26 outubro, 2008

AS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO MUNDO

SE NÃO É POSSÍVEL SER CRISTÃO SEM NASCER DO ESPÍRITO, NÃO É POSSÍVEL VIVER A VIDA CRISTÃ SEM A AGÊNCIA DO ESPÍRITO.
As projecções conhecidas, segundo o jornal "Mensageiro da Paz" (Janeiro 2006, n.° 1448, ano 76) da Assembleia de Deus brasileira, registam que em 2025 os Pentecostes serão um bilião em todo o mundo, ou seja 75% dos evangélicos e 9% da população mundial.
O movimento das Assembleias de Deus surge trazendo de volta as ênfases neotestamentárias da presença de Deus em nós pelo seu Santo Espírito, e de como a Sua acção é condição essencial para vivermos a vida cristã a partir do amor do Pai manifestado no sacrifício de Jesus Cristo, Seu Filho, por nós na cruz, quando morre levando sobre si o pecado de toda a humanidade, para que possamos viver uma nova vida.
A terceira pessoa da Trindade divina inspirou a Bíblia para nós e, ainda hoje, é essencial à sua compreensão e vivência. Sem a iluminação do Espírito de Deus não conseguimos perscrutar o texto bíblico, não conseguimos perceber os planos divinos e não temos quaisquer condições de vivê-los. Estamos absolutamente convencidos que só o Espírito Santo nos pode dar o poder necessário para comunicarmos o Evangelho à nossa geração tecnologicamente sofisticada, mas emocionalmente vazia, existencialmente cansada e espiritualmente morta.
A experiência cristã é resultado da acção do Espírito divino em nós. Jesus Cristo declarou, a um religioso de há dois mil anos atrás, a respeito do novo nascimento no qual somos feitos uma nova criação, filhos de Deus: "Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." (João 3:5-8).
Se não é possível ser cristão sem nascer do Espírito, não é possível viver a vida cristã sem a agência do Espírito. O fruto do Espírito no carácter cristão é resultado da Sua acção criativa, pelo qual se vence a velha natureza: "Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito não estais sob a lei. (...) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:16-18,22,23). É o mesmo Espírito que concede os dons necessários à realização do plano e do propósito divinos através da Igreja e dos seus membros, conforme Paulo ensina quando escreve aos cristãos em Corinto (12:1-11).
O avivamento Pentecostal trouxe de volta a experiência dos discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, quando o nascimento da Igreja teve lugar. Um sinal significativo dos dias que estamos a viver. Perante o materialismo e o naturalismo, o cepticismo, o misticismo, o ocultismo e o satanismo, só o varrer do Espírito de Deus na Igreja e através da Igreja, pode sacudir uma vez mais os alicerces das trevas, do obscurantismo, do paganismo, da imoralidade, da injustiça e do vazio existencial. Foi Jesus que declarou antes de voltar para
Pai: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (Actos 1:8).
Com o profeta do Antigo Testamento clamamos: "aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos fazei-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia." (Habacuque 3:2). O Congresso Mundial das Assembleias de Deus a realizar no próximo mês de Maio, de 23 a 25, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, tem os olhos postos na actualidade, relevância e premência, destas verdades divinas.
Autor do Artigo;
Novas de Alegria

Sem comentários: