10 maio, 2008

Para haver milagres

Uma das coisas que se destaca de grande forma na bíblia é a enorme quantidade de milagres realizados por Deus, através dos seus servos e do seu Filho Jesus Cristo! Nós, como Cristãos, acreditamos piedosamente, que Deus pode fazer esses grandes milagres no nosso meio! Mas a pergunta levanta-se sempre! Se acreditamos porque não acontece? O que falta? Será a nossa fé? Será que Deus mudou? A igreja está fraca dizem alguns!
Penso que é mais equilibrado e saudável olharmos para a bíblia e procurarmos as respostas certas! Se é que neste caso existem respostas concretas!
Não existe dúvida em nós que um dos grandes ingredientes para que exista um milagre, uma acção sobrenatural de Deus, é a fé! Passaremos a enumerar vários versículos sobre o assunto!
• “E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Jesus, pois, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Tem ânimo, filho; perdoados são os teus pecados” (Mateus 9:2).
• “Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã” (Mateus 9:22)
• “Então lhes tocou os olhos, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé” (Mateus 9:29).
• “Então Jesus repreendeu ao demónio, o qual saiu de menino, que desde aquela hora ficou curado. Depois os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo? Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há-de passar; e nada vos será impossível” (Mateus 17:18-20)!
A argumentação da fé é verdadeira! A fé é necessária para a nossa vida cristã! “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6)! No entanto isolar os versículos, que falam sobre, do conteúdo geral da bíblia pode ser extremamente perigoso!
“Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7).
Jesus aponta neste texto outra base para pedirmos ao pai com a certeza de que ele fará o que pedirmos! Jesus não falou só da necessidade da fé para que o sobrenatural acontecesse! Jesus falou também da relação entre nós e a Palavra! Na medida em que Cristo e a sua palavra são o nosso interesse (o texto original aponta para uma questão de interesse), ao ponto de se enraizar em nós, então pediremos e será feito!
A questão levanta-se! E quando não acontece? Será que a relação entre nós, Cristo e a Sua palavra foi interrompida momentos antes de pedirmos? Será? Será que nós estamos ligados agora e desligados daqui pouco? Não será isto perigoso?
Jesus é o nosso exemplo! Ele colocou estas duas bases para a ocorrência do sobrenatural! Se alguém as cumpria era ele! Ele tinha no que pedia ao Pai! Ele sabia que pedia ao Pai e o Pai respondia! Ele tinha Fé! Nele estava, num estado perfeito, a palavra; pois Ele é a palavra! Assim temos a certeza de que tudo o que Jesus pede o Pai faz! Será assim? Foi assim?
E lá no jardim quando Jesus, em agonia, pediu ao Pai que o livrasse? Hebreus diz “O qual (Jesus) nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu” (Hebreus 5:7-8)! Jesus clamou ao pai por Livramento! “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice” (Mateus 26:39)! O texto de Hebreus revela que ele foi ouvido mas não aconteceu aquilo que era a sua vontade! A vontade do Pai prevaleceu! E agora? Não é a fé e a Palavra de Deus as bases para a ocorrência do sobrenatural? Não era Jesus um homem (ele era muito mais que um homem) de Fé? Não tinha Ele um relacionamento com a Palavra (Ele era a Palavra)?

Creio que hoje em dia vivemos dias de falta de Fé e de relacionamento com a Palavra de Deus, no entanto, mesmo que estivéssemos em dias de perfeito estado de Fé e de comunhão com a Palavra, creio que nem tudo o que pediríamos seria feito (acredito igualmente que aconteceria muito mais do que acontece hoje)! Creio que a expressão de Jesus coloca o ponto final sobre a ocorrência do sobrenatural! “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres” (Mateus 26:39). Acima da nossa fé e do nosso relacionamento com Deus e a Sua Palavra, está a Sua vontade! Posso ser um homem de Fé (Jesus era-o); posso conhecer a bíblia e relacionar-me com ela de uma forma perfeita (Jesus fazia-o); posso ter um relacionamento pessoal com Deus “perfeito” (Jesus tinha-o); no entanto nada me garante que tudo o que eu peça seja feito! Porquê? Por causa disto, “Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”! Dizer o contrário é afirmar que Jesus, naquele momento, não tinha fé; não se relacionava com a Palavra; não se relacionava com Deus! E isso sim era um absurdo!

Autor do Artigo;
Daniel Aurelio

Sem comentários: