27 outubro, 2008

Declaração Do Compromisso Social Evangélico

DECLARAÇÃO DE FILADÉLFIA, AGOSTO 2007
Esta declaração foi preparada pelos participantes de uma mini-consulta sobre fé, providência de Deus e envolvimento político realizada em 31 de Julho de 2007 no Seminário Teológico Palmer Baptista do Leste em Filadélfia, USA. A consulta foi dirigida pela Comissão de Teologia da Aliança Evangélica Mundial (AEM) que elaborou este breve sumário do debate
O EVANGELISMO E A ACÇÃO SOCIAL, SÃO AMBOS ESSENCIAIS À DIMENSÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO.
COMO PESSOAS DE FÉ, INTERPRETAMOS TUDO À LUZ DA PROVIDÊNCIA CUIDADOSA DE DEUS PARA O BEM.
CREMOS QUE O NOSSO COMPROMISSO DEVE SER.
UMA PARTE DO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO E CURA, A NÍVEL LOCAL, NACIONAL E INTERNACIONAL.
O SENHORIO DE CRISTO E O COMPROMISSO POLÍTICO E CÍVICO
A confissão "Jesus é Senhor" tem implicações políticas imediatas para o testemunho da igreja no mundo. Isto é tão verdade hoje como foi no tempo do início da igreja, quando declarar que "Jesus é Senhor" era um desafio à ideia de que César era Senhor. Um autêntico reconhecimento do senhorio de Cristo significa vê-1'0 como Senhor de todos. Ele não é apenas b meu Senhor ' ou até apenas o Senhor da Igreja.
Mais exactamente, Ele é o Senhor de toda a criação que inclui os reinos social e político, governantes e estruturas em todas as nações. O senhorio de Cristo provê a razão fundamental para o envolvimento dos cristãos nos assuntos sociais, cívicos e políticos.
Consequentemente, o evangelismo e a acção social, são ambos essenciais à dimensão do evangelho de Jesus Cristo.
O reino (ou "reinado") de Deus que Jesus proclamou é uma entidade espiritual que existe quer Deus seja obedecido ou não. O reino de Deus não é um reino político ou geográfico mas tem um impacto aprofundem secularmente, nas esferas nacionais e políticas da vida Em humildade, cristãos oram ao Pai que venha o teu reino e assim seja feita a tua vontade, na terra como no céu'.
A PROVIDÊNCIA DE DEUS
Nós confiamos na soberania de Deus - Pai, Filho e Espírito Santo - sobre todo o mundo, de acordo com a Sua sabedoria e cuidado providencial. Deus usa governos para combater o mal e preservar a Sua criação em boa ordem. A certeza da providência e do cuidado de Deus e saber que Deus está definitivamente no controlo de todas as coisas, é um grande conforto face a todas as dificuldades pessoais, políticas e conflitos. É encorajador saber disto, apesar dos problemas e limitações da nossa natureza humana e o nosso contexto social. Deus até pode usar o mal para o bem (Gn. 45:4-15).
Tudo na vida existe sob a providência e soberania de Deus, a qual relativiza todos os sistemas políticos.
Um conhecimento adequado da providência de Deus o qual preserva, protege e engrandece a vida humana e a sociedade, cria em nós uma atitude de humildade relativamente às nossas próprias capacidades e faz-nos lembrar que Deus se preocupa com todas as pessoas - pois todos transportam a imagem de Deus.
Portanto, é mais importante respeitar do que atormentar os outros, para evitar o pessimismo excessivo relativo ao futuro moral do mundo e procurar um consenso respeitante à vida social e política com todos os que procuram a paz e o bem comum.
A IGREJA E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
A Igreja de Jesus Cristo existe como "a luz do mundo" (Mt. 5:14). Não deve fazer apenas uma crítica sócio--política, mas também ser uma fonte criativa para moldar a sociedade, praticar os princípios bíblicos e modelos que possam engrandecer a vida comunitária. Embora os conceitos culturais, políticos e sociais sejam bastante diversificados, os princípios bíblicos são sempre relevantes. Os cristãos são chamados para "procurar a paz da cidade" (Jer. 29:7) e fazer uma contribuição na sociedade. Em muitas culturas há uma influência evangélica forte e positiva na sociedade e é nossa responsabilidade manter esta envolvência.
A teologia evangélica realça a importância de haver uma relação pessoal com Deus em Jesus Cristo e busca a transformação de indivíduos como uma parte importante da transformação do mundo. No entanto, a ideia de uma fé puramente privada, na qual o Evangelho apenas afecta a vida do indivíduo, particular ou familiar, mas que não tenha implicações mais vastas na sociedade, deve ser rejeitada por ser inadequada.
Como pessoas de fé, interpretamos tudo à luz da providência cuidadosa de Deus para o bem. Em esperança, permanecemos firmes mesmo nas mais intimidastes condições, desejando o que é correcto enquanto resistimos pacientemente às forças do mal.
Agarrando-nos firmemente às virtudes da fé, e amor, afirmamos o envolvimento cristão nos processos políticos nas comunidades locais, nações, e a nível internacional; encorajamos os cristãos a procurarem profissões que lhes permitam servir numa esfera política e social. Reconhecemos que as transformações massivas que ocorrem no nosso mundo moderno devem ser tratadas de uma forma perspicaz. Como cristãos e cidadãos de nações distintas preocupamo-nos bastante com a liberdade, justiça para os pobres, paz, casamento, família, santidade da vida humana e justiça racial.
Reconhecemos que o processo também é importante, e que a forma como cada um destes assuntos e soluções são apresentados, não deve contradizer os valores nos quais as nossas prioridades estão firmadas.
Cremos que o nosso compromisso deve ser uma parte do processo de restauração e cura, a nível local, nacional e internacional.
UMA CHAMADA PARA A VIVÊNCIA DO REINO
Cremos que a verdade da revelação de Deus é na realidade suprema; contudo o nosso entendimento da verdade é temporário e parcial. Como resultado do exercício da nossa responsabilidade política, cremos que é importante abordar a nossa tarefa respeitosamente, estar preparados para ouvir e aprender com aqueles que estão fora das nossas fronteiras religiosas e teológicas. Há diferentes formas de governo, contextos e assuntos locais que chocam com a implementação do reino de Jesus Cristo e é importante a participação dos cristãos de nacionalidades e convicções políticas diferentes, participar no debate sobre estas mudanças. No entanto existem áreas importantes comuns à maioria das sociedades onde seguidores de Jesus Cristo devem orar e trabalhar para o reino, tal como a procura do cumprimento dos direitos humanos e da liberdade religiosa, trabalhar contra a corrupção, violência e guerra, combater a pobreza, proteger a família e a santidade da vida e cuidar da criação.
A igreja como comunidade primária na qual o reino de Deus é manifesto, deve incorporar os princípios da graça deste reino e testemunhar na vida, a palavra, a acção e o poder do evangelho na transformação de vidas e sociedades . Nós cristãos evangélicos devemos arrepender-nos da nossa falha em viver como comunidade de fé que demonstra o Reino de Deus. Devemos então assumir o compromisso pessoal de uma vida de fé e acção, a qual nos conduz à transformação do mundo no qual vivemos. Como a igreja vive a vida do Reino pode tornar-se um exemplo de vida comunitária e ser uma base credível da qual se parte para causar impacto na esfera política.
A igreja não deve usar o poder político apenas como um meio de auto-protecção, mas deve procurar os benefícios para a comunidade na qual está inserida, com humildade, arrependimento e no espírito de unidade.
Indivíduos, grupos, congregações e alianças evangélicas nacionais são todos chamados a participar em acções e programas cujo alvo é derrotar o mal na sociedade e valorizar o bem comum. Valorizamos o trabalho da AEM em várias áreas de acção social e política, particularmente no potencial do Projecto de Política Social cujo alvo é ajudar as alianças/comunhões evangélicas nacionais a desenvolverem uma abordagem evangélica ao compromisso político e cívico.
No exercício desta responsabilidade para com a sociedade é fundamental para a missão da igreja não assumirmos que tudo depende da sua acção no mundo. Consequentemente, a igreja exercita a sua responsabilidade social não apenas dirigindo a acção no mundo mas também através do testemunho da obra redentora de Cristo e esperando a consumação de todas as coisas n' Ele.
Autor do Artigo.
Aliança Evangélica Mundial
Comissão de Teologia.

Sem comentários: