03 novembro, 2006

DISCERNIMENTO ESPIRITUAL (1)

Boa noite a todos, os irmãos e os amigos aí, fui convidado a compartilhar a respeito de um tema que a gente entende ser muito premente, ser muito importante hoje, e esse tema é o Discernimento Espiritual.

Tive oportunidade de ouvir um irmão compartilhando isso recentemente em uma conferência e realmente, quando nós consideramos os dias em que nós vivemos, eu não tenho a menor dúvida de que essa é uma das questões que nós devemos considerar seriamente diante do Senhor.

E para que a gente pudesse nos orientar, nos basear naquilo que nós vamos compartilhar aqui, eu gostaria que vocês lessem comigo, um trecho que muitos conhecem. Em todo casamento acho que eles lêem esse capítulo 13 de 1ª Coríntios.

Há muita coisa correndo no mundo hoje que pode nos confundir e nós sermos confundidos também, principalmente quando nós vemos a situação do cristianismo, da cristandade como um todo. Podemos, muitas vezes, ficarmos confusos, com o que está acontecendo, com o que a gente vê, com o que a gente ouve com tantas direções diferentes, idéias diferentes, tantas abordagens diferentes, tantos procedimentos diferentes, e eu acho que a gente tem que, em primeiro lugar, lembrar que a palavra de Deus, ela é eterna, ela é para todo o sempre, ela não muda, ela é firme e inabalável. Nada desta palavra muda. E Deus, aprouve a Ele nos entregar a Bíblia, que é exatamente de Gênesis até Apocalipse. E eu creio nela de ponta a ponta, exatamente como está escrito. E é a firmeza que nós podemos ter nos dias de hoje. Na palavra de Deus, a gente encontra esta questão. Nós devemos tocar neste ponto, que nos últimos dias muitas coisas vão aparecer e quando a gente lê o apóstolo Paulo falando destas coisas que vão acontecer, parece que ele está descrevendo de situações que vão estar no mundo, com as piores pessoas, mas infelizmente Paulo está falando de situações terríveis que está acontecendo no meio daqueles que são chamados cristãos. E vai ter uma característica importante e fundamental. E essa característica do cristão é o amor. Essa é a característica que, realmente no final, até a palavra fala que o amor de muitos esfriaria. E amor, é alguma coisa que transcende a nossa própria compreensão de uma certa forma, porque a palavra de Deus define, o apóstolo João define Deus, da seguinte maneira: Deus é amor. Então, quando nós consideramos a vida de um cristão hoje, a nossa vida cristã, o que faz a diferença, o que vai caracterizar, o que vai nos trazer a semelhança de Cristo, o que vai fazer com que alguém olhe para você, olhe para mim, e diga que: "realmente essa pessoa parece com Jesus, parece com Cristo" essa característica é o amor. Não é talvez eu ter uma barba longa, ou cabelo comprido como alguns imaginam que Jesus possa ter parecido. Mas é essa característica fundamental da própria vida do Senhor em nós, essa vida Dele em nós sendo manifestada. A manifestação é o amor.

A base de tudo que a gente vai estar falando realmente é exatamente o amor. Muitas vezes a própria palavra e o próprio falar sobre amor fica muito desgastado. As noções e as definições de amor são as mais diversas. E eu continuo preferindo aquela que a palavra de Deus me dá. Deus é amor. Deus amou o mundo de tal maneira, nos amou a tal ponto, que deu a coisa mais preciosa que Ele tinha que é o filho Dele, para que se a gente cresse, a gente acreditasse nesse amor Dele, de que Cristo realmente veio ao mundo, veio nos resgatar. Se a gente cresse nisso arrependesse dos nossos pecados, e realmente nós tomássemos esta posição, sem dúvida essa é a certeza da nossa salvação. Isso quem está falando não sou eu, mas a palavra de Deus. Então essa é a base na qual nós estamos. Não temos nenhuma outra base, nenhum outro fundamento a não ser a pessoa do Senhor Jesus. O apóstolo Paulo falou que ele pregava, e não interessava nenhuma uma outra coisa a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. A morte do Senhor Jesus na cruz foi alguma coisa fundamental. Foi fundamental não só apenas na minha vida, e na vida daqueles que creram no Senhor Jesus, mas fundamental em todo o universo. O propósito que Deus tem para o mundo, o propósito eterno de Deus, como a palavra de Deus chama, a vontade eterna de Deus, é que realmente tudo possa estar concentrado na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Ele é o centro de todas as coisas.

Por isso eu gostaria de ler esse capítulo tão conhecido e vocês vão entender porque. Depois eu vou ler mais um outro capítulo.

O cap. 3 de 1ª Coríntios diz o seguinte:

1 ¶ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade(amor), seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade(amor), nada seria. 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade(amor), nada disso me aproveitaria. 4 ¶ A caridade(amor) é sofredora, é benigna; a caridade(amor) não é invejosa; a caridade(amor) não trata com leviandade, não se ensoberbece, 5 não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 ¶ A caridade(amor) jamais acaba; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque, agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade(amor), estas três; mas a maior destas é a caridade(amor).

Carta de Paulo aos Filipenses. Observem quão importante o que Paulo está falando para estes irmãos lá em Filipos. Ele diz o seguinte: 9 ¶ E também faço esta oração : que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção. 10 Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e inculpáveis até ao Dia de Cristo, 11 cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Acho que a gente poderia ter só mais uma oração, para depois nos continuarmos.

Senhor, nós te agradecemos pela tua palavra. Te damos graças porque se nós podemos estar aqui hoje Senhor, é pelo teu grande amor. Senhor, quando o Senhor deu a tua vida no calvário, quando o Senhor derramou o teu sangue por nós, quem éramos nós para merecermos tal amor? Senhor. O Senhor nos amou de tal maneira que se deu por nós, morrendo naquela cruz do calvário. Alcançou por nós uma salvação completa, cabal. E te damos graças, porque pela tua graça nós podemos ter em nossas mãos a tua palavra. Nós pedimos pelo teu Espírito Santo, que inspirou a tua palavra, que realmente venha nos ungir, cada um de nós, e que realmente o Senhor possa ser aquele que receba toda a glória e toda honra. Pedimos isto no nome do Senhor Jesus. Amém.

Quando a gente considera essa passagem aos Filipenses, existe todo um histórico por detrás desta carta. Essa carta que Paulo escreveu àqueles cristãos lá em Filipos, é uma carta muito interessante e para que a gente possa ter um pano de fundo de ver aquilo que está por trás, nós temos que entender o que foi que aconteceu.

Bem no princípio das missões, das viagens missionárias de Paulo, a gente sabe que ele saiu com Barnabé, e levaram até João Marcos com eles, a gente pode ver isso no livro de Atos. É importante que os irmãos conheçam esses detalhes. No cap. 13 do livro de Atos, que muita gente chama de Atos dos Apóstolos, mas na realidade, interessante, este livro de Atos é aquilo que o Senhor continua a fazer. Não é verdade? É importante observar que o livro de Atos simplesmente é uma continuação do ministério do Senhor Jesus. Certamente, não agora no seu corpo físico que Ele tinha quando esteve sobre a terra, mas através do seu corpo, da igreja que é o seu corpo. Então os Atos, são os Atos do Espírito Santo, são os mesmos Atos do Senhor Jesus, que está relacionado aqui e que Ele continua agir até hoje, da maneira como continua a agir até hoje através do seu corpo. O Senhor Jesus Ele morreu, ressuscitou e foi exaltado. Está a direita de Deus pai. Essa é a firmeza que nós temos. Tem um irmão que fala uma frase, e eu nunca havia percebido a profundidade dela. O irmão diz o seguinte: Há um homem na glória. É engraçado isso. Há um homem na glória, há um homem no céu. O que é que significa isso? Significa que tem esperança para você e para mim. Imagina se só tivesse anjos? Eu desisto. Não iríamos chegar lá nunca. Não é verdade? Mas, graças a Deus a nossa esperança é esta. Há um homem na glória, que é Jesus. É um homem como eu, como vocês, como somos, só que sem pecado. O Senhor Jesus não teve pecado. Ele hoje está à direita de Deus, sentado na glória. E graças a Deus, esta é a nossa esperança. Por isso é que a palavra fala: Colossenses 1:27 aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória. Então, é a grande esperança que nós temos. Maravilhosa. Então, quando o Senhor Jesus foi para a glória, subiu aos céus, o Pai derramou o Espírito Santo, aquilo que a gente viu em Atos 2, os irmãos podem ler depois. Mas aí, Ele começa a operar, a trabalhar através do Espírito Santo, através da igreja. Dando um salgo do cap. 2 para o 3, de uma forma maravilhosa o Espirito Santo continua a mover, continua a agir, e esses dois irmãos eles começam a pregar o Evangelho para os gentios. Antes estavam todos confinados em Israel e em Jerusalém, agora a palavra de Deus, as Boas Novas do Evangelho, de que o Messias havia sido morto e ressuscitado, e estava na glória, essas Boas Novas de salvação, estavam sendo espalhadas para os gentios. No cap. 13, relata a primeira viagem de Saulo e Barnabé. Certamente não vou ler o capítulo todo, mas se você ler o cap. 13, o 14 e tem os diversos episódios que aconteceram, mas este não é o motivo do compartilhar de hoje, nós vamos chegar no cap 16 e aí no versículo 11, com Paulo já em Filipos, e observem que Paulo então, viajando. Vamos ler no versículo 6, pois acho que vai ser de ajuda. 6 ¶ E, passando pela Frígia ( essa é uma região que fica onde basicamente hoje está a Turquia, um pouco para a esquerda no mapa) e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. 7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. ( Se tivéssemos falando aqui, percorrendo a região de Rio de janeiro e Espírito Santo, e subindo ao Norte para a Bahia, Porto Seguro, todo mundo imaginaria aonde é isto. Agora se perguntar para vocês onde é que está Frígia, onde é que está a Mísia, Bitínia, complicado, não é? Mas uma coisa importante. Não passe batido. Apanhem um mapa para entender exatamente o que aconteceu. Não passe batido. Leia a palavra de Deus com bastante cuidado. 8 E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. 9 E Paulo teve, de noite, uma visão em que se apresentava um varão da Macedônia e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos! 10 E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho. 11 E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis; 12 e dali, para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade. ( Tem alguma coisa interessante a respeito de Filipos, que foi uma cidade construída especialmente, uma cidade bastante cosmopolita, cidade importante na Macedônia, e Paulo permaneceu algum tempo ali. Foi ali que o Evangelho começou a ser pregado naquela cidade. Era a primeira vez que estavam ouvindo as boas novas, o Evangelho do Senhor Jesus, da salvação) 13 No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. ( Interessante. começou com as mulheres) 14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. ( olhem que coisa maravilhosa. De alguma forma Lídia, o Espírito Santo registra, era uma pessoa que temia a Deus. Ela não conhecia as boas novas do Evangelho. Ela não sabia que Messias havia vindo, que o Senhor Jesus, já havia morrido na cruz, já havia alcançado aquela salvação. Ela não sabia, mas temia a Deus. Era alguém séria para com Deus. E observem como realmente o Espírito Santo é cuidadoso de apontar isso. E diz que o Senhor lhe abriu o coração para atender as coisas que Paulo dizia, que era a pregação do Evangelho.) 15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

Paulo era um ilustre desconhecido. Ninguém conhecia a Paulo. Era judeu e chegou lá em Filipos, para conhecer a cidade, em um lugar que ele achava que era um lugar de oração, e começou então a conversar com as mulheres que estavam ali e o Espírito Santo, observem bem que coisa maravilhosa, ganhou aquela pessoa, que sem dúvida, era temente a Deus. Lídia era alguém que se entende que tinha muitas posses, muito rica, pois para poder comerciar com púrpura, era alguém que tinha dinheiro. Mas isso é uma coisa maravilhosa. Esse não é o ponto importante. O importante é que o reflexo imediato, é o que aconteceu imediatamente após ela ter conhecido a pessoa do Senhor Jesus. Ela crer no Senhor Jesus. O primeiro efeito: foi batizada, seguindo o que o Senhor Jesus falou, mas o efeito prático na vida dela, a manifestação da vida de Cristo, ela abriu a casa dela e recebeu a Paulo e os que estavam com ele. Uma manifestação imediata de amor. Por que é que ela deveria fazer isso? De onde é que ela tirou isso? Percebem? Filipos, a gente vai ver mais uma vez ,que começa a trazer uma característica interessante: a do amor. Observem que nós não estamos falando do amor sentido natural da palavra. Se você leu com cuidado, ou se já viu, ou ouviu, Coríntios 13, e se você for sincero, se nós somos sinceros, nós sabemos que nós mesmos não temos condição alcançar esse amor. Porque o amor não é um sentimento, é uma pessoa. Deus é amor. O Senhor Jesus, Ele é amor. É a única forma disso acontecer na sua vida e na minha, é através da vida do Senhor Jesus vivendo em você. É o que aconteceu com Lídia. Quando o Senhor Jesus veio fazer habitação nela, que é o que acontece quando nós cremos no Senhor Jesus, Ele prometeu que Ele e o Pai viriam fazer habitação, fazer morada na gente. Isso não é coisa pequena não. As vezes a gente toma isso muito batido. Mas é o criador do universo, como é que Ele pode caber aqui? Não sei te explicar. Eu sei que no nosso espírito Ele veio fazer morada. E essa é que é a realidade. E quando Ele vem fazer morada em nós Ele vem completamente. Não é só um pedacinho não. Ou seja, a vida Dele passa a viver em nós. Isso foi o que aconteceu com Lídia. A manifestação imediata da vida daquele Senhor Jesus que acabara de receber. Se manifestou de maneira muito prática. Ela acolheu a Paulo. Mas não para por aí não. Vamos ver mais o que é que aconteceu em Filipos. Se vocês seguirem aí, você vai ver que fala de uma cura de uma jovem adivinhadora. Tinha uma jovem que era possessa de espírito adivinhador. E ela dava muito lucro para os senhores dela. De novo, comércio. Era uma rota de comércio interessante ali. E aconteceu que Paulo, já indignado com o que ela estava falando, ele repreendeu aquele espírito. Ele falou: 18...... Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu. E o espírito, na mesma hora, saiu. E claro que aquilo trouxe grande problema para Paulo. O que é que aconteceu? Paulo e Silas foram para a prisão. Imaginem. Naquela época não havia seguro de lucro cessante, e eles, os prejudicados, não poderiam receber o que a moça lhes dava. Não tinha essa história. E a solução foi colocar Paulo na cadeia. E tal foi feio. E o que é que aconteceu naquela cadeia? A coisa mais maravilhosa. vocês tem que voltar e ler com muito cuidado, porque é maravilhoso. Paulo e Silas, o que é que aconteceu com eles aqui. Versículo 24 o qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior e lhes segurou os pés no tronco. 25 ¶ Perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

Que vida essa, quem de nós, naturalmente falando, pode, preso, certamente açoitado como eles foram, deviam estar em muita dor, à meia noite, realmente quando é o pior da noite, você pode imaginar, eles, os dois juntos, estavam ali cantando louvores ao Senhor. É uma vida normal, é uma vida natural? Não. É Paulo e Silas naturalmente falando? Não. É a vida de Cristo neles, sendo manifestada de maneira maravilhosa. E aquilo impressionou de tal forma que não foi só por aí que parou, porque esse louvor e essa oração foram um louvor e uma oração muito especiais. Eles podiam estar ali reclamando. Mas observem que interessante; 26 E, de repente, sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.

Basicamente então estavam todos soltos. O carcereiro ficou desesperado. Quando ele viu aquilo, pensou que não houvesse saída para ele porque se fugisse alguém ele pagaria com a vida, e pensou em si matar. E quando ele estava a ponto de se matar, Paulo fala: Não te faças tal coisa. Estamos todos aqui. Imaginem o que o carcereiro sentiu nessa hora ! E nessa hora ele recebeu o Senhor Jesus, e mais importante, isso aqui eu tenho que ler.

Ele não acreditou. Versículo 29: E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? ( Alguma coisa muito impressionante aquele carcereiro percebeu, não é? ) 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32 E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa. 32 E lhe pregaram a palavra do Senhor e a todos os que estavam em sua casa. 33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, ( observem bem: não foi no dia seguinte, um mês depois, foi naquela mesma hora da noite) lavou-lhes ( olhem a manifestação de amor de novo- o carcereiro acabara de crer no Senhor Jesus, e pela nossa experiência com carcereiro aqui no Brasil, naquela época não deveria ser muito diferente não - gente boa - esse carcereiro alguma coisa maravilhosa aconteceu com ele e imediatamente o que é que ele fez? Ele cuidou de Paulo e Silas - é o que está dizendo aqui) os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Eles realmente foram açoitados. E o carcereiro, ele próprio, talvez tenha sido responsável por aqueles açoites, por aqueles vergões, imediatamente. Olhem que coisa maravilhosa. O amor foi manifestado desta maneira tão tremenda. Lavou-lhes os vergões dos açoites e a seguir foi batizado e todos os seus. 34 Então, levando-os a sua casa, lhes pôs a mesa; e, na sua crença em Deus, alegrou-se com toda a sua casa. Com todos os seus. Não colocou Paulo e Silas num canto lá não. Juntamente com todos os seus, manifestava grande alegria por terem crido em Deus. Então a gente vê que a cidade de Filipos tinha uma característica muito especial. É por isso que Paulo quando escreve esta carta, realmente o coração dele queimava por causa daquele amor e por causa daquilo que ele havia experimentado naqueles dias junto aos Filipenses. Ele fala o seguinte: E também faço essa oração. Paulo estava orando aqui. Ele não pede para que eles tenham amor. Ele não fala assim: que vocês possam amar uns aos outros, por favor amem uns aos outros. Paulo fala de uma coisa diferente. Ele já sabia que aqueles irmãos tinham essa marca muito forte neles, que era que o vosso amor aumente mais e mais. Essa é uma coisa muito importante. Eles eram pessoas, já naturalmente, que de alguma forma Deus manifestou essa característica fundamental na vida daqueles irmãos, muito cedo na vida deles. Se nós olharmos hoje em dia, a característica no mundo de hoje, é qualquer coisa menos amor. Vocês estão entendendo o que eu falo de amor. É tudo menos amor. E cada vez mais, os homens serão amantes de si mesmos. Não tenham dúvida quanto a isso não. A tendência vai ser mesmo essa. Se alguém quiser sobreviver neste mundo como está hoje, ninguém vai falar para você dar os seus bens, para você repartir o que você tem, para você receber as pessoas.... Ninguém fala isso não.

Irmãos. Eu estou dizendo que nós temos que fazer literalmente o que eu estou dizendo aqui não. Nós temos que agir conforme a unção do Espírito Santo no nosso coração. Não tem dogma nem regra que tem que fazer assim ou assado. O que nós sabemos é que esse amor tem que ser manifesto. Como que isso vai ser feito é a unção do Espírito Santo no nosso coração. Ele é que vai nos direcionar. Cada um de nós recebeu isso. Cada um de nós que creu no Senhor Jesus, tem essa unção interior. Nós temos que aprender a ouvir essa unção. Essa é a chave, tá? Entendam que não estou dando dogma onde todo mundo vai ter que chegar e abrir as casas. Não estou dizendo isso não. Me entendam direitinho. Só estou dizendo que a manifestação, naquela época, foi desse jeito. Pode ser que o Espírito Santo te conduza desse jeito, mas você tem que ouvir a voz do espírito que está dentro de você. Isso é que é o mais importante. Mas Paulo falou isso claramente para eles. Que vossa amor realmente aumente mais e mais. Mas aí é que está a chave. A história toda não pára por aí, porque ele fala o quê? De qualquer maneira, o amor aumentar de qualquer maneira? Ele fala: em pleno conhecimento, em toda percepção. Ele simplesmente não falou que o vosso amor aumente mais e mais. Seria um cartão muito bonito. Não. Paulo fez uma coisa muito séria aqui. Ele já está colocando uma base, um fundamento muito importante para o amor, que é: em todo o conhecimento e toda a percepção. Agora. O que é conhecimento e o que é percepção? É aí que vem a questão do discernimento espiritual. Eu não quero enrolar vocês não, mas tem alguma coisa que eu tenho que falar antes de falar de discernimento espiritual.

Como tenho colocado, a vida do Senhor, quando alguém crê no Senhor Jesus, a vida do Senhor vem habitar nessa pessoa. Essa é que é a realidade. Nós temos que estar ciente disso, seja qualquer lugar que você vá, o Senhor está indo junto com você. E quando eu falei dessa questão da gente ouvir essa unção que está no interior, essa é uma questão muito fundamental na vida de um cristão, desde o princípio. Naturalmente nós procuramos seguir o que outras pessoas nos falam. Cegamente. É importantíssimo frisar um ponto aqui. O Senhor nos colocou junto uns dos outros para que recebamos ajuda mútua. É lógico, que não estou tirando isso fora não. Mas o que eu estou dizendo é que a gente tem que tomar cuidado, para aprender ouvir essa voz. Não estou falando nada etéreo nem do além. Estou falando da voz do espírito dentro da gente, e a pergunta é: será que nós sabemos discernir essa voz? Será que nós conseguimos saber quando é o Espírito Santo ali dentro da gente? Ou sabemos que é a gente? "Cale a boca. Deixe-me ouvir o Espírito Santo." Vão achar que você é esquizofrênico.

Na realidade, existe uma passagem na palavra de Deus que dá uma boa base para a gente entender isso, mas antes de ler essa palavra vou contar só um exemplo para vocês. A filha do irmãos Christian, Esther, acho que alguns irmãos já ouviram o irmão Christian aqui, ele conta um caso dela que é muito interessante quando ela era mais nova. Ela queria dar um presente para o avô dela, muito querido, e ela economizou dinheiro e comprou uma caneta bonita, linda maravilhosa. Foi lá, muito feliz, e contou para o irmão dela. O irmão dela era mais velho e ele muito esperto, não havia comprado nada para o avô, mas naquela história de ser filho mais velho, fez porque fez, e passou a lábia na irmã, até que ela cedeu a caneta. Só que não foi simples assim não. Quando ele primeiramente falou com ela, ela disse que de jeito nenhum. Que ela havia economizado e que era ela quem daria. E o irmão foi embora. Foi o que aconteceu entre estes dois eventos. Passou o tempo, o pai dela ficou sabendo da história, e tinha entendido que quem daria a caneta seria a filha mesmo. No dia do aniversário do avô, o filho mais velho vai lá e entrega a caneta para o avô. Ele olhou aquilo e não entendeu. Na hora em que acabou a festa, ele a chamou no cantinho e perguntou o que havia acontecido. Não era você quem ia dar a caneta? Eu vi que seu irmão tentou, e finalmente foi ele quem deu mesmo, o que é que aconteceu? Ela respondeu que ela não sabia. Só sabia que em determinada hora, o estômago começou a falar com ela que havia alguma coisa errada. Que eu tinha que dar aquela caneta para o meu irmão. E cada vez o estômago falava comigo. E falava comigo até na hora em que não agüentei mais e dei a caneta para o meu irmão. E aí meu estômago parou de falar comigo. Ela não sabia o que estava acontecendo, ela achou que era o estômago. Ela percebeu que havia alguma coisa que não estava muito bem.

E alguma coisa parecida aconteceu com Elias. Elias, um profeta, e a gente vai ver isso lá em Reis. Elias foi um grande profeta. Ele é mencionado na Bíblia inteira e os judeus eles se lembram de Moisés e Elias, dizem que representavam as leis e os profetas. Ali no onze diz o seguinte. Bom. Em suma aconteceu o seguinte. Elias teve que ir para um lugar. Vamos ler do nove. 9 ¶ E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? 10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.

Elias achava que tinha ficado sozinho, mas para frente você vai ver que tinha um pouco de gente que tinha sido deixada. Mas o que é importante em prestar atenção agora é o seguinte, no versículo 11.

11 E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas (isso não é brincadeira, nem alegórico. É o que aconteceu mesmo. Foi um vento destes que a gente nem sabe explicar e saiu fendendo as rochas, despedaçando tudo, na presença do Senhor) diante da face do SENHOR; Se a gente considerar muito o que a gente vê hoje, nos movimentos, por aí, na cristandade, na certa a resposta é: É Deus. Deus está falando. Mas vamos continuar a ler. porém o SENHOR não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; Depois do vento, um terremoto. De novo. Se a gente for julgar por muita coisa que a gente vê hoje, a nossa tendência é dizer que isso aí é Deus. Houve terremoto em tal situação, um que libertou Paulo e Silas. Isso é de Deus. Não é? Mas o que é que está dizendo aí? O Senhor não estava no terremoto.

12 depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave.

Todas as coisas grandiosas, aquilo que enche os olhos, os ouvidos, tudo que é estrondoso, multimídia completa, aquilo ali é a última palavra. Observem quem depois do terremoto, um fogo, e depois do fogo um cicio tranqüilo e suave.

13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, ( tem duas coisas aí. A primeira que houve um cicio tranqüilo e suave e a segunda que Elias ouviu. Ele ouviu o cicio) envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

Então quando a gente fala em aprender a ouvir a voz do espírito, aprender a ouvir a unção, esse trecho da palavra nos fala muito, porque muitas vezes a gente espera que Deus vá nos falar de maneira tremenda. Não estou dizendo que o cicio tranqüilo e suave não seja tremendo. É tremendo. É maravilhoso. É fantástico. Mas, muitas vezes a gente fica preocupado com as sensações externas, com as coisas exteriores, que nos faça arrepiar, não é, que nos faça sentir aqueles tremeliques, mas não é assim a maneira como Deus nos conduz. É com cicio, suave e tranqüilo. É assim que o Espírito Santo fala em nosso coração, e é esse cicio suave e tranqüilo que nós precisamos aprender a ouvir desde cedo na nossa vida espiritual. É a orientação do Espírito Santo em nossa vida. É assim que ele fala conosco. Observe bem. Esse cicio suave e tranqüilo, ele nunca vem sozinho, porque um cicio suave tranqüilo sozinho e muito perigoso. Observe que aqui aconteceu algo em seguida. O cicio suave e tranqüilo - Elias está ouvindo - mas logo em seguida vem o que? A palavra de Deus. A palavra do Senhor vem sempre junto. Para você começar a aprender, essa uma coisa que todos nós precisamos ser exercitados. Temos que treinar. Você quando começou a escrever, você teve que treinar a escrever. Eram os garranchos seguindo a mão da professora, reguada na mão, cadernos de caligrafia, até você aprender a emendar as letrinhas. Foi assim que a gente aprendeu a escrever. Por que é que na vida espiritual você acha que é diferente? De repente: Blimpa. Eu já tenho tudo. Já sou um super herói. Não é assim. Há um exercício espiritual, e aprender a voz do espírito é um exercício, um exercício diário. Não é fácil para nós. Pelo menos eu vou confessar para mim: não é fácil não. Muitas vezes a gente tem grandes dificuldades porque não conseguimos discernir essa vozinha suave, mansa e tranqüila, e nós temos que nos exercitar nesse sentido. Então, toda vez que você ouvir esse cicio suave e tranqüilo, preste atenção. Esse cicio suave e tranqüilo está realmente acoplado, está junto com a palavra de Deus? Se está junto com a palavra de Deus, jóia. Essa é a confirmação que a gente tem. Se não tiver, sai fora.

É assim que você vai exercitando a ouvir a unção que está aqui dentro, o Espírito Santo, que está no nosso interior, a vida do Senhor na gente. Isso é fundamental por quê? Porque é exatamente a vida de Cristo em nós, que vai nos levar, vai nos conduzir a termos um discernimento espiritual correto. Então espero que os irmãos entendam que a primeira, a base de tudo é o amor. Porque talvez você possa chegar um dia a ser alguém que possa ter um discernimento espiritual tão aguçado que você talvez você nem consiga efetuar este discernimento com amor, nem com humildade. A base de tudo é o amor. Eu já estou excedendo o meu tempo aqui, não vou chegar onde estava imaginando. São nove horas, mas a coisa mais importante é que nós conseguimos ver exemplos claros de discernimento espiritual na palavra de Deus. E por quê que isto é importante para a gente? Por quê que o discernimento espiritual é importante? Muitas vezes nós vamos ter que saber discernir aquilo que é de Deus daquilo que é do homem. Como que eu vou saber que uma coisa é de Deus e outra coisa é do homem? Quando que eu vou saber que uma coisa está vindo de Deus e outra está vindo da alma? Como vou saber discernir o que é certo e o que é que é errado? Não é verdade? Então é de fundamental importância. Mas, a base está ali. É a vida de Cristo em nós, sempre calcada no amor e a gente sabendo e lembrando que a vida Dele em nós, a unção que está em nós, nós precisamos aprender a ouvir esta unção. Começa por aí. Essa é a base.

Agora vou colar um pouco, porque quero ser bem objetivo aqui. Muito bem. Existe um versículo na palavra de Deus, que fala que o mais importante é o amor, aliás muitos, e que o conhecimento incha. Então vamos a 1ª Coríntios 8 : 1 ¶ No que se refere às coisas sacrificadas a ídolos, reconhecemos que todos somos senhores do saber. O saber ensoberbece, mas o amor edifica. Então muitos irmãos pegam este versículo e fala assim. Conhecimento demais incha. Não quero nada de conhecimento. Não tenho que me preocupar em ler a palavra de Deus não. Por quê? Fala que conhecimento incha. Mas o amor, edifica. Claro que eu quero o amor. O amor edifica!!! Olhem que maluquice. Esse conhecimento que está falando aqui, não é o conhecimento que a gente leu em (Filipenses 1:9 ¶ E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção.) Esse é um conhecimento que não tem nada a ver com esse conhecimento da gente conhecer a palavra de Deus. A gente tem que prosseguir em conhecer a palavra de Deus. Prosseguir em conhecer o Senhor. Então, dizem uns, é só o amor, igual ao "Sazon". Fica só no amor. Tem que lembrar que estas duas coisa tem que estar muito acopladas. Vou bater nesta tecla muitas vezes. Não precisa preocupar em repetir não. Esse versículo é citado muitas vezes nesse sentido. A gente tem que saber que este conhecimento não é o conhecimento que nós estamos falando aqui. Esse conhecimento que Paulo fala em Filipenses, em 1 : 9, fala de um conhecimento que no grego é chamado de epignose. Não sou nenhum erudito em grego não, mas com uma boa concordância, com bons instrumentos, você consegue ler isso aí, você consegue descobrir isso aí. Epignose, é diferente de Gnose, que é o conhecimento que está mencionado aqui. Epignose é o conhecimento pleno, que a gente pode falar que é o conhecimento da vontade plena de Deus, do propósito pleno de Deus. Então, quando Paulo escreve lá em Filipenses, vamos verificar de novo aqui, e ele fala, no final do versículo, que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento, esse pleno conhecimento, na realidade não é qualquer conhecimento não. Não é saber a Barsa ou a Enciclopédia Britânica de ponta a ponta não. Esse conhecimento é o conhecimento do Senhor. É um conhecimento profundo, um conhecimento de dentro, conhecimento vivo. Não é um conhecimento mental. É um conhecimento de realidade. Então, é esse conhecimento que Paulo está falando aqui. Então, observe bem, que é para este amor abundar mais e mais em que? Em pleno conhecimento. Então a gente está vendo que este pleno conhecimento é uma chave importante. E esse pleno conhecimento nos fala exatamente do conhecimento da vontade, do propósito eterno de Deus. Quando Deus criou todo este universo, Deus tinha um propósito. Deus tem um propósito. Não é tinha, deixou de ter não. Ele tem um propósito eterno. Ele não muda. Até recentemente, estivemos em uma conferência, você estava lá também, uma coisa importante que o irmão Christian colocou: o propósito Dele não muda. Quando Ele nos faz uma promessa, Ele não muda a promessa Dele. Quando Deus determina um alvo, Deus não muda o alvo Dele. Quando Deus tem um padrão, Deus tem o padrão Dele, Deus pode mudar apenas os métodos. Se Ele queria fazer por um método, agora Ele pode querer fazer por outro. Mas o alvo Dele, o propósito Dele vai ser alcançado.

O propósito de Deus quando criou todo este Universo, é que tudo realmente convergisse na pessoa Dele. Tudo pudesse convergir na pessoa de Cristo. Deus tem Cristo em vista. Engraçado isso. A gente acha que é pouco, mas Deus, um Deus infinito, para Ele é só Cristo. Parece pouco não é? Mas Deus, como o irmão colocou, se você for olhar o coração de Deus, o que você vai enxergar lá é Cristo. Irmãos, isso não é pouco não. Deus, a coisa mais central para Ele, é o seu Filho. E isso nos fala muito a respeito do que é amor. Nós vamos ver daqui a um pouquinho. Então, o conhecimento do propósito eterno de Deus, que Deus- fala em Efésios - Efésios 1:10 de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Tudo vai voltar, para convergir em Cristo. Isso vai acontecer, não tenha dúvida. Esse é o propósito de Deus. Então fala em pleno conhecimento, esse conhecimento está relacionado com este pleno propósito de Deus. E essa é que é a questão fundamental. Logo depois você pode continuar em Filipenses aí, Ele fala, na minha tradução ele fala percepção. Algumas podem falar o quê? Compreensão, discernimento, em outras. Em todo conhecimento. E aí é que aparece a palavra discernimento. E essa palavra ela aparece como a gente viu, como compreensão, no inglês ela aparece como insight, aquele clicar, percepção espiritual, discernimento, ciência e assim por diante. E é essa questão toda é que começa a se abrir para a gente. Porque Paulo não associaria estas duas coisas - a gente está falando Paulo, mas entenda-se que o Espírito Santo é quem fala, está certo? - o Espírito Santo não colocaria isso de maneira qualquer............

Lado B da fita

.......Que o seu amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e todo o discernimento. Certo? Esse discernimento que está falando aí, ou discernimento espiritual, ele não se trata de um discernimento que é natural. Muitas vezes, conheço várias pessoas, e acho que todos vocês conhecem várias pessoas, acho que você deve conhecer alguma pessoa e talvez você seja alguma delas, que consegue pescar alguma coisa assim no ar. Está certo? Alguma coisa natural. Pessoas que nem crêem em Deus, por exemplo, nem foram regeneradas pelo Senhor Jesus, não tem uma vida do Senhor Jesus nele, não tem a menor chance de ter algo espiritual. Naturalmente essas pessoas conseguem clicar e perceber algumas coisas. Isso em empresa é muito comum, em todo lugar vocês vêem pessoas que farejam. Não é isso que Paulo está falando aqui não. Esse discernimento é o discernimento espiritual. E não é alguma coisa, um dom natural que a gente sabe que existe. E se você muitas vezes é profundo nestas questões, nessa percepção natural, em geral você é raso nas questões espirituais. O irmão Stephen até mencionou um ditado: Se você é realmente profundo nas questões materiais, você é raso, no caso ele fala das questões celestiais, não fala nas questões espirituais. Por outro lado uma outra questão que é comum também é achar que no discernimento, esse discernimento espiritual, pode ser aquela questão de você ter capacidade de ler a mente. Ou Seja, eu sei exatamente aquilo que fulano está pensando aqui agora. Bato o olho em uma pessoa e sei o que ela está pensando. Dá até um medo, um calafrio, não é? Já imaginou saber o que eu estou pensando? Igual aquela possibilidade de que o que eu estou pensando ser projetado na parede aqui, eu não consigo parar. Ë uma sensação muito ruim, a gente se sente completamente vulnerável. Algumas pessoas dizem ter este tipo de capacidade, de ler a mente. Discernimento espiritual não é isso não. O que Paulo está falando do discernimento espiritual em que o nosso amor deve aumentar mais e mais em pleno conhecimento e todo discernimento não é a leitura de mente, que é uma coisa que a gente ouve falar que tem por aí. E quando a gente fala esta questão de ler mente, a gente tem que tocar num ponto muito importante: a nossa alma ela tem muito, mas muito poder.

De novo eu vou ter que fazer um parênteses aqui, importante. Quando Deus criou o homem, Deus o criou, isso aí a palavra de Deus confirma isso de ponta a ponta, que Deus criou o homem um ser composto de três partes. Espírito, alma e corpo. Então, lá no Éden quando o homem foi criado e Deus soprou nas narinas de Adão e este passou a ser uma alma vivente, a gente sabe que alguma coisa especial aconteceu. Adão não apenas era dotado do corpo, nem só da alma mas também do espírito. E o espírito é o órgão no homem que pode estabelecer a comunhão com Deus. Mas a alma do homem é extremamente importante, extremamente poderosa. E um dos exemplos que a gente tem que é muito interessante, se você pegar lá no princípio de Gênesis, quando Deus fez passar os animais na frente de Adão, este deu um nome a todos os animais. Todos os animais, ou seja ele era um zoólogo nato. Ele conseguiu dar nome a todos os animais. Quer dizer, não é pouca coisa. Tenta um dia fazer isso. Pega uma caixa de palito de fósforos e tenta dar um nome a cada palito de fósforos. Veja quantos nomes diferentes você consegue arrumar. Uma caixa de fósforo, talvez você consiga, mas tem uma hora em que você vai chamar de palitinho um, palitinho dois, você vai usar os números naturais para poder numerar os palitos. Adão, deu um nome diferente para cada animal. A alma do homem, é algo extremamente maravilhosa. Satanás viu isso. O inimigo de Deus viu isso desde o princípio e ficou impressionado com aquilo e desejou aquilo de todo jeito. Quando o homem foi criado, o homem foi criado de maneira perfeita. Deus criou um homem perfeito. O espírito para ter comunhão com Deus, e na posição certa. É através deste espírito, sob controle deste espírito, a alma do homem funcionava que por sua vez dava os comandos para o corpo. Porém Adão pecou e a coisa toda virou de cabeça para baixo. E essa é uma questão extremamente importante. Quando o homem pecou, a palavra de Deus fala que o espírito - certamente morrerás - e o que é que significa este morrerás? Significa que o espírito do homem ele perdeu a função que ele tinha. Não morreu no sentido que a gente entende de desaparecer. Não. O espírito do homem continuou ali no homem, com uma partizinha deste espirito funcionado que a consciência. Deus deixou a consciência porque senão nós nunca teríamos condição de sermos salvos. Se não fosse a consciência para o Espírito Santo tocar nesta consciência, nós nunca teríamos sido salvos. Deus deixou a consciência ali em stand by, igual fala em equipamento eletrônico. Ou seja. Está lá, mas não está funcionando. Existe, mas não está ativa, pronto para receber. É a analogia que eles fazem. Igual a celular. Celular ele está ligado, esta em stand by. Se vem uma chamada para aquele número ele toca. Mesma coisa que rádio. Você sabe que no ar aqui da gente tem um monte de onda eletromagnética passando para todo lado. Quer dizer que se você consegue receber ligação de celular é porque tem uma onda eletromagnética fazendo uma conexão. Você pode ver um rádio aqui também. Tem onda para todo lado aqui. mas o que é que pode ser o fato de você estar assistindo televisão e não estar pegando celular, já que tem ondas pelo ar? A antena de televisão tinha que pegar celular também? Por que é que não pega. Tem alguma coisa na televisão que sintoniza certinho aquela freqüência , que é a freqüência do canal. É exatamente isso que é a nossa consciência. Nós fomos construídos desta maneira. O espírito em nós, portanto, é o único órgão em nós que está sintonizado para poder ter comunhão com Deus. Isso é muito importante.

Adão foi criado perfeito e a comunhão que Deus tinha com ele era pelo espírito de Adão. Quando pecou, perdeu.

Eva foi enganada, é o que a palavra nos fala, foi enganada pela serpente, que era Satanás. Tanto que a palavra de Deus fala, que o dragão é a antiga serpente. Você vê referência lá no Gênesis. Satanás entrou naquela serpente e enganou a Eva, e ela comeu do fruto. Comeu mesmo, era fruto mesmo. Eu não tenho, por incrível que pareça, sou professor de uma Universidade, e eu acredito em Adão e Eva, e que eles comeram fruto. Acredito plenamente nisso mesmo, com toda a convicção . E foi isso que aconteceu, segundo a palavra de Deus. Não sou eu quem está falando, é a palavra de Deus. Então o que é que aconteceu? Infelizmente por causa do pecado Eva foi enganada e Adão caiu de olho aberto, por opção eles pecaram e infelizmente nessa hora aconteceu a grande tragédia da humanidade. Isso não era o que Deus mais desejava.

Mas a gente tem que crer o seguinte: Deus sabe todas as coisas, Ele é onisciente e Deus tem um desejo no coração Dele. Ele deseja alguma coisa. No fim Ele vai conseguir aquilo, mas não necessariamente, no princípio como eu não falei, mas talvez não no caminho inicial que Ele queria. As vezes Ele tem que mudar o caminho Dele. Mas Ele vai conseguir o que queria. No propósito de Deus, Ele tinha isso por um lado, pois Ele sabia o que ia acontecer. Não que Ele dissesse: vai dar nisso mesmo, para quê que eu vou criar isso assim? Vou criar um homem certinho que ele não vai cair de jeito nenhum. Claro que há uma possibilidade de Deus fazer isso, pois Ele é totalmente poderoso. Ele pode fazer o que bem entender. Mas aprouve a Deus agir dessa maneira. Na sua sabedoria de maneira maravilhosa, e graças a Deus por isso. Você vê, num universo deste tamanho, que 2x10 elevado a 19 anos luz, você pega um mísero planeta, que é o planeta terra, que é uma porcarinhazinha deste tamanho, um trequinho pequenininho no sistema solar, você vá entender porque o coração de Deus foi desmanchar por uma coisa insignificante como a terra. Como é que você vai entender isso? Como é que você vai compreender o amor de Deus? Não precisa ir muito longe não. Como posso compreender o amor de Deus por mim? Isso eu não consigo entender. É uma coisa muito menor do que esta, não é? Mas o que aconteceu lá foi isso. Apesar de todo o desejo de Deus, foi o que aconteceu lá: o homem caiu e com isso a alma ficou, graças a Deus foi o projeto de Deus, ela ficou colapsada, como se fosse restrita. Deus não deu muita chance também agora do inimigo pegar e usar do jeito que ele quisesse não. Percebe? O inimigo de Deus estava de olho na alma. Ele estava de olho na alma do homem e está até hoje. E o motivo é aquele, é que realmente a alma do homem é realmente poderosa e ela pode agir independente, à independência de Deus. Esse é que é o grande problema. Deus, de maneira nenhuma, na soberania Dele, no amor Dele, Ele deseja essa independência. A independência de Deus é que é o grande problema. Então, com a alma o homem conseguiria fazer muita coisa, coisas tremendas, sem depender da orientação que ele recebia de Deus, da comunhão que ele tinha naturalmente com o Espírito de Deus. É assim que o homem ficou, e é assim que o homem é até hoje. Infelizmente, ou seja, a situação hoje de cabeça para baixo, o que comanda hoje é o corpo. Eu tenho fome eu como, eu quero dormir eu durmo, eu estou com sede eu bebo água. E vai por aí afora. De certa forma o nosso corpo comanda a gente. Deixe-me falar de maneira correta. O homem natural, para homem natural é isso que acontece. É como se tivesse invertido. O corpo está comandando o resto todo. A alma basicamente obedece. Essa mistura de corpo, alma, requer um tempo maior e acho que de novo o Leo já deve ter falado com vocês, ele pode falar de novo. Mas isso é o ponto importante nesse instante, porque quando você fala do discernimento espiritual, esse é um discernimento que está no espírito. Portanto, se seu espírito não está funcionando, não adianta você falar em discernimento espiritual. Você no máximo pode ter alguma coisa na sua própria alma. A alma ela é capaz de fazer coisas maravilhosas, fantásticas mas isso não é discernimento espiritual. Então essa é uma questão nós temos que correr dela e infelizmente eu tenho que falar para os irmãos, que acontece isso demais, mesmo na cristandade, no meio cristão. Muita coisa realmente vinda da alma, da alma do homem, independente dessa comunhão com Deus. Nós podemos exercitar a nossa alma de maneira tremenda. A alma pode ser exercitada de maneira incalculável. A nossa alma pode fazer coisas fantásticas. Mas esse não é o propósito de Deus, ou seja, que ela faça isso independente, mas que tudo que a alma fizer seja sempre sob orientação do Espírito de Deus que está em nosso espírito. E é assim sucessivamente. Esse é o projeto de Deus, esse é o desenho de Deus para o homem. Então isso tem de ficar bastante claro. A alma é poderosa, ela tem condição de fazer, e nós temos que estar bastante sim, o discernimento espiritual vai nos fazer entender quando uma coisa ela é da alma ou quando é realmente é do espírito. Nós temos que saber disso. Muitas vezes pode ser a minha alma aqui, ela tomando uma liderança que ela não deveria. Ela está agindo de maneira independente. Não estou dizendo que a alma tem que ser aniquilada. Estão me entendendo? Estou dizendo que o propósito de Deus para o homem é que ele possa ser restaurado à posição correta. É isso que quando nós cremos no Senhor Jesus, a primeira coisa que Deus faz. Deus coloca a gente de cabeça para cima de novo. O homem natural está todo de cabeça para baixo. Deus quer colocar o homem de cabeça para cima de novo, ou seja essa cabeça para cima significa espírito, alma e corpo. É isso que Deus quer fazer. Quando nós cremos no Senhor Jesus, isso é a primeira coisa que acontece. Por isso é que a gente então tem que começar a ouvir aquela vozinha, que a gente não estava acostumado ouvir antes da gente crer no senhor Jesus. Isso é muito importante.

O poder psíquico é tão forte que é oposto a tudo o que é do discernimento espiritual. É o oposto. Nós falamos, então, tudo o que é negativo, tudo o que não é discernimento espiritual. E pergunto, o que é discernimento espiritual? Citando o irmão Stephen, ele diz que:

1 ---- Discernimento espiritual, é a habilidade de discernir coisas que são diferentes. Está certo? De forma que você é capaz de ver através delas, ver através de qualquer aparência. Lembra que quando Samuel foi ungir o rei lá na casa de Jessé, vieram aqueles rapazes, bonitos, fortes, Samuel achava que era um e Deus falava que não. É esse, e Deus dizia não. E foi achar Davi lá no campo. É esse, disse Deus, porque Deus disse que não julgava pelo externo, pela aparência. Olho o coração. Isso é discernimento espiritual. Nós naturalmente julgamos pela aparência. Nós temos que aprender a exercitar o discernimento espiritual para que nós possamos enxergar realmente o coração. O maior desafio que a gente tem hoje na nossa convivência como irmãos, é que nós enxergamos muito bem a Eva que está na Mara. Eu vejo a Eva direto. Vejo o Adão no Atílio. É muito fácil verem o Adão em mim, também. É a primeira coisa que a gente enxerga, mas é muito difícil a gente enxergar a pessoa de Cristo, porque a falha do irmão, muito mais a nossa. É exatamente na hora em que a gente põe atenção no Adão e na Eva, no irmão e na irmã é que a coisa vai para o brejo mesmo. Se você for olhar Adão e Eva, não tem nada que preste ali. Está certo? É só pecado, é só coisa ruim. Mas a gente tem alguma coisa muito importante que a gente vê no irmão, que é a vida de Cristo, em cada um de nós. E quanto mais nós aprendemos a ver a pessoa do Senhor Jesus no meu irmão, na minha irmã, a coisa vai mudar. Vai ter que mudar. Não tem jeito. Não é verdade? Tem que mudar. Muito bem. Quando o Senhor começa a nos mostrar mais e amadurecemos espiritualmente, de maneira natural, vamos ter condição de enxergar através das aparências. Nós vamos poder sondar o espírito, não ler mente, mas a gente consegue perceber isso.

Eu não quero dar a impressão de falar alguma coisa mística aqui não. Não tem nada de místico o que eu estou dizendo não. Eu vou até antecipar alguma coisa importante. O Discernimento Espiritual, ele não é místico neste sentido não. Não. Não é. O Discernimento Espiritual é graça. O que mais que é pela graça que a gente sabe? É a salvação pela graça. Alguém fez alguma coisa que mereceu se salvo? Não. Nada. Nós não temos qualquer participação. É tudo pela graça. O discernimento espiritual também é graça, ou seja, você não o tem como qualquer contribuição. Vou até me ousar um pouquinho, mas por favor não tome tão literalmente. É como se fosse uma pequena dose, um embrião. Pequenininho, que está para ser desenvolvido, mas cada um de nós que creu no Senhor Jesus, sem exceção, nós recebemos o discernimento espiritual. Ele tem que ser exercitado. Todos receberam. Não tem esse negócio que é só para alguns não. Certo? Não é só para os mais iniciados. Não existe isso. A vida cristã ela é para todos nós, é a vida de Cristo. Todos nós temos e recebemos discernimento espiritual. O Discernimento Espiritual, é diferente do discernir de espíritos. Este, discernimento de espíritos, a gente vai ter chance de falar isso um pouco para frente, isso é um dom. Um dom do espírito que é dado a alguns na igreja, em situações e ocasiões muito específicas. Então discernimento espiritual não é um dom. É de graça. Então, todos nós que cremos no Senhor Jesus, temos isso. Não tem que ficar pedindo. " Senhor, me dá discernimento espiritual" - Pode parecer uma oração muito maravilhosa, mas você tem que pedir é para que Ele te ajude a exercitar o que Ele já te deu. Não pode pedir a Ele para te dar uma coisa que Ele já te deu. Não é verdade? Se você já creu no Senhor Jesus, você já tem ele. Esse é um ponto muito importante, é graça. Então o discernimento espiritual é graça. Então é isso. Não é nada místico não. É alguma coisa que nós precisamos ter porque, cada vez que o tempo está chegando no fim, é o que Paulo fala. Está falando depois no tribunal de Cristo. Nós temos que estar muito atentos porque é muito difícil muitas vezes você discernir. Puxa. Será que isto está certo. Até mesmo um irmão falando alguma coisa, mas será que isto está certo? Será que o que ele falou está correto com a palavra de Deus? Não é? É muito importante. Ou seja. é a capacidade de você ver, quando tudo estiver misturado, você ver através das coisas, através da escuridão, e discernir o certo do errado.

2---- É o poder de discernir entre o verdadeiro e falso. Parece simples, não é?

3---- É o poder de discernir aquilo que é do espírito daquilo que é da alma. A palavra de Deus fala lá em Hebreus, ela é como uma espada de dois gumes, não é isso? Que ela é capaz de separar o espírito da alma, e vai até nas juntas e medulas. É a palavra de Deus, e ela tem essa capacidade. Então não é alguma coisa mística que eu vou aqui, agora etereamente, sair discernindo as coisas. Está baseado na palavra de Deus. É a palavra de Deus que tem esse poder. Certo? As duas coisas estão sempre juntas.

4---- Distinguir carne do espírito.

5---- Discernir as coisas espiritualmente. As que são espirituais e aquilo que é do homem.

6---- Não julgar pela aparência externa.

7---- Aquilo que é a vontade de Deus daquilo que é a vontade do homem.

8---- Habilidade de fazer a escolha moral e espiritual correta.

O ponto é. Você acha que você precisa ser espiritual? Digo para você que eu preciso desesperadamente que isso seja real e funcionando corretamente na minha vida. Eu passei do tempo. Eu acho que vou ter que parar aqui. Só cheguei bem no principinho mesmo, e tenho algumas coisas mais para falar. Mas eu vou concluir da seguinte maneira.

Por um lado, tem um lado negativo, a gente sabe o que é que não é, o que é que não deve ser o discernimento espiritual, mas por outro lado a gente sabe o que é o discernimento espiritual. E é importante que a gente saiba o seguinte: desde o princípio, como a gente viu no jardim do Éden, o trabalho que o inimigo de Deus tem feito é de lançar aquilo que é chamado de engano. A palavra em inglês é deception (deceit). Engano é a coisa mais perigosa que vocês possam imaginar. Por que? Porque se alguém achar que não pode ser enganado, essa pessoa já está enganada. Engano é coisa seríssima. Não é verdade? Muitas brincadeiras com engano. Em filme você vê muito isso, não é? Uma coisa parecer que é e não é. E o inimigo de Deus, o tempo todo, o que é que ele fez? Foi só semear o engano. Não foi isso que ele fez com Eva? É isso que ele fez ao longo do tempo todo. É isso que ele faz conosco hoje. Ele quer semear o engano. E esse engano é que realmente pode nos amarrar, que pode realmente nos estatizar, nos parar na vida espiritual, que pode fazer com que nossa vida espiritual não tenha qualquer tipo de fruto. Se a gente achar que alcançou alguma coisa aí que está a nossa derrota. Então o discernimento espiritual é alguma coisa fundamental para que realmente o Senhor possa ter a chance em nós de nos resgatar de situações de engano. Hoje no mundo, tudo o que você vê por aí, é simplesmente engano atrás de engano. Quanto mais você vive, mais você vê isso acontecendo. Quantas vezes nós já fomos enganados. Não estou falando não é nem por outro ser humano. Quantas vezes o inimigo já colocou diversas situações na nossa vida em que nós fomos enganados? E o maior engano que a gente pode cometer é: eu não preciso de um Salvador. Este é o maior engano que eu posso ter, eu estou muito bem como eu estou. Existem vários caminhos até Deus. Existem várias outras vidas para poder resolver, existe carma, existe uma porção de coisas, vários enganos. Palavra de Deus é muito firme: João 14:6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Essa é que é a grande verdade. O mundo hoje está cheio de engano. O que o inimigo tem semeado no mundo hoje é engano. A palavra nos fala que o mundo jaz no maligno (1 João 5:19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.) Infelizmente quando o homem caiu no Éden ele entregou na mão do inimigo as chaves dessa herança que é a terra. Está na mão do inimigo. Ele está hoje dominando. O mundo jaz na mão do inimigo. É o que está por aí. Se você tem dúvida disso, você já deve estar enganado. É a grande verdade. Então esse é que é o ponto mais fundamental. Se por acaso, não sei, se tem alguém que não creu no Senhor Jesus, talvez esteja vivendo neste mundo enganado, achando que você não precisa de um Salvador. O inimigo tenta nos enganar de muitas formas. Enche a nossa vida de muitas possibilidades, muitas alternativas, nos tira o tempo para que a gente não tenha nem tempo de pensar, nem de considerar estas questões. Mas uma coisa estou certo. O Senhor Jesus veio exatamente para destruir, para eliminar as obras do inimigo. E a primeira delas é este engano. Eu vim para que tenham vida e vida em abundância. O Senhor Jesus veio para trazer essa vida, e essa é a vida que Ele nos deu. Tirar as escamas dos olhos para que a gente possa enxergar essa maravilhosa luz, a maravilhosa verdade. Eu sou a vida, e a verdade e a vida. Ele é o caminho , a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim. Então, começa assim. O discernimento espiritual ele é fundamental na nossa vida. É básico, para que o Senhor possa conseguir em nós o propósito que ele tem almejado. Esse é que é o desejo Dele. Que Ele possa alcançar em nós esse propósito. Vou concluir realmente por aqui. Só vou orar mais uma vez.

Senhor, nós te agradecemos por estes momentos, por aquilo que o Senhor nos permitiu compartilhar de maneira simples a respeito da tua palavra, reconhecemos a nossa total falta de condição mas cremos que a tua palavra ela é eficaz e pedimos que realmente o Senhor possa pela tua graça, pela tua misericórdia, completar aquilo que foi falado aqui. Nós pedimos que o teu propósito venha ser alcançado em nossas vidas. Realmente o Senhor receba toda honra e toda glória. Nos entregamos nas tuas mãos Senhor, na comunhão que realmente o Senhor possa ser o centro o foco daquilo que nós vamos conversar, daquilo que nós vamos interagir. Agradecemos em nome do Senhor Jesus por esta oportunidade tão maravilhosa de estarmos reunidos ao redor do teu nome em dias tão difíceis, em dias que não existem tempo para mais nada. Te louvamos porque tem nos dado estes momentos preciosos. Em nome do Senhor Jesus, amém.

Sem comentários: