18 agosto, 2008

As ossadas de Cristo

Confesso que a minha convicção de fé na Ressurreição de Cristo não depende do túmulo cheio ou vazio."

"E verdade que até me consolava a ideia do 'túmulo vazio', mas não por causa da ressurreição de Cristo. Pensava comigo: do que nos livramos! Com os ossos de Jesus e Maria, em Jerusalém, o odioso comércio de relíquias não teria limites!"

"A ressurreição não tem nada a ver com a reanimação de um cadáver, com o regresso à vida anterior, mas com a passagem a uma qualidade, essencialmente diferente, de vida." (Frei Bento Domingues)

Como são pobres e lamentáveis as perspectivas que descuram a verdade histórica relatada pelos evangelhos, as opiniões que não se respaldam na verdade das Escrituras Sagradas, e que procuram encontrar substitutos interpretativos diante do que é a declaração objectiva e enfática das testemunhas oculares de Jesus Cristo crucificado e ressurrecto, que pagaram com o seu próprio sangue essa afirmação que não poderia ser negada diante das evidências que a suportavam. E tudo isto da pena de um padre católico romano, o que, para falar sinceramente, não nos admira.

Concordamos em absoluto que a verdade da morte e ressurreição de Jesus Cristo deve ser traduzida na vida do quotidiano no relacionamento entre os homens, uns com os outros, no perdão, no serviço, no amor, na graça, na aceitação e no acolhimento. Quanto nos temos que arrepender e converter de não levarmos, tantas vezes, até às últimas consequências a fé na verdade histórica da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Mas não há qualquer poder para transformação de vida que visa o hoje e a eternidade, se Cristo efectivamente não morreu por nós e não ressuscitou de facto. "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com efe na morte pelo baptismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, andemos também nós em novidade de vida." (Romanos 6:3,4).

Apenas uma nota para a introdução subtil, na citação que reproduzimos, da referência a Maria juntamente com Jesus Cristo em relação às ossadas. Ora todos os que conhecem a Bíblia sabem que a ressurreição de Jesus Cristo é única e singular, garantia absoluta da ressurreição de todos os que n 'Ele crêem como único e suficiente Salvador, entre os quais se conta Maria.

Autor do Artigo:

Novas de Alegria

Sem comentários: