26 agosto, 2007

APOCALIPSE CAP. 1

Livro do Apocalipse, Cap. 1

1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,

2 o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.

3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

4 João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono

5 e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,

6 e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém!

8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.

9 ¶ Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,

11 dizendo: O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

12 Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro

13 e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro.

14 A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo;

15 os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas.

16 Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.

17 Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último

18 e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

19 Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

20 Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.

Vamos orar:

Senhor, mais uma vez nós pedimos a revelação da tua palavra. Que o teu Espírito nos ajude a começarmos o estudo deste livro vendo a ti, olhando a ti, como João começou, vendo a tua glória, vendo a tua vitória. Oh! Deus, vendo a tua prontidão para assumir o governo, o reino, as coisas que lhe estarão sujeitas. Ajuda-nos agora, pedindo a tua benção. Em nome de Jesus nós colocamos este estudo, desta tarde, nas tuas mãos. Amém.

O livro do Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João e o nome do Livro, vem da palavra grega, que significa revelação. O sentido a da palavra Apocalipse, é revelação. Ela foi uma transliteração para o português da palavra grega. Se você olhar uma bíblia na língua inglesa, você vai ver que o nome deste livro é exatamente o significado grego desta palavra Apocalipse. O nome lá é "Revelation" , que significa revelação. Este é o nome do livro. E o autor, poucas contestações em relação a isto, o apóstolo João, quando ele estava bastante idoso. A data, provável, que este livro foi escrito, é cerca de 96 d.C., no final do primeiro século, na cidade de Éfeso, ele estava exilado na ilha de Patmos, e possivelmente foi nesta ilha que ele recebeu a revelação. Ele foi mandado a este exílio pelo imperador Domiciano, que foi o último dos doze Césares, grande perseguidor dos cristãos, enviou o apóstolo João para a ilha de Patmos. Estávamos, enquanto João escrevia, em pleno apogeu do império romano. Todo mundo conhecido da época estava debaixo do domínio de Roma.

Este livro vai encerrar a revelação de Deus, a Bíblia. Tudo aquilo que Deus começou a colocar em Gênesis, você vai ver concluído em Apocalipse. E talvez sejam os dois livros que Satanás tenha mais ódio, o de Gênesis, que ele já atacou como pode, chegou até a chegar a ser um livro desacreditado no iníci9o deste século por causa das teorias evolucionistas. Hoje não ocorre mais isto, pois o status acadêmico do livro de Gênesis já foi recuperado, mas o livro do Apocalipse sempre foi declarado como um livro muito difícil, para que não fosse lido, só tem símbolos, coisas difíceis. São os dois livros que Satanás mais ataca, o de Gênesis, e o de Apocalipse. Exatamente porque vão mostrar onde é que ele vai parar, qual é o final da história e ele não deve gostar muito disto.

Fazendo uma comparação rápida, antes de entrar propriamente no texto, o livro de Gênesis começa com : No princípio: Deus. E no final também tem Deus. Como Jesus disse: 8 Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Eu sou o primeiro e sou o último. Você começa no Gênesis, com Deus e vai chegar em Apocalipse, com Deus. Lá no Gênesis você vê o primeiro céu e a primeira terra que Deus fez. No Apocalipse, você vai ver o último céu, a última terra. No Gênesis você vai ver o primeiro descanso, no sétimo dia, o Senhor descansou. No Apocalipse, você vai ver o último descanso, o descanso eterno e também o descanso do verdadeiro sétimo dia que é o Milênio, o governo de Jesus Cristo. No Gênesis você vai ver a perda do Paraíso, os homens expulsos do Paraíso, não podendo ter mais acesso à árvore da vida, e lá, tudo aquilo que tem no Gênesis você vai ver novamente no final do Apocalipse. No Gênesis você vai ver a árvore da vida, o rio da vida. No Apocalipse você vai ver a árvore da vida e o rio da vida. No Gênesis você vai ver a instituição do casamento, o marido e a sua esposa, e no Apocalipse, você vai ver o Cordeiro com a sua noiva. Todos os propósitos de Deus sendo cumpridos. No gênesis você vê a vitória que Satanás teve sobre o homem, fazendo com que este caísse. No Apocalipse, você vê Satanás derrotado, acabado. No Gênesis, você vê o julgamento de Deus pronunciado. No Apocalipse você vê o julgamento executado. No Gênesis você vê a face de Deus sendo escondida dos homens e no outro está escrito: Nós veremos a sua face. No Gênesis você vê a maldição pronunciada. No Apocalipse você verá que lá, não haverá mais maldição. No Gênesis você vê as portas se fecharem para que os homens não mais entrassem lá, e no Apocalipse você vai ver que as portas não se fecharão nem de dia nem de noite.

No Gênesis você vê a morte passando para todos os homens, os filhos de Adão e no Apocalipse você vai ver que não haverá mais morte, nem dor, nem sofrimento, porque as primeiras coisas são passadas. No Gênesis você vê a origem de todas as lágrimas, que correram de todas as faces dos homens, o pecado. No Apocalipse, você vai ver que Ele enxugará dos nossos olhos toda lágrima. Não haverá mais choro, nem dor nem nada. No Gênesis você vê o terror que vem com a noite, com a hora das trevas, e lá no Apocalipse não haverá mais noite, porque a luz de Deus vai iluminar. No Gênesis os homens são banidos do acesso à árvore da vida. No Apocalipse, pelo contrário, pleno acesso a árvore da vida. No Gênesis você vê Adão e Eva como exilados do Jardim, e no Apocalipse, você vê o homem como herdeiro da cidade celestial, da cidade eterna. No Gênesis você vê um Querubim, com a espada desembainhada guardando o caminho da árvore da vida para você não chegar lá. No Apocalipse você vê os Anjos e os Querubins dando as boas vindas a todos aqueles que farão parte da cidade celestial. Então, tudo aquilo que Deus, isto aqui é apenas um resumo rápido, você vai ver a conclusão do livro do Apocalipse. Ë um livro maravilhoso. Não se admira que Satanás tanto faça para você não ler este livro. Este é o único livro da Bíblia que está escrito assim, igual a que nós colocamos aqui no programa, não sei se todos tem o programa: 3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Só de você ler, não precisa nem entender. Deus vai te dar uma luz para você entender. Bem-aventurado aquele que lê. Só de ler, serás um bem-aventurado. E os que ouvem e guardam as palavras desta profecia e as coisas que nelas estão escritas. Que o tempo está próximo. Só de você vir aqui passar um fim de semana estudando este livro, você vai ser bem-aventurado. Depois no Cap. 22 :7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. É um livro maravilhoso. É a profecia para a nossa época.

Mas, uns dizem: É um livro muito difícil, vou ler este livro não, será que eu posso ir lá estudar o Apocalipse?

Apocalipse é a palavra de Deus. Claro que dá para você estudar o Apocalipse. É Deus falando. E o Espírito Santo, se você buscar a luz, Ele vai revelar para você. Sabe qual é o primeiro verso do Apocalipse, que nós acabamos de ler? 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer . Você acha que você pode receber uma revelação de Jesus Cristo? Tem gente que fica preocupado com Apocalipse, com as pragas, com as guerras. Tem isso? Tem.!!!! Mas não é esse o objetivo do Apocalipse. Este livro é a Revelação de Jesus Cristo. Se você quer conhecer bem o seu Senhor, é um livro muito bom para você ler. Você vai ver a glória do Senhor, o seu poder, como Juiz. As pessoas, acham que Jesus veio a terra, como um menininho, lá em Belém, nasceu lá todo pobrezinho.......... Graças a deus que Ele veio assim para nos salvar!! Ele assumiu a natureza do homem, mas quando Ele voltar e você o ver na sua dispensação do Reino, você vai vê-lo na plenitude da sua glória, do seu poder. Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo. É um livro para nós estudarmos. Claro que é!! Durante muitos séculos este livro ficou oculto. A igreja não conseguia entender que livro era este. Lutero queria jogar o livro no lixo. Tirar tal livro da Bíblia, quando ele fez a reforma. Tirar este livro daqui. Não consigo entender, eu jogo fora. Mas não é para jogar fora. É a palavra de Deus. É a revelação de Jesus Cristo. É um livro maravilhoso, para que nós possamos estar diante do Senhor para que Ele possa nos falar, através deste livro. E este é o primeiro verso do livro: 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer...

Deus, deu para Jesus revelar, para nós aos seus servos. Se você é servo de Deus, o Apocalipse é para você. Revelar aos seus servos, as coisas - e agora nós precisamos prestar a atenção - que brevemente devem acontecer. Então Apocalipse é um livro profético? É um livro profético, claro! , e é um livro profético para os nossos dias. Todas as pessoas devem ler o Apocalipse. Não existe isto de ter de estudar a Bíblia tantos anos, ser evoluído, para ler o Apocalipse. Não!!!! Na nossa geração não. Se aceitar o Senhor agora já pode ler o Apocalipse, porque brevemente elas vão acontecer. É um livro maravilhoso. 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos . Vejam bem. É para mostrar aos seus servos e não aos curiosos. Tem pessoas que ficam perguntando: O que é que vai acontecer? Como vai ser? Não!! Deus vai revelar este livro para aqueles que tem um coração ensinável, receptível a sua palavra e não para curioso, gente que fica querendo saber o que é que vai acontecer. Como é que é o anticristo? Já chegou? Não entende as coisas: são os gregos. Revelação de Jesus Cristo para os seus servos, que ele deu. As coisas que brevemente devem acontecer, e enviand0-as pelo seu anjo notificou-as a seu servo João. Nós consideramos que este João é o apóstolo, embora outras pessoas possam atribuir a outro João, mas é João, o apóstolo. Quase todos os eruditos concordam que quem escreveu este livro foi o apóstolo João, o qual então testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo. Isto é o Apocalipse: é a palavra de Deus, e o testemunho de Jesus Cristo. Este é o livro do Apocalipse. Revelação de Jesus Cristo. é um livro que nós precisamos estudar, porque está escrito bem-aventurado: 1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João,

2 o qual atestou a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu.

3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.

Bem aventurado aquele que lê. Só de ler, como eu disse a pouco. Se você ler este livro, Deus há de abençoar a sua vida. Bem aventurado os que ouvem as palavras da profecia, bem-aventurado os que guardam este livro. Vocês não sabem o quão é importante isto que eles estão falando aqui. Você ler, ouvir e guardar. Quando chegar a hora você vai perceber, como que esta palavra é importante. 3 Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo. Como diz no cap. 2 e 3, que nós vamos estudar esta noite: 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. E guarde, e guarde, pois como esta é a profecia para nossa geração, aliás, nunca houve tanta luz sobre o livro do Apocalipse, de uns cento e poucos anos para cá, porque como nós estamos vivendo a proximidade de tudo isto que está relatado aqui, então o Espírito Santo tem mandado muita luz e hoje tem grandes revelações que Deus tem dado sobre este livro. Existem várias maneiras da gente ver este livro, nós vamos escolher uma aqui, talvez seja a mais erudita, ou a mais completa, mas é uma que vai facilitar, a compreensão global do livro e podemos comentar sobre as outras maneiras de abordar o livro. Mas é importante nós termos esta consciência quando nós abrimos este livro e começamos a ler., o que é que está escrito?

1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos. Bem-aventurado se você ler.

Está dizendo para nós lermos. Revelação de Jesus Cristo para os servos de Deus. O Espírito Santo vai revelar este livro, principalmente na nossa época. É um livro maravilhoso. Bem aventurado o que lê, bem-aventurado os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo.

Esses são os três primeiros versos do livro. Nós podemos considerar isto uma introdução. Os próximos versos, até o oito, serão uma introdução, também, onde João vai dedicar este livro a sete igrejas na Ásia. Será que só haviam sete igrejas na Ásia? Não. Haviam muitas. Dezenas e dezenas de igrejas. Mas você vai ver que este número sete vai nos acompanhar durante quase todo o livro do Apocalipse. Toda hora vai aparecer o número sete. Então este é o primeiro sete que aparece aqui: João às sete igrejas da Ásia.

Essa sete igrejas são o assunto do nosso estudo desta noite. Mas, ele está escrevendo este livro para as sete igrejas e nós vamos ver que sempre que você encontrar o número sete nas escrituras, esse número se refere à totalidade, à perfeição temporal, tudo. Quanto então João está escrevendo às sete igrejas, na verdade ele está querendo dizer, eu estou escrevendo a todas as igrejas. Aquelas igrejas existiram? Sim. Existiram. Havia uma aplicação naquele contexto da época para aquelas igrejas. A igreja de Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Havia um contexto para cada uma delas, mas João está escrevendo para todas as igrejas. Vamos deixar essas questões das igrejas especificamente porque os capítulos dois e três, que são o objeto de nosso estudo nesta noite, eles vão englobar a carta que ele mandou para cada uma destas igrejas. A introdução diz: João às sete igrejas que estão na Ásia. Graça a vós e paz da parte daquele que é – e isso é interessante: daquele que é. Eu sou foi o nome que Deus se revelou a Moisés, lá no Sinai, quando ele viu aquela sarça ardente e isso é interessante porque Deus é, aquele que é, nós não somos. Por isso é que Ele é. O Homem sem Deus ele vai caminhar para a perdição porque a vida que Deus deu ao homem, o objetivo de Deus é que o homem tenha a vida de Deus, a vida que é, a vida não criada, a vida eterna, daquele que é, Eu sou. Foi a palavra que Deus revelou a Moisés. Deus falou com Moisés: Vai lá no Egito e tira o meu povo do Egito. E Moisés respondeu que iria chegar no Egito e como é que ele falaria com o povo, quem é que me enviou, qual é o seu nome? Deus falou: "Eu sou. Você vai chegar no Egito e falar: Eu sou me enviou a vós outros porque eu sou o que sou" Então Ele é. Deus é. Ele que é que era e que há de vir. Que sempre foi. No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Jesus Cristo, essa é a revelação dele, Ele sempre foi. Ele não começou. Ele apareceu no tempo aqui, verdade, nasceu em Belém, mas ele não começou ali não. Ele sempre foi. Jesus é eterno. Aquele que é, que era e que de vir. Ele começa a revelar. Revelação de Jesus Cristo. Aquele que é, que era e que há de vir, e aí você vai ver que Ele é e sempre será quando Ele vir. É interessante você ver esta palavra que Ele há de vir. Vai haver um momento no Apocalipse que esta palavra vai sumir, o que quer dizer então, que ele já veio. O Apocalipse vai descrever as coisas referentes a este tempo da volta dele. - Aquele que é, que era, e que há de vir. E da dos sete espíritos. Sete. Segunda vez que aparece os sete. Toda a divindade, todo o ser de Deus, os sete espíritos, que estão diante do seu trono. A Plenitude do Espírito Santo. A manifestação plena do Espírito de Deus. E da parte de Jesus Cristo que é a fiel testemunha. A Bíblia chega a dizer que Ele é o Espírito da profecia, o testemunho de Jesus. Jesus Cristo a fiel testemunha. O primogênito dos mortos porque foi o primeiro a ressuscitar para a nova criação. Uma vez que Ele assumiu a nossa natureza de carne, Ele morreu por nós lá no calvário, ressuscitou para a nova criação. E o príncipe dos reis da Terra. Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, como nós vamos ver Ele descrito no capítulo 19. Então esta é a introdução que ele faz para escrever para as sete igrejas, da parte daquele que é, da parte de Jesus Cristo, e da parte daquele que há de vir. E aqui ele diz algo interessante no verso 5: Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados. Esse que vai vir, esse poderoso que vai julgar a terra, que vai estabelecer o seu Reino, é aquele que te amou, que deu a vida por você, que perdoou os seus pecados. Por isso que este livro é maravilhoso. É aquele que deu a vida por você, que nos ama, e que pelo seu sangue nos libertou dos seus pecados. Nós, os filhos de Deus, não temos que temer juízo e praga e guerra. Não!!! Essa é a revelação Dele. Ele nos ama, Ele nos libertou, perdoou os nossos pecados. Para nós não há medo. Pelo contrário, no Cap. 4 da primeira carta de João, o que é que está escrito lá? 18 No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo envolve castigo e quem teme não é perfeito no amor. Mas se você já foi perdoado por Deus, se você é um filho de Deus, é um servo de Deus, que receio você tem de estudar o Apocalipse? Pelo contrário, Revelação de Jesus Cristo. É para você. Ele te ama. Pelo seu sangue nos libertou de nossos pecados e nos fez reino e sacerdote. Nós os filhos de Deus, os cristãos na atual dispensação nós somos feitos Reino e Sacerdote. Você aceitou Jesus, aceitou a Ele como Senhor da sua vida, teve perdão dos seus pecados, mas se você tiver uma revelação da posição que o Senhor quer te colocar, pois o que Ele quer é colocar você compartilhando com você do governo do universo. Ele nos fez reino para compartilharmos com Ele do seu reinado. E também nos fez sacerdotes. Todos os filhos de Deus, hoje, são sacerdotes. Ele nos fez Reinos e Sacerdotes. E a Ele, o Senhor, fez a glória e o domínio, pelos séculos dos séculos amém. Eis que Ele vem com as nuvens, como nós vimos em Daniel, hoje de manhã.: E todo olho o verá. Até mesmo aqueles que o traspassaram. Eles verão aqueles que o traspassaram. E aí eles vão ver que Ele era realmente o Messias, o prometido de Deus, para Israel. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Por que se lamentarão? Talvez porque para muitas será muito tarde. Hoje nos vivemos na época da graça. Quando você estuda no Apocalipse, você vai estar ainda na graça, mas vai haver um período que a graça vai acabar, e vai vir uma nova dispensação e as tribos da terra vão se lamentar e vão falar com as rochas e as montanhas: Caí sobre nós. Escondei-nos da ira daquele que está assentado no trono, e do cordeiro. Você vê que não mais igual hoje. Se você confessar Jesus Ele te recebe. Todo aquele que for a Jesus, em qualquer situação em que você estiver, você será aceito, você será recebido, você será perdoado. Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo. Mas, haverá um dia que não será mais. Por isso a Bíblia diz: Hebreus 4:7 de novo, determina certo dia, Hoje, falando por Davi, muito tempo depois, segundo antes fora declarado: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração.

Na última semana, quando tiver a grande tribulação, certamente você estará em uma outra dispensação. Algumas pessoas entendem que o período da graça se encerra com o sexto selo, outros com a trombeta .Existem algumas diferenças de opiniões. Mas, que há um fim para o período da graça, há.

Eu sou o Alfa e o ômega. Virá o juízo. Porque ele está dizendo? O Alfa é a primeira letra do alfabeto grego e o ômega é a última. Ele está dizendo que é o primeiro e o último, como está no boné que vocês ganharam. Mas não é você, é Ele. Quando alguém perguntar, não é só porque você está com aquele boné que você é não, mas Nele você vai ser. Eu sou. Você não é. É Ele quem é. Você pode pregar quando as pessoas virem aquele boné na suam cabeça, você pode falar com ela o eu significa aquilo. Eu sou o Alfa e o Ômega. Se você está Nele, você irá com Ele, irá reinar com Ele. Mas Ele é. São palavras tiradas deste verso 8: Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Essa é a introdução do livro do Apocalipse. Não tem nada de complicado, tem? É um livro maravilhoso. Até a introdução. Vocês vêem que não precisa ter medo do livro. Será que eu posso ir neste encontro para estudar o Apocalipse? Claro que pode. Não tem problema nenhum. Estão achando complicado? É simples. É a revelação de Jesus Cristo.

Qual é que vai ser o primeiro ponto importante do livro do Apocalipse. Você não pode estudar o livro se você não entender, primeiro, este capítulo. Por isso nós estamos estudando ele. O que é mais importante para você estudar o Apocalipse? Ver Jesus. O primeiro capítulo, fala sobre a visão do Senhor. Como é que você vai poder estudar o Apocalipse, se você não conhece o seu Senhor? Então é preciso ver Jesus. Não é ficar preocupado com outras coisas, tais como as trombetas, os cálices, as guerras, e pragas, e selo, cavalos correndo. Nada disto!!! Nada de complicado, mas, vocês tem de ver Jesus primeiro!!!!!!!!!! Não é por aí que você vai estudar o Apocalipse. Primeiro você precisa ver Jesus. Ver o Senhor. Olhe o seu senhor. Que o Senhor abra os seus olhos para que você o possa contemplar.

A primeira coisa está o João escrevendo aqui. Eu João, irmão vosso.

Como nós todos somos reino e sacerdote, ele está dizendo: eu sou irmão. O apóstolo João. Noventa anos. Ele não vai falar: Eus ou o Apóstolo João. Não. Eu sou irmão vosso. Por que? Reino e sacerdote. Eu sou irmão vosso. 9 Eu, João, irmão vosso e companheiro na aflição, - tem gente que quer reinar com Cristo, quer começar no reino mas começa é na aflição. Vocês não leram no Novo Testamento que para entrar no Reino de Deus é através de muita tribulação?- no reino e na perseverança, em Jesus, achei-me na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Porque o sofrimento é uma coisa muito passageira, no tempo em que nós estamos vivendo aqui. Os propósitos de Deus são eternos. Eu, companheiro de vocês, na aflição. Você está sofrendo? João também sofreu. Jesus também sofreu. Tem gente que quer ser diferente. Se Jesus que é o Rei da glória, aqui no mundo sofreu, você vai querer que o mundo bata palma para você? Se o mundo bater palma para você, há algo errado com você. Se eles fizeram isto, quando Ele estava carregando a cruz, indo para o calvário, as mulheres chorando, e Ele diz: Não chorem por minha causa. Chorem por vocês mesmas, e dos seus filhos, porque se eles estão fazendo isto ao lenho verde, quanto mais ao lenho seco.

João diz que também é companheiro na aflição. Mas não é só na aflição. No Reino. Você precisa ver o reino, e aí você vai concordar com Paulo. O sofrimento do tempo presente não está para se comparar com a glória com que há de ser revelada. Mas você precisa ver o reino. E aí você não vai ter problemas com o sofrimento desta vida, como Paulo fala, nossa leve e momentânea tribulação, e agora é leve e momentânea mesmo, porque quando começar esta Semana a que este livro se refere, vocês vão ver que não será tão leve não. Porque Jesus disse que nunca houve, nem jamais haverá sofrimento igual ao daqueles dias. Tanto sofrimento que Deus irá até abreviar, porque senão ninguém iria suportar. Mas, o sofrimento hoje, Paulo fala que é a nossa leve e momentânea tribulação.

João estava lá, companheiro na aflição, no Reino e na perseverança em Jesus. Perseveram até o fim. Nós vamos com o Senhor até o fim. O mundo pode jogar pedras, mas nós vamos seguir Jesus. Bem-aventurados forem, quando vos perseguirem, quando por minha causa disserem todo o mal contra vós. Perseveram Jesus. Estava na ilha de Patmos, por causa do testemunho de Jesus, uma vez que o imperador daquela época queria ser adorado como Deus, era o César, e quem não assim o fizesse - o adorasse como um Deus - iria para a ilha de Patmos. Apanhavam os cristãos, e os mandavam adorar Domiciano. Se não adorassem, eram jogados aos leões. E havia disputa, entre os cristãos, para ver quem é que iria primeiro ao sacrifício. É assim. "Vamos ser jogados aos leões?: eu primeiro". Era assim. Eles iam para a morte, louvando a Deus. Iam para a fogueira cantando, porque conheciam o testemunho de Jesus. Conheciam o que estava por vir. Imaginem se nós fossemos ser comidos pelos leões. Quem é que seria o primeiro? Eles iam primeiro, porque tinham revelação. João estava escrevendo de uma época difícil: aflição. Estava na ilha Patmos, por causa da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus. Se as pessoas falam mal de vocês, gozam de vocês, mas vocês não são jogados para leões, não dependuram vocês nos postes e põem fogo para iluminar Roma. Eles não fazem isso mais. Mas naquela época era complicado. Tribulação e perseguição ainda vem mais por aí.

Ele foi, então, arrebatado em espírito. 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor. Para você ter a revelação do Senhor é só no espírito. Mesmo para estudar o Apocalipse, você acha que só com a sua cabeça, com a sua inteligência você vai estudar? Não é só o Apocalipse. A Bíblia. A Bíblia depende de revelação. Então ele teve uma revelação no espírito. Ele foi arrebatado no espírito e o dia do Senhor. O que é o dia do Senhor? Esse dia começou a ser caracterizado. O antigo testamento fala no "dia do Senhor". O dia de Javé. Esse dia é o dia do juízo. Mas aqui o dia do Senhor, aqui em João, era o dia em que os cristãos se lembravam Dele. É o dia em que Ele ressuscitou. É o dia em que Ele apareceu para seus discípulos, várias vezes, sempre no primeiro dia da semana. Amanhã. Amanhã nós podemos lembrar do Senhor. O dia do Senhor. Quem sabe amanhã não seremos arrebatados? 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. E no Apocalipse vai ter trombeta para tudo quanto é lado. Por isto é que a gente fala. Que temos que tocar trombeta, proclamar o Evangelho, as boas novas. Tem que ser assim: trombetas. Porque assim é que vai ser o fim: trombetas. Quando você proclamar que Jesus Cristo é o senhor, que Ele veio ao mundo, morreu por nós, você pode tocar trombeta, bem alto. Pode soar a trombeta Aqui, João, ouviu atrás de si, uma voz como se fosse uma trombeta. E que é que a voz dizia? 10 Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas (estas igrejas nós vamos estudar detalhadamente a noite) que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Igrejas escolhidas a dedo, porque o Espírito Santo sabiam o que ela iam significar ao longo da história. Escreve num livro e manda para as sete igrejas. Manda para o povo todo, manda para todo mundo.

Aquilo que Paulo fala. Não tem explicação. "2 Coríntios 12:2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu. 3 E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe)

4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, de que ao homem não é lícito falar".

Quando você é arrebatado, e tem uma revelação grande do Senhor, você não tem nem jeito de explicar, pois é tal o estado de revelação, que seu espírito parece que não está mais aqui. Está lá. Ele foi, então arrebatado, e o Senhor começou a falar com ele. E assim acontece quando você tem as revelações do Senhor. Como que explica? Não se explica. Este é que é o problema do Apocalipse, porque tem gente que acha que o Apocalipse é um livro cheio de símbolos, cheio de mistérios. É claro. Tem simbologia no Apocalipse, mas ele não é todo símbolo não. É porque João chegou no céu, e começou a ver todas as coisas. Voltou para a terra e teve que escrever o que ele viu lá. Mas como é que faz? Aí no Apocalipse você diria que é parecido com isto, como se fosse aquilo, semelhante, parecia um mar de vidro transparente, a rua da cidade parecia um ouro limpo, transparente. É tudo parecido. Não tem jeito. É igual a camisa daquela ali. "O melhor ainda está por vir" Quando você chegar lá você vai ver coisa que você nem imaginava que pudesse existir, porque a Bíblia diz que o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2:9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

As vezes as pessoas querem uma explicação muito matemática do livro do Apocalipse. Não existe isto. São revelações espirituais, e nós precisamos pedir a Deus para que Ele toque no nosso espírito com a sua palavra, para nós termos uma revelação. Não são coisas lineares. Por isto que o Apocalipse, as pessoas têm dificuldades, porque elas querem estudar o Apocalipse como se estivessem estudando matemática. Tem matemática no Apocalipse também. Mas, não funciona,. Você precisa ter luz, revelação de Deus.

Então João foi arrebatado. O espírito dele como se estivesse na presença de Deus, e a primeira coisa que ele viu, aquela voz, ele se voltou, pois a voz estava atrás dele, e quando ele se voltou, ele viu sete candeeiros. Ele não viu, primeiro, o Senhor. Por que? Onde está a luz do Senhor hoje? Está nos candeeiros. E ele estava querendo falar claro. Você vai enviar esta carta para as igrejas, porque a minha luz tem que estar nas igrejas, e a primeira coisa que ele viu foram sete candeeiros. Ou seja. Onde o Senhor se revela hoje? Através da sua Igreja. Você é o testemunho de Jesus na terra hoje. Então ele viu o sete candeeiros. Agora. Havia alguém no meio deles. Você sabia disto? Onde dois ou três estiverem reunidos, o Senhor estará lá. Havia alguém no meio dos candeeiros. Mesma linguagem de Daniel. Existe alguém no céu, mas este homem agora está glorificado. É o nosso Senhor. Então, é um semelhante ao Filho do Homem, porque alguma coisa de filho de homem tinha nele. Aí ele começa a descrever Jesus. Aí ele começa a ver Jesus. Não sei se nós vamos ter tempo de olhar todos os detalhes da visão. Mas ele começa a ver Jesus. É uma visão totalmente diferente daquele Jesus que ele conhecia, que ele punha a cabeça no peito de Jesus, quando este estava aqui na terra. 12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

13 e, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do Homem, vestido até aos pés de uma veste comprida e cingido pelo peito com um cinto de ouro.

Ele começa a ver um homem, alguém semelhante a um Filho de Homem, vestido de uma roupa talar. Cingido a altura do peito com um cinto de ouro.

Então, o Senhor agora, na plenitude do seu ministério sacerdotal, o Senhor vem para julgar, com um cinto de ouro a altura do peito.

A sua cabeça e os seus cabelos eram brancos coma lã. Vocês viram isto lá no livro de Daniel, como nós vemos hoje de manhã. Então fala sobre a sabedoria do Senhor, o pleno conhecimento, a onisciência de Deus, aquele que é que era e que há de vir. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente. Ele começa a ver diversos aspectos da pessoa do Senhor. E este ponto vou deixar para depois nos discutirmos mais nos grupos. Só passar por eles. e os seus olhos como chama de fogo. Discerne tudo, tudo. O Senhor vê tudo, discerne todas as coisas, os pensamentos do seu coração, os caminhos da igreja, o que acontece com Israel. Tudo. Os olhos dele são como chama de fogo que a tudo penetra. João começa a vê-lo nesta plenitude de ministério. Os olhos de Jesus que penetram todas as coisa. Eu fico vendo, quando Ele chamou Pedro pela primeira vez, no começo do Evangelho de João. Jo 1 : 42 E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). Quando Pedro chegou, Jesus fixou os olhos nele. Aquela olhada de Jesus. Imaginem quando tiver este olho aqui? Com chamas de fogo, e Ele vai olhar para você. Não adianta você querer esconder Dele alguma coisa, porque os olhos Dele são como chama de fogo. Começa a ser a revelação da pessoa de Jesus. Os pés semelhantes a latão, a bronze. 15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivesse sido refinado numa fornalha; e a sua voz, como a voz de muitas águas. Sempre que você vê o bronze vai estar associado a julgamento. O Senhor vem para julgar a terra. Ele não veio aquela vez para julgar, e sim para salvar. Quando ele vier agora, "aquele que há de vir", Ele vai julgar.

A voz daquele que é todo poderoso. E ele então vai falar. A mesma palavra que criou o Universo. Disse Deus: "haja luz. E houve luz, e disse Deus: arrependa-se dos seus pecados e creia no Senhor. Deus está falando e agora ele vai falar mais uma vez, como uma voz de muitas águas: a palavra de Deus. Começando agora a nova criação, a eterna criação.

16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. Olhe os setes aí. Que tem a ver com os sete candeeiros. Isso é símbolo? É. Mas no verso 20 explica que as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, mensageiros. A palavra anjo significa mensageiro. São os mensageiros das sete igrejas. Ele mesmo explica aí. E os sete candeeiros são as sete igrejas que tem a luz. Ele tinha na destra. Interessante. Os homens estão fazendo todas as coisas, mas o Senhor controla tudo. Está tudo na mão dele. Ele controla tudo. Ele sabe o que está virando a igreja Dele na terra. Está na mão Dele. Ele disse "Eu edificarei a minha igreja". , Isso nós vamos ver de noite. Mas ele diz: "Está na minha mão. Eu tenho na minha mão." Os mensageiros da sete igrejas. E da boca dele sai uma boca afiada de dois gumes, como diz em Hebreus cap 4: 2 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

A palavra de Deus com a qual Ele vai julgar o mundo. 16.......... e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. Quando Jesus se transfigurou no monte Hermom, na presença de João, Tiago e Pedro, era este rosto aqui, um rosto como um sol, na plenitude da sua glória, a gloria dele sendo manifestada. O poder. E João, aquele que inclinava a cabeça no peito de Jesus, quando viu, caiu. Caiu. Caiu a seus pés como morto. E Ele pôs sobre mim a sua destra dizendo – mais uma daquelas trezentos e sessenta e cinco vezes, estão anotando - "Não temas" Toda hora a gente descobre mais uma. Não temas. Eu sou o primeiro e o último. Os homens estão fazendo isto tudo que está aí, mas , a palavra final é Dele. Isto é o livro do Apocalipse. É um livro de grande encorajamento, para nós os cristãos. Grande!! O Senhor é o primeiro e o último. "Eu vou fechar a história" Não é o Nabucodonosor. Não é o Bill Clinton. Não é ninguém. Sou eu. Eu sou o primeiro. Eu sou o último. E eu vivo. Eu fui morto, mas eis que estou vivo, pelos séculos dos séculos, porque a morte não o pode reter. Isto é o livro do Apocalipse. Revelação de Jesus Cristo. Eu fui morto mas estou vivo pelos séculos dos séculos. Aleluia.

7 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último

18 e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.

"A morte vai dar a palavra final? A chave está na minha mão". Por isso todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo e não ficará na morte. "Eu tem a chave, da morte e do Hades. Eu tenho a chave. Vou abrir lá. Vai sair um monte de gente. Quem é que vai sair de lá. Todos aqueles que creram no Senhor. Eu tenho na minha mão as chaves da morte e do Hades. Então escreve. Este verso é importante. Esta é a visão tradicional do Apocalipse. Existem outras. Vamos seguir esta.

9 Escreve pois, as coisas que tens visto(quais as coisas que tem visto? Cap 1. É o que ele está vendo – Escreve aí.), e as que são(o atual estado hoje, tem a ver com o capítulo dois e três), e as que depois destas hão de acontecer:

As coisas que tem visto: capítulo 1

As coisas que são: capítulos 2 e 3 – nós vamos estudar de noite.

As coisas que vão suceder: Domingo, segunda e terça, veremos. Estaremos mudando a dispensação.

Tem as coisas que ele viu, porque você não pode estudar o Apocalipse sem ver Jesus, tem as coisa s que são, que é o estado atual da cristandade, e tem as coisas que vão suceder e aí nós estaremos no cerne do livro, porque o Apocalipse é um livro profético. Não que as coisas, que ele viu e as que são, não sejam proféticas. São também. Mas depois vamos entrar nas coisas que hão de suceder. Este é o cap. 1 do livro de Apocalipse. O Cap. 1 nós o lemos todo. Nem sempre assim o poderemos com os outros. Seria interessante, amanhã, domingo, não dá para ler mais, do 4 até o 11 (nosso assunto de amanhã de manhã), e do 12 até 16, é o assunto de amanhã, a noite, seria interessante, para quem nunca leu, dar uma lida, porque senão fica difícil de acompanhar tudo. Vamos interromper, por que tem um tal do café da tarde.

Sem comentários: