24 agosto, 2008

UMA FLOR GLORIOSA

Frida Vingren é autora de um dos mais belos hinos, o que conhecemos bem e temos cantado diversas vezes. O poema divino!
ELA ENTROU PARA A HISTORIA COMO UM DOS MAIORES NOMES DO MOVIMENTO PENTECOSTAL NO BRASIL.
O hino referido em título tem o número 196, em ambos os hinários, "Cânticos de Alegria" e "Harpa Cristã" do Brasil.
Apraz-nos indicar que no nosso livro "Cânticos de Alegria" existem cerca de 18 hinos da autoria de Frida. A biografia desta senhora, nossa irmã na fé, merece que oportunamente voltemos com mais algumas notas sobre a sua vida na obra de Deus, como missionária. Por ora, ficamos com alguns factos interessantíssimos acerca da sua vida.
«Frida Vingren: exemplo de dedicação.
Casou com o missionário Gunnar Vingren em 16 de Outubro de 1917 em Belém do Pará -Brasil, numa cerimónia presidida pelo missionário sueco Samuel Nystrom. Seus pais eram crentes luteranos e Frida nasceu em Junho de 1891, no norte da Suécia. Frida formou-se em enfermagem. Em Estocolmo, na Suécia foi chefe da secção de enfermaria do hospital onde trabalhava. Tornou-se membro da Igreja de Filadélfia de Estocolmo, onde foi baptizada nas águas, em 24 de Janeiro de 1917 pelo pastor Lewi Pethrus. A chamada para a obra missionária sempre impulsionou Frida, logo ela foi enviada para o Brasil pela Igreja Sueca, obedecendo à chamada de Deus. O casal Vingren teve seis filhos e viveram desde 1917 a 1932, no Brasil, totalmente dedicados ao trabalho missionário.
Além dos cuidados do lar, marido e filhos, Frida era bastante activa na Igreja e com bastante zelo. Junto ao marido, ao longo da sua vida, passou por todo o tipo de sofrimento, aflição e dificuldade. Mas, ao lado do esposo,
nunca desistiu de trabalhar pela salvação das almas.
Frida e Gunnar, recém-casados, tiveram que se adaptem ao clima quente do Brasil, e à falta de conforto da casm onde viviam. Contudo, mesmo quando só tinham banana com farinha para comer, sentiam o poder de Deus e I presença do Espírito Santo em suas vidas. Sofreram bastante, todavia superavam as suas muitas dificuldade com oração e jejum. Frida era uma mulher dedicada m oração pela obra de Deus, pela evangelização do Brasil I pela salvação das almas.
Pela facilidade que tinha pela palavra escrita, estamos missionária, de nacionalidade sueca, desta com se entre os mais importantes colaborariam dos jornais 'Boa Semente', 'O Som Alegra e o 'Mensageiro da Paz' (que substituiu m dois primeiros a partir de 1930). Além de escrever, Frida sempre se dedicou à música Cantava, tocava órgão, violão e compunha hinos de grande valor espiritual. A 'Harpa Crista contém cerca de 23 hinos de sua autoria, então eles "Deixa entrar o Espírito de Deus" (n°85) e "Uma fiem gloriosa" (n° 196).
Frida Vingren faleceu em 30 de Setembro de 1940, sem anos após o falecimento do marido.
Dedicaram, ambos, quinze anos das suas vidas aÊ Brasil, findos os quais eles decidiram regressar à Suécia em Setembro de 1932. Frida, tinha a certeza da sim chamada para a obra de Deus. Ela entrou para a História como um dos maiores nomes do Movimento Pentecostes no Brasil.» "
Autor do Artigo :
Trocado Lopes

Sem comentários: