03 janeiro, 2007

EFÉSIOS CAP. 5 : 25

Vamos ler no livro de Efésios cap. 5 versículo 25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. 32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. 33 Não obstante, vós, cada um de per si também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido. 1 ¶ Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. 5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. 9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas. 10 ¶ Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 19 ¶ e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo. 21 E, para que saibais também a meu respeito e o que faço, de tudo vos informará Tíquico, o irmão amado e fiel ministro do Senhor. 22 Foi para isso que eu vo-lo enviei, para que saibais a nosso respeito, e ele console o vosso coração. 23 paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. 24 A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos orar

Senhor, mais uma vez nós te agradecemos por podermos nos reunir aqui em torno do Teu nome, em paz, Senhor, para considerarmos a Tua palavra, pra Ti ouvirmos, e nós reconhecemos Senhor que é a Tua palavra, e que só o Senhor pode fala-la para nós e revelar a vida da tua palavra para o nosso espírito. Então nós oramos a Ti agora pedindo a tua benção, a benção da revelação da Tua palavra, da revelação do Teu Espírito Santo Senhor. Que o Senhor cumpra aqui o propósito pelo qual o Senhor nos trouxe a este lugar, e permitiu que nós estivéssemos aqui. Entregamos as nossas vidas, entregamos estes momentos. Que o Senhor nos dê um coração aquietado Senhor, e ouvidos para Ti ouvir. Que o Senhor fale conosco e nos edifique nessa hora, é o que nós te pedimos e desde já te agradecemos também, em nome de Jesus. Amém.

Aqui nas segundas feiras nós estamos seguindo o plano da redenção, como Deus no-lo revelou através da Bíblia, do livro de Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, e fomos seguindo como que Deus foi preparando todas as coisas, até que o verbo, seu filho, fosse enviado ao mundo, se fizesse carne e habitasse entre nós, para que então sim, nós pudéssemos conhecer a Deus através Dele e fomos seguindo até chegar, e partindo enviou o Espírito Santo aos apóstolos, que continuaram o trabalho sob a unção e o poder do Espírito Santo, pregando o Evangelho a toda criatura, e fomos seguindo o apóstolo Paulo, que a princípio era um perseguidor da igreja e teve um encontro com o Senhor quando ia para Damasco, e dedicou os anos subseqüentes da sua vida, a proclamar o evangelho, viajando por todo império romano, e quando havia terminado esse trabalho, ele voltou a Jerusalém para levar uma oferta, onde foi preso e acusado pelos judeus da Ásia, ficando ali dois anos preso. Apelou depois ao imperador e foi para Roma onde permaneceu mais dois anos e durante este período, onde nós estamos agora, no finalzinho do livro de Atos, ele escreveu algumas cartas e esse irmão Tíquico, como nós acabamos de ler, levou para a região da Ásia a partir de Roma. A primeira carta foi a Filemon, que morava na cidade de Colosso, e depois uma carta à igreja em Colosso. Depois uma para a igreja em Éfeso, que é uma revelação tremenda que Paulo teve. Ele foi preso quando estava no pleno vigor da sua atividade apostólica, nas sua plena maturidade como apóstolo e Deus permitiu que ele ficasse preso, mas o espírito de um apóstolo, de um filho de Deus nunca pode ser preso, e ali na prisão foi onde Paulo teve revelações tremendas. Escreveu pois essa carta, enviou à igreja em Éfeso, igreja que já havia estado por lá três anos, onde alugou um espaço, onde ensinava a palavra de Deus, proclamando o Evangelho todos os dias, e a Bíblia menciona que durante esses três anos, que Paulo ficou em Éfeso, toda a Ásia pode ouvir a palavra de Deus. Éfeso era uma cidade muito grande, e as pessoas viajavam para lá por questões comerciais, de negócios, e durante então esse tempo, a palavra de Deus se espalhou por toda a Ásia, inclusive nessa própria cidade de Colosso, e não temos notícia de que Paulo tenha estado lá antes, provavelmente essa igreja nasceu por Hepafras, que foi a Éfeso, ouviu o Evangelho da parte de Paulo e depois foi até lá. E nós vimos que a maioria das cartas de Paulo, ela é dividida em duas partes, sendo a primeira a exposição da verdade e depois uma aplicação prática. E nessa carta à igreja em Éfeso, Paulo nos mostra ou nos vê os cristãos, os filhos de Deus, como estando nas regiões celestiais. E no primeiro capítulo ele nos mostra a grandeza do chamamento de Deus para nós, e como eram revelações grandiosas ele ora várias vezes, como nós vimos no cap. 1 e no 3, ele interrompe a sua narrativa para orar, pedindo que Deus abrisse o entendimento deles para que eles entendessem as coisas que ele estava falando, para dar a eles um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento da palavra de Deus. Depois, como nós também cantamos aqui, ele orou para que Deus pudesse nos encher de todo conhecimento para conhecermos o amor Dele que excede o entendimento, e que ele poderia fazer tudo, muito mais abundantemente além, do que nós pedimos ou pensamos. E aí então, depois dessa exposição da verdade, ele começa a aplicar isso, e ele mostra primeiro, essa parte de relacionamento com Deus, quando nós devemos nos despojar daquela antiga maneira de viver, e vivermos em novidade de vida. Depois, ele fala sobre a relação entre o marido e a mulher, que nós começamos a ver na semana passada, depois sobre os servos e seus patrões, pais e filhos, e por fim ele vai falar sobre a luta espiritual. Essa é a parte prática que ele tem aqui. Nós já havíamos começado a ver o cap. 5, e nós vimos que quando ele fala sobre essa questão dos maridos amarem as suas esposas, as esposas se submeterem aos seus maridos, isso ele está falando de acordo com aquele padrão que nós vimos no começo da carta, um padrão celestial. As vezes as pessoas entendem essas questões, de uma maneira muito pequena, muito rasteira, e ele vai citar que isso é um mistério. Vai fazer referência à própria criação, quando Deus criou o homem, Ele o fez à sua imagem e semelhança, e nos fez como homem e mulher. E depois Ele instituiu o casamento. Ele vai dizer que isso é um mistério que se refere a Cristo e à igreja, e essa é a referência que ele tem. Nós já havíamos visto o começo, e no verso 25, foi o primeiro que eu li hoje, nós já havíamos comentado. Vós maridos, amai as vossas mulheres como Cristo amou a igreja. Então o padrão é o amor de Cristo pela igreja, e qual foi o amor que Cristo manifestou pela igreja? Na verdade, a igreja nem existiria se Cristo não nos tivesse amado e dado a vida por nós. Então como que Ele amor? Ele amou dando a sua vida. Ele mesmo disse que ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. E foi isso que Ele fez. Ele nos amou ao ponto de ter dado a sua vida. Essa é a obra da redenção. Então os maridos devem amar as mulheres como Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela. Foi onde nós paramos na semana passada. Afim de a santificar, tendo-a purificado pela lavagem da água pela palavra. Então, quando Cristo deu a vida foi para que a igreja fosse separada para Ele, assim como a mulher foi separada do homem, para se unir ao homem. Logo que Adão dormiu profundamente e Deus tirou então uma de suas costelas e formou a mulher, e a apresentou a mulher para ele, Adão olhou para ela e disse que ela era osso dos meus ossos, carne da minha carne. Por isso ela será chamada varoa, e Deus então instituiu o casamento e disse que “deixará o homem ao seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma carne. Para unir. Cristo então deu a vida para que a igreja fosse separada, fosse formada, para poder se unir a Ele mesmo. Isso vai ser a revelação que Ele vai nos dar aqui. Então a fim de a santificar separando a igreja do meio do mundo e na verdade a própria palavra igreja significa isso. Igreja vem do grego Eclésia, que são os chamados para fora, reunidos juntos. Isso é que é a igreja: a reunião de pessoas nas quais o Espírito Santo habita. A igreja é gente reunida. Jesus disse: onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou Eu com eles. Esse é o conceito de igreja. Temos de falar isso porque quando se diz igreja, as pessoas entendem algum grupo religioso, ou mesmo um prédio onde as pessoas se reúnem para adorarem a Deus, mas isso não é igreja. Igreja é uma realidade espiritual formada por pessoas que nasceram de novo que tem dentro de si a vida de Deus. Então a palavra Eclésia é: os chamados para fora. Para fora de quê? Para fora do mundo, sendo o mundo um sistema que está em rebelião ao governo de Deus, que caminha por conta própria como ele vai falar sobre os principados e as potestades logo no final. O que são esses principados e potestades? São poderes espirituais, seres espirituais, que agem hoje segundo a vontade deles. Não debaixo do governo de Deus. São poderes rebeldes. Assim o mundo é um sistema rebelde e nós somos chamados para fora desse sistema, e quando nós nos reunimos está aí a igreja. Santificar a igreja, separar a igreja do mundo. A própria igreja é isso. Tendo-a purificado com a lavagem da água pela palavra. A água aqui representa a palavra. Quando o Senhor falou a Nicodemos que ele precisava nascer de novo, Ele disse que ele tinha que nascer da água e do espírito. É a palavra de Deus que nos purifica, que muda a nossa mente. E a renovação da nossa mente, é o começo da transformação, da salvação da nossa alma, como em Romanos no cap. 12, está escrito que nós não devemos nos conformar a este mundo. Por que não? Porque este mundo está em rebelião contra Deus. Então, não vos conformeis a este mundo, não tomeis a forma deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Como que você pode mudar a sua mente? Somente por essa lavagem da água pela palavra. A palavra é que é a água que nos,lava, que muda a nossa mente. A nossa própria santificação, purificação, salvação inicial, ela dependeu da palavra. Ninguém pode se tornar filho de Deus, e nascer de novo, sem de alguma forma entrar em contato com a palavra de Deus, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir a palavra de Cristo. Só que essa palavra não é a letra da Bíblia, as letras que tem aqui nesse livro. A palavra de Deus é a vida. Quando Jesus esteve aqui, o Evangelho de João diz que o Verbo esteve entre nós, que o Verbo tabernaculou entre nós. A palavra de Deus andou por aqui. Essa é a palavra que nós precisamos encontrar. Na verdade é uma pessoa. A palavra de Deus é a pessoa de Deus revelada para nós, e isso aconteceu quando o Filho de Deus, o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós. Por isso quando Ele ensinava, as pessoas ficavam perplexas com os ensinamentos dele, Ele dizia que vocês não estão entendendo nada. As palavras que estou falando para vocês são espírito e são vida. Vocês estão olhando a letra, e o apóstolo Paulo diz que a letra mata, mas o espírito é o que vivifica, o que dá vida. Então a palavra de Deus é alguma coisa viva, e essa vida da palavra de Deus que muda a nossa própria vida. Sempre antes de começar o estudo da palavra nós oramos, pedindo que Deus nos revele, que Ele libere a vida, porque a palavra de Deus ela é uma realidade espiritual, que só o Espírito Santo pode vivificar. Não adianta eu aqui ficar falando para vocês, porque quando a palavra de Deus é pronunciada, e o que eu estou fazendo aqui é emprestando a boca para que ela seja pronunciada, o Espírito Santo pega essa palavra e libera a vida dentro de cada um, de acordo com o dom da fé que cada um recebe; e essa palavra é que nos lava, que muda a nossa mente, que gera vida dentro de nós. A nossa própria conversão, o nosso novo nascimento, aconteceu quando alguém falou do evangelho para você. Que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu Filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça mas tenha a vida eterna. Deus nos amou dessa forma. O filho de Deus deixou a sua glória, veio a este mundo, assumiu a natureza de homem, tomou sobre si todos as nossas culpas, os nossos pecados, levou sobre a cruz, onde morreu no nosso lugar, e ali Ele derramou a sua vida, e essa vida que Ele derramou hoje é a nossa vida. Essa é a palavra do Evangelho. E se você crê na palavra do Evangelho, a vida da palavra gera vida dentro de você. Por isso é que a palavra de Deus, unida com a fé, ela transforma uma vida. É um poder tremendo e o Espírito Santo, toma a palavra de Deus, e opera essa realidade da palavra de Deus dentro de nós. E mesmo depois que nós já experimentamos isso, esse novo nascimento, essa geração de vida, porque aquele que está em Cristo, é nova criação. Deus faz de novo. Você recebe uma vida no seu espírito, e essa vida nova que você recebe quando você crê no Evangelho, a Bíblia chama de vida eterna, e essa vida eterna é a vida do próprio Deus. É a vida não criada de Deus. Isso tem a ver com esse mistério do casamento que Deus quer compartilhar essa vida com o homem. O homem se unindo a Deus, e por isso ele diz que grande é esse mistério. Cristo e a igreja, unidos, vivendo uma vida só, porque Deus, Nele mesmo, a realidade de Deus, dentro de si mesmo, é uma realidade de amor. E nós só podemos conhecer o amor de Deus porque Ele nos amou. Como Ele nos amou? Enviando o seu Filho para dar a vida por nós. Com isso, de alguma forma, Deus abriu, figurativamente, um buraco nele para você entrar, porque quando Jesus morreu na cruz, e Ele gritou “Deus meu por que me desamparaste”, de alguma forma, naquela hora, como se o coração de Deus se rasgasse para você poder entrar lá. É claro que nós não conseguimos explicar nem entender essas coisas. Por isso nós precisamos de crer, e é preciso que o Espírito Santo revele, porque o ser de Deus, nele mesmo, ele é amor. Deus é tão unido nele mesmo, que Ele embora seja três pessoas, Ele é um único Deus, porque Ele é unido em amor. E quando então o Senhor nos ama, dando o seu Filho por nós Ele está nos preparando para entrar dentro dessa realidade do ser de Deus. Essa é a revelação a partir da qual Paulo está falando sobre casamento, sobre relações entre as pessoas, e outras coisas. Purificar pela lavagem da água pela palavra para apresentá-la a si mesmo. Tão logo a Eva foi formada, Deus mesmo a apresentou a Adão, mas antes disso, se você ler no livro de Gênesis, Deus havia dado uma incumbência a Adão. Deus havia pedido a Adão para dar nome a todos os animais que ele havia criado. Toda a criação. Imagine a capacidade intelectual que o homem tinha antes da sua queda. Adão teve que dar nome a todos os animais que Ele havia criado. Mas é claro que Deus tinha um propósito com isso e ao olhar toda a criação, ele viu que não havia nada com a mesma natureza dele. É claro que nós não podemos aplicar isso a Deus, porque Deus não é criação. Ele é o criador e é claro que não existe algo na criação igual ao criador. Mesmo assim Ele nos criou à sua imagem e semelhança para nos transformar, pela sua palavra, para nos tornarmos com a natureza Dele. E assim, quando a Eva foi formada, o Senhor a apresentou a Adão. Adão já havia olhado tudo. Quando porém, olhou a mulher ele fez o primeiro poema de amor: osso dos meus ossos; carne da minha carne. Foi o poema de amor de Adão. Mas, na verdade, ele havia discernido a natureza dela, porque ele já havia olhado tudo o que Deus havia feito, e ele viu, na mulher a mesma natureza sua. E por isso ele disse: osso dos meus ossos. “ela é eu”. Ela tem a minha natureza. Ele se viu nela, e aí Deus instituiu o casamento na mesma hora. Veja que isso tudo tem um padrão celestial, alguma coisa que está dentro do ser de Deus que é amor, e esse é o padrão de Deus para se falar em submissão, em amar as vossas mulheres. Esse é o padrão de Deus, e por isso ele está dizendo que Ele amou a igreja para santificar, separando-a para Ele mesmo, para apresentar a igreja para Ele. Para apresentá-la a si mesmo, igreja gloriosa, para participar da glória Dele, da natureza Dele. Uma igreja - como ela foi purificada pela lavagem da palavra - sem mácula, sem ruga, nem qualquer coisa semelhante. Esta é a igreja aos olhos de Deus. Por isso não tem nada a ver com o que os homens chamam de igreja. Às vezes temos de ter um certo cuidado quando usamos essa palavra igreja, porque ela ficou tão desgastada ao longo dos séculos, de tradição da religião, porque quando você fala igreja as pessoas têm uma idéia. Quando você vê a palavra igreja, na boca de Jesus, e ela é falada duas vezes no evangelho apenas, o que ele está falando não tem nada a ver com o que os homens hoje chamam de igreja. Nada. A primeira vez que Jesus usou essa palavra foi quando Ele levou os discípulos no norte, na região de Cesaréia de Felipe, na base do monte Hermom, e Ele perguntou aos discípulos: Quem que dizem os homens que é o Filho do homem? Eles responderam que uns diziam que Ele era o João Batista, outros falam que o Senhor é o Elias, um dos profetas, e coisas assim. Cada um falava uma coisa. Ele perguntou de novo: E vocês? Quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. Saiu da boca do Pedro isso. Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus disse que bem aventurado és tu Simão Barjonas - filho de Jonas - porque não foi carne nem sangue quem te revelou isso. Ninguém pode descobrir quem é Jesus, pensando ou meramente estudando bíblia. Você precisa da revelação de Deus, porque Cristo é um mistério. Cristo é Deus dentro da criação, e foi o que Pedro falou: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo, dentro da natureza, dentro da criação. Isso é um mistério. Esse é o mistério do pai, de Deus pai. Então Jesus disse que ele era bem aventurado, porque não havia sido carne nem sangue que revelara isso. Que não era o Pedro que falara isso. Mas é o Pai quem te revelou quem Ele era. “Também eu te digo”. Pedro havia recebido uma revelação que era o mistério do Pai. Aí o Filho que é o Deus Filho disse: “Eu te dito”. Veja que ele vai falar pela primeira vez a palavra igreja. Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. É a primeira vez. Veja que Jesus falou: eu edificarei a minha igreja. A igreja é Dele. Por isso, quando você sabe o que é a igreja, e ouve pessoas falando: “Vai lá na minha igreja” isso , arranha o ouvido, porque eles usam a palavra igreja de uma maneira ilícita. Jesus disse: eu edificarei a minha igreja. A igreja tem dono, e é um dono só. É Ele. E é claro que as pessoas interpretam isso de uma maneira tão confusa, que eles acham que Jesus iria edificar a igreja Dele em cima do Pedro. Também eu te digo que tu és Pedro, significando uma pedrinha, e eles acham que Pedro era a base da igreja. Mas se você olhar o contexto e ver o que aconteceu com Pedro depois, você vai ver que isso é uma maluquice total. O que é que Pedro havia acabado de dizer? Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Também eu te digo que Tu és Pedro, e sobre esta rocha - a rocha é Cristo - é a confissão que Pedro fez, porque todo aquele que confessar que Jesus Cristo é o Senhor, o Filho do Deus vivo, crendo que Ele ressuscitou dos mortos, é salvo. Se torna uma pedra viva. Você vê que Pedro entendeu isso muito bem. Na carta que ele escreveu depois, você vai entender, vai perceber que Pedro entendeu. Vamos ver na carta dele rapidamente, pois não é o nosso objetivo aqui. Mas na primeira carta que Pedro escreveu, vários anos depois, ele escreveu assim na 1ª Pedro 2:2 desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, 3 se é que já provastes que o Senhor é bom. Pedro está dizendo para você experimentar o Senhor, provar Ele. Olhem o que ele escreveu em seguida: 4 ¶ Chegando-vos para ele, a pedra que vive, - a igreja é viva, e ele aqui se referindo a Cristo - rejeitada, sim, pelos homens, ( o mundo) mas para com Deus eleita e preciosa, 5 também vós mesmos, como pedras que vivem, (Ele é a pedra viva e agora nós, com a vida Dele dentro de nós nos tornamos pedras vivas) sois edificados (Ele edifica - “Eu edificarei a minha igreja”) casa espiritual ( veja que Pedro entendeu o que que era a igreja) para serdes sacerdócio santo, (quem são os sacerdotes na igreja? Todas as pedras vivas, todas. Pedro viu o que que era a igreja) a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais (quem oferece? As pedras vivas) agradáveis a Deus por intermédio de Jesus. Poderia continuar lendo aí, mas veja que Pedro, não é o nosso assunto aqui, ele entendeu, o que era igreja, coisa que depois de tantos séculos, até hoje tem pessoas que acham que até hoje igreja é aquele prédio com uma ponta com uma cruz lá em cima. Acham que aquilo é que é igreja. Um monte de tijolos e de pedras. Claro que quando as pessoas estão lá dentro tem igreja lá dentro, mas se as pessoas saírem aquilo lá não é igreja. Às vezes as pessoas passam em frente daqueles prédios, fazem algum tipo de sinal, e eu fico pensando no porquê de fazerem isso em frente daquele prédio. Entendem que Deus está ali. Se as pessoas entenderem o que os apóstolos falaram de que nós somos as pedras vivas, santuário do Deus vivo, então elas teriam que fazer aquele movimento na frente de todo filho de Deus. Imaginem andando na praça Sete, a toda hora a pessoa teria que fazer aquele sinal, porque nós somos um santuário ambulante e nisso não vai crítica nenhuma. Mas, por que fazem isso? Fazem porque não sabem o que é igreja, e acham que a presença de Deus está associada com prédios. Inclusive, para que não houvesse confusão, é claro quando a revelação de Deus foi dada, naquela questão de um lugar que era o templo em Jerusalém, no ano setenta, o templo acabou e não tem até hoje, para que as pessoas possam entender que a igreja é outra realidade, grandiosa. E é assim que ele está dizendo que ele vai apresentá-la a Si mesmo. Ele não vai apresentar um prédio, ou uma instituição religiosa, ou qualquer outra coisa parecida. Ele vai apresentar um corpo vivo. Eu edificarei a minha igreja a fim de a santificar tendo-a purificado com a lavagem da água pela palavra. E só a palavra de Deus pode fazer você mudar de idéia a respeito de igreja, porque mesmo cristãos, que conhecem o Senhor, se você observar, a maioria deles usa a palavra igreja de maneira errada. Falam coisas que biblicamente são absurdas. Eles não sabem disso: “esqueci meu guarda-chuva lá na igreja”. Vocês estão rindo? Isso biblicamente é uma maluquice completa. Como você pode esquecer um guarda-chuva na igreja? A igreja é uma coisa viva. Ele vai apresentar a igreja a ele. Não tem guarda-chuva nenhum ali. Para apresentá-la a si mesmo, igreja gloriosa, sem mácula nem ruga nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. O que foi que Adão disse para Eva? “Osso dos meus ossos. Carne da minha carne. Ela tem a natureza que eu tenho”. A igreja só é igreja se ela tiver a natureza que Deus tem. E qual é a natureza que Deus tem? Santidade. Deus é santo. Santo, Santo, Santo é o Senhor nosso Deus dizem lá os querubins. Ele vai apresentá-la a Si mesmo como igreja gloriosa sem mácula nem ruga. Então veja que isso não tem nada a ver com as instituições que eles denominam igreja. Claro que não tem. A igreja é uma realidade espiritual que independente do que os homens façam, ela permanece, porque ela é obra de Deus. Ele disse: “Eu edificarei a minha igreja”. E ela vai ser assim: sem mácula, sem ruga, nem qualquer coisa semelhante a isso, que você puder pensar. Mas ela vai ser santa e irrepreensível. Esse é o padrão. Então ele volta para os maridos: é assim que os maridos devem amar as suas próprias mulheres, reconhecendo nelas a natureza deles, porque quando eles amam a elas, como Cristo amou a igreja, e a igreja tem a natureza dele agora, por que é que nós somos igreja? Porque a vida de Cristo está em nós, e se não tem nós não somos igreja coisa nenhuma. Mas se a vida de Cristo está em nós, então nós somos o corpo de Cristo. Já pensaram? Essa é a igreja. E quando o homem se une à mulher, diz Ele, que serão uma só carne. Quando então ele ama a mulher, ele está amando a ele mesmo, é o que ele está dizendo aqui. Nós não somos o corpo de Cristo? Então, quando o marido ama a sua mulher, ele está amando como se fosse o seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher - vejam o que ele está dizendo aqui - ama-se a si mesmo. Efésios 5:28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque Deus é amor e o casamento deveria, de alguma forma, representar essa realidade. Por isso não dá para falar nessas coisas também com o entendimento de casamento que as vezes as pessoas tem. Essa questão de submissão, fica em um nível muito baixo. Mas ele diz: Efésios 5:28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Uma só carne. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja; Olhem o padrão. E a igreja não é perfeita, ainda, mas ela vai ser perfeita porque o Senhor a nutre e preza. Esse é o amor de Cristo pela igreja que os maridos devem amar as suas mulheres, nutrindo-as, prezando-as, valorizando-as, porque nós somos membros do seu corpo. Aqui ele já está dizendo Cristo. Por que que Cristo cuida de cada um de nós? Ele cuida. Porque nós somos membros do corpo Dele, que é a igreja. Então ele vai cuidar de nós, vai nos nutrir com a sua palavra, vai nos valorizar, vai edificar a sua vida em nós, para que nós possamos ser essa parte igual a ele que vai se unir a Ele, essa igreja sem ruga nem mácula, sem mancha e qualquer coisa semelhante, porque nós somos membros do seu corpo. Um único corpo, o corpo de Cristo. A realidade da igreja. Por isso deixará o homem, e aqui ele está citando as palavras lá do Gênesis que eu mencionei há pouco, quando depois que Deus apresentou Eva ele instituiu o casamento. Está citando as mesmas palavras lá do Gênesis. 31 Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Por isso no cap. 4, quando ele estava começando essa exposição de verdade, ele diz que nós devemos guardar diligentemente a unidade do espírito no vínculo da paz, porque a igreja é uma. Então nós devemos guardar a unidade. Nós não podemos produzir a unidade. Esse verso de instituição do casamento, ele aparece três vezes na Bíblia. Uma em Gênesis, quando a Eva foi apresentada, outra aqui, quando ele faz referência ao mistério Cristo e a igreja, e outra no Evangelho de Mateus quando os judeus questionaram Jesus sobre divórcio, e eles então pediram a Jesus que tomassem partido sobre duas opiniões rabínicas que havia na época. Um rabino mais liberal, chamava-se Rileo (?) e o outro Chamai(?), o mais ortodoxo, mais restrito, e o Rileo dizia que você podia separar da sua mulher por qualquer coisa. Poderia dar carta de divórcio para ela se você não a achasse mais bonita, ou se ela deixou o feijão queimar, ou qualquer coisa, você poderia mandá-la embora. E o outro achava que não. Só se houvesse adultério, que você poderia se divorciar e se separar da mulher. E então eles perguntaram Jesus como é que era, qual que era o motivo para se poder separar da mulher. Eles queriam saber se Jesus iria escolher o rabino liberal ou o rabino ortodoxo. Jesus respondeu: Mateus 19:8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. Aí Jesus voltou em Gênesis e disse: Marcos 10:9 Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Veja que esses versos aparecem quando Deus instituiu o casamento para o homem não atrapalhar e que isso tem a ver com Cristo e a igreja, ou seja, é alguma coisa que tem a ver com o próprio ser de Deus, porque quando Deus nos fez à sua imagem e semelhança, para que Ele pudesse se expressar dentro da criação, Ele nos fez como homem e como mulher, e aí Ele instituiu o casamento. Gênesis 2:18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Em Gênesis, conta como é que foi. Depois no Evangelho de Mateus diz para não atrapalhar o que Deus fez. É obra de Deus. Deus falou, Deus uniu e Deus fez. É uma obra de Deus. Não separe o homem o que Deus uniu. Foi essa a referência que Ele fez no cap. 19 do Evangelho de Mateus, e aqui, depois disso ele diz: Efésios 5:32 Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja. Veja. Unir-se e se tornar um. Eu estou falando isso que Deus instituiu o casamento, tornando o homem e a mulher um, com referência a Cristo e a Igreja. Essa igreja, que na boca do Senhor, é Ele mesmo. Igreja é a revelação do mistério de Deus Filho, assim como Cristo é o mistério do Deus Pai revelado dentro da criação, a igreja, é a revelação de Deus Filho dentro da criação. É claro que os dois mistérios vão ser um só, porque nós vamos participar do amor de Deus em uma única realidade, que é Cristo e a igreja. E esse é o padrão que Ele coloca aqui, para os casamentos. E espero que vocês cheguem lá, a esse padrão, porque realmente é outro patamar, mas por que será que é tão alto nessa carta? Por que? Porque se você olhar no começo da carta, como que Paulo nos vê? Assentados nas regiões celestiais, e essa é a questão, esse é o problema. Uma coisa é a nossa posição objetiva, a nossa herança, o que Cristo nos deu. Outra coisa é a nossa experiência aqui na terra, dentro da sua casa, todos os dias. Mas você precisa trazer essa realidade celestial para a sua vida de cada dia. Essa é a herança dos filhos de Deus. Essa é a terra da promessa, que você tem que por o pé lá, como Deus falou com Josué: Josué 1:3 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Você tem que chegar na sua casa hoje, colocar o pé lá e dizer que tudo vai mudar, que a história aqui vai ser outra. É assim. Você tem que crer na palavra de Deus, porque realmente, o que Deus tem para nós, é claro que primeiro temos que tirar as fantasias. Tem pessoas que tem uma idéia sobre casamento que é uma fantasia atrás da outra. Isso tudo é mito, é romantismo. Casamento é um padrão muito além disso, mas segundo a palavra de Deus e é por isso que temos que mudar a mente. É aquele tal mito, do casamento perfeito. Casamento só funciona de acordo com a palavra de Deus, porque é obra de Deus. Por isso nós precisamos renovar a nossa mente, parar de cobrar do cônjuge, aquilo que ele não vai conseguir te dar. Deus pode fazer coisas totalmente novas. Ele fala: Grande é este mistério, e eu estou falando de cristo e da igreja. Todavia, cada um de per si, ame a sua própria mulher - você volta para a sua casa, medita na palavra de Deus - como a si mesmo, e a mulher reverencie ao seu marido. E aí essa palavra que é viva - e não adianta você ouvir isso, pois é necessário viver - faz acontecer alguma coisa. A palavra de Deus começa a operar dentro de você. Você vai experimentar aquela água viva, uma realidade que você não conhecia, que muda tudo. O cônjuge é o mesmo, mas o casamento muda, porque você passa a ver com os olhos de Deus, e tudo se faz novo. Depois ele começa a falar sobre os filhos. É interessante que sempre que ele fala dessa parte prática, ele começa com a parte que tem que obedecer e ser submissa. No casamento ele falou primeiro às mulheres: sejam submissas aos seus maridos. Aqui ele começa com os filhos: Filhos; obedeçam aos pais. Porque veja bem. Essa é a nossa posição. Esse é o nosso alfabeto. O alfabeto do cristão não é o “abcd”. É “obdc”. Nós precisamos obedecer, porque é somente aí que nós vamos encontrar vida na palavra de Deus. Ele começa com os filhos: Efésios 6:1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Isso é a segurança do filho, obedecer ao Pai,e à própria natureza, o crescimento sadio de um filho, ele precisa dessa obediência, desse limite, dessa autoridade para que ele se desenvolva plenamente. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa. Se Deus disse, para se submeter, para obedecer, é porque Ele tem alguma coisa boa. A vontade de Deus ela é boa, agradável e perfeita. (Romanos 12 2). É para o nosso próprio bem, para a nossa própria proteção, e Deus sabe que esse é o problema mais difícil. Para as mulheres é difícil se submeter, e para os filhos é difícil obedecer. Ele diz: Mulheres submetei-vos aos vossos maridos, como ao Senhor; filhos obedecei aos vossos pais no Senhor. E veja quem se você for daquele que pega a palavra de Deus viva, você vê uma promessa aqui. Obedecer no Senhor. Então já está dizendo aqui para o seu filho já é para estar no Senhor. Já é para salvar o seu filho e a sua casa. Obedecei aos vossos pais no Senhor. Ou seja, quando o pai crê no Senhor, então o filho deve também crer no Senhor para que possa obedecer no Senhor. Obedecei a vossos pais no Senhor porque isso é justo. Honra a teu pai a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa. Qual que é a promessa? Para que te vá bem. Obedecer a Deus é para o nosso bem. Se você obedece a palavra de Deus, você está seguro, porque o lugar mais seguro do universo é o centro da vontade de Deus. Então, quando você obedece a Deus isso é para o seu próprio bem. Deus sabe o que é melhor para você. Tem gente que tem dúvida: não vou entregar a minha vida para o Senhor senão ele vai me mandar lá para a África. Não conhece Deus. Deus sabe o que é melhor para você. Se Ele te mandar para a África é porque Ele tem um propósito também. 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. A longevidade, a nossa própria segurança. A nossa vida depende da obediência à palavra de Deus. Essa é a promessa para os filhos obedecerem aos pais, para que lhes vá bem e para que eles sejam de longa vida sobre a terra. E depois, como teve a palavra para os maridos, agora tem para os pais. 4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Os pais representam a autoridade de Deus na vida dos filhos e principalmente quando os filhos são pequenos eles não tem como se defender, e quando os pais disciplinam os filhos e estabelecem limites é por amor. Não é para provocar os filhos à ira. Não tem como reagir, reivindicar os seus direitos quando eles são pequenos. Então não provocá-los à ira, mas criá-los na disciplina e admoestação do Senhor. Pais, não abusem da posição de vocês. Não coloquem os filhos à ira, porque vocês são os pais e autoridades e representam o governo de Deus na vida deles; mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. E quem disciplina é porque ama. Você disciplina o seu filho porque você o ama,e você disciplina NO Senhor. Não quando você está com raiva, nervoso e descarrega no filho. Não. Aí não é o momento. Deve calmamente dizer que vai discipliná-lo por causa disso e daquilo. Depois que ele chorar, você o consola. Disciplina e admoestação no Senhor. Mas é verdade. O menino precisa entender porque tem pessoas que vão ficando vermelhas, vermelhas, e vai disciplinar o filho. Aí não. Aí não funciona. Não provoqueis os vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina do Senhor. Em Hebreus, Hebreus 12: 7 É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? 8 Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Aquele filho que não tem correção é como se fosse um filho bastardo, que ninguém liga para ele, e de qualquer jeito está bom. Não. Se você ama o seu filho, você o corrige. Não é verdade? Na disciplina e na admoestação do Senhor. Acho que me entusiasmei novamente e o tempo se foi. Depois terminamos essa parte dos servos, porque senão irá ficar tarde. Amém?

Alguém tem alguma colocação ou pergunta a fazer?

Vamos orar e agradecer ao Senhor

Senhor, nós te agradecemos pela palavra que o Senhor nos deixou, que nos lava, que muda a nossa mente. Nos dê mesmo um espírito de sabedoria e de revelação para nós te conhecermos. Livra-nos de pensarmos tão pequenos a respeito das grandiosas criações que o Senhor fez, que o Senhor nos revelou. Que o Senhor possa fazer essa palavra viver em nós, nos lares aqui representados, na vida de cada um, que nós possamos mesmo te conhecer mesmo, e que o Senhor opere essa palavra na nossa vida. Que o Senhor possa fazer com que essa realidade celestial seja parte do nosso caminhar aqui. Que nós possamos andar de maneira digna da vocação a que o Senhor nos tem chamado. Pedimos ao Senhor para nos abençoar com a vida da Tua palavra em nossas vidas. Amém.

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