10 junho, 2008

PERGUNTA Nº 134

Por ter provocado um entorse nos joelhos, recorri a alguns médicos, enfermeiros e fisioterapeutas; fiz exames e falei com várias pessoas sobre o assunto. Um dos meus clientes prontificou-se a ver o que poderia fazer. Quando cheguei a sua casa, mandou-me deitar numa marquesa, despir a roupa e, logo de seguida, começou a dar-me “massagens” longitudinais. Apesar de ele me mandar deitar para trás, eu estive sempre atento a observar e, qual o meu espanto, as “massagens magnéticas” eram feitas a uma certa distância do meu corpo! Deslocava as mãos ao londo das pernas e sacudia-as numa bacia com água. Fez isso várias vezes. Não sei pronunciar-me sobre o magnetismo que ele possuía, mas a verdade é que eu sentia algo a mexer-me por dentro, quando as suas mãos passavam na direcção dos meus joelhos. Acho até que me senti um pouco melhor nessa altura. Será isto a tal Medicina Alternativa ou terá algo a ver com o Ocultismo?
(Um responsável cristão)

RESPOSTA
Essas práticas que me descreve, e os efeitos que produzem, caracterizam exactamente o Ocultismo e tudo aquilo que lhe está subjacente. Magnetismo, polaridade, massagens magnéticas, efeitos simbólicos e outros procedimentos de índole espiritual, são práticas próprias daqueles que trabalham com o oculto.
Digamos que as referidas “massagens magnéticas” não são massagens nem magnéticas. Não são massagens porque as mãos dos “técnicos” não tocam no corpo do paciente. Não há aqui um toque físico, um tratamento, uma fisioterapia, um medicamento, operação cirúrgica, nem nada parecido, mas apenas efeitos simbólicos.
Quanto ao magnetismo... conheço o das substâncias ferromagnéticas... magnetizáveis pela indução das bobinas quando são percorridas pela corrente eléctrica e os ímanes naturais. Portanto, magnetismo físico, material, que actua sobre metais ferrosos e não produz qualquer efeito sobre seres vivos.
Em 1779, altura em que fervilhavam as ideias sobre a electricidade, recentemente descoberta, assim como os efeitos produzidos pela mesma, nomeadamente o magnetismo induzido, Franz Anton Mesmer publica em Paris um livro sobre “Manetismo Animal”. Ora, o magnetismo, propriamente dito, estava na moda e, por que não aplicá-lo também aos animais e aos homens?
Há sempre uma enorme tendência para tentar aproveitar ideias e processos, adaptar e associar tudo de modo a formar-se as tais vias alternativas, ciências paralelas ou artes afins. Sabemos que o Ocultismo possui sempre a outra face das designadas ciências, mais propriamente as pseudo-ciências, artes do foro espiritual, que não são mais do que religiões negativas do príncipe das trevas. Veja-se, por exemplo, a alquimia que o Ocultismo apresenta como alternativa à Química, a feitiçaria como alternativo à Medicina, a astrologia como alternativa à Astronomia, a parapsicologia como alternativa à Psicologia, etc. E como o Diabo enferma de um paralelismo simétrico relativamente ao Santo Criador e à Ciência por Ele criada, então fomenta várias alternativas à verdade; inclusivamente, o dito “magnetismo animal” como uma situação paralela à electricidade e ao magnetismo das substâncias ferromagnéticas.
Se as práticas referidas pelo irmão não produzissem efeito algum... seriam, certamente, enquadradas num determinado tipo de charlatanice. Mas, em face da sensação que teve, concluímos que esse simbolismo é de índole espiritual. Sim, se algo não físico produz efeitos físicos... então o assunto é do foro espiritual. E, quanto ao espiritual... há o espiritual positivo de Deus e o espiritual negativo do príncipe das trevas. A que tipo de classificação pertencerá este caso?
Seguidamente, e para melhor desenvolver a explicação, apresentarei duas situações simbólicas, do foro espiritual, mas de procedências diferentes. São elas:
1ª) Unção de doentes com azeite e oração em seu favor, com imposição de mãos pelos responsáveis da Igreja.
2ª) Operações cirúrgicas sem cortar tecidos e “massagens magnéticas”, sem tocar no paciente.
A primeira situação é, realmente, simbólica, espiritual e produz efeito porque é bíblica. E o Senhor da Bíblia, que é também o Senhor do Universo e das pessoas, responsabiliza-se pela Sua Palavra, ou seja, por aquilo que mandou fazer. Todavia, condena outras práticas, como esta segunda situação, que nada tem a ver com o Livro de Deus nem com o seu Autor.
O crente cristão, que se baseia na Bíblia também pratica simbolismo; mas somente aquele que está exarado no Livro de Deus. Ele sabe que o Senhor Omnipotente responde pelas promessas bíblicas. E sabe também que qualquer outra prática, próxima, paralela, ou semelhante, não passa de uma deturpação da verdade e de uma concorrência desleal oriunda do príncipe das trevas!
Não temos um Deus de confusão! Tudo terá de ser feito conforme o Senhor diz na Sua Palavra. Uma ligeira deturpação poderá passar despercebida a muitos incautos mas Deus apenas Se sente na obrigação de responder positivamente quando as coisas são feitas exactamente do modo que Ele ordena.
Por exemplo, orar impondo as mãos, de um modo sincero, conforme a Bíblia refere, não é o mesmo que colocar um dedo, ou dois, sobre a testa ou cabeça do paciente, como se faz em alguns lugares! Um baptismo por aspersão não é um baptismo completo como Jesus ensina, e que simboliza o sepultamento do homem velho e ressurreição do homem novo! Baptizar em nome de Jesus não é o mesmo que baptizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme o próprio Senhor ordenou!
Há muitas coisas parecidas, mas cuidado com as semelhanças! Que o digam os efraimites aquando da passagem do Jordão (Juizes 12:6). Para eles “Chibolete” e “Sibolete” eram a mesma coisa; só que a primeira palavra significava a vida e a segunda a morte! É tudo muito parecido, mas temos que distinguir a diferença. Descobrir a verdade no meio das mentiras que parecem verdade!
Bem, até aqui estivemos a falar de efeitos simbólicos e espirituais. Mas há os outros, os físicos. Há massagens físicas, remédios, produtos, operações, que nada têm de simbólico nem de espiritual. E quanto às intervenções físicas, as mesmas produzirão efeitos, bons ou maus. E não podemos dizer que a Medicina Alopática (tradicional) tenha tudo de bom e a Homeopática tudo de negativo!
Existem produtos naturais, bons para a saúde mas há outros prejudiciais. Tudo tem as suas inconveniências. Um cristão tem de ter cuidado com tudo e analisar todas as coisas. O título de Medicina Alternativa não diz muito porque o Diabo também se apresenta como alternativa a Deus, utilizando práticas que mais têm a ver com o Ocultismo do que com a Medicina ou princípios bíblicos!

Autor do Artigo;
Agostinho Soares

Sem comentários: