11 maio, 2008

Vamos conquistar o mundo

A tragédia de muitas vidas é a falta de uma apreciação correcta de qual é a nossa soberana vocação. Hoje em dia a pessoa que é salva pela fé em Jesus Cristo contenta-se em passar os seus anos de vida, na Terra, em redor de coisas insignificantes; Arrasta--se em vez de voar! É escravo em vez de rei! Poucos são os que têm a visão de reclamar nações para Cristo.
Quando o Senhor nos salvou foi para que pregássemos o Evangelho a toda a criatura, em todo o mundo, e fizéssemos discípulos de todas as nações (1). Tarefa gigantesca, é o que o leitor diz? Sim, gigantesca, porém não impossível!
A nossa geração precisa conquistar o mundo para Cristo através da pregação do Evangelho. Mas quem fará esse trabalho? Semelhante tarefa compete a homens e mulheres que amem a Deus de todo o coração e que amem o próximo como a si mesmos (2). Só a devoção e a dedicação de quem possua estas características conseguirá realizar tão difícil tarefa.
Os que são constrangidos pelo amor de Cristo não considerarão nenhum sacrifício grande demais para fazerem este trabalho para o Senhor. Farão por amor a Ele o que nunca fariam por lucro algum deste mundo. Gastarão e deixar-se-ão gastar para que seres humanos não pereçam sem conhecerem o Evangelho que salva (3).
Se o motivo não for o amor, o proveito será nulo. Quando o amor for a causa motora, quando o crente avançar inflamado de devoção a Cristo, nenhum poder da Terra poderá deter o movimento progressivo do Evangelho (4).
O Novo Testamento apresenta dois métodos principais de se alcançar o mundo com o Evangelho. Um é a proclamação pública; o outro é o discipulado em particular.
O primeiro método era muito usado por Jesus e pelos Seus discípulos. Onde o povo se reunia (praias, montes, praças, sinagogas, etc.) lá estava o Senhor Jesus a pregar as boas novas (5). O segundo método usou-o Jesus para discípulos os doze apóstolos em particular (6).
Cristo chamou esse pequeno grupo de homens para estarem com Ele e para que Ele pudesse enviá-los. Dia após dia instruiu-os na verdade de Deus. Jesus colocou diante deles a tarefa para a qual foram indicados. Advertiu--os também dos perigos e dificuldades que encontrariam.
Os discípulos, capacitados pelo Espírito Santo, lançaram--se à tarefa de falar ao mundo sobre um Salvador ressuscitado que ascendeu ao Céu e foi glorificado (7).
A eficiência desse método utilizado pelo Salvador vê-se no facto de que os discípulos viraram do avesso o mundo de então!
O apóstolo Paulo não só empregou semelhante método, como instou Timóteo a que fizesse o mesmo (8).
Em primeiro lugar é preciso fazer uma cuidadosa selecção de homens fiéis, após muita oração. Em segundo lugar deve partilhar-se com eles essa visão gloriosa. Em terceiro lugar é necessário enviar tais homens para que façam outros discípulos (9). Outro princípio a seguir por esses homens é que o seu trabalho terá que ter sempre em vista a igreja local.
Saem para a seara do mundo a fim de ganharem pessoas para Jesus e depois conduzem as mesmas à comunhão da igreja local onde podem ser fortalecidas e edificadas na fé.
Aqueles que cobiçam números e ambicionam multidões aperceber-se-ão que semelhante método de trabalho redundará em fracasso. Deus, contudo, sabe o que faz, e os Seus métodos são os melhores. Uns poucos discípulos dedicados farão mais pela causa de Deus que um exército de pessoas satisfeitas consigo mesmas (10).
Tais discípulos evitarão qualquer tipo de publicidade, visto
o seu propósito ser glorificar o Senhor Jesus Cristo, e torná-lo conhecido, pois sabem que o Céu será o melhor e o mais seguro lugar para verem os resultados do seu esforço .
Autor do Artigo ,
LUÍS REGO

Sem comentários: