11 setembro, 2007

Atos / II Tessalonicenses

Vamos ler no livro de Atos, Cap. 18 e depois na Segunda carta aos Tessalonicenses. Podem marcar de uma vez.

Atos cap. 18 5 Quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, Paulo se entregou totalmente à palavra, testemunhando aos judeus que o Cristo é Jesus.

11 E ali permaneceu um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

II Carta aos Tessalonicenses

Cap. 1 : 1 ¶ Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo,

2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando,

4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,

5 ¶ sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo;

6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam

7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,

8 em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

9 Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder,

10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho).

11 ¶ Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé,

12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.

Cap. 2 : 1 ¶ Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos

2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.

3 ¶ Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,

4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.

5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?

6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.

7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;

8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira,

10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira,

12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

13 ¶ Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade,

14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

16 ¶ Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,

17 consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra. Amém.

Vamos orar

Senhor, nós mais uma vez pedimos a Tua ajuda, reconhecendo que sem Ti, nós não podemos fazer nada. Pedimos a tua benção. Pedimos a revelação da Tua palavra, Senhor, pedimos que também nós não sejamos enganados, mas que nós possamos conhecer claramente, como que nós devemos estar vivendo estes dias que antecedem a tua volta, a tua chegada. Que o Senhor nos dê mais revelação sobre esta palavra que o Senhor revelou para esses irmãos que viviam nessa cidade. Deus que o senhor abra essa palavra para nós, que o Senhor nos dê entendimento, que o Senhor mande luz do céu, para que nós possamos ver a tua luz, para que nós possamos ouvir a tua voz. E que a tua palavra mude a nossa vida. Em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

Aqueles versículos de Atos, eu li apenas para nós não nos esquecermos do apóstolo Paulo que está nos esperando por nós lá em Corinto, enquanto nós estamos lendo essas primeiras cartas que ele escreveu à igreja em Tessalônica. Estamos acompanhando o plano da Redenção aqui na Segunda feira, desde o começo, e agora nós estamos na época da segunda viagem do apóstolo Paulo. Ele estava na cidade de Corinto, quando Timóteo e Silas chegaram da Macedônia, trazendo notícias de como estava a igreja naquela região. Ele havia fugido de lá por causa da perseguição, não havia terminado de expor a palavra de Deus para aqueles irmãos, e agora então ele ouvindo o que estava acontecendo lá, ele escreveu a primeira carta que nós terminamos de considerar na semana passada.

Essa primeira carta, nós vimos que a ênfase dela era a vinda do Senhor, ou a Parousia do Senhor. Parousia significava presença. O Senhor voltando e estando presente conosco. E na primeira carta, a ênfase da vinda do Senhor, como nós vimos, é uma vinda do Senhor para nós, para aqueles que os estão aguardando, para a igreja. Ele disse então como que aquela visão da volta do Senhor motivava aqueles irmãos tão jovens a terem uma vida no caminho da santidade, a viverem uma vida reta diante de Deus, a procurarem realmente ordenar, a acabar com as pendências todas que eles tinham. Paulo então escreveu para eles sobre essa vinda do Senhor, e depois, com o tempo ele recebeu algumas notícias, de como que isso tinha chegado aos ouvidos dele. E a notícia que chegou é que havia tido um mal entendido às coisas que Paulo havia escrito sobre a volta do Senhor. Paulo havia escrito para eles se consolarem, pois eles estavam tristes pois alguns cristãos tinham já partido, morrido, e eles pensavam que eles, os que partiram, iriam perder o que está por vir. Paulo disse que não, pois quando Jesus voltasse, os mortos em Cristo ressuscitariam, os vivos seriam arrebatados, para encontrar com o Senhor nos ares. Aí então eles começaram a considerar a volta do Senhor, e alguns começaram a querer parar de trabalhar, querer ficar esperando o Senhor, e ficaram com algumas confusões nas suas cabeças. E além disso, parece que algumas pessoas, não sabemos detalhes, talvez tenham escrito alguma carta para eles, talvez pretendendo ser em nome do apóstolo Paulo, e nessas cartas, eles entenderam, receberam uma notícia, de que o dia do Senhor já havia chegado. Isso para eles foi uma surpresa muito grande, porque eles viram Paulo falando que no dia do Senhor eles seriam arrebatados. Então, se eles estavam na terra, e o dia do Senhor já havia chegado, quer dizer que eles haviam ficado. E a expectativa que os aguardava agora era o julgamento de Deus, era o juízo do mundo. Então Paulo escreveu a Segunda carta para falar para eles mais alguma coisas sobre a volta do Senhor, agora de uma outra perspectiva.

Na primeira carta ele escreveu sob a perspectiva da igreja, ou dos cristãos: como que Jesus vai voltar para aqueles que o estão aguardando. Agora ele vai falar para o mundo, o que é que representa a volta do Senhor, para o mundo e aí Paulo vai então tentar esclarecer algumas dificuldades que eles tiveram em relação à revelação da vinda de Jesus na primeira carta, e na segunda carta nesse aspecto da vinda do Senhor, vocês vão ver que é bem diferente a ênfase de Paulo. Então ele diz assim: 1 ¶ Paulo, Silvano e Timóteo, que eram os companheiros de Paulo nessa Segunda viagem. Silvano aqui é o Silas. à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo,

2 graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Como sempre ele fazia ele saudava os irmãos com graça e a paz do Senhor.

3 Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo - como ele já havia feito na primeira carta - pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, Aquilo que Paulo havia dito para eles que eles deveriam crescer, deveriam abundar mais naquilo que Deus já havia dado para eles, estava acontecendo e Paulo diz que a fé deles crescia muitíssimo e o amor deles transbordava. Mas se você se lembra da saudação que Paulo fez para eles na primeira carta, do elogio, o que é que está faltando aqui? Quem se lembra? Tem três pilares, que nós devemos assentar a nossa vida espiritual. Está faltando a “esperança”. Paulo não mencionou mais a esperança, pois eles estavam confusos, e se o dia do Senhor, havia chegado, que esperança eles tinham? Eles haviam ficado. Eles não tinham mais esperança. Tinham muita fé, muito amor, mas a esperança estava meio minguada. Então aqui, se você lembra na primeira carta, no cap. 1 no verso 3, Paulo disse para eles: 3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. Na segunda carta ele fala que cresceu muitíssimo. No vosso trabalho de amor, que também estava transbordando. Eles estavam crescendo em amor. Mas da firmeza da vossa esperança, nada fala. Por causa daquele mal entendido, por causa daquela confusão, talvez a esperança deles não estivesse tão firme como deveria estar. E eu creio que hoje, quando você olha a história da igreja, parece que as vezes acontece a mesma coisa. Você vê que as pessoas buscam a fé, crêem na palavra de Deus, as vezes andam até em amor, mas e a esperança? O que é que os cristãos estão esperando? Outro dia um irmão estava partilhando conosco sobre os acontecimentos do fim, com base nos jornais, ele disse estava viajando com um outro irmão, e esse irmão perguntou para ele: “você acredita mesmo que Jesus vai voltar? Você acredita nessas coisas?”. Então vejam. Pessoas cristãs, que conhecem a palavra de Deus e não tem esperança. Vivem a vida aqui como se essa vida fosse o que Deus tem para nós. E parece que os nossos irmãos que viviam na cidade de Tessalônica, com a fé deles que crescia muitíssimo, com o amor que transbordava, não mais estavam firmes na esperança. E isso era um problema, e por isso Paulo escreveu para eles novamente: 4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais. Eles estavam sendo perseguidos, eles estavam sofrendo, mas sofrer e ser perseguido sem esperança, deve ser muito ruim, e aí Paulo começou então a falar para eles e este é um dos temas da Bíblia: Por que é que um justo sofre? Por que Deus permite que o justo passe por aflições e tribulações como eles estavam passando. E aí Paulo disse para eles: 5 ¶ sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo. Se vocês estão sofrendo, isso é uma prova do justo juízo de Deus, para que vocês sejais havidos por dignos do reino de Deus. Vocês estão sofrendo é porque tem alguma coisa à frente. E na carta de Coríntios (2 Coríntios 4:17) (Romanos 8:18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.) Paulo diz que o sofrimento do tempo presente, que ele chama de leve e momentânea tribulação, não se pode comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Então todo sofrimento deste mundo Paulo chama de leve e momentâneo. E na verdade as vezes a gente - não que o sofrimento não seja sério, que ele não nos entristeça - mas todas as coisas deste mundo elas passam. Paulo então está falando que tem um sentido em tudo. 5 ¶ sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo; 6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam. Isso não acontece hoje. Quando as pessoas nos perseguem, quando elas nos afligem, quando elas falam injustiças contra nós, Deus não as julga imediatamente. Deus não desce a sua mão governamental imediatamente. E as vezes as pessoas injustas continuam vivendo, como as vezes os Salmistas refletiam: por que é que os homens ímpios estão tão saudáveis, ricos, tranqüilos, e os justos estão sofrendo, passando por tribulações? Isso tem um sentido. 6 se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam, 7 e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco - vai ter um alívio, e vai ter um julgamento, a justiça de Deus, que vai resolver estas questões pendentes neste mundo, e vocês que estão atribulados então, vocês terão alívio. Agora ele vai começar a entrar no assunto dele. Quando que vão acontecer essas coisas? Quando que Deus vai atribular os atribuladores? Quando que |Deus vai dar alívio aos atribulados? Quando que isso vai acontecer? Ele começa dizendo para eles. 7..... quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder. Ele está dizendo para eles. Isso vai ainda acontecer. Não desanimem. Não percam a esperança. Essas coisas ainda vão acontecer, 7 ....quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, 8 em chama de fogo. Veja que a maneira de falar já é diferente. Quando falou sobre a Parousia na primeira carta, tocou a trombeta, os cristãos foram levados para o encontro com o Senhor nas nuvens. E aqui quando ele começa a falar sobre a vinda do Senhor, no que se refere ao mundo, ele fala que Ele virá dos céu, com os anjos do seu poder, em chama de fogo. Ele começa a entrar no assunto da volta do Senhor, de um outro ponto de vista para esclarecer aos nossos irmãos que viviam em Tessalônica, e que também para nós e para toda a igreja que viveu ao longo desse século, todos lendo essa carta, que quando Ele fizer isso, e vier do céu dessa forma, para o mundo Ele vai tomar vingança dos que não conhecem a Deus. E dos que não obedecem ao Evangelho do nosso Senhor Jesus. Ele começa a falar de um aspecto da vinda do Senhor, que na primeira carta ele sequer mencionou, porque ele disse na primeira carta, sobre a Parousia do Senhor, para a igreja, para os cristãos. Mas agora ele vai falar do dia do Senhor, no que se refere ao mundo, quando Ele vai tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho. Como o Senhor disse: “Minha é a vingança. Eu retribuirei. Bem aventurados sois vós quando vos perseguirem, quando vos injuriarem e quando mentido disserem todo o mal contra vós. Exultai, porque grande é o vosso galardão lá no céus. Eu vou resolver. Não irá ficar nenhuma pendência. Não precisa reivindicar e se vingar antes da hora. E esses então que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus, eles sofrerão o castigo, a perdição eterna, banidos da face do Senhor, da glória do seu poder. Começa a falar sobre o julgamento. Vai se suceder à vinda do Senhor. Quando você encontra essa palavra “vinda do Senhor”, no original grego é Parousia, a Parousia do senhor, as pessoas as vezes tem dificuldade porque entende a Parousia como uma coisa única, mas a Parousia do senhor, é uma seqüência de eventos., que engloba uma série de etapas: essa vinda para a igreja, essa vinda para o mundo, e algum tempo depois o juízo final. Então todos estes eventos fazem parte da vinda do Senhor, os quais sofrerão como castigo a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder, quando então Deus vai manifestar a sua justiça. Hoje o que está manifestado é o amor de Deus. Por isso o Evangelho é proclamado para que os homens se arrependam, e aceitem o amor de Deus. Mas um dia a justiça de Deus será proclamada e nessa hora você não vai mais poder aceitar o Evangelho como hoje qualquer pecador pode. Basta você crer no Senhor, naquilo que Ele fez por você na cruz do calvário e você recebe o perdão dos seus pecados, porque a justiça de Deus caiu sobre Ele lá na cruz. Ali estava sendo revelado o amor de Deus, porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho e a justiça ainda vai ser revelada, nesse dia quando o Senhor voltar. E aqui diz assim: 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). Que dia é esse? Esse é o dia do Senhor. Muitas vezes você encontra no Novo Testamento, o dia de Cristo. Esse dia de Cristo, não é igual ao dia do Senhor. O dia do Senhor, na verdade, ele não é mencionado primeiramente no Novo Testamento. O dia do Senhor, todos os profetas falam sobre ele. Nós não temos tempo para olhar o que os profetas falaram nem estudar com profundidade tudo o que se refere a esse assunto. Vamos apenas passar sobre essa carta de Tessalônica, para vocês verem como estava o estado da igreja naquela ocasião e qual foi a verdade que o Espírito Santo entregou a eles. Mas se você ler os profetas todos vão falar do dia do Senhor, ou do dia de JAVÉ. Será um dia de terror, um dia de trevas, um dia de juízo, quando a justiça de Deus será manifestada. E é isso que ele começa a falar aqui, quando naquele dia - esse é o dia do Senhor - do qual todos os profetas do Antigo Testamento falaram. Isaías, Sofonias, Zacarias. Todos. Você pode ler lá, o dia do Senhor aguarda. 10 quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). Aí a glória de Deus, se manifestará em todos aqueles que creram no Evangelho, e todos aqueles que receberam o amor de Deus. Esse é o primeiro aspecto da vinda do Senhor. A igreja vai ver o Senhor antes dele chegar no mundo, porque o encontro da igreja com o Senhor, como nós vimos na primeira carta, será nos ares, após o arrebatamento. 10 ......E para ser admirado em todos os que tiverem crido Porque hoje você ama e crê em alguém que você não viu. Já pensou isso como Pedro escreveu lá. 1 Pedro 1:8 a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória. Aquele que deu a vida por você e nesse dia então você vai vê-lo, na plenitude da sua glória e da sua beleza. Aqui diz então que nesse dia, você vai poder admirá-lo. 11 ¶ Por isso, também não cessamos de orar por vós , para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação ( como ele escreveu na primeira carta seguindo o caminho da santificação) e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, 12 a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. Então foi assim que ele introduziu a carta, e agora no cap. 2, ele vai entrar no assunto em si, que é essa volta do
Senhor, do ponto de vista do mundo.

Ele diz assim: 1 ¶ Irmãos, no que diz respeito à vinda ( Parousia ) de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos

2 a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ou seja, não fiquem acreditando em todas as coisas que se falam por aí. Ele diz: Nem vos perturbeis, quer por espírito, por palavra, ou por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor estivesse já perto. Então parece realmente que eles receberam alguma informação ou mesmo uma carta, talvez até pretendendo ser do apóstolo Paulo, mas não foi ele quem mandou, e isso aqui ele está afirmando, dizendo que o dia do Senhor já chegou. Por isso eles estavam confusos, porque se o dia do Senhor já tivesse chegado, que esperança eles poderiam ter?
Eles não sabiam aquela situação e por isso eles estavam passando dificuldades. Aí Paulo vai dizer para eles algumas coisas sobre o dia do Senhor. Não é o dia de Cristo. É o dia do Senhor. Isso tem a ver com o mundo. Aqui, ele está falando para o mundo, coisas que vão acontecer no mundo, que nós não devemos esperar o que vai acontecer no mundo, mas ele está dando uma informação para eles. Para que o dia do Senhor chegue no mundo, algumas coisas vão acontecer antes no mundo. Lá na primeira carta, não sei se vocês lembram, Paulo citou isso de leve, quando ele disse que o dia do Senhor, viria como um ladrão. 1 Ts cap. 5 : 4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;

pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que do Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Alguma coisa que vai surpreender a todos.

Então não vos movais facilmente do vosso modo de pensar. Por pensamento, por espírito ou por qualquer carta que vocês tenham recebido. Ninguém, de modo algum vos engane e aí ele começa a nos dar algumas informações bem claras sobre como serão alguns acontecimentos no mundo. O que é que ele diz? 3 ¶ Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição. Veja bem. Ele coloca duas coisas que antecedem o dia do Senhor na terra, e isso diz respeito ao mundo. Isso não tem que acontecer para nós. Nós não precisamos esperar que isso aconteça, para nós nos encontrarmos com o Senhor, mas aqueles que estão no mundo, não verão o Senhor antes que primeiro ocorra a apostasia - o que nós precisamos saber o que é - e também que seja manifestado o homem do pecado. Precisamos saber o que é a apostasia e quem é o homem do pecado, para que nós possamos entender o que ele está falando com esses irmãos lá. Isto não sucederá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição. Aí ele explica um pouco quem é esse personagem. É um homem que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus. Esse tal homem do pecado, esse filho da perdição, ele vai se levantar contra tudo o que tem a ver com Deus. Então ele está dizendo que isso vai acontecer antes do Senhor chegar.

4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. E aí nós precisamos pensar. Que situação é essa? Que santuário de Deus é esse? E quem é esse personagem que vai se assentar no santuário de Deus, e se apresentar como se ele mesmo fosse Deus? Ele está dizendo que antes vai acontecer isso. E é claro, nós não vamos entrar em detalhes de todas essas coisas, mas Paulo está se referindo aqui ao anticristo, aquele que vai assumir, na terra, a função do governo mundial, e vai chegar a um ponto que ele vai se apresentar perante o povo de Israel como sendo o próprio Deus. Vai entrar no santuário - que nessa ocasião já deve estar reerguido - e vai se colocar como sendo Deus. Ele disse que isso vai acontecer antes que o dia do Senhor chegue na terra.

5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas? Ou seja, Paulo já havia começado a falar sobre isso durante aqueles meses - poucos meses - que ele esteve na cidade de Tessalônica, sobre coisas que aconteceriam antes da volta do Senhor a este mundo. 6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. E aqui Paulo não entra em muitos detalhes, pois talvez já tenha falado alguma coisa entre os irmãos sobre o que é que detém, o que é que impede que esse homem do pecado seja manifestado. O que é que tem na terra que impede que ele assuma essa posição. Nós vamos falar um pouco sobre isso. Mas ele disse que o mistério da iniquidade já opera, desde aquela época. Já estava operando, preparando alguma coisa. Na verdade está sendo arquitetada a séculos, e que hoje, como nós ouvimos a semana passada ( Quinta - Cristiano), nós podemos ler nos jornais, mas isso já está sendo arquitetado há muito tempo. 7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém. Existem, claro, na história da igreja várias interpretações sobre o que é que é isso que o detém, mas nós não vamos entrar em detalhes sobre todas elas, vamos apenas dar uma idéia do que poderia ser, mas diz que alguma coisa impede esse homem da iniquidade de se manifestar, e depois então que esse que o impede que ele se manifeste for tirado, 8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca ( com a palavra da sua boca ) e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 9 Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira. É a obra do engano, e você pode ver mais detalhes no livro de Apocalipse, capítulo 13. 10 e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

Então, todos aqueles que não conhecerem a palavra de deus, que não conhecerem o Evangelho, serão enganados. Todos seguirão a este que fará - como Jesus disse - tão grandes sinais e prodígios que se possível fora, enganaria até os escolhidos. Então vai ser um personagem eminente, que vai assombrar o mundo, e todo o mundo vai seguí-lo. Esse vai ser esse homem da perdição, o homem do pecado. O Senhor não vai voltar antes que a obra prima de Satanás seja manifestada. Antes que o Senhor volte a esse mundo o homem do pecado será levantado, e agora ele fala sobre a apostasia. São dois, portanto, os sinais: a manifestação desse personagem e a apostasia. O que é a apostasia? Apostasia é o desvio da fé, onde as pessoas vão crer em coisas estranhas, e não mais na palavra de Deus pura. E isso vai preparar a obra do engano, vai preparar e vai viabilizar o estabelecimento de uma religião mundial, que vai viabilizar a dominação desse personagem. Então a apostasia - o desvio da fé - vai preparar o caminho para que esse personagem também como fala em Apocalipse, o falso profeta, ele estabeleça uma religião mundial, uma adoração a esse personagem. Nós poderíamos até estudar esse assunto aqui, mas é um pouco longo. Depois que nós terminarmos a seqüência da Bíblia nós poderemos entrar nos detalhes quando estivermos em Apocalipse.

Por eles não terem crido no Evangelho, por não terem aceitado a palavra de Deus, o que é então que vai acontecer com eles? Olhem o que está escrito aqui: 11 É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira. Vocês não querem crer na verdade, então vocês vão crer é na mentira!!!!!!!!!!!! É verdade. É isso mesmo. É uma coisa absurda. As pessoas não aceitam a palavra de Deus, mas quando vier o enganador, o mentiroso, eles irão aceitar. Então Deus lhes envia a operação do erro para que eles creiam na mentira. E isso é o que está sendo preparado. 12 a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça. Quando Deus manifestar a sua justiça não vai haver nenhuma voz no universo que irá discordar de Deus, porque antes de Deus julgar as pessoas, Deus enviou Jesus ao mundo, que deu a vida por nós lá na cruz, e disse que nós devíamos falar isso a todas as pessoas até os confins da terra, e só depois de que todos tivessem oportunidade de ouvir o Evangelho, ele voltaria. Então os homens não terão desculpa, e lá em Romanos diz que mesmo que eles não ouvisse o Evangelho, se eles olhassem a própria criação, eles teriam como descobrir que há um Deus. E a própria consciência deles, poderia ser despertada para que eles voltassem e buscasse a Deus e adorassem ao Criador, ao invés de adorarem a criatura. E claro que essa obra do engano, vai ser de uma criatura rebelde. Eles vão crer na mentira para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.

A mentira quando ela é totalmente contrária você desconfia dela. O problema da mentira, é quando ela é uma verdade torcidinha. Esse é o problema. São as sutilezas do inimigo. Quando esse personagem aparecer, é claro que não vai ser uma mentira deslavada. Vai ser uma mentira tipo daquela que ele falou com a Eva, no jardim do Éden. “É assim que Deus falou para você não comer das árvores do jardim”? Ele questiona as coisas, vem com sutilezas. E com essas sutilezas ele engana todo mundo. E é claro que depois que você pega a primeira sutileza aí ele fala uma mentira deslavada e você engole, como a Eva engoliu lá. “Você pode comer porque você não vai morrer não. Deus não falou isso não. Deus não falou para você não comer porque senão você vai ser igual a Deus, e Ele não quer que você seja igual a Ele. Ele quer ser Deus sozinho” Aí ele começa a falar mentira. Aí sim, a mentira fica grade. Mas o começo da obra do engano, não é contrário ao Evangelho. É o Evangelho torcido, é o Evangelho misturado, é a apostasia ( desvio da fé ). Essa obra do engano tem a ver com a apostasia. São pessoas que falam que crêem mas se desviam da fé. Não é uma coisa contrária ao Evangelho, não é uma coisa totalmente contrária, tipo assim, uma adoração aberta a Satanás. Não é assim que ele vai começar, embora que no final vá cair nisso. A obra do engano não começa com o satanismo aberto.

Por isso Deus lhes envia a operação do erro, o engano, que diz lá em Apocalipse, no cap. 13. Para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 13 ¶ Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor. Vejam bem. Essa situação, é a situação para o mundo, para que eles entendessem que o dia do Senhor não havia chegado, porque nada disso havia acontecido. Alguém os havia enganado. Eles estavam sem esperanças, porque eles ainda não tinham firmeza, não conheciam a palavra de Deus. “Por que é que vocês estão falando que o dia do Senhor chegou?” o dia do Senhor não vai chegar no mundo, antes que duas coisas aconteçam: a apostasia, e a revelação do homem do pecado, do homem da perdição. Apostasia , na verdade, ela já está operando, e mesmo nos nosso dias você vê como que essas coisas estão avançadas, como que essa obra do engano está se estendendo. Desde aquela época tal obra já operava, quando os gnósticos começaram a infiltrar na igreja, uma série de coisas começaram a acontecer e isso tudo está sendo preparado durante séculos, até que nós vamos chegar - vamos olhar rapidamente sem entrar nos detalhes - em Apocalipse 13, onde fala do surgimento desse personagem aqui na terra. Nós não vamos entrar nos detalhes. Apenas para depois, se vocês quiserem estudar em casa. Apocalipse 13 :1 ¶ Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças. No livro do Apocalipse, esse personagem é representado por essa besta, e é claro que esses dez chifres tem haver com dez poderes, uma série de coisas, sete cabeças com os impérios do mundo - nós não vamos entrar nos detalhes. E diz assim, no verso 6, que é o que aconteceu em Tessalonicenses. 6 e abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para lhe difamar o nome e difamar o tabernáculo, a saber, os que habitam no céu. Vejam como ele vai falar aquelas coisas onde tudo que é de Deus ele vai se levantar contra. 7 Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação;

8 e adorá-la-ão ( a obra do engano) todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Todos aqueles que não creram no
Evangelho. Ele diz 9 Se alguém tem ouvidos, ouça. Depois vem a outra besta que é o falso profeta. Não vamos entrar nos detalhes. Verso 13 Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens.

14 Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu. E começa a falar dessa obra do engano, e nós não vamos nos detalhes agora. Mas tudo isso que ele está dizendo aqui, é para revelar

Este dia, que é o dia da revelação do homem da perdição. E voltando na carta dos Tessalonicenses, é dito: 13 ¶ Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação. Ele está dizendo para eles. Não foi para essa situação que Deus chamou vocês. Então vocês estão considerando que o dia do Senhor chegou, mas vocês estão errados. Não é assim. Deus escolheu vocês para salvação. Vocês não tem que perder a esperança. E diz que Deus vos escolheu desde o princípio, para a salvação, e esse princípio é o princípio da criação. Deus já sabia quem seriam aqueles que aceitariam o Evangelho e o seu amor. 13....... porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade Aquilo que ele tinha dito para eles, na primeira carta, par que eles se santificassem, para que eles se separassem para Deus, e para que eles se apegassem à verdade, e não dessem ouvidos para aquelas cartas falsas, aquelas situações que estavam perturbando a fé deles, mas que não vinham de Deus. 14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo. Vejam bem. Vocês não vão ficar aqui no mundo para presenciar este juízo de Deus sobre o mundo. Vocês são chamados para a glória de Deus, para o caminho da santificação. 15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa. Ou seja, não creiam nos falso profetas, não creiam nessas cartas que eles mandaram para vocês, que não tem uma base apostólica, ou seja, permaneçam firmes na esperança. Creiam que aquilo que Deus prometeu, como ele, Paulo, já havia dito na primeira carta, ele é fiel para cumprir. Ele vai completar a obra na vida de vocês. Então não desanimem porque vocês não foram escolhidos para naufragarem no juízo que vem sobre o mundo. O dia do Senhor ainda não chegou. E antes que ele chegue no mundo algumas coisas vão acontecer no que diz respeito ao mundo. Nós apenas tocamos nos tópicos principais. Não vamos entrar nos detalhes. 15 Assim, pois, irmãos, permanecei firmes e guardai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.

16 ¶ Ora, nosso Senhor Jesus Cristo mesmo e Deus, o nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança, pela graça,

17 consolem o vosso coração e vos confirmem em toda boa obra e boa palavra. Eles estavam atribulados, tristes, e Paulo então está orando por eles, para que Deus - e a Bíblia chama Deus de nosso pai, o pai da consolação - os consolasse, para que vissem novamente aquilo que os havia motivado a viverem aquela vida cristã, exemplar lá no começo. Paulo está dizendo: Permaneçam nessa fé, permaneçam na firmeza da vossa esperança. E o próprio Senhor nosso Jesus Cristo, e Deus nosso Pai, que nos amou, e pela graça nos deu uma eterna consolação, e boa esperança. Veja que Paulo falou isso tudo para voltar aonde faltou lá no começo da carta. A esperança. Paulo contou para eles resumidamente, essa questão da vinda do Senhor para o mundo, para eles entenderem que o dia do Senhor não havia chegado, como algumas pessoas os haviam perturbado, sendo que já havia tal dia acontecido, e que eles então voltassem para a esperança, mediante a consolação de Deus. Então que pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança. Permaneçam firmes na esperança. Então que Deus consolem o coração de vocês. Que Deus confirme vocês em toda boa obra e palavra. Mesmo que nessa carta Paulo toque nesse assunto, da volta do Senhor para o mundo, que é o assunto dos profetas no Antigo Testamento, ele está falando isso para esses irmãos apenas para que eles, não se confundissem, porque o que Paulo falou para eles do que eles precisavam saber sobre a vinda de Jesus, ele falou na primeira carta, que era para que eles aguardassem o Senhor do céu, e quando eles estavam fazendo aquilo eles estavam motivados, estavam preocupados com aqueles que tinham morrido, que eles não sabiam da ressurreição, e Paulo explicou para eles. Mas depois quando alguns falaram que o dia do Senhor já havia chegado, e eles não tinham sido arrebatados, então eles ficaram muito tristes. Como é que vai ser então? Paulo explica que o dia do Senhor, no mundo, não chegou. Então que Deus console. É claro que Paulo aqui não entra nos detalhes todos. Essa é uma igreja jovem, e mesmo nós falamos sobre o arrebatamento que tem uma série de aspectos sobre eles, e essa situação ela pode acontecer com algumas pessoas porque nós deixamos em aberto aqui, eu não mencionei, mas falei que ia falar depois, sobre aquele que detém, aqui fala que o homem do pecado não manifestou porque alguma coisa o detém. E o que é que o detém? O que é que está na terra hoje que impede que Satanás faça o que ele quer? É a igreja. Foi o que Jesus disse, quando expulsou um demônio que atormentava uma pessoa que estava surda, cega e muda, e quando Jesus expulsou, os fariseus falaram eu Ele havia expulsado pelo príncipe dos demônios, Jesus disse que o Reino não poderia estar dividido contra si mesmo, e mais uma série de coisas e disse: Se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, é porque chegou o Reino de Deus na terra. Deus tem alguma coisa na terra representando o seu reino. E isso é a igreja. E quando nós estamos na terra, o reino de Deus está na terra. E Satanás não pode fazer o que ele quer. Porque a igreja tem autoridade do Senhor sobre a terra. Então enquanto nós estamos aqui, ele não pode fazer o que ele quer. Ele não pode. É claro que existem muitas interpretações. Você pode ler livros, comentários bíblicos, etc. Algumas pessoas dizem que isso é o Espírito Santo, de que Ele, um dia vai sair da terra. Não vamos entrar em detalhes sobre essas questões teológicas, mas o Espírito Santo é Deus. Como é que Deus vai sair de algum lugar? Ele está em todos os lugares. A questão não é o Espírito Santo sair da terra. É uma maneira diferente do Espírito Santo tratar com os homens após o primeiro arrebatamento. Na verdade, se você quiser ver exatamente aquele que o detém, você vai ver que não é a igreja toda. Porque parte da igreja vai estar na apostasia, e parte vai estar morna. Se você continuar estudando a Bíblia, e claro que hoje nós não temos tempo para ver os detalhes, uma parte da igreja detém isso. Mas não é a igreja toda. É o que você vê no Apocalipse, que são os chamados vencedores da igreja. E você vê lá no livro de Apocalipse, que só quando os vendedores saem, é que Satanás desce. Você vê , no cap. 12, quando o filho varão nasce, ele é revelado, ele é arrebatado para o trono de deus e aí começa uma batalha nas regiões celestiais. Os exércitos de Deus descem, Satanás é jogado na terra, e quando ele é jogado na terra, a primeira coisa que ele faz, é levantar o homem do pecado. É exatamente este texto que eu li, no Apocalipse. Assim que ele chega na terra, o governador mundial aparece. E vai ser uma figura eminente. Não vai ser uma pessoa com chifrinho e um garfo na mão para todo mundo ver quem é que ele é. É claro que não. Vai ser uma pessoa de terno, um eminente líder militar, político, respeitadíssimo, e que vai enganar todo mundo. Vai levantar um líder religioso que vai fazer com que ele seja adorado. É claro. Isso está sendo preparado. E você vê hoje o mistério da iniquidade operando em todos os lugares. Quem que o detém? É a igreja. São os vencedores da igreja. Se nós estamos aqui, ele não vai se manifestar. Mas quando nós partirmos, alguma coisa vai acontecer na terra. E mesmo para aqueles que estiverem mornos ou meio na apostasia, ficarem na terra e o anticristo vai perseguí-los como a Bíblia tanto fala, eles também serão arrebatados no final se eles estiverem vivos, embora a maioria deles vai morrer. A promessa do Senhor permanece e como nós estamos dizendo, a Parousia e vinda do Senhor não é um evento único. É um evento, quer dizer, são vários eventos juntos que se chama Parousia do Senhor. Esse não é o nosso assunto agora de nós estudarmos todos os detalhes. Apenas nós queremos ver o que estava acontecendo na igreja de Tessalônica, e então nós estamos rapidamente passando sobre esse assunto. Depois nós vamos voltar a ele, quando estivermos um pouco mais à frente. Nosso tempo já se esgotou, e hoje deve ter muitas dúvidas. Alguém queria fazer alguma pergunta?

Sem entrar em muitos detalhes, ele vai ser um líder eminente, que vai sofrer um atentado, vai se levantar e quando ele se levantar ele vai estar incorporado por Satanás. Mas isso não precisamos entrar em detalhes sobre isso. Vai ser uma pessoa, que estará incorporado pelo próprio Satanás. E ele é o anticristo.

Isso também nós não vamos entrar em detalhes, pois existem milhares de interpretações sobre isso. Essa questão toda, essa palavra homem da perdição, só é aplicada na Bíblia a um outro personagem, chamado Judas Iscariotes. Existem mil conjecturas, falando que é o Judas, outros falam que é o Nero, e aí entram mil coisas, e nós não vamos entrar em detalhes. Eu acho que do ponto de vista Bíblico nós não temos todas as informações. Não importa quem é que vai ser. Importa que ele vai ser uma obra do engano, e qualquer coisa que nós falarmos sobre ele nós estamos sujeitos a sermos enganados.

Na verdade nós não precisamos identificá-lo. Quem quiser identificá-lo vai ser enganado. Nós só precisamos identificar o Senhor. E qualquer que quiser identificar a obra do engano, vai ser enganado. A Bíblia diz que tem sabedoria aí e fala o número dele que é 666. Então o 666 para nós é claro que ele vai ser. É a trindade satânica. Se você quiser procurar a ela, ele vai te enganar.

É um estado de vigilância. A questão é o estado espiritual de vigilância e oração. Você vai estar pronta, porque santificação é sempre cem por cento, porque a nossa santificação, sempre que você referencia a santificação a você mesma, você está num referencial errado. A nossa santificação é Cristo. Se você olhar para a Bel, você nunca vai ser cem por cento. Mas Cristo é sempre cem por cento. E Ele é que é a nossa santificação. Quando você está em Cristo, você está cem por cento. Quando você está na Bel, você está zero por cento. Então não adianta. Você tem que mudar a referência. Tem que confiar apenas no que Ele fez e seguir o Seu caminho. Se você está olhando para o Senhor, você não tem tempo de te medir. Você só olha para o Senhor. Aqueles que estão caminhando em santificação como vencedores eles não tem tempo de ficar olhando quem é vencedor não. Eles estão ocupados. Eles estão olhando para o Senhor e seguindo o caminho deles. Você não precisa ficar se medindo. Claro que você sabe quando você está fazendo isso e quando não está. Porque a sua consciência te avisa. Agora. Não existe um padrão de santificação, e se existe o padrão é Cristo.

O formato de arrebatamento, é aqueles que estão vivendo em santificação que vão ser levados.

A referência não é grupo, ou se tem ou se não tem. A referência é se tem Cristo. O que é arrebatado é Cristo. É Cristo na igreja que se encontra com Cristo no céu. E Cristo está na igreja.

A Bíblia não fala nada de chip. Não tem nenhum chip na Bíblia. Lá fala na marca da besta. Não fala que é chip. Na testa ou na mão. Mas não fala nada de chip, e por isso a gente não tem que se preocupar com o chip. Tem que se preocupar com o Senhor.

Três eventos. Simplesmente que no último evento, e no segundo, são um pouco mais certo a hora em que ele vem. No primeiro, ninguém sabe. O primeiro evento é o mais surpreendente, porque é ele que desencadeia todos os outros. Quando o Senhor tirar os vencedores da terra, esse é o momento crítico, porque aí começa a última semana do livro de Daniel.

Tem salvos na grande tribulação. Vencedores, nesse sentido inicial, não. Tem pessoas que vão reinar com Cristo, que são salvos da tribulação, mas eles não tem coroas, e sim palmas nas mãos. É diferente. O arrebatamento, são todos juntos. Simultâneo.

A porcentagem? Tem. Algumas referências, por exemplo quando Jesus saiu a semear, ele semeou em quatro lugares. Só uma floresceu. Tem várias referências mas nós não podemos contar. Não existem uma contagem de salvos. São muitos mas em termos de proporção nós não podemos dizer. Não sabemos. Deus sabe. Mas a gente contar, nós não sabemos. Isso não nos pertence.

Mais alguma colocação a fazer? Podemos encerrar? Então vamos orar agradecendo ao Senhor.

Senhor nós te agradecemos pela palavra que o Senhor nos deixou. E pedimos que o Senhor nos livre da hora que está vindo sobre este mundo. Desperte a nossa vida, para te conhecer, para te aguardar do céu, para estarmos firmes na nossa esperança, crescendo muitíssimo na fé, transbordando de amor, mas firmes na esperança. Deus, que nada, nenhuma circunstância deste mundo, nenhuma notícia no jornal venha nos afastar da tua centralidade da tua pessoa para nós. É a ti que nós queremos. É o Senhor que nós esperamos. Que o Senhor realmente coloque no coração essa expectativa, que o Senhor nos livre de ficarmos muito alvoroçados com as coisas que estão acontecendo. Nós sabemos que esta é a última hora e o Senhor disse que quando nós víssemos essas coisas acontecerem nós deveríamos levantar as nossas cabeças porque a nossa redenção estaria muito próxima. Então que o Senhor nos desperte mesmo aqui Senhor. Que o Senhor nos ajude sempre a andarmos vigiando e orando, mas também em humildade, cientes da grande responsabilidade que o Senhor tem colocado sobre nós por causa da tamanha graça que o Senhor tem também derramado sobre nós, a grandeza das revelações que o Senhor nos tem dado. O Senhor nos ajude a andar de maneira digna da vocação que o Senhor nos tem chamado. Que o Senhor levante o teu testemunho aqui nesta cidade. Que o Senhor realmente quebre todas as barreiras entre os teus filhos aqui, para que toda essa cidade possa saber que o Senhor veio a este mundo e que o Senhor vai voltar. Deus. Nós te agradecemos pela tua obra na nossa vida, e nos encomendamos nas tuas mãos. Em nome de Jesus que nós oramos. Amém

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