06 maio, 2008

A peleja não é vossa, mas de Deus

1 Reis 22: 47
41 E Josafá, filho de Asa, começou a reinar sobre Judá no quarto ano de Acabe, rei de Israel.
42 E era Josafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Azuba, filha de Sili. (22-43) E andou em todos os caminhos de Asa, seu pai, não se desviou deles, fazendo o que era recto aos olhos do SENHOR.
43 (22-44) Todavia, os altos não se tiraram; ainda o povo sacrificava e queimava incenso nos altos.
44 (22-45) E Josafá esteve em paz com o rei de Israel.
2 Crónicas 17

1 E Josafá, seu filho, reinou em seu lugar; e fortificou-se contra Israel.
2 E pôs gente de guerra em todas as cidades fortes de Judá e guarnições na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que Asa, seu pai, tinha tomado.
3 E o SENHOR foi com Josafá, porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai, e não buscou baalins.
4 Antes, buscou ao Deus de seu pai e andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel.
5 E o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá; e teve riquezas e glória em abundância.
6 E exaltou-se o seu coração em seguir os caminhos do SENHOR e ainda tirou os altos e os bosques de Judá.
7 E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Ben-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.
8 E, com eles, os levitas Semaías, e Netanias, e Zebadias, e Asael, e Semiramote, e Jônatas, e Adonias, e Tobias, e Tobe-Adonias; e, com eles, os sacerdotes Elisama e Jeorão.

9 E ensinaram em Judá, e tinham consigo o livro da Lei do SENHOR, e rodearam todas as cidades de Judá, e ensinaram entre o povo.

10 E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos das terras que estavam em roda de Judá e não guerrearam contra Josafá.




2 Crônicas 18


1 Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância e aparentou-se com Acabe.

2 E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote-Gileade.

3 Porque Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra.

4 Disse mais Josafá ao rei de Israel: Consulta, hoje, peço-te, a palavra do SENHOR.



28 Subiram, pois, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, a Ramote-Gileade.

29 E disse o rei de Israel a Josafá: Disfarçando-me eu, então, entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas vestiduras. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.

30 Deu ordem, porém, o rei da Síria aos capitães dos carros que tinha, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno, nem contra grande, senão contra o rei de Israel.

31 Sucedeu, pois, que, vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejarem; porém Josafá clamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desviou dele.

32 Porque sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.

33 Então, um homem, na sua simplicidade, armou o arco, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça. Então, disse ao carreteiro: Vira a mão e tira-me do exército, porque estou mui ferido.

34 E, naquele dia, cresceu a peleja, mas o rei de Israel susteve-se em pé no carro defronte dos siros até à tarde; e morreu ao tempo do pôr-do-sol.



1 E Josafá, rei de Judá, voltou à sua casa em paz, a Jerusalém.

2 E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao SENHOR aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.

3 Boas coisas, contudo, se acharam em ti, porque tiraste os bosques da terra e preparaste o coração, para buscar a Deus.

4 Habitou, pois, Josafá em Jerusalém, e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao SENHOR, Deus de seus pais.

5 E estabeleceu juizes na terra, em todas as cidades fortes, de cidade em cidade.

6 E disse aos juizes: Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, senão da parte do SENHOR, e ele está convosco no negócio do juízo.

7 Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o e fazei-o, porque não há no SENHOR, nosso Deus, iniqüidade, nem acepção de pessoas, nem aceitação de presentes.

8 E também estabeleceu Josafá alguns dos levitas, e dos sacerdotes, e dos chefes dos pais de Israel sobre o juízo do SENHOR e sobre as causas judiciais; e tornaram a Jerusalém.

9 E deu-lhes ordem, dizendo: Assim, andai no temor do SENHOR com fidelidade e com coração inteiro.

10 E, em toda diferença que vier a vós de vossos irmãos que habitam nas suas cidades, entre sangue e sangue, entre lei e mandamento, entre estatutos e juízos, admoestai-os que se não façam culpados para com o SENHOR, e não venha grande ira sobre vós e sobre vossos irmãos; fazei assim e não vos fareis culpados.



2 Crônicas 20

1 E sucedeu que, depois disso, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e, com eles, alguns outros dos amonitas vieram à peleja contra Josafá.

2 Então, vieram alguns que deram aviso a Josafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.

3 Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá.

4 E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o SENHOR.

5 E pôs-se Josafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na Casa do SENHOR, diante do pátio novo.

6 E disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.

7 Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?

8 E habitaram nela e edificaram nela um santuário ao teu nome, dizendo:

9 Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti; pois teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.

10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste que passasse Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não o destruíram,

11 eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da herança que nos fizeste herdar.

12 Ah! Deus nosso, porventura, não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

13 E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.

14 Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,

15 e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.

16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.

17 Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

18 Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando o SENHOR.

19 E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, com voz muito alta.

20 E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

21 E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.

22 E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados.

23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.

24 Entretanto, chegou Judá à atalaia do deserto; e olharam para a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, e nenhum escapou.

25 E vieram Josafá e o seu povo para saquear os despojos e acharam neles fazenda e cadáveres em abundância, como também objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar mais; três dias saquearam o despojo, porque era muito.

26 E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o SENHOR; por isso, chamaram àquele lugar vale de Beraca, até ao dia de hoje.




Vamos orar:

Senhor mais uma vez pedimos a tua benção, a revelação da tua palavra. Que o Senhor venha falar conosco, através da tua palavra. O teu Espírito fale com o nosso espírito, mediante esta palavra que acabamos de ler. É a tua palavra. Em suas mãos nós a encomendamos, para que o Senhor vivifique esta palavra para nós. Dá-nos a tua benção nesta noite Senhor, dá-nos a revelação, a unção que nós precisamos para recebermos aquilo o que o Senhor nos tema dar nesta noite. No nome de Jesus te pedimos. Amém.


Neste período dos Reis, estávamos falando sobre o reino do Norte, que foi um Reino que sempre se afastou dos caminhos do Senhor, e o Acabe foi o apogeu de iniquidade que atingiu o reino de Israel, ao Norte.

O Reino do Sul, no quarto ano de Acabe, começou a reinar o Rei Josafá, filho do Rei Asa, que como seu pai, foi um rei que andou nos caminhos do Senhor. A única coisa errada que Josafá fez foi casar com a filha de Acabe, e essa atitude dele, quase que vai acabar com a dinastia de Davi. O filho dele vai matar todos os seus irmãos, e posteriormente a rainha Atalia tenta acabar com todos os filhos de Davi. Só não consegue porque a esposa do sacerdote Jeoiabe esconde o menino Joás, e sobra apenas um descendente. Isto revela o que aconteceu quando a dinastia de Davi fez aliança com os reis que reinavam no norte, este costume de matar os potenciais concorrentes ao trono era sempre do reino do Norte. No reino do sul não havia isto, pois somente reinaram os descendentes de Davi, até hoje. A aliança de Deus com Davi, é uma aliança que o reino seria eterno. Josafá foi um rei bom e fez muitas coisas boas, ensinou o povo a lei, derrubou os ídolos. Fez uma reforma religiosa. Enviou pessoas sábias ao povo para ensinar a palavra de Deus, os costumes de Israel, as leis. O reino dele prosperou, desta forma, por causa da atitude dele. Como nós lemos ele se aparentou com a dinastia de Acabe, rei que nós estudamos sobre ele na semana passada. Quando uma vez ele foi visitar o Acabe, nessa época por eles terem casado as duas dinastias através de matrimônios, não havia guerra entre eles, e Josafá foi visitar o Acabe, e nessa ocasião, Acabe o convidou para juntar-se a ele em combate contra a Síria. O rei Josafá concordou, disse que iria, mas que gostaria antes de consultar a palavra do Senhor. Acabe, então, chamou os 450 profetas, que começaram a falar para que fossem à guerra porque Deus iria entregar o exército da Síria nas suas mãos, que seriam bem sucedidos e Josafá ficou desconfiado daquela "profetaiada" toda do Acabe. Será que não havia nem um profeta pelo qual nós possamos consultar o Senhor? Tem aí um tal de Micaías, que só profetiza coisa ruim e eu nunca chamo por ele.

Um profeta tem que profetizar a verdade. Se você chama um que só fala coisa boa, ele acaba falando mentira para você. Mas Josafá ficou desconfiado daquele monte de profetas. Se tem o Micaías, chamem-no, e quem foi buscá-lo, um mensageiro do rei disse a Micaías, que os profetas do rei estavam todos profetizando coisas boas, vitórias. E que ele teria que profetizar coisa igual. Não poderia profetizar coisas diferentes. Micaías retrucou que só profetizava o que Deus lhe falava. O rei lhe perguntou, quando chegou, se ele deveria ir a guerra. Micaías disse que ele deveria ir, que ele ganharia a guerra. O rei ficou olhando para ele e disse para que ele não profetizasse não a verdade; Então Micaías disse: "Vejo Israel disperso sobre os montes porque já não tem mais pastor" E começou a profetizar a destruição da dinastia de Acabe, que o profeta Elias já havia dito sobre isto. E depois então ele disse como é que isto aconteceu, como é que Deus enviou um espírito de mentira sobre aqueles 450 profetas que serviam ao rei Acabe. Assim o rei Acabe manda prender Micaías, e enquanto ele não voltasse da guerra ele ficaria na prisão a comer pão e água. E o Micaías disse que se ele voltasse da guerra, então não teria sido o Senhor que havia falado por sua boca, porque ele não iria voltar. E realmente ele não voltou. Nesta guerra, como voc6es viram, havia uma orientação do rei da Síria, para atacarem somente o rei de Israel. Ele falou com Josafá: Você entra na guerra vestido de rei, e eu vou entrar disfarçado. E quando os Sírios viram o rei Jeosafá, com toda a sua vestidura real, todos os capitães do exército da Síria atacaram Josafá. Aí ele soltou o seu grito de guerra e clamou ao Senhor. E quando os capitães do exército da Síria, viram que aquele grito não era o grito do rei de Israel, o abandonaram. Só que o rei estava disfarçado e eles não sabiam quem era o rei. Ai um flecheiro jogou uma flecha ao acaso e ela caiu no meio da armadura do Acabe, por acaso. E o Acabe foi gravemente ferido. E ele não pode sair dali porque se o rei morre no meio da guerra, acaba-se a guerra. Eles então seguraram Acabe enquanto o povo estava pelejando mas ao por do sol ele morreu. Conforme a profecia de Elias eles levaram o carro de volta a Israel, sujo de sangue. Lavaram o carro de Acabe na porta de Samaria, e os cães vieram lamber e as prostitutas vieram lavar-se, conforme a profecia de Elias. Josafá volta então para Jerusalém. Na volta o profeta Jeú o adverte ( 2 Crônicas 19:2 E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao SENHOR aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.) Josafá se arrependeu e fez uma nova reforma em Jerusalém e voltou a ensinar a palavra de Deus a todos os habitantes de Jerusalém, do reino de Judá, e começou novamente a buscar novamente ao Senhor. Estabeleceu juizes e assim ele começou. Mas o profeta havia dito que haveriam aflições sobre ele. Mas agora ele já estava andando com o Senhor. E assim foi. Os amonitas, os moabitas e os edomitas, que são os habitantes do Monte Seir se coligaram e vieram atacar o reino de Judá. Uma grande multidão que não se podia enumerar. Foram notificar ao rei Josafá. Uma grande multidão, um exercito enorme está vindo contra Jerusalém. Coligaram-se os exércitos de Amom, de Moabe e do monte Seir. Falaram então com o rei Jeosafá, e no verso 3 diz então que Jeosafá teve medo, porque não haviam forças em Israel, ou Jerusalém, no reino de Judá para resistir àquele exercito tão numeroso que vinha contra ele. E ele então teve medo e buscou ao Senhor. Foi clamar ao Senhor, porque era uma situação em que os recursos humanos em que as forças militares de que ele dispunha e que tudo aquilo que ele poderia fazer era vão, era insuficiente. Não iria resolver o problema. Foi buscar ao Senhor, e convoca todo os seus súditos, para se congregar em Jerusalém, em jejum e oração perante o Senhor. Era uma situação de plena gravidade. A própria nação corria o risco de desaparecer, convoca, portanto todo o povo, no verso 4 para pedir socorro ao Senhor. Josafá no meio da congregação reunida dos israelitas que viviam no reino de Judá, começa a orar: E disse: Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.

Diante desta grande aflição, ele olhando aqueles exércitos numerosos, coligados, ele volta-se para o Senhor. Nem tinha outros recursos. Não adiantava ele fazer planos militares ou recrutar reservistas. Não haviam recursos. Ele começa reconhecendo a soberania de Deus. Que Deus está no governo, e que nada pode acontecer na terra sem que Deus o permita. Começa, na sua grande aflição, a invocar o nome do Deus de Israel. Na tua mão há poder e força de modo que não há quem possa resistir. Sabedor de que os seus recursos eram inadequados, ele começa a olhar para Deus: Senhor. Tu tens os recursos. Ninguém pode te resistir. Na tua mão há poder e força de modo a que não há quem te possa resistir. Diante daquela situação, forças humanas eram inadequadas , insuficientes. Ele começa reconhecendo: O Senhor é Deus. O Senhor tem a força. O Senhor tem os recursos necessários. Ele começa orando desta forma e a lembrar algumas coisas que o Senhor nosso Deus fez no passado. 7 Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, (quando Israel tomou posse da terra prometida – essas nações haviam sido derrotadas diante de Israel) e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre? E habitaram nela edificaram um santuário dizendo se algum mal nos sobrevier (isto Salomão falou quando ele inaugurou o templo) Ele disse: Senhor: Esta casa que estou fazendo é claro que ela não pode te conter, porque nem os céus ou o céu dos céus podem conter o seu criador. Mas o que eu te peço é que toda vez que o seu povo for afligido, que seu povo tiver alguma necessidade e vier aqui nesta casa e clamar o teu nome, e pedir a tua ajuda, que o Senhor ouça, que o Senhor atente para a oração, que se fizer neste lugar. Estava o Rei Jeosafá, no templo, junto com toda a congregação de Judá clamando a benção do Senhor, o livramento do Senhor, o auxílio do Senhor. Ele começa repetindo o que Salomão tinha dito que se eles clamassem em nossa aflição Tu nos ouvirias e nos livraria. Assim ele começa a oração dele. Agora, eis que os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, vieram nos atacar conjuntamente, e o Senhor não vai fazer nada? Nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos que havemos de fazer, porém os nossos olhos estão postos em ti. Vejam. Ele está reconhecendo: Eu não dou conta. Em mim não há força. Em Judá não tem recurso. Os nossos olhos estão postos em Ti. Nós precisamos que o Senhor intervenha, que o Senhor aja, que o Senhor nos ajude. Foi esta a oração de Josafá. Era uma situação crítica, de estrema dificuldade, com a qual ele não podia lidar sozinho. Ele convoca o povo todo, que se reúne, e começa a orar. Primeiro ele reconhece a sabedoria de Deus, depois ele lembra o que o Senhor já havia feito, depois relembra ao Senhor de ouvir a oração que se fizesse em nome dele, e reconhece que ele sozinho não dava conta, que não haviam recursos e que os olhos dele e de todo o povo estavam postos em Deus. Esta foi atitude de Jeosafá, diante desta dificuldade intransponível, insolúvel. Essa tribulação tão grande que ele estava, vendo aqueles exércitos que se aproximavam e eles então estavam orando. É claro que de tudo isto nós podemos aprender muitas lições espirituais, porque muitas vezes nós também, vamos nos defrontar com situações semelhantes onde os nossos recursos serão completamente inadequados para podermos lidar com as situações que nós estamos enfrentando, com os inimigos que estão vindo contra nós, e nós ao olharmos para nós mesmos, vemos que não há solução, não há recursos. É hora, então, de você reconhecer a soberania de Deus, clamar a Deus, pedir a sua intervenção e dizer que os seus olhos estão postos Nele e somente Nele. Essa foi a atitude do rei Jeosafá. Primeira coisa que ele fez. Não foi passar o exército em revista, não foi convocar os reservistas, não foi fazer planos militares, foi invocar o nome do senhor e pedir a sua benção. Ele não começou a enfrentar o problema com a sua força, com os seus próprios recursos, porque ele reconheceu que nele não haviam recursos suficientes. Isto pode parecer uma coisa simples, mas é muito importante, porque o problema do homem geralmente, é a sua soberba a sua pretensão. O homem muitas vezes, ele quer resolver o problema com as suas próprias forças. Mas você vê que não vai ter jeito. Estavam lá três exércitos reunidos contra você, e eles estavam vindo. O que adianta fazer planos militares? Você será destruído, será arrasado. E assim ele clama ao Senhor, invoca o nome do Senhor. E toda congregação estava lá, pois ele os havia convocado. Deus levanta uma pessoa no meio da congregação. E isto é um ministério profético, quando Deus levanta uma pessoa para falar a sua vontade. Este é o verdade3iro ministério profético, quando Deus, no meio da congregação reunida, Ele levanta uma pessoa, que vai dar a palavra, a direção de Deus. E o profeta é aquele que fala em nome de Deus, e qualquer pessoa pode ser usada para isto. No meio da congregação, o Espirito do Senhor veio sobre uma pessoa que se chamava Jaaziel. O Espírito do Senhor, porque ninguém pode profetizar senão pelo Espírito do Senhor, porque senão você se torna um falso profeta, e o que não falta por aí são os tais falsos profetas, mas o verdadeiro profeta só pode falar mediante a revelação que recebeu de Deus, porque se o profeta fala segundo o seu próprio pensamento, segundo a sua própria interpretação, ele se tornará um falso profeta. Ma aqui o Espírito do Senhor veio a Jaaziel, que começou a falar em nome do Senhor. A primeira palavra que ele disse foi "Dai ouvidos" Esta também é uma palavra freqüente. Muitas vezes os profetas falam e o povo não escuta. Como o profeta disse muitas vezes que as pessoas tem ouvidos, para não ouvir, olhos para não ver. Jesus mesmo, quando chegava em Jerusalém, pela última vez descendo os montes das Oliveiras, e chorou sobre a cidade. Ele olhou para Jerusalém e chorou sobre a cidade e disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedreja os que te são enviados. Quantas vezes eu não quis enviar profetas, ajuntar os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos e não quiseste. Então a primeira palavra Daí ouvidos, é uma palavra que está sempre na palavra de Deus. Quando Deus fala nós devemos ouvir. No Apocalipse mesmo, várias vezes, tem esta citação: quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. A primeira palavra do Jaaziel foi Daí ouvidos toda Judá, moradores de Jerusalém e tu rei Jeosafá: "Assim nos diz o Senhor." Esta é a palavra do profeta: "Assim diz o Senhor" É a palavra de Deus. Por isto os profetas hoje tem que falar isto daqui. A palavra de Deus está aqui. E se um profeta fala alguma coisa que não está aqui, cuidado com ele. O profeta tem que falar a palavra de Deus. Assim diz o Senhor: E o que é que foi que o Senhor disse? Esta é uma daquelas trezentas e sessenta e cinco vezes que aparece a palavra: "Não temais". Uma para cada dia. Aqui é uma delas. Vocês já contaram várias. Uma delas foi quando o Senhor nasceu aqui na terra, e estavam os pastores no camp0o, e apareceu um anjo e eles ficaram assustados, e o anjo lhes disse: "Não temais, porque eis que trago para vocês notícia boa, de grande alegria, porque hoje nasceu na acidade de Davi, o Salvador que é o Cristo, o Senhor". É um dos não temais. Tem vários Já estudamos vários. Aqui é um deles. Então a primeira palavra do profeta foi esta. Ponham-se na situação daquele povo, reunido orando, em jejum sabendo que vinham três grandes exércitos, se aproximando, para atacar Jerusalém. E o profeta se levanta no meio da congregação e diz: "Assim diz o Senhor: Não temais". Imaginem vocês uma situação de muita aflição na sua vida e Deus fala com você: "Não temais". Por isso é que tem trezentas e sessenta e cinco vezes esta palavra na Bíblia. Se você olhar para o Senhor, Deus vai revelar esta palavra para você: "Não temais". Essa é a primeira palavra. "Nem vos assusteis por causa desta grande multidão". Presta bem atenção ao que Ele está falando, "porque a peleja, não é vossa". Se o Espírito Santo revelar só isto para você, já resolveu o problema. Muitas vezes, nós temos dificuldades quando você vê os problemas, você vê o tamanho dos seus inimigos, você vê o seu revolver, a sua cartucheira, e vem de lá aquele tanque de guerra, e você com aquela espingarda de ar comprimido, de chumbinho. Aí você começa a olhar os seus recursos, e nada. Como é que você vai fazer? Mas aí vem a palavra do profeta: "Não temais. A peleja não é vossa" Isso tem uma grande revelação espiritual. "A peleja não é vossa, mas, de Deus. Não temais, nem vos assusteis, porque a peleja é de Deus". Ele é quem vai lutar. Isso é uma grande revelação. Essa foi a palavra do profeta. E ele continuou: "Amanhã vocês vão lá contra eles. Amanhã descerei contra eles" São três exércitos, coligados, que estão vindos contra você. O Profeta fala para não temer, que a peleja é de Deus, mas ide contra eles. Tomai posição. E até fala por onde eles estão subindo. "16 Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel." Deus sempre sabe onde estão os seus inimigos. Sempre. "Nesta batalha não tereis que pelejar. Postai-vos. Ficai parados, e vede o livramento do Senhor, que o Senhor vos concederá, oh Judá e Jerusalém. Não temais nem vos assusteis. O Senhor está convosco" Vocês vão descer, mas eu vou com vocês. O Deus dos exércitos. Eu vou com vocês. Vamos lá.

Vamos ver a seqüência da coisa: Josafá, primeiro orou. Deus mandou a palavra, porque se você ora, você espera que Deus responda. Se você ora e Deus não responde, tem alguma coisa errada com a sua oração. Ele orou e Deus respondeu, e a primeira palavra foi "daí ouvidos". E agora, a palavra de Deus foi revelada, e o que é que você vai fazer? Você olhando o exército, é o mesmo exército, com todo o poder com toda a força, mas o Senhor diz que vocês não precisam lutar, que a batalha é minha. Vá contra eles.

Aí entra a Fé. E qual foi a atitude de Josafá. Ele adorou ao Senhor. Josafá se prostrou com o rosto em terra, e todo Judá e todos os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem. Porque se você já tem a palavra do Senhor, já pode começar a adorar, porque Deus não é um homem para mentir, e nem filho de homem para se arrepender, como diz a escritura. Eles se prostraram e adoraram. Vejam como é a seqüência. 19 E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem o SENHOR, Deus de Israel, com voz muito alta. Quando você os vê louvando, isto significa que eles já creram, e isto é uma grande lição espiritual, porque se você já tiver a palavra de Deus e nela crer, você pode começar a louvar.

No dia seguinte, eles vão de encontro a eles, mas pensem bem, três exércitos vindo. Sai o exército de Israel, e na frente do exército de Israel sabe quem ia? O Mauro com a viola dele!! Ia o Mauro com a viola dele lá, tocando. É isso mesmo. Na frente do exército iam os responsáveis pela ministração do louvor.

20 E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

Mas é interessante o que Josafá falou antes com eles: Crede em Deus, e crede nos seus profetas.

21 E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.

Tomou conselho com o povo e designou os que haviam de cantar ao Senhor, e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército e dizer; Daí graças ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre. Nós já vimos a estratégia para a tomada de Jericó, como Deus fez lá, mas uma guerra como esta, três exércitos caminhando contra Jerusalém, e sai o exército de Judá com os ministros de louvor a frente do exército, cantando e bendizendo ao Senhor dando graças ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre. Dá para você enxergar o que está acontecendo? É uma guerra. Três exércitos vindo e na frente dos exércitos de Israel, não é bomba, nem arma, mas um louvor. Eles estão louvando a Deus, porque a palavra do Senhor já foi dada: "Esta peleja não é vossa, é minha". Saiu o exército com os cantores na frente. Com Deus na frente.

Se você tiver a revelação que Deus habita no meio dos louvores!!!!!

Começou orando, Deus deu a palavra. Ele creu e adorou, e se você creu na palavra do Senhor, a vitória já é sua, e então ele começou a louvar, porque se você já começa a louvar, o louvor já é o canto da vitória. Não é mais a peleja. Muitas vezes você está orando. Quando você está orando você está batalhando. A oração é uma batalha espiritual muitas vezes. Quando Deus já te deu a palavra de vitória e você já começa a louvar, os seus inimigos são desbaratados. E na frente do exército iam aqueles que davam graças ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre. E assim saiu o exército de Judá. E o que é que aconteceu? O exército dos moabitas e o exército dos amonitas, atacaram os habitantes do monte Seir e acabaram com eles. E depois que acabaram os habitantes do monte de Seir, eles começaram a lutar uns contra os outros. Acabaram-se todos. E o exército de Judá não precisou nem entrar na guerra, porque o Senhor tinha dito: "Esta batalha não é vossa. Essa batalha é minha". Vede o livramento que o Senhor vos dará. E aí então aconteceu isso. Vejam que eles foram louvando. Se o Espírito Santo revelar para você isso que aconteceu aqui, estamos no Antigo Testamento, mas esta é a palavra de Deus, e essa é a mesma situação nossa hoje. A batalha não é nossa. Aquilo que não conseguimos fazer, porque haviam muitos inimigos. O Senhor sai da sua glória, vem aqui na terra e lá no calvário ele vence a batalha por nós e expõem todas as potestades ao ridículo. "A batalha não é sua, a batalha é minha". Crede no Senhor e nos seus profetas. Essa foi a palavra do rei para o seu povo. Crede no senhor e crede nos seus profetas, os profetas de Deus, que falam a palavra de Deus. Crede nele e estareis seguros. Mas observem que esta batalha é uma batalha sui generis, nas histórias militares. Como é que esta batalha foi ganha. Louvando. Cantando, porque esta batalha não era para eles, e mesmo que fosse para eles, como Josafá disse, nós não temos força, nós não temos recursos. E o Senhor disse: "A batalha não é vossa, a batalha é minha". Vede o livramento do Senhor.

Este texto é de grande significado para nós hoje, porque se o Espírito Santo revelar para você esta atitude do rei Josafá, porque muitas vezes estes inimigos se coligam mesmo contra nós, e vem força que nós não conseguimos. Mas Josafá não começou planos militares, não convocou reservistas, não fez estratégias. Ele orou ao Senhor: "Oh! Senhor!. O Senhor é Deus no céu. O Senhor é o Rei das nações. Nossos olhos estão postos em ti. Em nós não há força." Mas eles estavam orando ainda quando então a palavra do Senhor caiu sobre Jaaziel, o Espírito do Senhor caiu sobre Jaaziel, e ele disse: Ouvi. Daí ouvidos. Não temais nem vos assusteis com esta grande multidão, porque a batalha não é vossa é minha". E aí Josafá se prostrou com o rosto em terra e adorou o Senhor e todo o povo adorou o Senhor e os levitas começaram a louvar o Senhor em altas vozes. Eles estava realmente já crendo na palavra de Deus, apropriando-se da vitória que ,pela profecia de Jaaziel, já era deles. E então no dia seguinte quando eles foram de encontro contra os exércitos coligados, iam os que cantavam e que louvavam e que davam graças a Deus porque a benignidade do Senhor dura para sempre. E assim os exércitos coligados se desentenderam, não importa o porquê, os exércitos do mundo sempre acabam brigando entre eles mesmos, e se destruíram. E eles só foram lá recolher os despojos, que de tão numerosos eram, que gastaram três dias em recolher dos despojos. E aquele lugar se chamou o Vale de Beraca. O significado de Beraca significa monte da benção. Ali, quando os recursos humanos eram todos insuficientes, a vitória foi ganha por meio do louvor, e o louvor então é a vitória. Quando o seu espírito se levanta para louvar a Deus, todos os seus inimigos são desbaratados, mesmo que sejam exércitos numerosos, coligados. Quando você recebe a palavra de Deus e no seu espírito você crê, você se prostra, começa a adorar, os seus inimigos são desbaratados, sem que você precise lutar contra eles. Eles se destroem, e você só tem que recolher os despojos e ali se torna para você um monte de benção. Preparas-me uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Está no salmo. Então ali a vitória do Senhor foi grande, porque Ele tinha dito que esta peleja não era vossa, mas é minha. E esta é revelação para nós. A peleja, quem pelejou por nós, quem venceu por nós foi o nosso Senhor. Ele morreu por nós, como se não nos dará com eles todas as coisas. Por isso no novo testamento diz: Eu posso todas as coisas, naquele que me fortalece. Se Deus é por nós quem será contra nós. Quem? Quem? Se você tem a revelação disto você pode começar a louvar. Ao invés das suas armas, você louve ao Senhor. Você dá graças ao Senhor. Você proclama que a benignidade do Senhor dura para sempre, e os seus inimigos são envergonhados destruídos, desbaratados e a benção do Senhor vem sobre a sua vida. Essa é a história.

Eu li em Crônicas o relato sobre o reinado de Josafá, porque é bastante curto. Depois voltaremos ao filho do Acabe. Mas apesar disto, aquela aliança que Josafá fez com a dinastia de Acabe quase que acabou com a dinastia de Davi. O filho dele, Jeorão, matou os outros irmãos, e Atalia que era esposa dele manda matar todos os descendentes.

Mas esta é a história do rei Josafá, e este episódio aqui só tem no livro de Crônicas. Por isto eu pulei do livro de Reis para o de Crônicas. Como eu já disse, Crônicas é a visão dos mesmos acontecimentos que nós estamos estudando no livro de Reis, mas do ponto de vista de Deus, da história da dinastia de Davi, do ponto de vista dos sacerdotes que escreveu o livro de Crônicas. Os reis de Israel não aparecem no livro de Crônicas. Somente no livro de Reis. Este era o rei que estava governando o reino de Judá, paralelo ao reino de Acabe, que nós estudamos na semana passada. Nós vamos voltar depois na semana que vem, o que é que aconteceu com o profeta Elias. Queria dizer o que acontecia no reino do Sul nesta época. Isso que o Josafá fez, é de grande significado espiritual para nós hoje, quando nós sabemos que a vitória é do Senhor, que o Senhor já venceu. E essa é a palavra para os seus filhos. Você tem que tomar uma posição, tomar posse, e começar a louvar o Senhor porque a vitória já foi decretada. "A palavra de vitória já foi liberada a nós". Cantamos aqui.





O louvor não era instituído para a guerra. Aqui foi uma direção específica que Josafá teve, nesta guerra.

O louvor foi instituído quando Deus deu a revelação não tinha louvor. O louvor inclusive, quando Deus deu a revelação a Moisés você pode olhar que ele deu todos os detalhes, tudo que tinha na relação que Moisés recebeu foi especificado por Deus, mas o louvor não tinha. O louvor foi introduzido por Davi, no templo, quando ele estabeleceu aquelas instruções para Salomão, e é interessante que o louvor foi aceito por Deus. O louvor é sempre aceito por Deus. O cronista mesmo dá muitos detalhes, porque na visão do cronista ele compara como se fosse o Davi ao Moisés e Salomão a Josué. O Davi dá para o Salomão no livro de Crônicas, porque Reis é um pouco diferente, até o modelo do templo, o Davi passa para ele e nesse modelo havia esta questão do louvor, dos cantores, dos porteiros, toda a organização da vida religiosa judaica.


O templo de Salomão foi construído no monte Moriá, e durou até a época de Nabucodonosor quando este invadiu Jerusalém e levou o povo para o cativeiro, e Jerusalém foi arrasada, e o templo foi destruído .

Depois quando os cativos da Babilônia voltaram, na época de Zorobabel, Esdras, eles edificaram o segundo templo, a segunda casa, e na profecia do profeta dizia que a glória da segunda casa seria maior do que a primeira. É claro que o templo de Salomão era uma coisa monumental.




O templo foi destruído. Quando o profeta falou que a glória da segunda casa seria muito maior do que a da primeira, ele está se referindo, obviamente, à igreja que é a casa de Deus. Hoje, o templo continua, por isso, no ano setenta aquele templo acabou, para poder ficar claro, qual era o templo que Deus estava revelando agora. É o corpo de Cristo, que está sendo edificado. Para isso Deus está liberando a sua palavra, está edificando a nossa vida, a vida da gente, para que a vida de Cristo se manifeste em nós. Esta é a vida da Igreja hoje, o corpo de Cristo.



No texto de Paulo fala que é Ele mesmo a pedra angular. Existe um alicerce, o qual é Jesus Cristo. Veja cada um como edifica sobre Ele. A pedra angular é Ele. Nada que tenha valor espiritual pode ser edificado em cima de qualquer outra coisa. Os homens temam em fazer um monte de coisas. Você só pode construir algo sólido verdadeiro, em cima da pedra angular que é Jesus Cristo. Este é o meu Filho a Ele ouvi. Tudo aquilo que não tem fundamento na palavra de Deus, pois a palavra é Ele mesmo, o Verbo se fez carne, Ele é a própria palavra revelada. É Ele mesmo. Se você não tem a base na palavra, na vida de Cristo, na pessoa de Cristo, tudo é vão. O alicerce já está colocado. E mesmo no Evangelho, se você ouve a palavra, mas não a pratica, o que é que o Senhor diz? Ele vai comparar você a um edificador que construiu a sua casa em cima da areia. Daí vem a chuva, vem tempestade, o vento, bate na casa e ela cai. Mas se você ouve a palavra, a pratica, e vive a palavra, a palavra torna-se vida para você, então você vai ser comparado a um que edificou a casa em cima da rocha. E aí vieram tempestades, ventos, chuvas, bateu ali mas a casa ficou porque está colocada sobre o alicerce. A rocha eterna, que é o Senhor.


No texto do alicerce, temos que o alicerce é Jesus Cristo, a pedra angular. Agora: veja como você coloca em cima dela, porque depois de você colocar a pedra angular, a base, em cima você vai colocar alguma coisa e você tem que saber COMO colocar. Se colocar feno por cima do alicerce, madeira , palha, coisas do homem, aí, aquilo vai ser consumido. Se você colocar ouro (natureza de Deus), prata (aquilo que vem da redenção) e as pedras preciosas(as obras de Deus na sua vida) transformando você para refletir a glória Dele. Se você edificou assim com estes materiais, que vem de Deus, que é o que Josafá falou aqui, "eu nada posso", se você edifica com o que Deus te deu, aí a sua construção vai permanecer. É isto que Ele fala.


Vamos orar

Senhor, mais uma vez nós nos prostramos diante de ti, para ti adorar pela palavra que nos tem nos falado. Nós te agradecemos Senhor porque a tua benignidade dura para sempre. E nós te rendemos graça pela tua palavra que nos diz para não temermos que a peleja é tua Senhor. Oh! Deus. Que grande palavra que o Senhor nos dá. Que grande livramento o Senhor tem manifestado no nosso meio, livrando-nos dos nossos inimigos que têm sido desbaratados, confundidos. Oh! Deus glorifica mesmo o teu nome e nos ensine a ti adorar, a ti louvar. Que tu possas habitar realmente nos louvores do teu povo, louvores Santos. Ensina-nos a te adorar em espírito, em verdade, Senhor, porque Tu és digno. Nós não queremos olhar as dificuldades, as circunst6ancias, as forças dos nossos inimigos. Nossos olhos estão postos em ti. Enquanto nós oramos, enquanto nós estamos buscando a tua paz, envia a tua palavra. A tua palavra clara de direção para cada um dos teus filhos. E que cada um possa crer, que possa dar ouvidos à tua palavra. Nós precisamos de ti Senhor. Nós precisamos te ouvir. Para poder te obedecer. Fala conosco. Eis nos aqui Senhor. Nos precisamos de ti. Em nós não há força nenhuma. Nós não podemos nada de nós mesmo. Mas quando vemos na tua palavra, que a palavra de vitória já foi liberada para nós, então nós cremos e nós te adoramos, te bendizemos pela tua vitória sobre a morte, sobre o mundo e porque tu nos achastes aqui. Glorifica agora o teu nome na nossa vida, e que a tua vitória, e que a vida de ressurreição possa operar em cada um de nós aqui que estamos aqui, sobre a tua igreja nesta terra, sobre os teus filhos. Levanta o teu testemunho aqui nesta cidade. Em nome de Jesus nós te pedimos. ÁMEN

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