12 maio, 2008

AS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PORTUGAL

O FLUIR DO ESPÍRITO SANTO NO FLUXO DAS MIGRAÇÕES
Pela graça de Deus as Assembleias de Deus em Portugal são o principal ramo evangélico que continua decidido a trazer à Nação portuguesa, e não só, o conhecimento da Palavra de Deus, da Pessoa de Jesus Cristo e o do Seu Evangelho no poder do Espírito Santo.
O ESPÍRITO SANTO ANTECIPA E PREPARA A IGREJA PARA ENFRENTAR AS GRANDES MUDANÇAS SOCIOLÓGICAS.
O avivamento pentecostal tendo tido o seu início por volta de 1906 nos Estados Unidos, chegou a Portugal relativamente pouco tempo depois, em 1913, depois de ter já eclodido no norte da Europa e daí ter passado ao Brasil, de onde chegou a Portugal pela via dos fluxos migratórios de portugueses em terras brasileiras.
O Espírito Santo antecipa e prepara a Igreja para enfrentar as grandes mudanças sociológicas, como é notório com o movimento da Reforma Protestante antes no despontar da modernidade, dos avivamentos de renovação espiritual antes da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, o despertamento missionário e o avivamento pentecostal no alvor da pós-modernidade e da globalização.
A mensagem de Jesus Cristo nunca conheceu fronteiras. Ela sempre teve um cunho universal. O propósito divino sempre foi que ela chegasse a todas as nações, a todos os povos, a todas as línguas e a todas as pessoas. Já a Abraão, nas fundações da nação de Israel, Deus disse de modo muito claro: "em ti serão benditas, todas as famílias da terra" (Génesis 12:3). O Criador dos céus e da terra nunca foi apenas o Deus de uma tribo, de um povo, de uma nação, de uma cultura ou de uma língua. Ele é o Deus de toda a humanidade, de todas as nações, de todos os povos, de todas as culturas e de todas as línguas. Ele é o único Senhor.
O plano estratégico de Jesus nunca deixou ninguém de fora. Ele sempre foi totalmente inclusivo e abrangente. Se alguém fica de fora não é por culpa de Deus, mas é porque a si mesmo se exclui. Aqueles que nunca ouviram falar de Jesus serão tratados por Ele de modo justo. O que nos deve importar a nós é o que fazemos com o que conhecimento que temos, e com as oportunidades que nos são concedidas para torná-10 cada vez mais conhecido. "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura." (Marcos 16:15)
Mesmo antes de deixar fisicamente este mundo e anunciando o Pentecostes que pouco tempo depois haveria de ter lugar, Jesus declarou: "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra." (Actos 1:8) No dia de Pentecostes estavam reunidos em Jerusalém "partos, medos e elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia; da Frigia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios" (Actos 2:9-11).
Hoje em dia, em tempos de globalização e multicultaridade, o Espírito Santo continua a soprar. É neste mover imprescindível para o cumprimento da Grande Comissão na nossa geração, que de 23 a 25 deste mês de Maio terá lugar o Congresso Mundial das Assembleias de Deus em Lisboa, no Parque das Nações.
Autor do Artigo ;
Samuel Pinheiro

Sem comentários: