28 abril, 2008

A VINDA DO SENHOR

vamos ler em Tiago cap. 5 1 ¶ Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. 2 As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas da traça. 3 O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias. 4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras e que por vós foi diminuído clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos Exércitos. 5 Deliciosamente, vivestes sobre a terra, e vos deleitastes, e cevastes o vosso coração, como num dia de matança. 6 Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu. 7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima. 9 Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta. 10 Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. 11 Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. 12 ¶ Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação. 13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 15 e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. 16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 19 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 20 saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Vamos orar.

Senhor, mais uma vez nós rogamos a tua benção sobre as nossas vidas. Rogamos que o Senhor venha aplicar a tua palavra na nossa vida, que o Senhor venha nos dar esse coração de fazer todas as coisas aguardando a tua vinda, a tua chegada. Oh Deus que estas chuvas, estas chuvas serôdias, estas últimas chuvas, que elas chovam sobre nós e façam produzir o fruto na nossa terra. Venha achar o nosso coração nesses dias do fim, conforme o Senhor deseja. Que o Senhor possa encontrar aqui na terra filhos teus, prontos para a tua chegada, aguardando e apressando o dia da tua vinda. Ajuda-nos Senhor. Fala conosco nessa manhã. Abençoa-nos, e ajuda-nos a continuar vivendo a nossa vida, mas sem perder de vista o dia que se aproxima. Dá-nos a tua graça nessa manhã, abençoa-nos, fala conosco. Te pedimos isto em nome de Jesus. Amém.

Nós temos estudado esta questão de salvação da alma, de uma vida que expressa verdadeiramente a nossa fé, em não fazer acepção de pessoas, em guardar-se do mundo, em ter uma sabedoria mansa, humilde e pacífica, em saber administrar as riquezas do nosso negócio diante de Deus. Agora, tudo isso tem um sentido ali na frente, mesmo quando a gente vê Tiago começando a carta dizendo que os irmãos deveriam se alegrar nas provações, sabendo que aquilo levaria a provação da fé, e a perseverança produziria neles uma obra perfeita uma obra completa. É claro que há algo à frente, como esse versículo de Jó diz, que vocês viram o fim que Deus deu a Jó. Aquela palavra também que o Luiz leu na carta de Pedro que é paralela a Tiago, o assunto mais ou menos o mesmo. 1 Pe 1 3 ¶ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Ele nos regenerou, significa a salvação do nosso espírito, no dia em que nós cremos. Significa o começo da obra de Deus na nossa vida. E depois desta regeneração Ele nos dá uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus. Eu estou lendo 1 Pe 1, 3 e agora o 4. Então você tem essa herança. Essa herança está reservada para você lá. Agora, para você tomar posse plena dessa herança, para você conquistar a terra que o Senhor te prometeu, que era o assunto que o Senhor havia colocado no meu coração a princípio, para estarmos estudando aqui nestes dias, a plenitude da terra que o Senhor tem para nós. Terra boa, larga espaçosa, onde mana leite e mel, mas para a gente chegar lá, tem que se humilhar. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará. Então, já temos uma herança que o Senhor reservou para nós e que está lá, esperando você tomar posse plena dela, e que pelo poder de Deus, reservada para você, e pelo poder de Deus sois guardados mediante a fé. Que fé? Aquela fé que Tiago está dizendo, que ela tem que operar alguma coisa, não apenas uma fé de falar.

É uma fé que vai produzir uma vida, que vai levar alguma coisa a aparecer em você. Aquela fé que é comprovada pelo seu procedimento, pelas obras que o Senhor preparou para que você andasse nela. Agora, para que? Para a salvação que está preparada para se revelar no último tempo. Este é o enfoque de toda esta questão de salvação de alma, de obra, de o que Deus fez na vida de Jó. É algo que está lá na frente como o Luiz disse, aquela porção dobrada, aquela primogenitura, algo que vai ser revelado à frente. Então a nossa regeneração, a nova vida que o nosso espírito recebeu quando nós cremos em Jesus, e para ele entregamos a nossa vida, é o começo. Mas tem algo à frente que nós não podemos perder de vista, se não realmente nós vamos ter dificuldade no nosso dia a dia, com a nossa língua, com os nossos negócios, com a acepção de pessoas, mas e você vê o que está a frente e esta palavra que regenerou, que já está implantada em você, ela é poderosa, como Tiago disse, para salvar a sua alma. E essa salvação da alma tem a ver com esta salvação que está preparada para se revelar no último tempo. Quando você é salvo no espírito, você já tem a vida eterna. Você tem toda a segurança. Você se tornou um filho de Deus. Para o inferno você nunca mais irá. A salvação do espírito depende tão somente de você crer em Jesus. É o que Paulo em todas as suas cartas, tanto fala.

Basta você crer em Jesus, e para o inferno você não irá. Mas a salvação do seu espírito, é apenas o começo da obra de Deus na sua vida e todo esse assunto de Tiago que nós estamos estudando, toda aquela situação que Jó passou, e tudo aquilo que nós passamos também, como cristãos neste mundo, tem a ver com esta questão da salvação da nossa alma. Essa salvação que está preparada para se revelar no último tempo. Esse é o assunto que nós estamos olhando, que Deus tem nos chamado a atenção. E nessa salvação que está preparada para se revelar no último tempo, nós podemos exultar. 2 ¶ Meus irmãos, tende grande gozo Foi assim que Tiago começou a sua carta, se você se lembra no primeiro dia. Grande gozo passardes por várias provações, porque tem algo a frente. Então exultais, e aí o assunto de Pedro vai ser o mesmo lá que Tiago falou. Ainda que por um pouco de tempo, tudo isso que nós passamos aqui na terra, tudo o que Jó passou, é um pouco de tempo. Toda a nossa vida aqui na terra é um pouco de tempo. Tiago disse: É como um vapor. Passa rápido. Mas, o propósito de Deus permanece. Ele é poderoso para cumprir o seu propósito até o fim e o propósito Dele não se limitam a essas coisas que estão aqui, porque se você só tem em vista estas coisas que estão aqui, essa carta de Tiago não vai mexer muito com você, mas se você começar a ver além daquela montanha ali, onde o Senhor está preparando um lugar para a gente partir deste mundo, você vai reexaminar a sua vida. O Senhor tem nos chamado nessa hora do fim, a tomarmos uma posição, diante da nossa geração, diante da nossa vida toda, vivendo de acordo com a sua palavra, não sendo como aquele que olha a palavra de Deus como se olha no espelho e depois sai e se esquece, mas como alguém que cumpre a palavra de Deus, que entende o propósito de Deus, que não se embaraça nos negócios desta vida, mas que permanece que persevera, vendo aquilo que está por vir, ainda que agora, por um pouco de tempo, sendo necessário..... E porque é que tem essa palavra "sendo necessário"?

Um dos grupos que eu participei, nós estávamos discutindo sobre o sofrimento, sobre as provações. Eles são necessários? Na verdade lá no grupo nós perguntamos: será que tem alguém aqui que poderia dizer o que é sofrer? Será que alguém aqui entre os irmãos aqui poderia nos ajudar dando um testemunho dizendo o que é sofrer? O Mauro levantou a mão lá. Foi só para coçar a cabeça? Mas ele fez assim.

Parece que ele ia levantando a mão, mas era só para coçar a cabeça.

Mas sendo necessário. Mas por que é que tem esse "sendo necessário"? Agora, veja bem, eu acho que a necessidade, todos nós temos. Nós temos que admitir que nem todos temos igual. Tem uns que precisam sofrer mais. Não é verdade? É verdade ou não é? Vocês estão rindo, mas é verdade. Agora, por quê? Isso tem a ver com a nossa alma, com a nossa posição, a nossa alma. Porque tem alma que está mais fora do lugar do que a outra. Não tem? Porque a alma nossa é sempre torta. Mas tem uma que parecem que são mais tortas. Então, para desentortar......

A graça do Senhor é melhor do que a vida, não tem dúvida. O Senhor é fiel. Mas toda essa questão de salvação de alma, ela tem a ver com a gente também. Ela tem a ver, com a sua vida, com o seu proceder, com uma tomada de posição, tem a ver com uma consagração a Deus, com uma santificação, com uma separação das coisas do mundo, e isso Deus não vai te obrigar a fazer não. Isso você tem que escolher. Quem quiser me seguir, negue a si mesmo. Isso é voluntário. ( Lucas 9:23 E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. ) A cruz é voluntária. A cruz não é algo como ele diz, a sua sogra, o seu chefe o seu marido, nada disso. A cruz é algo que você escolhe, e essa escolha - é claro que precisamos da graça de Deus até para escolher - mas depende um pouco da gente também. O senhor nos fez à sua imagem e semelhança, nos deu liberdade. O que Ele quer ter conosco é uma relação de amor pleno, e essa questão de salvação da alma, tem a ver com isso.

O problema do bloqueio da graça, tem a ver com o orgulho, a auto suficiência. Se você acha que resolve sozinho, Deus espera. Se você tem muitas coisas para falar, Deus espera as suas palavras acabarem. É assim. Essa é a questão da nossa alma. Não que Deus não tenha graça para você, mas você acha que você vai sozinha, se você tem muitas perguntas para fazer para Deus, Deus espera você fazer todas. Trinta e dois capítulos perguntando.

A raiz de amargura, que no fundo é aquela inconformidade da alma. É a mesma coisa. A natureza da pessoa é a alma. Por isso é que estou dizendo que algumas almas são mais tortas do que as outras. Mas, lidar com alma, é algo que tem que ter muita sabedoria. Esse é o problema da gente machucar tanto os irmãos, e uns aos outros. A gente vai ajudar ao irmão e dá aquela martelada na cabeça. Para lidar com alma precisa de muito amor, muita sensibilidade. As almas são sensíveis. Ainda mais essas almas que estão as vezes, nessas amarguras, machucadas, feridas. Vai fazer igual aos amigos de Jó, que tanto feriram a ele, machucaram a ele. E Jó, na verdade, ele pecou quando ele começou a atribuir a Deus alguma coisa. Ele disse: Eu sou justo. Essas coisas que estão acontecendo comigo estão erradas. Deus não podia deixar acontecer isso comigo porque eu sou um homem bom. Eu vesti o nu, dei alimento ao faminto, fiz isso e aquilo. Então, Deus espera. Deus resiste ao soberbo mas dá sua graça aos humildes. A um coração contrito e quebrantado, Deus não resiste. Humilhai-vos perante o Senhor e ele vos exaltará. E para ele poder te exaltar essa graça tem que atingir primeiro a sua vida. Jó foi todo quebrantado. Não foi deus quem fez aquilo. Luiz não entrou no mérito da história. Deus não faz essas coisas. Não estou doente, mas então Deus jogou uma doença em mim. Deus não joga doença em ninguém. Pelo contrário, quando Jesus esteve entre nós se você ler na Bíblia, todos aqueles que foram a Ele foram curados. Todos. Então, veja bem. A gente tem dificuldade de entender todas essas coisas de sofrimento, provação, porque durante este pouco do tempo que a terra está dessa forma, a gente quer que o reino de Deus se estabeleça plenamente, mas este estabelecimento do reino de Deus, plenamente na terra, tem a ver com essa salvação que está preparada para se manifestar no último dia. Não é hora, não estamos na hora de descansar e de relaxar. Por isso é que ele vai falar com os ricos. Ele vai falar em Tiago. Vocês estão se descansando, acumulando, se deleitando, no dia do fim. Não está na hora. Deus tem muita festa, muita alegria, muito regozijo, mas não está na hora não. Agora nós estamos vivendo uma hora séria. E o povo de Deus sobre a terra, como os irmãos que fizeram o jornal, muito bom, depois eu li com calma lá no quarto, ficou maravilhoso, estão de parabéns. Eles colocaram aquele verso lá. 2 Crônicas 7:14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Mateus 5:13 ¶ Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

O povo de Deus sobre a terra não pode perder o sabor. Não pode deixar de fazer diferença e nós deixamos de fazer diferença quando nós fazemos acepção de pessoas, quando nós bajulamos os ricos, quando nós temos uma língua envenenada, quando nós misturamos as coisas do mundo com as coisas de Deus, e por aí vai. E é isso que Tiago está falando. A mensagem é: Vivam de uma maneira compatível ou de acordo, com a palavra de Deus. A palavra que regenerou o espírito de vocês, e que está implantada no coração de vocês e é poderosa para salvar a sua alma. Deus já deu a palavra. Ele já falou e o que o Tiago está chamando a atenção dos irmãos, que viveram com eles em Jerusalém e depois foram dispersos é isso: "Olha o que está acontecendo com vocês". Então o cronista escreveu. Se o meu povo, o meu povo. Então o que está acontecendo na terra muitas vezes tem a ver com a posição que o povo de Deus está tomando hoje. As vezes hoje o Evangelho, os filhos de Deus querem é somente alegria e regozijo, riqueza, prosperidade, não é? Tiago está falando: "Olha como vocês estão vivendo. Vocês estão pedindo e não estão recebendo. Vocês estão cobiçando, vocês estão matando com as palavras." Está falando para eles assim. Meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, eu vou sarar. Acho que é isso que Deus está querendo fazer nesses dias. Ele está chamando algumas pessoas para estarem nessa posição diante dele. Humilhai-vos perante o Senhor. Ele vos exaltará. As vezes a gente fica olhando e pergunta: Senhor. O Senhor está falando isso para a gente. Quem somos nós? Mas o Senhor escolhe as coisas ignóbeis, as coisas fracas, as coisas que nada são nesse mundo para confundir as que são, ou que parecem ser. E é claro que no tempo do fim, Deus vai levantar sobre a terra um povo que vai viver de acordo com essa palavra. Um povo que vai voltar para essa simplicidade dessa palavra. E essa é a mensagem de Tiago para nós. Que tipo de fé que você tem? Como é que nós vamos manifestar ao mundo que nós somos filhos de Deus, que cremos no Senhor? Então sendo necessário que vocês estejais contristados por várias provações (1 Pedro 1:6 ¶ em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,) é como Tiago começou, que é a prova da vossa fé mais preciosa do que o ouro que perece, não troque essas coisas passageiras, as coisas que são como a neblina, pelas coisas eternas. Então a sua fé, embora provada pelo fogo de diversas formas, por estas provações, redunde, e aí vem a questão toda da salvação da nossa alma. 1 Pedro 1:7 para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo. Quando a vida de Jesus Cristo vai ser revelada a você, nós lemos ontem na reunião de oração, a carta de João, cap. 3 diz assim. 1 João 3:2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. Senhor. Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso eu me abomino no pó e na cinza. E todo o que Nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo assim como ele é puro. ( 1 João 3:3 E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. ) Cap. 2 28 ¶ E agora, filhinhos, permanecei nele, ( não é olhar no espelho e esquecer não) para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. Permanecer, perseverar, é a palavra de Tiago. É a vida prática, é a realidade da vida espiritual. Na revelação de Jesus Cristo, a quem sem o terdes visto, amais, no qual sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável, e cheio de glória, alcançando o fim, alcançando o objetivo final, alcançando aquela herança para a qual o Senhor está te chamando, a tomar posse dela. A sua Fé te levando àquela obra completa e perfeita que Tiago falou no início da sua carta. A salvação das vossas almas. Esse é o assunto de tudo isto que nós estamos vendo aqui.

Vamos passar aqui no capítulo 5 só para encerrar essas palavras de Tiago que ele escreveu. Depois de falar todas aquelas coisas para os irmãos que viviam com ele em Jerusalém, a primeira geração da igreja, na qual Deus levantou a ele para poder ajudar aqueles irmãos, eles foram dispersos por causa da perseguição. Tiago então escreveu essas coisas para eles, e no cap. 5 ele vai fazer algumas advertências muito duras, e talvez ele aqui não esteja mais falando com os irmãos ricos, mas com os ímpios ricos. Então ele vai falar em relação às riquezas deste mundo. E ele diz assim. Tiago 5 1 ¶ Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. Essa palavra Eia agora, olhe para isso, atente para isso agora. É o mesmo que tem no verso 13. Eia agora.

Se você ler o livro de Amós, o livro dos profetas do Antigo Testamento, é a mesma pregação que eles fizeram lá. Olha. Vocês hoje estão vivendo desta forma. Lá na frente virá o juízo sobre a terra, sobre o que vai acontecer com vocês. As vossas riquezas estão apodrecidas como Jesus disse. Não acumuleis tesouros sobre a terra porque as traças roem e os ladrões roubam a ferrugem consome. Acumuleis tesouros no céu. As vossas riquezas estão apodrecidas, as vossas vestes roidas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujados. A ferrugem dará testemunho contra vós. Imaginem a ferrugem do que as pessoas acumularam nesse mundo, se levantando e dando testemunho contra eles. Tudo o que vocês fizeram sobre a terra, todas as injustiças, ela vai se levantar e vai devorar as vossas carnes como fogo. Por isso é que isso aqui não tem relação com os filhos de Deus, mas com os ímpios. Entesourastes para os últimos dias. Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores – nós dizemos que a Bíblia não condena a riqueza. Ela condena o mau uso das riquezas. Vamos ver o que ela vai condenar aqui. É o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores, ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros tem chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos. Deliciosamente vivestes sobre a terra e vos deleitastes. Cevastes os vossos corações, no dia da matança. Vocês procuram o descanso e o regozijo agora, como Jesus disse. Agora vocês tiveram já. Lá vocês vão chorar e ranger os dentes. Condenastes e matastes o justo e ele não vos resiste. As pessoas não sabe a quem ele está se referindo, se ao próprio Senhor Jesus, ou a ele mesmo, pois Tiago já estava começando a ser perseguido e acabou por ser martirizado pelos judeus e ele era chamado Tiago o justo, por causa da sua vida. Tiago falava isso e ele vivia isso. E ele era chamado Tiago o justo. Ele não vos resiste. O Senhor Jesus disse: Abençoai os que vos perseguem. Bendizei os que vos maldizem. Vencei o mal com o bem, para que sejais filhos do vosso Pai que está no céu. Essa palavra do capítulo 5, essa introdução, uma palavra realmente dura, mas parece que ela se refere mais aos ímpios. 7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Então vejam. Toda esta questão de salvação de alma, dessa provações, isso vai ficar claro quando o Senhor chegar. Agora essas coisas parecem meio nubladas. "Para que isso? Por que aconteceu isso?" Mas, quando o Senhor chegar, tudo virá à luz. Você não vai ter nenhum por quê nos seus lábios mais. Nenhum. As vezes as pessoas pensam: "Quando eu chegar diante de Deus vou perguntar". Vai não. Quando você chegar diante de Deus você não vai perguntar nada. Porque a Bíblia diz que diante do trono de Deus, tem um mar como de vidro transparente. E você vai poder olhar. Você vai saber porque. Não vai precisar perguntar, mas saber você vai. A Bíblia diz que não tem nada oculto que não venha a ser revelado. E é por isso que a Bíblia diz que se você agora, quando você está passando, quando você não entende, e está fazendo igual Jó, perguntando o "por que eu" ou o "logo eu", você vai passar vergonha nesse dia lá. Aí você vai ver. Ah. Quão inescrutáveis são os seus caminhos. Era isso. Ah se eu soubesse.!!! Mas se você crê no Senhor, na sua palavra, se você deixar essa palavra que já está implantada em você, colocar sua alma no lugar, aquietar. Por que estás abatida oh minha alma? O Salmista conversa com a alma dele. Porque estás aí agitada? Já viram ele conversando com a própria alma? Fica quietinha aí. É interessante ver o Salmista conversando. Salmo 42. 1 ¶ Como o cervo brama pelas correntes das águas, ( a alma é sempre sedenta ) assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!. Alguém falou aqui ontem que a alma é insaciável. É mesmo. O Senhor sabe disso. Ele falou com aquela mulher lá na beira do poço: se beber dessa água, vai ter sede de novo, mas se beber da água que eu te der nunca mais você vai ter sede. Sede da alma, porque a alma inchou. Aquilo que o Luiz falou: a alma se fortaleceu. A alma dos homens naturais ela é inchada. Quando o homem escolheu viver por conta própria, o espírito murchou. Ele perdeu o contato com Deus, e ao mesmo tempo a alma, inchou. Por isso Jesus disse que se você perder a sua alma, você vai ganhar, porque ela quer ocupar todo o espaço. Tem pessoa que você chega perto dela, dá até choque. A alma sai para fora, não cabe. É verdade. Tem pessoas que são tão inchadas que não passam nas portas. A alma. Sabe o que é que você tem que fazer? Já viu uma criança quando vê aqueles balões? Pega um alfinete e a alma murcha. É isso que tem que fazer. Importa que Ele cresça e eu diminua. João 3:30 É necessário que ele cresça e que eu diminua. Esse "eu" diminuir é o desinflar da alma. 1 ¶ Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! Sua alma só vai achar descanso em Deus. na fenda da rocha onde nem fome nem sede há. Só lá.

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? Eu te conhecia de ouvir falar, mas os meus olhos te vêem Senhor. Quando entrarei. Salvação que está preparada para os últimos dias. Quando entrarei e verei a tua face? Quando? 3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus? Chorava igual Jó. Dia e noite. Igual Jeremias. Faz a minha cabeça ser uma caixa d'água para poder chorar. Dia e noite chorando. Você já chorou assim? Bem aventurado os que choram. Tende por motivos de grande gozo passardes por provações, porque naquele dia, a Bíblia diz que Ele enxugará dos teus olhos toda lágrima. Não haverá nem choro, nem dor, nem morte, nem coisa alguma, porque todas as primeiras coisas são passadas e eis que tudo se fez novo. Salvação preparada para o último dia. Porquanto se me diz constantemente onde está o seu Deus? Você está sofrendo assim? Deus esqueceu de você? Você está esperando isso, orando a tanto tempo e Deus não te deu não? Cadê o seu Deus. Dentro de mim derramo a minha alma para lembrar-me..... ele vai conversando com a alma dele. Por que é que você está assim, minha alma? Alma agitada. Alma falando muito. O Mauro pediu para ler o outro salmo, o de número 131. O Senhor é infinito. Você vai gastar a eternidade para conhecer o Senhor. A vida eterna é essa, que te conheçam a Ti. O Senhor tem sempre mais. Mas aí não é questão de sede. É porque o Senhor é assim. O amor vai ser isso. A eternidade vai ser uma maravilha. Salvação preparada para o último dia. O Mauro está querendo ler o Salmo 131, o aquietar da alma. Nós estudamos estes Salmos dos Degraus lá nas quintas feiras. A noite escura da alma como o Luiz chamou, aquele período que o Jó passou falando, falando. Depois da noite escura da alma, Senhor o meu coração não é soberbo. Humilhai-vos perante o Senhor. Nem os meus olhos são altivos. Não me ocupo de assuntos grandes e maravilhosos demais para mim. Ah Senhor. Falei do que não sabia. O Luiz leu isso aqui? O Jó falou isso. Está escrito lá no Jó. Eu falei do que não sabia. Coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário tenho feito acalmar e sossegar a minha alma. Qual criança desmamada, sobre o seio da sua mãe, qual criança desmamada está a minha alma para comigo. Ela não está ali no colo só por causa de alimentar não. Ela já cresceu um pouquinho. Ela está só olhando para a mãe. Ela está tranqüila. Saciada. O Senhor possa te dar essa alma aqui. Que você possa levar esse sossego da sua alma para a sua casa. Que você possa viver esses dias sossegado. Quando Tiago fala isso não é para a gente ficar apreensivo. Sossega alma. Quem faz é o Senhor. É o Senhor é quem faz. Você só tem que sossegar. Será que as suas palavras já se acabaram? E começou Jó a falar. Começamos nós a falar. E um dia vai chegar: e cessaram-se as nossas palavras. Então o Senhor falou a Jó do meio do redemoinho. É interessante eles falarem do meio do redemoinho. Vocês viram o que o Luiz disse, um dos modelos mais interessantes que ele já ouviu sobre isso foi que esse processo é uma hélice. E sabe como Deus falou com Jó? Do redemoinho. Jó. Sobe aqui Jó. Fica aí rodando embaixo não. Sobe Jó. Levanta Jó. Cinge. Vou falar com você igual homem. Então veja bem. Essa palavra de salvação de alma, esse humilhar, não é para acabar com você não. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará. Viste o fim que Deus deu a Jó. Humilhe-se diante do Senhor. Não precisa de fazer do seu jeito. Experimente o jeito de Deus. Sossega. Espera oh Israel no Senhor desde agora e para sempre. Vamos voltar lá em Tiago. Isso tem a ver com a vinda do Senhor.

Irmãos, sede pacientes até trocar a fita.

A vinda do Senhor é como um abrir e piscar de olhos. Num momento, seremos transformados. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra. Senhor vem para o Seu jardim. Precioso fruto da terra. O lavrador espera. Tem algo que o Senhor está querendo tirar aqui dessa vinha da terra, da sua vinha, aguardando com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Primeiras chuvas caíram no dia de Pentecostes. O Espírito Santo veio, gerou a igreja, e as últimas chuvas, vão preparar a partida dos arraiais do Senhor. Sede vós também pacientes. Fortalecei os vossos corações. Quando a sua alma estiver salva, ela tem força também. O problema da alma é ela agir por conta dela. Se ela está debaixo do Senhor, debaixo do governo de Deus, a sua alma é muito importante. Deus, até a Flávia perguntou aquela palavra sobre ciúmes, eu olhei lá no comentário, a palavra é "zelos". Então inveja não é uma tradução correta. Aquela parte que fala que o Espírito tem ciúmes de nós, o sentido é, não é a mesma palavra da inveja, é o Espírito anseia por nós. O Espírito e a noiva dizem: Vem. Ele anseia por nós. O Espírito Santo está querendo completar essa obra na sua vida, essa obra completa. Como é que Ele vai poder apresentar, nos apresentar diante do Senhor. Como uma virgem pura, imaculada, sem nenhuma coisa desse mundo. Sem ruga, sem mácula. Fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. Essa é a questão básica da salvação da alma. A chegada do Senhor. Como é que nós vamos estar? Essa é a ênfase da carta. Podia terminar assim. Depois ele diz mais algumas coisas, ou seja. A vinda do Senhor é próxima. Mas a vida continua. Nós precisamos vir aqui, para ouvir as palavras que o Senhor nos tem a dizer. Devemos guardar essa palavra, plantada em nós poderosa para salvar as nossas almas.

Mas, hoje é o nosso último dia aqui. Nós vamos voltar. Hoje ainda tem lá na Academia. Nós vamos estar lá, lembrar ao Senhor o que ele fez por nós. Mas nós voltamos às nossas atividades, ao nosso trabalho, à nossa família, ao nosso dia a dia. E como é que nós vamos voltar? A vinda do Senhor está próxima. A nossa vida continua. Mas como é que nós vamos viver essa vida? Essa semana, que nós vamos viver agora.

Irmãos, eles vão falar novamente. Não vos queixeis uns dos outros. Ele vai continuar até o fim. Vai falar mais algumas coisas. Não falem muito assim. Não se queixem, não falem uns dos outros, para que vocês não sejam julgados. O dia está chegando o juízo está às portas. Irmãos olhem o que é que aconteceu com os servos de Deus, que viveram antes de nós. Ele dá exemplo dos profetas e de Jó. E aqui fala da paciência de Jó, mas se você realmente ler o livro de Jó, vai ver que Jó não teve muita paciência não. Pelo contrário. Mas o sentido aqui não é propriamente paciência. Se você ler lá no original isso significa o perseverar de Jó, o permanecer de Jó. Eis que chamamos bem aventurados os que suportaram aflições, e perseveraram, e permaneceram, olhando para o Senhor, sofrendo, chorando, mas olhando para o Senhor. Bem aventurado os que choram porque serão consolados. Bem aventurado sois quando vos perseguirem, disserem mal contra vós por minha causa, vos injustiçarem. Levantai as vossas cabeças. Regozijai-vos. O dia da redenção se aproxima. E viste o fim que o Senhor lhe deu porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. E qual que foi o fim que o Senhor deu a Jó? Vocês viram como ele recebeu em dobro, e quando é que o Senhor o deu a Jó? É um ponto importante. O Luiz fechou ontem o cap. 42 de Jó, quando volta para aquela prosa. Verso 7 ¶ Sucedeu, pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Olhem só o que Deus falou. Depois de Jó falar aquelas abobrinhas todas. Olhem os olhos de Deus. Jó falou reto. E aí, Deus pediu a Jó, para orar pelos amigos dele. Ore por eles. Jó estava lá com tudo atrapalhado, todo ferido. Ore por eles. Nessa situação que você está, ore por eles. O Senhor pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos. E deu a Jó o dobro do que antes possuía. Quando Jó orou pelos amigos, o Senhor virou o cativeiro dele. Mudou. Bem dizei os que vos mal dizem. Abençoai os que vos perseguem. Ele virou o cativeiro dele. Mudou. E lá em Tiago diz: vistes então o fim que Deus deu a Jó. E o final do livro é maravilhoso. Inclusive as filhas que Jó teve. Já viram lá? Depois vocês leiam. Voltando lá em Tiago e ainda dentro destas partes práticas, Tiago diz. 12 ¶ Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim e não, não, para que não caiais em condenação. Sermão no Monte. Ensinamentos de Jesus. E agora um último trecho que gera confusão, essa questão toda de doutrina de igrejas, extrema-unção, essas coisas que eles inventaram com base neste texto. Esse texto é muito simples. 13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. 14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

Quando você orar, o Senhor vai mudar o seu cativeiro. Você está aflito, ore a Deus. Ele vai soltar o seu espírito para adorar. Você está contente, cante louvores.

A Bíblia não menciona muito a unção com óleo no Novo Testamento, mas sempre que menciona está relacionado com cura. Jesus enviou aqueles discípulos e disse: Vai lá nas cidades, unge as pessoas com óleo e cure as doenças. E unge em nome do Senhor e a oração da fé salvará o doente e o Senhor o levantará e se houver cometido pecados - doença por causa de pecado. Essa é a oração que ele está ensinando aqui, Muitas doenças são por causa de pecado. Você vai, ora, unge com óleo. A pessoa confessa o pecado e é curada. Confessai os vossos pecados uns aos outros, por causa do problema da doença do pecado. Isso não é aquela confissão auricular. Essa carta de Tiago ela foi muito valorizada, especialmente entre os católicos porque eles consideram que a salvação é pelas obras, extrema-unção e confissão. Mas não e nada disso, se você estudar o texto. Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. O Senhor virou o cativeiro de Jó, quando ele orava pelos seus amigos. Está alguém aflito? Ore. Ele dá o exemplo de Elias, homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse por três anos e seis meses, e não choveu sobre a terra, 1 Reis cap. 17. Não vamos entrar nos detalhes da vida de Elias por causa da hora, mas ele diz: Elias era um homem como nós, sujeito às mesmas paixões que nós. E ele orou e por três anos não choveu. Orou de novo e choveu. Se nós orarmos e nos humilharmos, nos convertermos dos nossos maus caminhos, o Senhor nos ouvirá, nos sarará. E a chuva virá. A chuva serôdia. Para produzir o último fruto da terra. E olha como ele termina: 9 Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, ( a verdade prática de viver a palavra de Deus. A verdade é uma pessoa. A sabedoria é uma pessoa. A salvação da alma é essa pessoa viver em você) e alguém o converter, ( você pode converter uma pessoa? Ele não está falando da conversão da salvação não) 20 saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados. Tiago não escreve para ímpio. Ele escreve é para irmãos. Se alguém se desviar da verdade e alguém o converter. Jó. Ora pelos seus amigos. Ao invés de você falar do seu irmão, ore por ele. O Senhor vai mudar o seu cativeiro.

Todos nós transgredimos em muitas coisa. Nós somos pecadores. Tiago também era. Sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho, caminho errado. Que fé é essa que você tem? O que é quem é isso que está saindo da sua boca? Porque você está fazendo desse jeito com os seus negócios? Se você fizer converter um pecador do erro do seu caminho, do caminho errado, você salvará da morte uma alma e cobrirá multidão de pecados. Você salvará da morte uma alma, para você ver qual que é o propósito de Tiago quando ele escreveu essa carta, para que a sua alma não experimente a morte, na vinda do Senhor. Para isso a obra de Deus na sua vida precisa ser completa. Se essa palavra de Deus que você já ouviu, já regenerou o seu espírito, se você não esquecer dela, essa palavra é poderosa para salvar a sua alma. Livrar a sua alma de experimentar a morte., e uma multidão de pecados será coberto. Provérbios 10 12 ¶ O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. Quem guardar os mandamentos do Senhor como nós vimos hoje lá de manhã, o amor de Deus é esse. Que você ame ao seu irmão, e guarde a sua palavra. Você cobre todas as transgressões. Esse é o assunto da carta de Tiago.

E Paulo escrevendo para Timóteo, primeira carta, cap. 4 Timóteo 4:16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. Timóteo já era salvo. Fazendo isso te salvarás. Tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. Essa é a ênfase da carta de Tiago. Essa é a história de Jó. A salvação da nossa alma.

E eu queria apenas encerrar lendo esses versos que falam da vinda do Senhor, porque esse é o momento que o Senhor nos tem falado isso. Eu já passei um pouco da hora, mas começamos um pouco mais porque louvamos mais ao Senhor um pouco mais, e temos que louvar mais mesmo, não é? Então estou entrando um pouco no intervalo, mas vamos só terminar com estes versos. Que você guarde estas palavras no seu coração, você não se esqueça delas quando você sair daqui. Essa palavra ela é poderosa para salvar a sua alma.

7 Sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. 8 Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima.

Que o Senhor quando chegar, possa achar a sua alma sossegada, quietinha. O Senhor exalte a sua graça o seu poder na sua vida, para que você aprenda a se esvaziar e se humilhar diante dele. Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará. Vamos orar?

Senhor. Nós bem dizemos o teu nome. Pela paz que o Senhor está nos dando aqui nesta manhã. Pela quietude e sossego da nossa alma. Oh Deus as vezes nós chegamos aqui até agitados, mas nós te agradecemos porque esta palavra ela tem operado em nós, e a nossa alma, Senhor, ela sossega diante de ti neste momento. E nós olhamos para ti mesmo Senhor, quão grandiosos são os teus caminhos. Dá-nos este coração para aguardar a tua vinda, a tua chegada Senhor. Ensina-nos a viver nestes dias, na simplicidade da tua palavra Senhor, não fazendo acepção de pessoas, repartindo o amor, aquele que o Senhor tem nos dado. Ensina-nos a orar pelos nossos amigos pelos nossos irmãos. Muda o nosso cativeiro. Oh Deus. Sara a nossa vida. Sara a nossa vida Senhor. Sara Senhor a tua vida que tem manifestado nos teus filhos neste mundo Senhor. Levanta o testemunho da tua igreja. Oh Deus nós queremos começar realmente com o teu povo aqui na terra, a nos humilharmos diante de Ti Senhor, a nos converter dos nossos maus caminhos, a buscar a tua face, para que o Senhor sare não somente a nós, mas que o Senhor sare a nossa terra, que o Senhor sare a tua igreja na nossa cidade. Oh Deus fazei realmente o que o Senhor está querendo fazer. Deus eu encomendo estas palavras que nós estudamos aqui Senhor, nas tuas mãos. O Senhor é Deus. O Senhor entregou estas palavras ao teu servo Senhor. Ele era teu irmão, mas ele disse que era teu escravo. Nós também queremos ser assim como ele, os teus escravos. Dá-nos como o Senhor deu a ele, joelhos para podermos orar na atua presença. Te agradecemos pelo o Senhor nos estar falando isso Senhor, e encomendamos estas palavras nas tuas mãos. Só o Senhor tem palavra de vida eterna. Que o teu espírito Santo venha chover essa chuva serôdia sobre cada um dos teus filhos, cada família aqui representada, produzindo este fruto da terra que o Senhor está aguardando. Senhor. Nós somos muito gratos a ti, por estes dias, pelo o que o Senhor operou aqui, desde o mais pequenino, o filho da Patrícia, a alegria dele aqui, do Rodrigo, batendo palma aqui, cantando, até os mais idosos, o irmão Miguel. Só o Senhor sabe olhar esses corações todos Senhor. Só o Senhor pode acabar com a sede de cada um. Nós dê graça porque vamos compartilhar o que o Senhor fez aqui. Que o Senhor possa desenrolar a língua de cada um. Oh Deus. Que o Senhor possa vir com o teu Espírito Santo sobre nós. E completar ainda, entendemos que o Senhor tem alguma coisa a fazer aqui Senhor; que o Senhor dê graça que o Senhor faça, e em tudo nós te glorificamos te adoramos, bem dizemos o teu nome, por tudo o que aconteceu na nossa vida, nós queremos nos alegrar, queremos ver a tua mão Senhor. Não nos deixe ter uma Fé morta não Senhor. Dá-nos uma fé viva, que produza em nós o fruto que o Senhor está esperando. Em nome de Jesus, oramos e agradecemos por tudo. Amém Senhor.

Sem comentários: