09 junho, 2008

"DO TRANSCENDER AO TRANSCENDENTE"

A EXPERIÊNCIA CRISTA TEM UM VALOR SUBJECTIVO E OBJECTIVO
"Nem os crentes podem demonstrar que Deus existe i não crentes que não existe. Deus transcende a razão com objectivante. Como diz Jean á"Ormesson, os crentes não em condições de garantir que Deus existe, a única possibilidade é esperar que isso aconteça' Mas, precisamente na t confiada ao Deus criador, transcendente e pessoal, mostra razoabilidade do acto de crer, porque então tudo alcanço luz e sentido final." (Jornal Diário de Notícias, 5.4.2008 Anselmo Borges - padre e professor de Filosofia)
Como cristãos que acreditamos na Bíblia como a inegável Palavra de Deus, nada de mais errado. Todos os que têm uma experiência pessoal com Jesus Cristo estão em condições de assegurar que efectivamente Deus existe, que nos ama e que tem um plano e
propósito eternos de felicidade plena a nosso respeito. Com Norman Geisler defendemos que é preciso ter mais fé para ser ateu, do que para acreditar em Deus através de Jesus Cristo, segundo o registo da Bíblia. A experiência cristã tem um valor subjectivo e objectivo. Subjectivo na medida em que é pessoal, mas objectivo também porque é atestado pelas mudanças que provoca na maneira de ser e de estar, nos valores e nas atitudes.
A Bíblia diz que pela natureza à nossa volta e pela natureza que há em cada um de nós, é acessível a todos a existência do Deus criador e sustentador, e que a recusa humana dessa revelação levou o homem à criação de todos os ídolos. Perante essa revelação natural todo o homem é inexcusável diante de Deus: "(...) os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis; (...)." (Romanos 1:20).
A Bíblia diz que o Deus invisível que nenhum homem pode ver no seu presente estado decaído, se tornou visível para nós todos em Jesus Cristo, que nos é hoje apresentado pela Bíblia, como dói historicamente fidedigno: "Ninguém jamais Deus: o Deus unigénito, que está no seio d quem o revelou." (João 1:18). A Bíblia diz que Deus colocou dentro do h sentido da eternidade e da Sua ex "Tudo fez Deus formoso no seu tempo; também pôs a eternos coração do homem, sem que esta descobrir as obras que Deus fez princípio até ao fim." (Eclesiastes 3: A Bíblia diz que o Espírito Santo a todos os homens a existência de do Seu plano e propósito salvador e Cristo: "Quando ele vier conveio mundo do pecado, da justiça e do juízo: do porque não crêem em mim; da justiça, porque para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, pi príncipe desde mundo já está julgado." (João 1 A Bíblia apresenta-se como Palavra de Deus in e Jesus Cristo deu um testemunho final, e qualquer outro, acerca dela como tal. Deus cor -se connosco através das suas páginas: "E, com por Moisés, discorrendo por todos os pi expunha-lhes o que a seu respeito constava as Escrituras." (Lucas 24:27).
A Bíblia diz que Deus se dá a conhecer a todos O buscam de todo o seu coração: "Buscar-me me achareis, quando me buscardes de todo < coração." (Jeremias 29:13).
A Bíblia diz que todos os que crêem em Jesus são feitos filhos de Deus, e o Espírito testificação cor espírito que assim é: "A todos quantos o recebem deu-lhes o poder de serem feitos filhos de I saber: aos que crêem no seu nome" (João 1:12). Sabemos que Deus existe e não estamos mercê ; à espera que Ele exista: "(...) eu sei em quem crido (...)" (2 Timóteo 1:12).
Autor do Artigo;
Novas de Alegria
Mês de Junho 2008

Sem comentários: