14 maio, 2008

Certificado de Crianças

Investimento nas crianças é um ministério que leva tempo para ver fruto
Desde Dezembro de 1990 tenho tido o privilégio de trabalhar com crianças em Portugal. A minha experiência antes desta altura, a maioria nos EUA, foi limitada ao hk cuidado e ensino dos nossos dois filhos, Benjamin e Daniel, e talvez três anos como professora na Escola Dominical.
Tinha passado mais tempo a ministrar aos jovens, mas em Dezembro de 1990 Deus abriu as portas para levar uma equipa de alunos do Monte Esperança a um orfanato. Naquela tarde apresentámos um programa de Natal a um grupo de 60 rapazes, e fiquei cativada. Foi apresentado um convite para continuar durante uma semana, e aceitei-o imediatamente, apesar da minha falta de experiência para enfrentar o desafio. No entanto, a fidelidade de Deus é mais notória na nossa fraqueza, e a glorificação do Seu nome torna-se mais expressiva quando dependemos mais d'Ele em detrimento das nossas próprias capacidades. Desde aquela altura Ele abriu outras portas, e mais alunos acompanharam-me para ministrar em escolas primárias e jardins de infância, bem como num bairro de imigrantes onde posteriormente uma igreja evangélica foi estabelecida. Continuamos a receber cada vez mais pedidos de ajuda - parece que mesmo os não crentes reconhecem que apenas Deus pode guiar e resolver problemas que a família enfrente hoje em dia. Porque é tão relevante investir nas crianças? Será que são mais importantes do que os adultos? Eis quatro razões que me impulsionam a perseverar neste trabalho:
Bíblia ensina-nos que são preciosas para Deus, e são elogiadas passagens como Lucas 18:15-17. Jesus amava as crianças, e usava-as para ilustrar os seus ensinos, provavelmente devido às suas características como humildade, simplicidade, fé e perdão. Mas Ele mostrou a possibilidade de todos nós nos tornarmos como estes "pequeninos" se adoptarmos atitudes semelhantes. Uma das passagens preferidas que uso quando trabalho com crianças tanto em Portugal como em Angola (começámos a ministrar lá em 2005) é Mateus 10:29 e 30 onde Jesus diz que nenhum pássaro cai na terra sem o conhecimento do Pai, e assegura ao povo que as pessoas são muito mais importantes do que os pássaros; até os cabelos da cabeça são numerados. Esta passagem fala-nos de todos, e neste grupo estão inseridas as crianças. Elas são preciosas para Deus.
2. É mais fácil criar do que restaurar. Tal como uma árvore que nos primeiros anos é mais flexível e moldável, uma criança aprende e absorve mais facilmente do que um adulto. Deuteronómio 11:19 aconselha-nos a ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos enquanto sentados em casa, andando pelo caminho, ao deitar-nos e ao levantar – nos .Todos os pais sabem quão rápido passam estes primeiros anos; é de suma importância aproveitar bem o tempo que temos, para que quando chegarem à idade de plena consciência do bem e do mal, tenham estrutura espiritual para tomarem as decisões certas.
3. Com as mudanças na sociedade nos anos mais recentes, as pessoas começam a enfrentar desafios cada vez mais cedo. O ensino bíblico, exemplo carinhoso e consistente de cristãos, vão oferecer à criança um nível de protecção mais alto do que o normal. Mesmo que a criança sofra as consequências destes desafios, está capacitada a reagir espiritualmente antes que o problema se torne mais complexo. Constatámos esta realidade aquando do nosso trabalho num orfanato.
4. É um investimento na família inteira. O profeta diz-nos que "...um menino pequeno os conduzirá" (Isaías 6:11). No princípio do nosso ministério entre as crianças num bairro de imigrantes perto do Monte Esperança, tivemos um programa semanal ao ar livre quer estivesse bom ou mau tempo. Foi vantajoso pois fomos observados pelas famílias das crianças, as quais assistiam às lições bíblicas. Por isso, quando começámos a oferecer actividades para adultos, a equipa e a mensagem já eram conhecidas e tínhamos alcançado certo nível de confiança entre os moradores do bairro. As crianças começaram tomar decisões para seguir Cristo, e os seus familiares também, o que obviamente foi benéfico para as crianças.
Existem muitas outras razões porque quero continuar i investir em crianças. Os seus nomes são Abilios, j Patrícias, Dinas, Ângelas, Cláudios, Doras, "Formiga" ] Sandros... a lista de vidas tocadas por Deus não tem j fim!
Investimento nas crianças é um ministério que leva tempo para ver fruto. Exige muita paciência ej persistência da nossa parte. Por isso, muitas pessoas ficam desanimadas quando parece que não haja resultados dos seus esforços. Mas é verdade um ditado da minha avó, "Apenas Deus pode contar as maçãs j numa só semente." Em retrospectiva posso dizer que Deus sempre temi sido fiel. Vale a pena investir nas crianças. Se Deus continuar a abrir portas, quero continuar tanto em Portugal como em Angola.
Autor do Artigo;
Elisabeth Osland

Sem comentários: