24 agosto, 2008

Vacina Imprescindível

PREVENINDO AS AMEAÇAS ESPIRITUAIS DA IGREJA
Apresentamos o primeiro de dois artigos relacionados com a saúde espiritual da Igi Estes são o excerto de um estudo realizado pelo Pr. Manuel da Silva Moutinho. (N.r)
A SAÚDE ESPIRITUAL DOS CRENTES NÃO TEM MENOS IMPORTÂNCIA QUE SAÚDE FÍSICA DAS PESSOAS.
Na Palavra de Deus a igreja local é comparada a um corpo1. Como corpo, está sujeita a doenças e contágios.
Os últimos dias trazem com eles um aumento enorme de epidemias e contágios que ameaçam a espiritualidade da igreja, tornando-a enferma e fraca. Por esse motivo, há uma grande necessidade de tratamentos adequados, a fim de evitar que a igreja sofra as consequências e se contagie com as inúmeras doenças espirituais que proliferam por esse mundo.
QUE DOENÇAS?
Algumas dessas doenças espirituais são conhecidas como: liberalismo, fanatismo, mundanismo, modernismo. A igreja bíblica está na mira de Satanás, que considera uma tal igreja, sua adversária e inimiga.
No passado a perseguição foi impiedosa contra Deus, contra a fé e propagação do evangelho. Essa perseguição continua em países fechados e restritos na liberdade religiosa.
Noutras partes do mundo, porém, onde essa liberdade é total e até apoiada, existe aumento de doutrinas e práticas que promovem proselitismo condenável e criam enorme confusão e descrédito perante a sociedade. Perante tal panorama, torna-se indispensável manter dentro da igreja a prática de três diligências, a fim de manter a pureza da doutrina e uma igreja preparada para a vinda de Jesus.

A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS
As vacinas fazem parte dos cuidados médicos país civilizado. A vacina médica possui substâncias ao serem aplicadas no tempo próprio, conferem imunidade contra o vírus. Assim, protegem o corpo doenças epidémicas e fortemente contagiosas.
Tornou-se prática universal vacinar obrigatória crianças e até adultos. A vacina é um tratamento preventivo, a fim de evitar que a doença se propague e faça mais vítimas. Destina-se mais a evitar do ou epidemias, que propriamente a tratar e a curar doentes. Se a doença já existir, a vacina torna-se medicamento sem êxito, por ser aplicada tarde mais.
O mundo está agradecido a Pasteur e a outros célebres médicos, que criaram as tão famosas vacinas. Antes suas descobertas e do uso delas, morreram no mundo muitos milhares de pessoas infectadas.
VACINA ESPIRITUAL? O ENSINO FUNDAMENTAL
A saúde espiritual dos crentes não tem mais importância que a saúde física das pessoas. João, na sua 3o carta, dirige-se ao amado Gaio nestes termos: "Desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, como vá bem a tua alma..."2. O Apóstolo menciona dois tipos de saúde - física e espiritual.
A vacina espiritual que protege a igreja como Corpo de Cristo, chama-se Ensino Bíblico.
Existem micróbios que são causadores de doenças graves na saúde espiritual e na comunhão. O obreiro deve sentir-se responsável por ministrar o "ensino -vacina" pois havendo negligência, podem surgir problemas sérios na vida da igreja.
Os novos crentes, por simplicidade e os velhos por curiosidade ao andar de igreja em igreja, expõem--se e ficam sujeitos a vírus, que produzem heresias doutrinárias, causando confusão e muitas dúvidas.
Esses vírus levam os crentes a um outro Jesus, a um evangelho diferente3. Jesus usava o "ensino -vacina", pois com antecedência preparava os discípulos para o que ia suceder: "Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer acrediteis que Eu Sou."4.
Paulo "vacinou" os anciãos da igreja de Éfeso. Avisou--os quanto a duas ameaças. A entrada de lobos cruéis, vindos do exterior da igreja, e a ascensão de anciãos, no interior da igrejas, os quais falariam coisas perversas, por forma a atrair os crentes a si mesmos5.
A vacina no tempo e na hora certa torna-se essencial pois evitará futuras doenças espirituais graves na membrasia da igreja.
Autor do Artigo;
Manuel da Silva Moutinho
Pastor evangélico

4 comentários:

Anónimo disse...

Querido irmão, estive no seu blog, mas não consegui comentar. Suas mensagens são boas, Parabéns, Deus abençoe sua vida para que possa continuar abençoando também. Volte sempre!

Anónimo disse...

Paz do sr minha querida irmã muito obrigada pelo seu Email, fiquei muito contente por as suas palavras , o meu propósito e poder atingir almas para Deus , que pessoas descrentes possam sentir o Amor de Deus porque só ele nos ama como minguem nos ama , eu só prova desse grande Amor de Deus .
Se não fosse Deus acredito que já não estava cã a muito tempo se To e pela sua grande misericórdia.
Irmã tomai a liberdade de publicar o seu comentário esperou que não se importe de o ter feito , que Deus a possa abençoar a sua vida e da sua família .
Paz

Anónimo disse...

OK! Fez bem! Fique na Paz!

JamesCondera disse...

A vós, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo!

Estamos visitando o vosso blog, através da Comunidade Nacional de Blogueiros Cristãos – CNBC...

Deus lhe abençoe e aos seus ricamente...

Fraternalmente.
James, CNBC.
www.jesusmaioramor.blogspot.com