12 maio, 2008

Homenagem As Mães

UM DIA PARA TODOS OS DIAS.
REGOZIJE-SE AQUELE QUE TE GEROU."
Depois de algumas tentativas frustradas, Ann Jarvis consegue, a 10 de Maio de 1910, homenagear todas as mães numa cerimónia da sua igreja. Depois disto, muitas pessoas começaram a fazer o mesmo, pelo que o governo, apercebendo-se do que estava a acontecer, tornou oficial o dia da mãe.
Fazer esta homenagem às nossas mães é uma cortesia e simpatia por parte dos filhos. Contudo, só um dia não chega para tanta gratidão que deve pairar sobre o coração de quem é filho. É certo que, também uma mãe, não espera o amor e carinho de um filho, só um dia no ano.
Criando um paralelismo com a relação pai - filho, os filhos de hoje estão fazendo exactamente como o mundo faz com Jesus, pois celebram o Seu nascimento no Natal, a Sua morte e ressurreição na Páscoa, mas esquecem-no durante todo o ano.
É interessante relembrar duas histórias que falam da preocupação e do amor de duas mães. Seus filhos eram soldados. Um deles teve um grande acidente, ficou internado no hospital sem ouvir nem ver.
Ao chegar sua mãe o acariciou e, imediatamente, seu filho a reconheceu, dizendo: "Mãe, muito obrigado por teres vindo..."
O outro soldado, havia já algum tempo que não dava notícias à sua mãe. Então, angustiada, escreveu ao presidente Lincon dos Estados Unidos da América, pedindo notícias do seu filho.
O presidente informado de quem se tratava, mandou chamar esse soldado à sua presença. Depois de lhe dar severa repreensão, obrigou-o ali mesmo a escrever à sua mãe e exigiu que lhe escrevesse uma vez por mês, pelo menos.
Ninguém deve ignorar que os filhos que nós somos hoje, serão os filhos que nós teremos amanhã! Os filhos não devem exigir demasiado das mães, pois são pessoas com falhas, como todas as outras. Devem, sim, perdoar, tal como elas perdoam, vezes sem conta. "Não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer..."1
Existem, a princípio, três razões pelas quais se deve estimar muito a nossa mãe. A primeira, porque é uma ordem divina, "Honra teu pai e tua mãe..."1; a segunda, por ser um dever imposto pela consciência, uma dívida que nunca conseguiremos saldar; e a terceira, porque os filhos que somos hoje, serão os que teremos amanhã.
Tal como a mãe, os pais também têm um papel fundamental na educação dos filhos. A melhor e mais importante tarefa que um pai deve ter é amar a mãe de seus filhos, oferecendo-lhes uma infância feliz.
Também os filhos, em resposta a uma vida dedicada a eles próprios, devem dar uma velhice de estima e carinho a seus pais. É o maior presente que um filho pode dar aos pais. "Regozije-se aquele que te gerou."3
Autor do Artigo;
Manuel da Silva Moutinho
Pastor evangélico

Sem comentários: