09 outubro, 2008

O FILHO DE DEUS (E NÃO UM ANJO) TORNA-SE HOMEM PARA SALVAR OS PECADORES.

A nossa revista publicou já, desde (unho de 2006 até ao presente mês, vinte e sete artigos acerca dos anjos de Deus. número de Agosto último evidencio o facto de, nos tempos bíblicos, eles comunicaram-se com o homem através ' de sonhos e visões. Num desses textos' Setembro 2006) escrevemos algo respeito da infinita superioridade do Senhor Jesus concernente às criaturas angelicais. Agora voltamos ao assunto! porém de modo mais amplo.
DEUS PA! NÃO ENVIOU AO MUNDO UM ANJO OU 0 ARCANJO MIGUEL PARA SALVAR A HUMANIDADE.
Insistimos em falar de santos anjos, visto semelhante tema da Palavra de Deus ser quase ignorado ou subestimado em parte significativa da Cristandade. Alinham-se algumas razões para isso: 1) Teme-se cair na heresia de prestar culto aos anjos, fazendo deles mediadores entre Deus e o ser humano, dirigindo-lhes preces ou acções de graças por sua pretensa intercessão, etc., como sucede por exemplo no catolicismo romana 2) Receia-se desviar a atenção d' Aquele que é digno de toda a glória, honra e louvor, o Deus eterno, n Criador, Salvador e Senhor, concentrando-a nos ser angélicos * não só. 3) O modernismo teológico, não poucas vezes anti -sobrenaturalista. é atreito a negar a existência desses maravilhosos entes destes.
As quase três dezenas de textos publicados de naturalista antológica, justificam este artigo patenteador enormíssima superioridade de Jesus Cristo em relação aos anjos, afinal Suas criaturas. E é de facto bastante superior a eles por ser Deus e Criador de todas as com visíveis e invisíveis, como se lê na Bíblia de Estudo NVI ao explicar-se 1 Coríntios 8:6: "Deus, o Pai. é a origem : primeira de toda a criação (At 4:24). Deus, o Filho, é pessoa dinâmica por meio de quem, com o Pai, todas coisas vieram a existir (Jo 1:3; Cll:16)."'
O VERBO DIVINO FEZ-SE CARNE E HABITOU ENTRE NÔS
Dois dos Evangelhos sinópticos descrevem com algum pormenor o nascimento de Jesus (Mateus 1:18-25 e Lucas 2:1-20), enquanto Marcos principia o Evangelho que tem o seu nome com o relato do início do ministério terreno do Salvador. Quanto ao apóstolo João, no seu Evangelho começa por dizer que Cristo antes de encarnar, antes de Se tornar verdadeiro homem, homem absolutamente perfeito (sem perda da natureza divina), "era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" (João 1:1). Estas palavras bíblicas, inspiradas pelo Espírito Santo, são extraordinárias, fantásticas e reveladoras da deidade de Cristo, o Filho unigénito de Deus, o Criador e Mantenedor do Universo, Jesus Cristo, nascido em Belém de Judá, há dois milénios, é o Emanuel. Deus connosco. Deus entre nós. Isso significa que Deus Pai não enviou ao Mundo um anjo ou o arcanjo Miguel para salvar a humanidade, mas o Seu Filho único, incriado - a segunda pessoa da Trindade Divina.
Transcrevamos o belo e inspirado exórdio do Evangelho de S. João: "No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. N-Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus. cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. São era ele a luz; mas para que testificasse da hz. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por Ele. e o mundo não 0 conheceu. Veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam. Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo Se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou d'Ele, e clamou dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim ê antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da Sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Deus nunca foi \- visto por alguém. O Filho unigénito, que está no seio do Pai, esse o fez conhecer." (João 1:1-18 ARC).
A maravilhosa criança que Maria deu à luz. sendo virgem (sem qualquer intervenção de pai humano) foi um milagre operado pelo Espírito Santo (Mateus 1:18, -23; Lucas 1:26. 27. 31, 34. 35). Esse Ser divino já existia antes da criação do Universo, até porque era e é Deus e Criador (junto com o Pai) de todas as coisas'
Concernente à expressão bíblica de Tito 2:13: "Enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo", a Bíblia de Estudo SM faz um comentário telegráfico do seguinte teor à parte arma! do versículo: "Essa tradução exacta (NVI) da construção grega é um testemunho explicito da divindade de Cristo" -'
EXPLANAÇÃO DE MAIS VERSETOS DA ESCRITURA SOBRE A DEIDADE DE CRISTO
Entretanto da Bíblia de Estudo Pentecostal extraímos análises a alguns versetos do capítulo um do Evangelho de João. Sobre o termo Verbo lê-se: "(...) João apresenta-nos três características principais de Jesus Cristo como 'o Verbo'
"(1)0 relacionamento entre o Verbo e o Pai. a) Cristo preexistia 'com Deus' antes da criação do Mundo (d Cl 1:15, 19). Ele era uma pessoa existente desde a eternidade, distinto de Deus Pai, mas em eterna comunhão com Ele. b) Cristo era divino (o Verbo era Deus'), e tinha a mesma natureza do Pai (Cl 2:9; ver Mc 1:11). (2) 0 relacionamento entre o Verbo e o Mundo Foi por intermédio de Cristo que Deus Pai criou o Mundo e o sustenta (Jo 1:3; Cl 1:17; Hb 1:2; iCo 8:6). (3) 0 relacionamento entre o Verbo e a humanidade. 'E o Verbo se fez carne' (Jo 1:14). Em Jesus, Deus tornou-se um ser humano com a mesma natureza do homem, mas sem pecado. Este é o postulado básico da encarnação: Cristo deixou o Céu e experimentou a condição da vida e do ambiente humanos ao entrar no Mundo pela porta do nascimento humano (Mt 1:23)." Prossegue-se na aludida transcrição: - mesmo princípio com Deus (Jo 1:2). Cristo não foi criado: Ele é eterno, e sempre esteve em comunhão amorosa com o Pai e com o Espírito Santo (...)"- "O Unigénito do Pai(Jo 1:14). O termo 'unigénito' não significa que Cristo foi um ser criado. Pelo contrário, a declaração refere-se ao Seu relacionamento exclusivo com o Pai, i..e.. ao facto de Ele ser o Filho de Deus desde toda a eternidade Aqui temos a Sua filiação em relação ao Deus trino (Jo 1:1. 18; 3:16, 18).' - **£ o Verbo se fez carne (João 1:14). Cristo, o Deus eterno, tornou-se humano (Fp 2:5-9). N' E!e se uniram a humanidade e a divindade. De modo humilde. Ele entrou na vida e no meio -ambiente humanos com todas as limitações das experiências humanas (Jo 3:17; 6:38-42; 7:29; 9:5; 10:36).

Como não nos temos valido suficientemente das preciosas notas exegéticas da Bíblia de Estudo Pentecostal (BEP). na série de textos sobre os serei angelicais saídos em Novas de Alegria, reproduzimos novos comentários da BEP. desta feita respeitantes a dois trechos do 5* capitulo do mesmo Evangelho, o primeiro dos quais re2a assim: "Fazendo-se igual a Deus (Jo 5:18-24). Jesus faz várias declarações espantosas aqui: (1) Deus é Seu Pai de um modo único exclusivo; (2) Ele [Cristo] mantém unidade, comunhão e autoridade com Deus (Jo 5:19, 20); (3) Ele tem o poder de dar a vida e de ressuscitar os mortos (Jo 5:21); (4) Ele tem o direito de julgar a todos (Jo 5:22): (5) Ele tem o direito is honras divinas (Jo 5:23); e (6) Ele tem o poder de dar a vida eterna (Jo 5:24)." O segundo comentário é do seguinte teor: "Deu (...) ao Filho ter vida em si mesmo (Jo 5:26). A própria natureza de Cristo é uma fonte de vida eterna. Fonte esta inerente n 'ELE. Deus» no entanto, não concedeu ao crente a capacidade de ter a vida eterna em si mesmo - Temos vida somente à medida que temos comunhão com Cristo; Lê.. Cristo vivendo em nós, mediante uma fé viva (Jo 15:4; Gl 2:20)."
Nos numerosos artigos acerca dos anjos publicados nesta revista, temos estudada a luz das Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, as características maravilhosas desses mensageiros celestes criados por Deus antes de haver formado o homem, £ natural, pois, conto escrevemos na introdução deste texto, que demonstremos agora, de forma dará e convincente, alicerçados também na Bíblia Sagrada. ser o Messias, o Filho o unigénito de Deus. o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, muitíssimo superioras criaturas angelicais, quaisquer que sejam: arcanjo Miguel, anjo Gabriel, serafins, querubins, etc.
Neste número de Novas de Alegria já se apresentam provas bíblicas dessa absoluta superioridade. No mês de Outubro, permitindo o Senhor, apresentaremos mais evidências escriturísticas dá divindade de Cristo em quem devemos colocar a nossa fé; a quem devemos amar. seguir e obedecer alegremente; de quem recebemos a salvação, a vida eterna, e cujo Evangelho devemos proclamar!
Autor do Artigo;
Fernando Martinez
Pastor Evangélico
Assembleia de Deus em Lisboa

Sem comentários: