04 dezembro, 2006

E DISSE DEUS

Gênesis 1 1 ¶ No princípio, criou Deus os céus e a terra.

2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

3 ¶ E disse Deus: Haja luz. E houve luz.

4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro.

6 ¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 E fez Deus a expansão e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi.

8 E chamou Deus à expansão Céus; e foi a tarde e a manhã: o dia segundo.

9 ¶ E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi.

10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nela sobre a terra. E assim foi.

12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie e árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

13 E foi a tarde e a manhã: o dia terceiro.

14 ¶ E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi.

16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

17 E Deus os pôs na expansão dos céus para alumiar a terra,

18 e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que era bom.

19 E foi a tarde e a manhã: o dia quarto.

20 ¶ E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

21 E Deus criou as grandes baleias, e todo réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies, e toda ave de asas conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.

23 E foi a tarde e a manhã: o dia quinto.

24 ¶ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi.

25 E fez Deus as bestas-feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie. E viu Deus que era bom.

26 ¶ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.

27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.

28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

29 ¶ E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.

31 ¶ E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.

1 ¶ Assim, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.

2 E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.

Levítico 23

1 ¶ Depois, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As solenidades do SENHOR, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades.

3 Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.

4 ¶ Estas são as solenidades do SENHOR, as santas convocações, que convocareis no seu tempo determinado:

5 no mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a Páscoa do SENHOR;

6 e aos quinze dias deste mês é a Festa dos Asmos do SENHOR: sete dias comereis asmos;

7 no primeiro dia, tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis;

8 mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao sétimo dia haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis.

9 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

10 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando houverdes entrado na terra, que vos hei de dar, e segardes a sua sega, então, trareis um molho das primícias da vossa sega ao sacerdote;

11 e ele moverá o molho perante o SENHOR, para que sejais aceitos; ao seguinte dia do sábado, o moverá o sacerdote.

12 E, no dia em que moverdes o molho, preparareis um cordeiro sem mancha, de um ano, em holocausto ao SENHOR.

13 E sua oferta de manjares serão duas dízimas de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta queimada em cheiro suave ao SENHOR, e a sua libação de vinho, o quarto de um him.

14 E não comereis pão, nem trigo tostado, nem espigas verdes, até àquele mesmo dia em que trouxerdes a oferta do vosso Deus; estatuto perpétuo é por vossas gerações, em todas as vossas habitações.

15 ¶ Depois, para vós contareis desde o dia seguinte ao sábado, desde o dia em que trouxerdes o molho da oferta movida; sete semanas inteiras serão.

16 Até ao dia seguinte ao sétimo sábado, contareis cinqüenta dias; então, oferecereis nova oferta de manjares ao SENHOR.

17 Das vossas habitações trareis dois pães de movimento; de duas dízimas de farinha serão, levedados se cozerão; primícias são ao SENHOR.

18 Também com o pão oferecereis sete cordeiros sem mancha, de um ano, e um novilho, e dois carneiros; holocausto serão ao SENHOR, com a sua oferta de manjares e as suas libações, por oferta queimada de cheiro suave ao SENHOR.

19 Também oferecereis um bode para expiação do pecado e dois cordeiros de um ano por sacrifício pacífico.

20 Então, o sacerdote os moverá com o pão das primícias por oferta movida perante o SENHOR, com os dois cordeiros; santidade serão ao SENHOR para o sacerdote.

21 E, naquele mesmo dia, apregoareis que tereis santa convocação; nenhuma obra servil fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas gerações.

22 E, quando segardes a sega da vossa terra, não acabarás de segar os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega; para o pobre e para o estrangeiro as deixarás. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

23 ¶ E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

24 Fala aos filhos de Israel, dizendo: No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memória de jubilação, santa convocação.

25 Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.

26 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

27 Mas, aos dez deste mês sétimo, será o Dia da Expiação; tereis santa convocação, e afligireis a vossa alma, e oferecereis oferta queimada ao SENHOR.

28 E, naquele mesmo dia, nenhuma obra fareis, porque é o Dia da Expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR, vosso Deus.

29 Porque toda alma que, naquele mesmo dia, se não afligir será extirpada do seu povo.

30 Também toda alma que, naquele mesmo dia, fizer alguma obra, aquela alma eu destruirei do meio do seu povo.

31 Nenhuma obra fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações.

32 Sábado de descanso vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.

33 ¶ E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias.

35 Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis.

36 Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia solene é, e nenhuma obra servil fareis.

37 Estas são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio;

38 além dos sábados do SENHOR, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR.

39 Porém, aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido a novidade da terra, celebrareis a festa do SENHOR, por sete dias; ao dia primeiro, haverá descanso, e, ao dia oitavo, haverá descanso.

40 E, ao primeiro dia, tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmas, ramos de árvores espessas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, por sete dias.

41 E celebrareis esta festa ao SENHOR, por sete dias cada ano; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações; no mês sétimo, a celebrareis.

42 Sete dias habitareis debaixo de tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas;

43 para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

44 Assim, pronunciou Moisés as solenidades do SENHOR aos filhos de Israel.

1 Co 11 1 ¶ Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.

Finalmente eu vou reler o verso 3 de Gn. 1: 3 ¶ E disse Deus: Haja luz. E houve luz.

Vamos orar.

Senhor, ao começar este nosso encontro, voltamos os nossos olhos para Ti, reconhecendo que tudo depende de Ti, da Tua palavra. Nós acabamos de ler porções da Tua palavra que nós vamos estar refletindo nestes dias, e rogamos a Ti agora, que o teu Espírito Santo, venha pairar sobre nós aqui neste lugar, nos conduzindo Senhor . Oh Deus que haja realmente muita luz, que haja luz sobre nós aqui nestes dias. Nós encomendamos este tempo que vamos passar aqui nas tuas mãos, para que o Senhor ilumine mesmo a nossa vida, ilumine os nossos olhos, para vermos a ti, para vermos o tempo em que estamos vivendo. Oh! Deus. Entregamos este encontro nas tuas mãos, a vida de cada um de nós que estamos aqui, dos nossos irmãos que ainda não chegaram. Entregamos nas tuas mãos, as pessoas que estão nos servindo aqui neste lugar. As pessoas que na tua soberania, na tua onisciência, aprouve a Ti, que mesmo sem estarem escritas ou participando estivessem aqui neste local conosco. Apresentamos diante de Ti todas as coisas. Entregamos esta pousada nas tuas mãos, estes vales, estas montanhas. Senhor. Pronuncia a tua palavra sobre nós aqui nestes dias. Nós temos uma grande expectativa no coração, em relação àquilo que o Senhor deseja fazer aqui. E nós estamos agora entregando tudo nas tuas mãos, para que o teu Reino venha sobre nós, para que a tua palavra venha sobre nós, e para que o Senhor faça algo novo na nossa vida, para que a nova criação resplandeça aqui sobre nós, a nova luz, a luz eterna que vem do Senhor. Em nome de Jesus nós te pedimos. Pedimos a tua benção. Seja conosco aqui nestes dias. Cumpra o teu propósito. Em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

O Gil já deu a boas vindas a todos. Gostaria também de enfatizar as saudações e as boas vindas dizendo que bem vá a todos, e que para nós nos santificarmos que Deus irá fazer maravilhas no meio de nós. Ainda mais quando estou olhando todo mundo e vejo nas camisas o "Haja Luz" para todos os lados. Uma maravilha, não é? Haja Luz. Mas este estudo de hoje de manhã, é um pouco apertado, nem todos os irmãos conseguem chegar, não é propriamente, nós não vamos entrar no assunto principal. É um estudo de abertura, lemos todos os textos básicos que nós vamos estar refletindo aqui durante este tempo que o Senhor nos concedeu, mas nós vamos como nós fizemos da última vez, em setembro, e tentamos naquela ocasião, fazer uma reserva para o Carnaval e era impossível, estava tudo cheio, mas, cá estamos nós aqui. Se não fora o Senhor, certamente nós não estaríamos aqui. Mas, aprouve ao Senhor que nós estivéssemos aqui. E o nosso coração, tem muitas ações de graça ao Senhor em relação ao que Ele nos concedeu. Então que Ele possa, se Ele nos trouxe aqui, se Ele abriu esta porta, que certamente Ele tem algo para fazer nas nossas vidas aqui, para nos falar.

Mas então, em setembro, quando nós viemos aqui a primeira vez, nós estávamos refletindo sobre o último livro da Bíblia. Aquilo que Deus vai fazer no final, e ficamos alguns dias estudando sobre o livro do Apocalipse. Agora nós voltamos e o Senhor colocou no nosso coração, este tema que vocês estão aí no peito, em suas camisetas: "Haja Luz".

O livro de Gênesis relata as primeiras coisas que o Senhor fez. É claro que, como vocês viram aí no programa que foi distribuído, não sei se todos receberam, mas pelo menos a maioria deve ter recebido. O Tema é "Haja Luz" mas principalmente ao que se refere à nova criação, e às festas do Senhor, que nós lemos em Levítico. O tema do último verso que eu li, da carta de Coríntios, que será o segundo estudo da parte da manhã, a começar de amanhã, domingo, será compartilhado conosco pelo irmão Alexandre, que não sei se ele vem hoje a tarde ou amanhã, então ele vai tratar daquele tema, relativo àquele verso de 1 Co cap 11. "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo". E eu, vou ficar incumbido de compartilhar com vocês, de estudarmos juntos, embora esteja parecendo uma conferência, grande assim, não se esqueçam de que isto é um encontro de grupos de estudos bíblicos. Não se esqueçam disto. Nós vamos é estudar a Bíblia. Só porque estamos com um salão deste tamanho, vamos estudar a Bíblia como nos temos o costume de fazer. Encontro Ágape, é um encontro de Amor, das pessoas que o Senhor achou aqui neste mundo e que gostam de estudar a Bíblia juntos. Não tem esta, só porque temos cem pessoas, virou uma conferência. Ainda somos um grupo de estudo Bíblico. Certo? Uma conferência intimida a gente. Estamos estudando a Bíblia. Certo? Então essa parte da Nova Criação, dos sete dias, como vocês viram lá, quando eu li as festas dos tabernáculos, apareceu um oitavo dia, então esta questão dos dias e das festas, é que eu vou fazer os estudos. É claro que eu fiz aqui, cada dia, nós colocamos uma festa, primeiro dia, primeira festa, segundo dia, segunda festa, etc, e é claro que não precisa haver uma correspondência assim tão direta desta forma, nós vamos depois estudar cada uma com calma e vamos ver o que o Senhor tem para nós aqui. Mas, este primeiro estudo de hoje, começamos com um pouco de atraso, queria apenas passar um pano de fundo. Como nós fizemos em apocalipse, antes de entrarmos no livro, nós estudamos as profecias de Daniel, para aquele irmãos que tiveram condição de chegar aqui também de manhã, porque a maioria começa a tarde. Por isto a programação do sábado é um pouco mais intensa, porque este estudo a manhã, fica transferido para a tarde. O assunto mesmo vai começar neste horário da tarde, que hoje vai ser as 14 e 15.

Mas então eu queria agora me deter agora sobre o comecinho do livro de Gênesis, quando "No princípio criou Deus os céus e a terra". E o nosso tema é o seguinte: Disse Deus: Haja Luz. Claro que tudo depende do que Deus falar. Nós vamos ficar aqui quatro dias, nós vamos estudar a Bíblia, mas Deus é quem tem que falar. Mesmo naquele texto de Levítico, um texto do antigo testamento, um texto um pouco difícil, para quem está começando a estudar a Bíblia, mas lá diz o seguinte: Disse Deus a Moisés. Então, é a palavra de Deus. Tudo começa com Deus falando. Na seqüência que nós estudamos também no Emporium, nas segundas feitas, o primeiro estudo que nós fizemos foi exatamente isto. Disse Deus. No princípio, Deus. Nós estamos começando. Esta é a reunião de abertura. Os nosso olhos tem que se voltar para Deus. Não sei como que o seu coração chegou aqui, como é que foi a sua semana, mas agora nós precisamos nos aquietar. Olhar para o Senhor, aguardar a palavra dele, não de mim. É Dele. Ele pode até me usar, conforme lhe aprouver, mas o Senhor é quem tem alguma coisa a falar com você e comigo também, aqui nestes dias. Esse Deus que criou o Universo de uma maneira tão maravilhosa, Ele tem algo a falar com Você. Ele separou este lugar, Ele escolheu você, para estar aqui e Ele quer ter um encontro com você, falar com você. Disse Deus. Isto é o que nós estamos buscando Dele aqui. No Salmo 19, no verso 1 está escrito assim sobre a criação de Deus. 1 ¶ Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia( nós vamos estudar os dias ), e uma noite mostra sabedoria a outra noite. O quê que o primeiro dia vai declara? O quê que o segundo dia vai declarar? O quê que o sexto dia vai declarar. O que é que vai acontecer quando chegar no oitavo dia? Um dia faz declaração a outro dia e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há fala nem palavras. Não se lhes ouve a voz. Então se você ler lá em Romanos, você vai ver que Deus se revela através da sua própria criação. Sabe quem fez aqueles montes que estão ali atrás, este vale maravilhoso? Foi Deus. E se você tiver o coração sensível, Deus fala a você através da usa criação. Os céus proclamam as glórias de Deus. No princípio criou Deus os céus, e esses céus que o Senhor criou, proclamam a sua glória. O firmamento vai estar no dia terceiro. O Salmo 145 verso 10 fala assim. 10 ¶ Todas as tuas obras te louvarão, ó SENHOR, e os teus santos te bendirão. As obras do Senhor revelam a glória Dele. O firmamento, o céu. Tem alguma coisa que tem a ver comigo e com você. As obras te louvarão e os teus santos te bendirão. Se o Senhor falar com você o que realmente o que Ele deseja falar realmente, algo vai brotar no seu coração em louvor ao Senhor, por aquilo quem Ele fez. Você sabe por causa de quê que Ele fez? Ou por causa de quem que Ele fez? O sorriso dela já denuncia. O Senhor fez para você. Todas as coisas e aí você vai bem dizer o nome Dele. Apocalipse 15 3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ( você pode cantar assim? Você já viu o que o Senhor fez? Aquilo que ele está fazendo, aquilo que Ele vai fazer? Você já viu?)Senhor, Deus Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos! Nós estamos começando a ler aquilo que o Senhor começou a fazer: Grandes e admiráveis são as tuas obras. Grandes e admiráveis. No princípio criou Deus o céu e a terra. Não sei se você sabe disto, mas a maioria das pessoas que estão aqui sabem, porque estão estudando a Bíblia, mas a Bíblia, é a palavra de Deus. Esse livro de Gênesis foi um dos livros mais atacados da Bíblia. Mas a Bíblia é a palavra de Deus. Deus falou. E disse Deus: Ele está dizendo que aqui no princípio Ele está dizendo alguma coisa. E a sabedoria dos homens, dos geólogos, dos biólogos, dos cientistas, eles tentaram porque tentaram por acabar com este livro. Esta semana eu recebi um e-mail, embora nós estejamos sentido a falta dele, ele não está aqui, o nosso irmão Zezinho, esta semana eu recebi um e-mail dele, e nesse e-mail, vocês também receberam porque tinha uma lista enorme lá. Mesmo com estas surtadas dele, como diz o Mauro, nós continuamos a amá-lo. E sentimos falta dele, não é? Mas o Senhor vai mandar luz para ele lá também, não é? Nós vamos orar. A cara metade está ali, e então ele mandou um e-mail para mim, e para os irmãos, e eu estava lá na lista dele. E nesse e mail, o título do e mail era a Morte do Darwinismo. Teoria de Darwin, a teoria da Evolução. Esse e mail dizia isto, trouxe até uma cópia, acho que está na pasta aqui ou se está no meu quarto, depois posso mostrar para quem não estava na lista dele. Então chamava a Morte do Darwinismo.

Veja bem. Nós estamos lendo o livro de Gênesis. Esse livro é a palavra de Deus. A teoria dos geólogos, muda. A teoria dos biólogos muda, mas a palavra de Deus, não muda. Jesus disse que os céus e a terra, estes que Deus fez, vão passar, mas a palavra de Deus, jamais passará. Essa é a primeira coisa que nós vamos ler neste livro aqui. Isso é a Palavra de Deus. Este capítulo de Gênesis, é obra de Deus. Eu não tenho capacidade para falar sobre este capítulo. Se você for entrar no que é que Deus colocou neste capítulo!! Olhe só o tamanho do Universo. Olha só. Em uma pagina, Deus colocou aqui o que é que Ele fez. Que homem poderia escrever esta página. Foi Moisés que foi usado para escrever. Se você pesquisar este livro, você não vai encontrar nenhum resquício daquilo que Moisés aprendeu no Egito, a nação mais poderosa da época. Ali ele foi educado e viveu quarenta anos. Deus escreveu este livro. Ele usou a vida de Moisés, é claro. Deus usa a vida dos homens, mas é Ele quem faz. E esse livro é a palavra de Deus. Por isso nós temos que orar: Senhor. Fale conosco aqui. Nós lemos esta palavra toda, mas Deus é que tem que falar com agente, abrir esta palavra para nós. Essa é a palavra de Deus. Se você analisar na história, já houve muitos ataques, muitas controvérsias. Se nós estivéssemos vivendo uns oitenta anos atrás, ou mesmo um século, este livro é considerado história da carochinha. As pessoas atacavam, riam deste livro. Mas este livro, este texto que nós lemos, é a palavra de Deus, o Deus que criou os céus e a terra no princípio. Ele revelou para você e para mim como é que Ele fez. Nós vamos estudar isto e precisamos orar: Senhor fala conosco como é que é isto. Você vê, então há muita controvérsia. Eu não vou entrar em muitos detalhes científicos. Vou passar por alto, só para termos o pano de fundo, mas por exemplo, tem pessoas que ficam chocadas aqui. Ah! A idade da terra. Se você vai estudar geologia, milhares e milhares de anos. E a Bíblia fala que são só seis mil ou dez mil. Como é que pode isto? E aí vem a história dos fósseis. Como é que pode? A criação...como é que pode? Aqueles bichos todos. Como é que era aquilo. Os períodos geológicos. Primário, secundário, terciário, e outros nomes os quais eu já me esqueci. E por aí vai. Aquilo tudo muda. Aquilo são as teorias dos homens. Eles falam de como poderiam compatibilizar. Nós não vamos entrar nos detalhes, porque o nosso objetivo aqui vai ser a nova criação. Mas você deve ter em mente que este livro é a palavra de Deus. Em nenhum momento a Bíblia afirma que a idade da terra é seis mil anos. A Bíblia fala que a história do homem é aproximadamente este período Não fala sobre a terra. Nós vamos ver que não há nenhuma contradição. E se houver contradição, você vai ficar com a teoria dos homens ou com a palavra de Deus? Porque quando há uma contradição, existem duas possibilidades. Primeiro: os homens não entenderam a Bíblia direito. Segundo: a teoria científica deles está imperfeita, porque ela muda todos os dias!!! Mas a palavra de Deus não pode ser alterada. Vocês conseguem perceber isto? As vezes as pessoas acham que isto é uma coisa radical. Mas se você não entender que a Bíblia é a palavra de Deus, como é que você quer ter a revelação que Deus quer dar para você? Agora, nós nos maravilhamos, porque, embora a Bíblia não seja um livro científico não há nenhuma contradição. Pelo contrário. As pessoas que ficam querendo compatibilizar o Gênesis com estas teorias todas elas pegam a seqüência e pegam a história da geologia, e é a mesma. Mas não precisamos abordar desta forma, mas e a noite? Qual que é a noite na geologia. Aí eles começam a ficar embaralhados. A seqüência é a mesma mas não tem noite lá. Pode falar que o período terciário era o dia, mas qual que é a noite do período terciário? Então isso você não vai encontrar na geologia. Então os cientistas tentam compatibilizar. Mas temos que entender que o Gênesis não é um livro de ciência. É a palavra de Deus. Está pois, muito acima da ciência. Muito além. E vocês vejam que interessante, que nenhum cientista perde tempo em criticar estas histórias malucas, místicas, que você encontra entre os outros povos, os chineses, os babilônicos. Existem muitos relatos da criação lá. Você já viu algum cientista criticando a história da criação que circulou na Babilônia? Nenhum cientista perde tempo, e só pelo fato deles ficarem criticando o Gênesis, vocês percebem que no Gênesis tem uma coisa que nos outros não tem. Não é verdade? É uma coisa especial. E nós estamos querendo é esta coisa especial. Porque eles ficam criticando o Gênesis. Mas eles não criticam as outras teorias malucas que aparecem. Eles só criticam o G6enesis, porque, por trás deste livro tem uma pessoa, Deus. E no fundo eles estão querendo atacar o próprio Deus. Por isso o sistema do mundo está em rebelião contra Deus. Eles atacam o livro. Agora. Qual que é a interpretação comum aqui, quando fala assim: No princípio criou Deus os céus e a terra. As pessoas entendem que este é o título ou a introdução do livro, e que depois que esta questão que nós vamos estudar aqui, do primeiro dia, do segundo dia, do terceiro e etc, é a explicação disto. Mas não é isto o que a Bíblia fala. É aí que começa. As pessoas não entendem. No princípio criou Deus os céus e a terra. Agora, o que é que você vê em seguida. A terra era sem forma e vazia. Será que Deus ia fazer alguma coisa sem forma e vazia? E pior do que isto. Haviam trevas sobre a face do abismo. Vocês não acham que a gente tem que dar uma paradinha? No princípio criou Deus os céus e a terra. Que princípio é este? Nós não sabemos. A Bíblia não revela que princípio é este. Mas Deus está dizendo, que no princípio Ele criou os céus e a terra. Céus está no plural, e terra no singular. Criou. Agora, quanto a estes estados de estar sem forma e vazia, nós precisamos averiguar sobre isto. Este primeiro verso, no original hebraico são sete palavras. Só que nós não temos jeito de traduzir estas palavras. Mas seria a primeira, é no princípio A segunda é criou. A terceira é Eli, Deus, que na verdade seria Deus no plural. A quarta palavra não tem aqui. A quinta é os céus. A sexta é o "e "e a sétima é a terra. Sete palavras. No princípio criou Eli os céus e a terra. Este é o começo da Bíblia. Uma frase só. Tem vinte e oito letras. Tremendo começo. Se você for estudar a matemática deste primeiro verso aqui, você vai descobrir que nenhum homem poderia escrever este verso, no hebraico. Hoje com os computadores eles ficam assustados com este primeiro capitulo. Isso aí é para o Chiristian Chen. Ele é que gosta dessas coisas, mas se você estudar isto daqui você vai ficar surpreso, como que o dedo de Deus está aqui. Vinte e oito você vai ver que são quatro vezes sete. A quantidade de sete que aparece aqui é uma coisa tremenda. Só anotei umas curiosidades aqui, mas não vamos entrar nestes detalhes porque o nosso tempo está um pouco apertado por causa do horário que nós começamos. São sete palavras e vinte e oito letras. No hebraico não tem números. Cada letra é um número. A é o um, o b é o dois e assim por diante, e se você pegar estas vinte e oito letras e somar os números dela, você vai chegar num valor numérico de dois mil, setecentos e um. É o valor numérico deste verso. Se você pesquisar e fazer umas continhas, vai chegar a conclusão que é o número 37 multiplicado por 73. Só estou dando algumas curiosidades, que são os números primos, e se você for estudar, só os esquemas do número 37, o três e o sete, neste capítulo aqui, aí precisaria do Felix, com as contas dele, você vai encontrar quinhentos vezes dez a seis, vezes 10 a seis. A probabilidade disto acontecer aqui, ou seja quinhentos trilhões. Para vocês verem o que tem neste capítulo. Este capítulo que nós vamos estudar aqui, é a palavra de Deus. Tem muito mais detalhes. Tem uma revista que a Maturidade publicou que tem um estudo só sobre Gênesis. Só sobre este capítulo. Isso é a palavra de Deus. Agora, no princípio, criou Eloin. Criou. Essa palavra criou, lá no hebraico é a palavra BARA, que se você ler em Romanos 4 17 ¶ (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.

Isso é Bara. Bara é criar do nada. No princípio criou Eloin os céus e a terra. Essa palavra criou, não é a mesma de um monte de criou que você encontra na Bíblia não. Bara. Vai encontrar esse Bara, em três oportunidades que aparece a palavra Bara. Aqui, quando Deus fez os monstros marinhos, Gênesis 1 21, é Bara,. Gênesis 1 27, quando Deus criou o homem, é Bara. E no cap. 2 quando Ele resume: tudo o que Ele fizera e criara, é Bara.

Então, quando começa assim, no princípio, criou, este criou, é do nada. Depois quando entra o monstro marinho, que é o primeiro, vida, alma, Deus está criando, nova, do nada, e quando Ele cria o homem, e vai aparecer o espírito, é Bara de novo. Outro dia alguém me perguntou esta questão da criação da alma, não sei quem foi. Acho que foi o Maurício, não sei, Bara, e aqui, depois que estava estudando isto para poder falar aqui na confer6encia, me lembrei disto, que toda vez que criou, essa palavra é Bara. Depois tem um monte de outras palavras, tipo, criou a planta, tipo criou num sei o quê, aí a palavra é Aza, é a palavra fazer, preparar a partir de um material existente. Como por exemplo. Esta mesa. Um carpinteiro fez ela, mas não a criou. Apanhou a madeira da árvore e a transformou. É muito diferente fazer do que criar. A outra palavra que Ele usa, neste capítulo é "iatsa" que significa moldar, como o oleiro faz com o barro. A palavra que usa: Formou Deus o homem do pó da terra. Formou. Aqui no capítulo 1 de Gênesis, você vai encontrar, Deus criando do nada, Deus fazendo, e Deus modelando. E você vê por exemplo, como a Bíblia é precisa, embora nosso tempo esteja curto, vou ler só um versinho aqui, em Isaias 43 7 a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz. Você vê como a palavra de Deus é rica. Aqui Ele fala das três coisas. Vejam bem. As três coisas. Criei, formei e fiz. Você vai encontrar estas três palavras lá no Gênesis, para você entender que tem uma diferença entre elas. E porque Deus, não é um Deus de confusão. E você vê que quando a terra estava sem forma e vazia.

Lado B

Vou sugerir a gente , como nós atrasamos, empurrar quinze minutos, só deste estudo. Vamos querer manter os horários aqui, e como são muitas pessoas, a gente tem que coordenar para que todos tenham seu tempo livre, e tal. Mas hoje, nós começamos muito tarde, como é primeiro estudo estou propondo, terminarmos um pouco mais tarde, 15 minutos, porque senão vai ficar muito corrido. Vou resumir, mas só para não ficar muito corrido.

Então, quando a terra estava sem forma e vazia, será que foi Deus que fez aquilo? No princípio, criou Deus, os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia. Havia treva sobre a face do abismo. Temos que voltar lá, e podemos ler em Isaias, cap 45 18 Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro. Por isso, é que quando você ler a Bíblia você tem que prestar atenção nos detalhes. Om leitor cuidadoso tem que olhar os detalhes, pois as revelações de Deus, estão nos detalhes, nas preposições. Você tem que prestar atenção. A palavra de Deus, diz que Deus não criou a terra para ser caos. Poderia ler 1 Co 14 33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. Deus não é Deus de caos. Mas para que é que ele fez a Terra? Foi para ser habitada. Eu sou o Senhor e não há outro. Deus falando. Vocês estão vendo como a Bíblia é a palavra de Deus. Como que é clara? É a palvra de Deus. É Maravilhosa. Por isso é bom termos uns dias como estes, separados, para estudar a palavra de Deus, é uma coisa tremenda. Mauro estava achando que tinha muito estudo aqui. Que o pessoal não iria dar conta, mas quando você descobriu o que é a palavra de Deus, você vai querer é mais. É ou não é. Ele disse que estava muito intenso, que o pessoal não estava acostumando com isto, e todo mundo surtar.... não é não? Pois é. Quando você descobrir que isto aqui é a palavra de Deus, você vai querer é mais. Mais amor, mais poder, mais de Jesus em meu viver. E mesmo, a gente tem um tempo grande aqui, livre. Não é livre para você não. É livre para você fazer a vontade de Deus. Deus quer que o seu corpo descanse, quer que você relaxe, quer que tenha comunhão com sues irmãos, quer que você faça as suas caminhadas por aí. É claro. Deus nos trouxe aqui. Ele tem alguma coisa para nós abençoar aqui. Use este tempo com sabedoria. Deus tem propósitos para cada minuto que você vai passar aqui. Não deixe perder. É claro. A programação é flexível, nós sugerimos, conversamos com alguns irmãos, pode ser até alterada, sem problema. Mas é claro quando a gente faz uma programação, perguntamos a Deus: "Senhor. O que é que o Senhor quer fazer. O que ;é que o Senhor quer falar?" E Deus vai te surpreender, porque nos tempos livres, Ele vai fazer alguma coisa também. Não perca quilo tem apara você, como os irmãos escreveram aí neste "Saudação". A porção que está separada para você. Você sabia que Deus separou uma porção para você? Será que você vai deixar um pedaço dela sem aproveitar? É isso. Veja como que Deus está falando. Deus não fez a terra para ser um caos. Alguns irmãos, quando lêem aquele verso lá, embora haja alguma controvérsia ente os eruditos, eles traduziam sem entrar nos detalhes, eles colocam este verso da seguinte forma. Mas a terra se tornou, a terra mudou, a terra foi sujeita a uma catástrofe, e ela se tornou sem forma e vazia. Este é que é o ponto. Mas, vamos observar o seguinte. No princípio, Deus criou os céus e a terra. Nos seis dias que as pessoas chamam da criação, que nós vamos estudar, Deus não criou os céus e a terra. Deus fez, restaurou, preparou, para uma coisa maravilhosa que Ele tem para você e para mim. Mas Ele criou no princípio, e se você não entender isto, como esta reunião de abertura, você terá dificuldade com a nova criação. Mas Deus no princípio criou. E nos seis dias, Ele restaurou. Isso é importante para você entender, e para você ver que os cientistas tem dificuldades com isto. Os cientistas quando brigam com Gênesis, eles estão dando murro no vento, porque antes do primeiro dia, cabe estes bichos todos deles, cabem estas eras todas que arrumaram aí. Nós não sabemos quanto tempo? Podem colocar os bichos que quiserem aí. Não vamos entrar nos detalhes. Mas dinossauros, bom nós vamos entrar nos detalhes. porque se nós formos estudar a criação do ponto de vista da velha criação, nós poderíamos fazer um encontro como este só para a velha criação. Essa questão de dinossauros. Tem gente que acha que esta questão de dinossauro tem milhões de anos. Se você ler no livro de Jó você vai ver dinossauros lá. Jó viu dinossauro. Por causa do dilúvio, os cientistas erram o processo de datação, porque eles não conseguem entender o dilúvio, porque o dilúvio é o dedo de Deus, sobre a terra. Mas, nós não vamos estudar a velha criação. É muito interessante. Se nós fossemos estudar nós poderíamos fazer um encontro: Haja Luz – A velha criação. Pois é . Nós vamos estudar da nova criação. Claro, com base na velha. Nós não vamos entrar nos detalhes dos dinossauros. Mas isto é muito interessante. Mas não tem jeito com o tempo que nós dispomos aqui, de estudar a velha criação, mesmo porque a velha criação está acabando, nós precisamos é da nova criação.

Mas veja bem. No princípio Deus criou. E em seis dias, Deus fez o céu e a terra e o mar. Mas a terra, agora, quando nós vemos aqui, a terra estava enterrada nas águas. Sob trevas, sem forma e vazia. E quando você chega no terceiro dia, amanhã de manhã, o que é que vai acontecer. Deus não está criando a terra. O que é que Deus falou com a terra? Sai debaixo da água. Não foi isto que Deus falou? Mas a terra já existia. Por isso os cientistas estão equivocados quando eles ficam brigando com Gênesis. Deus é muito mais sábio do que eles, muito maior. A terra não começou no primeiro dia. Ela começou no princípio, e no terceiro dia Deus falou com ela. Saia daí de debaixo das águas. Eu vou fazer outra coisa em cima de você agora. Mas a terra já existia. Nós vamos chegar lá. Como é que a criação original começou, isso não dá prá fazer um encontro como este para estudar, não. Não sabemos como, mas quando você chegar lá, nós vamos saber. A Bíblia não revela, embora tenha muitas flashs. Esse Haja luz. Aí você também pode ver alguma coisa que tinha antes. Nós vamos ver alguns versos aqui rapidinho. Então toda este lero-lero dos geólogos pode estar neste período. Pode estar e pode não estar. Não vem ao caso. Nós queremos estudar a palavra de Deus. Não é isso? Não precisa ficar brigando com geólogos. Se eles quiserem colocar um milhão de anos, podem. Coloquem. Aqui cabe. Entre o primeiro e o segundo, aqui cabe. Quantos anos você quer? Um milhão? Dois. Três. Eu ponho aqui para você. Não precisa brigar com cientistas por causa disto. Porque a terra foi criada no princípio. E eu não sei, você não sabe, qual é esse princípio. Não sabemos qual é este princípio. Então você pode dizer para eles que a Bíblia não afirma que a terra tem seis mil anos. Você pode ler que você não encontrará esta afirmação. Mas ela diz que a história do homem, do ponto de vista de Deus, está descrita na Bíblia em seis mil anos. Isso sim.

E nesses seis dias. Você vai ver como Deus fez de maneira interessante. Vai encontrar três grupos de três(dois). Primeiro, segundo e terceiro dia, e o quarto, quinto e sexto. A obra do quarto dia tem a ver com o primeiro. A do quinto com o segundo e a do sexto com o terceiro. Vai ver que no primeiro dia houve a luz. Depois vamos ver nos detalhes. E é o começo. Se não tiver luz nós podemos ir embora daqui. Por isso nós estamos aqui com esta camisa: "Haja Luz". Se não houver a luz, como que a nova criação vai começar? Então o começo: Haja Luz. No primeiro dia, Haja Luz. Mas não haviam estrelas, o sol nem nada. Não havia lâmpada. Vocês perceberam isto? Isso aqui o cientista brigaram muito tempo com isto. Depois eles descobriram que eles estavam brigando com eles mesmos, porque a luz, que existe no universo, ela está antes das estrelas. Uma luz difusa no Universo. Descobriram que a luz é uma onda eletromagnética, os cientistas falam isto, e não sei o que é. Eles falam isto. Que a luz é uma onda eletromagnética, e ela vai sozinha. Mas os luminares, só foram criados no quarto dia, e no começo os cientistas brigavam, mas hoje eles não brigam mais não. Hoje eles já ficaram mais perplexos, quando eles descobriram que a Bíblia estava certa. Antes eles criticavam. Eles falavam assim: Como é que está lá na sua Bíblia? Como é que Deus criou o sol. A resposta é: no quarto dia. Mas como é que havia luz no primeiro? Argumentavam eles. Você vê como é que os homens são bobos? Hoje eles já descobriram. A luz no primeiro dia, e os luzeiros e as estrelas no quarto. Por que? No quarto dia vai começar algo novo. Algo novo. Nos segundo dia Deus fez o firmamento, o ar e o mar, e no quinto dia, você vê que Ele vai colocar no ar e alguma coisa no mar. Ele vai colocar as aves e os peixes. No terceiro dia tem a ver com a terra e as plantas, e no sexto dia Ele vai por os animais e os homens. Você vê que tudo revela uma seqüência, uma progressão que Deus está fazendo. Agora. A criação original, antes desta aqui que Deus está arrumando, ela não era esta bagunça que está descrita no versículo dois, este estado calamitoso de trevas, sem forma e vazia. Aí nós podemos perguntar. O que é que aconteceu com a terra? Por que é que a terra se tornou sem forma e vazia? E aí você precisaria conhecer toda a sua Bíblia, para você tratar um pouco isto. Vamos ler algumas coisas. Jeremias 4 23 Observei para a terra, e ei-la sem forma e vazia; para os céus, e não tinham luz. ( Deus fala através dos profetas e Jeremias está escrevendo). 24 Observei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. 25 Observei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. 26 Vi, também que a terra fértil, era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira. 27

Terceiro dia, nós vamos estudar com detalhes, Ele criou a terra e as plantas, e no sexto os animais e o homem.

Isaias 24 1 ¶ Eis que o SENHOR vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores. Então você começa a ver que mesmo na Bíblia, você tem algumas dicas do que aconteceu. No livro do profeta Ezequiel, 28 tem algumas profecias, sobre o príncipe de Tiro, e sobre o Rei de Tiro. 1 ¶ Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o SENHOR Deus: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no coração dos mares, e não passas de homem e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus— Se você estudar história, você vai ver que o Rei de Tiro, em uma determinada época , ele teve este comportamento, mas se você continuar a ler o texto todo, o que não farei, mas e você ler até4 o versículo 10, você vai ver que esta profecia sobre o príncipe de Tiro, continua depois do versículo 10, e passa a falar agora do rei de Tiro e não do príncipe. E fala assim com ele: 11 ¶ Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 12 Filho do homem, levanta uma lamentação contra o rei de Tiro e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Tu és o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. 13 Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. 14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Quando você começa a estudar este texto, se você ler todo o contexto aí, você vai ver que no começo do 1 ao 10, quando está falando sobre o príncipe de Tiro, você pode interpretar como se aplicando a este Itobalos, é o rei daquela época. Você pode achar nos livros de história, e você vai achar. Ele foi destruído pelo Nabucodonosor. Era um sujeito soberbo e orgulhoso mesmo. Do 1 ao 10, você pode falar que era o Itobalos. Quando, porém, você chega do 11 para frente, você já começa a ver que tem algumas coisas diferentes. Ele esteve no Éden, vestia-se de pedras preciosas, estava como querubim da guarda, era perfeito. Quem é este ilustre personagem? É Lúcifer. Você começa a ver que tem algumas coisas. Verso 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.

O Éden estava na terra. E o Éden do Adão? Esse é um Éden anterior, ao primeiro dia e ele estava lá. E você vê como que tudo que Deus está fazendo Ele tinha. Você vê a Nova Jerusalém, é mais ou menos o que está descrito aqui. Você vê que este ser, perfeito nos seus caminhos, um dia se achou nele iniquidade. Nós não vamos entrar nos detalhes por causa do horário, mas é claro que quando você estudar profundamente este capítulo de Ezequiel, você vai ver aqui, na figura do Itobalos, o homem, a obra prima do homem, que é o anticristo. O homem na sua potencialidade máxima. Você estudando mais você vai ver o que está por trás deste homem, que é o arcanjo rebelde. Você vai ver que ele tem alguma coisa a ver com isto. Lá em Isaias, 14, eu não vou entrar nos detalhes, por causa do horário, mas só um pano de fundo. Depois se houver dúvidas, a gente pode conversar mais. Isaias 14, 12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que prostravas as nações! Haviam nações! E tu dizias no teu coração: (olhem só o que ele dizia no coração) Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei nas extremidades do norte. Subirei acima das altura das nuvens e serei semelhante ao Altíssimo, até que em ti se achou iniquidade. Eu não vou ler todo o texto por causa do horário, mas depois vocês podem ler com alma e você vai ver que algo aconteceu antes do primeiro dia. Algo tremendo, e na Bíblia você vai encontrar isto. Você vai ver que na Bíblia, por exemplo, nós vamos estudar os seis dias, mas você não vai ver nestes seis dias, nenhuma palavra de Deus dizendo assim: Haja anjo, haja demônio. Você não vai ver isto. Nós vamos estudar o gênesis. Quando acabar o Gênesis, sexto dia, você me conta se você vai ver alguma coisa deste tipo. Mas se você ler a Bíblia toda, o Novo Testamento inclusive, você vai encontrar esses seres para todo lado. Para todo lado você vai encontrar anjos. Tenho vários textos anotados aqui, mas não vou lêl0s agora, para manter o horário, mas você vai encontrar menção a eles em todo lugar. Anjos, demônios, espíritos. Eu vou me abster de ler os textos aqui, mas mesmo que você não tenha costume de ler a Bíblia, você pode pegar um Evangelho e apanhar isto lá. Não vou ler os textos. Você vai ver que há uma diferença entre os anjos e os demônios. Os demônios são chamados espíritos, e vocês vão ver que eles tem a ver com o que tinha na terra antes do dia primeiro. Por isso é que se você não tiver luz você vai fazer igual ao cientista: vai ficar criticando o Gênesis. Mas o Gênesis é a palavra de Deus. Então você precisa de luz para poder entender o que Deus quer falar conosco aqui. Então este ser, aquelas descrições dele, vestido de pedras preciosas, com pífaros, ele tinha um ministério lá, de rei, ele dominava as nações, de sacerdote, de profeta, ele falava, mas um dia ele caiu. E havia também habitante também, no mundo original, como diz lá em Isaías. "Eu não criei a terra para ela ser um caos, mas para ser habitada" Quem é que estava lá. Haviam seres lá, que a Bíblia não relata de onde eles vieram, e nós sabemos que possivelmente, os demônios têm a ver com estes seres, diferentemente dos anjos, dos demônios são muito incomodados por não terem um corpo. Os anjos não ligam apara isto. Eles fazem o corpo na hora em que eles quiserem, mas os demônio não. Eles ficam querendo entrar nas pessoas. Quando Jesus expulsava eles queriam entrar até nos porcos. E estes, os porcos, não agüentavam, pulando dentro do mar. E tem pessoas humanas que vive com demônios dentro do corpo. Por que é que o demônio fica entrando? O que é que ele quer? Que ser é este? Nós não vamos entrar nos detalhes, mas você vai ver que alguma coisa aconteceu com aquela criação, e o juízo de Deus veio sobre ela. Então foi assim que aconteceu. Você vê por exemplo no livro de Jó, cap 9, este acho que vale a pena ler, porque Jó vocês conhecem a história dele. Jó quis dar uma de advogado, cientista, começou a discutir com Deus. "Mas Senhor, e tal, estou sofrendo aqui e tal.." e aí Deus em uma determinada hora, Deus começou a falar com ele. E o livro de Jó revela coisas tremendas. Vou pular o 9 e vou ler direto, Deus falando com ele, cap. 38. 4 ¶ Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Ele deveria ler estas palavras para os cientistas. Onde você estava quando eu fiz a terra, para ficar discutindo comigo? Deveria falar isso!!! 5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 6 Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, 7 quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? Quem são estes que estão cantando e bradando de alegria, pulando, quando Deus está criando a terra? São os anjos. São os filhos de Deus. Eles são a obra que tem a ver com o no princípio, quando Deus estava criando, as estrelas da manhã. Filhos de Deus, no Antigo Testamento sempre se referem a anjos. Agora aí, a primeira criação, de alguma forma, nós não vamos entrar nos detalhes, mas agora ela se perverteu, e caiu. E aí Deus vai começar algo novo, e nesta nova criação, que na época era velha, Deus mesmo vai entrar na criação, porque a criação que Deus fez lá, Adão também errou. Eu também errei e você também errou. Deus tinha um projeto para resolver tudo isto. Por causa do horário, eu creio que vou passar esta parte final para a tarde, senão vai ficar muito longo, não é? Eu teria uma conclusão agora sobre a seqüência disto, mas eu acho que isto, como pano de fundo, nós podemos para não esticar o horário, somente colocar esta questão: Da criação original e da restauração. E o que eu tenho para falar em seguida, não daria para falar agora. Vamos fazer um intervalo, e no estudo da tarde, se nós começarmos no horário, aí eu tento ganhar o tempo e falar um pouco sobre isto, antes de entrar no primeiro dia. Vamos orar antes de nós nos dispersarmos, e depois logo em seguida temos o almoço, depois temos um tempo livre até as 14 e 15, onde então vamos retomar aqui.

Senhor.

Nós te agradecemos por aquilo que o Senhor começou a fazer esta manhã aqui nas nossas vidas. Oh! Deus que a tua palavra frutifique em nós. Que o Senhor pronuncie esta palavra sobre nós aqui, que "Haja Luz" muita luz. Ilumina a nossa vida aqui, o nosso caminho, o nosso entendimento. Revela para nós aquilo que o Senhor está fazendo, aquilo que o Senhor deseja fazer na nossa vida. Em nome de Jesus te agradecemos por este momento, e te agradecemos também pelo alimento que está sendo preparado. Nós o recebemos com ações de graças. Que ele venha fazer bem aos nossos corpos à nossa saúde, como está dito aí nesta saudação, que bem vá a nossa alma também, e à saúde do nosso corpo também. Que o Senhor guarde-nos aqui de todo ataque de tudo aquilo que venha prejudicar aquilo que o Senhor deseja fazer. Dê sabedoria a cada um para se conduzir aqui nestes dias. Em nome de Jesus que nós te pedimos. Amém.

Sem comentários: