07 junho, 2008

Pergunta nº 58

A Experiência do “corpo entornado” está a tornar-se muito comum entre a massa juvenil. Numa sala às escuras, reúnem-se quatro jovens, (entre os quais, um pelo menos, com experiências anteriores) de mãos dadas e em redor de uma mesa onde se encontra um copo e as letras do alfabeto. Depois de invocarem as forças superiores do além, começam as perguntas ao “espírito” que está no copo e este vai inclinando-se ora numa ou noutra direcção das letras até se obterem as respostas, como por exemplo o nome do “espírito”, se ele é bom ou mau, etc. Dizem também que, no caso de o “espírito” saltar para uma das pessoas, ela terá de ir à igreja ou à bruxa para ser liberta. Qual a explicação, científica ou espiritual para este fenómeno? Será o poder da mente, ou seja, de algumas áreas desconhecidas do nosso cérebro?

Resposta
Há aspectos que a Ciência ortodoxa não poderá explicar. A Ciência é racional e as suas explicações assentam numa base de dois mais dois igual a quatro. Tudo o que não é físico nem tem explicação científica pertence ao foro espiritual. E quanto ao espiritual... poderá ser positivo de Deus ou negativo do Diabo. Certamente que todos os fenómenos espirituais de Deus têm o apoio das Escrituras. Também há aspectos simbólicos na Igreja de Deus, como impor as mãos sobre os doentes e ungi-los com azeite, mas tudo isso tem o apoio das Sagradas Escrituras, a Palavra de Deus. Toda a outra simbologia extra-bíblica, e que possa funcionar, é pertença das forças das trevas.
Tudo o que é simbólico, e funciona, sem o apoio da Bíblia é, certamente, diabólico. É o caso do copo a mexer-se numa ou noutra direcção, conforme as letras. Possivelmente, em muitas dessas reuniões o copo não se mexe, nem acontece aoisa alguma, mas constitui sempre um perigo intrometer-se com as forças ocultas de Satanás. Não é bom brincar com o Diabo, fazer jogos com ele ou insultá-lo. A Bíblia diz: “Resisti ao diabo e ele fugirá de vós”.

Não há explicação científica para a inclinação do copo, a não ser que um dos presentes dê uma joelhada por debaixo da mesa ao alguém proceda a um leve pousar de mãos no topo da mesma, como acontecia nos jogos de roleta nas feiras e festas populares, de modo a sair somente prémios de pouco valor ou nada. Sim, quando era adolescente entretinha-me a ver determinadas manobras dos homens das roletas. Apesar do treino que já tinham de falsear os resultados, a roleta não parava exactamente onde eles queriam; porém, quase sempre na zona em vista, onde os prémios eram de muito pouco valor, como pentes baratos, calçadeiras de plástico e outras objectos do género.

Como não há explicação científica para o inclinar do copo, só nos resta o espiritual e espiritual negativo de Satanás. Sim, porque se é espiritual é do Diabo. Deus não brinca nem admite brincadeiras; Satanás é que está disposto a entrar nessas palhaçadas, pois não tem nada a perder, nem tem respeito algum pelos mortais. A não ser que esses mortais tenham, dentro de si, o Espírito Santo de Deus.

O Diabo tem algum poder e quando é solicitado para jogos deste género ou semelhantes, ele fica imbuído de uma certa “autoridade” para entrar em cena. Ele apenas vai até onde pode, quero dizer, até onde lhe é permitido por Deus. Mas, se as pessoas o chamam, o caminho fica aberto para a sua operação.

Os diabo é o pai do Ocultismo. E esta “brincadeira” tem repercussões muito mais graves do que à primeira vista se possa pensar. A experiência do “copo entornado” já não é apenas uma actividade quase inócua, como a leitura dos horóscopos, embora esta também possa levar à Astrologia e a coisas piores. Não! A prática do “copo entornado” é mais grave. Ela envolve pelo menos três importantes áreas do Ocultismo: Espiritismo, Telequinésia e Rabdomância (Radiestesia) para não mencionar a Magia, Bruxaria, Alquimia de Salão, fenómenos PSI, Percepção Extra Sensorial e outras actividades afins.

Os jovens reúnem-se segundo os moldes espiritistas. O número 4 está praticamente no limite mínimo da pessoas exigidas para as reuniões espiritistas. Os presentes têm de acreditar no fenómeno e invocar as forças superiores do além. Digamos que esta prática seria até uma espécie de Bruxaria domiciliária, juvenil e social. O Diabo tem necessidade de cativar jovens com aspectos que pareçam interessantes.

A Telequinésia aparece aqui no que se refere ao movimento do objectos à distância, que é atribuído ao poder da mente. É caso para dizer: Só se for o poder da mente do Diabo ou dos demónios! A Rabdomância (Radiestesia) trabalha em certas áreas também com conjuntos de letras do alfabeto, só que em lugar de um copo, utiliza um pêndulo metálico (ou pau bifurcado de avelaneira) e assim obtém nomes e mensagens vindas do além, não se sabe de onde, dizem eles; porém, nós sabemos que vêm das profundezas do Inferno.

Há algum tempo atrás falava com a psicóloga de uma determinada escola, a qual me dizia: “Já no meu tempo se faziam essas experiências do copo, embora eu nunca tivesse participado. Todavia, o que é importante é que os jovens se reúnam, seja para jogar futebol ou para fazer ‘joguinhos’ desse género”. “Joguinhos?!” Perguntei eu. “Chama joguinhos à invocação de forças ocultas? Isso são brincadeiras de muito mau gosto e com consequências muito perigosas!”

A psicóloga concordou que não havia explicação científica para a inclinação do copo na direcção das letras, mas que mais tarde talvez houvesse. “Dantes também não se sabia o que eram os meteoros e agora já sabemos!” disse ela.

Não concordei com a sua comparação. Há, de facto, muitos aspectos físicos e astronómicos que eu ainda não descobri. São fenómenos distantes que se descobrirão mais tarde ou mais cedo. Agora, um copo a inclinar-se, na minha frente, dando respostas inteligentes a perguntas estúpidas... é assunto que jamais terá uma explicação racional a nível da Física terrestre!
Não somos obrigados a conhecer tudo o que se passa no Cosmos. Porém, ao nosso redor... sabemos muito bem que um copo não abana, nem se inclina, senão houver forças sobrenaturais por detrás de tudo isto.
A Bíblia diz: “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Não desafiá-lo, provocando-o ou chamando-o. É que, se o fizermos, ele fica autorizado a intervir! Tenhamos muito cuidado com o Ocultismo. Não seria mais emocionante fazer um concurso bíblico, seja destreza bíblica ou perguntas do Livro Sagrado, cujas respostas completarão palavras cruzadas ou conjuntos de linhas, tipo “Jogo do Galo”? Há uma variedade de jogos interessantes, e aí entra também a imaginação do ser humano, sem necessidade de recorrer às forças ocultas, anjos do abismo ou outras ajudas “exteriores”.


Autor do texto bíblico

Agostinho Soares

Sem comentários: