12 maio, 2008

O EVANGELISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Hoje em dia é (quase) indispensável usar as novas tecnologias para comunicar. Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) durante o ano de 2006 foram enviados 12,5 mil milhões de SMS, duplicando o número face ao ano anterior.
NÃO EXISTE UM MEIO FORMATADO PARA DIVULGAR A MENSAGEM DO CRIADOR.
PODEMOS CUMPRIR O "IDE" DE JESUS USANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS.
Registou-se também 1,6 milhões de assinantes de internet e a tecnologia ADSL esteve em franco crescimento com 912 mil assinantes. Por outro lado, a comunicação escrita por carta decresceu em grande escala.
Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas que comunicam com a Rádio Transmundial de Portugal (RTM) ainda preferem a carta, fruto dos programas transmitidos em FM.
Claro que os e-mails são em grande quantidade, até de além fronteiras, porque é um meio rápido de fazer chegar a mensagem. Mas quando se trata de ouvintes sem acesso à Net, a carta é sempre o habitual recurso para fazer chegar até nós uma mensagem de encorajamento ou até mesmo um pedido de oração.
HISTÓRIAS REAIS
Há dias eu falava ao telefone com um ouvinte de Vila Nova de Gaia, que me dizia estar muito satisfeito por ter conseguido aprender a "lidar" com o computador. Desta forma ele poderia ouvir e ler estudos bíblicos a qualquer hora e nunca perdia os seus programas favoritos.
Uma das experiências internacionais que temos leva-nos até a uma plataforma petrolífera ao largo de Angola, onde um ouvinte fica maravilhado por assistir a programas evangélicos, em Português, pela internet.
Um outro caso, mais recente, é o de um ouvinte português, que está no Bahrein - um pequeno estado insular do Golfo Pérsico - e que desta forma não perde o contacto com a língua de Camões, porque pela internet assiste aos programas da RTM.
Por cá, temos centenas de testemunhos, quer por carta, e-mail ou telefone "made in Portugal".
MÉTODOS VS MENSAGEM

Muito mais havia para acrescentar, até mesmo dados estatístico serelatos de vidas transforma das pela mensagem de Cristo, ao ser transmitida em novos formatos.
Não existe um meio formatado para divulgar a mensagem do Criador. O próprio Jesus usou vários locais e diversas situações para deixar os Seus ensinamentos. Claro que naquele tempo, Jesus tinha "apenas" a Sua voz, a forma de agir e usava ilustrações para falar à multidão. No entanto nunca deixou de visitar vários locais... "e percorria as cidades e aldeias, ensinando..."1
Ora aqui está um bom exemplo do "esforço" que o Mestre fez para cumprir a Sua missão.
E nós, que hoje podemos chegar a qualquer parte do mundo em segundos? Será que vamos aproveitar o que a tecnologia nos oferece para transmitir o amor de Deus aos outros?... Se o fizermos, estaremos na linha da frente da comunicação.
Numa altura em que as pessoas falam tanto em paz e tranquilidade, a Bíblia tem a mensagem certa para o ser humano. Os novos meios de comunicação estão à nossa disposição e à distância de um click ou de um apertar de botão.
Reforço a ideia de que podemos cumprir o "Ide"2 de Jesus usando as Novas Tecnologias. Porque, digo eu, se Jesus ainda estivesse entre nós, como homem, provavelmente já teria feito um blog.
Autor do Artigo ;
Levi Simões

Sem comentários: