06 junho, 2008

Depois da Morte O que Será

Inicio este artigo com os seguintes textos bíblicos:"... apenas há um passo entre mim e a morte";'"" Que homem há, que viva, e não veja a morte?".121
Ao que percebemos, vivemos numa era de pensamento livre, caracterizada por experiências de alcance radical. Procuramos transformar o mundo e as leis que o governam, recorrendo à ciência, à invenção, à descoberta, à filosofia, ao pensamento materialista. Procuramos entronizar os falsos deuses do dinheiro, da fama e da inteligência humana. Todavia, apesar de todos os esforços, o fim é sempre o mesmo: "Aos homens está ordenado morTerem uma só vez...".'51
No meio da vida observamos a morte a cada passo. O uivar das ambulâncias, as agências funerárias, as sepulturas nos cemitérios, as quais vemos quando acompanhamos o corpo de algum amigo ou parente. Tudo isto nos lembra que a "ceifeira implacável" pode-nos chamar a qualquer instante. Nenhum de nós sabe ao certo quando virá esse momento, mas sabemos que pode chegar em qualquer altura da nossa vida. E dessa, nenhum de nós escapará (exceptua-se o evento de lTs 4:13-18). Até os reis sucumbirão a essa "foice" implacável. Ricos e pobres, monarcas e presidentes, intelectuais e ignorantes serão vencidos pela morte. Até aqueles que têm a vantagem de alguns anos a mais de vida: a morte fica postada ao fim da estrada para lançar-lhes o "laço".
A média de vida do homem não excede muito os setenta anos bíblicos. O salmista diz-nos: "Acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos."1"
Eu, Agostinho Angélico, já passei dos setenta; então, obviamente está na hora de "voar" para o Lar celestial onde Jesus me aguarda. Promete o Senhor: "Vou preparar-vos lugar (...), virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também...", pois "eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim".151
De onde estou já vejo a Cidade santa, a Cidade dos remidos pelo sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus. Estava na forma de Adão, até aos meus 20 anos de idade, perdido. Tornei-me filho de Deus ao receber Jesus Cristo, pela fé, como meu único Salvador. Passei da condição de criatura de Deus a filho.'61 Já lá vão mais de 50 anos! Ditoso o dia em que me converti a Cristo, recebendo a Sua salvação. A grande paz que alcancei perdura no meu coração. E assim posso cantar: "Que prazer eu sinto / No dia em que eu me converti. / Agora sinto o Seu amor, / E segurança, paz, fervor. / Sou feliz, muito feliz! / Pois em Jesus me satisfiz!" (Cantor Cristão, n° 407).
Em todas as épocas tem havido criaturas que, no seu ódio contra o Criador, tentam lançar o ridículo e o insulto sobre a Igreja Cristã, a Bíblia e Jesus Cristo que convida todo o ser humano: "Vinde a mim... eu vos aliviarei... aprendei de mim... e encontrareis descanso para \ vossas almas, porque o meu jugo [autoridade, domínio] é suave e meu fardo é leve".'71
O fardo de Jesus é leve. Ele é o único caminho para se chegar Deus Pai, que nos criou à Sua imagem e semelhança. O Senhor c que todos se salvem, que todos se libertem da idolatria e do cu deste mundo desenfreado. Estamos no mundo, mas não somos d mundo. O apóstolo João escreveu acerca d'Aquele que é "desde princípio'"81, Jesus, para sermos fortes e a Palavra de Deus estar e nós, já que vencemos o maligno.'91
Aconselha-nos o Apóstolo: "Não ameis o mundo, nem o que mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está n Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência, mas aquele i faz a vontade de Deus permanece para sempre."1""
É estranho que o ser humano se prepare para tudo menos p a morte. Prepara-se para a sua carreira profissional, e isso é m bom. Prepara-se para o casamento, sendo tal coisa normal aprovada pelo Criador. Prepara-se para tudo, excepto para a mo
A morte reduz todos os homens e mulheres ao mesmo n' social. Despe o rico dos seus milhões e o pobre dos seus farra Faz arrefecer a avareza dos egoístas e abranda o fogo das paix1 dos incautos. Todos gostariam de afastar a morte do pensamento, e no entanto toda a gente a defrontará: o nobre plebeu, o filósofo e o analfabeto, o prudente e o insensato, o san o incrédulo. A morte, não respeita idades, condição social ou eJ moral. É algo que as pessoas receiam, contudo terão de enfren
Digo ao caro leitor com a maior seriedade: só se morre uma vindo depois disso o juízo, como adverte a Bíblia Sagrada.1"1 M se de facto uma vez, assim como Cristo se ofereceu uma vez a de salvar, pelo Seu sacrifício expiatório do Calvário, todos os q converterem a Ele, garantindo-lhes um lugar no Céu.
O assunto do Céu é muito mais fácil de aceitar, para o perdido, que o do Inferno. Seja o leitor um pecador resgatado, salvo por Cristo. A Palavra de Deus promete a vida eterna, o Céu, a todos quantos crerem de coração em Jesus. Como está escrito: "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito [Cristo], para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"."21
Pense nisto com humildade e seriedade. E quando, como se lê num belo hino evangélico, "Ao findar o labor desta vida,/Ea morte a teu lado chegar, /Que destino há-de ter a tua alma?/ Qual será no futuro o teu lar?//Meu amigo, hoje tu tens a escolha:/ Vida ou morte, qual vais aceitar? / Amanhã pode ser muito tarde, /Hoje Cristo te quer libertar." (CA n° 256; C.C. n° 259).
Precisamos saber aonde vamos passar a Eternidade. Temos de conhecer qualquer coisa acerca desse lugar. A informação a tal respeito consta na Bíblia. Necessitamos de acreditar na Bíblia Sagrada, visto ela ser a Palavra do Senhor. A mesma é a Carta de Deus (escrita por homens inspirados) para a humanidade. O seu Autor é o Espírito Santo. Em certo sentido o ser humano, tornado filho de Deus pela fé em Cristo, tem o Céu já na Terra. Tem paz na alma, paz na consciência e paz com Deus. Ele pode sorrir no meio das aflições e dificuldades. Caminha com passos largos, com a alegria na alma e um sorriso no rosto.
Jesus ensinou-nos que o Céu existe. Será o Lar, doce Lar, daqueles que O seguirem e guardarem os Seus mandamentos. Há várias passagens nas Escrituras que se poderiam citar, mas a mais esclarecedora encontra-se no Evangelho segundo João 14:2,3: "Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar (...) virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também". S. Paulo sentiu-setão certo desse Lar celestial no Céu, que exclamou: 'Temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor"."31
A mesma coisa afirma o autor deste artigo. Já sinto a chamada do Senhor. Estou preparado. O profeta Amos exorta: "Prepara-te para te encontrares com o teu Deus!" Alguém me disse certa vez, com arrogância, que "ninguém está preparado". Respondi a essa pessoa que ela, sim, não estava preparada, pois no seu estado natural não podia compreender as coisas do Espírito de Deus, porque lhe pareciam loucura (como escreve o apóstolo Paulo); e não podia entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (...), mas nós temos a mente de Cristo."4' S. Paulo disse repetidas vezes: "sabemos", "temos confiança", "temos sempre confiança em Jesus".
Muitas pessoas perguntam: "Onde fica o Céu?" Ora, as Escrituras não nos dizem aonde é o Céu. Sabemos que o Céu é um lugar no sentido literal da palavra. Jesus Cristo asseverou: "Vou preparar-vos lugar"}v" Alguns estudiosos dizem que o Céu fica ao Norte. Citam o Salmo 48:2, onde se lê: "Formoso de sítio e alegria de toda a terra é o monte de Sião, sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei". É interessante notar que Deus deu instruções a Moisés para derramar sangue do sacrifício do lado norte do altar perante o Senhor. A agulha magnética aponta para o Norte. Talvez a Cidade celestial fique ao Norte. Não sabemos. Fique o Céu, porém, aonde ficar, onde Jesus se encontra é indubitavelmente o Céu!
A Bíblia ensina que o Céu é um lugar de beleza, e refere-se a ele como a edificação de Deus, uma Cidade, um País bem melhor que este mundo, uma herança, uma glória. O escritor destas linhas está


a chegar a essa bela Cidade, aonde irá rever o seu querido irmão na fé, José Pedro, o qual me indicou Jesus como o meu Salvador e Senhor, e eu O aceitei de todo o coração, alma, fé e entendimento. Feliz o dia em que me converti a Cristo!
Deus assevera, através da Sua Palavra : "Ali [no Lar celestial] nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela [na nova Jerusalém] estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão (...). E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumia; e reinarão para todo o sempre"."610 Céu será uma Era de alegria e de louvores a Deus.
A Bíblia também declara que estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor Deus. Logo que o crente salvo morrer, entra imediatamente na presença de Cristo. Aí é aguardada a sua alma. Deus formou o homem do pó da terra, e soprou nas suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente."71
Está escrito no Livro d'Aquele que nos criou, que fez o nosso corpo: "porquanto és pó, e em pó te tornarás";"8, "E o pó volte à terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu"."" Lê-se ainda na Bíblia: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem".001
Existe na Terra um quadro de dois mundos perpétuos a flutuarem no Espaço. Cada filho de Adão irá para um destes lugares: Céu ou Inferno. Ambos são eternos. A Bíblia Sagrada esclarece-nos que um será mundo de luz e de glória; o outro um mundo de tragédia e sofrimento.
Sem Deus não existe qualquer esperança no futuro da criatura humana. Não basta analisar os nossos problemas e ter uma compreensão intelectual do plano divino. Para o homem conhecer a Verdade e ser liberto da escravidão do pecado é necessário que, em primeiríssimo lugar, se torne um autêntico filho de Deus, levando a sério o que está escrito: "A todos quantos O receberam [a Jesus], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome".'2"
Feito isto, quem me lê será uma nova pessoa, nascida de novo pelo poder divino, convertida de criatura de Deus em filho ou filha de Deus. Terá o seu "passaporte carimbado" a fim de possuir um lugar no Céu quando o Senhor o chamar. Como diz a Bíblia: "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que O amam."'2' E mais: "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Omnipotente descansará.'"23
AGOSTINHO ANGÉLICO
: ISm 20:3. : SI 89:48. ' Hb 9:27. ' SI 90:9,10. * Jo 14:2-6. ! Jo 1:12. : Mt 11:28-30. i 1 Jo 1:1. ' Jo2:14. : Jo 2:15-17. " Hb 9:27. : Jo 3:16. '' 2Co 5:8 " 1 Co 2:14-16. ! Jo 14:2. '
Ap 22:3-5, : Cn 2:7. : Gn 3:19. " Ec 12:7. :: Ec 12:13. ' Jo 1:12. "'ICo 2:9. :i SI 91:1. " At 16:31.
Crê nisto, amigo leitor? Creia, sim, no Senhor Jesus Cristo e será salvo.* Creia de coração em Jesus, arrependa-se dos seus pecados, siga fielmente a Cristo, e terá um lugar no Céu. Aí, ao nos encontrarmos, cantaremos juntos no coro celestial. Como diz um inspirador hino que milhões de cristãos têm entoado: "Oh! Que belos hinos cantam cá nos Céus, /pois do mundo o filho renascido voltou;/A alma redimida, submissa a Deus;/Convertida, o mundo abandonou. // Glória, glória os anjos cantam já / É o Santo Coro dando glória a Deus, / Por mais remidos entrarem nos Céus

Autor do texto bíblico

AGOSTINHO ANGÉLICO

Sem comentários: