09 maio, 2008

A importaria das pessoas na Retaguarda

O TRABALHO DOS BASTIDORES
A EDIFICAÇÃO DA IGREJA É FEITA ATRAVÉS DUM CORPO, BEM AJUSTADO E COM AUXÍLIO DE TODAS AS JUNTAS
Quando observamos a história da obra de Deus, verificamos que sempre existirei aquelas pessoas de vanguarda. Eles são os chamados "pioneiros", os líderes, os que presidem e guiam o rebanho, mas simultaneamente, temos os elementos que ficar atrás, os que fazem o importante suporte na retaguarda.
Assim, os líderes são os que estão na frente, que presidem. Cabe-lhes a responsabilidade de doutrinar a igreja, orientar a sua administração e cuidar das pessoas, como o pastor cuida do seu rebanho. São esses mesmos homens que Deus usa para trazer bênção, edificação e crescimento à Sua obra.
Todos nós recordamos na nossa carreira da fé alguns nomes desses valentes e corajosos homens da vanguarda, que nos ensinaram e nos estimularam a caminhar fielmente nos trilhos de Deus.
PAULO E OS SEUS COLABORADORES
Paulo distingue-se nas páginas sagradas como um gigante espiritual. Destaca-se como um vaso que foi escolhido e capacitado por Jesus para semear a Palavra de Deus e promover a edificação de igrejas bíblicas entre os povos. Porém, em muitas e variadas situações, Paulo teve que avançar para outras cidades e regiões. Algumas vezes, de forma repentina e inesperada, ele mudava de campo porque se levantavam contra ele perseguições, motivadas por um ódio que Satanás semeava nos corações do povo, contra esse pioneiro do cristianismo no mundo gentio.
O líder precisava ser poupado e bem protegido. Paulo era alvo de constantes ciladas e planos de morte. Era l um homem que, como diziam "não convinha que vivesse"1. Mas devemos interrogar: O que seria dessas novas igrejas se Paulo não tivesse homens de confiança para ficarem atrás, a confirmarem os crentes e os novos convertidos? O que sucederia se não existissem pessoas maduras que ajudassem os outros a manterem-se firmes na fé e nos princípios doutrinários que receberam de Paulo, o pioneiro e seu líder?
Escolhi um texto bíblico, que é repetido diversas vezes tanto no livro dos Actos dos Apóstolos como nas cartas às igrejas. Este confirma a importância de pessoas que ficavam na retaguarda, quando Paulo saía forçado e de modo inesperado. Diz o texto: "Os irmãos mandaram Paulo para Atenas, mas: Silas e Timóteo ficaram ali"3
Por exemplo, dois colaboradores ficaram em Bereia na sua ausência. Eles ajudaram a igreja a permanecei na fé e a enfrentar aquela terrível oposição e tempestade espiritual que podia abalar e destruir a fé daqueles crentes, recém-convertidos. Foi graças ao ministério acção desses homens que ficaram atrás, que a igreja manteve firme e permaneceu.

LÍDERES E COOPERADORES
Damos graças a Deus pelo ministério dos pioneiros que nas várias igrejas e circunstâncias adversas ministraram, e ainda hoje ministram, a sã doutrina com toda a pureza e fidelidade.
Foi graças ao seu ministério que as igrejas nasceram, cresceram e se mantêm até hoje. Nunca é demais recordar a sua audácia, a sua entrega, a sua fidelidade bíblica, a sua coragem e, até sacrifícios.
Porém, é muito justo recordar homens e mulheres que, nas diversas igrejas, ficaram nos bastidores, cujos nomes são esquecidos ou muito pouco recordados. No entanto, eles estão na base de parte do sucesso das igrejas onde serviram.
Refiro-me a esposas de pastores, anciãos, diáconos e professores da Escola Dominical. Falo de visitadores que deram ânimo aos aflitos, nos hospitais, nas prisões. Crentes que se dedicaram à música e ao canto. Todos esses estiveram na sombra, mas ajudaram a consolidar a Obra de Deus. Esses, que são considerados leigos, mas cujo valor na Obra de Deus é muito valioso, embora às vezes pouco visto e apreciado pelos homens.
A edificação da igreja é feita através dum corpo, bem ajustado e com auxílio de todas as juntas4. Os lugares de trás, são tão dignos como os da frente, quando ocupados com humildade5.
Os que estão atrás, não devem cobiçar nunca a Liderança, nem atrair a si mesmos membrasia da Igreja6. Antes, devem honrar e respeitar sempre quem preside, seja na sua presença ou não. É certo que os lugares da frente possuem muitos pretendentes. Só desejamos ter na frente os que Deus põe na frente, o que sucede de forma natural e não forçada. Exortamos que ninguém busque o lugar da liderança, se tal não foi eleito por Jesus7.
Quem está na liderança, por outro lado, não deve esquecer o valor, a necessidade e importância dos que estão atrás de si.
COOPERAÇÃO E FIDELIDADE
Em suma, precisamos de muitos homens como Paulo. Homens que estejam na vanguarda, pregando e ensinando com toda a lealdade e firmeza à doutrina. Mas continuamos a necessitar muito e constantemente que a cidade tem água. É preciso cooperarmos. A cooperação não é apenas um sentimento bíblico e bom, mas sim uma grande necessidade na igreja.
Os lugares de trás foram no passado, serão hoje e sempre, muito importantes na Obra de Deus. Gente fiel na liderança juntamente com gente fiel na retaguarda, farão a igreja crescer, em qualquer lugar e circunstância.
Autor do Artigo;
Manuel da Silva Moutinho
(Pastor evangélico)

Sem comentários: