09 outubro, 2008

INSATISFAÇÃO GLOBAL

A DEPENDÊNCIA DO MATERIALISMO
O AFASTAMENTO DO HOMEM EM RELAÇÃO A DEUS EMPURRA-0 PARA UMA VIDA MATERIALISTA.
Vivemos hoje numa realidade de aceitação geral do Evangelho, da Palavra de Deus. Sol entanto, no momento em que estou se torna pessoal, em que alguém é chamado a tomai uma decisão individual» começa a objecção. Porque será?
O Evangelho tem como propósito trazer a verdade até nós produzir em nós convicções reais. Hoje afirma-se uma coisa e vivesse outra, mas o Evangelho produz coerência de vida.
Neste aspecto concreto bem real nos nosso dias. foi referido Bíblia por Isaías há cerca de 2700 anos. Seis aspectos são apontados por Isaías em forma de ais.' Isaías afirma mAi daqueles" que culpados dessas atitudes erradas, que justificam o veredicto g< da ira e condenação,
MATERIALISMO - HOJE COMO ONTEM
O primeiro aspecto abordado é o materialismo. Naquele tem] tratava-se duma questão de casas c campos. Israel era, acima tudo. uma sociedade agrícola. No entanto, o principio mantém; O nosso estilo mudou, aquilo a que damos valor não ê exactamente < aquilo a que os habitantes de Jerusalém davam. Hoje mais em dinheiro e naquilo que ele pode comprar.
O afastamento do homem em relação a Deus com empurra-o uma vida materialista Os seus interesses são, principalmente acima de tudo, bens materiais. Exemplo dessa realidade é o faaj de todos promoverem o materialismo. Os políticos encorajam consumismo, prometendo isto e aquilo. Os média, igualmente O mundo inteiro esta "pregando" o materialismo, porque de» Deus.
O materialismo diz que tudo quanto interessa é o aqui e o age mas isso é reflexo da ausência de esperança desta corrente pensamento.
IMPLICAÇÕES DO MATERIALISMO
Em primeiro lugar, a vida ç reduzida ou identificada com que se possui. Ser bem sucedido é possuir mais e mais. O pi Jesus alertou para a insatisfação dos bens materiais, no evangelho segundo Lucas, capitulo 12.
Outro aspecto prende-se com o valor do ser humano. A uma pessoa, o ser e a existência, são resumidos às coisas que \ ser compradas com dinheiro! No campo da bioética, o problema discussão entre o que è aceitável e o que não é. reside no abandono dos aspectos morais para abraçar uma visão economicista.
Jesus afirma que o problema não é possuir coisas, o problema está quando não conseguimos passar sem elas. quando o possuir se torna senhor ou denominador da nossa vontade tomarmos -nos escravos Deste modo ser humano é reduzido a um mero servidor das cosias
Ainda verificamos que o materialismo leva á cobiça. Nas palavras do profeta Isaías é enfatizada esta realidade. "Ai daqueles que acrescentam casa a casa, campo a campo, até que não haja mais lugar e eles sejam os únicos no meio da terra" (Isaías 5:8 - versão ARA). Xeste caminho não há nada que satisfaça a pessoa, pois é o desejo de possuir mais e possuir o que os outros têm. Um apetite desordenado que comanda a vida.
O passo seguinte ê o egoísmo. "Até que eles sejam os únicos no meio da terra".* "Eu comprei tudo. possuo todas as coisas". Não vé mais ninguém, ninguém tem mais valor para eles além de "eu" mesmo!
No primeiro livro dos Reis. capítulo vinte e um. é narrada uma história que tipifica esta verdade. O mesmo princípio passa-se entre colegas à^ escola, nos empregos, trânsito, etc. Não pensamos mais no todo. ou nos outros, mas somente no "eu". Tudo quanto importa sou eu. Este é o espírito que existe nos trabalhadores e entre os patrões, por exemplo.
CAUSAS DO MATERIALISMO
A causa para este problema está no abandono de Deus por parte do homem. O ser humano não possui uma existência autónoma, não é o centro da vida. Quando viraram as costas a Deus. os homens criaram deuses para si. No entanto, essas formas de religião têm como centro o homem e, esses deuses, podem ser comprados para fazer aquilo que os homens pretendem.
Deus Já afirmou "Não há paz, disse o meu Deus ao perverso".' Não importa quão inteligente possa ser, quão rico e prospero é. Se o seu caminho for mau não terá paz!
Deus vai punir esta era materialista.0 O homem sofrerá as consequências más do seu pecado. Exemplo disso são as alterações climatéricas e a erosão dos solos."
Levine um personagem de Tolstoi, no seu livro Anne Karennine, disse "trabalho, persigo um objectivo, e esqueci-me de que tudo acaba ...de que é preciso morrer" (p.354). Chega ao fim da vida e o que tem? Nada * "Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36 -versão ARA).
SOLUÇÃO PARA O MATERIALISMO
A maior necessidade do homem não está em possuir, mas ser possuído. Neste sentido é importante pensar a quem nos devemos entregar . Deve parar e fazer um balanço da sua vida. Aquilo a que se entregou, que resultados trouxe? Que esperança? Certamente tem-se sentido um escravo... Mas existe solução! Deus mandou o profeta Isaías para chamar a nação ao arrependimento! Este é o primeiro passo.
O Filho de Deus veio a este mundo para nos angariar uma grande herança. Quando Jesus ressuscitou de entre os mortos, derrotou os nossos inimigos e alcançou uma herança eterna e definitiva." O usufruir desta herança passa por algo que todo o ser humano necessita, nascer de novo. É impossível viver o cristianismo sem este tacto, mas de não é produzido por nós e sim por Deus, através da vinda do Espirito Santo para habitar em cada um que recebe a Jesus Cristo.
A única esperança é saber que Deus o ama e tem-no procurado. Ao entender tudo isso, que mais poderemos fazer senão aceitar o amor de Deus ?
Autor do Artigo ;
Alexandre Samuel Lopes

Sem comentários: