17 maio, 2008

Como nós.

Ele esteve entre nós.

Um homem, um jardim, um momento de agonia. No intervalo entre a traição de um amigo e a cobardia de outros, prestes a enfrentar a mais terrível das mortes, o sofrimento físico da "prova final" que se adivinha acelera o ritmo cardíaco.
Na oração o gotejar de palavras misturam o desejo de obediência ao Pai com a ansiedade humana natural. O suor intenso expressa a pressão, perante a morte imerecida mas voluntária. As emoções aglutinam-se, terminando naquele episódio de depressão, único na infinita história do Filho de Deus.'
Ele esteve entre nós. Verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. No meio deste mistério, Jesus sujeitou-se a tudo aquilo que o ser humano passa. Foi educado pelos seus pais, teve amigos, passou pela dor da separação perante a morte de alguém chegado, teve fome, sede, sentiu-se cansado. Partilhou da alegria de uma festa de casamento, aconselhou, aceitou a hospitalidade de amigos. A sua vida teve de tudo um pouco, como a nossa.
Mas, no culminar da Sua tarefa na terra, passou pelos momentos de maior sofrimento. "Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo."1 Como homem, Ele depende do Pai e precisa dos outros.
No meio da agonia, aprendemos tanto com Jesus! Primeiro que tudo, Ele sabe o que é estar em angústia extrema. Ele compreende quando alguém desgastado enfrenta situações aflitivas, mesmo que naturalmente inerentes à vida humana.
Depois, vemos a Sua reacção. Quando a pressão se transforma em depressão, Jesus não fica inerte, nem paralisado pela dificuldade. Ele revela aquilo que cada um de nós precisa fazer prioritariamente nessas alturas: ir aos pés do Pai. É nos momentos de íntima comunhão que entregamos tudo o que somos a Deus, incluindo a dor, o sofrimento, a incerteza. Quem nos poderá dar a paz, a segurança, a cura interior eficazes? Deus pode operar. O próprio Espírito de Deus ajuda-nos quando oramos e intercede por nós.
Finalmente, Jesus solicita a solidariedade dos seus amigos nesta fase difícil. Antes de apontar o dedo aos discípulos pela sua indiferença, talvez cada um de nós precise olhar para dentro. É necessário verificarmos se, perante a demanda das necessidades alheias, temos sido solidários, em amor cristão. Podemos não ter formação específica para resolver as situações, mas é-nos possível orar e procurar auxílio junto das nossas lideranças e pessoas credenciadas para tal. Isso é mais que "cumprir uma obrigação". Isso é ser igreja.
Se nós próprios enfrentamos depressões, procuremos também apoio, sem complexos nem vergonha. Afinal, Jesus fez o mesmo. Uma ajuda apropriada pode servir de veículo da acção de Deus em nós, mas não caiamos no erro de fazer dos outros "muletas" - quer sejam pastores, amigos ou psicólogos.

Na pressão ou depressão, entreguemos tudo a Deus, levemos as cargas uns dos outros e lembremo-nos que Jesus nos compreende.
"Por isso, era necessário que Jesus fosse em tudo semelhante aos seus irmãos, e que por consequência pudesse ser nosso fiel supremo sacerdote, cheio de compaixão." (Hebreus 2:17a - 0 Livro). II

Autor do Artigo :
ANA RAMALHO

Sem comentários: