22 agosto, 2008

O castigo do Pecado

OS FILHOS SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DOS PAIS
O Senhor é o único Deus verdadeiro e a Bíblia a Sua Palavra. E, neste Seu Livro Sagrado, nós podemos informar-nos convenientemente acerca d'Ele mesmo, dos Seus atributos e da Sua imutabilidade. Sim, do "Pai da luzes, em Quem não há mudança, nem sombra de variação" (Tg 1:17). Aliás, acerca do Seu Filho, Jesus Cristo, também diz a Bíblia que Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb 13:8).
O Criador de todas as coisas e pessoas não muda, mas promove mudanças, tanto nas nossas vidas como nas condições que nos rodeiam. Ora, se Deus conseguiu mudar as condições, melhorando as nossas perspectivas de vida, tanto aqui como na eternidade, também devemos colaborar, mudando para agradar Àquele que vive para sempre.
Se existe diferença entre a época da Lei e o tempo da Graça, ou entre o Antigo Testamento e o Novo, não foi Deus que mudou, mas sim, as condições. A vinda do Senhor Jesus à Terra constituiu um marco assinalável na História. Mais do que isso, a Sua morte na cruz em nosso lugar alterou as condições existentes até esse tempo!
Ninguém poderá dizer que ficou tudo de igual maneira depois da vinda do Senhor Jesus. Não me refiro às eras e às datas, no sentido histórico, mas sim à parte espiritual e eterna! O ser humano passou a ter acesso a Deus J Céu, o que, até então, não acontecia!
Ao longo de toda a Bíblia nós encontramos um Livro que é Santo, Justo, Bom, Misericordioso e Compassa possuindo ainda muitos outros atributos e predica» Porque é Santo, o Senhor exige santidade dos humano J ou seja, dos seres que criou à Sua imagem e conforme a Sua semelhança. Como Justo, publicou a Lei el -la cumprir. Alguém disse já que a justiça de L>J representa a Sua santidade em acção!
Felizmente, não ficamos apenas por estes d atributos do divino, mas encontramos um Deus de ama de compaixão e misericórdia. E assim, neste conte, surge o Salvador Jesus, Filho do Deus Altíssimo, p pagar, à vista de todos os mortais, as nossas dívidas ; pecados!
O Senhor nosso Deus consegue ser Bom e Justo mesmo tempo, o que não é possível a nenhum humano. Nós, os mortais, em cada situação ter de optar por uma ou outra posição. Ou somos bons perdoamos ou somos justos e aplicamos a devida sanção. Infelizmente, às vezes, nem conseguimos ser bons nem justos. Porém, o nosso Deus aplicou a justiça em Si mesmo quando a Segunda Pessoa da Trindade Divina morreu na cruz do Calvário para pagar os nossos pecados.
O Deus do Antigo Testamento é o mesmo do Novo. O mesmo Deus que publica a Lei é Aquele que proporciona a Graça! O Deus que mandou escrever Êxodo, também ordenou que se escrevessem os outros livros da Bíblia, incluindo o de Ezequiel. Enquanto o primeiro se destinava a mostrar o que estava certo e o que se deveria fazer, chamando a atenção para as falhas humanas e evidenciando o poder divino, o segundo abre novas perspectivas quanto ao futuro. Aliás, um futuro não muito distante.
É verdade que ainda faltavam pouco mais de 500 anos para o tempo da Graça, mas o livro de Ezequiel antevê já uma substancial melhoria para o futuro. Aliás, toda a Bíblia aponta para o Messias que viria à Terra, proporcionando novos tempos, melhores do que os anteriores.
No livro de Êxodo (cerca de 1500 a.C.) a Lei mostrava que os Hebreus deveriam ter cuidado com os seus procedimentos, os quais poderiam prejudicar também a família, ou seja, os descendentes nas futuras gerações. Deus evidenciava aí o Seu poder, chamando a atenção para a responsabilidade do homem. Em Ezequiel nós lemos que Deus pretende mudar a situação e acabar com aquele provérbio, muito usado entre eles, de que os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos se embotaram" (Ez 18:2).
Deus queria acabar com aquela lamentação constante do povo, usando o provérbio. A responsabilidade seria de cada um e não adiantava deitar as culpas para os outros.
A Lei serviu para nós vermos quão falíveis somos. A Graça serviu para nos dar a vida eterna. Deus não mudou, pois sempre nos quis salvar da perdição e Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, foi morto desde a fundação do mundo. Portanto, quando foi publicada a Lei, Deus já tinha em mente a nossa salvação. Mais: mesmo quando Adão e Eva pecaram, já Deus tinha elaborado um projecto para a nossa vida, pois Ele conhece todas as coisas.
Deus não mudou e jamais mudará. Ele diz: A alma que pecar essa morrerá. Porém, as condições mudaram. E como Deus mudou as nossas condições, nós também devemos mudar para agradar Àquele que não muda. E essa nossa mudança deve passar por nos arrependermos dos nossos pecados, mudar de atitude e aceitar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.
Autor do Artigo:
Agostinho Soares dos Santos

Sem comentários: