11 maio, 2008

As teses de Lutero

"0 Verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus"
A palavra tese hoje é mais conhecida e mencionada quando se refere a trabalhos académicos apresentados no término de um curso de pós-graduação. Mas ele significa também a proposição que se expõe para, em caso de impugnação, ser defendida. A palavra vem do grego thésis, que significa literalmente o "acto de pôr" (Novo Dicionário da Língua Portuguesa).
É nesse sentido que se devem entender as famosas "95 Teses de Lutero", que o reformador alemão, aos 34 anos, afixou à porta da igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha, no dia 3 I de Outubro de 1517, dando início à denominada Reforma do Século XVI. Trata-se de uma colecção de 95 frases curtas, quase todas referentes às indulgências (meios pelos quais a Igreja Católica concedia remissão do castigo temporal).
Eis algumas das teses de Lutero:
"Quando o Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo disse: Fazei penitência, etc (Mateus 4:17), Ele quis que toda a vida dos fiéis fosse um só arrependimento" (tesen°l).
"0 papa não pode perdoar uma única culpa de pecado, senão declarar e confirmar que já foi perdoado por Deus" (tese n°6).
"Esta cizânia de se transformar a pena canónica em penas do purgatório aparentemente foi semeada quando os bispos se achavam dormindo" (tese n°l I).
"Pregam futilidades humanas quando afirmam que, tão logo a moeda soar, ao ser jogada na caixa, a alma eleva-se ao purgatório" (tese n°27).
"Serão eternamente condenados, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter a certeza da sua salvação mediante breves (rescritos papalinos que contêm uma decisão de carácter particular) de indulgências" (tese n°32).
"Todo e qualquer cristão verdadeiramente com pungido tem pleno perdão da pena e da culpa, o qual lhe pertence mesmo sem breve de indulgência" (tese n°36).
"Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa tivesse conhecimento das exações (cobranças rigorosas de dívidas ou de impostos) dos pregadores de indulgências, preferiria ver a catedral de São Pedro reduzida a cinzas a ser edificada com a pele, a carne e os ossos das suas ovelhas" (tese n°50).
"É vã a confiança de ser salvo mediante breves de indulgência, mesmo que o comissário papal, mesmo que o próprio papa empenhe a sua alma como garantia" (tese n°52).
"São inimigos da cruz de Cristo e do papa quantos, por causa da prédica de indulgências, mandam silenciar completamente a Palavra de Deus nas demais igrejas" (tese n°52).
"0 verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus" (tese n°62).
Autor do Artigo :
Novas de Alegria

Sem comentários: