16 maio, 2008

O MINISTÉRIO DA MÚSICA NA RELIGIÃO

: EDAÇOS (DUMA BIOGRAFIA) - "De descendência inglesa, nascido em Lisboa, em 7 de Dezembro de 1849, mas que mais tarde optou pela cidadania britânica. Associou-se ao grupo chamado Baptistas Livres. O seu nome é Henry Maxwell Wright." (1)
Este grande hino logo foi ao Brasil pela primeira vez a convite de J. L. F.
Braga, crente brasileiro que vivia na cidade do Porto. Temos conhecimento que por mais mais 5Q anos H .M . wright foi um dos mais o porosos servos de Deus entre os povos que falam a língua portuguesa. Não lhe escapou a Ilha da Madeira e o Arquipélago dos Açores. Gostaria de apontar que Wright esteve convencido de que Deus o queria como missionário na China, porém iniciou o seu trabalho em Portugal ao verificar a falta de obreiros para pregar o Evangelho entre os que falam a Língua de Camões.
Ainda, este extraordinário pregador esteve várias vezes nos Estados Unidos anunciando o Evangelho de Jesus entre as colónias portuguesas. Experimentaria também, no Brasil, a infelicidade do cárcere, quando sob a acusação de inimigo da «religião oficial" ali foi parar, pois era poderoso pregador e após as suas mensagens aconteciam muitas conversões. De registar que no ano de 1905, depois de e a esposa, Ellen, terem estabelecido a sua residência e sede de trabalho na cidade do Porto, construíram, na capital nortenha, o salão evangélico da A.C.M. - Associação Cristã da Mocidade.
H. M. Wright era possuidor duma bonita voz, pelo que não hesitava em cantar a solo nas suas reuniões evangelistas. Crê-se que foi ele o iniciador do uso dos "corinhos", no Brasil, forma de música ainda entre nós no culto ao Senhor. Deixai-me ainda dizer que Wright foi o autor ou tradutor de cerca de 200 hinos entre os quais alguns "corinhos". O seu nome de autor aparece em livros de cânticos tais como "Salmos e Hinos", "In Memoriam", "Cantor Cristão", "Cânticos de Alegria", "Harpa Cristã".
Este pregador do Evangelho, também cantor, também hino logo, "era uma figura respeitável, de estatura elevada, voz cheia e harmoniosa, maneiras afáveis, unção de Deus, pregador que lia os hinos antes de fazê-los cantar, de maneira muito expressiva, ressaltando o conteúdo do texto e tomando-o como tópico para o sermão. Distinguia-se no cântico dos hinos pela expressão que sabia dar à letra."
(2) Wright está sepultado no Cemitério Britânico do Porto, pois faleceu nessa cidade, no dia 23 de Janeiro de 1931, esse reconhecido homem de Deus.
Na sua actividade evangelística era observado de perto, pois de alguma maneira Wright foi controverso (naqueles tempos) em algumas atitudes suas, como por exemplo "foi o primeiro evangelista que se abalançou a fazer conferências evangélicas em teatros, no Rio de Janeiro... contra a opinião de alguns crentes conservadores, mas que atingiram pessoas que de algum modo entrariam na Casa de Oração dos 'Bíblias', e, entretanto, lá no teatro ouviram o Evangelho e converteram--se"
.(3) Quando Wright fez a sua primeira viagem ao Brasil, diz-nos Eduardo Moreira, nas suas conferências evangelistas fez "introduzir métos que dos de evangelização que ainda ali não estavam em uso, tais como, por exemplo, o apelo à decisão imediata para Cristo, ao fim da pregação." (4)
Aqui ficam os números de alguns hinos deste extraordinário pastor, e não só, que podereis encontrar no Cânticos de Alegria: n.os 19, "A Ti ó Deus Fiel"; 39, "Alvo Mais que a Neve"; 60, "Exultação do Crente"; 46, "Um Pendão Real"; 189, "Glória ao Salvador".
Entusiasmado fiquei quando, ao ler Wright, verifiquei que este homem de Deus, em finais do século passado e princípios deste podia ser tão ousado. Além de tudo quanto temos afirmado, sabemos que eie se impressionou muito nas campanhas do grande evangelista D. L. Moody, na Inglaterra. As pregações do "evangelista do século" tocaram-no de tal modo que deixou a sua profissão, em 1875, para se dedicar exclusivamente ao trabalho da evangelização. Era comum ver Wright pregando ao ar livre na Inglaterra ou na Escócia, ou a ensinar meninos da rua numa escola nocturna. Foi incansável este pastor -cantor que Lisboa teve o privilégio de acolher no dia do seu nascimento.
Temos dedicado esta Página à música, e vamos continuar, no entanto a apresentação deste número foi diferente. Precisamos de orar para que Deus continue a aumentar o número de autores de hinos, cujas letras e músicas sejam conforme a Igreja onde vivemos e dentro dos nossos contornos culturais. A música tem o devido lugar no culto ao Senhor. Homens como Henry Maxwell Wright merecem ser mencionados, lembrados, na coluna dum Jornal, na página duma Revista. Não olhando a denominações, salientámos com prazer a personalidade desse grande vulto da música evangélica que foi H. M. Wright, e que tanto amor dedicou aos povos de língua portuguesa.

Autor do Artigo .
Torcado Lopes

Sem comentários: