24 agosto, 2008

REITOR DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA AFIRMA QUE APARIÇÕES FORAM FENÓMENO PSÍQUICO.

FORAM FENÓMENO PSÍQUICO.
"Não tem de ser um milagre real. Testemunhar para mim, não tem de acontecer fisicamente. O Sol não tinha realmente de começar a desandar. A própria Nossa Senhora com certeza que no céu não está vestida, no sentido que entendemos, nem um anjo pode aparecer porque não tem corpo. O que aconteceu em Fátima, tenho essa impressão, foi um fenómeno psíquico provocado por Deus. E aconteceu a pessoas que estavam aqui e a 30 quilómetros de distância. Sempre seleccionadas. As próprias pessoas que viram Jesus ressuscitado foram escolhidas, Ele não apareceu a toda a gente. E estou convencido de que se existissem máquinas fotográficas nessa época seria impossível fotografá-lo." (NS, 6.10.2007, pp. 13-17).
Do Catolicismo Romano já se pode esperar tudo, mas há coisas que superam qualquer previsão. Pessoalmente nunca discutimos a realidade factual dos eventos atribuídos às aparições de Fátima e até certo ponto não nos espanta que o Reitor do Santuário local considere que se tratou de projecção psíquica. Agora estabelecer uma relação entre o facto histórico e palpável do Cristo ressurrecto com tal interpretação é que é aberrante e frontalmente oposto ao testemunho que a Bíblia Sagrada nos dá do acontecimento.
Convém citar o texto bíblica para tal efeito e para isso servimo-nos primeiro do relato exarado no Evangelho escrito pelo médico Lucas: "Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco. Eles, porém, surpresos e atemorizados acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E porque sobem dúvidas aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado [e um favo de mel]. E ele comeu na presença deles." (Lucas 24:36-43). Leia-se ainda a propósito da dúvida de Tomé e da forma como Jesus de modo palpável lidou com ela no Evangelho escrito por João (20:24-29). De uma coisa não temos dúvida alguma a Ressurreição de Jesus foi física, verificada de modo palpável pelos discípulos
Autor do Artigo:
SRP

Sem comentários: