23 maio, 2008

O caminho que conduz a Deus

Jacob, neto do patriarca Abraão, fugindo à cólera de seu irmão gémeo Esaú, que ele esbulhara astuciosamente do seu direito de primo - genitura, chegou a um deserto, onde adormeceu, tendo uma pedra como travesseiro. Viu então em sonhos uma escada posta sobre a Terra, a qual ia até ao Céu e pela qual os anjos subiam e desciam. E o Senhor, firmado no topo da escada, renovou a promessa das bênçãos do pacto feito com Abraão. Não tentemos justificar Jacob pelo seu acto de traição. Mas podemos
Existe, entre o Céu e a Terra, um Caminho aberto para cada um de nós.
Aprender a profunda e proveitosa lição de que se Deus pôde produzir um homem santo com tais imperfeições, também pode tomar a nossa vida com todos os seus pecados e falhas e usá-la para Sua glória. Deus tinha um plano maravilhoso para Jacob, assim como tem um plano para cada um de nos .
A cena ca escada, por onde os anjos desciam, é lembrada ::■ Jesus quando disse: 'Na .-'cace. na verdade .:= que daqui em diante .-vereis o céu aberto e anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do Homem" (Jo 1:51). Jesus queria dizer que Ele mesmo era o meio de acesso entre o Céu e a Terra, pois é o único Caminho que conduz a Deus. A escada que Jacob viu no sonho representava Jesus ligando o Céu com a Terra. A visão que o filho de Isaac teve em Betei seria ultrapassada quando os discípulos vissem no Filho do Homem aquele a quem o Céu seria aberto (cons. Mt 3:16) e aquele que, na qualidade de Mediador, liga o Céu à Terra.
Dizia-se que Mozart, um dos maiores mestres de arte musical, atraía os anjos à Terra. E que Beethoven, um dos maiores génios da música sinfónica, elevava os mortais. Jesus Cristo faz ambas as coisas! Ele é o Caminho de Deus até ao homem e o Caminho do homem até Deus; a verdadeira escada de Jacob entre o Céu e a Terra! Deus que das alturas desceu, para que os homens possam subir!
Existe, entre o Céu e a Terra, um Caminho aberto para cada um de nós. Jesus disse certo dia aos Seus discípulos: "Vós sabeis para onde vou, e conheceis o Caminho". Tomé, o pessimista, retrucou: "Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como poderemos saber o caminho?" E Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida" (Jo 14:6). E acrescentou: "Ninguém vem ao Pai senão por mim". Há muitas religiões no mundo. Elas são caminhos diferentes, criados pelos homens na sua ânsia de chegar a Deus. Andaram às apalpadelas, no meio das trevas, e não chegaram ao conhecimento de Deus. Nunca homem algum falou como Jesus Cristo: nem Buda, nem Confúcio, nem Zoroastro, nem Maomé, nem qualquer outro guia religioso. Nenhum mestre em religião, do passado ou do presente, jamais poderá dizer: "Eu sou o Caminho que conduz a Deus"!
Jesus, o Mestre vindo de Deus, não é somente o Guia, q .Legislador, o Messias. Não! É o Caminho — não um entre muitos — mas o único Caminho que nos leva directamente a Deus. Mediante a expiação na cruz, Ele abriu o caminho que conduz à árvore da vida, o qual ficou obstruído desde a queda de Adão e Eva. Jesus Cristo é a escada de ascensão a Deus.
Jesus é a Verdade, isto é. toda a essência da religião verdadeira, que o entendimento humano exige. Ele é a Verdade, que satisfaz a toda a aspiração da mente humana. Jesus é a Vida. O homem morto pelo pecado, mediante a fé em Jesus, alcança a vida eterna. Ele é também a fonte da vida espiritual e da santidade do crente. E é Ele ainda a garantia da ressurreição do mesmo. Quem crê em Cristo tem a vida eterna. Para a salvação eterna do homem, de nada lhe servirá ser inteligente, ilustrado, rico, poderoso, caridoso, zeloso em matéria religiosa, se não se aproximar de Deus pela mediação de Jesus Cristo. Não há senão um juiz de paz entre a Terra e o Céu: o Filho de Deus crucificado e ressuscitado. Quem entrar pela porta que Ele abriu, será salvo. Aquele, porém, que se recusar a entrar por essa porta, não achará outro caminho, nem outra esperança.
O apóstolo Pedro não tinha dúvida alguma quanto ao facto de que só em Jesus, o Filho de Deus, há salvação. E, perante o Sinédrio, pronunciou a seguinte frase lapidar: "Em nenhum outro há salvação, porque também, debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos" (At
4:12). A época em que estas palavras foram pronunciadas já passou há muitos séculos. O mundo é hoje outro, mas o coração dos homens e a verdade de Deus não mudaram. Portanto, a indesmentível afirmação do apóstolo continua a ter o mesmo valor. São palavras dum homem inspirado pelo Espírito Santo.
Leitor amigo: Se este meu artigo contribuir para fazer amar mais Aquele que tudo nos deu: se ele ajudar alguém a arrepender-se. a depor todo o seu passado sob o sangue de Cristo, que purifica de todo o pecado, e a receber o Seu perdão, então este meu humilde testemunho terá atingido o seu objectivo. Glória ao Salvador!

Autor do Artigo:
FRANCISCO M. FERREIRA

Sem comentários: