09 maio, 2008

BONIFES ADOYO e PETER KUZMIC

MAIS DUAS CARAS DO CONGRESSO MUNDIAL
A Revista Novas de Alegria apresenta este mês o perfil de dois servos de Deus de releva internacional. Estes surgem no seguimento das biografias de alguns dos intervenientes do Congresso Mundial que decorre já no mês de Maio, entre os dias 23 e 25, no Pavilhão Atlântico - Lisboa.
BONIFES ADOYO
Bonifes Adoyo serve a Deus no Quénia, onde lidera uma das maiores igrejas pentecostais naquele país da África Oriental.
Adoyo foi consagrado pelo Ministério "Cristo é a Resposta" em 2004. Antes dessa data servia em diferentes ministérios na igreja Pentecostal de Nairobi, fundada em 1959, um ministério da Assembleia Pentecostal do Canadá.
É casado e tem duas filhas, actualmente dirige o Ministério "Cristo é a Resposta", designado pela sigla CITAM (em inglês), que era formalmente conhecido por Igreja Pentecostal de Nairobi, mas só em 2003 passou a designar-se por CITAM, registando desta forma a sua autonomia como entidade independente.
O CITAM surge da necessidade de estabelecer uma igreja multi-racial de língua inglesa, alicerçada na Palavra de Deus, visando criar impacto por meio de Jesus Cristo e através do poder transformador do Espírito Santo.
"Conhecer Deus e torna-lo conhecido através do evangelismo e discípulo" é a principal missão desta igreja queniana, que emprega cerca de 170 pessoas para aproximadamente 18 mil membros.
A equipa pastoral, cresceu de um pastor em 1988 para os actuais 27 pastores a tempo inteiro. Neste momento, o CITAM desenvolve projectos tão diferentes como uma estação de rádio, uma escola para crianças dos três aos 14 anos, um centro de apoio infantil que alberga órfãos e educa crianças de rua, e um serviço de "catering" que provê a alimentação das escolas e alguns departamentos da igreja.
Este servo de Deus estará a ministrar o seminário subordinado ao tema "Mantendo-se frutífero após o avivamento" durante o Congresso Mundial das Assembleias de Deus.
PETER KUZMIC
O tema "Missões Mundiais como um desafio de cooperação" será abordado pelo Pr. Peter Kuzmic em Maio, durante o Congresso Mundial.
Kuzmic é um dos principais estudiosos evangélicos da Europa de Leste, uma autoridade reconhecida internacionalmente pela sua resposta ao marxismo e ao contexto pós-comunista. É natural da Eslovénia Croácia, casado, tem três filhas e fala fluentemente vários idiomas.
Professor de Missões Mundiais e de Estudos Europeu no Seminário Teológico Gordon-Conwell, Kuzmic fd também o fundador e presidente do Seminário Teológica Evangélico em Zagreb/Osijek, Croácia, a primeiro faculdade de teologia evangélica da Europa de Leste i dos Balcãs com um programa de pós-graduação.
Já pastoreou duas igrejas, mas presentemente essa servir como presidente do Conselho Nacional Evangélico na Croácia e superintende as Assembleia de Deus naquele país.
Peter Kuzmic foi um dos membros fundadores da Comunhão Mundial das Assembleias Deus e WAGRA (Agência de Desenvolvimento e Assistência das Assembleias de Deus).
Em 1999, foi condecorado pelo Presidente croata e a pedido de Mikhail Gorbachev, em 2000, Kuzr moderou uma sessão plenária sobre "Pacificação Reconciliação - O Desafio Religioso". Autor de vário livros, é também um orador mundialmente reconhecido e muito solicitado.
Autor do Artigo,
novas de Alegria

Sem comentários: