09 maio, 2008

OS ANJOS

NO DEALBAR DO CRISTIANISMO
"A BÍBLIA DECLARA A REALIDADE DUM DEUS QUE CRIOU OS CÉUS E ATERRA E QUE ESTÁ ACTIVO NA HISTÓRIA A NOSSO FAVOR."
Antes da fundação da Igreja Cristã, Deus enviou uma criatura celestial de nome Gabriel ao sacerdote Zacarias, radicado num pequeno país do Médio Oriente, na altura integrado no Império Romano. O aludido anjo informá-lo-ia de coisas importantíssimas relativas sobretudo ao nascimento do precursor do Messias. Pouco tempo depois ele visitaria uma piedosa israelita, Maria comunicando-lhe que fora escolhida por Deus para ser mãe do Salvador da humanidade.
FACTOS PERMEADOS PELO MISTÉRIO DO MIRACULOSO
O Dr. Robert Dean acerca deste assunto: "Os acontecimentos descritos em Lucas 1:5 a 2:52 referem-se à vinda de Cristo. O nascimento e primeiros anos de Jesus são entrelaçados com o nascimento de João [Baptista]. A relação entre as missões de Jesus e de João constitui uma das principais preocupações destes primeiros capítulos. João é o último e o maior dos profetas, mas Jesus é o Messias prometido, o Filho de Deus e Salvador (...). O mistério do miraculoso permeia estes factos. Anjos entregaram mensagens. Nasceu um filho a um casal idoso, e uma virgem deu à luz um filho. Estas pessoas eram duma era pré-científica, mas sabiam tão bem como nós que o que aconteceu a Isabel foi extraordinário, senão mesmo impossível, e o que aconteceu a Maria foi miraculoso (...). Muitos dos milagres bíblicos surgiram em três períodos cruciais da história da redenção: a libertação do povo do Egipto sob a liderança de Moisés; os confrontos dos profetas Elias e Eliseu com a implantação do culto de Baal; e os acontecimentos relacionados com a vinda de Cristo e a proclamação do evangelho num mundo pagão."
Salienta ainda Dean: "A Bíblia declara a realidade dum Deus que criou os Céus e a Terra e que está activo na história a nosso favor. Qualquer pessoa que aceite esta revelação básica abriu a porta ao miraculoso. Algumas pessoas ofendem-se e envergonham-se com o elemento miraculoso no relato da [primeira] vinda de
Cristo muitos de nos ficaremos mais surpreendidos se acontecimentos deste significado cósmico não fossem acompanhados por sinais e maravilhas."
1 poderás falar ate ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão-de cumprir" (Lucas 1:11-20).
ANÚNCIO ANGELICAL DO NASCIMENTO DE JOÃO BAPTISTA
Narra o Evangelho segundo Lucas,2 escrito no início da Era Cristã por um médico e discípulo de Cristo (autor também de Actos dos Apóstolos), que no tempo de Herodes, o Grande, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, casado com Isabel, prima de Maria (Lc 1:36), mãe do Senhor Jesus. A esposa de Zacarias era estéril, não podendo consequentemente ter filhos, facto que lhe causava desgosto, como aliás à generalidade das mulheres hebraicas durante séculos. Isso era considerado desgraça em Israel (Gn 30:22-24); 1 Sm 1:6-11). A piedade, sinceridade e fé no Criador caracterizava o idoso casal. A Bíblia declara que Zacarias e Isabel eram "justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor" (Lucas 1:6). Trata-se de um elogio das Escrituras Sagradas a esses fiéis crentes.
Certo dia exercia Zacarias o sacerdócio no Lugar Santo do Templo, procedendo concretamente à queima do incenso, no respectivo altar, de acordo com a lei mosaica (Ex 30:7,8; Nm 16:40). Entretanto algo de sobrenatural sucedeu (a manifestação dum proeminente ser angélico), que deixou o sacerdote atónito e temeroso.
Vejamos o que diz a Sagrada Escritura: "E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, tornou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento. Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre da sua mãe; e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas, e eis que ficarás mudo, e não
O HOMEM NÃO ESTÁ SÓ NO UNIVERSO
No seu comentário à supracitada passagem das Escrituras, o teólogo R. Champlin assevera: "O Novo Testamento defende, por suas declarações, tanto a existência como o ministério dos anjos, bem como a validade das experiências místicas (...). É pronunciamento de ignorância aquele que declara que o homem está sozinho no Universo, ou aqueloutro que afirma que somente as manifestações visíveis e imediatas do Mundo físico representam realmente a realidade. Pelo contrário, a ciência ensina-nos que os sentidos humanos são extremamente limitados, e que até mesmo muitos animais irracionais possuem instrumentos de percepção que ultrapassam os cinco sentidos humanos. Portanto, é um erro supor que a realidade inteira deve estar necessariamente sujeita aos sentidos físicos ordinários do homem. É muito mais provável que a maior parte da realidade seja invisível, não podendo ser detectada por qualquer forma de percepção sensorial comum. As experiências místicas, a intuição e a razão podem todas transcender o mundo dos sentidos e obter informações transcendentais, ou, pelo menos, mais elevadas que qualquer informação dada meramente por intermédio dos sentidos físicos. A ciência dos séculos futuros provavelmente confirmará a validade dessas observações (...)."
Acrescenta Champlin: "Esta narrativa não indica que Zacarias tenha entrado em algum estado de êxtase, mas isso nem sempre sucede, quando da chegada dessas visitas. O anjo pôs-se ao lado do altar, que ficava defronte do véu, que dividia o santuário externo do Santo dos Santos. Esse altar fora confeccionado de madeira de acácia, tendo sido recoberto de folhas de ouro, materiais que simbolizam a incorrupção, conforme aprendemos no trecho de Êxodo 30:1-7 e 40:5,26. Esse altar, por conseguinte, simbolizava a aproximação maior que alguém podia ter com Deus, naquela época, exceptuando o caso do sumo sacerdote que, uma vez por ano, podia entrar no Santo dos Santos. Naquele lugar de pureza e revelação, pois, por meio de um intermediário angelical, Deus transmitiu a Sua mensagem a Zacarias. Em Cristo, todos os crentes estão postados no Santo dos Santos, e a transmissão de Suas mensagens pode ser feita directamente às almas; mas é mister que alguém se encontre no lugar de pureza e revelação, porquanto é justamente nesse ponto particular que houve o rompimento da comunhão entre Deus e a alma do pecador. No caso em foco, é evidente que o anjo foi Gabriel, segundo se lê em Lucas 1:19. Podemos considerar facto significativo que esse mesmo anjo, cerca de 500 anos antes, aparecera a Daniel e lhe comunicara a mensagem do advento do Messias."3
O texto bíblico de S. Lucas 1:11 a 20 refere a proclamação celestial da natividade de João Baptista, personalidade que prepararia o caminho de Cristo, o Messias prometido (Mt 11:10; Mc 1:2; Lc 1:76; 7:27). E como o anjo advertira, Zacarias ficou mudo, só recobrando a fala após o nascimento do filho (Lc 1:21-25, 57-66).
Reza ainda o Evangelho de Lucas, no capítulo 1 e versículos 21 a 25: "E o povo estava esperando a Zacarias, e maravilhava-se de que tanto se demorasse no ;emplo. E, saindo dele, não lhes podia falar; e entenderam que tinha visto alguma visão no templo. E falava por acenos, e ficou mudo. E sucedeu que, terminados os dias do seu ministério, voltou para sua casa. E depois daqueles dias Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens."
Efectivamente, como aludimos neste trabalho, a esposa de Zacarias sentia profundo desgosto em não ter filho algum, mas agora que estava grávida podia exultar e exclamar: "Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer a minha humilhação perante o povo" (Lucas 1:25 - NVI).
A fim de não tornar demasiado extenso este artigo, ficamos por aqui. Se Deus permitir, no próximo número enfatizaremos aspectos do carácter e da personalidade de João Baptista, mencionados pelo anjo na sua aparição a Zacarias. Isso, obviamente, sem deixarmos de acrescentar algo mais acerca dos pais do precursor do Messias.
1 DEAN, Robert; Comentário Bíblico (Lucas). Ia Edição: 1984. Núcleo,
Portugal, pp. 21-22.
: O conhecido erudito francês Ernesto Renan (1823-1892) afirmou ser o Evangelho de Lucas "o mais belo livro que jamais foi escrito" (citado em O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, de R. Champlin, Vol
2,p. 1).
3 CHAMPLIN, Russell;. O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. Vol. 2,1» Edição: 1980. MILENIUM, S.P., Brasil, p. 9.
Autor do Artigo;
Fernando Martinez

Sem comentários: