12 maio, 2008

Vida no Espírito

A qualidade de vida que nos é conferida por Jesus Cristo, só pode ser realizada no poder que o Espírito divino confere. Há que ter isso em mente, para evitar exaustões e esgotamentos espirituais que não estão na intenção divina.
Os dias que correm vão no sentido do esvaziamento do espiritual. Como cristãos bíblicos não desvalorizamos o corpo, nem a mente, a vontade, a consciência, os afectos, as emoções e os sentimentos. O Evangelho abrange o homem na sua totalidade. O gnosticismo que diaboliza a matéria sempre espreitou o cristianismo e o tentou corromper. O que aconteceu no primeiro século na igreja nascente, ainda hoje acontece no século XXI.

Mas apesar destas forças contrárias é necessário deixar bem claro que tudo começa no homem interior, por dentro do ser, no mais íntimo da pessoa, no espírito. É aí que o homem, no dizer da Sagrada Escritura, se encontra morto. O ser humano precisa, antes de tudo o mais, ser vivificado espiritualmente. Sem vida espiritual o homem nunca se realizará como criatura de Deus. A pessoa humana foi criada para usufruir não apenas de vida biológica, mas também e acima de tudo, de vida espiritual, a vida que flui de Deus.
Ao escrever aos efésios o apóstolo Paulo esclarece o que tinha acontecido com eles em termos espirituais: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" (Efésios 2:1) e um pouco mais adiante reitera: "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, em bondade para connosco, em Cristo Jesus." (Efésios 2:4-7).
Esta vida espiritual manifesta-se no fruto e nos dons do Espírito:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio." (Gálatas 5:22,23) "A manifestação do Espírito é concedida ; um, visando a um fim proveitoso. Porque a dada, mediante o Espírito, a palavra da sabia e a outro, segundo o mesmo Espírito, a pala1 conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a operações de milagres; a outro, profecia; a discernimento de espíritos; a um variedade línguas; e a outro, capacidade para interpretá-1 Coríntios 12:7-10)
Nesta sociedade e cultura por um lado céptico outro mística e indiferente, só a presença do E Santo na nossa vida e na Igreja, pode fazer a dife Jesus disse-o: "Quem crer em mim, como Escritura, do seu interior fluirão rios de água Isto ele disse com respeito ao Espírito que havia receber os que nele cressem (...)." (João 7:37,38 podemos concorrer com a sociedade do espectáculo ilusão e do prazer, com base nos nossos planos e Só o Espírito pode contender com a razão e o do homem: "Quando ele chegar há-de convêm pessoas do mundo sobre três coisas: que come pecado, que há uma justiça e que há um julgar De facto, cometeram pecado porque não crêem mim. Depois há uma justiça, porque vou para e não me verão mais. Finalmente, há um julgai porque o que domina este mundo já foi condenado (João 16:8-11; tradução "A Boa Nova")
Autor do Artigo;
Samuel Pinheiro

Sem comentários: