11 maio, 2008

Que rico presente!

O Deus Eterno e Todo-poderoso tratou pessoalmente do presente mais valioso da humanidade
Jesus é a maior.
È e melhor dádiva que alguma vez o homem sem Deus poderia receber .
Nesta época natalícia existe uma azáfama constante nas lojas de rua e outros espaços comerciais. Todos andam de um lado para o outro à procura de algo para oferecer aos seus familiares e amigos. Dar e receber presentes é algo típico e comum nesta altura.
Mas, à medida que a quadra natalícia fica para trás, algumas dessas lembranças vão perdendo o seu valor. Com o passar do tempo, deixarão de ter o significado e importância iniciais.
Nunca é demais parar para reflectir no valor efémero daquilo que oferecemos uns aos outros, em contraste com O que Deus nos ofereceu, que é a verdadeira razão pela qual temos e celebramos o Natal. O Apóstolo Paulo sabia o Seu valor e expressou-o "Esto é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: QUE JESUS VEIO AO MUNDO, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal'"
Um presente prometido
O Deus Eterno e Todo-poderoso tratou pessoalmente do presente mais valioso da humanidade. Ele encarregou--Se de disponibilizar o Seu Filho Jesus como a única prenda capaz de solucionar o maior problema do homem. O pecado humano, que nos separava de Deus, foi derrotado. Nesta perspectiva, Jesus foi prometido e preparado com todo o amor e carinho, a fim de responder aos anseios da humanidade, ao longo de sucessivas gerações.
Não mais o ser humano necessita viver abatido e atormentado, porque Jesus é suficientemente capaz de libertar e curar feridas físicas, psíquicas, sentimentais e espirituais. Jesus é a maior e melhor dádiva que alguma vez o homem sem Deus poderia receber2. Ele é a prenda que responde integralmente às necessidades e condição actual deficitária da humanidade3.
Um presente rejeitado
As pessoas da época de Cristo, conforme a Bíblia relata4, dividiam-se em três grupos: os que esperavam a vinda do Messias e O aceitavam, os que não O esperavam e aqueles que não O aceitaram como vindo de Deus, como prenda para eles. Isto revelou-se trágico para estes homens e mulheres.
Numa nação inteira, muito poucos O esperavam, foi o caso de Simeão e Ana, e outros crentes piedosos 5.
Um presente para todos
Embora Jesus fosse também um presente para José e Maria, eles próprios sabiam que Ele era e é uma prenda para todas as famílias da terra, para dar-lhes a verdadeira felicidade e um sentido de vida.
Ele veio ao mundo "para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." 6
A salvação que há em Jesus não se limita a uma família ou nação particular, mas abrange todos aqueles que, com fé e arrependimento, se voltarem para Ele7.
Um presente sem preço
Deus, através do profeta Isaías, aconselha todas as pessoas a adquirirem Dele a renovação e transformação das suas vidas, sem qualquer custo para elas8. São prometidos comunhão e paz com Deus. O preço não é pago em dinheiro, mas foi liquidado por Jesus na cruz. Para obter a salvação, Deus pede apenas ao homem arrependimento e fé.
o mesmo profeta, aquilo que procuramos noutras pretensas "prendas" não nos satisfaz. Só o próprio Deus pode satisfazer-nos totalmente, completando o nosso coração.
O quadro humano é pintado por Isaías de forma realista, mas trágica. Embora rodeado de coisas materiais, o homem vive infeliz e pobre na área espiritual. Mas Deus convida-nos a ir ter com Ele, ouvi-lo e receber a Sua dádiva, que resume-se na salvação de todos os pecados e da condenação futura.
O que fazer com este presente?
Jesus é o Emanuel - Deus connosco. Embora oferecido ao mundo inteiro, Ele torna-se Deus em nós quando O aceitamos pessoalmente. Ele conhece e tem poder para resolver as necessidades e carências de todos os seres humanos pecadores e imperfeitos.
O que vamos fazer com esta verdade? Qual a sua atitude perante este presente de Deus? Pode ser como um daqueles que O rejeitaram. Felizmente, ainda vai a tempo de "repescar" a prenda divina, que continua à sua espera.
Jesus pode ser Alguém que nunca despertou a sua atenção. Lembre-se que Ele é a mais valiosa dádiva de Deus para a humanidade. Cristo é o presente que cada pessoa precisa aceitar. Talvez esteja no grupo daqueles que desejam receber agora Jesus.
Seja qual for a sua posição quanto à pessoa de Jesus, não importa em que estado se encontra a sua vida. Ele está de braços abertos, pronto para transformá-lo(a) numa pessoa verdadeiramente feliz. Apenas precisa arrepender-se e acreditar no Seu poder para lhe dar vida abundante e eterna.
Para si, Jesus é o presente mais desafiante de todos os Natais. Nesta época festiva, concentre-se em receber Jesus como uma dádiva vinda do Pai para si. Ele é o mais valioso dos presentes.
E 1-I Timóteo 1:15 2-João 3:16 3-Mateus 10:40: I João 4:14 4-Mateus 2:1-12: João 1:11 5-Lucas 2:25-38 6 -João 3:16b, 17 7-João 6:37 8-Isaías 55:1-3

Autor do Artigo :
Rogério Freitas

Sem comentários: