10 novembro, 2006

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL (2)

Evangelho de João cap 14 : 23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

14 : 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

13 : 34 Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. 35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.

Filipenses 1 9 ¶ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11 cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Vamos ter mais uma palavra de oração.

Senhor. Te damos graça pela tua palavra. Nós te louvamos porque o Senhor tem se revelado a nós através da tua palavra. Te louvamos pela vida do Senhor Jesus que habita em nós, te louvamos porque em nós habita o Espírito Santo, habita o Filho e habita o Pai como o Senhor tem prometido. Te damos graças porque nós sabemos que através desta vida é através dela que podemos alcançar o teu pleno propósito para as nossa vidas. Sabemos que por nós mesmos não temos qualquer condição. Confessamos a nossa total incompetência, mas nós confiamos naquele que pode todas as coisas. Por isso nós nos confiamos nas tuas mãos esta noite e nós pedimos que venha falar aos nossos corações. Senhor através da tua palavra, venha abrir os nosso olhos para esta questão tão importante, principalmente nestes últimos dias que é a questão do discernimento espiritual. Que o Senhor venha nos livrar do engano e que a tua luz possa brilhar intensamente sobre as nossas vidas. Encomendamos a vida daqueles que ouvem a tua unção quem vem do alto, aquele que fala que realmente o Senhor possa usar segundo o teu bom prazer. Senhor nós ti agradecemos mais uma vez esta oportunidade de podermos nos reunir. Em nome do Senhor Jesus.

Eu não estou bem certo se todos estavam aqui na última quinta feira, não terei tempo de recapitular tudo, mas darei uma passada rápida.

Estamos compartilhando sobre Discernimento Espiritual, e conforme a gente acabou de ler agora neste versículo de Filipenses, nestes três versículos, a gente vê que Paulo está orando, ele faz esta oração e pede ao Pai que o amor dos Filipenses possa aumentar, abundar mais e mais, alguma coisa que eles já tinham por característica, em toda a percepção, quer dizer, em todo discernimento e com o objetivo, que nós vamos estar falando hoje mais, para provardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo.

Então quando nós tocamos nesta questão do discernimento espiritual, estamos tocando aqui em alguma coisa extremamente importante para nós no dia de hoje. Nós vivemos num mundo e como a palavra fala, esse mundo jaz no maligno. Esse mundo o homem entregou, a escritura deste mundo, na mão do inimigo. Felizmente ele não pode fazer nada com isso. Mas, ele de alguma forma, temporariamente, ele está numa posição de usurpação, daquilo que por direito é do Senhor Jesus. E graças a Deus nós vemos este grande maravilhoso evento, o Senhor Jesus aquele único que é capaz de abrir o livro e exatamente este livro, a escritura, a gente vai ver se assim o permitir, com grande exultação esse dia acontecendo, o cordeiro de Deus abrindo o livro que é exatamente esse livro que infelizmente o homem passou temporariamente está nas mãos do inimigo. Os irmãos entendam o que estou querendo dizer, que de alguma forma ele usurpou e ele está dominando sobre este mundo e nós como vivemos neste mundo, sobre este grande engano, o inimigo de Deus, a palavra fala que ele veio para roubar, matar e destruir. E o Senhor Jesus disse que: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância porque o inimigo de Deus veio trazer este engano esta destruição, e ele tem sido muito bem sucedido. Nós temos que reconhecer que como seres humanos nós somos facilmente enganáveis. Somos facilmente enganáveis. O homem, o do sexo masculino, talvez eu como homem, não sou enganado. Sou um cara que sei descobrir as coisas como são e entender. Talvez a gente tenha até um orgulho. Acho que as mulheres também. Acho que o homem de maneira geral tem esta tendência de maneira geral de achar que não pode ser enganado. Eu sou esperto o suficiente, já vivi o suficiente, eu conheço suficiente, eu conheço bastante, não vou ser enganado facilmente. Exatamente aí é que está o perigo. Exatamente nesse instante é que realmente o inimigo de Deus já te enganou. Se você acha que não pode ser enganado, você já está enganado. Essa é que é a grande realidade. Então, o grande impacto que isso tem para a nossa vida hoje é que os dias em que nós estamos vivendo, sabemos que o Senhor está às portas. O Senhor Jesus está realmente para retornar. Alguns tem a vinda Dele por tardia. Mas nós aguardamos a vinda do Senhor a qualquer instante. Do ponto de vista do arrebatamento, para o Senhor levar os seus, tomar os seus, não existe basicamente nada que esteja aguardando isso acontecer. Qualquer instante o Senhor realmente pode tomar os seus. Isso pode acontecer a qualquer instante. Então nós estamos realmente muito próximos, nós estamos vivendo no fim dos dias do fim. Está certo? No final dos dias do fim. É muito próximo mesmo.

O que a gente está vendo acontecer hoje em Israel, no Oriente Médio, cada vez mais nos faz lembrar da palavra do Senhor Jesus que diz: Mateus 24:32 ¶ Aprendei, pois, a parábola da figueira: quando já os seus ramos se renovam e as folhas brotam, sabeis que está próximo o verão. Olha para figueira. Ela representa a nação de Israel. Olha a figueira presta atenção na figueira. Então a gente tem que estar atento ao que está acontecendo lá. E pelo que a gente está vendo, o reboliço todo mais recente, centralizado exatamente na cidade de Jerusalém. Coisas muito perto de acontecer. E a nossa vida, a situação hoje, ela se reveste hoje de um cuidado muito especial, não que não fosse necessário anteriormente. Paulo, Pedro, João, todos admoestaram os cristãos que realmente os falsos profetas, os falsos mestres já estavam no meio, já estavam causando grandes danos grande estrago ao rebanho de Deus. E hoje muito mais ainda. Muito mais ainda,. A gente vê que realmente, a maneira como o inimigo tem se lançado de trazer principalmente a questão do engano é tremenda. Nós vamos ter a oportunidade de ler alguns versículos aqui, que vai nos mostrar como que isso vai acontecer, principalmente no meio daqueles que professam e que conhecem o Senhor. Muitas coisas que Paulo fala, a impressão que dá, ou que João fala, ou que Pedro fala, é que aquilo está acontecendo simplesmente com o mundo lá de fora, mas não. Infelizmente muita coisa vai acontecer no meio dos que crêem, de alguns que dizem crer no Senhor no meio daqueles que crêem no Senhor. Isso é que a gente tem que estar muito atento. Por isso é que é extremamente importante que nós tenhamos exercitado esta questão do discernimento espiritual.

Então, esse discernimento espiritual não é uma coisa que alguém tem naturalmente. Muitas pessoas tem a capacidade de sacar uma determinada situação, entender mais ou menos o que está por trás de um determinado lance. Ele consegue ver e a gente fala que ele consegue ver longe. Isso naturalmente, existem pessoas que são assim. Acho que muitos políticos tem esta característica. Eles sabem entender muito bem para onde eles tem que caminhar para conseguirem o que eles querem. Mas não é disso que estamos falando nem tão pouco de ler mente, como a gente falou que a alma do homem é bastante poderosa, a alma do homem é um órgão maravilhoso que Deus deu, mas Deus nunca, nunca foi o propósito dele que a alma fosse utilizada de maneira independente do espírito. O propósito de Deus, o homem na sua posição correta, sempre é a alma sujeita ao espírito e o corpo sujeito à alma. Toda orientação, toda liderança, toda direção vinda de Deus através do espírito do homem e a partir daí, todo o ser do homem, todo o seu ser, sendo controlado, sendo dirigido pelo espírito de Deus. Esse é o propósito de Deus. Nunca foi, e não é o discernimento espiritual aquilo que a gente consegue fazer com a nossa alma. Nem ler mente, nem nada disso. Mas como o termo diz, discernimento espiritual, é algo que acontece no nosso espírito. O homem é composto de espírito, alma e corpo e isso acontece especificamente nesse órgão que é chamado espirito. Nada na nossa alma, nada na nossa mente.

Agora, como qualquer outras questões na vida espiritual, a gente pode trazer uma analogia muito interessante com a vida natural nossa, que a gente faz no corpo. Da mesma forma que a gente precisa exercitar o corpo, essas questões tem que ser exercitadas do ponto de vista espiritual também. Essas coisas não acontecem por acaso. Para que eu possa ter essa faculdade, o discernimento espiritual ativo, funcionando corretamente é necessário que haja exercícios, que isso possa ser exercitado. E o que Paulo fala aqui em Filipenses, é muito importante porque o que ele fala, realmente, graças a Deus e ele viu isso, como a gente viu lá em Atos, quando ele chegou em Felipos, ele enxergou a maneira maravilhosa como ao se converterem ao Senhor, imediatamente a manifestação da vida de Cristo neles era evidenciada, era externada através do amor, de maneira muito prática. Lembra de Lídia que imediatamente chamou Paulo e Silas para estar com elas em casa. O carcereiro que assim que creu no Senhor, chamou para casa, cuidou de Paulo e assim por diante. Então a gente vê que de maneira muito intensa, o amor era uma marca, como se fosse uma marca registrada dos Filipenses, mas uma coisa a gente tem que lembrar: esse amor que eles tinham não era alguma coisa natural. Quando a gente fala do amor, esse amor é o de Deus, é da vida de Cristo neles. Não era porque os Filipenses, lá em Filipos, naturalmente eles já eram assim. Não. É que de uma maneira especial, a manifestação da vida de Cristo neles foi dessa forma. Naturalmente falando, o homem não tem o amor. A gente sabe disso. Deus é o amor, mas o homem natural, o homem que não tem Deus ele não tem amor. Ele não tem amor. Só quando recebe a vida de Deus, aí sim, esse amor de Deus pode ser manifestado. Então Paulo fala assim: Filipenses 1 : 9 ¶ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais. Mas não de qualquer maneira. A razão de ser de Paulo orar diante de Deus, é em que. Ele fala assim: mas em pleno conhecimento e toda a percepção. E um grande risco que pode acontecer, sem dúvida, é nós amarmos, acharmos que estamos amando, mas de maneira desgovernada. O que é que significa isso. O que é que estou querendo dizer com isso? O que eu estou querendo dizer é que muitas vezes você pode até mesmo como que fazer vistas grossas ao pecado. Não é isso. Isso não é amor. Amor, ele é manifestado em relação ao nosso irmão, em direção a ele, mas através da vida de Cristo. Nada natural meu. E muitas vezes eu posso achar que tenho um irmão que está em determinada situação que seja pecado e eu por amor a ele, eu deixo quieto. Eu amo aquele irmão e deixo quieto. As vezes até peca contra mim. É pecado. O amor de maneira nenhuma pode chegar e simplesmente abolir o pecado. Não podemos falar que está tudo bem, está tudo certo.

O amor cobre a multidão de pecados, sem dúvida nenhuma, mas de maneira nenhuma, o amor, ele pode ser sem limites. Ou seja, Ele tem sempre que ser governado pelo discernimento espiritual. Tem que saber, como inclusive, amar. Não é simplesmente aquela coisa solta, sem qualquer tipo de controle. É isso que Paulo está pedindo. Ele está orando especificamente: Que o amor de vocês posam aumentar mais e mais, em pleno conhecimento - nós mencionamos o que é este pleno conhecimento - fala do propósito eterno de Deus, daquilo que Deus tem no coração dele, do desejo Dele. Muitas vezes nós estamos preocupados em saber qual que é a vontade de Deus para mim. o que é que Deus quer para mim? Vou casar, como vai ser a minha profissão, qual vai ser meu próximo carro, eu não sei. Talvez não coisas tão banais assim. Mas de qualquer forma estou preocupado com aquilo que Deus tem para mim. Sem dúvida, isso é uma coisa que a gente preocupa. Mas, é muito importante quando a gente começa a crescer um pouquinho e entender que Deus tem um desejo no coração Dele. Ele tem um propósito eterno. Desde a eternidade passada, Deus tem no seu coração, tem um desejo, tem um alvo, que ele colocou desde o princípio. Esse alvo Dele, converge na pessoa do Senhor Jesus. E esse é o ponto principal. Tudo, tudo em nossas vidas, deve da mesma maneira convergir na pessoa do Senhor Jesus. Existem coisas maravilhosas, que são sem dúvida espirituais, muito importantes, mas nada, pode pensar o que você quiser, nada se compara ao Senhor Jesus. Absolutamente nada. Tanto é assim que acho que a maioria de nós se lembra quando o Senhor Jesus foi transfigurado, naquele monte. Nos últimos dias dele aqui na terra. Alguma coisa maravilhosa aconteceu. Foi para aquele monte, provavelmente monte Hermom, lá no norte de Israel. Hebrom é no Sudoeste. É o monte Hermom, que fica no norte de Israel, onde nasce o rio Jordão, e ali, quando o Senhor Jesus foi transfigurado uma coisa maravilhosa aconteceu. Na realidade o Senhor Jesus, como descrito em Filipenses, um pouco para frente, Ele, o Senhor Jesus Ele é Deus, vou fazer "era" para poder fazer referencia a época histórica. Ele era Deus, Ele é Deus até hoje, e Ele andava no meio dos homens, e os homens não percebiam. Eles não percebiam que era o Senhor. Alguns sim, outros não. De alguma forma como é que você pode conceber o próprio Deus andar no meio dos homens e os homens não perceberem. Alguma cegueira muito grande estava acontecendo ali. Mas, mais do que isto, este corpo que o Senhor Jesus assumiu, por causa da gente, Ele se despiu da sua glória mas Ele nunca deixou esta glória. Na realidade ele tomou essa forma humana mas ainda assim ele nunca deixou de ser Deus. E essa glória maravilhosa foi manifestada naquele dia em que Ele foi, em que o Senhor Jesus foi transfigurado. Na realidade, o que aconteceu é como se de alguma forma aquela blindagem ( vamos chamar assim) que estava ao redor do Senhor Jesus, fosse retirada por alguns instantes. E aí eles puderam ver o Senhor Jesus, as vestes Dele resplandecendo, fulgurantes maravilhosas. É como se simplesmente fosse retirado uma blindagem que estava ao redor Dele. Ele nunca havia perdido aquilo. E naquele instante o que é que a gente vê? Grande maravilha que Pedro até falou para fazer uma tenda ali para Elias e para Moisés, porque estava tudo muito bom aquilo ali. Bom demais. Vamos ficar por aqui. A gente lembra da história.

Mas, o que é que aconteceu naquele instante? Alguma coisa aconteceu. Uma nuvem cobriu, e uma voz do céu, veio e falou o quê? Lucas 9:35 E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi. Você não pode colocar nem Moisés, que foi fantástico, nem tão pouco Elias que foi fantástico também, em pé de igualdade como Senhor Jesus. Nunca. Deus nunca vai permitir isso. Não somente isso. Não apenas uma pessoa, nem tão pouco um ensinamento. Nada. Nada se compara ao Senhor Jesus. Nada. Ele é o centro de todas as coisas, e o propósito eterno de Deus, é fazer convergir em Jesus Cristo todas as coisas, tudo. Tudo converge na pessoa de Cristo. Tanto que o nosso irmão Stephen, até mencionei isso já, que se você pudesse, de maneira figurada, abrir o coração de Deus, e você olhasse o que tem lá dentro, você iria encontrar apenas uma coisa e essa coisa é o Senhor Jesus. Puxa vida, diríamos.. Mas é só Jesus? No coração Dele é só Jesus? Quando a gente em um pensamento destes, a gente começa a perceber quão distante é o nosso pensamento de Deus. Ou seja, quão pouco nós consideramos a pessoa do Senhor Jesus. Para Deus Jesus, o Senhor Jesus, é o centro, é a coisa mais importante para onde vão convergir todas as coisas. É esse o propósito de Deus. Então o pleno conhecimento fala disto. Mas do que isto esse amor ele tem que ser orientado com todo discernimento espiritual. E esse discernimento espiritual é que vai guiar a maneira como a gente tem que amar. Discernimento Espiritual, esse conhecimento, é uma questão importante, vamos abrir em Tiago, acho que é um versículo, em Tiago cap 1 5 Se, porém, algum de vós necessita de ( conhecimento) sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. E outra coisa importante, que a gente colocou o seguinte: o discernimento espiritual, ele vem, uma ilustração até pobre mas, ele vem no mesmo pacote da salvação. Quando você recebe a Cristo, essa vida de Cristo, essa vida de Cristo já tem nela, o discernimento espiritual. Então, a coisa que nós todos recebemos de graça, da mesma forma que nós recebemos a salvação. O discernimento é gratuito, diferente do dom de discernir espíritos. Paulo fala lá em Coríntios. É diferente. É um daqueles dons que o Espírito Santo pode manifestar na igreja para poder realmente edificar. Em algumas situações é bastante importante, mas é diferente de discernimento espiritual. Então só relendo a lista que eu falei com vocês do que é discernimento espiritual, basicamente são oito pontos, vou apenas relê-los aqui:

1 - Discernimento espiritual é habilidade de discernir as coisas que são diferentes, ou seja, estar numa situação que é completamente caótica. Uma confusão danada, daquelas que você faz assim: Que rumo que eu pego aqui. E o discernimento espiritual, é exatamente esta habilidade de discernir, de entender as coisas que realmente diferem que são diferentes.

É capaz de ver através de uma situação que está totalmente tumultuada. Quantas vezes nós nos encontramos em situações assim, e muitas delas preparadas com todo carinho pelo inimigo de Deus. Satanás, carinhosamente põe aquela confusão na sua frente, você fica perplexo e o discernimento espiritual sabe enxergar através dessas coisas. Esse é o primeiro ponto.

2 - É o poder de discernir entre verdadeiro e falso. Pode parecer simples, não é? Isso é diferente simplesmente de conhecimento do bem e do mal. Mas é conhecer aquilo que é verdadeiro, daquilo que falso, em termos absolutos mesmo.

3 - É o poder de discernir aquilo que é da alma daquilo que é do espírito. Isso, acho importante a gente ler em Hebreus, cap 4 : 12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Quem é que faz isso? É a palavra de Deus. A palavra de Deus, ela tem essa capacidade. Observe bem. Quando você fala em discernimento espiritual, ele nunca está independente da palavra de Deus. Os dois estão juntos, porque sem o conhecimento da palavra de Deus, você não tem condição de ter discernimento espiritual. É impossível. Não é alguma coisa mágica. Percebe que isso é necessário o exercício. E esse exercício vem de você conhecer a palavra de Deus. Você lê, você realmente estudar, você realmente conhecer a palavra de Deus. E por isso diz aqui: mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Então a palavra de Deus ela está na base, vocês percebem? A gente não pode dissociar nunca. Fala lá no Evangelho de João no primeiro capítulo, versículo 1. 1 ¶ No princípio era a palavra, o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. O Senhor Jesus, Ele é o verbo de Deus. Ele é a palavra de Deus. Percebe como as coisas estão todas juntas aqui? Então, sem a palavra de Deus, sem o conhecimento dessa palavra, sem o conhecimento do Senhor, não adianta você tentar procurar o discernimento espiritual. Essas duas coisas andam juntas, porque a palavra de Deus, é aquela como essa espada. Ela é viva e eficaz. Que palavra que é viva? Somente a palavra de Deus. Nenhuma outra. A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Essa é a palavra e assim é que você pode discernir os pensamentos e os propósitos do coração.

4 - Distinguir entre aquilo que é da carne e aquilo que é do espírito. Muitas vezes eu posso ter essa dúvida. É muito comum., principalmente se a gente é jovem e está começando a caminhar no Senhor. É difícil da gente poder muitas vezes discernir o que é uma coisa e o que é de outra. A gente estava até pouco tempo atrás vivendo num caminho totalmente diferente do Senhor. Era diferente desse novo e vivo caminho. A gente tinha os nosso modos, os nosso costumes, hábitos. Mas a vida cristã é completamente diferente. Ela não está nesse nível. Então, muitas vezes a gente pode ter dificuldade de discernir aquilo que é da carne e aquilo que é do espírito, e o discernimento espiritual, ele é necessário, extremamente necessário, para que a gente possa distinguir essas duas coisas.

Essa origem de onde vem as coisas é extremamente importante, porque uma conduz certamente para morte. Aquilo que vem da carne nos conduz para a morte, mas, aquilo que vem do espírito nos conduz para a vida. Essa é que é a grande diferença. Percebe como é que realmente o discernimento espiritual é extremamente importante, porque ele vai te dar a condição de discernir entre essas duas coisas. Se você seguir o caminho da carne ele vai te conduzir para a morte. Mas se você seguir o caminho do espírito, ele vai te conduzir para a vida.

5 - É a habilidade de discernir todas as coisas espiritualmente.

6 - É a habilidade de saber o que está no homem, e não julgar pela aparência exterior. Muito fácil para nós julgarmos pela aparência exterior. Aliás é o mais fácil, e possivelmente é o que a gente mais faz no nosso dia a dia. A gente bate o olho na pessoa e já a conhece. Já sei quem que ele é. Se abre a boca - conheço o tipo. Mas é só o Senhor que sonda o coração. O discernimento espiritual é assim. Um exemplo que a gente tem na palavra Deus, é muito tranqüilo da gente lembrar, que é o caso de Samuel quando foi na casa de Jessé, e foi procurar o rei na casa de Jessé. Ele procura nos fortes e nada. Samuel estava intrigado. Na hora em que vinha um, aquele filho de Jessé caprichado, ele dizia é esse e o Senhor dizia não. E foi até que não era nenhum daqueles. Estava lá no campo com as ovelhas. E aquele era realmente o rei de Israel, que era Davi. E o Senhor fala claramente com Samuel. 1 Samuel 16:7 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. E o discernimento espiritual é exatamente essa habilidade de você realmente conhecer, de você conhecer o coração, você não julgar pela aparência, não julgar por aquilo que é externo. Mas você conseguir penetrar naquilo que é o cerne que realmente é o conteúdo.

7 - É a habilidade de conhecer aquilo que é a vontade de Deus, daquilo que não é a vontade de Deus.

8 - É a habilidade de fazer a escolha correta. É a escolha moral e espiritual correta.

Eu não sei o que você acha, mas como eu preciso de ter isso bem exercitado na minha vida.!!!!! Quantas vezes e me vejo, eu já me vi, e posso olhar para trás, quantas vezes eu errei redondamente. Simplesmente por não saber discernir estas coisas, não saber conhecer e ver através de uma situação. Isso é o mais comum hoje. Você tem situações que fica confuso e você continua não sabendo como sair delas, porque está faltando muitas vezes, este ingrediente muito importante.

Uma coisa interessante que Paulo fala em Filipenses, vamos voltar lá no cap. 1 de Filipenses, no versículo 10 ele fala, que tem um lado que é o lado mais negativo, mas tem um lado muito positivo. Não é simplesmente você poder ficar só discernindo uma coisa ou outra, separando uma coisa ou outra. Isso e uma coisa importante. Mas tem um lado muito importante que é o que Paulo está dizendo aqui. O que é que é?

10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Ou seja. O discernimento espiritual não apenas te dá a capacidade de você descobrir, ver através de uma situação que é totalmente escura, mas ele também te dá a capacidade de você escolher as coisas excelentes. Esse conhecimento, conhecer essas coisas excelentes, aquilo que é mais excelente, o irmão F. B. Meyer, ele deu um exemplo e esse exemplo você pode anotar, pois não vou ler, para que possamos andar um pouquinho mais rápido. Is 11:2 Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Isaías 11 : 2, fala a respeito do Espírito do Senhor que foi dado. Fala a respeito do Senhor Jesus, como o Espírito Santo estava sobre Ele. E fala deste conhecimento como sendo um conhecimento rápido. E o que F. B. Meyer levantou é um exemplo muito interessante. Eu acho que isso trás muito próximo à gente para a gente entender o que é que é essa questão desse conhecimento, buscar as coisas excelentes, e o discernimento espiritual. Quando você gosta de alguém, você conhece muito bem aquela pessoa. Você sabe o que é que ela gosta, o que ela não gosta. E você sabe o que pode deixar aquela pessoa chateada, como sabe o que pode deixar aquela pessoa bastante alegre. Então, o amor, estou fazendo uma analogia baseada no F.B. Meyer, bastante simples, mas quando você ama alguém, você consegue perceber rapidamente quando qualquer coisa mencionada vai ofender aquela pessoa. Se estou com minha esposa, por exemplo, e estou numa sala com alguma conversa e alguém fala alguma coisa que é o tipo de coisa que é o que ela não gosta de ouvir, rapidamente eu detecto aquilo. Ninguém pode ter percebido, mas eu vislumbro aquilo na hora. Isso é uma questão importante. No nosso dia a dia, se nós realmente amamos o Senhor, será que nós conseguimos perceber com esta rapidez essas coisas que ofendem ao nosso Deus? A nossa compreensão ela é rápida o suficiente para a gente poder detectar estas questões? Quanto o quanto nos amamos o nosso Deus, a ponto de nós sabermos e sentirmos aquilo que ofende o seu coração. Então essa é uma questão que é muito importante. A questão que Paulo coloca aqui de escolhermos as coisas mais excelentes, e recomendo que os irmãos leiam em casa, em 1ª Coríntios 15 41 Uma é a glória do sol, outra, a glória da lua, e outra, a das estrelas; porque até entre estrela e estrela há diferenças de esplendor. Aqui fala do brilho de uma estrela, que a glória de uma estrela até difere da outra. Tem diferença nisso aí. E a palavra aí é a palavra excelência, exatamente essas coisas que são diferentes, que distinguem. Isso é que é o excelente que Paulo está colocando. Em Mateus 6 todo mundo conhece, quando o Senhor Jesus está falando do Sermão do Monte Ele fala que Salomão em toda a sua glória, nunca conseguiu se vestir como os lírios do campo. Essa palavra glória também se refere à essa questão excelentes. Buscando as coisas excelentes. E por que isso? Porque nós, como cristãos, não podemos simplesmente ser ordinários, comuns, pessoas comuns. Os cristãos, por definição, são pessoas extraordinárias. E por quê que nós somos extraordinários? A razão é muito simples. A VIDA de Cristo em nós, nos possibilita, nos capacita, e é ela quem faz, termos atitudes que são completamente incomuns para o homem natural. O homem natural, estou dizendo aquele que não conhece a Deus, por exemplo: Quem pode verdadeiramente seguir aquilo que o Senhor Jesus falou? Porque Ele falou: O ponto não é odiar ao seu inimigo, mas você tem que orar por ele. Quem consegue fazer isso naturalmente falando? Ninguém. Então, cristãos são pessoas extraordinárias. Naturalmente falando, o que o seu inimigo espera de você, depois que ele te deu um tapa no lado, e pegou uma face, ele já está satisfeito com aquilo, ele nunca vai esperar que você dê a outra face. Isso é ser extraordinário. Então o que Paulo está encorajando aos Filipenses, é que realmente alguma coisa a mais, ou seja, o amor ele tem que aumentar em pleno conhecimento e com todo discernimento espiritual. Mas para não só para eu poder descobrir o que está errado, mas também para que eu possa buscar aquelas coisas que são mais excelentes, aquelas coisas são as coisas melhores, porque como cristãos, nós temos essa posição de sermos, temos essa quase que obrigação de sermos extraordinários.

Vamos ler em 2ª Pedro 2 de 1 a 4 e aí nos vamos ver uma questão por um lado um pouco negativa, mas extremamente importante. Pedro já estava bastante preocupado com aquilo que ele estava vendo. 1 ¶ Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, ( Pedro já está alertando os irmãos que isso iria acontecer e isso acontece hoje ) os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; 3 ¶ também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme. 4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo; 5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios. O ponto é que Pedro está avisando. Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, ele está fazendo referência a coisas que já tinham acontecido. Ele está dizendo que assim entre vós haverá falsos mestres. E é o que o que infelizmente se vê hoje. Como é que a gente vai saber que o mestre é falso? Olha. Alguém já falou assim: Se Satanás, se o inimigo de Deus, quisesse realmente te assustar, talvez ele colocasse uma dessas fantasias que tem por aí e apareceria na usa frente, e ele dizendo para você que você vai negar o Evangelho, vai negar que Jesus Cristo..... Você acha que ele faz isso? Ele não é bobo. Você acha que a coisa é tão direta e tão óbvia assim? Que vai chegar alguém na sua frente e vai dizer: Negue o Senhor Jesus. Claro que não. Porque isso é muito direto, mas o que Paulo fala é exatamente o seguinte: os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras. É aquela coisa que vem muito pertinho daquilo que você julga ser a verdade. E nessa hora o discernimento espiritual é extremamente fundamental.

Tem um irmão que faz a versão que como se fosse o sentido do olfato. A gente até usa essa figura de linguagem que é : Alguma coisa não está cheirando bem. Claro que não se está falando literalmente, mas alguma coisa não está cheirando bem, significa o quê? Que naquela situação, tem alguma coisa que não está batendo, e você usa o seu sentido do olfato para falar isso. Muitas vezes acontece isso. Você pode estar no escuro e seu olho não estar vendo nada, seu ouvido não estar ouvindo nada, mas o seu nariz, hum, esse aí pega mesmo. E muitas vezes e talvez a gente até pudesse falar de discernimento espiritual mais ou menos por aí. O seu nariz começa a pegar alguma coisa que não está cheirando bem. E é nessa hora que você tem que ligar, para ver como essas coisas são. Não fica tranqüilo, não encosta e deixe as coisas acontecerem. E essa questão dissimulada é dissimuladamente heresias destruidoras, é uma questão muito importante porque o engano tem vindo, o erro tem vindo hoje. São de maneiras bastantes sutis. Algumas vezes nem tanto, mas muitas vezes de maneira bastante sutil. Alguma coisa que parece ser verdade. É assim que o inimigo de Deus faz. Ele faz uma coisa muito parecida com a verdade. Mas, que não é a verdade, não é a sã doutrina, não é o Evangelho de Cristo. Isso é muito importante, que nós tenhamos bastante firmeza.

Um outro versículo importante está em 1ª João 2 : 18 a 20, eu quero ler com os irmãos porque eu creio que é importante. João está falando com bastante carinho para aqueles que naquela época já estavam passando por isso. Logo no princípio, quanta heresia começou a penetrar no meio dos Filhos de Deus. Quanta coisa terrível aconteceu, desde os judaisantes até a seita dos nicolaitas. É tanta coisa que você nem imagina. Mal o Senhor tinha sido acabado de subir aos céus, os irmãos estavam começando a prosseguir na fé, e quanta confusão. 18 ¶ Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. 19 Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. 20 ¶ E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.

João está lembrando aos irmãos. Tem essa turma toda aqui mas vós tendes o Espírito Santo. Vós tendes a unção. É isso que João está falando. Que vem do Santo. Está falando aqui daquilo que eu li lá em João, que é o Consolador que habita em nós. É exatamente essa função, aquela vozinha, que mansa e suave fala com você. Dê atenção a ela. Não encosta para trás e deixe assim não. Eu devo estar errado e o resto está tudo certo. Não. Aquela voz é muito importante. Essa unção cada um de nós recebemos. Então é muito importante que nós demos ouvidos realmente a esta unção. É muito importante. João está lembrando aos irmãos daquela época. 20 ¶ E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Ele não falou "alguns", mas falou todos. Então isso aqui, como nós temos dito, isso aqui é a graça. Todos nós temos isso. Nós temos realmente que exercitar. Os irmãos percebem quão importante é isso?

Voltando a Filipenses, Paulo continua a sua oração dizendo o seguinte. 10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Não só o discernimento espiritual ele serve para que nós possamos ter o nosso amor governado indo na direção correta, da maneira correta, como também para buscarmos aquelas coisas que são excelentes. Mas, mais do que isto, para sermos sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. Quando Paulo falou isso, ele usou de um termo muito importante, e ele faz referência a um ponto importante na vida de cada um de nós cristãos. Ele fala a respeito do dia de Cristo. Graças a Deus, aqueles que crêem no Senhor Jesus foram lavados, foram salvos pela sua graça maravilhosa. Essas pessoas que creram no Senhor Jesus estão livres do juízo final, do juízo trono branco como assim chamado. Nós já temos a vida eterna em Cristo Jesus. Graças a Deus por isso, isso é a grande salvação, que nós recebemos mas ela não se restringe a isso. A salvação que o Senhor alcançou para nós ela é ampla, é enorme é incalculável. A gente conhece um pouquinho dela de cada vez. Mas, para aqueles que creram no Senhor Jesus, existe um dia muito específico que é chamado, que a palavra de Deus se refere muitas vezes como o dia de Cristo, o dia do Senhor, e assim por diante. Esse dia, também chamado tribunal de Cristo, "bima" como é em grego, é um dia que nós daremos conta daquilo que nós fizemos. Esse julgamento, esse tribunal de Cristo não significa que nós vamos ser lançados no inferno não. Disso aí nós estamos livres se cremos no Senhor Jesus. Acabou. Nós não temos que nos preocupar com isso. Mas sem dúvida, uma vez que nós cremos no Senhor Jesus, nós vamos prestar contas ao Senhor, mediante aquilo que nós recebemos Dele. E é essa a preocupação de Paulo com os Filipenses. Paulo falou: Esse conhecimento é muito importante porque além de você escolher coisas excelentes vocês tem que estar como que preparados para se apresentarem no dia de Cristo. O dia de Cristo. Vamos lá. Romanos 14 : 10 (10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus) e 2ª Co. 5 10 (10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.)

Mas o ponto que Paulo está colocando é um ponto muito importante. Ele está falando para serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo. O que é que significa sincero? Isso eu aprendi com meu pai a muitos anos atrás. Ele era alguém que gostava muito de etimologia. Tem até um dicionário antigo lá em casa de etimologia, e essa palavra sincero vem do latim que significa "sem cera". E o que é que é sem cera? Sem enganação. Naquela época o pessoal fazia ornamentos basicamente de mármore, e vasos diversos e muitas vezes aquilo trincava. Infelizmente trincava. Deu um trabalho danado para fazer e o pessoal precisando ganhar a vida e tampavam aquela trinca, aquela fratura com cera, e pintava por cima e ninguém via. Então, quando uma pessoa ia comprar um vaso, no mercado ou na feira, ela pedia um vaso sem cera. Um vaso sincero. O vaso sincero é exatamente isso, porque quando você o colocava no fogo, o que é que acontecia? A cera derretia e ficava descoberto. O que estava lá dentro ia vazar mesmo. Também esta palavra sincero pode ser, sem mácula. Como você pode imaginar alguma veste algum pano branquinho, bem lavado, aquilo fica branquinho, e você coloca no sol para ver se realmente tem alguma mancha. A luz do sol ela mostra, diferente da luz artificial. Ela mostra e então é isso. Ser sincero significa não ter qualquer mancha não ter mácula. Então, qualquer que seja a maneira que você queria considerar a palavra sincero, é o que Paulo está exortando aos Filipenses aqui. Filipenses 1:10 para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo. O que é que significa ser sincero então? Significa ser sem cera, sem enganação, sem qualquer tipo de coisa que possa estar tampando. A gente usa este termo hoje que é ser transparente. É sermos transparentes. É fácil ser transparente. É extremamente difícil. Todos nós temos aí uma série de coisas que atrás das quais nós nos escondemos. E a sinceridade, a transparência, ou vou colocar de uma maneira negativa, a falta de sinceridade, a falta de transparência, é o maior obstáculo para o discernimento espiritual. Alguém que tem discernimento espiritual, é alguém que ele mesmo é transparente. Naturalmente falando, é impossível para você, é impossível para mim, mas o que o Senhor quer trabalhar nas nossas vidas, o que Ele quer realizar em nós, o que ele quer ganhar em nós, é isso. É exatamente isso. Que nós tenhamos uma vida que seja sincera, sem cera. Uma vida completamente transparente. E o nosso Senhor Jesus Ele era completamente transparente. Essa é que é a grande maravilha do nosso Senhor. É esse tipo de vida que o Senhor quer que nós tenhamos e a razão disso é que o Senhor quer que nós não sejamos motivo de tropeço para ninguém. Muitas vezes, nós somos motivo de tropeço para alguém porque nós não somos transparentes. A nossa falta de transparência, é um grande obstáculo, para outras pessoas. Quem de nós não pode dizer que não foi obstáculo para alguém? É muito fácil a gente achar que as pessoas são obstáculos para a gente. Mas muitas vezes nós somos obstáculos para muitas pessoas. E exatamente pela nossa falta de transparência. E essa questão é uma questão fundamental, ou seja, sermos puros, sermos transparentes.

O dia de Cristo, um dia bastante especial, para o qual nós devemos estar preparados. A questão é muito séria. Qual tem sido o nosso caminhar diário. Tem um irmão que diz o seguinte e eu acho impressionante. Nós vivemos muitas vezes como se nós vivêssemos na eternidade. Ou seja, eu não terei fins de dias. Vou viver para sempre. Eu vivo assim. Eu gasto meu tempo, ou esbanjo meu tempo como se o tempo fosse alguma coisa que fosse reciclável. Tempo não é reciclável. Não se acha uma caixa para se reciclar o tempo. Não existe isso. O tempo foi, e foi mesmo. Ele passa. E o que Paulo está estimulando aos Filipenses para que eles possam viver uma vida transparente, sincera, tendo em vista o dia de Cristo. Se nós vivermos a nossa vida diária, cada dia, nós vivermos a nossa vida, tendo em vista que nós vamos estar diante daquele tribunal, não com medo, esse medo nosso, em que não vou nem mais conseguir me mexer por causa disso não, porque se você olhar para você mesmo, você não tem condição. Se nós olharmos para nós mesmos, nós não temos condição, mas, se nós vivermos à luz deste tribunal, a nossa vida vai caminhar diferente. Nós vamos prestar contas mesmo. De novo não estou falando que é a chance de irmos para o inferno não. Graças a Deus se você creu no Senhor Jesus, isso não acontece mais. Mas sem dúvida, existem algumas várias implicações que não tenho tempo de entrar neste detalhe aí agora. Mas, sem dúvida esse é um dia que vai acontecer. Nós vamos ter que responder isso diante do Senhor. Esse versículo que eu dei para vocês podem olhar depois, pois é uma coisa bastante séria. É essa a preocupação de Paulo com os Filipenses.

Então, só para concluir hoje, vamos ver o exemplo de alguém que tinha discernimento espiritual. Adivinha quem. Senhor Jesus. Vamos pegar o princípio da vida Dele. Um bom livro para a gente poder olhar isso é o livro do Evangelho de João. Desde o princípio, o Senhor se mostra como alguém que realmente é uma pessoa especial. No princípio do Evangelho de João, observem que João vê o Senhor Jesus duas vezes, e fala: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo e depois fala Eis o Cordeiro de Deus, e tinha alguns que seguiam João, pessoas que amavam a vinda do Messias. Observem que naquela época o Messias ainda não havia vindo para eles. E eles aguardavam e João veio preparar o caminho do Senhor. É um vaso escolhido, um vaso muito especial. Muitas vezes algumas pessoas desdenham de João, mas o Senhor Jesus mesmo falou que dos nascidos de mulher não havia nenhum igual a João. João é alguém muito especial. E, ele preparou o caminho do Senhor. E olhem que coisa maravilhosa. Aqueles que seguiam a João eram os discípulo de João,q Quando João viu o Senhor disse: Eis o cordeiro de Deus. Está aqui. Esse é o Messias. Dentre eles havia alguém que era o André, irmão de Pedro e que é que aconteceu? Simão, naquela época. André foi correndo e disse: Achamos o Messias. Vocês podem ler isso lá em João. Nós encontramos o Messias. Todo mundo conhece Pedro. Pedro é aquele falador. O que dá na telha ele solta. Não quer nem saber. E Pedro extasiado vem e se encontra com o Senhor. E ali diz que o Senhor Jesus olhou para Pedro. E esse olhar do Senhor Jesus não é simplesmente um olhar que eu olhei, mas aquele olhar que olha você de cima embaixo. Certo? Aquele que te atravessa. A gente não sabe descrever esse olhar do Senhor, mas é alguma coisa muito diferente. Uma coisa você pode dizer que Pedro, um falador, ficou mudinho. Ache o que Pedro falou! Você não vai achar de jeito nenhum. Pedro ficou parado. Com aquele olhar realmente Pedro atravessou. Pedro se sentiu completamente perscrutado. Devassado mesmo. Não que o Senhor estivesse ali fazendo uma devassa na vida de Pedro, não nesse sentido. Mas Pedro estava diante de alguém que, ele Pedro, viu que realmente o conheceu. Então olha como o Senhor é. Tudo que o Senhor falou com ele. Tu és Simão. Você vai ser chamado de Pedro, que é uma pequena pedra. E essa história, é uma história muito bonita, a história de Pedro. Ali começou. Como realmente o Senhor viu Pedro, logo em seguida você vê o outro discípulo que era quem? Natanael. Não é isso? E o Senhor Jesus, também foi chamar Natanael. E o Senhor Jesus falou. Eu ti vi sentado debaixo da figueira. Quem que é Natanael? Natanael, o que é que Jesus falou dele? Leiam. Um judeu verdadeiro. Não é? 47 Jesus viu Natanael aproximar-se e disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo! Olha só ! Ouvir isso da boca do Senhor Jesus. Virar para você e falar uma coisa como essa. É mesma coisa você tirar cem, com louvor, mas o Senhor Jesus sabia o quem é que Ele estava falando. Realmente, eis um verdadeiro israelita. Por quê? Fala que ele estava debaixo da figueira, ele estava pensando, cabeça voltada para a nação de Israel. Ele amava a nação de Israel. A figueira representa a nação de Israel. E observa bem como o Senhor viu através de Natanael.

Pouco depois, você continua lendo, o cap 3 de João, um outro exemplo de como o Senhor é transparente, como o Senhor tinha esse discernimento espiritual. Aí vem Nicodemos. Nicodemos era alguém altíssimo. Não sei se hoje é uma boa comparação, mas era um juiz, era alguém que conhecia a lei mesmo. E a lei significava que ele conhecia o Pentateuco na ponta da língua. Ele conhecia a lei e os profetas. Era alguém realmente muito instruído. E ele com grande vergonha, ele procurou o Senhor à noite e começou a falar umas palavras bonitas, para impressionar Jesus, e que é que o Senhor Jesus fala com ele? Foi no ponto: Nicodemos. Deixe de firulas. O seu problema é um só. Você tem que Nascer de Novo. O Senhor Jesus viu lá dentro. E quantas vezes a gente vê registrado nos Evangelhos, o Senhor lidando com os fariseus, e os escribas. O Senhor conhecia lá dentro. No próprio Evangelho de João, no principinho, você vê como o Senhor Jesus fala. versículo é importante a gente ler. Olha o finalzinho do capítulo 2, penúltimo versículo. 24 mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. 25 E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana. Vocês estão vendo o que é o discernimento espiritual? Aí nos temos patente na vida do Senhor Jesus, Ele sabia o que é que era o homem. E esse não era o conhecimento mental, que se tem estudado em livros a respeito dos homens. Mas era o conhecimento espiritual. Ele conhecia o que é que era o homem.

Se você olhar Pedro e João, em Atos cap. 3 esse é o evento muito importante. Mesmo se você for ler na vida dos apóstolos, você vai ver como o discernimento espiritual foi alguma coisa que foi fundamental, básico, no caminhar desses irmãos. você vê como eles realmente entenderam o que estava acontecendo ali.

1 ¶ Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. 2 Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3 Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. 4 Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. 5 Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. 6 Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! 7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; 8 de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus.

A cura de um coxo. Esse coxo estava na porta do templo. E ele clamava e pedia. Observe como foi a atitude de Pedro e João. Eles olharam para aquele coxo e alguma aconteceu ali. Não que tivesse raios saindo dos olhos deles não, ou alguma coisa mística. Simplesmente a manifestação desse discernimento espiritual. Irmãos para que nós possamos viver hoje, isso é extremamente necessário, é indispensável para a vida de cada um de nós. Nós estamos vivendo num mundo cheio de engano. Para todo lado que você vira tem confusão, para onde você for olhar tem mentira, o inimigo de Deus é mentiroso, e por isso que Paulo, com grande cuidado ele falou que o amor abunde mais, aumente mais e mais, em pleno conhecimento e com todo discernimento e toda percepção, todo discernimento espiritual, para que você possa escolher as coisas excelentes. Não só discernir o bem do mal, o que é do espirito o que é da alma, o que é do espírito, e o que é da carne, não apenas isso, mas isso é importante também. Que possa escolher as coisas excelentes, mas que você possa com isso estar vivendo à luz, do dia de Cristo. O Senhor está por vir. Vamos prestar contas a Ele, e como nós precisamos viver uma vida ordenada diante Dele. Uma vida que realmente agrade ao coração de Deus. A minha vida natural agrada a Deus? De maneira nenhuma, mas a vida de Cristo em mim, essa vida manifesta, isso sim, agrada a Deus. Quando Deus olha para nós e é a razão de nós não sermos consumidos, a misericórdia Dele, Ele vê Cristo em nós. Ele vê o Senhor em nós. É isso que realmente agrada ao Senhor e quanto mais essa vida for manifesta, menos de mim, mais do Senhor, menos do eu, mais de Cristo. Quando isso acontecer, realmente Deus vai se agradar da nossa vida, até que Cristo realmente, seja formado em nós, até que nós cheguemos à estatura de varão perfeito, à estatura de Cristo. Cristo formado em nós. Isso é um processo, não acontecendo de hoje para amanhã não. Esse é o processo que nós estamos vivendo hoje, que o Senhor vai trabalhar. É uma coisa demorada mas que nós não possamos ser um empecilho para que o Senhor trabalhe em nossa vida e alcance este objetivo em nós. Nós podemos sim, atrasar este trabalho. Nós podemos retardar este processo. Podemos sim, sem dúvida nenhuma. Mas, se nós permitirmos, se nós deixarmos, o Senhor vai alcançar isso com o tempo que Ele deseja alcançar. O propósito Dele é que Cristo possa ser formado em nós. É um processo demorado, é um processo longo. É a nossa vida, mas é isso que ele deseja fazer em nós. No final das contas, no final, a gente vai poder dizer que tudo é glória e honra ao nosso Deus, porque Ele fez todas as coisas. Vamos orar?

Senhor, nós te damos graças porque temos visto o Teu cuidado para conosco em nos alertar para esta questão tão importante. Como nós pedimos ao Senhor que possa ser conosco no exercício do discernimento espiritual. Como nós precisamos disso nestes dias. Como precisamos viver vida que realmente agrade a ti. Vidas que realmente estejam sendo vividas, à luz do teu dia, para que possamos chegar diante do Senhor sabendo que é tudo por meio de ti, mas mesmo assim, o Senhor nos habilitou a não chegarmos com as mãos vazias. Que o Senhor venha realmente nos dar essa diligência. Nós sabemos que isto não está em nós. Naturalmente não está em nós. Isso vem de Ti, por isso nós pedimos encarecidamente, que tenha misericórdia, quem venha viver a tua vida em nós. Que o Senhor realmente nos ajude a não sermos um empecilho ao teu trabalho, à tua obra. Nós confiamos estas palavras em tuas mãos e pedimos que realmente o Senhor venha operar assim nas nossas vidas, em cada um de nós. Em nome precioso do Senhor Jesus nós oramos. Amém.

Pergunta - Eu queria saber se as pessoas que idolatram santos tem que Nascer de Novo.

A primeira coisa acho que a gente tem que entender é o que é idolatria. Acho que para nossa surpresa, a idolatria não é só de santo., como a gente chama. A gente pode idolatrar diversas coisas, e é muito fácil você identificar idolatria a santos. Fulano de tal, olhe só como ele é idólatra!!!!

Mas existem questões sérias de idolatrias que não são tão visíveis assim e são tão sérias quanto. Então a idolatria de santo ela é muito visível, mas ela é tão séria quanto qualquer outra forma de idolatria. Então esse é o primeiro ponto.

Qualquer um, a Bíblia fala que todos pecaram. ( Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus ) Todos. Só teve um sem pecado, que foi o Senhor Jesus. Todos pecaram, não sobrando nenhum, e estão aquém da glória de Deus. O fato de você ter nascido, isso é que a Bíblia fala, o fato de você ter nascido, já te desqualifica. Ou seja você já é descendência de Adão. Todos pecaram e estão aquém da glória de Deus. Todos nós precisamos Nascer de Novo. Todos. Idólatras, não idólatras. Você pode ter uma vida moral exemplar, certíssima, não tem um título protestado, nunca ter entrado em cheque especial, nunca ter adulterado, nunca ter matado, ter uma vida exemplar. Se você não Nascer de Novo, você não vai ter vida eterna, o caso de Nicodemos. Nicodemos tinha uma vida exemplar, no entanto, se ele não Nascesse de Novo, ele não seria salvo, não teria vida eterna. Então, observe bem. Deus não deu a menor chance para achar que qualquer contribuição minha pudesse ajudar na salvação. Não tem a menor chance. Nada do que eu possa fazer, pode ajudar Deus um pouquinho na minha salvação. A obra é única e exclusivamente realizada pelo Senhor Jesus. Foi realizada por Ele na cruz do Calvário. Apenas Ele. Só Ele tinha essa condição, de realizar tamanha obra. Ninguém mais. Por mais que se quisesse, a Bíblia deixou claro. O salário do pecado é a morte. Todos pecaram. Não tem saída. Então, idolatrando santo ou não, sendo bom ou sendo mau, não tem jeito. Você tem que Nascer de Novo. Não tem saída. Qualquer um tem que Nascer de Novo. Essa é que é a realidade. Está certo? Respondi sua pergunta?

Pergunta - Pois é. Jesus ainda não é o Senhor da pessoa, então eu queria saber se ela é uma pessoa - renascida a gente não pode falar - mas a gente tem que trabalhar para essa pessoa. Se você tiver que conversar com essa pessoa, ela está em idolatria, em termos de salvação, sei que isso depende de Deus.

Teca. Eu posso dizer para você o seguinte. Nunca vai ser alguma coisa que você vai dizer, pode parecer um negócio meio fora o que eu vou falar aqui, mas nunca vai ser uma boa coisa que você vai dizer que vai fazer com que a pessoa largue os ídolos ou continue a estar com os ídolos. É uma questão muito diferente disso. Eu lembro de um exemplo que alguém me deu que eu acho interessante. Uma mãe muito sábia, que tinha um filho de dois anos, com uma faca afiadíssima na mão. Qualquer movimento ela se furava ou se cortava, e não sei qual seria a reação de muitas mães, ou muitos pais. Pode ser um berro gigantesco, onde a criança iria tremer e a faca já a teria cortado. Dá aquele alarde. Mas, o que é que aquela mãe fez? Pegou um brinquedinho que a criança gostava. Então a criança largou a faca para brincar com o brinquedo.

É um exemplo muito simples, mas o que está por detrás disso é uma coisa muito importante. Quando realmente o amor dessa pessoa, for pelo Senhor, os ídolos vão cair por terra. Você entende? É o quanto que ela vai apreciar do Senhor. Qual que é a apreciação que ela tem do Senhor? Por enquanto os ídolos a atraem um pouco. Talvez ela não tenha visto a beleza do Senhor plenamente. É possível. Isso é possível. Então eu não sei se você tem que estar preocupada, necessariamente em falar assim ou falar assado. Lembra do que João falou. (1 João 2:27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou. ) (1 João 2 : 20 ¶ E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.) Vós tendes a Unção. Você tem o Espírito Santo. Ele vai te conduzir. Você em relação a essa pessoa. Não preocupa não. O que você tem que lembrar é o seguinte: é o amor dessa pessoa pelo Senhor, quando esse amor, quando realmente essa pessoa ver o Senhor, quão maravilhoso Ele é, essa pessoa nem vai lembra que existe ídolos mais.

O ponto é este. Não se preocupe com isso. Mostre para ela a beleza do Senhor. Mostre quem que é o Senhor. Mostre quão maravilhoso que é o Senhor. Quão lindo que Ele é. Ela não está vendo ainda. No dia que ela ver, pode estar certa, essas coisas vão perder valor. Eu não estou dizendo para você nunca fazer isso ou nunca fazer aquilo. Você tem a unção. Lembre que o Espírito Santo habita em você. Se você creu, Ele habita. Ore para o Senhor te dar direção. Uma coisa é certa. Quanto mais você mostra do Senhor para essa pessoa, quanto mais você mostrar quão maravilhoso, quão lindo Ele é, você não tem eu falar que o outro é feio não. Mostre quão lindo é o Senhor. Então esse amor, quando ela realmente enxergar isso, pode estar certa de que na hora que essa pessoa assustar nem lembra mais. Isso é que talvez possa ajudar essa pessoa. Se você falar com alguém: você não pode fazer isso ou aquilo, não sabemos nem que estágio da vida essa pessoa está. Recentemente ela creu no Senhor e talvez não conheça as coisas muito bem. Claro que a palavra de Deus é muito claro. Isso tem que ser ensinado. A ênfase, talvez não tenha que ser por aí. Essas são questões verdadeiras que tem que ser ensinadas, mostradas. O desejo de Deus não é esse. A palavra de Deus fala que por detrás de cada ídolo tem realmente um espírito mal. Tem toda esta questão que é uma questão séria. Mas, tem algo muito melhor, tem alguma coisa muito melhor, que é o Senhor Jesus. Procura levar a pessoa a Cristo. O que foi que André fez com Simão, a gente acabou de ler. Vem cá para você ver. Eu achei o Messias. Vem cá para você ver. Eu não sei muito bem não, eu sei que este aqui é o Messias. Não sei te explicar muito bem não. É esse aqui. Vem cá ver. Isso atua, com certeza.

O que é Nascer de Novo.

Acho que hoje em dia muitos jargões e muitas palavras são usadas, e elas perdem, muitas vezes, o efeito. Houve uma época nos Estados Unidos que, aliás até quem foi que usou este termo foi a New Borning Christian. Foi Clinton que usou isso mo princípio do mandato dele. Um deles usou. O Gore também usou. Esse termo foi um termo muito utilizado e perdeu o grande valor que ele tem mas o que é Nascer de Novo? O Senhor Jesus no cap 3 de João, disse que aquele que não nascer da água e do espírito - o que é que é isso?

Nascer de Novo, é a dúvida que Nicodemos perguntou. Nicodemos estava muito preocupado, pois era alguém muito reto e muito justo, conhecia muito bem a palavra de Deus, mas mesmo assim ele não sabia e estava em grande temor, pois não tinha qualquer segurança em relação ao futuro, em relação ao quê que seria dele, quando eu partir dessa para melhor. Isso é um lado só. O que é que vai acontecer de mim. O que vai ser de mim. Então o Senhor Jesus tocou no ponto certinho com Nicodemos: se você não nascer de Novo, isto é, se você não nascer no espírito, tanto que Nicodemos perguntou se teria que voltar para o ventre da minha mãe e Nascer de Novo? Olha a pergunta de um doutor da lei. Não é? Aí o Senhor Jesus falou que se ele não nascer do espírito - o que é que é isso? O homem quando ele pecou, quando Adão pecou, realmente o pecado entrou no homem. O que é que significa isso? Significa que o espírito do homem - o homem é espírito, alma e corpo essas três partes - o espirito do homem parou de funcionar e o que aconteceu então e que o homem perdeu a sua comunhão com Deus. E é isso que fala lá em Romanos : 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Não tem como. Qualquer coisa que você fizer. Você pode pular, pode se auto flagelar, pode carregar, ajoelhar no milho, pode fazer o que você quiser. A palavra de Deus fala que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai se não for por mim. Não tem outra forma de chegar a Deus, se não for através de Jesus. É isso que a Bíblia fala. É muito claro. O senhor Jesus falou: Ninguém vem ao pai senão por mim. Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim. Então o Nascer de Novo é isso. Se você se arrepender dos seus pecados, isso quando o Espírito Santo toca no seu coração, e se você se arrepender dos seus pecados, se você confessar com a sua boca o Senhor Jesus, a palavra de Deus fala que você vai ser salvo. E o que significa isso? É o Nascer de Novo. Ou seja, naquele instante que você confessa o Senhor Jesus, como seu salvador, você confessa ao Senhor Jesus como sendo o Filho de Deus que morreu por você, morreu pelos seus pecados., você confessa os seus pecados, naquele instante o que está acontecendo é que você Nasce de Novo. O que é esse nascer de novo? Basicamente o Espírito Santo vem habitar no seu espírito e traz a vida de Deus para o seu espírito. Esse é o amor de Deus. Deus nos amou de tal maneira, amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito a todo aquele que Nele crê. Não é qualquer um não. É aquele que crê em Cristo. Todo aquele que Nele crê não pereça mas tenha a vida eterna, e a vida eterna é essa ( João 17:3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ) Isso é que é o Nascer de Novo. E o que Deus quer que realmente todos venha a crer. Infelizmente isso não vai acontecer. Uns rejeitam, mas Deus ama o pecador a tal ponto que deu o filho Dele. Naquele instante na cruz do calvário, quando o Senhor Jesus foi pendurado ali por nós todo o pecado do mundo foi colocado sobre o Senhor Jesus, sobre Ele. Nós não temos a noção, a menor noção do que venha a ser isso. Foi tão horrenda, que naquele instante, por uma fração de tempo, a Bíblia fala que como se Deus Pai e Deus filho estivessem perdido a comunhão que eles tiveram desde a eternidade passada. Naquele instante Deus não pode mais olhar para Cristo. Deus Pai não pode mais, porque todos os pecados, os seus, os meus, de toda a humanidade foram lançados sobre Ele, para que daquela forma Ele pudesse nos redimir, nos restaurar para com Deus, mas todos aqueles que crêem no seu nome, todos aqueles que crêem que Ele morreu para essa finalidade. Essa é que é a segurança que nós temos. Essa é a vida eterna. É uma salvação plena. Não se restringe simplesmente a uma vida eterna. No instante em que você crê em Cristo você passa a ter essa vida, uma vida que é eterna. Você para de ter aquela vida mortal sim. Seu corpo ele pode deteriorar até o ponto de você ser sepultado, mas o seu espírito ele vive para todo o sempre. Não é o caso daqueles que não crêem em Cristo. Aquele que não crê em Cristo, infelizmente o que está destinado para eles é condenação eterna. Observe que não é um grupo de pessoas que são melhores do que as outras não. É simplesmente diferenciar dos que creram em Cristo e dos que não creram em Cristo. Não tem melhor nem pior. Todos pecaram, mas alguns creram e outros não creram. A diferença é só essa. Alguns realmente reconheceram, confessaram seus pecados, e creram no Senhor Jesus. A partir daí receberam essa nova vida. É isso que Deus exige. Deus nos amou a tal ponto que Ele deu seu Filho para que você pudesse crer e ter essa vida eterna.

Sem comentários: