01 agosto, 2007

O ano em que morreu o rei Uzias

Vamos orar.

Oh! Senhor, Deus Pai. Nós nos alegramos por podermos estar aqui juntos, nesta noite, em teu nome, sabendo que prometeste, que onde nos reuníssemos em teu nome, Tu estarias presente no nosso meio. Estando Tu aqui Senhor, Tu que és o Rei, o Criador do universo, nós entregamos em tuas mãos, tudo o que vamos fazer, pedindo a tua benção. Rendemos-Te graça por cada vida que aprouve ao teu Espírito trazer aqui esta noite. Oh! Deus, que o teu Espírito hoje, possa através da tua palavra, falar-nos, revelar-nos, alguma coisa que está no teu coração, e que ela venha de encontro à necessidade do nosso Espírito, que ela venha abrir os nossos olhos, para podermos contemplar a tua beleza, a grandiosidade da tua obra a nosso favor e não tenhamos medo de entregar-Te completamente a nossa vida, Pedimos a tua benção. A benção do teu Espírito para cada um de nós que estamos aqui nesta noite. Em nome de Jesus, entregamos este estudo em tuas mãos. Amém.

Vamos ler em Isaías, cap. 6. 1

1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e as orlas das suas vestes enchiam o templo.

2 Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam.

3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

4 E os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

5 Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!

6 Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado.

8 Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.

9 Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.

10 Engorda o coração deste povo, e endurece-lhe os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; não venha ele a ver com os seus olhos, e a ouvir com os seus ouvidos, e a entender com o seu coração, e a converter-se, e a ser sarado.

Este capítulo fala sobre a chamada de Isaías, um dos maiores e mais importantes profetas da Bíblia. Ele era um homem de classe social elevada e vivia na corte de Israel. Profetizou durante um período bastante grande, talvez quatro reis. Interessante a chamada dele, porque na palavra diz que no ano em que morreu o rei Uzias. Ele vivia na corte e naquele ano morreu o rei. O rei, obviamente, quando se vive em uma monarquia, é a pessoa mais importante, ainda mais para uma pessoa que vivia lá. E muitas vezes acontece conosco. Aquilo que é mais importante na sua vida, você tem aquilo como todo o valor, aquilo que você projetou a vida toda, seu sonho, sua esperança de felicidade, muitas vezes quando aquilo acaba, uma coisa diferente acontece na sua vida. Na realidade é um momento de desespero, quando você perde alguma coisa, quando alguma coisa dá errada, ou quando alguma coisa não acontece como você queria ou previa. Assim estava Isaías. O rei Uzias, havia morrido. Viveu muitos anos, um rei muito importante para Israel. Aqui na Bíblia fala assim: "O ano em que ele morreu", deve ter sido para o profeta um ano complicado. É nessa situação que ele disse que viu o Senhor. Isso faz toda a diferença, na minha vida e na sua vida. Se você viu o Senhor. Faz toda a diferença se você vê. Não necessariamente como eu ti vejo, com estes olhos da carne. Mas há maneiras de você ver o Senhor. O Senhor é Espírito, e o que importa é que você tenha revelação no seu espírito para ver o Senhor, para ver a beleza do Senhor. Então aqui diz que no ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor.

O rei morrera, e não havia, portanto, rei, mas ele viu o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono. Eu não sei o que estava passando na cabeça de Isaías, nesta situação, porque ele estava pensando em quem seria o rei. Devia estar em reflexões, tentando resolver a situação, depois da morte do rei Uzias, tentando refazer os cacos que sobraram dos seus projetos de vida. Mas ele vendo o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, significa que é Deus mudando o foco, porque vamos supor que Isaías, estivesse olhando em uma direção, e ele vendo o Senhor, sua vida nunca mais seria a mesma. Quando eu vejo o Senhor, se realmente eu tenho uma visão do Senhor, a minha vida muda.

Existem "n" exemplos na Bíblia. Por exemplo, Paulo, um fariseu, zeloso, seguia a risca a religião judaica, chegou a perseguir os cristãos, que na época se chamavam "os do caminho", ou Seita do Caminho. Foram chamados cristãos pela primeira vez na igreja de Antioquia, quando o próprio Paulo foi levado por Barnabé para edificar a igreja, quando houve uma perseguição na Igreja em Jerusalém, houve alguns cristãos que foram para Antioquia, e lá anunciaram a palavra de Deus aos estrangeiros, e eles aceitaram a palavra, e quando eles viram que Deus estava fazendo uma obra diferente em Antioquia, eles chamaram Barnabé, que era um homem de Deus, um apóstolo, não dos discípulo do Senhor, mas tinha um ministério apostólico, chegou lá em Antioquia, e como não dava conta sozinho do trabalho procurou por Paulo. Paulo havia três anos que tinha sumido, pois orava em sua casa. Buscou Paulo, para ministrar na Igreja de Antioquia. Mas este Paulo era do Sinédrio, uma pessoa muito religiosa, e achou que aquelas coisas que os do caminho falavam, estava tudo errado. Estava atrapalhando o judaísmo, e tinha então que perseguir e matar aquele povo, o povo do caminho. Estevão, foi morto, apedrejado, diz a palavra de Deus que eles jogavam as capas ao pé do moço chamado Saulo, que estava lá e consentia com aquele apedrejamento, com aquela morte. E Estevão orou, dizendo que Deus não imputasse àqueles homens o pecado neles, e pouco antes de morrer o rosto dele resplandeceu como se fosse o de um anjo, "Atos 7, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus." E Saulo estava lá e via tudo isto. Sabemos como Deus operou no coração de Paulo. Pouco depois ele recebeu cartas da liderança religiosa, para ir até a cidade de Damasco, perseguir os cristãos.

Estava ele andando pelo caminho, quando ao meio dia, ele viu uma luz mais brilhante que o sol ao meio dia. E caiu por terra. Com o impacto daquela visão, ele caiu por terra. E ele ouviu uma voz dizendo a ele: " Atos 9:4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?" Sempre que Deus chama uma pessoa duas vezes pelo nome, pode preparar que vem coisa séria. Preste atenção. E Saulo perguntou: "Atos 9:5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões." Ele sabia que era o Senhor. Alguém falando do céu, quem mais poderia ser? E Jesus se identificou, e falou com o nome humano dele. Não falou "eu sou o Cristo". Foi interessante a maneira que o Senhor falou com ele. Jesus não falou desta forma: Você está perseguindo os meus discípulos. Jesus disse: Você está ME perseguindo, "a quem TU persegues". E aquela visão mudou a vida de Paulo. Ali Paulo viu o Corpo de Cristo. Por isso é que quase metade do Novo testamento foi Paulo quem escreveu, pois ele viu o corpo de Cristo, ele viu que a Igreja era o corpo de Cristo, não era uma ilusão, ou um prédio com uma cruzinha em cima. A Igreja era o corpo de Cristo. Ele falou: Porque você ME persegues? Se eu perseguir algum cristão, estarei perseguindo a Ele. Aí Paulo viu, e a vida daquele homem mudou. Ele virou o Império romano de cabeça para baixo, porque viu o Senhor. Ele viu o Senhor.

Paulo era um estudioso da Bíblia, e havia estudado com Gamaliel, muito famoso na época, durante muitos anos e por isso conhecia bem as escrituras. E depois que teve esta visão do Senhor Jesus ele começou a estudar tudo de novo. Entrava nas sinagogas, mesmo em Damasco, e dizia que este Jesus Cristo era mesmo o Messias, e demonstrava pelo antigo testamento, e provava, que Jesus de Nazaré era o Filho de Deus, o Messias prometido a Israel. Começou a reler a escritura mediante o impacto daquela revelação do Filho de Deus, que ele havia tido naquela visão.

Quando você vê alguma coisa que Deus te revela, sua vida muda completamente. As vezes não é preciso uma visão muito grande. Basta um olhar. Jesus estava passando na coletoria em uma cidade lá, e havia um cobrador de impostos, chamado Levi, depois Mateus (o que escreveu o Evangelho) e Jesus olhou para ele e disse : " Lucas 5:27 ¶ E, depois disso, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me." Ele viu alguma coisa no olhar de Jesus. Se Jesus olhar para você, basta um segundo, você nunca mais será o mesmo, porque você vai ver que o amor de Deus é tão grande que Ele te atrai, Ele te constrange. E o mundo começa a perder o brilho para você. O mundo é cheio de luzes, de atrativos, de chamamentos, onde as pessoas procuram ser felizes, da melhor maneira possível, e tem lá os seus reis, os seus projetos, mas num ano qualquer o rei Uzias morre, em um ano da sua vida, o que era mais importante, cai por terra. E você pode ter uma visão do Senhor, assentado sobre um alto e sublime trono. Imagina o Profeta Isaías naquela situação. A visão que ele teve. "1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e as orlas das suas vestes enchiam o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." Imagina que visão é esta, e que ele, Isaías, não teve! "As vestes que Ele estava, enchiam o templo" As orlas do seu manto enchiam o templo. Ao seu redor haviam serafins, que são anjos. E clamavam uns para os outros dizendo Santo, santo, santo. Porque Deus é triúno. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Sempre que os anjos cantam Santo, eles falam: Santo, Santo, Santo.

No livro de Apocalipse, João teve as suas visões, visões de Deus, visões muito interessantes, lá também eles falavam da seguinte forma. Levado ao céu, João passa a ter suas visões sobre os acontecimentos que viriam a partir da subida do Senhor, a primeira coisa que ele vê é o trono, Deus. Depois ele vê os quatro seres viventes, os anciãos, e vai descrevendo a visão, e diz assim" Apoc. 4: 8 E os quatro animais tinham, cada um, respectivamente, seis asas e, ao redor e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, e que é, e que há de vir."

A Santidade de Deus, é algo muito profundo, e por isso os anjos escondiam o rosto.

Diz a palavra que assim como as águas cobrem no mar, toda a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor. Por isso quando o Senhor voltar agora ao mundo, Ele não vai voltar como um bebezinho na manjedoura como veio na primeira vez. Ele se desvestiu da sua glória, para vir ao mundo salvar você e a mim. Ele se humilhou, foi obediente, se esvaziou de si mesmo, e não julgou usurpação ser igual a Deus. "Fp 2: 5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra" Ele não agiu como Deus. O diabo tentou fazer com que Ele agisse como Deus. Porque se ele agisse como Deus, Ele não poderia salvar você. Teria de agir como homem. Veio ao mundo como homem.

Logo que Ele foi batizado, diz a palavra, quando Ele foi ter com um primo dele, que batizava lá no rio, e quando João Batista o viu, perguntou o que Ele fazia lá, pois ele é quem teria de ser batizado por Jesus. Mas, Jesus se identificou conosco e foi batizado nas águas do rio Jordão. E assim que Ele estava saindo das águas, diz a palavra que o Espirito Santo veio sobre Ele, de forma corpórea, como uma pomba, e dos céus se ouviu uma voz dizendo: Este é o meu Filho, em quem me comprazo. Estava ali toda a divindade se manifestando ao homem. Deus Filho saindo da água, o Deus Espírito indo sobre Ele para ungi-lo para o seu ministério, porque mesmo como Deus, Ele precisou da unção do Espírito Santo, para sua obra de ministério e Deus Pai dizendo: Este é o meu Filho em quem me comprazo. Havia trinta anos que um homem vivia na terra de maneira perfeita e Deus estava olhando. Era o seu Filho, para saber se Ele poderia ser realmente o Salvador do mundo, porque se Ele pecasse, como eu pequei, como você pecou, Ele não poderia nos salvar. Mas já havia trinta anos que ele tinha uma vida reta, totalmente dependente de Deus.

Em seguida Ele foi ao deserto, conduzido pelo Espírito, ficou quarenta dias sem comer, nem beber, e ao final disso Satanás disse a Ele: Se tu és ao filho de Deus, mandem que estas pedras se tornem pão. É claro que Ele poderia fazer isso. Mas se Ele fizesse, como é que Ele poderia me salvar e salvar a você? Ele estaria, se transformasse as pedras em pão, agindo como Deus, e não como homem. Aí Ele falou com Satanás: "Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".

Então, não julgou o ser igual a Deus, coisa que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo. Eis que estava num alto e sublime trono, suas vestes enchiam o templo, mas Ele se desvestiu destas vestes, e esvaziou-se, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens, achado na forma de homem. Chegou ao ponto de não ter lugar para Ele nascer, porque a cidade estava cheia por causa do recenseamento. O Rei dos Reis, criador do Universo, nascendo numa manjedoura. "E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz"

Fp 2: 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Os homens acham que se eles não aceitarem Jesus, isso irá ficar por isso mesmo. Mas não vai não. Ele é o Senhor mesmo. Se você não aceitar hoje, a dádiva do Evangelho, o amor de Deus, que Deus propõem a você através da sua palavra, um dia você vai se defrontar com Ele como Juiz e todo mundo vai ter que confessar a Ele como o Senhor. Qualquer um. Todo mundo. Todos os homens vão comparecer perante Ele. Hoje, as pessoas são convidadas a recebê-lo como Salvador e Senhor, serem salvas e terem a vida eterna. Mas um dia virá em que todos comparecerão perante Ele como juiz. E todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. É melhor confessar agora, se você ainda não fez. Depois vai ser pior. Agora é o amor de Deus, é o evangelho. É de graça. Não paga nada. Deus fez isto por você. Se desvestiu da sua glória, saiu do alto e sublime trono, como Isaías o viu, tirou o seu manto de glória, nasceu numa manjedoura, e subiu na cruz no seu lugar. Ao invés de você subir na cruz, Ele subiu no seu lugar. Ele morreu no seu lugar. Por isso quando você vê o Senhor, as coisas mudam na sua vida. Santo, Santo, Santo.

O que acontece quando você vê ao Senhor? Você olha para você mesmo, e você vê que você é diferente. Por isso a primeira mensagem do Evangelho é: Arrependei-vos. Essa é a primeira mensagem. O homem tem que reconhecer que ele está errado. Quando Isaías, no ano da morte do rei Uzias, viu o Senhor assentado no trono, e os Serafins dizendo Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos, o que aconteceu com ele, Isaías. Ele disse: "Ai de mim. Eu estou perdido!"

Quando Adão tomou a iniciativa e levou a raça para a falência, ele se escondeu de Deus. Deus chegou no jardim, e perguntou: "Onde estás? ". Esta pergunta ecoa pelo universo até hoje. Deus em busca da sua criatura. "Onde você está?" Como é que você viveu a sua vida até hoje? Onde é que você está? Isaías falou: eu estou perdido! Por isto que a Bíblia fala: "Não há nenhum justo, nem um sequer. Todos se extraviaram. Juntamente se corromperam e se fizeram inúteis". Por isso Jesus Cristo desceu da sua glória e veio nos buscar. Mas nós estávamos perdidos. Então quando Isaías viu o Senhor, ele viu que ele estava perdido. Muita gente não entende isso porque não tem visão. Estamos separados de Deus por causa do nosso pecado, e então a gente não sabe da nossa situação.

Em Hebreus se diz assim: Hb 1: 1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho. Quando Deus fala pelo Filho, está dito. Porque o Filho é o verbo. E diz o evangelho de João que "o Verbo se fez carne. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas por Ele se sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele havia vida e a vida era a luz dos homens. Era o verbo.

Quando Deus criou o universo, lá em Gênesis, disse Deus: "Haja Luz. E houve Luz". Deus criou pela sua palavra. Você está sentada na palavra de Deus, esta cadeira aí. Deus criou. Com mesma palavra que Deus criou o universo, Ele está falando na Bíblia, porque a Bíblia revela Jesus Cristo. De ponta a ponta ela tem uma linha que revela o Verbo de Deus, que um dia se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do Filho unigênito do Pai. É o Verbo de Deus. Quando Deus fala pelo Verbo, ele não vai falar mais. Acabou. Jesus Cristo é palavra Final de Deus. Em Efésios diz que: " Ef 1: 9 desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, 10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra; 11 nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade," Em Apocalipse, quando Jesus se apresenta a João Ele diz: "Eu sou o Alfa e o Ômega" Alfa é a primeira e Ômega a última letra o alfabeto grego. O princípio e o fim. Ele é a palavra final. Não precisa esperar mais, porque Deus já falou, neste livro.

Quando você vê o Senhor, você vê a sua situação. Ai de mim! Eu estou perdido! Ai dos homens que não aceitarem o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! Eles estão pedidos! Perdidos! Ele tomou consciência dos lábios impuros dele, Isaías. Quando você vê, você vê a sua impureza. Se você não viu, é porque você não viu o Senhor. Você vê que a sua natureza carnal, é corrupta. Por isso você não consegue servir a Deus só por querer. Não funciona. Você não consegue ter uma vida reta só com a sua força de vontade. Isto porque a sua natureza é errada. Isaías viu isso com clareza. Porque ele viu com clareza? Porque ele teve uma visão do Senhor. Então as vezes você não viu o senhor de maneira tão clara, mas se você ver você vai falar igual a ele, Isaías. Vai dizer igual a Isaías: "Meus lábios são impuros. Eu falo muita bobagem". As vezes você até reclama de Deus. Porque? Você não sabe. Não conhece Ele direito. Quantas vezes você amaldiçoa uma pessoa. Quantas vezes. E há poder nas nossas palavras. Por isto a Bíblia fala: "O homem que controla a sua língua, vale mais do que aquele que conquista uma cidade". Tiago fala que controlar a língua é uma coisa complicadíssima. E Isaías viu que os lábios dele eram impuros, que tinha algo errado nele. Ele viu e nós também temos muitas coisas erradas em nós. E não era só ele não. Ele viu que ele estava errado e que ele habitava no meio de um povo de lábios impuros. Is 6: 5 Então, disse eu: ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o SENHOR dos Exércitos!" Ele viu que ele estava cercado de iniquidade. Olhemos à nossa volta. Estamos cheios de iniquidade. Estamos cheios de perdição, cheios de problemas, à nossa volta.

Hoje nós sabemos que a revelação plena do Senhor está em Cristo, mas aqui Deus ainda estava se revelando ao homem. Ele viu o Senhor, e viu que a si mesmo como impuro. E Isaías era um homem bom, muito melhor do que eu e você. Ele era um servo de Deus, e procurava seguir corretamente a sua vida, mas, ele se viu impuro, e que habitava no meio de um povo de lábios impuros. Mas Deus sempre tem uma solução para as nossas iniquidades.

Voou um dos serafins trazendo na mão uma brasa viva que tirara do altar, ou seja, a sua purificação e a minha tem a ver com o altar, e o altar na Bíblia é um local de sacrifício. Durante todo o antigo testamento aconteceram milhares e milhares de sacrifícios de animais para cobrir a iniquidade do povo de Deus. Mas aquilo era uma sombra do verdadeiro Altar, onde o Cordeiro de Deus (como João Batista disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo) seria sacrificado. O altar era onde o seu pecado era expiado. Lá o Senhor Jesus Cristo ofereceu a sua vida como sacrifício para salvar você a mim. Aqui, ainda não tinha a revelação deste sacrifício, então o anjo, com uma brasa viva, que tirara do altar tocou-lhe na boca. Ou seja: Você só consegue ser purificado quando o Senhor faz uma obra na sua vida. E quem faz é Ele. Tocou na boca e falou: A sua iniquidade foi tirada e o seu pecado perdoado. " 6 Mas um dos serafins voou para mim trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;7 e com ela tocou a minha boca e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado. 8 Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim."

Deus aceita você como você é e perdoa os seus pecados. Porque Deus faz isto. Que mágica é esta que Deus fez? Deus é justo. É porque Jesus Cristo pagou o preço. Ele levou o meu pecado e o seu pecado sobre a cruz. Então juridicamente, legalmente, Deus pode perdoar você. Basta aceitar Jesus como seu salvador. O Evangelho é só isso. A gente fica assustado como tem gente que não aceita. Não tem nada de complicado. É simplérrimo. A sua iniquidade foi tirada, porque Jesus levou a sua iniquidade sobre a cruz, e os seus pecados estão perdoados. Houve uma provisão de Deus sobre a vida de Isaías. É tudo um prenúncio do que viria, porque a Bíblia é uma coisa só. Embora a gente tenha estudado bastante o novo testamento, não quer dizer que o antigo testamento, seja diferente. É o mesmo Deus, é o mesmo Jesus Cristo, só que aqui antes Dele encarnar e depois, Ele encarnado. Aqui também a iniquidade foi tirada. Os profetas também tinham aquela revelação de que haveria alguma coisa. Deus vai tirar os meus pecados, vai jogar no fundo do mar e nem mais vai se lembrar dele. É verdade. Com o Evangelho depois, as coisas ficaram claras. Por isso veio o Novo Testamento. O Espírito Santo o deu à Igreja. No velho testamento não há a igreja. A igreja é um mistério. No novo testamento vai aparecer o mistério do Deus vivo. À Igreja foi revelada a plenitude de Cristo no novo testamento. A Bíblia se fecha quando João recebe o livro do Apocalipse. Deus foi então e tirou a iniquidade dele e depois disto, de ser retirada toda iniquidade, Deus pode usar a sua vida. Isso aqui Ele estava falando com o profeta, mas muito mais do que isso aqui era o Senhor Jesus mesmo. Deus falando: O homem se perdeu. Quem irei enviar? E Deus Filho disse: Eu estou aqui. Pode me enviar. Eu vou lá, buscar o homem. Eis-me aqui. Envia-me a mim. Isaías disse isso, mas o Senhor Jesus também disse. O Primeiro apóstolo foi Ele. Ele saiu do céu e veio até aqui. Foi enviado por Deus, foi o primeiro missionário, primeiro apóstolo. Foi Jesus Cristo. Ele disse; Eis-me aqui. Envia-me a mim. E a profecia muitas vezes é isto; os profetas encarnavam aquilo que Deus queria falar com ele. Isso é o espírito da profecia. O espírito da profecia é Jesus Cristo. Se você lê a profecia e não vê Jesus Cristo, pode parar de ler, porque o espírito da profecia, é Jesus Cristo. Ele é que é o cerne da profecia.

O antigo testamento tem três ministérios: começa com os sacerdotes, lá nos livros do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), os Reis, época de Saul, Davi, Salomão e depois os Profetas. Mas quem é sacerdote, rei e profeta? Estes são os ministérios do Senhor. Ele é o sacerdote, o rei e o profeta. Todo o antigo testamento revela a Ele: Jesus Cristo é o espírito da profecia. Ele é a Palavra. É a Vida. Ele é. Quando Deus fala pelo Filho, está falado. Pronto. Está falado. A gente não sabe quem é o Filho, e nós precisamos de revelação. Igual ao que Isaías disse aqui: No ano em que morreu o Rei Uzias, eu vi. Será que você sabe quem é Ele? Você já viu Ele? Será que Deus já revelou para você quem é o Filho de Deus? O tamanho Dele? Jesus era um homem, do tamanho normal mesmo. Mas quando Ele foi entronizado como Jesus Cristo, o ungido. Paulo viu a Igreja como corpo Dele. Imagina a Visão que Paulo teve. Essas coisas têm que ser reveladas. Não dá para explicar. Porque se você aceitar Jesus, você entra no corpo de Cristo. Imediatamente. Você passa a fazer parte da Igreja. Hoje a gente não consegue entender, mas há uma relação com o Espírito de Deus. Há um corpo. O Espírito Santo vem e batiza. Depois que ele foi purificado, ele ouviu uma voz do Senhor dizendo: A quem enviarei? E quem irá por nós? E essa pergunta Deus continua fazendo hoje. Jesus já veio, Isaías já cumpriu o ministério dele. Mas hoje, quem é que vai falar ? Quem enviarei? Mesmo eu, que estou falando aqui. Se Deus não me enviou para falar aqui eu estou usurpando a obra de Deus. Tem que ter comissionamento. Tem que ter unção, direção de Deus. Igual no princípio, aqui hoje. O que nós vamos falar? Não sei. Deus é quem sabe. Eu não sei. Mas Deus é quem sabe. Por isso Jesus disse. "Olhe a ceara, está branca para a ceifa. Rogai ao Senhor da ceara, para que mande trabalhadores para a sua ceara. Está cheio de mercenários lá também. É preciso de trabalhadores genuínos. Gente que está querendo realmente fazer a obra de Deus e não encher o bolso de dinheiro. Deus tem propósito. Ele pergunta: "A quem enviarei. Quem irá por nós. Quem? Quem terá este coração de cumprir este eterno propósito de Deus. Ele tem projeto para você, que é só para você. Deus tem, então, algo grandioso para nós. Ele pergunta: A quem enviarei? Deus precisa de um vaso vazio, mas aí é que está, é no ano em que morre o rei Uzias. As vezes você tem a sua maneira. Mas eu quero. No ano que acabar estas coisas todas, você vai ver que Deus pode fazer coisas novas. Tem que deixar espaço para Deus. Mas o que é que Deus vai fazer? Deus faz só maravilhas. Ele pode mudar a sua vida. Ele pode usar a sua vida com poder. Ele pode fazer isso. Ele pergunta: A quem enviarei? Quem irá?

E reposta é: Eis-me aqui. O coração responsivo ao Senhor. Aí o Senhor fala: Vai e dize a este povo. Mas só que o povo ouve, mas não entende, vê mas não enxerga. Quantas pessoas são assim? Você fala do Evangelho, e ela acha que você está contando lorotas para ela. Contando canções. Os profetas, as vezes falam: Nós somos uns cantadores de canções. Eles acham bonito mas não tomam posição na vida. Muitas vezes as pessoa estão assim: Mateus 13:13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. E as vezes o povo está com o coração endurecido, ouvidos fechados para que não vejam com os olhos, para que ele se convertam e sejam sarados. Deus tem um propósito. Ele precisa de pessoas que vão levar esta palavra, ajudar estas pessoas. Mas quando começa? Quando morreu o Rei Uzias, eu vi o Senhor. Você tem que ver o Senhor. Deixe o rei Uzias morrer e veja o Senhor. Não sei qual é o rei Uzias na sua vida. Tantas coisas são rei para nós hoje: profissão trabalho, namorada, casamento. Deixa morrer o rei Uzias e veja o Senhor assentado no alto e sublime trono. Porque quando você ver a Ele, as coisas da sua vida tomam uma coloração diferente. Não que Deus vá tomar o seu trabalho, a sua namorada, não é isso. Você vai ter uma visão do Senhor e tudo vai estar com uma diferença para você. E vai descobrir a sua condição e o Senhor vai te ajudar. Vai tocar em você, vai tirar a sua iniquidade e vai perdoar o seu pecado. Isso fala o Evangelho. São coisas maravilhosas. Foi assim o chamado de Isaías. Ele viu o Senhor, tomou consciência da sua situação, Deus tratou com ele, e ele escreveu um livro maravilhoso, que é este aqui. Em 1947, naquelas descobertas do mar Morto, acharam manuscritos mil anos mais antigos que do que os mais antigos manuscritos da Bíblia. E o principal deles era um rolo do profeta Isaías. Este manuscrito, mil anos antes, confirmou o texto que nós temos aqui. Deus preservou a sua palavra, eterna, para que através dela você pudesse conhecer o seu projeto para o homem, conhecer Jesus Cristo. Aqui está o projeto de Deus. Através deste livro você pode ver o Senhor assentado no alto e sublime trono. Rei dos Reis. Senhor dos Senhores, o Todo-Poderoso.

Eu só falar aqui não adianta. Que o Espírito Santo abra os olhos de vocês, para vocês verem o Senhor, mesmo que seja no ano, da sua dificuldade, da morte do rei Uzias. Amém.

Oh! Deus nós bendizemos o teu nome, porque nós reconhecemos que a tua boa mão está sobre nós e que a tua palavra, Oh! Deus, penetrou em meu coração. Fui eu quem falei, mas senti que tu falaste comigo Senhor, através desta palavra do livro de Isaías. Por isso te agradeço, que a tua palavra seja sempre vida para nós e que o Senhor descortine os nossos olhos para que possamos contemplar a Ti, a tua beleza , a grandiosidade do teu trono, do teu poder, da tua fidelidade para conosco. Que os problemas da nossa vida possam se tornar tão pequenos diante da tua grandeza e do teu poder, para que nós tenhamos total confiança de encomendar nas tuas mãos todas as nossa inquietações. Falo isto não apenas para mim, mas para cada coração que está aqui. Tu que sondas os corações e que conheces o nosso ser interior, abençoes cada vida que aqui trouxeste. Amém.

Sem comentários: