus amparou Pedro, mas antes lhe ensinou sobre ESPERANÇA, CONFIANÇA E FÉ.

Mt 16 15 Mas vós, perguntou-lhes Jesus, quem dizeis que eu sou?

16 Respondeu-lhe Simão Pedro: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

22 E Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Tenha Deus compaixão de ti, Senhor; isso de modo nenhum te acontecerá.

23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não estás pensando nas coisas que são de Deus, mas sim nas que são dos homens.

24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;

Jesus admoestou Pedro, que mesmo tendo ele tido aquela revelação extraordinária, que só poderia ter vindo do Espírito Santo; de que o Filho do Deus Vivo estava ali; mesmo assim; ele, Pedro deveria lutar contra o seu eu, que ante a idéia do sofrimento da morte tenta resolver as coisas por conta própria! Ignorando o dever para com Deus. Jesus ensinou a Pedro como satanás aproveita das fraquezas da carne do homem!

Mt 17 - 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.

5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

6 Os discípulos, ouvindo isso, cairam com o rosto em terra, e ficaram grandemente atemorizados.

Aqui o Próprio Deus se encarregou de esclarecer para Pedro, que a Palavra de Deus, Cristo, não pode ser comparado a nenhum homem por mais justos que achemos que este seja!

Vejam como o tratamento segue:

Mt 18 21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?

Mt 19 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós?

Mt 19 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.

Mt 26 - 40 Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo?

Jô 18 11 Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?

Mc 14 72 Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar.

E assim irmãos; Pedro também foi tratado com sua ansiedade.

Foi praticamente domado na sua robustez, aprendeu a se controlar para tratar com os irmãos, aprendeu a vigiar, a não ser violento, enfim; foi constrangido cada vez mais a deixar sua alma de lado e seu próprio Eu pregado na cruz, como afinal ele mesmo queria, na primeira vez que disse a Jesus que iria morrer com o seu MESTRE!

Bom, até aqui vimos como a Palavra opera na vida do homem separado para Deus; como Ela atua em duas frentes simultaneamente, na questão externa e na questão interna.

Vimos também o tratamento real que aconteceu com Simão que era Barjonas, e que agora certamente tem muito mais de Pedro.

Agora vamos ver o fruto desse trabalho da Cruz na nossa vida, e porquê não na vida de Pedro também!

Nestas últimas 14 porções de 8 versículos, se os irmãos pesquisarem verão que a tradução do vocábulo PALAVRA, como falamos, é o grego LOGOS, que quer dizer PALAVRA FALADA, FONÉTICA, ENSINO!

Mas no final do Salmo 119 teremos então o RESULTADO DO TRATAMENTO DA CRUZ; agora o vocábulo usado para PALAVRA é o grego RHEMA, que quer dizer: VIDA.

Perceberam como a PALAVRA TRABALHADA PELA OBRA DA CRUZ SE TORNA ENTÃO VIDA EM NOSSAS VIDAS?

É JESUS QUE RESSUSCITA EM NÓS. NOVA CRIATURA SURGE!

Acompanhem.

Versículos 153 a160– letra inicial que começa cada um deles do hebraico é RESH

Versículos 161a168- letra inicial que começa cada um deles do hebraico SHIN.

Versículos 169a176– letra inicial que começa cada um deles do hebraico TAV.

As últimas três porções do salmo 119 nos remete ao momento em que o odre, aquele que já estava todo enfumaçado e retorcido; se quebra e sai de lá o puro e fino vinho.

E o sabor e o perfume são tão maravilhosos que começa a tratar também outros odres na fumaça.

A Palavra de Deus traz a novidade de vida, baseada na única Vida que realmente gera vida, a do Filho de Deus.

Agora veremos a colheita da Palavra de Deus que é singelamente escrita em grego nestas três últimas porções como RHEMA, ou seja: VIDA; então quando os irmãos lerem “palavra”, podem transliterar para “VIDA”.

119 - 154 Pleiteia a minha causa, e resgata-me; vivifica-me segundo a tua palavra.

119 - 160 A soma da tua palavra é a verdade, e cada uma das tuas justas ordenanças dura para sempre.

119 - 161 Príncipes me perseguem sem causa, mas o meu coração teme as tuas palavras.

119 - 162 Regozijo-me com a tua palavra, como quem acha grande despojo.

119 - 163 Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei.

119 - 164 Sete vezes no dia te louvo pelas tuas justas ordenanças.

119 - 165 Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.

119 - 168 Observo os teus preceitos e os teus testemunhos, pois todos os meus caminhos estão diante de ti.

119 - 169 Chegue a ti o meu clamor, ó Senhor; dá-me entendimento conforme a tua palavra.

119 - 170 Chegue à tua presença a minha súplica; livra-me segundo a tua palavra.

119 - 171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos.

119 - 172 Celebre a minha língua a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.

119 - 173 Esteja pronta a tua mão para me socorrer, pois escolhi os teus preceitos.

119 - 174 Anelo por tua salvação, ó Senhor; a tua lei é o meu prazer.

Que transformação!

O novo homem que surge, é vivificado segundo a vida de Cristo.

Conhece a verdade; que é Cristo.

Confia em Cristo porquê sabe que Cristo não muda.

Anda no temor de Cristo.

Tem regozijos com a Vida de Cristo.

Abomina o que é falso.

Sabe louvar. Tem muita paz!

Põe os seus caminhos em Cristo.

Clama e suplica por entendimento, sabendo que Cristo é justo e longânimo e que certamente obterá o entendimento.

E; com sua língua começa a falar de Cristo e a PROCLAMAR o Evangelho; pois sabe que escolheu os preceitos que levam a SALVAÇÃO!

Os irmãos acham que na vida de Simão foi diferente?

Basta darmos uma esticada até o Livro de Atos, que Lucas vai nos contar um pouco do que aconteceu com Pedro.

Na verdade o Livro que Lucas escreveu se chama Atos dos Apóstolos, mas predominantemente vemos dois ministérios distintos: de Pedro e de Paulo.

A igreja primitiva contou com o Simão transformado pela Vida de Cristo, foi usado para que o Evangelho fosse levado primeiramente aos judeus, e dali para o resto do mundo; e vemos isto claramente nos primeiros 12 capítulos do Livro.

No capítulo 1 Pedro já se levanta como um líder ungido pelo Espírito Santo, já se ocupando em eleger mais um discípulo para a obra que viria!

ATOS [1]

13 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde permaneciam Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão o Zelote, e Judas, filho de Tiago.

14 Todos estes perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

15 Naqueles dias levantou-se Pedro no meio dos irmãos, sendo o número de pessoas ali reunidas cerca de cento e vinte, e disse:

No capítulo 2 ele se levanta pela primeira vez para falar aos Judeus depois da descida do Espírito Santo; e já prega o arrependimento e a salvação dos pecados, através do Cristo Vivo! Depois do seu discurso 3.000 foram batizados!

ATOS [2]

14 Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?

38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

No capítulo 3 vemos Pedro curando em nome de Jesus. Mas Como o odre mudou. Os irmãos percebem que Pedro deu o que ele realmente tinha? A VIDA DE JESUS!

ATOS [3]

1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.

3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.

4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.

6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.

11 Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão.

12 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?

No capítulo 4 Pedro um homem iletrado dá lições aos doutores de Israel!

ATOS [4]

8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e vós, anciãos,

9 se nós hoje somos inquiridos acerca do benefício feito a um enfermo, e do modo como foi curado,

10 seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.

13 Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.

19 Mas Pedro e João, respondendo, lhes disseram: Julgai vós se é justo diante de Deus ouvir-nos antes a vós do que a Deus;

Nos capítulo 5 e 8, Pedro ensina e participa de Juízo Divino para com o começo da era da igreja.

ATOS [5]

3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?

7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, sabendo o que havia acontecido.

8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.

9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.

14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres;

15 a ponto de transportarem os enfermos para as ruas, e os porem em leitos e macas, para que ao passar Pedro, ao menos sua sombra cobrisse alguns deles.

29 Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens.

ATOS [8]

14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João;

15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo.

20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus.

No capítulo 9 Deus usa Pedro para retornar à vida uma seguidora do Caminho!

ATOS [9]

32 E aconteceu que, passando Pedro por toda parte, veio também aos santos que habitavam em Lida.

34 Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura; levanta e faze a tua cama. E logo se levantou.

36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.

37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo.

38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco.

39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáulo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.

40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.

41 Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.

Que grande responsabilidade! Que grande ministério!

Como Deus nos surpreende! Como Deus nos ensina!

A grande obra de Cristo, a alavanca de todo o plano da redenção; foi entregue primeiramente a um pescador iletrado e inculto (At 4-3), com um sotaque nortista de levantar a ira de qualquer principal da Judéia (Mt 26-73); nascido na cidade de Betsaida, uma das cidades mais pobres do norte da Galiléia!

Jesus já havia discernido que Pedro era uma pessoa rude, instável, contraditória.

Então porquê?

Lc 22 - 62 E, havendo saído, chorou amargamente.

Lc 5 - 8 Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.

O senhor sabia que por detrás de Simão existia um coração temente a Deus, com capacidade de reconhecer os seus erros, de se arrepender amargamente, de chorar pelos seus pecados!

O Senhor tinha plena confiança que a Obra da Cruz iria transformar aquele homem; tinha certeza de que aquele odre, aquela casca; iria um dia se quebrar, e deixar sair o fino aroma do próprio Cristo de dentro dele; Pedro.

O Espírito Santo ainda usou Pedro para nos deixar duas maravilhosas cartas, onde ensina a “sã doutrina”, com forma e ordem impecáveis. Discorrendo temas de fundamental importância para a nossa vida cristã; tais como:

Salvação, santidade, temor reverente, amor mútuo, relacionamentos com o mundo, sofrimento, humildade, promessas, crescimento espiritual, testemunho, a segunda vinda de Cristo!

É isto que Deus quer de nós.

Que sejamos afeitados a Ele. Este é o homem apto a estudar a Palavra de Deus! Um homem que possa dar frutos na fé! Que não esteja apenas interessado nas coisas que irá alcançar para ele mesmo, um homem que pense em dar antes de receber! Um homem que não se atenha e não se distraia com acessórios e alegorias! Um homem que tenha profudindade em Cristo!

Deus é desejoso de sempre encontrar em nós; um coração contrito e quebrantado, para que possamos ser aperfeiçoados por Ele, para que possamos ser usados na obra Dele.

Para que possamos finalmente TER ENTENDIMENTO, da linda história de amor que Deus, na Sua infinita misericórdia; insiste em nos colocar como coadjuvantes!

Yale Pereira

Obs 1 Esta série de três textos foi uma adaptação dos escritos do irmão Cristian Chen, e do treinamento semanal dos estudos bíblicos, no jardim da boa semente.

Obs 2 Você nunca ouviu falar do irmão Chen? Você não sabia que tem um treinamento semanal no lugar onde você congrega? Talvez irmão você precisa considerar diante de Deus, onde você tem jogado suas redes, como Simão Barjonas fez!

Sem comentários: