21 agosto, 2008

AS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO MUNDO

SE NÃO É POSSÍVEL SER CRISTÃO SEM NASCER DO ESPÍRITO, NÃO É POSSÍVEL VIVER A VIDA CRISTÃ SEM A AGÊNCIA DO ESPÍRITO.

As projecções conhecidas, segundo o jornal "Mensageiro da Paz" (Janeiro 2006, n.° 1448, ano 76) da Assembleia de Deus brasileira, registam que em 2025 os Pentecostes serão um bilião em todo o mundo, ou seja 75% dos evangélicos e 9% da população mundial.

O movimento das Assembleias de Deus surge trazendo de volta as ênfases neotestamentárias da presença de Deus em nós pelo seu Santo Espírito, e de como a Sua acção é condição essencial para vivermos a vida cristã a partir do amor do Pai manifestado no sacrifício de Jesus Cristo, Seu Filho, por nós na cruz, quando morre levando sobre si o pecado de toda a humanidade, para que possamos viver uma nova vida.

A terceira pessoa da Trindade divina inspirou a Bíblia para nós e, ainda hoje, é essencial à sua compreensão e vivência. Sem a iluminação do Espírito de Deus não conseguimos perscrutar o texto bíblico, não conseguimos perceber os planos divinos e não temos quaisquer condições de vivê-los. Estamos absolutamente convencidos que só o Espírito Santo nos pode dar o poder necessário para comunicarmos o Evangelho à nossa geração tecnologicamente sofisticada, mas emocionalmente vazia, existencialmente cansada e espiritualmente morta.

A experiência cristã é resultado da acção do Espírito divino em nós. Jesus Cristo declarou, a um religioso de há dois mil anos atrás, a respeito do novo nascimento no qual somos feitos uma nova criação, filhos de Deus: "Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito, é espírito. Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito." (João 3:5-8).

Se não é possível ser cristão sem nascer do Espírito, não é possível viver a vida cristã sem a agência do Espírito. O fruto do Espírito no carácter cristão é resultado da Sua acção criativa, pelo qual se vence a velha natureza: "Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si; para que não porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito não estais sob a lei. (...) Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." (Gálatas 5:16-18,22,23). É o mesmo Espírito que concede os dons necessários à realização do plano e do propósito divinos através da Igreja e dos seus membros, conforme Paulo ensina quando escreve aos cristãos em Corinto (12:1-11).

O avivamento pentecostal trouxe de volta a experiência dos discípulos de Jesus no dia de Pentecostes, quando o nascimento da Igreja teve lugar. Um sinal significativo dos dias que estamos a viver. Perante o materialismo e o naturalismo, o cepticismo, o misticismo, o ocultismo e o satanismo, só o varrer do Espírito de Deus na Igreja e através da Igreja, pode sacudir uma vez mais os alicerces das trevas, do obscurantismo, do paganismo, da imoralidade, da injustiça e do vazio existencial. Foi Jesus que declarou antes de voltar para o Pai: "mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (Actos 1:8).

Com o profeta do Antigo Testamento clamamos: "aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e no decurso dos anos fazei-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia." (Habacuque 3:2). O Congresso Mundial das Assembleias de Deus a realizar no próximo mês de Maio, de 23 a 25, no Pavilhão Atlântico em Lisboa, tem os olhos postos na actualidade, relevância e premência, destas verdades divinas.

Autor do Artigo ;

Novas de Alegria

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá! eu sou assembleiana também... adorei o blog, uma verdadeira bênção depois irei ler o máximo possível com mais tempo beijos e continue se deixar ser usado pelo Espírito Santo de Deus beijos! vc pediu o meu e-mail é furiafeminina@gmail.com e sim vc pode mencionar o meu blog aki :)

Anónimo disse...

Irmão Pedro:
O seu blog está muito bom, foi um prazer ler seus textos . Meu email é: isaelila@hotmail.com. Você pode sim citar meu blog no seu, inclusive se quiser reproduzir algum material fique à vontade. Devido a vida agitada eu não tenho tido muito tempo para actualizar meu blog, mas vou mudar isso. Vou colocar um link do seu blog no meu. Mantenha contato (como diriam vocês "contacto").
"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,
Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo, nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre! Amem." judas 24, 25.
Paz do Senhor meu irmão.

Anónimo disse...

Olá querido irmão em Cristo Pedro Aurélio, estou aqui para lhe retribuir a visita e o comentário que deixou em meu blog Santa Palavra, como certeza eu autorizo você a colocar o meu blog em seu site. Que Deus lhe abençoe ricamente.

Em Cristo.

Glicélio Corrêa